Вы находитесь на странице: 1из 4

Carta de Joel Goldsmith a seu filho | | Trecho da carta de Joel S.

Goldsmith, considerado o mstico do sculo, ao seu filho Sammy, quando este se ausentou do lar, do Hawai, para cursar a universidade na Amrica. Ofereo-te aqui, Sammy, uma lio importante, no s para um dia, mas suficiente para toda tua existncia, se a praticares fielmente-ainda que no recebesses nenhuma outra de mim ou de qualquer instrutor espiritual. Se a gravares no ntimo, ainda que ficasses s num deserto ou num barquinho, no meio do oceano, sem qualquer pessoa ou livro por perto, poderias sobreviver, encontrando salvao e segurana, alimento e vesturio, paz e tudo o mais que te fosse necessrio. Quero revelar-te o segredo de minha felicidade, alegria , xito, prosperidade e capacidade de servir a crianas e adultos ao redor do mundo inteiro, como sabes. Desejo que conheas este segredo, para que possas agir como eu.E m primeiro lugar, quando defrontares algum problema, seja de sade, estudos, desentendimentos com os colegas ou mestres, retira-te a um lugar tranqilo, senta-te com os ps no cho e mos descansando nas coxas, fecha os olhos e lembra-te de que Deus est mais perto do que tua respirao: mais prximo do que teus ps e mos. Ele est exatamente onde estiveres. Aquieta-te por um momento e Deus resolver teu problema. Pode parecer estranho que no tenhas, pelo menos mentalmente, de expor teu caso a Deus, de no pedir-Lhe nada e nem fazeres qualquer afirmao. No entanto, basta fechar os olhos, aquietar-te por um momento e saber que Deus est bem perto de ti: no centro de teu ser. Depois, sem ansiedade ou pressa, espera alguns minutos. O Esprito, Ele mesmo, se incumbir de tudo. Se for um problema ou frmula que no entendes, Ele te esclarecer, como sucedeu uma vez aqui em casa, em que pediste ajuda em matemtica: sentamo-nos e meditamos e quando voltaste ao livro, encontraste a resposta plena, como se a tivessem escrito ali para ti.

Sempre que tiveres alguma dificuldade, pra o que estavas fazendo e conscientiza Deus exatamente ali onde ests, em teu ntimo. Espera alguns minutos e vers que Ele a Inteligncia de teu ser e sabe porque \O ests procurando. No receies: de bom grado Ele sempre te responder, se estiveres "ligado". Se Lhe perderes a sintonia, no poders receber ajuda. Isto compreensvel. Digamos que estivesses aqui perto de mim, recebendo instruo espiritual. Se te distrasses, pensando em outra coisa ou sasses a passear, como poderia receber a lio que eu tinha a oferecer-te gostosamente? Como pai humano, bem gostaria de

oferecer-te cada segredo espiritual que possuo, como dou dinheiro quando dele necessitas. Mas no lhos poderei dar, se no estiveres receptivo e atento. A mesma coisa se d em nossa relao com Deus: temos que dar-Lhe plena ateno, amor, obedincia e gratido. No propriamente amar um Deus que no vs, seno am-Lo nos colegas e professores com quem convives. Ainda que Deus esteja em teu ntimo, s Lhe podes receber a graa se tiveres amor, jbilo e respeito, em tua mente, em teu corao e em tua alma.

Cada pessoa responsvel por si mesma. No h um Deus sentado no cu a olhar e julgar os que esto aqui em baixo. A Conscincia divina est em nosso ntimo e sabe tudo o que pensamos, sentimos, falamos e fazemos, atraindo imediatamente de fora tudo o que mandamos para l. Portanto, o amor e respeito que exprimes aos outros, logo os recebes de volta. Mas, tudo isto ainda pouco. Mesmo que sejas humanamente bom em todos os sentidos, ests simplesmente cumprindo os Dez Mandamentos. Agora te estou instruindo a cumprir o Sermo da Montanha, pois o Caminho espiritual uma revelao mais alta: diz que no precisas de falar com Deus, seno apenas reservar pequenos perodos, durante o dia e noite, para ouvi-Lo dentro de ti. Mesmo que no ouas literalmente uma voz, ao abrir os ouvidos a Deus e silenciar por um minuto ou dois, permitir-me-s encher o vcuo que formaste internamente. Atenta bem para o que deves fazer, para formar este vazio expectante: logo ao acordar sentate confortavelmente, ps no cho, braos apoiados relaxadamente nas coxas, olhos fechados, sintonizando o Cristo interno em silncio, escutando o ntimo por alguns minutos. Em seguida, lembra-te de que o dia que se estende diante de ti ser governado e protegido por Deus. Sers ento mantido e inspirado por Ele, porque abriste, anelante e conscientemente, tua conscincia Presena e Direo de Deus. Mas se no fizeres cada manh, fielmente, teu contato com Deus, o teu encontro com o mundo ser como de um ser humano comum, sujeito a todas as surpresas e desencontros da vida, sem a assistncia divina.

Em tua idade atual, com o preparo que j recebeste aqui, ests apto a quatro pequenos exerccios dirios: de manh cedo, ao meio-dia, ao anoitecer e antes de dormir. Sentado, relaxado e quieto, podes dedicar dois minutos de cada vez a Deus. Inicialmente, Para facilitar, podes mentalmente dizer: "Aqui estou, Pai. Fala que teu filho escuta. Desejo fazer a Tua vontade". Em seguida, aquieta-te. Se fores fiel nesta prtica, garanto que tua vida na universidade e de modo geral, ser um sucesso e ainda mais do que isso: uma bno. Estars preparando os fundamentos para uma vida inteiramente governada por Deus. Procure estar em harmonia com teus colegas em tudo que seja bom. Se te convidarem a cerimnias religiosas, sugiro que os acompanhes. Entra em cada templo com a mente aberta, agradecendo oportunidade de aquietar e ouvir a "pequenina e silenciosa voz". No te esqueas de que a sintonia com Deus mais importante que o ritual. A unio com os

colegas no que seja construtivo suscita o bem, embora o verdadeiro bem te venha porque reconheces a graa e a glria de Deus em tudo e em todos. A coisa mais importante que desejo sublinhar-te que, em qualquer instante do dia ou da noite, Deus instantaneamente acessvel. Basta que O sintonizes e ouas. Enfatizo este ponto para que compreendas que no precisas falar, de fazer afirmaes ou lembrar a Deus tuas necessidades.

O segredo que recebi que Deus, como Inteligncia infinita, j conhece tuas necessidades, antes mesmo de Lhas pedires. Ele v nosso ntimo quando Lho abrimos em atitude receptiva e confiante. No por nosso falar ou pensar, pois o Mestre ensinou: "no vos preocupeis por vossa vida, pelo que tendes de comer: nem por vosso corpo, pelo que tendes de vestir. Vosso Pai sabe que necessitais destas coisas. do bom agrado dEle dar-vos todas elas". Compreendes, Sammy? do agrado do Pai dar-te o Reino! Deus no te castiga quando te arrependes sinceramente do erro ou pecado que acaso cometas. No instante em que reconheces que no agiste bem, ests perdoado. No carregars a penalidade quando em teu corao vibra o reconhecimento do mal que fizeste e te arrependeres. Mas deves compreender que ao reconhecer as falhas, no deves repeti-las.

Caso contrrio, perders a sintonia com a graa divina. Tu mesmo que te cortas dela. Quando isto acontecer, procura reatar com a graa, reconhecendo verdadeiramente: "Sei que errei!" Ou talvez: "No sei se agi erradamente, mas se o fiz, ajuda-me a compreender e limpa isto de mim, Pai. No tive m inteno. No quero fazer o mal. Ao contrrio, desejo fazer aos outros o que gostaria que me fizessem". Dessa maneira te purificas. Tenho-me curado de diversas enfermidades, pedindo simplesmente a Deus perdo por meus pecados. claro que meus pecados no so graves. Conheces nosso modo de viver. Mas sempre que cedemos crtica e condenao, no estamos amando e perdoando suficientemente. Assim, recomendvel que nos voltemos de vez em quando e digamos: "Reconheo, Pai, que no estou agindo perfeitamente. Perdoa meus pecados. Limpa as minhas transgresses, para eu comear tudo de novo".Grava bem, Sammy, a mais importante lio que me foi dada: "que o lugar em que ests solo santo", ou seja, Deus est exatamente onde ests, disponvel, no instante em que pras de pensar, de falar e de te identificar com as coisas externas, e te voltas ao ntimo, reconhecendo-Lhe o Poder e a graa.

Conscientiza o Esprito de Deus em ti e, em seguida, relaxa-te por um ou dois minutos, deixando que Ele Se manifeste. Isto tudo. Todo o nosso propsito de levar as pessoas realizao da onipresena de Deus e sua constante disponibilidade; de nos dirigir a Ele sem pensamento nem palavras: basta a humildade de sentar-nos (ou mesmo em p ou deitado), fechar os olhos e reconhecer: "Eu, de mim mesmo, nada posso. O Pai, em mim, Quem faz as obras. Fala, Senhor, que teu filho escuta". Em seguida, aguardar um ou dois minutos em silncio expectante, antes de levantar e prosseguir as tarefas. Se aprenderes a praticar

corretamente este exerccio quatro vezes ao dia, como lhe estou sugerindo, no demorar muito para que o faas mais vezes ao dia, para teu inteiro benefcio.

Вам также может понравиться