Вы находитесь на странице: 1из 10

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

PROFESSOR DOCENTE I SOCIOLOGIA


Data: 09/12/2007 Durao: 4 horas Turno: Manh
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 60 (sessenta) questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, assim distribudas:

Lngua Portuguesa 01 a 10

Conhecimentos Pedaggicos 11 a 20

Legislao 21 a 25

Conhecimentos Especficos 26 a 60

b) Um CARTO DE RESPOSTAS destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO DE RESPOSTAS . Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO DE RESPOSTAS , com caneta esferogrfica de tinta na cor AZUL ou PRETA. 04 - No CARTO DE RESPOSTAS , a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo:

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA . A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 06 - SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o CARTO DE RESPOSTAS. Obs .: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova e somente poder levar o Caderno de Questes AO FINAL DO HORRIO PREVISTO PARA A REALIZAO DA PROVA. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO DE RESPOSTAS. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova NO SERO LEVADOS EM CONTA . Realizao:

www.fesp.rj.gov.br

FESP-RJ Fundao Escola de Servio Pblico

concurso@fesp.rj.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA

PORTUGUS
LEIA O
TEXTO ABAIXO E RESPONDA S QUESTES DE N

01

A 10.

50 EU SEI, MAS NO DEVIA Marina Colasanti Eu sei que a gente se acostuma. Mas no devia. A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a no ter outra vista que no as janelas ao redor. E porque no tem vista, logo se acostuma a no olhar para fora. E porque no olha para fora, logo se acostuma a no abrir de todo as cortinas. E porque no abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplido. A gente se acostuma a acordar de manh, sobressaltado porque est na hora. A tomar caf correndo porque est atrasado. A ler jornal no nibus porque no pode perder o tempo da viagem. A comer sanduches porque j noite. A cochilar no nibus porque est cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir a janela e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja nmeros para os mortos. E aceitando os nmeros, aceita no acreditar nas negociaes de paz. E aceitando as negociaes de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos nmeros da longa durao. A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje no posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com o que pagar nas filas em que se cobra. A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes, a abrir as revistas e ver anncios. A ligar a televiso e assistir a comerciais. A ir ao cinema, a engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lanado na infindvel catarata dos produtos. A gente se acostuma poluio. luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. s besteiras das msicas, s bactrias da gua potvel. contaminao da gua do mar. luta. lenta morte dos rios. E se acostuma a no ouvir passarinhos, a no colher frutas do p, a no ter sequer uma planta. 55

60

A gente se acostuma a coisas demais, para no sofrer. Em doses pequenas, tentando no perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acol. Se o cinema est cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoo. Se a praia est contaminada, a gente s molha os ps e sua no resto do corpo. Se o trabalho est duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana no h muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda satisfeito porque tem sono atrasado. A gente se acostuma para no se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.

10

65

A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, de tanto se acostumar, se perde de si mesma.

15

01. A correspondncia entre a orao sublinhada e a circunstncia que expressa est correta em: A) A gente se acostuma a coisas demais, para no sofrer. causa B) Se o cinema est cheio, a gente senta na primeira fila ... concesso C) E porque no tem vista, logo se acostuma ... finalidade D) E porque medida que se acostuma, esquece o sol ... proporcionalidade E) E a ganhar menos do que precisa. tempo 02. Na frase A gente se acostuma poluio. (L.42) , observa-se a utilizao de sinal indicativo de crase. A utilizao deste mesmo sinal tambm obrigatria em: A) O ser humano habitua-se a coisas demais na vida. B) A pessoa se acostuma a ser explorado no trabalho. C) A aceitao das contrariedades prejudicial a sade das pessoas. D) A gente deixa de perceber a beleza da natureza. E) A adaptao s dificuldades comum a todas as pessoas normais.

20

25

30

35

40

45

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO 03. Cada alternativa abaixo apresenta um princpio ortogrfico seguido de dois exemplos retirados do texto. A exemplificao est correta somente em: A) Acentuam-se todos os proparoxtonos: pagar e nibus B) So acentuados os oxtonos terminados em a(s),e(s),o(s): caf e acol C) Acentua-se a segunda vogal tnica do hiato: nmeros e sanduches D) Acentuam-se os monosslabos tnicos terminados em a(s), e(s), o(s): s e caf E) Acentuam-se os ditongos abertos i, u, i: gua e bactrias. 04. A gente se acostuma poluio. (L.42) No fragmento acima, tem-se um caso de concordncia do verbo com sujeito simples que se aplica a grupo. A justificativa para a concordncia verbal est correta em: A) ... e que haja nmeros para os mortos (L.20/21) concordncia com verbo impessoal B) Se o cinema est cheio... (L.52/53) concordncia do verbo com o predicativo C) ... que os olhos levam na luz natural. (L.43/44) concordncia com o pronome relativo D) Que aos poucos se gasta ... (L.66) concordncia com locuo verbal E) E a pagar mais do que as coisas valem. (L.32/33) concordncia com sujeito composto 05. E se acostuma a no ouvir passarinhos, a no colher frutas do p, a no ter sequer uma planta . (L.46/48) O emprego da vrgula, no fragmento acima, justifica-se pelo mesmo motivo que no perodo: A) E porque no tem vista, logo se acostuma a no olhar para fora. (L.5/6) B) E porque medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplido. (L.9/11) C) Se o cinema est cheio, a gente senta na primeira fila ... (L.52/53) D) ... e que , de tanto se acostumar, se perde a si mesma. (L.66/67) E) Eu sei, mas no devia. (ttulo)

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 06. Quanto classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondncia correta em: A) A comer sanduches porque j noite . (L.16/17) preposio B) A tomar caf correndo porque est atrasado (L.14/15) advrbio C) ... logo se acostuma a acender mais cedo a luz (L.8/9) conjuno D) A gente se acostuma a esperar o dia inteiro... (L .25) artigo definido E) A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja ... (L.28/29) pronome demonstrativo 07. A expresso destacada foi corretamente substituda pela forma tona do pronome pessoal em: A) ...logo se acostuma a no abrir de todo as cortinas. (L.7/8) abri-as B) ...Aceita os mortos... (L.20) aceita-los C) A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes... (L.36/37) ver-los D) A gente se acostuma...A ligar a televiso... (L.36/38) lig-la E) ... esquece o sol... (L.10 ) esquece-lhe 08. A alternativa em que todas as palavras so formadas pelo processo de derivao : A) semana telefone sangramento B) artificial ressentimento dormir C) cinema negociao feridas D) acostumar contaminao choque E) sobressaltado aspereza publicidade 09. De acordo com os dois ltimos pargrafos do texto, as pessoas se acostumam a tantas coisas com o objetivo de: A) evitar problemas e contrariedades constantes B) preservar seus empregos e atividades lucrativas C) agir com auto-suficincia diante dos colegas D) acumular lucros para um futuro prximo E) fugir ao contato direto com seus semelhantes 10. O trecho assinalado em E aceitando os nmeros, aceita no acreditar nas negociaes de paz... (L.21/23) pode ser substitudo, sem quebrar a lgica do perodo, por: A) E sem aceitar os nmeros, aceita ... B) E embora aceite os nmeros, aceita ... C) E conquanto aceite os nmeros, aceita ... D) E apesar de aceitar os nmeros, aceita ... E) E como aceita os nmeros, aceita ...

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 14. De acordo com Luckesi, as tendncias pedaggicas progressistas libertadora e libertria tm em comum alguns paradigmas. Dentre eles, pode-se destacar: A) a ordenao dos contedos de ensino em seqncia lgica e psicolgica B) a difuso de contedos como tarefa primordial C) a valorizao da educao escolar ou formal D) o antiautoritarismo E) o processo de aprendizagem individual 15. De acordo com os PCN para o Ensino Mdio, mesmo considerando os obstculos a superar, uma proposta curricular que se pretenda contempornea dever incorporar, como um de seus eixos, as tendncias apontadas para o sculo XXI, como, por exemplo, a crescente presena da cincia e da tecnologia nas atividades produtivas e nas relaes sociais, o que provoca um ciclo permanente de mudanas e rupturas rpidas. Nesse contexto, as consideraes da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI, incorporadas pela Lei 9394/96, defendem que a educao deve cumprir um triplo papel econmico, cientfico e cultural e que a educao deve ser estruturada em quatro alicerces. Esses quatro alicerces so: A) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser B) aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a resolver e aprender a estar C) aprender a ser, aprender a ter, aprender a viver e aprender a cumprir D) aprender a fazer, aprender a resolver, aprender a obedecer e aprender a viver E) aprender a ter, aprender a aprender, aprender a cumprir e aprender a estar 16. De acordo com os PCN para o Nvel Fundamental, a escolarizao desigual do Pas tem como principais causas: A) as diferenas de cor e de gnero B) as diferenas regionais e de gnero C) a extrema concentrao de renda e as diferenas de cor D) os nveis elevados de pobreza e as diferenas regionais E) a extrema concentrao de renda e nveis elevados de pobreza

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS
11. Recentemente, uma notcia veiculada pela televiso chamou a ateno de todos os que se preocupam com os rumos da educao brasileira. Uma escola pblica de uma pequena cidade do interior de um estado do Norte brasileiro recebeu um kit com equipamentos de ltima gerao de informtica, aparelhos de TV e vdeo, etc. Uma professora da escola informou que no sabiam mexer com os equipamentos e, pior ainda, a escola no dispunha sequer de energia eltrica. A escola estava includa em um programa oficial de informatizao na educao. Esse fato muito bem ilustra uma concepo de desenvolvimento humano seguida por muitos governos, que tem como principais pontos crticos a viso do homem como um ser passivo face ao ambiente e a crena de que a tecnologia pode resolver as questes da aprendizagem, sem a preocupao de explicar os processos atravs dos quais a criana raciocina e se apropria de conhecimentos. Essa concepo a: A) inatista B) comportamentalista C) construtivista D) interacionista E) sociointeracionista 12. Davis e Oliveira, in Psicologia na Educao, registram que, muitas vezes, a dificuldade do professor no est nas questes didticas de sala de aula. Sua maior dificuldade estabelecer interaes harmnicas com a classe. Mesmo reconhecendo a importncia dos fatores emocionais e afetivos na aprendizagem, o objetivo da ao da escola no resolver dificuldades nessa rea, e sim, esforar-se por: A) promover o ajustamento afetivo dos alunos B) zelar pela sade mental de seus membros C) buscar a felicidade dos alunos D) propiciar um ambiente estvel e seguro para a aprendizagem E) identificar e classificar as crianas difceis ou anormais 13. Em 1990, tendo como uma das agncias patrocinadoras o Banco Mundial, foi realizada a Conferncia Mundial sobre Educao para Todos, em Jomtiem, Tailndia. Essa Conferncia apresentou uma proposta de viso ampliada da Educao Bsica para os pases em desenvolvimento, em oposio viso restrita ento vigente. Dentre as propostas de mudana apresentadas abaixo, aquela que est em desacordo com essa viso ampliada da Educao Bsica : A) pblico alvo da Educao Bsica crianas, jovens e adultos, e no somente crianas B) saber reconhecido como vlido na Educao Bsica diversas fontes e tipos de saber e no s o adquirido na Escola C) responsabilidade pela Educao Bsica somente do Estado, e no de toda a sociedade e do Estado D) enfoques e polticas para a Educao Bsica polticas e enfoques intersetoriais, no lugar de polticas e enfoques apenas setoriais E) durao da Educao Bsica desde o nascimento e para toda a vida, no se limitando a um determinado perodo de vida da pessoa

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO 17. Rosenthal e Jacobson (1968) mostraram em Pigmalio na Sala de Aula que as expectativas em geral podem influenciar fatos da vida cotidiana. As pessoas parecem ter a tendncia de se comportarem de acordo com o que se espera delas... Vrios estudos indicavam, antes, que o comportamento de um lder ou professor influencia o comportamento das crianas... e que na mesma sala de aula diferentes estudantes tm padres de interao diversos com seus professores. De acordo com Brophy e Good, os professores tendem a preferir, a ter mais facilidade de comunicao e a superestimar as habilidades dos alunos que: A) apresentam status socioeconmico (SSE) mais alto B) se esforam para chamar a ateno da turma C) se apresentam com uniformes impecveis D) so assduos e pontuais E) apresentam status socioeconmico (SSE) mais baixo 18. Luiz Antonio Cunha, em Educao, Estado e Democracia no Brasil, destaca que dentre o muito que precisa ser feito pela construo de uma escola pblica democrtica e de boa qualidade no Brasil, algumas condies so necessrias, sem o que no se chegar jamais quela meta. Todas as medidas que o autor apresenta so de iniciativa estatal e uma delas refere-se aos livros didticos para uso nas escolas. Prope que as entidades governamentais voltem a editar esses livros, que seriam escolhidos por comits rotativos, constitudos de pessoas qualificadas, indicadas por associaes profissionais, entidades de pesquisa e universidades. O objetivo da adoo dessa medida, segundo o autor, : A) produzir material diversificado, de acordo com as diferenas regionais e locais B) baratear o custo da produo, para que as escolas possam receber maior variedade de ttulos C) padronizar os contedos em todo o territrio nacional D) eliminar o controle que as grandes editoras exercem sobre o currculo E) eliminar a concorrncia entre as grandes editoras, o que tem como conseqncia a edio de livros mais baratos, porm mais pobres em contedo 19. Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente, deu importante contribuio Educao seus mtodos de ensinar, a pesquisa participante, a concepo dialtica da educao. Dentre todas as suas produes, a que se destaca aquela que se dirige : A) neutralidade dos contedos para as classes populares B) acelerao da aprendizagem de alunos com dificuldades cognitivas C) pesquisa no campo da lingstica D) alfabetizao de jovens e adultos E) alfabetizao nas sries iniciais

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 20. A criana no se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende os rumos de sua vida... As notas e classificaes constituem sempre um erro... A criana no gosta de sujeitar-se a um trabalho de rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe numa comunidade cooperativa. A criana e o adulto no gostam de ser controlados e receber sanes. Isso caracteriza uma ofensa dignidade humana, sobretudo se exercida publicamente. A nova vida da escola supe a cooperao escolar, isto , a gesto da vida e do trabalho escolar pelos que a praticam, incluindo o educador. (Clestin Freinet in Histria das Idias Pedaggicas Gadotti) Essas so algumas das invariantes pedaggicas apresentadas por Clestin Freinet em sua principal obra, em que confronta a escola tradicional com a escola que prope, e onde tem posio central, como prtica e como metodologia, a valorizao: A) do estudo de regras e leis B) das habilidades inatas C) do trabalho D) do conhecimento socialmente reconhecido E) da avaliao formal

LEGISLAO
21. De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em seu artigo 36 inciso III, o currculo do Ensino Mdio observar, quanto oferta de lngua estrangeira aos alunos, a seguinte diretriz: A) Ser includa uma lngua estrangeira moderna como disciplina obrigatria, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em carter optativo, dentro das disponibilidades da instituio. B) Sero includas duas lnguas estrangeiras modernas, como disciplinas obrigatrias, uma escolhida pela comunidade escolar e outra a critrio da direo da instituio. C) Ser includa uma lngua estrangeira moderna como disciplina em carter optativo, escolhida pela direo da instituio, e uma segunda, como disciplina obrigatria, indicada pela Secretaria de Estado de Educao. D) Ser includa a lngua inglesa, por sua universalidade, como disciplina obrigatria, segundo diretriz da Secretaria de Estado de educao, e uma outra lngua estrangeira moderna, em carter optativo, escolhida pela comunidade escolar. E) Sero includas duas lnguas estrangeiras modernas, ambas como disciplinas optativas e escolhidas pelo corpo discente. 22. De acordo com o artigo 271 do Decreto n 2479, de 8 de maro de 1979, que regulamenta a acumulao remunerada de cargos e funes pblicas, o cargo com o qual permitida a acumulao remunerada com um cargo tcnico ou cientfico diverso : A) advogado B) fiscal de tributos C) engenheiro D) mdico E) professor

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO 23. Recentemente, a televiso mostrou imagens de jovens de classe mdia alta varrendo ruas da cidade do Rio de Janeiro. Estavam cumprindo uma determinao da Justia por terem agredido prostitutas, com o nico propsito de se divertirem. Essa medida, aplicada a menores de dezoito anos de idade, configura-se, segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, como uma medida: A) socioeducativa obrigao de reparar o dano B) socioeducativa prestao de servios comunidade C) protetiva orientao, apoio e acompanhamento temporrios D) protetiva incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia E) socioeducativa liberdade assistida 24. De acordo com o inciso XXVI do artigo 77 da Constituio Estadual do Rio de Janeiro, os servidores pblicos no podero ser colocados disposio de outros setores da administrao pblica da Unio, dos Estados e dos Municpios, antes de completarem efetivo exerccio funcional no rgo de origem pelo perodo de: A) seis meses B) um ano C) dois anos D) trs anos E) cinco anos

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 25. De acordo com o artigo 56 do Estatuto da Criana e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicaro ao Conselho Tutelar, alm de maus-tratos envolvendo seus alunos, os casos de: A) elevados nveis de repetncia e morte de um dos pais ou do responsvel B) reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares e alunos trabalhadores na condio de aprendizes C) morte de um dos pais ou do responsvel e eventual situao de desemprego do pai ou da me D) alunos trabalhadores na condio de aprendizes e eventual situao de desemprego do pai ou da me E) elevados nveis de repetncia e reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26. Para Durkheim, a Sociologia o estudo dos fatos sociais, que so o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Constitui uma caracterstica do fato social a: A) intempestividade B) generalidade C) periodicidade D) internalidade E) especificidade 27. A pesquisa social o processo que, utilizando a metodologia cientfica, permite a obteno de novos conhecimentos no campo da realidade social. O tipo de pesquisa que tem como preocupao central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia dos fenmenos sociais investigados a: A) pesquisa explicativa B) pesquisa descritiva C) pesquisa exploratria D) pesquisa quantitativa E) pesquisa qualitativa 28. Em Sociologia, costumes considerados sagrados em uma sociedade, e cuja violao severamente punida, so designados pelo seguinte termo especfico: A) Oligarquia B) Padro Cultural C) Moral D) Folkays E) Mores 29. Os processos sociais so as diversas maneiras pelas quais os indivduos e os grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual se relacionam e estabelecem relaes sociais. Um tipo de processo social dissociativo : A) a acomodao B) a assimilao C) a cooperao D) a competio E) o consenso 30. Grupo social toda reunio mais ou menos estvel de duas ou mais pessoas associadas pela interao. O partido poltico, como tipo de associao humana, classificase como: A) grupo primrio B) grupo intermedirio C) agregado social D) grupo tercirio E) grupo secundrio 31. Um grupo de pessoas que se aglomeram para observar um incndio enquadra-se no conceito de: A) massa B) pblico C) multido D) grupo primrio E) grupo intermedirio 32. Na dcada de 1960, surgiu o movimento hippie, que se opunha radicalmente a alguns valores considerados importantes na sociedade ocidental, tais como o trabalho, o patriotismo, a acumulao de riquezas e a ascenso social, dentre outros. Pode-se afirmar que o movimento hippie foi um fenmeno de: A) difuso cultural B) marginalidade cultural C) contracultura D) controle social E) aculturao 33. Tendo por base o pensamento de Karl Mannheim sobre ideologia, pode-se afirmar que: A) Os estilos de pensamento perpassam as diferentes fases da humanidade. B) A conservao do pensamento produz utopias. C) A luta por mudana leva formulao de ideologias. D) Em cada perodo da histria surgem tendncias para a conservao ou para a mudana. E) As ideologias procuram a transformao radical da estrutura social. 34. O criador da disciplina Sociologia da Religio foi: A) Wright Mills B) Max Weber C) mile Durkheim D) Augusto Comte E) Alain Touraine 35. Quando um indivduo ou um grupo de pessoas se ajusta a uma situao de conflito, sem que tenha sofrido transformaes internas, caracteriza-se processo social de: A) adaptao B) alienao C) acomodao D) agregao E) acumulao 36. O modo de produo e de acumulao baseado na propriedade privada dos meios de produo e de distribuio, na existncia de um mercado em que ocorre a livre concorrncia entre as empresas, na procura do lucro pelo empresrio e no trabalho assalariado denomina-se: A) associativismo B) socialismo C) comunismo D) cooperativismo E) capitalismo

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO 37. o fundador e principal representante da Sociologia Crtica no Brasil. Em toda a sua obra, ele procura refletir sobre as desigualdades sociais desvendando as contradies da sociedade de classes e tambm sobre o papel da Sociologia diante dessa realidade. Assim, no apenas em seus livros, mas tambm em cursos, conferncias e artigos na imprensa, procurou desenvolver e aprofundar a reflexo crtica sobre a realidade brasileira, com suas enormes desigualdades sociais, econmicas, polticas e culturais (Santos de Oliveira,P., 2006, p.237) O texto acima se refere a: A) Gilberto Freyre B) Fernando de Azevedo C) Celso Furtado D) Florestan Fernandes E) Gilberto Velho 38. O grande mestre das Cincias Sociais, autor do Discurso sobre a orgem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, e que afirma que a sociedade se originou de um pacto entre os indivduos que viviam livremente no chamado estado de natureza, : A) K. Marx B) Montesquieu C) Malinowski D) Engels E) J.J. Rousseau 39. Do ponto de vista sociolgico, a Escola pode ser estudada como grupo social ou como instituio. Ao estud-la como grupo social, pode-se classific-la como um grupo social: A) primrio B) secundrio C) intermedirio D) principal E) vicinal 40. possvel classificar os pases, quanto ao seu desenvolvimento, com base em indicadores que podem ser de natureza vital ou de natureza socioeconmica. Dentre os indicadores abaixo relacionados, aquele de natureza socioeconmica : A) alta taxa de natalidade B) insuficincia alimentar C) predominncia demogrfica de jovens D) coeficiente de Gini E) nvel de incidncia de doenas 41. Em relao mobilidade social, pode-se afirmar que: A) Uma pessoa pode ter uma mudana de posio social, mas permanecer no mesmo estrato social. B) O fenmeno da mobilidade social invarivel nas sociedades. C) A mobilidade social ascendente mais freqente em uma sociedade de regime poltico fechado. D) A ascenso social, em sua essncia, independe da origem de classe do indivduo. E) A mobilidade social caracteriza-se apenas pela ascenso social.

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 42. Considerando-se o pensamento e a obra de Karl Marx, pode-se afirmar que: A) O principal fator de mudana social a acomodao social entre as classes. B) As duas grandes classes do capitalismo so a burguesia e o proletariado. C) As classes sociais so necessariamente complementares, mas no necessariamente antagnicas. D) O capitalismo tem trs grandes classes a burguesia, a classe mdia e o proletariado. E) A coalizo tem sempre um duplo objetivo promover a concorrncia entre os trabalhadores e ir contra o capitalismo. 43.Um smbolo algo que representa ou substitui outra coisa, portanto, tem valor ou significado atribudo pelas pessoas que o utilizam ou que com ele estabelecem relao. Sobre os smbolos, pode-se, ainda, afirmar que: A) no so convenes B) nem todas as coisas se podem tornar smbolos C) a linguagem um conjunto de smbolos D) nem todo comportamento humano simblico E) o seu uso no uma exclusividade da espcie humana 44. A alternativa que caracteriza de maneira mais precisa a igualdade formal : A) a igualdade das pessoas, de acordo com suas habilidades B) a igualdade de todos perante a lei C) a igualdade cultural e econmica de todos D) o reconhecimento da igualdade e das desigualdades E) o reconhecimento dos direitos difusos 45. O modo de produo e acumulao capitalista passou por um longo processo de formao, que comeou no sculo XVI e chegou at os dias atuais, com uma perspectiva neoliberal e flexvel. A terceira fase da Revoluo Industrial tem como fundamentos: A) o petrleo e a mecnica B) a energia nuclear e a mecncia C) a microeletrnica e a informtica D) a energia fssil e a informtica E) a mecnica e a eletrnica 46. Nos estudos e no pensamento de Karl Marx, o Estado : A) a expresso poltica da estrutura de classes inerente produo, e no representa o bem comum B) um instrumento acima dos interesses particulares C) uma instituio que busca uma relao justa e tica de harmonia entre os elementos da sociedade D) uma criao racional, representando a coletividade social E) eterno, no-histrico, transcendendo a sociedade como uma coletividade idealizada

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO 47. Victor de Aveyron tornou-se um dos casos mais conhecidos de seres humanos criados livres, em ambiente selvagem. Esse caso mostra que: A) a aprendizagem da cultura de um grupo independe de fatores externos B) o ser humano um animal social C) a linguagem e a interao que proporciona no fundamental D) a maior parte das deficincias intelectuais e sociais inata E) o afastamento ou excluso do grupo no impede o desenvolvimento social 48. A profunda crise que acometeu o mundo liberal no primeiro quarto do sculo XX e as agudas contradies das relaes econmicas internacionais vo levar a intelectualidade brasileira a uma busca pelo Brasil verdadeiro, em oposio ao Brasil colonizado e estudado sob a viso etnocntrica da Europa. Nessa poca, no bojo da reforma educacional conhecida como Chico Campos, expandiu-se o ensino de Sociologia no ensino mdio. O marco dessa expanso foi o ano de: A) 1929 B) 1931 C) 1935 D) 1938 E) 1939 49. Em meados do sculo XX , a sociologia brasileira assume cada vez mais uma postura rica em anlises crticas incisivas, mostrando claramente uma herana do pensamento: A) ingls B) norte- americano C) francs D) alemo E) russo 50. A teoria crtica estuda a cultura miditica como uma nova forma de opresso ideolgica e de dominao da burguesia sobre as classes subalternas. A teoria crtica tem origem na: A) Escola de Chicago B) Escola de Palo Alto C) Cultural Studies D) Escola de Frankfurt E) Sorbonne 51. A abordagem dualista, na tentativa de explicar o subdesenvolvimento, considera que o problema desse processo est na questo: A) tnica B) cultural C) sexual D) racial E) gerencial

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 52. A noo de igualdade emergiu na sociedade a partir do seguinte fato histrico: A) o advento do Cristianismo B) a Revoluo Industrial C) a Revoluo Francesa D) o Manisfesto do Partido Comunista E) o Iluminismo 53. A primeira corrente de pensamento com expresso na Sociologia a estudar o mundo no- europeu como uma realidade de igual qualidade e capaz de ser entendida em si mesma, por meio do reconhecimento das diferentes culturas, foi o: A) Estruturalismo B) Evolucionismo C) Funcionalismo D) Socialismo E) Culturalismo 54.No primeiro governo da Repblica brasileira, o presidente Marechal Deodoro da Fonseca desrespeitou a constituio que acabara de ser promulgada e dissolveu o Congresso. Esse fato ilustrativo de uma caracterstica da nossa sociedade , em especial das elites, que : A) o conservadorismo B) o autoritarismo C) o liberalismo D) o coronelismo E) a burocracia 55. De acordo com a viso neopositivista, um grupo de moradores que se organiza como movimento social para resistir a uma ordem de despejo est em situao de desequilbrio social. UIm terico que se alinha com essa posio : A) Manuel Castells B) Jean Lojkine C) Eric Hobsbawm D) Edward Thompson E) N. J. Smelser 56. Para Antnio Gramsci, a cultura popular a cultura do povo, e os seus produtores so as classes subalternas. De acordo com Gramsci, a cultura popular : A) transformadora e revolucionria B) liberal e democrtica C) conservadora e inovadora D) inovadora e transformadora E) excusivamente conservadora

FESP-RJ Escola de Governo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO 57.Considerando os conceitos de ideologia e de classe social em uma perspectiva marxista, correto afirmar que: A) As idias dominantes de uma poca so as idias da classe ento dominante. B) O discurso ideolgico se caracateriza por realar a diferena entre o pensar, o dizer e o ser. C) A ideologia uma proposta de transformao do social e da poltica. D) O estado tem por funo explicitar e mediar os conflitos entre classes. E) No discurso ideolgico no h separao entre as esferas da realidade e da representao. 58. O desmonte do estado do bem-estar social foi crtico, em especial nos pases da Amrica Latina face ao carter frgil das redes de proteo social. As medidas de controle fiscal e de reduo do tamanho do estado, bem como as medidas de flexibilizao nos diferentes setores da economia, tiveram inspirao no chamado consenso de: A) Paris B) Tquio C) Pequim D) Washington E) Londres

PROFESSOR DOCENTE I - SOCIOLOGIA 59. Nos estudos sociolgicos h diferentes formas de perceber o papel da educao. Uma viso de destaque considera a educao um processo de realizao de uma violncia simblica a servio da reproduo social. O estudioso que est ligado a esse marco terico : A) Robert Meston B) Walter Benjamin C) Pierre Bourdieu D) Norbert Elias E) Antnio Gramsci 60. Grande parte das mudanas sociais s ocorre depois de vencer muitas resistncias e obstculos. No episdio histrico da Revolta da Vacina, ocorreu, por parte do movimento popular, uma atitude: A) reformista B) revolucionria C) progressista D) conservadora E) reacionria

FESP-RJ Escola de Governo

10

Вам также может понравиться