Вы находитесь на странице: 1из 8

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Resumo por tpicos.

Clique para prosseguir!

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


MOTIVOS:

Crise do Imperialismo; Revanchismo; Rivalidade anglo-alem; Pan-Eslavismo (Independncia dos povos eslavos); Pan-Germanismo (Unio dos povos germnicos).

PAZ ARMADA: Investimentos na indstria blica (perodo antecedente a guerra); POLTICA DE ALIANAS: Trplice Aliana (Potncias Centrais) X Trplice Entente (Aliados)

TRPLICE ALIANA
Alemanha

TRPLICE ENTENTE

+
ustria-Hungria +

Itlia

Inglaterra + Frana + Rssia

O INCIO:

1914: Assassinato do herdeiro do Imprio Austro-Hngaro, Ferdinando II em Sarajevo, regio dos Blcs. Imprio Austro-Hngaro (I.A-H) declara guerra aos eslavos. Rssia, a fim de manter sua influncia nos Blcs, vai ao socorro eslavo. Alemanha entra, aliada ao I.A-H. Intercesso francesa para ajudar sua aliada, a Rssia. A Itlia declara neutralidade. Iniciava-se a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

A GUERRA:

PLANO SHLIFFEN: Dividida entre atacar a Frana ou a Rssia, Alemanha ruma primeiramente a Paris. Ingleses se inclinavam para uma mediao, mas Alemanha, rumando a Paris, viola a neutralidade do territrio belga.

Tome Nota!
BRASIL E A PRIMEIRA GUERRA O Brasil entra ao lado da Trplice Entente, em novembro de 1917, aps submarinos alemes afundarem dois navios mercantes brasileiros.

3 Fases:

1) Guerra de Movimento; 2) Guerra de Trincheiras / de Posies 3) Nova Guerra de Movimento / Ofensivas de 1918 OFENSIVAS DE 1918: Novidades modificaram as condies de combate: tanques, melhores avies de caa, chegada de mais de um milho de soldados norte-americanos, ... 1917: Sada da Rssia TRATADO DE BREST-LITOVSKY (1918): Indenizao a Alemanha;

Sucessivas vitrias alems; 1917: Alegando ameaa a navios norte-americanos e outros, os Estados Unidos entram para mudar o que j parecia o destino final da guerra.
Os EUA queriam, na verdade, proteger seus investimentos na Trplice Entente.

BATALHA DO RIO MARNE: Tropas anglo-francesas impedem os alemes de tomarem Paris; Diante da situao, Guilherme II (II Reich) da Alemanha abdica. proclamada a Repblica; 1918: Fim da guerra e vitria dos aliados 1919: TRATADO DE VERSALHES Imposies a Alemanha (derrotada):
CLUSULAS TERRITORIAS: Perca de territrios, colnias e criao do Corredor Polons; CLUSULAS ECONMICAS: Pagamento de fortes indenizaes;

CLUSULAS MILITARES / DE SEGURANA: Reduo do exrcito a 100 mil homens; Reteno de produo blico-militar (navios, avies); CLUSULAS DIVERSAS: Ao assinar o tratado, a Alemanha assumia total responsabilidade pelo conflito.

CONSEQUNCIAS:

Reformulao do mapa europeu; Europa perde seu brilho deixa de ser o centro do mundo; Hegemonia dos EUA;

8 milhes de mortos; 20 milhes de invlidos; Queda de 30% da riqueza francesa; Queda de 22% da riqueza inglesa; Queda de 40% na produo industrial europia; Queda de 30% na produo agropecuria europia; Valorizao do dlar;

Alguns pases no industrializados se beneficiaram por fornecerem alimentos e matrias-primas ou por desenvolverem sua prpria indstria. Exemplo disso, o Brasil e o Canad.

FIM!

Вам также может понравиться