Вы находитесь на странице: 1из 13

Balano de Massa e Energia

Aula 5

Solubilidade, Saturao e Cristalizao.

Solubilidade: A solubilidade de um slido (soluto) em uma soluo a quantidade mxima desta substncia que pode ser dissolvida em um determinado solvente. A solubilidade depende da natureza do soluto, da natureza do solvente e da temperatura. Uma soluo que contem, no equilbrio, tanta quantidade de uma espcie dissolvida quanto capaz de manter, chamada de soluo saturada naquele soluto.
Cristalizao: A cristalizao o inverso da solubilizao de um slido. Quando por alguma razo a concentrao de saturao de uma soluo ultrapassada, parte do soluto se separa da soluo, e precipita na forma de cristais slidos, de modo a manter a soluo saturada.
1

Cristalizao
Curva de supersaturao B

(g soluto/100 g de solvente)

Concentrao

Curva de saturao

Temperatura

Curva de supersaturao (g soluto/100g de solvente)

Regio A: a regio A delimitada pela curva de supersaturao e muito instvel. Nessa regio os cristais se formam rapidamente e de forma espontnea. Esta nucleao espontnea chamada de nucleao primria.

B A

C
Curva de saturao Temperatura

Regio B: compreende a rea entre as curvas de saturao e supersaturao, e chamada regio metaestvel. Nessa regio a taxa de iniciao da cristalizao baixa e os agregados de molculas formados se dispersam novamente, no havendo crescimento de cristais, ao menos que "sementes" de cristais sejam adicionadas soluo e sobre as quais depositado o soluto da soluo at que a soluo atinja a saturao. Essa nucleao, a partir da semeadura, chamada de nucleao secundria e mais efetiva e usada que o mtodo anterior.
Regio C: essa regio estvel e apresenta uma nica fase. limitada pela curva de saturao e a soluo se encontra insaturada.

Concentrao

Sementes so pequenos cristais, em geral, do prprio soluto.

A supersaturao a fora motriz do processo de cristalizao.

A supersaturao da soluo pode ser definida como a diferena entre a concentrao real do soluto considerado e a concentrao de equilbrio em condies idnticas, isto , sua solubilidade na soluo dada. Essa supersaturao pode ocorrer de diversas formas:

Exemplos

resfriamento da soluo;
evaporao de parte do solvente; resfriamento e evaporao; evaporao adiabtica do solvente.

Balano de Massa e Energia

Aula 5

Solubilidade, Saturao e Cristalizao.

Efeito do par Soluto-Solvente:


- 220 g AgNO3 por 100 g de H2O a 20oC; - 0,003 g AgCO3 por 100 g de H2O a 20oC; - 0,00002 g AgBr por 100 g de H2O a 20oC Efeito da Temperatura:

- 222 g AgNO3 por 100 g de H2O a 20oC;


- 925 g AgNO3 por 100 g de H2O a 100oC

Balano de Massa e Energia

Aula 5

Solubilidade, Saturao e Cristalizao.

Sais Hidratados: So sais que possuem molculas de gua integradas ao seu arranjo cristalino. As molculas de gua encontram-se em uma proporo determinada em relao frmula do sal. A essa proporo damos o nome de grau de hidratao. Na frmula de um sal hidratado, deve vir indicado o grau de hidratao. O nmero de molculas de gua associadas com cada molcula de soluto (gua de hidratao) pode variar com a temperatura de cristalizao.
Frmula MgSO4 MgSO4.H2O Nome Sulfato de magnsio anidro Sulfato de magnsio monoidratado % peso de MgSO4 100,0 87,0 Condies >100oC 67 a 100oC

MgSO4.6H2O
MgSO4.7H2O

Sulfato de magnsio hexaidratado


Sulfato de magnsio heptaidratado

52,7
48,8

48 a 67oC
2 a 48oC

MgSO4.12H2O

Sulfato de magnsio dodecaidratado

35,8

-4 a 2oC

Tipos de Cristalizadores
1. Cristalizadores que conseguem a precipitao mediante o resfriamento de uma soluo concentrada:
cristalizadores descontnuos sem agitao;

Exemplos

cristalizadores descontnuos com agitao;

cristalizador contnuo Swenson-Walker.

raramente usados; ocupam muito espao; produtos de baixa qualidade; exige muita mo-de-obra.

contm serpentinas de resfriamento; baixo custo de instalao; operao simples; baixa capacidade.

Cristalizador contnuo Swenson-Walker

Neste cristalizadores a soluo quente, concentrada, introduzida continuamente numa das extremidades do cristalizador e flui lentamente para a outra extremidade enquanto vai sendo resfriada.

cristalizador de resfriamento com operao contnua; consiste de uma calha grande semi-circular; possui uma camisa de resfriamento; possui um misturador de fitas.

2. Cristalizadores que conseguem a precipitao mediante a evaporao de uma soluo:

Exemplos

cristalizador sem agitao com aquecimento;

cristalizador agitado com aquecimento.


Vapor Produzido

Vapor

Alimentao

Condensado

Suspenso

baixa taxa de produo; incrustaes.

circulao natural pelo centro, usado nas indstrias de acar, s vezes com agitador auxiliar.

3. Cristalizadores que conseguem a precipitao mediante a evaporao a vcuo e resfriamento:

Exemplo

cristalizador com circulao externa.


Vapor

Produto

Alimentao

Nestes cristalizadores a evaporao obtida pelo flash da soluo quente num vaso a baixa presso. A energia para a vaporizao obtida pelo calor sensvel da carga. Por isso, a temperatura da mistura de lquido e vapor, depois do flash, muito mais baixa que antes do flash.

Balano de Massa e Energia

Aula 5

Solubilidade, Saturao e Cristalizao.


Exemplo 1) Uma soluo de cloreto de sdio na gua, est saturada a uma temperatura de 15C. Calcular o peso de NaCl que pode dissolver-se em 100 lb desta soluo, se ela se aquecer a uma temperatura de 65C. Dados: Solubilidade do NaCl a 15C: 6,12 lb-mol por 1000 lb de gua Solubilidade do NaCl a 65C: 6,37 lb-mol por 1000 lb de gua

Exemplo 2) Depois de um processo de cristalizao uma soluo de cloreto de clcio na gua contm 62 lb de CaCl2 por 100 lb de H2O. Calcular o peso desta soluo necessrio para dissolver 250 lb de CaCl2 6H2O a uma temperatura de 25C. Dados: Solubilidade do CaCl2 a 25C: 7,38 lb-mol por 1000 lb de gua

Balano de Massa e Energia

Aula 5

Solubilidade, Saturao e Cristalizao.


Exemplo 3) Cento e cinqenta quilos de uma soluo aquosa de AgNO3 a 100oC so resfriados a 20oC, formando cristais e AgNO3, que so filtrados e removidos da soluo remanescente. A torta mida de filtro, que contm 80% em peso de cristais slidos e 20% de soluo saturada, passa atravs de um secador no qual a gua remanescente eliminada. Calcule a frao de AgNO3 na corrente de alimentao posteriormente recuperada na forma de cristais secos e a quantidade de gua que deve ser removida na etapa de secagem.

CRISTALIZADOR

150 kg 100oC 0,905 kg AgNO3/kg 0 095 kg H2O/kg

AgNO3 (S) + soluo saturada a 20oC

FILTRO

Filtrado m1 (kg soluo) 0,689 kg AgNO3/kg 0,311 kg H2O/kg

Torta de filtro m2 [kg AgNO3(S)] m3 (kg soluo) 80% Slidos 20% Soluo Saturada
SECADOR

m4 [kg H2O (V)]

m5 [kg AgNO3(S)]

Balano de Massa e Energia

Aula 5

Solubilidade, Saturao e Cristalizao.


Exemplo 4) Uma soluo de sulfato de magnsio a 104oC contendo 30,1% em massa de MgSO4 alimenta um cristalizador por resfriamento que opera a 10oC. A corrente que sai do cristalizador uma lama de partculas slidas de sulfato de magnsio heptaidratado [MgSO4 7 H2O] suspensa em uma soluo lquida. A soluo saturada a 10oC contm 23,2% em massa de MgSO4. Determine a vazo na qual a soluo deve alimentar o cristalizador para produzir uma tonelada de sulfato de magnsio heptaidratado por hora.

T = 104OC 69,9% H2O

CRISTALIZADOR

T = 10OC 1t MgSO4 7H2O

30,1% MgSO4

MgSO4 7 H2O
Soluo Saturada MgSO4: - 23,1% MgSO4 - 76,8% H2O

Вам также может понравиться