Вы находитесь на странице: 1из 43

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Ol, amigo(a) concursando(a),

Espero que a semana de estudos tenha sido bastante intensa. Estamos a pouco mais de um ms da data de realizao da prova: hora de mantermos a disciplina e intensificarmos nossos esforos. Chegamos reta final de nosso curso, abordando um contedo bastante diversificado. Eis a programao que seguiremos nesta aula: AULA CONTEDO 5 Recebimento e armazenagem. 5.1 Entrada. 5.2 Conferncia. 5.3 Objetivos da armazenagem. 5.4 Critrios e tcnicas de armazenagem. 5.5 Arranjo fsico (leiaute). 6 Distribuio de materiais. 6.1 Caractersticas das modalidades de transporte. 6.2 Estrutura para distribuio.

Na ltima aula, conclumos o contedo referente s compras nas organizaes. Hoje estudaremos as atividades tpicas dos almoxarifados, no que diz respeito ao recebimento, acondicionamento e distribuio de materiais na organizao. A boa notcia que essa uma aula mais leve que as anteriores, mas com tpicos cujas cobranas so cada vez mais recorrentes em concursos. Tudo pronto? Ento, vamos ao trabalho!!

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

1. A GESTO DOS ALMOXARIFADOS

Retomando o esquema j apresentado na aula anterior, podemos subdividir a Administrao de Recursos Materiais em trs grandes nichos de atividades, assim agrupadas por Gonalves (2007)

Nas ltimas trs aulas, pudemos nos familiarizar com a Gesto de Estoques e a Gesto de Compras. O prximo assunto a Gesto dos Centros de Distribuio (mais usualmente conhecida como Gesto de Almoxarifados), que ser abordado parcialmente nessa aula por meio das atividades de recebimento, armazenagem e distribuio de materiais. Almoxarifados so locais destinados guarda e conservao dos itens de material em estoque de uma determinada organizao. essencial que a gesto dos almoxarifados seja eficiente, visando a minimizar os custos de armazenamento de estoques, bem como maximizando a qualidade de atendimento aos seus clientes internos empresa.
2

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Nesse sentido, o quadro a seguir sintetiza os objetivos da gesto de almoxarifados, bem como as atividades necessrias para tanto: OBJETIVOS DA GESTO DE ALMOXARIFADOS OBJETIVO AES NECESSRIAS Maximizar o uso do espao fsico disponvel; Evitar perdas / roubos / furtos; Evitar obsolescncia; Buscar a eficincia na movimentao dos materiais, diminuindo as distncias internas percorridas; Prover treinamento aos colaboradores envolvidos.

Minimizar os custos de armazenamento

Maximizar a qualidade de atendimento aos consumidores

Assegurar a proviso do item de material certo, na quantidade e no local corretos, no menor tempo possvel, sempre que for necessrio.

1. (UFAL / COPEVE UFAL / 2011) Almoxarifado o local destinado a guardar e conservar materiais, em recinto adequado sua natureza, tendo a funo de destinar espaos onde permanecer cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localizao, equipamentos e disposio interna acondicionados poltica geral de estoques da organizao. Espera-se que o almoxarifado seja capaz de: a) servir como depsito genrico de itens aleatrios. b) assegurar que o material necessrio seja adquirido assim que seu estoque chegue ao nvel zero. c) preservar a qualidade e as quantidades exatas. d) promover divergncias de inventrio. e) possuir instalaes adequadas sem a necessidade de recursos de movimentao.
3

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Vejamos os comentrios s alternativas: a) o almoxarifado no um depositrio genrico de itens aleatrios. Os itens so definidos em funo das necessidades da organizao e de sua poltica de estoque. A alternativa est errada. b) no se espera que o estoque de um material chegue ao nvel zero para s ento providenciar sua reposio. Incorreramos em ruptura de estoque, uma situao que pode acarretar srios prejuzos organizao. A alternativa est errada. c) essencial que um almoxarifado preserve a qualidade de seus itens de material, bem como promova aes para o controle de quantidade (inventrios). A alternativa est correta. d) um almoxarifado deve promover a acurcia dos controles, e no divergncias de inventrio. Alis, uma eventual divergncia de inventrio pode gerar at a apurao de responsabilidades. A alternativa est errada. e) a movimentao uma das atividades bsicas na gesto de almoxarifados, como veremos mais adiante neste aula. A alternativa est errada. Resposta: C A gesto de almoxarifados, em uma viso macro, engloba as seguintes atividades bsicas, passveis de concatenao de modo que formem um processo:

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

2. (FCC / METR SP / 2008) O setor que se encarrega do suprimento de materiais a todas as unidades de uma empresa o almoxarifado. Assim, correto afirmar que as atividades bsicas de um almoxarifado so: a) especificao, solicitao, conferncia e controle de aplicao dos materiais na produo. b) compra, guarda, manuteno e conservao de material. c) levantamento, compra, armazenamento e venda de produtos. d) recebimento, guarda, controle e entrega de material. e) prospeco de clientes, compra de material, guarda e logstica de produo de itens. Lembre-se que compra, prospeco de clientes, venda de produtos e controle da aplicao de materiais so atividades cuja responsabilidade no cabe aos almoxarifados. A alternativa D est em consonncia com o que vimos anteriormente. Resposta: D.

Nesta aula, tomando por base a programao constante do edital, iremos nos ater s atividades de recebimento, armazenagem e distribuio, sendo que movimentao ser abordada como um subtpico da armazenagem, ok? Iniciaremos pela atividade de recebimento.

2. O RECEBIMENTO DE MATERIAIS O recebimento do item de material a etapa intermediria entre a compra e o pagamento ao fornecedor. Somente aps o recebimento (etapa que, nos rgos pblicos, refere-se etapa de liquidao da despesa), que o pagamento autorizado. Desta forma, a atividade de recebimento mantm estreito relacionamento com as reas contbeis e de compras da organizao, alm de contar, por vezes, com a necessidade do suporte provido pelo setor de transportes. O recebimento usualmente dividido nas seguintes etapas:
5

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

ETAPAS DO RECEBIMENTO DE MATERIAIS ETAPA DESCRIO Entrada de materiais: recepo dos veculos transportadores; verificao de dados bsicos da entrega (informaes da nota fiscal, existncia de autorizao da entrega pela empresa etc.); encaminhamento para a rea de descarga. Nesta etapa, o recebedor assina no documento fiscal que acompanha o material, apenas para fins de comprovao da data de entrega. Conferncia Quantitativa: verificao se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde quela efetivamente entregue. Conferncia Qualitativa: verificao se as especificaes tcnicas do objeto entregue esto de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimenses, marcas, modelos etc.). Regularizao: o resultado lgico decorrente das fases anteriores. Pode ser originada uma das seguintes situaes: entrada do material no estoque e liberao do pagamento ao fornecedor. Neste caso, houve aceitao do material, ou o recebimento definitivo; devoluo parcial ou total do material ao fornecedor. Neste caso, a aceitao foi parcial ou, simplesmente, o material no foi aceito; reclamao junto ao fornecedor, por falta de material.

Recebimento Provisrio

Etapas intermedirias

Regularizao

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

3. (CESPE / SESA ES / 2011) No recebimento de materiais, a conferncia consiste no batimento entre a nota fiscal e o pedido de compra. O batimento entre a nota fiscal e o pedido de compra no pode nem ser chamado de conferncia. apenas um procedimento muito inicial, conduzido ainda durante a entrada de materiais, no recebimento provisrio. A conferncia seja ela quantitativa ou qualitativa um procedimento que envolve, necessariamente, a anlise do material entregue, e no apenas de documentos. Nesta fase, o foco deve ser o item de material que ser efetivamente empregado na organizao, e no eventuais regularidades entre espcies documentais. A questo, assim, est errada.

4. (CESPE / CNPQ / 2011) O controle do recebimento do objeto contratado realizado durante o recebimento provisrio, produzindo o efeito de liberar o vendedor do nus da prova de qualquer defeito ou impropriedade que venha a ser verificada na coisa comprada. A Lei de Licitaes e Contratos, em seu artigo 73, apresenta da seguinte forma os conceitos de recebimento provisrio e definitivo: Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto ser recebido: (...) II - em se tratando de compras (...): a) provisoriamente, para efeito de posterior verificao da conformidade do material com a especificao; b) definitivamente, aps a verificao da qualidade e quantidade do material e conseqente aceitao.
7

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

No entanto, nem o recebimento provisrio e nem o definitivo liberam o vendedor do nus da prova de qualquer defeito ou impropriedade que venha a ser verificada na coisa comprada. um entendimento que deriva do normatizado pelo 2 do mesmo artigo da Lei n 8.666/93, apesar de no haver meno expressa a itens de material comprados: 2o O recebimento provisrio ou definitivo no exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurana da obra ou do servio, nem tico-profissional pela perfeita execuo do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato. nus da prova pode ser definido como a responsabilidade de uma das partes, em uma disputa judicial, de oferecer provas que sustentem uma determinada afirmao. Normalmente, o nus da prova cabe ao autor da afirmao. Esse o entendimento do artigo 333 do Cdigo de Processo Civil:

Art. 333. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. No entanto, no mbito do Direito do Consumidor, ramo que trata das relaes que se estabelecem entre fornecedores e consumidores, poder ocorrer a chamada inverso do nus da prova, normatizado pelo inciso VIII do artigo 6 do Cdigo de Defesa do Consumidor: Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: (...) VIII a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias; No iremos adentrar muito nas disciplinas de Direito Civil ou do Consumidor, evitando assim o risco de desviarmos de nosso foco principal. Em sntese, o que devemos saber que o recebimento (provisrio ou definitivo) no libera o fornecedor da responsabilidade de provar a inexistncia ou a inveracidade de quaisquer alegaes por parte do consumidor. A questo est, portanto, errada. 5. (FCC / METR SP / 2010) A atividade de recebimento caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques fsico e contbil, compreendendo quatro fases, que so: a) solicitao de compra, especificao, entrega e armazenamento b) entrada de materiais, conferncia quantitativa, conferncia qualitativa e regularizao. c) relacionamento de itens, cotao, quadro de apurao e remessa. d) especificao, cotao, compra e conferncia e) remessa, verificao, conferncia e disposio no depsito As fases do recebimento apresentadas na alternativa B. de materiais esto corretamente

6. (CESPE / Cmara dos Deputados / 2012) A conferncia por acusao, tambm conhecida por contagem cega, no possibilita a verificao, preconizada na conferncia quantitativa, da correspondncia entre a quantidade de objetos declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida. Contagem cega = o conferente apenas aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.
9

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Uma vez que se desconhece a quantidade registrada na nota fiscal, a conferncia quantitativa no completa. Assim, a questo est certa.

3. ARMAZENAGEM DE MATERIAIS A armazenagem de materiais pode ser entendida como a atividade de planejamento e organizao das operaes destinadas a manter e a abrigar adequadamente os itens de material, mantendo-os em condies de uso at o momento de sua demanda efetiva pela organizao. Uma armazenagem racional tem por objetivo principal a minimizao dos custos a ela inerentes. De forma no exaustiva, podemos relacionar da seguinte forma os objetivos da armazenagem: Maximizar a utilizao dos espaos, ou, conforme Viana (2000), utilizar o espao nas trs dimenses, da maneira mais eficiente possvel; Prover acesso facilitado a todos os itens de material; Prover proteo aos itens estocados, de forma que sua manipulao no incorra em danos; Prover um ambiente cujas caractersticas no afetem a qualidade e a integridade dos itens estocados; Apresentar um arranjo fsico que possibilite o uso eficiente de mo de obra e de equipamentos.

3.1. Critrios e Tcnicas de Armazenagem Segundo Viana (2000), a armazenagem pode ser categorizada em dois grupos, a saber: simples e complexa. A armazenagem simples envolve materiais que, por suas caractersticas fsicas ou qumicas, no demandam cuidados adicionais do gestor de almoxarifados. Em contrapartida, a armazenagem complexa inerente a materiais que carecem de medidas especiais em sua guarda. Os aspectos fsicos ou qumicos dos materiais que justificam uma armazenagem complexa podem ser assim listados:
10

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

MATERIAIS DE ARMAZENAGEM COMPLEXA ASPECTOS FSICOS ASPECTOS QUMICOS Inflamabilidade ou Combustibilidade (= capacidade de entrar em combusto. Ex: leo diesel); Explosividade (= capacidade de o material tornar-se explosivo ou inflamvel. Ex: acetileno, fogos de artifcio); Volatilizao (= tendncia a passar para o estado gasoso. Ex: benzeno); Oxidao (= tendncia de reao com o oxignio. Em metais, provoca a ferrugem); Potencial de intoxicao; Radiao; Perecibilidade (por exemplo, gneros alimentcios).

Fragilidade Volume Peso Forma

Os materiais de armazenagem complexa exigem uma infraestrutura de guarda especial, assim exemplificada: Equipamentos de preveno de incndio (sprinklers etc.); Ambientes climatizados (cmaras frigorficas etc.); Ambientes com controle de temperatura e umidade (paiis de munio etc.); Uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPI) pelos funcionrios que lidam diretamente com esses materiais. De posse da informao do tipo de armazenagem que demandada pelo material (simples ou complexa), cabe ao gestor de almoxarifado adotar um critrio de guarda dos materiais. Os mais usuais, ainda segundo Viana (2000), so:

11

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

MATERIAIS DE ARMAZENAGEM COMPLEXA CRITRIO CARACTERSTICAS Materiais associados so alocados prximos uns dos outros. o caso de se armazenarem sobressalentes variados de um motor de automvel, por exemplo, em uma mesma estante. Esse critrio facilita as tarefas de arrumao e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espao. Materiais de caractersticas fsicas semelhantes so armazenados mais prximos. Esse critrio possibilita um maior aproveitamento do espao fsico, e demanda maior necessidade de controle por parte do gestor de almoxarifado. Os materiais com maior frequncia de entrada e sada do almoxarifado so armazenados prximos sua entrada/sada; a tpica armazenagem complexa, destinada a materiais inflamveis, perecveis, explosivos etc. Note que este critrio de armazenagem pode ser acumulado com um dos anteriores (por exemplo: carnes so armazenadas em cmaras frigorficas armazenagem especial, e pode ser empregado em conjunto o critrio de armazenagem por frequncia). Importante: produtos perecveis devem ser armazenados segundo o mtodo FIFO. Este critrio aplicvel a materiais que podem ser armazenados em reas externas (por exemplo, automveis acabados, armazenados em ptios), reduzindo custos e ampliando o espao interno do almoxarifado
12

Armazenagem por Agrupamento (ou compatibilidade)

Armazenagem por tamanho, peso ou forma (acomodabilidade)

Armazenagem por frequncia

Armazenagem especial

Armazenagem em rea externa

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

MATERIAIS DE ARMAZENAGEM COMPLEXA CRITRIO CARACTERSTICAS para materiais que necessitam de maior proteo. Trata-se de solues para a obteno de uma rea coberta, sem incorrer em custos de construo atinente expanso do almoxarifado. Em geral, a cobertura de de PVC.

Coberturas alternativas

7. (CESPE / Cmara dos Deputados / 2012) A armazenagem por frequncia o critrio mais indicado para se obter o aproveitamento mais eficiente do espao. O critrio de armazenamento que possibilita o melhor aproveitamento do espao fsico do almoxarifado a armazenagem por tamanho (peso / forma). A questo est errada.

Finalmente, no que diz respeito s tcnicas de armazenagem propriamente ditas, essencial nos familiarizarmos com os dispositivos mais usuais empregados nessa atividade.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS PARA ARMAZENAGEM Prateleiras Podem ser de ao ou madeira. As de ao, apesar de mais caras, possuem maior durabilidade, e no so atacadas por insetos. De forma geral, as prateleiras tm a propriedade de alocarem materiais de dimenses variadas.
13

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS PARA ARMAZENAGEM Contenedores (containers) Caixas metlicas retangulares, hermeticamente fechadas e seladas, destinadas ao transporte intermodal de mercadorias (ferrovirio, rodovirio, martimo ou areo). Paletes so estrados que possibilitam o empilhamento das cargas, maximizando a utilizao do espao cbico do almoxarifado. Podem ser de madeira, metal, papelo ou plstico. A paletizao (possibilidade de empilhamento dos paletes e de manipulao de uma carga unitizada) possibilita o aproveitamento eficiente do espao vertical dos armazns. Engradados So destinados guarda e transporte de materiais frgeis ou irregulares, que no admitem o uso de simples estrados, carecendo de uma estrutura que oferea proteo lateral.

Pallets (paletes)

Caixas ou gavetas So ideais para a armazenagem de materiais de pequenas dimenses, como pregos, porcas, parafusos e sobressalentes pequenos em geral.

14

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

8. (CESPE / ABIN / 2010) A paletizao impede a utilizao do espao areo do almoxarifado. Conforme exposto no quadro acima, a paletizao uma ferramenta que age em prol de um melhor aproveitamento do espao vertical (ou areo, conforme o enunciado) do almoxarifado. O enunciado est, portanto, errado. A fim de complementar nosso aprendizado, as desvantagens da paletizao podem ser assim relacionadas: vantagens e

9. (CESPE / MPU / 2010) No que se refere armazenagem de recursos materiais, o uso de prateleiras adequado estocagem de materiais de dimenses variadas. O uso de prateleiras consiste em uma tcnica voltada a materiais de dimenses variadas.
15

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Neste caso, os materiais podem ser dispostos diretamente sobre as prateleiras ou, ainda, alocados em caixas ou gavetas que, por sua vez, so depositadas nessas prateleiras. A questo est certa. 10. (FCC / METR SP / 2008) As unidades de estocagem so utilizadas para o acondicionamento dos materiais no depsito. Os dispositivos que funcionam como equipamentos de armazenagem nos almoxarifados so: a) baldes, sacolas, engradados, big-bags b) caixas plsticas, caambas, esteiras transportadoras, gavetas c) caixotes, armrios, sacos plsticos, estiradores metlicos d) pastas arquivo, armrio de ao, bandejas, banquetas e) armaes, estrados do tipo pallets, engradados, contenedores Baldes e sacolas no so dispositivos apropriados. Esteiras transportadoras so equipamentos de transporte (movimentao). Por fim, banquetas so, simplesmente, bancos pequenos. Assim, a alternativa E est correta. 11. (CESPE / INCA / 2010) Se o gestor de material de determinado rgo identificar a entrada de uma carga unitizada composta por resma de papel de formato A4, correto afirmar que esse rgo recebeu apenas uma unidade de resma de papel A4. Podemos definir carga unitizada ou unitria como um conjunto de objetos que so mantidos, fisicamente, como uma unidade de carga durante o trnsito entre uma origem e um destino. Assim, diversos volumes distintos so acondicionados de maneira a constiturem unidades fsicas maiores, com formatos padronizados, possibilitando o transporte e o acondicionamento mediante equipamentos usuais nos almoxarifados (como os paletes, prateleiras, etc.).
16

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Atravs da adoo da carga unitizada, reduzem-se os custos de manipulao da carga fracionada, bem como se aumenta a celeridade da movimentao de materiais. Quando o enunciado da questo refere-se entrada de uma carga unitizada composta por resma de papel no formato A4, deve-se compreender que no se trata de apenas uma unidade, mas sim de uma quantidade padro, capaz de ser movimentada e armazenada em um palete, por exemplo. A assertiva est errada.

12. (CESPE / IFB / 2011) A carga unitria a embalagem que contm diretamente o produto. Nada melhor do que responder essa questo atravs de um exemplo. A figura ao lado poderia representar uma carga unitria (ou unitizada) de caf (por exemplo). Note que, na carga unitria, um conjunto de embalagens de caf (mantidas no interior das caixas), so agregadas fisicamente, comportando-se como uma nica unidade de carga durante o trnsito entre uma origem e um destino. J a embalagem que contm diretamente o produto est contida na carga unitizada. So, por exemplo, as embalagens de caf que compramos nos supermercados. A questo est errada.

17

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

13. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) Considere um determinado material que deve ser estocado em paletes. Considere ainda que cada palete pode conter, no mximo, 50 caixas desse material, que o estoque mximo de 5.000 caixas e que o empilhamento mximo de 3 paletes. Nessa situao, sero necessrias, no mnimo, 34 posies de paletes para o armazenamento do material em apreo. Este um tipo de questo sobre armazenagem, cobrado de forma recorrente pelo CESPE, que envolve clculos matemticos (simples). Posio de palete o espao fsico da superfcie de um almoxarifado que ocupado por uma unidade de palete. Imagine que o almoxarifado uma espcie de estacionamento: cada vaga uma posio de palete (mas com a vantagem de ser possvel empilhar a carga). A primeira informao a ser determinada a quantidade de paletes que so necessrias para o armazenamento do estoque mximo:

O enunciado nos informa que o empilhamento mximo de 3 paletes. Assim, basta sabermos quantas posies de paletes so necessrias para o armazenamento do material:

Note que o nmero de posies deve ser um nmero inteiro, j que a frao de posio de palete no tem significado. Assim, o nmero obtido (33,33...) foi arredondado para cima (34). Caso tivssemos arredondado para baixo, haveramos chegado ao nmero de 33 posies, o que seria suficiente para apenas 99 (33 posies x 3 paletes empilhados) paletes.

18

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

O esquema abaixo ilustra a situao abordada nesta questo.

A questo, portanto, est certa 3.2. Definio do layout (arranjo fsico) na armazenagem Com o desenvolvimento geral do sistema produtivo, observado na ltima dcada, a disposio fsica das reas de armazenagem foi merecedora de maior ateno. Nesse sentido, a definio do layout (ou leiaute) deixou de ser meramente intuitiva, e passou a ser estabelecida a partir de tcnicas de visualizao da dinmica de movimentao dos materiais no armazm. Dessa forma, hoje considerado como layout de um almoxarifado o arranjo de homens, mquinas e materiais, dispostos de modo que sua dinmica possa se dar dentro do padro mximo de economia (VIANA, 2000).

19

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

14. (CESGRANRIO / PETROBRS / 2011) Na determinao do layout interno de armazns e para determinar a melhor localizao dos produtos, so usados diversos mtodos e critrios. A respeito dos objetivos do planejamento da localizao dos estoques e seus mtodos e critrios, afirma-se que: a) o objetivo do planejamento da localizao dos estoques maximizar as distncias percorridas dentro do armazm. b) o critrio de compatibilidade restringe a localizao de produtos de acordo com o tamanho que possuam. c) o critrio de complementaridade restringe a localizao de produtos com base na frequncia de solicitao conjunta. d) a aplicao de um critrio isolado suficiente para minimizar o custo total de manuseio. e) um dos objetivos da armazenagem aumentar o tempo unitrio de manuseio, reduzindo o custo total de armazenagem. Vejamos os comentrios s alternativas: a) Um dos objetivos no planejamento da localizao dos estoques e do layout na armazenagem a minimizao das distncias percorridas (isso torna a operacionalizao do almoxarifado mais rpida e, consequentemente, menos onerosa). A alternativa est errada. b) No existe um critrio de compatibilidade para a armazenagem de materiais. A alternativa est errada. c) Como vimos, o atendimento ao critrio da complementaridade (ou semelhana / agrupamento) implica a alocao prxima de materiais associados ( o caso de sobressalentes de um mesmo automvel). Nesse caso, h uma frequncia de solicitao conjunta dos materiais bem prxima. A alternativa est certa. d) Muitas vezes, a aplicao de um nico critrio no suficiente para a obteno do custo mnimo de manuseio. Nesse caso, deve-se associar mais de um critrio, de acordo com as caractersticas do almoxarifado. A alternativa est errada. e) Deve-se procurar a minimizao do tempo unitrio de manuseio, tornando as operaes mais cleres (= rpidas). A alternativa est errada.
20

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Resposta: C.

Para Muther (1978) a chave para uma definio satisfatria do layout inicia com a definio de caractersticas referentes aos itens de material. Esse diagnstico inicial denomina-se chave PQRST, e pode ser bem ilustrado pelo esquema abaixo, desenvolvido por aquele autor.

Com base nessa abordagem, podemos listar os seguintes elementos principais que devem ser considerados quando da definio do layout na armazenagem: ELEMENTOS A SEREM CONSIDERADOS NA DEFINIO DO LAYOUT NA ARMAZENAGEM Definio dos materiais a serem armazenados; Volume de material; Tempo durante o qual ser feita a armazenagem; Equipamentos e instrumentos que sero empregados na movimentao dos materiais; Tipos de embalagens utilizadas no armazenamento; Possibilidade de se fazerem inspees nos materiais armazenados (h de se considerar a facilidade de acesso);
21

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

ELEMENTOS A SEREM CONSIDERADOS NA DEFINIO DO LAYOUT NA ARMAZENAGEM Versatilidade, flexibilidade e possibilidade de futura expanso da rea de armazenagem.

15. (CESPE / MPU / 2010) Os equipamentos e instrumentos utilizados na movimentao de materiais em estoques independem da estrutura fsica e do leiaute da unidade. Como vimos no quadro acima, h de se considerar os equipamentos e instrumentos empregados na movimentao de materiais estocados na definio do layout dos almoxarifados ou armazns. Nesse sentido, a questo est errada. A relao entre o layout de um almoxarifado e os equipamentos nele utilizados mais bem ilustrada na prxima questo:

16. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) Considere que a largura dos corredores de um almoxarifado determinada pelo equipamento utilizado para manuseio e que os corredores realmente permitem a fcil movimentao dos itens, por meio de empilhadeiras. Nessa situao, correto afirmar que os corredores principais e os utilizados para embarque permitem o trnsito de duas empilhadeiras ao mesmo tempo. Esta questo exemplifica o impacto de um equipamento de movimentao no projeto da rea fsica de um almoxarifado. Uma maior acessibilidade atingida quando possvel manipular, ao mesmo tempo, os itens de material contidos em ambos os lados de um mesmo corredor. Assim, a situao ideal que o o almoxarifado seja projetado de modo que duas empilhadeiras possam ser empregadas simultaneamente, em um mesmo corredor. Logicamente, a ampliao da largura dos corredores acarreta uma menor disponibilidade de rea para a
22

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

armazenagem da carga, o que deve ser avaliado cuidadosamente por ocasio da confeco do projeto. A questo est certa.

A acessibilidade aos materiais armazenados, conforme vimos anteriormente, fator a ser considerado na definio do layout de um almoxarifado. Nesse aspecto, a acessibilidade baseada em duas funcionalidades principais: a existncia de um sistema de localizao bem estruturado, permitindo saber as coordenadas de cada um dos itens de material em estoque; e um planejamento racional da rea fsica do almoxarifado, possibilitando, por exemplo, o amplo trnsito dos equipamentos de movimentao. No que diz respeito ao sistema de localizao dos itens de material, dois so os critrios passveis de serem empregados:

CRITRIOS DE LOCALIZAO DE MATERIAL CRITRIO DESCRIO H a pr-determinao de reas de estocagem especficas de acordo com o tipo de material. Se, por um lado, este sistema facilita o controle, por outro suscita o desperdcio de reas de armazenagem, j que a falta de um tipo de material acarreta reas vazias, ao passo que outro tipo de material em excesso, em outra rea, ficaria no corredor.

Sistema de estocagem fixo

Sistema de estocagem livre

No existem locais pr-determinados para a estocagem (a no ser para materiais de demandam estocagem especial). Neste sistema, os materiais vo ocupando ao
23

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

CRITRIOS DE LOCALIZAO DE MATERIAL CRITRIO DESCRIO espaos vazios no almoxarifado, o que exige um elevado controle , sob o risco de incorrer na existncia de material perdido em estoque.

17. (CESPE / TJ ES / 2011) O endereamento imprescindvel tanto ao sistema de estocagem fixa quanto ao sistema de estocagem livre. Independente do critrio de localizao utilizado (fixo ou livre), fazse necessrio uma codificao (usualmente alfanumrica) que indique precisamente o posicionamento do material estocado. Sem essa informao, seria praticamente impossvel a gesto de estoques com os devidos controle e celeridade. A questo est certa. 18. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) No sistema de estocagem livre, no existe local fixo de armazenagem, com exceo de materiais que requerem estocagem especial. Nesse sistema, os materiais vo ocupar os espaos vazios dentro do depsito. O enunciado da questo descreve o critrio de localizao de material denominado sistema de estocagem livre, em total conformidade exposto anteriormente. A assertiva est certa. 19. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) A utilizao cbica e a acessibilidade a cada um dos itens so fatores que devem ser considerados no planejamento da rea fsica do estoque. Esta questo apenas sintetiza o discutido nesta seo. Somando-se utilizao cbica e acessibilidade, temos que os equipamentos a serem empregados na movimentao de materiais e os tipos de embalagens, entre
24

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

outros aspectos, devem ser configurados na definio do layout de um almoxarifado. A afirmativa est certa.

4. DISTRIBUIO DE MATERIAIS

Distribuio de materiais a atividade derradeira da gesto de almoxarifados, cuja finalidade fazer chegar o material em perfeitas condies ao usurio. H autores que fazem a seguinte diviso: Distribuio interna = diz respeito distribuio de materiais internamente organizao, para a continuidade de seu processo de trabalho. Distribuio externa = trata da entrega dos produtos acabados a seus clientes, o que pode envolver mais de um meio de transporte.

No mbito dos rgos pblicos brasileiros, a distribuio interna pode se dar por dois processos de fornecimento: por presso ou por requisio. Segue extrato da Instruo Normativa n 205/1988, da Secretaria de Administrao Pblica da Presidncia da Repblica (SEDAP), atinente distribuio interna para unidades administrativas integrantes das organizaes pblicas. 5. As unidades integrantes das estruturas organizacionais dos rgos e entidades sero supridas exclusivamente pelo seu almoxarifado. 5.1. Distribuio o processo pelo qual se faz chegar o material em perfeitas condies ao usurio. 5.1.1. So dois os processos de fornecimento:
25

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

a) por Presso; b) por Requisio. 5.1.2. O fornecimento por Presso o processo de uso facultativo, pelo qual se entrega material ao usurio mediante tabelas de proviso previamente estabelecidas pelo setor competente, e nas pocas fixadas, independentemente de qualquer solicitao posterior do usurio. Essas tabelas so preparadas normalmente, para: a) material de limpeza e conservao; b) material de expediente de uso rotineiro; c) gneros alimentcios. 5.1.3. O fornecimento por Requisio o processo mais comum, pelo qual se entrega o material ao usurio mediante apresentao de uma requisio (pedido de material) de uso interno no rgo ou entidade. Usualmente, as unidades administrativas adotam uma rotina para o fornecimento por requisio. Dessa maneira, prtica recorrente a determinao de um dia especfico da semana para que as requisies de material sejam entregues aos almoxarifados (toda quinta-feira, por exemplo). 20. (CESPE / INCA / 2010) Os fornecimentos por presso e o por requisio so os dois tipos de processos de fornecimento de material para suprir a demanda das unidades de um rgo ou entidade da administrao pblica brasileira. O fornecimento por presso refere-se ao processo de entrega de material para o usurio com base nas tabelas de proviso previamente estabelecidas pelo setor competente, enquanto o fornecimento por requisio refere-se ao processo de entrega do material formalmente requisitado ao usurio. Note que o enunciado da questo mostra-se integralmente baseado no extrato da IN n 205/1988 (SEDAP), transcrito na acima.
26

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

A assertiva est correta. 21. (CESPE / STM / 2011) No processo de fornecimento por presso, a entrega de material ao usurio ocorre mediante tabelas de proviso, previamente estabelecidas pelo setor competente, nas pocas fixadas, independentemente de qualquer solicitao posterior do usurio. Mais uma vez, faz-se uma abordagem quase literal da IN n 205/1988 (SEDAP), vista acima. Em se tratando do tpico Distribuio de Materiais, mostra-se essencial estarmos familiarizados com os conceitos de fornecimento por presso e por requisio. A afirmativa est certa. A distribuio de materiais, por envolver o deslocamento fsico dos bens (dos almoxarifados at o seu consumidor), est intimamente relacionada ao tpico movimentao e transporte de materiais.

Para Gonalves (2007), h uma estreita relao entre os equipamentos de movimentao e os de armazenagem dos materiais. Segundo este autor, os equipamentos de movimentao devem ser escolhidos dentro de um planejamento global que envolve as caractersticas dos materiais, suas formas de acondicionamento e embalagens e o fluxo geral dos materiais no almoxarifado. Conseguir harmonizar estas variveis implica a reduo de custos operacionais e o aumento da produtividade. Com relao movimentao de materiais, devem-se perseguir os seguintes objetivos: obter um fluxo eficiente de materiais nos almoxarifados; utilizar critrios ergonmicos, visando a evitar fadiga e leses dos colaboradores. A eficincia do sistema de movimentao de materiais condicionada observncia de algumas regras bsicas, denominadas leis da movimentao de materiais, listadas a seguir.
27

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

LEIS DE MOVIMENTAO DE MATERIAIS LEI Flexibilidade DESCRIO Empregar equipamentos que possam ser utilizados na movimentao de vrios tipos de cargas. Evitar a manipulao dos materiais ao longo do ciclo de processamento e utilizar o transporte mecnico ou automatizado sempre que possvel.

Manipulao mnima

Mxima utilizao Maximizar o aproveitamento do espao cbico do espao disponvel. disponvel Mxima utilizao Maximizar a utilizao dos dos diversificando seu emprego. equipamentos equipamentos,

Mxima utilizao Aproveitar da gravidade, sempre que possvel, da gravidade para a movimentao dos materiais (menores custos). Menor custo total Mnima distncia Obedincia do fluxo das operaes Padronizao Selecionar equipamentos ponderando custos totais e tempo de vida til. Reduzir as distncias na movimentao, eliminando trajetos em ziguezague. Adotar as trajetrias de movimentao de materiais de modo a facilitar o fluxo produtivo.

Utilizar equipamentos padronizados (facilitando a manuteno e o intercmbio de sobressalentes) Promover a segurana dos colaboradores e reduzir sua fadiga.
28

Segurana e satisfao
Fonte: GONALVES, 2007.

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

A escolha dos equipamentos que constituiro o sistema de movimentao interno de materiais deve se dar com base no critrio custo versus benefcio. Vejamos alguns dos principais dispositivos empregados neste sistema:

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAO INTERNA DE MATERIAIS Empilhadeira Equipamento cujo emprego principal o transporte de mercadorias em paletes, otimizando, assim, o uso do espao vertical em almoxarifados. H vrios tipos (eltricas, manuais, a combusto etc.) e modelos (frontais, laterais, trilaterais etc.). Necessita de operador especializado.

Talha Equipamento baseado no uso de polias em srie, indicado para o deslocamento de cargas pesadas (motores, por exemplo). Pode ser manual, eltrica ou pneumtica.

Ponte / Prtico Rolante

Constitui-se de uma ou mais vigas que correm sobre trilhos, sendo capaz de transportar cargas com pesos muito significativos. Dentre as vantagens deste equipamento, destaca-se a nointerferncia com o trabalho a nvel do solo, visto que sua ocupao fsica no concorre com outros equipamentos ou com trabalhadores que situam-se no piso. Desta forma, similarmente aos guindastes, indicado para uso em reas com restrio de espao.

29

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAO INTERNA DE MATERIAIS Elevador So empregados na movimentao de cargas entre nveis (andares) distintos. Ocupam menos espao do que outros equipamentos, mas carecem, geralmente, de rgida manuteno preventiva e de cuidados na operao. Carrinho de carga De uso extremamente comum em almoxarifados, utilizado para movimentao de cargas a curtas distncias, inclusive na formao de lotes para a distribuio aos clientes internos. prtico, de baixo custo e no carece de mo de obra especializada. H carrinhos que transportam de 50 at 600 kg.

22. (CESPE / IFB / 2011) Pontes rolantes e guindastes so equipamentos de manuseio para reas restritas. Justamente por no concorrerem diretamente com o espao ocupado por equipamentos ou por trabalhadores que se localizam no nvel do piso, os equipamentos relacionados no enunciado realmente tm sua utilizao indicada para reas restritas. A assertiva, portanto, est certa.

30

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

23. (FCC / METR SP / 2008) Na maioria dos casos, o recebimento e disponibilizao dos produtos no almoxarifado dependem de transporte e movimentao, que so possveis pelo uso de equipamentos, tais como: a) carros-prtico, carrinhos-de-mo, macacos eletromecnicos, patins mecnicos. b) tratores, p carregadeiras, esteiras rolantes, tirolesas. c) correias transportadoras, moto-scrapers, triciclos, talhas. d) guindastes, automveis, plataformas estacionrias, caixas. e) empilhadeiras, talhas, pontes rolantes, elevadores. A alternativa E a que mais se adequa aos equipamentos utilizados na movimentao de materiais em um almoxarifado, conforme visto anteriormente. Em termos da distribuio fsica (ou externa), Viana (2000) enumera as principais modalidades de transporte das cargas, conforme sintetizado no quadro a seguir: PRINCIPAIS MODALIDADES DE TRANSPORTE MODALIDADE APLICAO Destinado a cargas que demandam tempo relativamente rpido de entrega. No Brasil, esta modalidade , de longe, a mais empregada. Rodovirio destinado a pequenas e mdias distncias, apresentando boa relao custo X benefcio. A estrutura para a distribuio rodoviria composta pela malha de rodovias e pela disponibilidade de veculos. Sua caracterstica principal o atendimento a longas distncias, comportando cargas de grande volume. Apresenta um ndice menor de acidentes,
31

Ferrovirio

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

PRINCIPAIS MODALIDADES DE TRANSPORTE MODALIDADE APLICAO furtos e roubos, rodovirio. se comparado com o

A estrutura de distribuio ferroviria compese da malha ferroviria, de vages e locomotivas. Demanda o maior custo fixo operacional, entre todos os modais de transporte. Muito voltado a transporte de cargas entre continentes, sendo que o tempo de entrega no um fator preponderante. o modal mais utilizado no comrcio Hidrovirio / martimo internacional, mediante o emprego de navios mercantes (cargueiros). A estrutura de distribuio, neste caso, formada por navios de carga e pela estrutura porturia das localidades envolvidas. Voltado ao transporte de carga no qual o tempo de entrega um fator primordial. ideal para pequenos volumes, com alto valor agregado e com urgncia de entrega. Aerovirio A desvantagem fica por conta do maior custo e da menor capacidade de carga. A estrutura aeroviria formada por aeronaves de transporte de carga, bem como por aeroportos. um dos meios mais econmicos de transporte de cargas, muito voltado a grandes volumes de leos, gs natural e derivados. Ex: oleodutos, gasodutos etc. A estrutura dutoviria composta por canos /
32

Dutovirio

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

PRINCIPAIS MODALIDADES DE TRANSPORTE MODALIDADE APLICAO tubos cilndricos ocos desenvolvidos conforme normas internacionais de segurana. Uma vez feita a instalao dos dutos, o custo operacional extremamente baixo.

O transporte intermodal (ou multimodal, segundo a Associao Nacional de Transportes Terrestres ANTT) aquele que utiliza mais de uma modalidade de transporte. A exportao de produtos em contineres, por exemplo, usualmente feito pelas modalidades martima e rodoviria. Na realidade, o transporte intermodal no propriamente uma nova modalidade de transporte, mas sim uma combinao das anteriores.

24. (CESPE / IFB / 2011) So cinco os modais de transporte de carga: areo, rodovirio, ferrovirio, aquavirio e intermodal. Primeiramente, conforme nos esclarece a ANTT1, os termos modo, modal e modalidade de transporte possuem o mesmo significado, ok? A questo apresente uma pegadinha do CESPE. Como vimos, o transporte intermodal no uma nova modalidade de transporte de carga, mas sim uma combinao das demais. Alm disso, a questo peca por no listar o transporte dutovirio, um dos cinco modais hoje considerados pela ANTT. A questo est errada.

Endereo: http://www.antt.gov.br/faq/multimodal.asp

33

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

25. (CESPE / CAPES / 2012) No transporte dutovirio, aps a construo dos dutos, o custo operacional varivel baixo, pois a mo de obra intensiva desnecessria. Apenas para reforar o que vimos em nosso quadro sobre os modais de transporte. A questo est certa. 26. (CESPE / CAPES / 2012) O custo fixo do transporte areo superior ao custo dos transportes ferrovirio, aquavirio e dutovirio. Como vimos, o custo fixo do transporte ferrovirio sobrepuja ao das outras modalidades de transporte. A assertiva est errada. 27. (CESPE / ANATEL / 2012 - adaptada) O modal de transporte denominado dutovirio possibilita o transporte de lquidos, gases e gros. Os dutos recebem as seguintes nomenclaturas, a depender do material transportado: Lquidos (em geral so derivados de petrleo) oleodutos; Gases (em geral, trata-se de gs natural) gasodutos; Gros granodutos. A questo est certa. 28. (CESPE / Cmara dos Deputados / 2012) O transporte ferrovirio, embora eficiente no consumo de combustvel, demanda custos fixos elevados em relao ferrovia. No transporte ferrovirio, os custos fixos so elevados, em especial devido ao arrendamento da ferrovia. J os custos variveis (combustvel etc.) so menos significativos. A questo est correta.
34

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Bom, ficaremos por aqui nesta quinta aula. Na prxima semana, teremos nossa ltima aula, no que diz respeito ao esudo de contedos inditos. Veremos as principais caractersticas inerentes Gesto Patrimonial. Forte abrao e bons estudos!

35

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

QUESTES APRESENTADAS NESTA AULA

1. (UFAL / COPEVE UFAL / 2011) Almoxarifado o local destinado a guardar e conservar materiais, em recinto adequado sua natureza, tendo a funo de destinar espaos onde permanecer cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localizao, equipamentos e disposio interna acondicionados poltica geral de estoques da organizao. Espera-se que o almoxarifado seja capaz de: a) servir como depsito genrico de itens aleatrios. b) assegurar que o material necessrio seja adquirido assim que seu estoque chegue ao nvel zero. c) preservar a qualidade e as quantidades exatas. d) promover divergncias de inventrio. e) possuir instalaes adequadas sem a necessidade de recursos de movimentao.

2. (FCC / METR SP / 2008) O setor que se encarrega do suprimento de materiais a todas as unidades de uma empresa o almoxarifado. Assim, correto afirmar que as atividades bsicas de um almoxarifado so: a) especificao, solicitao, conferncia e controle de aplicao dos materiais na produo. b) compra, guarda, manuteno e conservao de material. c) levantamento, compra, armazenamento e venda de produtos. d) recebimento, guarda, controle e entrega de material. e) prospeco de clientes, compra de material, guarda e logstica de produo de itens.

3. (CESPE / SESA ES / 2011) No recebimento de materiais, a conferncia consiste no batimento entre a nota fiscal e o pedido de compra.

36

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

4. (CESPE / CNPQ / 2011) O controle do recebimento do objeto contratado realizado durante o recebimento provisrio, produzindo o efeito de liberar o vendedor do nus da prova de qualquer defeito ou impropriedade que venha a ser verificada na coisa comprada. 5. (FCC / METR SP / 2010) A atividade de recebimento caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques fsico e contbil, compreendendo quatro fases, que so: a) solicitao de compra, especificao, entrega e armazenamento b) entrada de materiais, conferncia quantitativa, conferncia qualitativa e regularizao. c) relacionamento de itens, cotao, quadro de apurao e remessa. d) especificao, cotao, compra e conferncia e) remessa, verificao, conferncia e disposio no depsito

6. (CESPE / Cmara dos Deputados / 2012) A conferncia por acusao, tambm conhecida por contagem cega, no possibilita a verificao, preconizada na conferncia quantitativa, da correspondncia entre a quantidade de objetos declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida. 7. (CESPE / Cmara dos Deputados / 2012) A armazenagem por frequncia o critrio mais indicado para se obter o aproveitamento mais eficiente do espao. 8. (CESPE / ABIN / 2010) A paletizao impede a utilizao do espao areo do almoxarifado.

9. (CESPE / MPU / 2010) No que se refere armazenagem de recursos materiais, o uso de prateleiras adequado estocagem de materiais de dimenses variadas.
37

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

10. (FCC / METR SP / 2008) As unidades de estocagem so utilizadas para o acondicionamento dos materiais no depsito. Os dispositivos que funcionam como equipamentos de armazenagem nos almoxarifados so: a) baldes, sacolas, engradados, big-bags b) caixas plsticas, caambas, esteiras transportadoras, gavetas c) caixotes, armrios, sacos plsticos, estiradores metlicos d) pastas arquivo, armrio de ao, bandejas, banquetas e) armaes, estrados do tipo pallets, engradados, contenedores 11. (CESPE / INCA / 2010) Se o gestor de material de determinado rgo identificar a entrada de uma carga unitizada composta por resma de papel de formato A4, correto afirmar que esse rgo recebeu apenas uma unidade de resma de papel A4. 12. (CESPE / IFB / 2011) A carga unitria a embalagem que contm diretamente o produto. 13. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) Considere um determinado material que deve ser estocado em paletes. Considere ainda que cada palete pode conter, no mximo, 50 caixas desse material, que o estoque mximo de 5.000 caixas e que o empilhamento mximo de 3 paletes. Nessa situao, sero necessrias, no mnimo, 34 posies de paletes para o armazenamento do material em apreo. 14. (CESGRANRIO / PETROBRS / 2011) Na determinao do layout interno de armazns e para determinar a melhor localizao dos produtos, so usados diversos mtodos e critrios. A respeito dos objetivos do planejamento da localizao dos estoques e seus mtodos e critrios, afirma-se que:
38

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

a) o objetivo do planejamento da localizao dos estoques maximizar as distncias percorridas dentro do armazm. b) o critrio de compatibilidade restringe a localizao de produtos de acordo com o tamanho que possuam. c) o critrio de complementaridade restringe a localizao de produtos com base na frequncia de solicitao conjunta. d) a aplicao de um critrio isolado suficiente para minimizar o custo total de manuseio. e) um dos objetivos da armazenagem aumentar o tempo unitrio de manuseio, reduzindo o custo total de armazenagem.

15. (CESPE / MPU / 2010) Os equipamentos e instrumentos utilizados na movimentao de materiais em estoques independem da estrutura fsica e do leiaute da unidade. 16. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) Considere que a largura dos corredores de um almoxarifado determinada pelo equipamento utilizado para manuseio e que os corredores realmente permitem a fcil movimentao dos itens, por meio de empilhadeiras. Nessa situao, correto afirmar que os corredores principais e os utilizados para embarque permitem o trnsito de duas empilhadeiras ao mesmo tempo. 17. (CESPE / TJ ES / 2011) O endereamento imprescindvel tanto ao sistema de estocagem fixa quanto ao sistema de estocagem livre. 18. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) No sistema de estocagem livre, no existe local fixo de armazenagem, com exceo de materiais que requerem estocagem especial. Nesse sistema, os materiais vo ocupar os espaos vazios dentro do depsito. 19. (CESPE / SEAD FUNESA SE / 2008) A utilizao cbica e a acessibilidade a cada um dos itens so fatores que devem ser considerados no planejamento da rea fsica do estoque.

39

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

20. (CESPE / INCA / 2010) Os fornecimentos por presso e o por requisio so os dois tipos de processos de fornecimento de material para suprir a demanda das unidades de um rgo ou entidade da administrao pblica brasileira. O fornecimento por presso refere-se ao processo de entrega de material para o usurio com base nas tabelas de proviso previamente estabelecidas pelo setor competente, enquanto o fornecimento por requisio refere-se ao processo de entrega do material formalmente requisitado ao usurio. 21. (CESPE / STM / 2011) No processo de fornecimento por presso, a entrega de material ao usurio ocorre mediante tabelas de proviso, previamente estabelecidas pelo setor competente, nas pocas fixadas, independentemente de qualquer solicitao posterior do usurio. 22. (CESPE / IFB / 2011) Pontes rolantes e guindastes so equipamentos de manuseio para reas restritas. 23. (FCC / METR SP / 2008) Na maioria dos casos, o recebimento e disponibilizao dos produtos no almoxarifado dependem de transporte e movimentao, que so possveis pelo uso de equipamentos, tais como: a) carros-prtico, carrinhos-de-mo, macacos eletromecnicos, patins mecnicos. b) tratores, p carregadeiras, esteiras rolantes, tirolesas. c) correias transportadoras, moto-scrapers, triciclos, talhas. d) guindastes, automveis, plataformas estacionrias, caixas. e) empilhadeiras, talhas, pontes rolantes, elevadores.

24. (CESPE / IFB / 2011) So cinco os modais de transporte de carga: areo, rodovirio, ferrovirio, aquavirio e intermodal. 25. (CESPE / CAPES / 2012) No transporte dutovirio, aps a construo dos dutos, o custo operacional varivel baixo, pois a mo de obra intensiva desnecessria.

40

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

26. (CESPE / CAPES / 2012) O custo fixo do transporte areo superior ao custo dos transportes ferrovirio, aquavirio e dutovirio. 27. (CESPE / ANATEL / 2012 - adaptada) O modal de transporte denominado dutovirio possibilita o transporte de lquidos, gases e gros. 28. (CESPE / Cmara dos Deputados / 2012) O transporte ferrovirio, embora eficiente no consumo de combustvel, demanda custos fixos elevados em relao ferrovia.

41

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

GABARITO

1- C 3- E 5- B 7- E 9- C 11- E 13- C 15- E 17- C 19- C 21- C 23- E 25- C 27- C

2- D 4- E 6- C 8- E 10- E 12- E 14- C 16- C 18- C 20- C 22- C 24- E 26- E 28- C

Sucesso!

42

NOES DE ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS TCNICO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO PROFESSOR RENATO FENILI

Referncias GONALVES, P. S. Administrao de Materiais, 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. FENILI, R. R. Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais: Abordagem Completa. So Paulo: Ed. Mtodo, 2011. MUTHER, R. Planejamento do layout. Sistema SLP. So Paulo: Ed. Edgard Blcher, 1978. VIANA, J. J. Administrao de Materiais: um enfoque prtico. So Paulo: Atlas, 2000.

43

Вам также может понравиться