Вы находитесь на странице: 1из 108

Carta Magna da Competitividade

Relatrio da Competitividade 2012

Relatrio da Competitividade 2012

NDICE
Carta Magna da Competitividade

Viso Estratgica .......................................................................................................... pg. 3 Grandes Objectivos e Princpios Orientadores ............................................................ pg. 4 Novas Estratgias Empresariais ............................................................................. pg. 5 Polticas Pblicas ............................................................................................... pg. 6

Relatrio da Competitividade 2011

Introduo pg. 8 Anlise Sumria........................................................................................................... pg. 9 Carteira de Indicadores Input .................................................................................................................... pg. 27 Output ................................................................................................................ pg. 75 Indicadores de Enquadramento Macroeconmico.................................. pg. 84

Benchmarking dos Indicadores 2003-2011 . pg. 89

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

Carta Magna da Competitividade

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

VISO ESTRATGICA

Fazer de Portugal, nos prximos dez anos, um dos dez pases mais desenvolvidos e atractivos da Unio Europeia.

Em 2008, passados cinco anos sobre a apresentao da Carta Magna da Competitividade, foi necessrio proceder-se a uma reflexo de fundo, que designmos por opes estratgicas e projectos estruturantes para um crescimento sustentado . Tornou-se evidente que a viso estratgica contida na Carta Magna s possvel ser atingida se o desgnio europeu for integrado num desgnio maior, o do euro-atlantismo. Os oceanos, o espao e o centralismo atlntico, geogrfico e logstico de Portugal, oferecem novas potencialidades inteligncia e capacidade empreendedora dos portugueses.

A fachada atlntica da Europa, associando Portugal e a Galiza so mais-valias de grande relevncia nesta estratgia. O novo modelo de desenvolvimento impe um forte investimento no reforo e enriquecimento da carteira de actividades, produtos e servios transaccionveis com os quais Portugal se expe perante a globalizao.

Em suma

Exige-se um forte empenho da sociedade portuguesa na economia do conhecimento, baseado num crescimento sustentado, na qualidade e na inovao e orientado para aumentos significativos da produo de bens e servios transaccionveis.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

Grandes Objectivos e Princpios Orientadores

Novas Estratgias Empresariais Polticas Pblicas

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

NOVAS ESTRATGIAS EMPRESARIAIS 1. Melhorar a relao de troca da economia portuguesa com o exterior, atravs da valorizao dos recursos humanos, da pedagogia da responsabilidade, da ambio de excelncia nas empresas e do relacionamento com parceiros e mercados exigentes. 2. O acesso excelncia e competitividade empresariais compreende no fazer hoje aquilo que as empresas europeias fizeram h vinte ou trinta anos, mas fazer aquilo que as empresas europeias ainda no fizeram. 3. Transformar atrasos e constrangimentos histricos em oportunidades para a competitividade, antecipando as inovaes e as mudanas mais rapidamente do que os concorrentes, atravs da anlise das necessidades das pessoas e dos movimentos das sociedades. 4. A internacionalizao, como condio para a competitividade das empresas, compreende o crescimento exponencial dos fluxos comerciais entre Portugal e o exterior e depende da capacidade de orquestrar as maiores oportunidades e os melhores recursos, estejam onde estiverem. 5. determinante subir na cadeia de valor, atravs da integrao de competncias, prprias ou alheias, em produtos finais, desejveis nos mercados externos, com a melhor relao entre o investimento e o valor acrescentado por recurso a empresas, portuguesas e estrangeiras, integradoras das capacidades nacionais. 6. A competitividade das empresas depender, cada vez mais, da qualidade dos seus produtos, crescentemente mais individualizados, com forte componente de servio, entregues em pequenas quantidades, ou at individualmente, com grande rapidez, nos mercados mais exigentes. 7. O sucesso comercial e o reconhecimento internacional das empresas, dos produtos e das marcas, o resultado natural da forte diferenciao e da elevada percepo do valor dos produtos e do servio correspondente; o controle de canais de distribuio pode ser uma vantagem importante neste processo de afirmao de marcas e produtos nacionais. 8. 9. Passar da fase de processo/produo para a fase da engenharia do produto/concepo. Focalizar a atraco de IDE em empresas de mdia dimenso, ainda no presentes na Europa, e em particular, na Pennsula Ibrica, detentoras de novos produtos, tecnologias, servios ou mercados que, preferencialmente, aproveitem a capacidade nacional instalada. 10. Ultrapassar a fase de arquiplago que caracteriza a actuao das empresas no seu relacionamento e desenvolver verdadeiras redes de partilha de informao e de capacidades entre empresas e entre estas e outros parceiros (universidades, centros de investigao e tecnologia, etc.).

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

POLTICAS PBLICAS 1. Adaptar os sistemas de educao e de formao s exigncias da sociedade do conhecimento; desenvolver um sistema de formao profissional contnua (life learning) tendente ao reforo da produtividade do trabalho, da competitividade das empresas e da melhoria real das remuneraes dos trabalhadores incluindo a partilha dos benefcios alcanados. 2. Consolidar as despesas pblicas; reduzir a carga fiscal e para fiscal sobre as empresas, favorecendo a sua capitalizao; canalizar o investimento pblico para projectos com valor acrescentado indiscutvel. 3. Apoiar financeiramente projectos que se enquadrem nas novas estratgias empresariais e na produo de bens culturais; minimizar as falhas de mercado no financiamento de "start-ups", de activos intangveis e de reestruturao de empresas. Majorar os apoios concedidos sempre que os projectos tambm contribuam para uma distribuio de actividade empresarial regionalmente mais equilibrada. 4. Melhorar o enquadramento legislativo, eliminando a regulamentao desnecessria; simplificar os processos administrativos e generalizar regras de auditoria de boas prticas dos servios da Administrao Central, Regional e Local. 5. Melhorar o funcionamento do sistema da Justia com o objectivo de assegurar na prtica e em tempo til o cumprimento dos contratos e a segurana da vida econmica. 6. Melhorar a flexibilidade do mercado de trabalho, relativamente aos padres dos nossos principais concorrentes no mbito comercial e de IDE; promover o esprito empresarial e a promoo da excelncia no meio laboral. 7. Implementar uma poltica de tratamento dos resduos industriais e, de um modo geral, adoptar uma posio realista (no maximalista) na definio dos objectivos das polticas ambientais, considerando, conjuntamente, os efeitos ambientais, econmicos e sociais. 8. Criar condies para o acrscimo do investimento privado no processo de inovao e para o desenvolvimento de projectos originais com parceiros internacionais exigentes; reforar a cooperao e a coordenao entre empresas e instituies pblicas de investigao tecnolgica. 9. Assegurar uma concorrncia efectiva a nvel Nacional e, em particular, nos mercados da energia e das telecomunicaes; promover a disponibilidade generalizada do acesso Internet em banda larga a preos competitivos; dotar o pas de infraestruturas de transportes que contribuam para uma maior centralidade. 10. Garantir a sustentabilidade do sistema de Segurana Social, reduzindo os encargos suportados pelos empregadores; melhorar a eficincia do sistema e erradicar situaes de fraude e abuso.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

Relatrio da Competitividade 2012

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

INTRODUO
O Relatrio da Competitividade de 2012 actualiza pela nona vez a Carteira de Indicadores, que integrou a Carta Magna da Competitividade, apresentada publicamente pela Associao Industrial Portuguesa em Julho de 2003. O objectivo principal monitorizar a evoluo dos indicadores em Portugal e a sua comparao com os relativos a 15 economias europeias. A metodologia usada na constituio da carteira de indicadores, baseada em indicadores de input e de output, mantm-se. Os indicadores de input respeitam a factores de competitividade, que de uma forma mais ou menos directa, num dado horizonte temporal, podem gerar contributos significativos para a evoluo da competitividade, ou seja, factores que de algum modo possam ser policy drivers para a melhoria da competitividade. Os indicadores de output referem-se a resultados em termos de criao de riqueza e emprego. As economias que servem de comparao mantm-se desde o incio deste exerccio: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grcia, Finlndia, Frana, Irlanda, Itlia, Pases Baixos, Portugal e Reino Unido e novos Estados-membro da UE: Eslovquia, Eslovnia, Hungria, Polnia e Repblica Checa. No seu conjunto analisam-se indicadores relativos a 16 das 27 economias da UE e 10 das 17 que constituem actualmente a rea Euro. Quando possvel so referenciados dados para os EUA e Coreia. A carteira de indicadores tem mantido uma composio estvel. No entanto, ao longo destes 9 anos incluram-se alguns novos indicadores, seja por substituio de algum indicador que no seja possvel actualizar, ou pelo interesse do prprio indicador. Para estes novos indicadores considerada a srie possvel dos valores do indicador. A anlise que se segue baseia-se, essencialmente, na informao utilizada na elaborao dos indicadores. Refere-se de forma sinttica evoluo verificada em Portugal, enquadrada com a registada nas outras economias consideradas para efeitos de comparao. O Relatrio da Competitividade inclui, desde 2011, um benchmarking dos indicadores. O valor de cada indicador comparado com a mdia da UE e refere-se o seu posicionamento relativo no conjunto das 16 economias.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

ANLISE SUMRIA INDICADORES DE INPUT


CUSTOS LABORAIS
Os custos unitrios do trabalho, que relacionam a variao do total das remuneraes por trabalhador e a produtividade aparente do trabalho, so um indicador importante na competitividade / preo dos bens e servios e ganha importncia acrescida em economias integradas numa Unio Monetria, como o caso da portuguesa. Em 2011, segundo dados do Banco de Portugal, a variao dos custos unitrios do trabalho foi de -0.6% (-1.4% em 2010). Na variao dos custos unitrios do trabalho para o total da economia, em 2011, a evoluo Pblicas significativa. salarial teve No nas uma sector Administraes importncia
5 4
3,8 3,5 1,3 0,9 0,6 1,1 0,9 -0,7 -1,4 -0,6 3,1

Custos Unitrios Nominais do Trabalho - Total da Economia


Variao Anual (%) 4,2

3
2 1

0
-1 -2 2006
Fonte: Banco de Portugal

2007

2008
Diferencial

2009
Portugal

2010
rea Euro

2011

privado (total da economia sem Administraes Pblicas), a variao dos custos unitrios do trabalho em 2011 foi, de acordo com o Banco de Portugal, de +1.1% (-1.6% em 2010). Na rea Euro a variao dos custos unitrios do trabalho foi, em 2011, de +0.9% (-0.7% em 2010). O diferencial entre a variao dos custos unitrios do trabalho em Portugal e na rea Euro foi de -1.5 p.p. em 2011 (-0.7 p.p. em 2010). A evoluo dos custos unitrios do trabalho no perodo 2008-2011 foi significativamente diferente nos anos de 2008 e 2009 e em 2010 e 2011. Em 2008 e 2009, as variaes dos custos unitrios do trabalho foram elevadas em Portugal (variao mdia de 3.3%) e na generalidade dos restantes pases do benchmarking. Nestes dois anos a variao mdia s foi inferior a 3% na Irlanda (1.2%) e na Repblica Checa (2.8%). A mdia destes dois anos foi de 4.2% na UE e de 4% na rea Euro. Nos anos de 2010 e 2011 a variao dos custos unitrios do trabalho foi bastante mais baixa, tendo mesmo em alguns pases sido negativa como, por exemplo, na Irlanda (mdia anual de -4.9%), Espanha (-1.7%), Portugal (-1.1%) e Grcia (-1.0%). A variao mdia nestes dois anos na UE foi de 0.3% e na rea Euro de 0.1%.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

FISCALIDADE
A fiscalidade, nomeadamente no contexto da globalizao dos mercados e da crescente mobilidade dos factores de produo, influencia a competitividade das economias. Para alm dos efeitos que gera na actividade econmica, a fiscalidade e a sua eficincia econmica so factores importantes na alocao, captao e afastamento de recursos. Em 2010, o montante de receitas fiscais (incluindo contribuies para a Segurana Social) atingiu um valor correspondente a 31.5% do PIB (+0.5 p.p. que em 2009). A carga fiscal em Portugal inferior mdia (aritmtica) das cargas fiscais na UE (35.6%) e da rea Euro (36.4%). A carga fiscal em Portugal tem um valor prximo dos registados na Grcia (31.0%), Polnia (31.8%) e Espanha (31.9%). A Dinamarca (47.6%), a Sucia (45.8%) e a Blgica (43.9%) tm as cargas fiscais mais elevadas da UE. A Irlanda (28.2%), a Eslovquia (28.1%), a Bulgria (27.4%), a Letnia (27.3%), a Romnia (27.2%) e a Litunia (27.1%) registaram em 2010 os valores mais baixos. De acordo com dados do INE para 2011, a carga fiscal em Portugal aumentou neste ano 1.7 p.p. para 33.2%. A carga fiscal mdia da UE (-0.2 p.p.) e da rea Euro (-0.1 p.p.) mantiveram-se em 2010 praticamente iguais s registadas no ano anterior. Ao nvel dos pases verificaram-se em 2010 situaes diferenciadas, com aumentos em vrios pases, sendo os mais significativos em Espanha (+1.2 p.p.) e Reino Unido (+0.8 p.p.), e redues em outros, sendo os mais significativos na Hungria (-2.4 p.p.), Litunia (-2.1 p.p.), Bulgria (-1.6 p.p.), Estnia (-1.5 p.p.) e Alemanha (-1.1 p.p.). Na UE existem grandes diferenas entre as cargas fiscais dos diversos pases, registando-se a mais elevada na Dinamarca (47.6%) e a mais baixa na Litunia (27.1%). A UE, em comparao com os EUA, Japo e outros pases no europeus da OCDE tm uma carga fiscal elevada. Nos nove pases no europeus da OCDE, a carga fiscal varia entre os 32.4% em Israel e os 18.8% no Mxico, havendo apenas trs pases, Israel, Nova Zelndia e Canad com cargas fiscais acima dos 30%. Em Portugal, as receitas dos impostos sobre o rendimento das empresas, em 2010, situaram-se em 2.8% em relao ao PIB (2.9% em 2009), valor prximo dos da mdia da rea Euro (3.0%) e da UE (2.7%). No conjunto dos 16 pases do benchmarking, o valor de Portugal o 4 mais elevado a seguir Repblica Checa (3.4%), Reino Unido (3.1%) e Itlia (3.0%). Os impostos sobre o rendimento das empresas representaram em 2010, cerca de 9.0% do total das receitas fiscais (-0.2 p.p. que em 2009). Este valor o quarto mais alto no conjunto dos 16 pases, a seguir Repblica Checa (10.0%), Eslovquia (9.6%) e Irlanda (9.1%).
2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Fonte: INE

Portugal - Carga fiscal (impostos e contribuies sociais em % do PIB)

32,8 32,2 31,4 30,9 30,5 31,7 31,4

32,8 31,5 31,0

33,2

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

10

Relatrio da Competitividade 2012

Em 2012, em Portugal, a taxa mxima do imposto sobre o rendimento das empresas de 31.5%. A uma taxa geral de 25% acresce a derrama municipal at um mximo de 1.5% do lucro tributvel e a derrama estadual com uma taxa adicional de 3% sobre parte do lucro tributvel entre 1.5 e 10 milhes de euros e de 5% sobre o lucro tributvel superior a 10 milhes de euros. Em relao a 2011, a taxa mxima aumenta 2.5 p.p.. A taxa reduzida de 12.5% sobre a matria colectvel at 12.500 euros deixou de ser aplicada. Na UE, em 2012, relativamente s taxas mximas do imposto sobre o rendimento das empresas, apenas se registam quatro
34,4 33,0 31,8 30,4 31,9 30,7 29,3 28,3 27 25,5 25,3 24,5 24,0 23,9
23,7

Taxa nominal de imposto sobre o rendimento das empresas

alteraes. Duas no sentido da subida, Portugal (+2.5 p.p.) e Frana (+1.7 p.p.) e duas descidas, Reino Unido (-2.0 p.p.) e Finlndia (-1.5 p.p.). As diferenas entre as taxas mximas do imposto das sobre o so rendimento empresas
29,6 28,1 27,7 26,8 26,3 26,2 26,2 25,9 26,1

23,4

23,5

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012
Fonte: Eurostat

AE 17

UE 27

significativas. No conjunto dos 16 pases do benchmarking, estas taxas variam, em 2012, entre um mximo de 36.1% em Frana e no mnimo de 12.5% na Irlanda. Portugal tem a segunda taxa mais alta neste conjunto de pases. Na Unio Europeia a taxa mais alta a de Frana (36.1%) e a mais baixa verifica-se no Chipre (10%). A mdia das taxas na UE em 2012 de 23.5% e na rea Euro de 26.1%, valores praticamente iguais aos de 2011. A comparao entre as taxas de imposto sobre o rendimento das empresas vigentes em cada Estadomembro deve ser objecto de alguma cautela, dado que existem vrios aspectos a considerar como, por exemplo, a definio de matria colectvel, a existncia de taxas mais baixas em determinadas situaes especficas, o tratamento diferenciado dos rendimentos distribudos e no distribudos que influenciam a taxa efectiva paga pelas empresas. Em Portugal, as receitas de impostos ambientais corresponderam em 2010 a 2.5% do PIB e a 7.9% do total das receitas fiscais. Estes valores so prximos dos valores mdios registados na UE. Entre os pases considerados na anlise, os valores situam-se entre um mximo de 4% nos Pases Baixos e Dinamarca e um mnimo de 1.6% em Espanha, em percentagem do PIB e, entre um mximo de 10.3% nos Pases Baixos e o mnimo de 4.2% em Frana, em percentagem do total das receitas fiscais. As taxas implcitas de tributao em Portugal em 2010 situaram-se em 17.4% no caso do consumo, 23.4% no trabalho e 30.7% no capital. No contexto dos 16 pases de comparao, as taxas implcitas sobre o consumo e o trabalho esto abaixo da mdia. No caso das taxas implcitas sobre o capital, o valor registado em Portugal em 2010 era relativamente elevado e superior mdia da rea Euro.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

11

Relatrio da Competitividade 2012

EDUCAO E FORMAO
A qualificao dos recursos humanos em termos de educao formal considerada como um indicador do stock do capital humano das economias, ou seja, das skills existentes na populao. Nas economias desenvolvidas considera-se o ensino secundrio como requisito mnimo de entrada no mercado do emprego. Este nvel de qualificao fundamental para o acesso a processos de aprendizagem ao longo da vida e de aces de formao profissional. O ensino secundrio tem vindo a tornar-se a regra como grau de escolaridade mnima, sobretudo entre as faixas etrias mais jovens. Portugal tem estruturalmente uma situao muito vulnervel em matria de qualificaes dos seus recursos humanos. Em 2010, apenas 32% da populao com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos tinham pelo menos o ensino secundrio. A Espanha (53%), Itlia (55%) e a Grcia (65%) so os pases com valores mais prximos e, juntamente com Portugal, os que no conjunto dos 16 pases em anlise registam neste indicador valores inferiores a 70%. Nos grupos etrios mais jovens, a situao menos negativa. Cerca de 52% da populao do grupo etrio 25-34 anos completou pelo menos o ensino secundrio (65% em Espanha; 71% em Itlia). Entre 2004 e 2010 o peso relativo da populao com idades entre os 25 e os 64 anos com pelo menos o ensino secundrio aumentou 7 p.p., sendo o crescimento no grupo etrio 25-34, no mesmo perodo, de +12 p.p.. Em 2011, apenas 64.4% dos jovens com idades entre os 20 e 24 anos tinham completado pelo menos o ensino secundrio. Este valor
53,4 47,9
43,2

Portugal - Jovens que concluram pelo menos o ensino secundrio (% da populao no escalo 20-24 anos)
64,4 58,7 54,3 55,5

representa uma evoluo positiva nos ltimos anos (39.3% em 1998; 49.0% em 2005). No entanto, o segundo mais baixo entre o conjunto dos pases em anlise. De salientar que 10 destes pases registaram valores superiores a 80%.
44,4 44,4

49,6

49,0

49,6

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
Fonte: Eurostat

Tal como acontece na maioria dos pases europeus, o peso dos jovens no escalo etrio 20-24 anos, com pelo menos o ensino secundrio, superior nas mulheres (+13.0 p.p.) do que nos homens. O elevado abandono escolar precoce continua a condicionar significativamente a necessria melhoria dos nveis de qualificao da populao portuguesa. Em 2011, cerca de 23.2% dos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos abandonaram o sistema de ensino ou de formao sem completarem a escolaridade mnima obrigatria.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

12

Relatrio da Competitividade 2012

Neste domnio tem-se verificado uma evoluo positiva nos ltimos anos (a taxa de abandono escolar era de 45% em 2002, 39% em 2006 e 29% em 2010), mas o valor actual ainda muito elevado. No conjunto dos 16 pases considerados, s a Espanha tem um valor superior (26.5%) e no conjunto da UE apenas Malta (33.5%) regista valores superiores a Portugal. O valor mdio da taxa de abandono escolar na UE era, em 2011, de 13.5%. A UE tem como objectivo para 2020 uma mdia de 10% no abandono escolar, meta que tambm foi avanada por Portugal. De salientar que em 2011, sete dos 16 pases considerados registaram taxas de abandono escolar inferiores a 10%. A Espanha e a Itlia tm como metas para 2020 taxas de abandono escolar de 15%. A taxa de participao no sistema de ensino dos jovens portugueses com idades entre os 16 e 18 anos de idade tem crescido nos ltimos anos. Em 2010, a taxa de participao dos jovens com 16 anos era de 100%, mais 4 p.p. que a mdia da UE. Aos 17 anos esta participao desce para 91%, valor ligeiramente acima mdia da UE. Mas, nos jovens com 18 anos a taxa de participao inferior mdia da UE em 3 p.p. e semelhante registada em Itlia, Frana e Espanha. A aprendizagem ao longo da vida, seja na vertente de melhoria das competncias profissionais, seja na melhoria efectiva dos nveis de escolaridade da populao activa, tem em Portugal uma importncia acrescida. Dada a situao existente em matria de qualificao dos recursos humanos em 2011, cerca de 12% da populao activa entre os 25 e os 64 anos participou em aces de formao. um valor superior mdia da UE (9%) e que compara bem com os valores registados nos pases em anlise. Entre estes de salientar os elevados valores verificados na Dinamarca (32%) e na Finlndia (24%). O ensino superior proporciona a obteno de maiores nveis de qualificao e o desenvolvimento de competncias profissionais mais elevadas. Adicionalmente, competncias especficas em reas ligadas cincia e tecnologia assumem especial relevncia, na medida em que so uma fonte importante na inovao, instrumento cada vez mais importante para o crescimento nas economias baseadas no conhecimento. Em Portugal, a situao no ensino superior em termos relativos melhor do que ao nvel do ensino secundrio. Em 2011, cerca de 31% da populao do escalo etrio 20-29 anos frequentava o ensino superior. Este valor igual ao valor da mdia e da mediana da UE. De salientar os elevados valores na Grcia (47.5%), com uma evoluo significativa nos ltimos 10 anos (29% em 2001), da Finlndia (45%) e da Eslovnia (42%).
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 13
2006
Fonte: Eurostat
39,1

Portugal - Abandono escolar precoce (% da populao no escalo etrio 18-24 anos)


36,9 35,4 31,2 28,7 23,2

2007

2008

2009

2010

2011

Relatrio da Competitividade 2012

Cerca de 26% da populao portuguesa com idades entre os 30 e 34 anos tinha em 2011 o ensino superior. Tem-se registado uma evoluo positiva neste indicador, com o peso relativo da populao com o ensino superior no escalo etrio 30-34 anos a aumentar de 15% em 2003, para 20% em 2007 e 26% em 2011. No entanto, a diferena em relao mdia da UE, que era de 10 p.p. em 2003, reduziu-se em
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
Fonte: Eurostat
13,0 14,9 16,5 17,7

Portugal - Diplomados do Ensino Superior (% da populao no escalo 30-34 anos)


26,1

18,4

19,8

21,6

23,5 21,1

apenas 1 p.p. em 2011. No conjunto dos 16 pases considerados para efeitos de comparao, sete registavam valores superiores a 40%. A Irlanda (49%), Finlndia (46%) e Reino Unido (46%) registavam os valores mais elevados. Em 2010, o nmero de novos licenciados em cincia e tecnologia por mil habitantes, no escalo etrio 20-29 anos foi de 14.4%, valor superior mdia da UE (12.5%) mas inferior mediana entre os pases considerados na anlise. Em Portugal, as despesas pblicas em educao representaram, em 2009, 11.6% do total das despesas pblicas e correspondiam a 5.8% do PIB. Estes valores so superiores mdia da UE (10.8% e 5.4%, respetivamente) e ligeiramente superiores ao valor da mediana.

AMBIENTE E ENERGIA
Os preos de energia so uma varivel estratgica na competitividade das economias, quer pelo seu impacto directo na estrutura de custos das empresas, quer pelas suas repercursses na actividade econmica em geral. Mltiplos so os factores que influenciam os preos da energia, tendo nos ltimos anos ganho relevncia os impactos das polticas que visam responder problemtica das alteraes climticas, bem como dinmica de crescimento das economias emergentes. Os preos de energia em anlise respeitam aos preos mdios, sem impostos, do gs e da electricidade para consumidores industriais. Especificamente, analisam-se os preos para consumos anuais de electricidade entre 20 e 500 MWh (pequenos consumidores) e entre 2000 e 20000 MWh (grandes consumidores) e os preos para consumos anuais de gs entre 10 mil e 100 mil gigajoules. Em Portugal, o preo do gs para os consumidores industriais, no 1 semestre de 2012, foi de 11.1/GJ, superior ao preo mdio da Unio Europeia, e comparativamente aos preos praticados nos principais parceiros comerciais de Portugal, superior aos de Itlia, Frana, Espanha e Reino Unido e apenas inferior ao registado na Alemanha. Face ao 1 semestre de 2011, os preos de gs registaram aumentos em todos os pases da Unio Europeia, excepto na Irlanda. Nos pases em anlise os
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 14

Relatrio da Competitividade 2012

aumentos mais significativos registaram-se na Hungria (+65.8%), Eslovnia (+32.3%), Itlia (+28.4%) e Reino Unido (+27.4%). Em Portugal, o aumento verificado foi de +18.2%. Este aumento foi de 37% considerando impostos e taxas (essencialmente IVA). O preo mdio da electricidade, sem impostos, para os pequenos consumidores industriais em Portugal foi de 102.1 /MWh no 1 semestre de 2012, inferior ao valor mdio na Unio Europeia. Comparativamente ao preo de electricidade nos principais parceiros comerciais, o preo em Portugal foi inferior aos registados em Espanha, Itlia, Reino Unido e Alemanha e superior ao de Frana. Face ao 1 semestre de 2011, verifica-se um aumento no preo de +11.0%. Nos principais parceiros comerciais, registaram-se aumentos no Reino Unido (+13.3%), em Espanha (+10.3%) e Itlia (+3.2%). Em Frana (-2.0%) e na Alemanha (-0.7%) os preos de electricidade reduziram-se. Considerando o preo com taxas e impostos o aumento em Portugal foi de 25%. Para os grandes consumidores industriais, o preo mdio de electricidade, sem impostos, foi de 99.1/MWh em Portugal no 1 semestre de 2012. O preo praticado foi superior ao preo mdio na Unio Europeia e, comparativamente aos preos registados nos principais parceiros comerciais de Portugal, inferior aos de Itlia e superior aos de Espanha, Alemanha e Frana. Face ao 1 semestre de 2011, os preos de electricidade para os grandes consumidores industriais registaram, em mdia, um aumento de +17.8% em Portugal e, nos seus principais parceiros comerciais, aumentos de +7.8% em Frana, +10.7% em Espanha, +15.7% no Reino Unido e de +19.3% em Itlia. Na Alemanha registou-se uma ligeira reduo (-0.6%). Considerando os preos com taxas e impostos, o aumento dos preos em Portugal no 1 semestre de 2012, relativamente ao semestre homlogo de 2011, foi de 36%. A persistncia de nveis elevados de crescimento econmico em economias emergentes, com o consequente aumento do consumo de energia, bem como a necessidade de dar resposta a compromissos internacionais de natureza ambiental, nomeadamente s metas exigentes estabelecidas pela Unio Europeia para 2020, ao nvel da reduo do consumo de energia primria e das emisses de gases com efeitos de estufa, reforam a importncia da energia como varivel estratgica na competitividade das economias.
Portugal - Intensidade energtica (Kgep / 1000 )
177,6 164,2 164,0 157,4 160,3 154,5

A intensidade energtica, assume por isso, a par dos preos de energia, uma importncia significativa na competitividade das economias. Em Portugal, o consumo de energia por unidade produzida reduziu-se em 2010 (-3.6%), ainda assim um valor ligeiramente superior mdia da Unio Europeia. A sua posio relativa no conjunto das economias objecto de comparao, que

2005
Fonte: Eurostat

2006

2007

2008

2009

2010

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

15

Relatrio da Competitividade 2012

se mantinha estvel desde 2003, melhorou em 2010. No conjunto da Unio Europeia, o nvel de intensidade energtica, contrariamente ao verificado nos ltimos anos, aumentou em 2010 (+1.2%). O mix energtico de cada uma das economias tem vindo a ganhar relevncia na avaliao da competitividade, pela sua interface com as crescentes exigncias de natureza ambiental e tambm por razes de segurana energtica. As economias da Unio Europeia apresentam mix energticos muito distintos, reflectindo, naturalmente, os recursos endgenos disponveis e as opes de poltica energtica tomadas. Existem pases da Unio Europeia sem energia nuclear ou em que esta fonte predominante, como o caso da Frana, outros em que os combustveis slidos so a principal fonte de energia (Polnia, Repblica Checa), ou o gs natural nos Pases Baixos e Reino Unido. Em mdia, em 2010, o consumo de energia na Unio Europeia apresentava a seguinte estrutura: 35% em petrleo e produtos petrolferos, 25% de gs natural, 16% de combustveis slidos, 13% em energia nuclear e 10% em renovveis. Portugal apresenta uma estrutura de consumo de energia com preponderncia do petrleo e produtos petrolferos, sendo de assinalar no entanto, que o consumo desta fonte de energia tem vindo a diminuir nos ltimos anos (de 58.8% em 2005 para 50.8% em 2010). A reduo do peso relativo desta fonte de energia positiva, nomeadamente, pelos seus efeitos na balana de pagamentos. De referir, que o nvel de dependncia energtica em Portugal (75% em 2010), embora tenha vindo a reduzir-se nos ltimos anos, continua elevado no contexto comunitrio. O peso relativo do consumo de energia proveniente de fontes renovveis em Portugal tem vindo a aumentar, de 12.7% em 2005 para 22.5% em 2010, tendo Portugal uma posio favorvel neste domnio (cerca de 13 pontos percentuais acima da mdia da UE). Apenas a Finlndia (24.5%) e a Dinamarca (20.2%) registavam valores idnticos, entre os pases considerados. Especificamente, no que respeita electricidade de origem renovvel
28,2 28,9

Electricidade de origem renovvel % do consumo bruto de electricidade


41,2

verifica-se em Portugal, nos ltimos anos, um aumento do seu peso relativo no consumo bruto de electricidade em Portugal, atingindo 41.2% em 2010, o 3 valor mais elevado da Unio Europeia, a seguir ustria (65.5%) e Sucia (56%) e o 1 entre os pases benchmarking. Na
Fonte: Eurostat
14,7

38,2 30,0 32,7 34,6

14,1

15,2

15,9

16,7

18,8

19,6

2004

2005

2006 UE

2007

2008

2009 Portugal

2010

Unio Europeia, em mdia, o peso da electricidade de origem renovvel no consumo bruto de electricidade foi de 19.6% em 2010, com a componente hdrica a representar 53% do total e a elica 24%. Em Portugal estas fontes representaram, respectivamente, 51% e 36%.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

16

Relatrio da Competitividade 2012

O reforo da energia proveniente de fontes renovveis uma das reas de interesse estratgico da UE e, na sequncia da Directiva 2009/28/CE relativa promoo da utilizao de energia proveniente de fontes renovveis, os Estados-membro tm de dar resposta a metas vinculativas, exigentes, a atingir em 2020, neste domnio. Ainda na interface das questes da competividade com o ambiente e energia cumpre atender ao objectivo de descarbonizao da economia. Neste domnio, os pases da Unio Europeia tm nos ltimos anos prosseguido esforos de reduo do nvel de emisses de gases com efeito de estufa, embora em 2010, o nvel de emisses tenha sofrido um ligeiro acrscimo face ao ano anterior, reflectindo em parte a recuperao econmica verificada em vrias economias da UE. Em 2010, o nvel de reduo das emisses na UE 15 foi inferior em -11% ao verificado em 1990, reduo que se situa para alm do acordado no mbito do Protocolo de Quioto (-8.0% no perodo 2008-2012). De referir que o esforo de reduo assumido pela Unio Europeia para 2020 de 20% em relao aos nveis de 1990. Em Portugal, a reduo do nvel de emisses de GEE prosseguiu em 2010, com um decrscimo de -5.1% em relao ao ano anterior. Comparativamente a 1990, as emisses cresceram +17.4%, valor j inferior meta de Quioto estabelecida para Portugal (+27%).

INVESTIMENTO
O investimento empresarial ao contribuir para o aumento e melhoria da capacidade produtiva tem um papel importante decisivo no crescimento econmico e na competitividade das economias. A crise econmica e financeira teve repercusses significativas no investimento. Em 2009, todas as economias do benchmarking registaram uma reduo dos montantes da formao bruta do capital fixo do sector privado, tendo na UE, o investimento privado diminudo 17%. Em 2010, registou-se alguma recuperao com um aumento na UE de 2%, embora um nmero significativo de pases continuasse a registar queda do investimento privado. Em 2011, o investimento privado a preos correntes aumentou cerca de 5% no conjunto da UE. Entre os pases considerados na anlise, a Alemanha (8.6%), a Frana (7.4%) e a Polnia (6.9%) registaram os crescimentos do investimento privado mais elevados. Na Grcia (-17.0%), a Irlanda (-7.7%) e Portugal (-4.8%) verificaram-se as redues mais significativas. Em Portugal, a formao bruta de capital fixo (FBCF) total registou variaes negativas em 2009 (-10.4%), 2010 (-2.3%) e 2011 (-9.7%).

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

17

Relatrio da Competitividade 2012

O peso relativo da FBCF do sector privado (empresas e famlias) no PIB volta a reduzirse em 2011, atingindo 14.8%, valor prximo da mdia da UE (16.1%). A formao bruta de capital fixo do sector privado teve redues de -15.1% em 2009, -6.9% em 2010 e -4.8% em 2011.
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
21,5

Portugal - FBCF do sector privado em % do PIB


19,7

19,4

19,4

19,5

19,5

19,5 16,9 15,3

14,8

O rcio FBCF do sector privado e o PIB que

Fonte: Eurostat

entre 2004 e 2008 se manteve na casa dos 19.5%, reduziu-se para 16.9% em 2009, 15.3% em 2010 e 14.8% em 2011. Neste ltimo ano, a FBCF do sector privado representava cerca de 83% do total da FBCF em Portugal. Os fluxos de investimento directo estrangeiro diminuram no perodo 2008-2010 na generalidade das economias, verificando-se alguma recuperao em 2011. Relativamente ao investimento directo do estrangeiro em Portugal verificou-se em 2011 um valor correspondente a 4.4% do PIB, que o valor mais elevado desde 2006. No perodo 2007-2011, o investimento directo estrangeiro em Portugal representou em mdia cerca de 2.0% do PIB, abaixo da mdia da UE, e no conjunto dos 16 pases do benchmarking, abaixo do valor da mediana (2.4%). De salientar no perodo 2007-2011 os valores registados na Irlanda (7.8%), Pases Baixos (4.1%), Reino Unido (3.7%) e Polnia (3.6%). Os fluxos de investimento directo de Portugal no exterior registaram em 2011 um valor bastante superior ao dos anos anteriores atingindo um valor correspondente a 5.3% do PIB, valor mais elevado que o do investimento directo do exterior em Portugal. No perodo 2007-2011 a mdia anual do investimento directo a Portugal no exterior situou-se em 1.2% em relao ao PIB. Este valor, em comparao com os registados nas economias que fazem parte do benchmarking baixo, sendo igual ao registado na Polnia e apenas superior aos valores da Repblica Checa (0.9%), Grcia (0.8%) e Eslovquia (0.8%). De notar que o montante dos fluxos de investimento directo de Portugal no exterior neste perodo significativamente influenciado por uma operao de desinvestimento de elevado montante registado em 2010, ano em que o investimento no exterior foi negativo (-3.3% do PIB). De referir que no perodo 2007-2011, os valores mais elevados do rcio outflows/PIB entre os pases objecto de comparao registaram-se na Irlanda (7.3%), Pases Baixos (6.1%) e Reino Unido (5.5%), precisamente os trs pases com valores mais elevados no rcio inflows/PIB. Em 2011 o stock de investimento directo do exterior em Portugal atingiu um valor equivalente a 49.3% do PIB (+0.9 p.p. que em 2010). O stock do investimento directo de Portugal no exterior atingiu em 2011 um valor equivalente a 30.7% (+1.8 p.p. que em 2010). Em termos comparativos com as restantes economias objecto de comparao, relativamente ao stock, em relao ao PIB, Portugal ocupa uma posio intermdia, tendo o 7 valor mais elevado no stock de investimento directo do exterior e o 9 valor mais alto no investimento directo no exterior. A Irlanda e os Pases Baixos tm
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 18

Relatrio da Competitividade 2012

simultaneamente os rcios stock/PIB mais elevados no investimento directo do estrangeiro e do investimento directo no exterior. Na Irlanda, Pases Baixos, Reino Unido, Dinamarca, Frana, Finlndia, Espanha, Alemanha, Itlia e Grcia o stock de investimento no exterior superior ao do investimento do exterior.

INOVAO E I&D; SOCIEDADE DA INFORMAO


O capital humano, a investigao e desenvolvimento, as tecnologias de informao e comunicao ou factores imateriais como a marca, qualidade, criatividade, design ou o know-how especfico das empresas, so factores importantes na competitivdade das economias. Estes elementos so centrais inovao, entendida como novos produtos, servios, processos, procedimentos organizacionais ou mtodos de acesso aos mercados, sejam eles uma novidade em absoluto, ou apenas novos para a empresa ou para o mercado a que se destinam. Avaliar a capacidade de inovao de uma economia reveste-se de particular dificuldade. Para alm da prpria abrangncia do conceito, muitos dos seus aspectos relevantes so eminentemente qualitativos e, em consequncia, mais difceis de medir e quantificar. A Comisso Europeia tem procedido desde 2001 avaliao e comparao do desempenho dos Estados-membro da UE (e de alguns outros pases) no domnio da inovao, utilizando para o efeito um ndice sinttico de inovao desenvolvido no mbito do European Innovation Scoreboard. Em 2010, esta iniciativa foi substituda pelo Innovation Union Scoreboard, tendo em vista a monitorizao da estratgia Europa 2020 Unio da Inovao. No Innovation Union Scoreboard 2011, que avalia o desempenho no perodo 2008-2010, Portugal ocupa a 16 posio na UE com um score idntico ao da Espanha, Itlia e Repblica Checa. Portugal integra o grupo dos pases considerados moderadamente inovadores. A Sucia, Dinamarca, Alemanha e Finlndia so considerados os leaders da inovao. De notar que a carteira de indicadores deste Relatrio inclui 8 dos 24 indicadores que so usados no Innovation Union Scoreboard. As despesas em nos investigao que ltimos e
Portugal - Despesas em I&D, em % do PIB
1,6 1,5 1,2 1,6

desenvolvimento positivamente

evoluram anos,

registaram em 2010 um valor equivalente a 1.6% do PIB, igual ao registado em 2009. Portugal ficou prximo da meta fixada para 2010 (1.8% do PIB). As empresas executam cerca de 45% destas despesas e as
2007
Fonte: Eurostat

2008*

2009

2010
* quebra de srie

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

19

Relatrio da Competitividade 2012

entidades do ensino superior cerca de 37%. As instituies privadas sem fins lucrativos executam 10% das despesas, cabendo os restantes 7% ao Estado. A mdia da UE foi em 2010 de 2.0%, valor igual ao de 2009. Tambm ao nvel da UE no foi atingida a meta de 3.0% em 2010, dado que a maioria dos pases tambm no atingiu as suas metas. No conjunto dos pases em anlise, so de salientar os valores da Finlndia (3.9%) e da Dinamarca (3.1%), pases que juntamente com a Sucia (3.4%) so os que j ultrapassaram os 3%. As despesas de I&D financiadas pelas empresas em Portugal, que tiveram um crescimento elevado nos anos recentes, corresponderam em 2010, a 44% do total das despesas de I&D, valor tambm igual ao verificado em 2009. Neste indicador ser de salientar os elevados valores registados na Finlndia (66%), Alemanha (66%), Dinamarca (61%) e Eslovnia (58%). Em 2011, entidades residentes em Portugal, pediram o registo de 77 patentes no Instituto Europeu de Patentes (7.2 patentes por milho de habitantes). Este nmero da mesma ordem de grandeza dos registados nos ltimos anos, com excepo de 2009, em que o nmero de pedidos de registo de patentes foi de 112. Em termos de patentes nacionais, em 2011, foi pedido o registo de 772 patentes. O pedido de registo de patentes nacionais tem aumentado nos ltimos anos. Os pedidos de registo de patentes nacionais em 2008, 2009 e 2010 foi de respectivamente 514, 723 e 654. Em termos comparativos com os pases considerados, o nmero de pedidos de patentes por milho de habitantes em Portugal baixo, sendo apenas superior ao da Grcia e da Polnia. Verifica-se uma grande concentrao nos pedidos de patentes europeias. A Alemanha (41%) e a Frana (15%), representaram em 2011 mais de metade dos pedidos de registo de patentes no Instituto Europeu de Patentes. De salientar ainda, os relativamente elevados pedidos de registo de patentes dos Pases Baixos (9% do total dos pedidos de patentes em 2011), da Sucia (6%), da Dinamarca (3%) e Finlndia (2%), que juntamente com a Alemanha tm os maiores valores de pedidos registado de patentes por milho de habitantes. Em 2011, o nmero de marcas registadas no Instituto de Harmonizao do Mercado Interno (IHMI), agncia os comunitria europeus responsvel por pelo
Portugal - Marcas Comunitrias registadas
(por milho de habitantes)
93,4 72,9 51,4 102,8 80,9

registo de marcas com validade em todos pases entidades residentes em Portugal, foi de 81 marcas por milho de habitantes. Este valor menor do que o registado em 2010 (103) e 2009 (93), interrompendo-se uma fase de crescimento significativo entre 2007 e 2010.
2007
Fonte: IHMI

2008

2009

2010

2011

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

20

Relatrio da Competitividade 2012

Em comparao com os restantes pases em anlise, o nmero de marcas registadas em 2011 por residentes em Portugal relativamente baixo, bastante abaixo da mdia da UE (133). Com excepo da Repblica Checa e da Hungria, que registaram crescimentos ligeiros, o registo de marcas em 2011 diminuiu em todos os pases, tendo a mdia da UE em 2010 diminudo 13 p.p.. Os Pases Baixos (220), a Alemanha (214) e a Dinamarca (212) foram os pases com maior nmero de marcas registadas por milho de habitantes em 2011. Os pedidos de registo de designs
Portugal - Designs Comunitrios registados
(por milho de habitantes)
105,6

comunitrios registados por parte de residentes em Portugal, em 2011, foi de 67


75,3

81,7

por milho de habitantes, valor inferior aos registados em 2008, 2009 e 2010. Em comparao com os pases do benchmarking, o valor de Portugal, em 2011 situou-se prximo da mediana, mas bastante aqum de design por milho de habitantes.

66,8
55,9

2007
Fonte: IHMI

2008

2009

2010

2011

da mdia da UE (101). A Dinamarca e a Alemanha tiveram em 2011, cerca de 200 pedidos de registo

A inovao envolve por vezes a realizao de investimentos com nveis de risco mais elevados que outros tipos de investimento empresarial, sendo por isso importante a captao de financiamentos adequados a muitos investimentos na rea da inovao. Neste contexto, o capital de risco, nomeadamente de semente e start-up afirma-se como forma de financiamento adequada neste domnio. No perodo 2008-2011, a participao do capital de risco em Portugal, no financiamento de start-up e na fase posterior representou em mdia anual cerca de 0.032% do PIB. A mdia anual na UE 15 no mesmo perodo foi de 0.037%. Em termos comparativos, o valor registado em Portugal ocupa uma posio intermdia a 6 em 14 economias relativamente s quais existem dados. O Reino Unido, a Dinamarca, a Finlndia e a Frana registam valores significativamente mais elevados no conjunto das economias consideradas na anlise. A participao do capital de risco em investimento de expanso, que pode ter tambm importncia na inovao, e de subsituio, correspondem em Portugal, no perodo 2008-2011, a 0.02% do PIB, em mdia anual. Este um valor baixo, no conjunto dos pases considerados na anlise. A mdia da UE foi de cerca de 0.06% do PIB/ano. No caso de Portugal, e ao contrrio do verificado nos outros pases, a participao do capital de risco foi mais significativa (77%) em investimentos de substituio. Portugal manteve um nvel elevado de despesas em tecnologias de informao e comunicao, com um valor, em 2010, equivalente a 6.4% do PIB (6.6% em 2009). No entanto, o posicionamento relativo diferente quando se consideram os dois segmentos das TIC, com Portugal a registar um valor
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 21

Relatrio da Competitividade 2012

elevado de despesas em telecomunicaes em percentagem do PIB (4.3%). Nas despesas em tecnologias de informao (2.1%), igual mediana. A mdia na UE foi de 2.8% nas despesas em telecomunicaes e de 2.5% nas despesas em tecnologias de informao. A taxa de penetrao da banda larga, em Portugal, medida pelo nmero de linhas de acesso fixo por 100 habitantes era, em Janeiro de 2012, de 22%, valor inferior mdia da UE (28%). um valor idntico ao da Grcia e Itlia (22%) e prximo do da Irlanda (24%). No conjunto dos pases benchmarking, a taxa de penetrao em Portugal apenas superior registada na Eslovquia (18%) e na Polnia (17%). Para alm da importncia do acesso Internet, via banda larga, ganha cada vez mais importncia a velocidade de acesso. Neste domnio de referir que em Portugal o peso relativo dos acessos Internet com velocidades superiores a 10 Mbps era o mais elevado entre os pases considerados (78%), e que nas linhas de velocidade rpida (30 Mbps) e ultra rpida (100 Mbps) o peso relativo em Portugal (14%) era dos mais elevados, a seguir aos Pases Baixos (21%), Eslovquia (17%) e Dinamarca (15%). Portugal regista uma elevada taxa de penetrao de banda larga por acesso mvel atravs de modems, cartes e equipamentos equivalentes (11%), valor que apenas inferior ao da Irlanda (13%), Dinamarca (16%) e Finlndia (53%). O acesso Internet em banda larga por parte das famlias, tem crescido nos ltimos anos, tendo o nmero de famlias com este acesso passado de 30% em 2007 para 60% em 2012. Este valor inferior mdia da UE (88%), e apesar do crescimento referido nos ltimos anos, a diferena entre o valor registado em Portugal e a mdia da UE tem-se mantido sem alteraes significativas. Relativamente s empresas, o acesso Internet atravs da banda larga atingiu os 86% nas pequenas empresas em 2012, valor ligeiramente inferior mdia da UE (88%). No caso das micro-empresas, o acesso Internet por banda larga menor (58%). Nas mdias e grandes empresas o acesso Internet por banda larga existe em
2006 2007 2008 2009* 2010 2011 Portugal 2012 UE 27
Fonte: Eurostat (*mudana de srie em 2009)

Portugal - % de Pequenas Empresas com acesso Internet em Banda Larga Fixa

79,0 75,0 70,0

80,0

82,0

85,0

88,0

74,0 62,0

79,0

80,0

82,0

81,0

86,0

praticamente na totalidade das empresas. De acordo com os dados do INE, nas banda larga fixa (87%) ou mvel (48%).

empresas portuguesas com mais de 10 trabalhadores, cerca de 91% tinham acesso Internet por

Em 2012, 17% das empresas portuguesas no financeiras com mais de 10 trabalhadores efectuaram compras online. Relativamente s vendas online, este valor de 14%. As compras e vendas online variam bastante com a dimenso das empresas. No caso das vendas, os respectivos valores so de 14% nas pequenas, 23% nas mdias e 34% nas empresas com mais de 250 trabalhadores. Relativamente compra, os valores eram relativamente semelhantes com 15%, 25% e 37%,
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 22

Relatrio da Competitividade 2012

respectivamente nas pequenas, mdias e grandes empresas. Em termos comparativos, os valores registados em Portugal so idnticos mdia da UE (16% nas compras; 14% nas vendas). No caso das compras online, os valores relativos Irlanda (55%) e Dinamarca (48%) eram os mais elevados. O peso relativo das empresas com vendas online, em que a disparidade de valores entre os vrios pases menor, mais significativo na Dinamarca (26%) e Repblica Checa (25%).

INDICADORES DE OUTPUT
Em Portugal, a variao do PIB em 2011 foi de -1.6% em volume, e -1.0% em preos correntes. Na UE, o PIB cresceu em volume 1.5% (2.1% em 2010) e 1.4% na rea Euro (2.0% em 2010). No decnio 2002-2011 a variao mdia anual do PIB situou-se em 0.3% em Portugal, e em +1.3% na UE. Neste
2007
* provisrio Fonte: Eurostat
-0,1 -1,6 0,0 2,1 2,4 1,9 1,9

Portugal - Variao em volume do PIB e PIB per capita

-1,7 -3,0 -2,9

2008

2009

2010

2011* PIB per capita PIB

perodo, comparativamente como os pases considerados na anlise, o crescimento do PIB em Portugal foi baixo, e apenas superior ao registado em Itlia. No perodo mais recente de 2008-2011, o PIB em Portugal registou uma variao mdia anual negativa de -0.7%. Na UE, neste perodo, a variao mdia anual do PIB foi marginalmente negativa. No
0,0 0,5 -2,6 -1,5 -1,5

Portugal - Criao de Emprego


Taxa de variao mdia anual

conjunto dos 16 pases considerados, o PIB no perodo de 2008-2011 regista variaes mdias anuais negativas em 10 pases e praticamente nulas em 2 outros. S na
2007
Fonte: Eurostat

2008

2009

2010

2011

Alemanha, Eslovquia, Polnia, Repblica Checa e Pases Baixos se verificaram, no perodo 20082011, crescimentos do PIB, ainda que inferiores aos registados entre 2002 e 2011. O PIB per capita, em paridades de poder de compra, correspondeu em 2011 a 77% da mdia da UE. No conjunto das 16 economias consideradas para efeitos de comparao apenas superior aos valores registados na Eslovquia (73%), Hungria (66%) e Polnia (64%). Os Pases Baixos (131%), a Irlanda (129%) e a Dinamarca (125%) so pases em que o PIB per capita em paridades do poder de compra atinge os valores mais elevados.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

23

Relatrio da Competitividade 2012

O emprego (populao empregada) em 2011 diminuiu -1.5%, em Portugal, variao igual registada em 2010. No decnio 2002-2011, a taxa mdia anual de variao do emprego foi de -0.5%. Portugal, juntamente com a Hungria (-0.5%), foram os dois pases que no conjunto dos 16 pases considerados na anlise registaram variaes negativas do emprego. No conjunto da UE e na rea Euro, a variao do emprego, em mdia anual, no perodo 2002-2011 foi de 0.5%, tendo os crescimentos mais significantes se ter registado em Espanha (+1.0%), Finlndia (+0.8%) e Eslovquia (+0.8%). No perodo 2008-2011, a variao mdia anual do emprego foi negativa na maioria dos pases com excepo da Polnia (+1.5%), Alemanha (+0.8%), Eslovquia (0.4%), Pases Baixos e Finlndia (+0.3%). Na UE e na rea Euro, a variao mdia anual foi de -0.3%. Em Portugal, a variao do emprego no perodo 2008-2011 foi de -1.3%, em mdia anual. A Irlanda (-3.9%, em mdia anual), a Espanha (-2.7%) e a Grcia (-2.0%) registaram os valores mais elevados em termos da variao negativa do emprego no perodo de 2008-2011. A taxa de emprego (rcio entre populao empregada com idades entre os 15 e os 64 anos e a populao total deste grupo etrio) situou-se em 2011 em 64.2%. Este valor idntico mdia da UE e em termos comparativos situa-se na mediana das taxas de emprego. Na UE existem diferenas
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011*
* quebra de srie
68,8 68,1 67,8 67,5 67,9 67,8

Portugal - Taxa de Emprego


(Emprego 15-64 anos em % da populao entre 15-64 anos)

68,2
66,3 65,6 64,2

significativas nas taxas de emprego, tendo, de um lado, pases com taxas de emprego

Fonte: Eurostat

superiores a 70%, como o caso entre os pases considerados dos Pases Baixos (75%), Dinamarca (73%) e Alemanha (73%) e, por outro, pases com taxas inferiores a 60%, como a Irlanda (59%), Espanha (58%), Itlia (57%), Hungria e Grcia (56%). De notar, que em 2011, se verifica uma quebra de srie em Portugal nos dados relativos taxa de emprego, pelo que a comparao com valores anteriores difcil. De qualquer modo ter-se- registado, em 2011, uma nova reduo da taxa de emprego em Portugal. Esta situao como a de muitos pases da UE, onde desde 2008 se verifica uma descida das taxas de emprego. Em 2011, a produtividade por pessoa empregada, medida em paridades de poder de compra correspondia, em 2011, a 76% da mdia da UE. No conjunto dos pases considerados, apenas a Repblica Checa (74%), a Hungria (71%) e a Polnia (69%) tm valores inferiores ao registado em Portugal. No perodo 2002-2011, a produtividade aparente do trabalho teve em Portugal um crescimento mdio anual de +0.8%. Este valor inferior mdia da UE (1.4%) e igual mdia da rea Euro. So de salientar os elevados crescimentos da produtividade neste perodo, na Eslovquia (3.9%), Polnia (2.9%), Repblica Checa (2.8%), Eslovnia (2.2%), Hungria (2.1%) e Irlanda (1.9%). No perodo mais recente 2008-2011, a variao da produtividade foi muito mais baixa, excepto na Polnia, Irlanda e Espanha. Em vrios pases, como por exemplo a Grcia (-2.0%), Finlndia (-0.9%) e
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 24

Relatrio da Competitividade 2012

Reino Unido (-0.5%) registou-se uma variao negativa ou praticamente nula (Alemanha e Itlia -0.1%). No perodo 2008-2011, a variao de produtividade em Portugal registou uma variao mdia anual de +0.5%, ligeiramente superior registada na UE (+0.4%) e rea Euro (+0.3%). A taxa de desemprego, em 2011, foi de 12.9%, superior em 3.2 p.p. mdia da UE e em +2.7 p.p. que a mdia da rea Euro. No conjunto das economias em anlise, a taxa de desemprego em Portugal a 5 mais elevada, a seguir Espanha (21.7%), Grcia (17.7%), Irlanda (14.7%) e Eslovquia (13.6%). Na maioria dos pases da Unio Europeia, as taxas aumentaram em 2009 e 2010. Em 2011, a mdia da taxa de desemprego na UE manteve-se igual registada em 2010.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

25

Relatrio da Competitividade 2012

Carteira de Indicadores

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

26

Relatrio da Competitividade 2012

Indicadores de Input

Custos Laborais Preos Fiscalidade Educao e Formao Sociedade da Informao Ambiente e Energia Investimento I&D e Inovao

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

27

Relatrio da Competitividade 2012

CUSTOS LABORAIS

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

28

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Custos Unitrios do Trabalho Total da Economia


Relao entre a remunerao por trabalhador (inclui encargos sociais do empregador) e a produtividade por trabalhador. No perodo 2008-2011 verifica-se uma diferena significativa na evoluo dos custos unitrios do trabalho, entre os anos 2008 e 2009 com crescimentos significativos destes custos e, nos anos 2010 e 2011, com variaes negativas na grande maioria dos pases em 2010, e variaes negativas ou relativamente baixas em 2011. Em Portugal, a variao dos custos unitrios do trabalho no perodo 2008-2011 (+1.1%) foi apenas superior registada em Espanha (+0.9%) e Irlanda (-1.9%). Em 2010-2011, a variao deste custo foi negativa (-1.1%), inferior registada na Irlanda (-4.9%), Espanha (-1.7%) e idntica da Grcia.

Custos Unitrios do Trabalho - Total da Economia 2008-2011 e 2010-2011


(variao mdia anual)

4
2

0 -2 -4
Reino Unido
Rep. Checa

-6
Eslovnia Frana
Eslovquia Alemanha Espanha Polnia Grcia

Dinamarca

Hungria

Irlanda

Finlndia

Pases Baixos

Portugal

2008-11

2010-11

Fonte: Comisso Europeia (Novembro 2012)

Objectivos
Variao dos custos unitrios do trabalho no total da economia inferior s verificadas nos principais parceiros comerciais. A evoluo da produtividade deve ser determinante na evoluo salarial.
29

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Coreia

Itlia

UE 27

AE 17

EUA

Relatrio da Competitividade 2012

PREOS

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

30

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Preos de Gs - Indstria


Preo de gs natural por gigajoule, em euros, sem impostos, para os consumidores industriais da categoria de consumo I3, a que corresponde um intervalo de consumo anual entre 10 mil e 100 mil GJ (equivalente ao intervalo 240 mil 2.4 milhes de m3). Em Portugal, o preo do gs natural para os consumidores industriais da categoria de consumo I3, no 1 semestre de 2012, foi de 11.1/GJ, superior ao valor mdio da Unio Europeia em 9.4%. Comparativamente aos preos praticados nos principais parceiros comerciais de Portugal, o preo do gs na categoria de consumo considerada, foi, neste semestre, superior ao de Itlia (+4.8%), Frana (+5.5%), Espanha (+10.6%) e Reino Unido (+34.5%) e apenas inferior face ao registado na Alemanha (-7.9%). Alm da Alemanha, s a Eslovnia e a Hungria, entre os pases considerados, tinham preos superiores aos de Portugal. Face ao semestre homlogo, os preos de gs no 1 semestre de 2012, nesta categoria de consumo, registaram aumentos em todos os pases da Unio Europeia, excepto na Irlanda. Nos pases em anlise os aumentos de preos, em euros, mais significativos registaram-se na Hungria (+65.8%), Eslovnia (+32.3%), Itlia (+28.4%) e Reino Unido (+27.4%). Em Portugal o aumento verificado foi de +18.2%. Este aumento foi de 37% considerando impostos e taxas (essencialmente IVA). Nesta situao tambm a Finlndia e a Dinamarca registavam preos mais elevados do que Portugal no 1 semestre.
Preos de Gs na Indstria 1 Semestre 2012
16,0 14,0 12,0 10,0 8,0 6,0
4,0

(euros/gigajoule)

2,0
Reino Unido

Pases Baixos

Rep. Checa

0,0
Alemanha Eslovnia
Espanha

Frana

Dinamarca

Eslovquia

Hungria

Polnia

Itlia

Irlanda

Portugal

Finlndia

Fonte: Eurostat (Novembro 2012)

Objectivos
Assegurar condies de efectiva concorrncia e preos do gs concorrenciais com os praticados nos mercados dos principais parceiros comerciais.

UE 27

AE 17

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

31

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Preos de Electricidade Indstria Pequenos Consumidores


Preo de electricidade por MWh, em euros, sem impostos, para os consumidores industriais da categoria de consumo IB, a que corresponde um intervalo de consumo anual entre 20 e 500 MWh. No 1 semestre de 2012, o preo mdio da electricidade, sem impostos, para os pequenos consumidores industriais (102.1 /MWh) foi inferior ao valor mdio da Unio Europeia em 10.4%. Comparativamente ao preo de electricidade nos principais parceiros comerciais, o preo em Portugal foi inferior aos registados em Espanha (-29.4%), Itlia (-25.4%), Reino Unido (-18.6%) e Alemanha (6.4%) e superior ao de Frana (+17.8%). Face ao 1 semestre de 2011, verifica-se um aumento de +11.0% nos preos de electricidade para os pequenos consumidores industriais em Portugal. Nos principais parceiros comerciais, registaram-se aumentos no Reino Unido (+13.3%), em Espanha (+10.3%) e Itlia (+3.2%). Em Frana (-2.0%) e na Alemanha (-0.7%) os preos de electricidade neste escalo de consumo reduziram-se. Considerando os preos com taxas e impostos o aumento em Portugal foi de 25%.

Preos de Electricidade - Indstria - Pequenos Consumidores 1 Semestre 2012


160 140

(euros/MWh)

120 100 80 60 40 20
Reino Unido

Rep. Checa

0
Frana Eslovquia Alemanha Espanha Grcia Irlanda Dinamarca Itlia Portugal Pases Baixos Finlndia

Eslovnia

Hungria

Polnia

Fonte: Eurostat (Novembro 2012)

Objectivos
Assegurar uma efectiva concorrncia e criar condies para que os preos de electricidade no penalizem a competitividade das empresas.

UE 27

AE 17

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

32

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Preos de Electricidade Indstria Grandes Consumidores


Preo de electricidade por MWh, em euros, sem impostos, para os consumidores industriais da categoria de consumo ID, a que corresponde um intervalo de consumo anual entre 2 000 e 20 000 MWh. Em Portugal, no 1 semestre de 2012, o preo mdio de electricidade, sem impostos, para os grandes consumidores industriais (99.1/MWh) foi superior ao registado, em mdia, na Unio Europeia. Comparativamente aos preos registados nos principais parceiros comerciais de Portugal, o preo da electricidade para os grandes consumidores industriais foi, neste semestre, inferior ao de Itlia (-17.5%) e superior aos de Espanha (+2.7%), Alemanha (+26.1%) e Frana (+41.0%). Os preos de electricidade para os grandes consumidores industriais em Portugal registaram, em mdia, um aumento de +17.8% face ao preo do 1 semestre de 2011. Nos principais parceiros comerciais de Portugal, os preos nesta categoria de consumo registaram aumentos em Frana (+7.8%), Espanha (+10.7%), Reino Unido (+15.7%) e em Itlia (+19.3%). Na Alemanha registou-se uma ligeira reduo (-0.6%). Considerando os preos com taxas e impostos, o aumento dos preos em Portugal no 1 semestre de 2012 relativamente ao semestre homlogo de 2011, foi de 36%.
Preos de Electricidade - Indstria - Grandes Consumidores 1 Semestre 2012
140

(euros/MWh)

120 100 80 60
40

20
Reino Unido

Rep. Checa

0
Frana Eslovquia Alemanha Espanha Grcia Irlanda Dinamarca Itlia Portugal Pases Baixos Finlndia

Eslovnia

Hungria

Polnia

Fonte: Eurostat (Novembro 2012)

Objectivos
Assegurar uma efectiva concorrncia e criar condies para que os preos de electricidade no penalizem a competitividade das empresas.

UE 27

AE 17

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

33

Relatrio da Competitividade 2012

FISCALIDADE

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

34

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Receitas Fiscais em percentagem do Produto Interno Bruto


Rcio entre o montante de receitas fiscais (incluindo contribuies para a segurana social) e o produto interno bruto, com base nos agregados das contas nacionais (ESA 95). Em Portugal, a carga fiscal em 2010 foi de 31.5% (+0.5 p.p. que em 2009), valor prximo dos de Espanha (31.9%), Polnia (31.8%) e Grcia (31.0%). Em 2010, a carga fiscal na Unio Europeia registou, em mdia, uma ligeira reduo de 35.8% para 35.6% e na rea Euro de 36.5% para 36.4%. As diferenas entre as cargas fiscais de cada um dos Estados-membro da Unio Europeia so significativas, com uma amplitude de 20.5 p.p., entre um mximo de 47.6% na Dinamarca e um mnimo de 27.1% na Litunia. Esta amplitude menos significativa na rea Euro (15.8 p.p.). Em termos comparativos na Unio Europeia a carga fiscal elevada (21 pases com valores superiores a 30%). Nos nove pases no europeus da OCDE a carga fiscal varia entre os 32.4% (Israel) e os 18.8% (Mxico), com apenas trs pases (Israel, Nova Zelndia e Canad) a registarem cargas fiscais superiores a 30%.
Receitas Fiscais 2010
50,0 40,0 30,0
20,0
(em % do PIB)

10,0 0,0
Reino Unido

Rep. Checa

Eslovnia

Espanha

Frana

Polnia

Pases Baixos

Dinamarca

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Grcia*

Itlia

Hungria

Irlanda

UE 27

Portugal

Fonte: Eurostat - Taxation trends in the European Union, Edition 2012 * Dados provisrios

Objectivos
Portugal, num contexto de uma efectiva consolidao oramental, de reformulao do papel do Estado e de reduo do peso das despesas pblicas, deve reduzir a carga fiscal sobre o trabalho e rendimento das empresas promovendo a competitividade da economia portuguesa e, em simultneo, simplificar e garantir a estabilidade do seu sistema fiscal.

AE 17

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

35

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxa Mxima Ajustada de Imposto sobre o Rendimento das Empresas


Taxa mxima incidente sobre o rendimento colectvel das empresas, estabelecida na legislao nacional respectiva. Inclui, quando aplicvel, sobretaxas e taxas locais incidentes sobre o rendimento das empresas. Em Portugal, incide sobre o rendimento colectvel das empresas de 2012, uma taxa geral de 25% a que acresce a derrama municipal correspondente at um mximo de 1.5% do lucro tributvel e a derrama estadual, que corresponde a uma taxa adicional de 3.0% sobre a parte do lucro tributvel entre 1.5 e 10 milhes de euros e de 5.0% sobre o lucro tributvel superior a 10 milhes de euros. A taxa mxima ajustada pode atingir 31.5%. Comparativamente s taxas aplicveis aos rendimentos das empresas de 2011, foi eliminada a taxa reduzida de 12.5% aplicvel matria colectvel at 12 500 euros e foi agravada a derrama estadual. No conjunto dos pases em anlise, a taxa mxima ajustada em Portugal, em 2012, a segunda mais alta a seguir da Frana (36.1%) e semelhante da Itlia (31.4%). Na UE, as taxas mximas de imposto sobre o rendimento das empresas mantiveram-se inalteradas para 2012, excepto em Frana e Portugal que aumentaram e no Reino Unido e Finlndia cujas taxas foram reduzidas. A disparidade de taxas entre pases da UE aumentou, com o valor mais alto a registar-se em Frana (36.1%) e o menos elevado em Chipre (10.0%) e na Bulgria (10.0%). A mdia das taxas mximas de imposto sobre o rendimento das empresas situou-se em 23.5% na UE e 26.1% na rea Euro. A anlise comparativa destas taxas deve ter em conta que reflectem parcialmente a taxa efectiva paga pelas empresas e, em alguns pases, existem mesmo taxas mais favorveis para situaes especficas.

Taxa Mxima Ajustada de Imposto sobre o Rendimento das Empresas 2012


40,0 30,0 20,0 10,0 0,0
Reino Unido Pases Baixos Rep. Checa
(%)

Eslovnia

Espanha

Frana

Dinamarca

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Hungria

Polnia

Grcia

Itlia

Irlanda

Portugal

Fonte: Eurostat - Taxation trends in the European Union, Edition 2012

OBJECTIVOS
Reduzir a taxa de IRC, tendo em conta, nomeadamente, as taxas equivalentes praticadas em pases concorrentes na captao de investimento estrangeiro.

UE 27

AE 17

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

36

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Receitas de Impostos sobre o Rendimento das Empresas


Receitas dos impostos sobre o rendimento das empresas em percentagem do produto interno bruto e do total das receitas fiscais (incluindo contribuies para a segurana social), com base nos agregados das contas nacionais (ESA 95). Em Portugal, o peso relativo dos impostos sobre o rendimento das empresas em 2010 foi de 2.8% em relao ao PIB e de 9.0% em relao ao total das receitas fiscais. Portugal foi o quinto pas com o maior rcio entre receitas de impostos sobre o rendimento das empresas e o PIB na rea Euro e o oitavo na Unio Europeia. Entre os pases do benchmarking, Portugal tem o 4 rcio mais elevado em ambos os indicadores. Na Unio Europeia, em 2010, os impostos sobre o rendimento das empresas representaram 2.7% do PIB e 7.7% do total das receitas fiscais. Na rea Euro estes valores so, respectivamente, 3.0% e 8.4%. O peso relativo dos impostos sobre o rendimento das empresas varia com significado entre os Estadosmembro da Unio Europeia, entre um mximo de 6.5% em Malta e um mnimo de 1.0% na Letnia e Litunia em relao ao PIB, e entre 19.6% em Malta e 3.5% na Hungria e Letnia, em percentagem das receitas fiscais.

Receitas de Impostos sobre o Rendimento das Empresas 2010


4,0
3,0
(%)

12,0 10,0 8,0

2,0 1,0

6,0 4,0 2,0

0,0
Rep. Checa Reino Unido Dinamarca Pases Baixos Eslovquia Alemanha

0,0
Eslovnia Espanha Polnia Frana Grcia Finlndia
Hungria

Itlia

Irlanda

Portugal

% do PIB (esquerda)

% do total das receitas fiscais (direita)

Fonte: Eurostat - Taxation trends in the European Union, Edition 2012

OBJECTIVOS
A tributao fiscal dever evoluir no sentido da reduo da carga fiscal sobre o rendimento das empresas de modo a contribuir para a melhoria da atractividade de Portugal em termos de investimento produtivo.

UE 27

AE 17

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

37

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Receitas de Impostos com relevncia ambiental


Receitas dos impostos com relevncia ambiental em percentagem do produto interno bruto. Os impostos com relevncia ambiental so impostos que incidem em bens e servios com potencial impacto negativo sobre o ambiente, nas reas da energia, transportes, poluio e recursos. Em Portugal, o montante de impostos com relevncia ambiental representou 2.5% do PIB em 2010, valor idntico ao da mdia da UE (2.6%). Entre os impostos com relevncia ambiental, 73% respeitam a energia e 27% aos transportes (sem fuel). Na UE, em 2010, o montante dos impostos com relevncia ambiental em percentagem do PIB, variou entre um mximo de 4.0% na Dinamarca e Pases Baixos e um mnimo de 1.6% em Espanha, sendo que na maioria dos Estados-membro da Unio Europeia o peso relativo destes impostos situa-se entre 2% e 3% do PIB. Nos ltimos anos, o peso relativo deste tipo de impostos no tem registado alteraes significativas.

Receitas de Impostos com Relevncia Ambiental 2010


4,0 3,0 2,0 1,0 0,0
Pases Baixos
(% do PIB)

Reino Unido

Rep. Checa

Alemanha

Dinamarca

Finlndia

Portugal

Eslovnia

Hungria

Irlanda

Itlia

Frana

Eslovquia

Grcia*

Espanha

Polnia

AE 17

Fonte: Eurostat - Taxation trends in the European Union, Edition 2012

* Dados provisrios

OBJECTIVOS
A tributao com relevncia ambiental no dever contribuir para o aumento da carga fiscal das empresas e deve ser encarada num contexto de eficincia econmica do sistema fiscal.

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

38

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxas Implcitas de Tributao no Consumo, Trabalho e Capital


Carga fiscal mdia efectiva sobre diferentes tipos de rendimento (trabalho e capital) ou actividades (consumo). Expressa-se pelo rcio das receitas fiscais sobre as respectivas bases fiscais, com base nos agregados das contas nacionais (ESA 95). Em Portugal, em 2010, a taxa de tributao implcita no consumo foi de 17.4%, no trabalho de 23.4% e no capital de 30.7%. No conjunto dos pases considerados na anlise, as taxas implcitas de tributao do consumo e do trabalho so relativamente baixas, sendo a taxa implcita de tributao do capital a 5 mais alta, a seguir Dinamarca, Frana, Reino Unido e Itlia. Na Unio Europeia, as taxas implcitas de tributao sobre o consumo, trabalho e capital apresentam diferenas com significado. Em 2010, as taxas implcitas sobre o trabalho variavam entre 42.6% (Itlia) e 21.7% (Malta), as taxas implcitas sobre o consumo entre 31.5% (Dinamarca) e 14.6% (Espanha) e as taxas implcitas sobre o capital, para os quais existem dados disponveis, entre 34.9% (Itlia e Sucia) e 6.8% (Litunia).

Taxas Implcitas de Tributao 2010


50,0 40,0 30,0
20,0
(%)

10,0 0,0
Pases Baixos Grcia Itlia Reino Unido*

Rep. Checa

Alemanha

Finlndia

Hungria

Irlanda

Eslovquia

Espanha*

Polnia

Frana

Dinamarca*

AE 17

Portugal

* 2009 (capital)

Trabalho

Consumo

Eslovnia

Capital

Fonte: Eurostat - Taxation trends in the European Union, Edition 2012

OBJECTIVOS
Em termos de competitividade num mundo globalizado, a tributao fiscal dever evoluir no sentido da reduo global da carga fiscal sobre os factores de produo, capital e trabalho.

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

39

Relatrio da Competitividade 2012

EDUCAO E FORMAO

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

40

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Populao que obteve pelo menos o ensino secundrio, por escales etrios
Relao entre a populao que obteve pelo menos o ensino secundrio, com idades entre os 25 e os 64 anos distribuda por escales etrios decenais, e a populao total do mesmo escalo etrio. Em Portugal, o peso relativo da populao com idades entre os 25 e 64 anos, com pelo menos o ensino secundrio, foi de 32% em 2010. Este valor o mais baixo da UE. Portugal, Espanha (53%), Itlia (55%) e Grcia (65%) so os pases da UE considerados na anlise com valores neste indicador inferiores a 70%. O valor deste indicador para Portugal de 52% no grupo etrio 25-34 anos e de 34% no grupo etrio 35-44 anos. Nos grupos etrios 45-54 anos e 55-65 anos os valores so de, respectivamente, 22% e 16%. No perodo 2004-2010, o valor deste indicador aumentou 7 p.p. (+12 p.p. no grupo etrio 25-34 anos).

Populao que obteve pelo menos o ensino secundrio, por escales etrios 2010
(em % da populao do mesmo escalo etrio) 100 80 60 40 20 0
Grcia Hungria
Dinamarca

Rep. Checa

Alemanha

Finlndia

Irlanda

Eslovnia

Coreia

Itlia

Pases Baixos

Portugal

Espanha

Reino Unido

25-34 Fonte: OCDE, Education at a Glance 2012 (Setembro 2012)

Eslovquia

35-44

Polnia

Frana

45-54

55-64

Objectivos
Desenvolver programas visando o aumento da percentagem da populao com o ensino secundrio visando uma aproximao aos pases mais desenvolvidos. fundamental combater de forma eficaz o abandono escolar precoce. Importar tambm desenvolver aces de formao especficas para os jovens que j esto fora do sistema de ensino e reforar de forma significativa as aces de formao e de aprendizagem ao longo da vida.
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 41

EUA

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Abandono Escolar Precoce


Relao entre a populao no escalo etrio 18-24 anos com no mais que o 3 ciclo do ensino bsico (9ano) que abandonou o sistema de ensino ou de formao, e a populao total do mesmo grupo etrio. Em 2011, a taxa de abandono escolar precoce em Portugal foi de 23.2% (18.1% nas mulheres; 28.2% nos homens). Este valor, apesar da melhoria significativa registada nos ltimos anos ainda bastante inferior mdia da UE (13.5%), e apenas inferior ao de Espanha (26.5%). Na UE, apenas Malta (33.5%), Espanha, Portugal, Itlia (18.2%) e Romnia (17.5%) registavam, em 2011, taxas de abandono escolar superiores a 15%, e nove pases registavam taxas abaixo dos 10% (meta para a mdia da UE e para Portugal na Estratgia Europa 2020). Em Portugal, o abandono escolar precoce uma situao grave, pois pe em causa a necessria melhoria dos nveis de qualificao escolar da populao adulta, nomeadamente ao nvel do ensino secundrio, e limita as possibilidades de mobilidade para empregos mais qualificados na vida activa.

Abandono Escolar Precoce 2011


30 25 20 15 10 5 0
Pases Baixos

(em % da populao no escalo etrio 18-24 anos)

Reino Unido

Rep. Checa

Alemanha

Grcia

Dinamarca

Portugal

Finlndia

Hungria

Irlanda

Itlia

Eslovquia

Eslovnia

Frana

Espanha

Polnia

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013)

Objectivos
Implementar medidas no sentido de reduzir significativamente a taxa de abandono escolar precoce visando o cumprimento da meta considerada no Plano Nacional de Reformas 2020, que a de atingir uma taxa de abandono escolar precoce de 15% em 2014. Neste mbito ser importante o desenvolvimento de aces que melhorem a qualidade do ensino, a atractividade da escola e uma adequada articulao entre os sistemas de educao e de formao, nomeadamente da formao profissional para jovens.
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 42

UE 27

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Participao no sistema de ensino da populao com 16, 17 e 18 anos


Relao entre a populao com 16, 17 e 18 anos que participa no sistema de ensino, e a populao total com a mesma idade. Em Portugal, a taxa de participao no sistema de ensino da populao com 16 anos foi de 100%, em 2010. O valor mdio na UE foi de 96%, e apenas na Finlndia e Reino Unido (95%), na Frana e Eslovquia (94%) e na Dinamarca (93%) se registam valores inferiores mdia da UE. Nos jovens com 17 anos, a taxa de participao baixa para 91% mas ainda assim superior mdia registada para a Unio Europeia (+1 p.p.). Apesar dos progressos feitos neste indicador relativamente aos jovens com 18 anos, a taxa de participao em Portugal (76%) apenas superior registada na Espanha (75%), Grcia (66%) e Reino Unido (58%). Considerando todas as faixas etrias, a Irlanda, Finlndia, Polnia e Eslovnia foram os pases do benchmark que registaram taxas de participao no sistema de ensino superiores a 90%.

Participao no sistema de ensino da populao com 16, 17 e 18 anos 2010


(em % da populao total com a mesma idade) 100% 80% 60% 40% 20%
Reino Unido

Rep. Checa

Frana

Eslovnia

Pases Baixos

Dinamarca

Eslovquia

Alemanha

Grcia

Espanha

Portugal

Hungria

Polnia

Irlanda

Itlia

Finlndia

16 anos

17 anos

18 anos

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012)

Objectivos
fundamental combater de forma eficaz o abandono escolar precoce no sentido aumentar a taxa de participao dos jovens com 18 anos.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

UE 27

43

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Aprendizagem ao longo da vida


Relao entre a populao no escalo etrio 25-64 anos que referiu participar em aces de formao ou educao durante as quatro semanas que precederam o inqurito utilizado (Inqurito ao Emprego, trimestral) em mdia anual e a populao total do mesmo grupo etrio. Em 2011, a percentagem da populao no escalo etrio 25-64 anos que anualmente participa em aces de formao ou educao foi de 11.6% em Portugal, valor acima da mdia da Unio Europeia (+2.7 p.p.). A anlise por gnero permite verificar que, com excepo da Alemanha e da Grcia entre os pases considerados, as mulheres participam mais que os homens em aces de formao ou educao ao longo da vida. A Dinamarca (32.3%), a Sucia (25.0%) e a Finlndia (23.8%) so os pases que registaram taxas de participao em aces de aprendizagem ao longo da vida superiores a 20%.

Aprendizagem ao longo da vida 2011


35 30 25 20
15 (em % da populao no escalo etrio 25-64 anos)

10 5 0
Dinamarca

Pases Baixos

Alemanha

Finlndia

Irlanda

Grcia

Itlia

Eslovnia

Espanha

Reino Unido **

Portugal *

Polnia

Frana

Rep. Checa *

Eslovquia

Fonte: Eurostat (Junho 2012)

*quebra de srie

**valor provisrio

Objectivos
Incentivar o crescimento do nmero de pessoas envolvidas em processos formais e/ou informais de aprendizagem ao longo da vida.

Hungria

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

UE 27
44

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Jovens que concluram pelo menos o ensino secundrio


Relao entre a populao com idades entre os 20 e os 24 anos que obteve pelo menos o ensino secundrio e a populao total do mesmo escalo etrio. Portugal tem vindo a aumentar progressivamente o peso relativo dos jovens, entre os 20-24 anos, que concluiram o ensino secundrio (de 43.2% em 2000 para 64.4% em 2011). No entanto, continua a tratar-se de um valor baixo no contexto da Unio Europeia (-15 p.p. que a mdia da UE), apenas superior ao de Espanha (61.7%) e Malta (59.2%). A elevada taxa de abandono escolar precoce que se regista em Portugal contribui para este resultado. A anlise por gnero permite verificar que o nmero de mulheres que completaram o ensino secundrio supera o dos homens, em todos os pases da UE em anlise. Em Portugal, o diferencial face mdia da Unio Europeia foi de -11.4 p.p. nas mulheres e de -18.7 p.p. nos homens. No conjunto dos pases em anlise, s Portugal e Espanha registam valores inferiores a 70%, e dez destes pases tm valores superiores a 80%.

Jovens que concluram pelo menos o ensino secundrio 2011


100

(em % da populao no escalo etrio 20-24 anos)

80 60 40 20 0
Pases Baixos Rep. Checa

Grcia

Alemanha

Itlia

Dinamarca

Reino Unido

Eslovnia

Finlndia

Portugal

Espanha

Eslovquia

Hungria

Irlanda

Frana

Polnia

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012)

Objectivos
Aumentar significativamente o nmero de jovens que concluem o ensino secundrio, o que passa por medidas que reduzam substancialmente o abandono precoce do sistema de ensino.

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

45

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Estudantes no Ensino Superior


Estudantes que frequentam o ensino superior em percentagem da populao com idades entre os 20 e os 29 anos. Em 2010, Portugal registava uma taxa de frequncia de estudantes no ensino superior em relao populao do grupo etrio entre os 20 e 29 anos de 30.9%, ligeiramente acima da mdia da UE (30.7%). Nos ltimos anos, Portugal tem tido progressos neste indicador com um aumento de +6 p.p. entre 2006 e 2010. Face mdia da Unio Europeia, o diferencial passou neste perodo de -3.6 p.p. para +0.3 p.p.. A Grcia (47.5%), Finlndia (45.1%), Eslovnia (42.1%) e Dinamarca (37.1%), entre os pases considerados, registam os valores mais elevados. No perodo 2001-2010, Portugal registou uma taxa de crescimento mdio anual praticamente nula (-0.1%) do nmero de estudantes no ensino superior. Nos restantes pases verificaram-se crescimentos, em mdia anual, entre 0.3% (Espanha) e 5.9% (Repblica Checa).

Estudantes no Ensino Superior 2010


60 50 40 30 20 10 0 -10
Reino Unido
Pases Baixos Rep. Checa

(em % da populao no escalo etrio 20-29 anos)

Alemanha

Eslovnia

Espanha

Frana

Polnia

Dinamarca

Eslovquia

Itlia

Hungria

Irlanda

UE 27

Finlndia

Portugal

Grcia *

Variao mdia anual 2001-2010


*dados no disponveis para 2009

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013); OCDE (Dezembro 2012)

Objectivos
Fomentar o aumento significativo da participao no ensino superior, nomeadamente nas reas cientficas e tecnolgicas.

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

46

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Diplomados do Ensino Superior


Relao entre a populao com idades entre os 30 e os 34 anos que completou o ensino superior e a populao total do mesmo grupo etrio. Em 2011, cerca de 26% da populao portuguesa com idades entre os 30 os 34 anos tinham completado o ensino superior. Este valor inferior mdia da UE (34.6%), e no conjunto dos paises considerados s superior aos de Itlia (20.3%), Eslovquia (23.4%) e Repblica Checa (23.8%). Apesar dos progressos registados na ltima dcada, Portugal tem mantido a sua posio relativamente aos pases em anlise e pertence ao conjunto de pases que se encontrava mais distante do objectivo nacional estabelecido na estratgia Europa 2020 (40% de diplomados do ensino superior ou equiparado na faixa etria considerada). Em sete pases do benchmarking, a taxa de concluso do ensino superior situa-se acima da meta definida para a mdia da Unio Europeia, sendo de salientar os elevados valores da Irlanda (49.4%), da Finlndia (46.0%) e do Reino Unido (45.8%).

Diplomados do Ensino Superior 2011


(em % da populao entre 30-34 anos)
60

50 40 30 20 10 0
Pases Baixos Reino Unido Rep. Checa Alemanha Grcia

Dinamarca

Finlndia

Portugal

Eslovnia

Hungria

Irlanda

Frana

Itlia

Eslovquia

Espanha

Polnia

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013)

Objectivos
Fomentar o aumento significativo da participao no ensino superior e o crescimento do nmero de alunos que completam o ensino superior.

UE 27
47

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Despesas Pblicas em Educao


Total das despesas pblicas em educao, em percentagem do produto interno bruto (PIB) e da despesa pblica total. Em 2009, a despesa pblica afecta educao em Portugal representou 11.6% do total da despesa pblica. um valor acima da mdia da Unio Europeia (+0.8 p.p.) e, entre os pases considerados prximo dos registados na Eslovnia, Pases Baixos, Polnia e Reino Unido. O rcio entre as despesas pblicas em educao e o PIB em Portugal neste mesmo ano foi de 5.8%, valor superior mdia da UE em +0.4 p.p. e semelhante ao dos Pases Baixos, Frana, Eslovnia e Reino Unido. No conjunto dos pases considerados, os novos Estados-membro (excepto a Eslovnia), a Alemanha, a Espanha e a Itlia foram os pases que registaram despesas pblicas em educao em percentagem do PIB inferiores mediana. De notar os elevados valores na Dinamarca, Finlndia e Irlanda nos dois indicadores. Note-se que a comparao entre pases deve ser vista com cuidado devido a diferenas de natureza metodolgica.

Despesas Pblicas em Educao 2009


9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 (%) 16 14 12 10 8
6

4 2
0

Reino Unido

Rep. Checa

Eslovquia

Alemanha

Eslovnia

Frana

Espanha

Hungria

Polnia

Dinamarca

Irlanda

Portugal

Pases Baixos

Finlndia

% do PIB (esquerda) Fonte: Eurostat (Dezembro 2012); Banco Mundial (Dezembro 2012)

% das despesas pblicas totais (direita)

Objectivos
Assegurar um nvel de despesas pblicas em educao que tenha em conta as necessidades em matria de qualificao dos recursos humanos, num contexto de melhoria de eficincia do sistema de ensino. Estabelecer mecanismos de maior afectao de recursos financeiros a reas de educao com maiores taxas de retorno em termos de qualidade, nomeadamente no que respeita formao de base (ao nvel do secundrio).
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 48

Coreia

Itlia

UE 27

EUA

Relatrio da Competitividade 2012

SOCIEDADE DE INFORMAO

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

49

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Despesas em Tecnologias de Informao e Comunicao


Despesas em Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) em percentagem do PIB (inclui despesas privadas e pblicas, realizadas por empresas, famlias e indivduos). Diferenciam-se dois segmentos: o das Telecomunicaes (equipamentos e servios) e Tecnologias de Informao (hardware, software e servios). Em Portugal, o nvel de despesas em Tecnologias de Informao e Comunicao reduziu-se em 2010 face ao registado em 2009. Em percentagem do PIB, este valor atingiu 6.4% (6.6% em 2009), valor superior ao da mdia da Unio Europeia (5.3%) e, entre os pases objecto de comparao, apenas inferior ao do Reino Unido (6.9%). O nvel de despesas nos dois segmentos das TIC distinto, de 4.3% do PIB no caso das Telecomunicaes (2.8% na UE) e de 2.1% do PIB nas despesas em Tecnologias de Informao (2.5% na UE). Portugal continua a registar um valor elevado de despesas em Telecomunicaes em percentagem do PIB (o 4 mais elevado da UE e o 1 entre os pases em comparao). No que respeita s despesas em Tecnologias de Informao o valor de Portugal est mais prximo da mdia, mas distante dos valores mais elevados da UE, registados no Reino Unido (3.8% do PIB) e na Finlndia (3.3% do PIB). Em 2010, o nvel das despesas em TIC em percentagem do PIB reduziu-se na generalidade dos pases da Unio Europeia. Refira-se que este indicador ao no distinguir claramente entre consumo e investimento e agregando produtos e servios heterogneos, tem algumas limitaes como medida do grau de difuso das TIC.
Despesas em Tecnologias de Informao e Comunicao 2010
8,0 6,0 4,0 2,0 0,0
Reino Unido
Eslovquia Alemanha Eslovnia Frana
(em % do PIB)

Rep. Checa

Espanha

Hungria

Polnia

Irlanda

Dinamarca

Pases Baixos

Telecomunicaes

Tecnologias de Informao

Fonte: Eurostat (Julho 2012)

* Provisrio ** 2008 *** No inclui Malta e Chipre

Objectivos
Reforar a utilizao de Tecnologias de Informao, sobretudo nas micro e pequenas empresas, assegurando uma elevada reprodutividade das respectivas despesas em termos de competitividade empresarial.

UE 27 ***

Portugal

Finlndia

Itlia

Grcia *

EUA **

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

50

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxa de Penetrao da Banda Larga


Nmero de linhas de acesso fixo de banda larga por 100 habitantes. Em Portugal, a taxa de penetrao da banda larga por acesso fixo era em Janeiro de 2012 de 22%. Este valor inferior ao da mdia da UE (28%). Entre os pases do benchmarking igual ao da Grcia e Itlia (22%), prximo da Irlanda (24%) e apenas superior aos da Eslovquia (18%) e Polnia (17%). De referir que, no conjunto dos pases em anlise, Portugal tinha o mais elevado peso relativo de linhas fixas de banda larga com velocidades superiores a 10 Mbps (78%), e um dos mais elevados nas linhas de velocidade rpida e ultra rpida (14%) a seguir aos Pases Baixos (21%), Eslovquia (17%) e Dinamarca (15%). Entre os paises do benchmarking, os Pases Baixos e a Dinamarca registavam as taxas de penetrao de banda larga fixa mais elevadas, na casa dos 40%. No que respeita banda larga por acesso mvel (atravs de modems, cartes e equipamentos equivalentes) a taxa de penetrao em Portugal (11%), entre os pases considerados, elevada, sendo apenas inferior da Irlanda (13%), Dinamarca (16%) e Finlndia (53%).

Taxa de Penetrao da Banda Larga Janeiro 2012


50,0 40,0 30,0
20,0
(por 100 habitantes)

10,0 0,0
Reino Unido

Rep. Checa

Eslovnia

Espanha

Frana

Pases Baixos

Dinamarca

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Hungria

Polnia

Irlanda

Grcia

Itlia

Portugal

UE 27

Fontes: Comisso Europeia, OCDE (EUA)

* Dezembro 2011

Objectivos
Focar a poltica de promoo do acesso Internet em banda larga no lado da procura, incidindo sobre os factores que mais negativamente tm afectado o desempenho deste mercado: penetrao de computadores em casa, qualificaes nas TIC, nvel de preos e utilizao de servios avanados. Neste contexto o reforo do nvel de concorrncia no mercado das telecomunicaes constitui uma condio fundamental. Promover, gradualmente, a migrao para banda larga com velocidades rpidas ( 30 Mbps) e ultra-rpidas (100 Mbps).
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 51

EUA *

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Nvel de Acesso Internet em Banda Larga Pequenas Empresas e Famlias


Nmero de pequenas empresas e de famlias que tm acesso internet atravs de banda larga em percentagem dos respectivos totais. As empresas consideradas tm entre 10 e 49 trabalhadores e pertencem aos sectores da indstria transformadora, construo, comrcio e servios, com excluso do sector financeiro. Mudana de nomenclatura (NACE Rev 1.1 para Rev 2) determinou uma quebra de srie no segmento empresas em 2009. Em Portugal, o servio de acesso internet atravs de banda larga fixa nas empresas de pequena dimenso (entre 10 e 49 trabalhadores) atingiu 86% em 2012 (81% em 2011). O valor registado ligeiramente inferior ao da mdia da UE (88%), mas distante dos registados na Finlndia (97%), Frana (96%), Pases Baixos (96%) e Eslovnia (96%), onde o nvel de acesso internet nas pequenas empresas j superior a 95%. Em Portugal, o acesso internet em banda larga nas micro empresas (1 a 9 trabalhadores) ainda menos elevado (58% em 2012). A percentagem de famlias portuguesas com acesso internet em banda larga aumentou, de 57% em 2011 para 60% em 2012. Apesar da melhoria registada, o nvel de acesso internet em banda larga nas famlias continua inferior ao verificado em mdia na UE (72%), no se tendo atenuado nos ltimos anos as diferenas existentes (de cerca de 11 p.p., desde 2007). Em 2012, os valores mais elevados registaram-se na Sucia (87%), Finlndia (85%), Dinamarca (85%), Pases Baixos (83%) e Alemanha (82%).
Nvel de Acesso Internet em Banda Larga 2012
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
Frana
Eslovnia Alemanha Espanha
(%)

Rep. Checa

Eslovquia

Grcia

Dinamarca

Pases Baixos

Portugal

Hungria

Polnia

Irlanda

Itlia

Finlndia

Reino Unido*

Pequenas Empresas * 2011 (famlias)

Famlias

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012)

Objectivos
Prosseguir com a melhoria sistemtica da oferta dos servios pblicos por via electrnica visando um cada vez maior nvel de satisfao das necessidades dos utilizadores, donde se destaca a minimizao dos encargos administrativos.

UE 27

AE 17

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

52

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Comrcio Electrnico


Empresas no financeiras, com dez e mais pessoas ao servio que utilizam o comrcio electrnico (compra e venda de bens e servios), em percentagem do total de empresas. Em Portugal, em 2012, 17% das empresas efectuaram compras de bens e servios e 14% realizaram vendas, por via electrnica. O nvel de utilizao aumenta com a dimenso da empresa, atingindo nas empresas de grande dimenso 37% nas compras e 34% nas vendas. Em 2012, a proporo de empresas que realizaram em Portugal comrcio electrnico idntica mdia da Unio Europeia (16% nas compras; 14% nas vendas). No caso das compras est ainda distante dos valores registados na Irlanda (51%) e Dinamarca (48%, em 2010). No caso das vendas de bens e servios a disparidade entre os pases considerados menor, sendo o valor registado em Portugal igual ao da mediana. A Dinamarca (26%) e a Repblica Checa (25%) registavam os valores mais elevados.

Comrcio Electrnico 2012


60 50 40 30
20
(%)

10 0
Rep. Checa Eslovnia
Espanha Hungria Polnia Frana

Grcia

Eslovquia

Irlanda

Portugal

Itlia

Reino Unido*

Pases Baixos

Dinamarca*

Alemanha *

Finlndia

Compras

Vendas

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012)

* 2010 (compras)

Objectivos
Sensibilizao das empresas para a importncia do comrcio electrnico, permitindo uma abordagem eficiente e inovadora das empresas aos mercados, em particular, aos mercados externos. Desenvolvimento de enquadramento favorvel ao comrcio electrnico.

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

53

Relatrio da Competitividade 2012

AMBIENTE E ENERGIA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

54

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Dependncia Energtica


Rcio entre importaes lquidas de bens energticos e o somatrio do consumo interno bruto de energia e bancas martimas. O valor das importaes lquidas resulta da diferena entre importaes e exportaes. As bancas martimas respeitam s quantidades de combstivel fornecidas para o transporte martimo internacional. Em Portugal, o nvel de dependncia energtica elevado (75% em 2010) e apenas inferior aos nveis da Irlanda, Itlia e Espanha, no conjunto dos pases em anlise. O valor mdio da Unio Europeia foi em 2010 de 52.7%. A dependncia energtica varia por bens energticos, sendo naturalmente, mais significativa ao nvel dos combustveis fsseis. Na Unio Europeia, o peso relativo das importaes varia com algum significado entre os Estadosmembro, reflectindo a disponibilidade de recursos energticos prprios e as opes de poltica energtica. Excluindo a Dinamarca, que o nico Estado-membro da UE exportador lquido de bens energticos, o grau de dependncia variava em 2010 entre os 85.6% na Irlanda e os 25.6% na Repblica Checa, entre os pases em anlise.

Dependncia Energtica 2010


(%)

90 75 60 45 30 15 0 -15 -30
Reino Unido Pases Baixos Rep. Checa
Eslovnia

Espanha

Frana

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Dinamarca

Hungria

Polnia

Irlanda

Grcia

Itlia

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012)

Objectivos
Prosseguir esforos ao nvel da eficincia energtica e da substituio da energia primria importada por energia de fontes endgenas e atendendo necessidade de formao de preos concorrenciais que no ponham em causa a competitividade do tecido empresarial portugus.

Portugal

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

55

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Intensidade Energtica da Economia


Rcio entre o consumo interno bruto de energia (carvo, electricidade, petrleo, gs natural e energias renovveis) e o Produto Interno Bruto (base 2005). expresso em kgep (kilograma equivalente de petrleo) por 1000 euros. um indicador de eficincia energtica da economia. Em Portugal, o consumo de energia por unidade produzida reduziu-se em 2010 (-3.6%). A intensidade energtica da economia portuguesa ligeiramente superior mdia da Unio Europeia e a 11 menos elevada entre os seus Estados-membro. A sua posio relativa no conjunto das economias objecto de comparao, que se mantinha estvel desde 2003, melhorou em 2010. O nvel de intensidade energtica no conjunto da Unio Europeia, que nos ltimos anos registou sucessivas melhorias, aumentou em 2010 (+1.2%). A evoluo por Estado-membro foi distinta, com oito economias a reduzirem as respectivas intensidades energticas. O melhor desempenho energtico em 2010 foi da economia irlandesa, seguida de muito perto, da economia dinamarquesa.

Intensidade Energtica da Economia 2010


400 350 300 250 200 150 100 50 0
Rep. Checa Reino Unido Pases Baixos
Eslovquia
(Kgep/1000 euros)

Alemanha

Dinamarca

Eslovnia

Espanha

Frana

Finlndia

Polnia

Grcia

Itlia

Hungria

Irlanda

Fonte: Eurostat (Agosto 2012)

Objectivos
Intensificao de aces visando uma maior racionalidade na utilizao da energia pelas empresas e famlias, atravs de medidas de eficincia energtica.

Portugal

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

56

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Consumo Interno Bruto de Energia por Fontes de Energia


Consumo interno bruto de energia ventilado por fontes de energia (combustveis slidos, petrleo e produtos petrolferos, gs natural, energia nuclear, energias renovveis, outras fontes). Em Portugal, o peso relativo do petrleo e produtos petrolferos no consumo interno bruto de energia tem vindo a diminuir nos ltimos anos (de 58.8% em 2005 para 50.8% em 2010), sendo no entanto ainda bastante acima da mdia da Unio Europeia (+15.7 p.p. em 2010). O consumo de energia proveniente de fontes renovveis tem vindo a aumentar o seu peso relativo em Portugal, passando de 12.7% em 2005 para 22.5% em 2010. Este valor superior ao da mdia da Unio Europeia em cerca de 13 pontos percentuais. Apenas a Finlndia (24.5%) e a Dinamarca (20.2%) registam valores idnticos, entre os pases considerados. O gs natural tem aumentado tambm o seu peso relativo, de 13.7% em 2005 para 18.4% tem 2010. As economias da Unio Europeia apresentam mix energticos muito distintos, reflectindo os recursos endgenos disponveis e as opes estratgicas tomadas. Existem pases da Unio Europeia sem energia nuclear ou que em que esta fonte predominante, como o caso da Frana (41%), outros em que os combustveis slidos so a principal fonte de energia, nomeadamente, na Polnia (54%) e na Repblica Checa (41%), ou o gs natural nos Pases Baixos (45%) e Reino Unido (40%). Em 2010, o consumo bruto de energia, em mdia, na Unio Europeia apresentava a seguinte estrutura: 35% em petrleo e produtos petrolferos, 25% de gs natural, 16% de combustveis slidos, 13% em energia nuclear e 10% em renovveis.
Consumo Interno Bruto de Energia por Fontes de Energia 2010
100
80

(%)

60 40 20 0
Pases Baixos Reino Unido
Rep. Checa

Alemanha

Grcia

Dinamarca

Portugal

Finlndia

Eslovnia

Hungria

Irlanda

Itlia

Frana

Eslovquia

Espanha

Polnia

Petrleo e Prod. Petrolferos Fonte: Eurostat (Maio 2012)

Combustveis slidos

Renovveis

Gs Natural

Nuclear

Outras

Objectivos
Prosseguir a implementao de medidas que contribuam para uma reduo da dependncia de combustveis fsseis, com incidncia particular nas energias renovveis e na eficincia energtica, visando uma maior segurana e diversificao das fontes energticas e um adequado desempenho ambiental, e atender necessidade de termos preos de energia concorrenciais que no ponham em causa a capacidade concorrncial das empresas.

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

57

Relatrio da Competitividade 2012

Peso da electricidade proveniente de fontes renovveis no consumo bruto de electricidade. Entende-se por electricidade proveniente de fontes renovveis, a electricidade proveniente de fontes no fsseis renovveis, nomeadamente elica, solar, geotrmica, hidrotrmica e ocenica, hidrulica, de biomassa, de gases dos aterros, de gases das instalaes de tratamento de guas residuais e biogases. Em Portugal, o peso relativo da electricidade de origem renovvel no consumo bruto de electricidade tem vindo a aumentar com significado, atingindo 41.2% em 2010 (28% em 2004). O valor registado o 3 mais elevado da Unio Europeia, a seguir ustria (65.5%) e Sucia (56.0%) e o 1 entre os pases benchmarking. Na Unio Europeia, em mdia, o peso da electricidade de origem renovvel no consumo bruto de electricidade tem vindo a aumentar gradualmente, de 14.1% em 2004 para 19.6% em 2010. Entre os pases da Unio Europeia verificam-se diferenas relevantes, entre o mnimo de 0.1% em Malta e o mximo de 65.5% na ustria.
Electricidade de origem renovvel 2010
50 40 30 20 10 0
Reino Unido Rep. Checa
(% do consumo butro de electricidade)

INDICADOR: Electricidade de origem renovvel ctriciade de Origem Renovvel

Eslovnia

Frana

Eslovquia

Alemanha

Espanha

Dinamarca

Portugal

Pases Baixos

Hungria

Polnia

Irlanda

Grcia

Itlia

Fonte: Eurostat (Novembro 2012)

Objectivos
Promover a utilizao de energia de origem renovvel, sem pr em causa a competitividade dos preos pagos pelas empresas.

Finlndia

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

58

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Emisso de Gases com Efeito de Estufa


Variao do nvel de emisses do cabaz de seis gases com efeito de estufa (GEE) expressas em CO 2 equivalente, considerado para efeitos de cumprimento do Protocolo de Quioto - emisses de dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonos (HFC), perfluorcarbonos (PFC) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Indicao das metas de Quioto a atingir por cada um dos pases e pela UE 15 (variao mxima entre o valor de emisses registado no ano base - em geral o ano de 1990 - e o seu valor, em mdia, entre 2008 e 2012). Em Portugal, a reduo do nvel de emisses de GEE prosseguiu em 2010, com um decrscimo de -5.1% em relao ao ano anterior. Comparativamente a 1990, as emisses cresceram +17.4%, valor inferior meta de Quioto para Portugal (+27%). Na Unio Europeia o nvel de emisses de GEE registou em 2010 um ligeiro acrscimo face a 2009 (+2.4%), reflectindo em parte a recuperao econmica verificada em vrias economias dos Estadosmembro da UE. Apenas seis pases da UE viram reduzidas as respectivas emisses. A posio de cada Estado-membro da Unio Europeia relativamente ao cumprimento das metas de Quioto no sofreu alteraes com significado. Em 2010, o nvel de reduo das emisses no conjunto da UE 15 foi inferior em -11% ao verificado em 1990, reduo que se situa para alm do acordado no mbito do Protocolo de Quioto (-8%).

Objectivos
Prosseguir esforos de reduo de emisso de gases com efeito de estufa, em particular nos sectores dos transportes, servios / residencial, sem pr em causa a capacidade concorrencial das empresas e o crescimento da economia.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

59

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Resduos Slidos Urbanos


Total de resduos slidos urbanos (RSU) recolhidos, medido em kg por pessoa / ano, segundo o destino final: deposio em aterro, incinerao, reciclagem de materiais e compostagem. Os resduos slidos urbanos respeitam basicamente a resduos domsticos e resduos similares provenientes da actividade empresarial. Em Portugal, em 2010, foram recolhidos 514 kg de resduos slidos urbanos (RSU) por pessoa (517 kg em 2009). A deposio em aterro a opo de tratamento com maior peso relativo, representando 62% dos RSU tratados, valor bastante acima da mdia da Unio Europeia que neste ano foi de 38%. O peso relativo da reciclagem de materiais (12%) e da compostagem (7%) manteve-se praticamente inalterado. Na Unio Europeia recolheram-se em mdia 502 kg de RSU em 2010 (510 kg em 2009). A quantidade de resduos slidos urbanos recolhidos varia com significado, entre um mximo de 760 kg por pessoa ano recolhidos no Chipre e um mnimo de 304 kg na Letnia. Tambm as opes de tratamento seguidas em cada Estado-membro so distintas, havendo pases em que a deposio em aterro o destino para mais de 90% dos RSU tratados (Bulgria, Romnia, Litunia e Letnia), outros em que a reciclagem de materiais e a compostagem juntas representam mais de 60% (ustria, Blgica, Alemanha e Pases Baixos). Em mdia, na Unio Europeia, 38% dos RSU tratados so depositados em aterro, 25% reciclados, 22% incinerados e 15% sujeitos a compostagem.
Resduos Slidos Urbanos 2010
700 600 500 400 300 200 100 0
Reino Unido Rep. Checa

(Kg pessoa ano)

Frana

Eslovnia

Eslovquia

Alemanha

Espanha

Hungria

Polnia

Grcia

Itlia

Dinamarca

Irlanda

Portugal

Pases Baixos

Aterro Fonte: Eurostat (Junho 2012)

Incinerao

Reciclagem de materiais

Finlndia

Compostagem

Objectivos
Preveno e reduo de resduos. Desenvolvimento de estratgias de gesto de resduos que permitam dar cumprimento aos objectivos estabelecidos nas directivas comunitrias relativas deposio em aterro e incinerao, a fluxos de resduos especficos bem como aos estabelecidos na directiva sobre resduos (Directiva 2008/98/CE).

UE 27

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

60

Relatrio da Competitividade 2012

INVESTIMENTO

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

61

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Formao Bruta de Capital Fixo do Sector Privado em percentagem do PIB


Valor das aquisies, por entidades privadas residentes, de activos fixos deduzidos das alienaes e acrescidos da valorizao de activos no produzidos em percentagem do produto interno bruto. Consideram-se como activos fixos: edifcios, estruturas, mquinas e equipamentos, explorao de minerais, software e originais artsticos e literrios. A valorizao de activos no produzidos, em regra activos naturais, corresponde valorizao de melhorias nesses recursos como sejam o crescimento das florestas ou o envelhecimento do vinho. Este indicador obtido a partir das Contas Nacionais. Em Portugal, o valor da formao bruta de capital fixo do sector privado voltou a diminuir em 2011, em cerca -4.8% a preos correntes, representando 14.8% do PIB. De referir que este rcio, que se manteve estvel entre 2003 e 2008 em torno dos 19.5%, j tinha diminuido em 2009 (16.9%) e 2010 (15.3%). Na Unio Europeia, em 2011, a FBCF do sector privado representou, em mdia, 16.1% do PIB, valor ligeiramente superior ao de 2010 (15.8%). Na ustria verificou-se o valor mais alto no quadro da UE (20.5%) e a Irlanda voltou a registar o valor menos elevado (6.9%). O montante total de FBCF do sector privado na UE registou, em 2011, um aumento de +4.8% em termos nominais (+5.1 na rea Euro). Sete pases registaram no entanto quebras na FBCF do sector privado, sendo a mais significativa a registada na Grcia (-17.0%).
Formao Bruta de Capital Fixo do Sector Privado 2011
20,0 15,0 10,0 5,0
0,0
Reino Unido Eslovnia
Espanha

(em % do PIB)

Frana

Pases Baixos

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Dinamarca

Hungria

Polnia

Grcia

Itlia

Irlanda

Portugal

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013)

Objectivos
As estratgias empresariais e as polticas pblicas devem convergir no sentido de uma maior concentrao do investimento em projectos com elevada produtividade. Os incentivos ao investimento empresarial devem focar-se na produo de bens e servios transaccionveis e no apoio a estratgias de internacionalizao das empresas, nomeadamente, no domnio das exportaes.

Rep. Checa

UE 27
62

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

AE 17

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (Inflows)


Fluxo de entrada de investimento directo estrangeiro (IDE) em cada pas, em percentagem do PIB. Investimento directo estrangeiro definido como o investimento de uma entidade residente numa economia com o objectivo de obter um interesse duradouro numa empresa residente noutra economia. Por interesse duradouro entende-se a existncia de uma relao de longo prazo entre o investidor directo e a empresa e um significativo grau de influncia do investidor na gesto da mesma, adoptando-se como critrio uma posio no inferior a 10% do capital ou do direito de voto. Em 2011, os fluxos lquidos de investimento directo do estrangeiro em Portugal aumentaram com significado face ao ano anterior, representando 4.4% do PIB. No perodo 2007-2011, em termos mdios anuais, os fluxos de investimento directo estrangeiro em Portugal representaram 2.0% do PIB, valor intermdio entre os pases da Unio Europeia em anlise. A Irlanda, os Pases Baixos e o Reino Unido, apresentaram o valor mdio anual mais significativo. Na Unio Europeia, os fluxos de investimento estrangeiro aumentaram em 2011, invertendo a tendncia de queda que se verificou em 2008-2010. escala mundial reforaram-se tambm os fluxos de investimento, com os fluxos de entrada a crescerem 16%.

Fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (Inflows) 2007-2011


(mdia anual no perodo, em % do PIB)
8,0 7,0 6,0 5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 0,0
Reino Unido

Rep. Checa

Frana

Dinamarca

Pases Baixos

Eslovquia

Alemanha

Eslovnia

Espanha

Grcia

Polnia

Hungria

Irlanda

Itlia

Portugal

Fontes: Eurostat (Dezembro 2012), OCDE

Objectivos
Intensificar aces visando a captao de investimento directo estrangeiro, designadamente em actividades com elevados nveis de produtividade ou que contribuam para o desenvolvimento tecnolgico e da inovao em Portugal.

Finlndia

UE 27

EUA
63

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (Outflows)


Fluxos de investimento directo de cada pas no exterior, em percentagem do PIB. Investimento directo estrangeiro definido como o investimento de uma entidade residente numa economia com o objectivo de obter um interesse duradouro numa empresa residente noutra economia. Por interesse duradouro entende-se a existncia de uma relao de longo prazo entre o investidor directo e a empresa e um significativo grau de influncia do investidor na gesto da mesma, adoptando-se como critrio uma posio no inferior a 10% do capital ou do direito de voto. Em 2011, os fluxos lquidos de investimento directo de Portugal no exterior aumentaram face ao registado em anos anteriores, representando 5.3% do PIB. No perodo 2007-2011, os fluxos de investimento directo de Portugal no exterior representaram, em termos mdios anuais, 1.2% do PIB. Trata-se de um valor inferior ao verificado nos fluxos de investimento directo do exterior em Portugal (2.0%) e relativamente pouco elevado entre os pases benchmarking, onde se destaca a Irlanda, Pases Baixos e Reino Unido, com valores superiores a 5% do PIB.

Fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (Outflows) 2007-2011


8,0
7,0

(mdia anual no perodo, em % do PIB)

6,0 5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 0,0


Reino Unido

Rep. Checa

Eslovnia

Espanha

Grcia

Dinamarca

Hungria

Polnia

Frana

Pases Baixos

Eslovquia

Alemanha

Irlanda

Finlndia

Itlia

Fontes: Eurostat (Dezembro 2012), OCDE

Objectivos
O investimento directo no exterior um factor importante na internacionalizao das empresas portuguesas. As empresas, devem sempre que possvel, desenvolver estratgias articuladas de modo a que o investimento no exterior contribua, directa ou indirectamente, para a exportao de bens e servios.

Portugal

UE 27

EUA
64

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Stock de Investimento Directo Estrangeiro


Stock de investimento directo do estrangeiro em cada pas (inward) e de cada pas no estrangeiro (outward), em percentagem do PIB. Investimento directo estrangeiro definido como o investimento de uma entidade residente numa economia com o objectivo de obter um interesse duradouro numa empresa residente noutra economia. Por interesse duradouro entende-se a existncia de uma relao de longo prazo entre o investidor directo e a empresa e um significativo grau de influncia do investidor na gesto da mesma, adoptando-se como critrio uma posio no inferior a 10% do capital ou do direito de voto. Em 2011, quer o stock de investimento directo estrangeiro em Portugal, quer o stock de investimento directo de Portugal no exterior, aumentaram face ao ano anterior. Em percentagem do PIB, o valor do stock de IDE em Portugal passou de 48.4% para 49.3% e no stock de investimento directo de Portugal no exterior de 28.9% para 30.7%. Tratam-se de valores intermdios entre os 16 pases benchmarking, onde se destacam a Irlanda, os Pases Baixos, a Hungria e a Repblica Checa em termos de stock de investimento directo do exterior e a Irlanda e os Pases Baixos no que respeita ao stock de investimento directo no exterior.

Stock de Investimento Directo Estrangeiro 2011


160,0 140,0 120,0 100,0 80,0 60,0 40,0 20,0 0,0
Reino Unido
(em % do PIB)

Rep. Checa

Eslovnia

Dinamarca

Espanha

Hungria

Polnia

Frana

Grcia

Eslovquia

Irlanda

Alemanha

Portugal

Finlndia

Itlia

Pases Baixos

Stock de IDE (Outward)

Stock de IDE (Inward)

Fontes: Eurostat (Dezembro 2012), OCDE

Objectivos
Aumentar significativamente a captao de fluxos de investimento directo estrangeiro, designadamente em actividades com elevados nveis de produtividade ou que contribuam para o desenvolvimento tecnolgico e da inovao em Portugal. O investimento directo no exterior , por seu lado, um factor importante na internacionalizao das empresas portuguesas. Devem ser consideradas pelas empresas, sempre que possvel, estratgias articuladas de investimento e de exportao de bens e servios.

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

65

Relatrio da Competitividade 2012

I&D e INOVAO

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

66

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Licenciados em Cincia e Tecnologia


Nmero de novos graduados em matemtica, cincia e tecnologia, por mil habitantes no escalo etrio 20-29 anos. Em 2010, nas reas cientficas e tecnolgicas, Portugal registou 14.4 novos licenciados por mil habitantes. Este valor semelhante aos registados em 2007 e 2009 mas bastante aqum do registado em 2008 (16.3). No conjunto dos pases em anlise, Portugal regista um valor apenas superior ao da Espanha (13.9), Grcia (12.8), Pases Baixos (9.2) e Hungria (8.3). O valor registado em Portugal superior mdia da UE em +1.9 p.p. (+1.2 p.p. nos homens e +2.5 p.p. nas mulheres). A anlise por gnero, de novos licenciados nestas reas, permite verificar que Portugal (7.0 p.p.), Polnia (6.7 p.p.), Hungria (6.5 p.p.) e Grcia (4.3 p.p.) foram os pases em que o diferencial entre homens e mulheres foi menor. O maior diferencial registou-se na Finlndia (20.5 p.p.). A comparao entre pases e a evoluo no tempo dos valores deste indicador devem ser vistos com cuidado, face a alguns problemas de natureza metodolgica.

Licenciados em Cincia e Tecnologia 2010


25
20 (por 1000 habitantes no escalo etrio 20-29 anos)

15 10 5 0

Rep. Checa

Espanha

Polnia

Grcia

Reino Unido

Dinamarca

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Portugal

Hungria

Irlanda

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012)

Pases Baixos

Eslovnia

Frana*

UE 27

* 2009

Objectivos Criar condies em termos de programas e de infra-estruturas para uma maior nfase no ensino nas reas cientficas e tecnolgicas, nomeadamente ao nvel do ensino bsico e secundrio. Incentivar os jovens para a aprendizagem e experimentao. Promover e incentivar a cultura cientfica.

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

EUA
67

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Despesas em Investigao e Desenvolvimento


Despesas totais em investigao e desenvolvimento (I&D), em percentagem do produto interno bruto (PIB). Inclui as despesas em I&D das administraes pblicas, das empresas, do ensino superior e das instituies privadas sem fins lucrativos. Em Portugal o rcio entre as despesas totais em I&D e o PIB atingiu 1.6% em 2010, valor semelhante ao verificado no ano anterior. Este valor ficou aqum do objectivo de atingir 1.8% do PIB em 2010. Cerca de 45% destas despesas foram executadas pelas empresas, 37% por entidades do ensino superior, 10% por instituies privadas sem fins lucrativos e 7% pelo Estado. Na Unio Europeia, a mdia foi de 2% em 2010 e 2009, bastante aqum do objectivo de 3% para 2010, dado que a maioria dos pases no atingiu as respectivas metas. A Finlndia (3.9%), a Sucia (3.4%) e a Dinamarca (3.1%) foram pases que, em 2010, ultrapassaram a meta definida para 2020 para a mdia da Unio Europeia (3%).

Despesas em Investigao e Desenvolvimento 2010


4 3 2 1 0
Rep. Checa

(em % do PIB)

Eslovquia

Eslovnia

Reino Unido**

Espanha

Frana***

UE 27**

Hungria

Polnia

Dinamarca

Alemanha

Portugal

Coreia

Itlia

Pases Baixos

Finlndia

Irlanda**

Meta 2010
* 2009 ** valor estimado ***quebra srie

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012); OCDE (Maro 2012)

Objectivos
Desenvolver estratgias e incentivos motivadoras do crescimento das despesas em I&D. Fomentar uma maior articulao entre as instituies de investigao e as empresas e promover medidas de difuso dos seus resultados pela economia contribuindo para o lanamento de novos produtos desejados pelos mercados.

EUA*

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

68

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Despesas Privadas em Investigao e Desenvolvimento (Empresas)


Despesas em investigao e desenvolvimento (I&D) financiadas pelas empresas em percentagem das despesas totais em I&D. As actividades de I&D financiadas pelas empresas portuguesas, em 2010, representaram 44% das despesas em Investigao e Desenvolvimento, valor igual ao registado em 2009. Este valor fica aqum da mdia da Unio Europeia (53.9%) e no conjunto dos pases considerados prximo da mediana (46%), sendo da mesma ordem de grandeza dos da Espanha, Reino Unido, Itlia e Pases Baixos, na casa dos 43/45%. A maioria dos pases registou diminuio do valor deste rcio relativamente ao verificado em 2008, tendo a mdia da UE registado uma variao de -1 p.p.. De salientar os valores da Finlndia, Alemanha, Dinamarca e Eslovnia.

Despesas Privadas em Investigao e Desenvolvimento (Empresas) 2010


80 70 60 50 40 30 20
10
Rep. Checa

(em % das despesas totais em I&D)

0
Alemanha

Eslovquia

Eslovnia

Frana

Espanha

Polnia

Irlanda **

Portugal

Reino Unido **

Dinamarca **

Finlndia

Pases Baixos *

Hungria

UE 27 **

Coreia

Itlia

Fonte: Eurostat (Novembro 2012); OCDE (Agosto 2012)

*2009: Pases Baixos, EUA **valor estimado

Objectivos
Desenvolver estratgias empresariais com maior incidncia na concepo e criao de novos processos e produtos, e medidas de estmulo ao aumento das competncias tcnicas e cientficas dos seus recursos humanos. Aprofundar as parcerias internacionais existentes e promover novas parcerias dando forte nfase captao de investimento estrangeiro em reas de actividade com maior incorporao de I&D, bem como o estabelecimento de centros de investigao e desenvolvimento de empresas em Portugal.
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 69

EUA *

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Investimento em Capital de Risco (Semente, Start-up e Later stage)


Participao no capital de empresas como capital de risco, em percentagem do PIB, na ptica de capital de semente, financiamento de start-ups e financiamento de fase posterior (later stage) O capital de semente visa financiar a pesquisa e o desenvolvimento de uma ideia de negcio antes que esta atinja a fase de start-up. O financiamento de start-ups visa o lanamento e promoo de novos produtos e servios e a sua produo e comercializao na fase de arranque. O financiamento later stage refere-se ltima fase do investimento em empresas antes de uma sada sob a forma de IPO ou aquisio por um parceiro estratgico. No perodo entre 2008 e 2011, o investimento em capital de risco em Portugal registou em mdia cerca de 0.032% do PIB, valor acima da mediana da UE 15. A mdia da UE 15 foi de 0.036%. A anlise das fases do investimento em capital de risco, em termos mdios anuais, permite verificar que a Alemanha (0.003% do PIB) o pas que regista o valor mais elevado em investimento em capital de semente, a Dinamarca (0.035% do PIB) em financiamento de start-ups e o Reino Unido (0.038% do PIB) em financiamento later stage. Em Portugal, neste perodo, o financiamento de start-up representou cerca de 70%. De notar que os valores do investimento em capital de risco em perodos curtos podem ser influenciados por operaes isoladas de elevado montante. A utilizao de valores mdios minora este problema mas no elimina totalmente a volatilidade prpria destes valores.

Investimento em Capital de Risco (Semente, Start-up e Later stage) 2008-2011


0,07
0,06
(mdia anual no perodo, % do PIB)

0,05 0,04 0,03 0,02 0,01

Dinamarca

Pases Baixos

Reino Unido

Rep.Checa

Grcia

Alemanha

Finlndia

Portugal

Hungria

Irlanda

Itlia

Espanha

Polnia

Frana

Semente

Start-up

Later stage

Fonte: Eurostat (Agosto 2012)

Objectivos
Desenvolver aces de sensibilizao e de incentivo do lado da procura e da oferta de capital de risco, face ao seu importante papel no lanamento de projectos inovadores e que, dada a sua natureza, normalmente sentem dificuldades na obteno de fundos nas fontes de financiamento clssicas.
Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria 70

UE 15

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Investimento em Capital de Risco (Expanso e Substituio)


Participao no capital de empresas como capital de risco, em percentagem do PIB, para financiar o crescimento e expanso da actividade da empresa (aumento da capacidade produtiva, desenvolvimento de novos produtos ou acesso a novos mercados); ou a aquisio de participaes sociais que outras entidades detenham na empresa. Esto excludas as aquisies de capital decorrentes de operaes de management buyout, management buyin e de aquisio de aces cotadas em bolsa. No perodo 2008-2011, o investimento em capital de risco de expanso e substituio em Portugal regista um valor mdio baixo (0.02% do PIB), no conjunto dos pases considerados. O valor mdio na UE 15 foi de 0.06%. Em Portugal cerca de 77% do investimento em capital de risco neste perodo foi de substituio situao diferente do registado nos outros pases, em que o investimento de expanso foi predominante. De salientar que, em 2011, com excepo do Luxemburgo, todos os pases da UE 15 apresentam valores mais significativos em investimentos em expanso do que em investimentos de substituio. Note-se que os valores do investimento em capital de risco em perodos curtos podem ser influenciados por operaes isoladas de elevado montante. A utilizao de valores mdios minora este problema mas no elimina totalmente a volatilidade prpria destes valores.

Investimento em Capital de risco (Expanso e Substituio) 2008-2011


0,20 0,18 0,16 0,14 0,12 0,10 0,08 0,06 0,04 0,02 0,00
Dinamarca Alemanha
Grcia Itlia Pases Baixos Finlndia
(mdia anual no perodo, % do PIB)

Hungria

Reino Unido

Rep. Checa

Portugal

Espanha

Irlanda

Polnia

Frana

Fonte: Eurostat (Agosto 2012)

Objectivos
Desenvolver aces de sensibilizao e de incentivo do lado da procura e da oferta de capital de risco, face ao seu importante papel na inovao e na reestruturao e redimensionamento empresarial.

UE 15

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

71

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Patentes Europeias


Nmero de pedidos de patentes registadas no Instituto Europeu de Patentes por milho de habitantes.

Em 2011, entidades residentes em Portugal pediram o registo no Instituto Europeu de Patentes de 77 patentes, cerca 7.2 patentes por milho de habitantes. No contexto dos pases considerados, o valor de Portugal neste indicador apenas superior ao da Grcia e da Polnia (6.7). De referir, a grande concentrao nos pedidos de registo de patentes nos pases da UE, com a Alemanha (41%), a Frana (15%), o Reino Unido (7%) e a Itlia (6%) a representarem cerca de 70% dos pedidos de registo da UE. De salientar ainda os valores dos Pases Baixos (que representam 9% do total do pedidos de patentes), da Sucia (6%), da Dinamarca (3%) e Finlndia (2%) que juntamente com a Alemanha tm rcios patentes por milho de habitantes significativamente mais elevad os.

Pedidos de Patentes Europeias registadas 2011


360 320 280 240 200 160 120 80 40 0
Hungria

(por milho de habitantes)

Dinamarca

Rep. Checa

Alemanha

Finlndia

Irlanda

Pases Baixos

Eslovnia

Portugal

Espanha

Reino Unido

Eslovquia

Polnia

Frana

Fonte: Instituto Europeu de Patentes (Abril 2012)

Objectivos
Um aumento significativo no registo de patentes por parte das entidades residentes em Portugal est relacionado com a evoluo do investimento em I&D. A informao disponvel aponta no sentido de que o nmero de registos de patentes europeias e nacionais devia ser superior, pelo que necessrio implementar medidas que promovam o registo de patentes. Igualmente, devero ser desenvolvidas aces de sensibilizao para a importncia dos direitos de propriedade industrial ao nvel das estratgias das empresas.

Coreia

Grcia

Itlia

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

72

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Marcas Comunitrias Registadas


Nmero de marcas registadas, por milho de habitantes, no Instituto de Harmonizao do Mercado Interno (IHMI), Agncia Comunitria responsvel pelo registo de marcas com validade em todos os pases da Unio Europeia. Em 2011, o nmero de marcas comunitrias registadas por entidades residentes em Portugal foi de 81 por milho de habitantes (103, em 2010). Em 2011 interrompeu-se um perodo de crescimento significativo entre 2007 e 2010. De notar que em relao ao ano anterior, com excepo da Repblica Checa e da Hungria que registaram crescimentos ligeiros, em todos os pases em anlise se verificou uma diminuio no nmero de registos de marcas comunitrias. A mdia da UE passou de 146 marcas por milho de habitantes em 2010 para 133 em 2011. De salientar que os Pases Baixos (220), a Alemanha (214) e a Dinamarca (212) continuam a ser os pases com o nmero de registos de marcas comunitrias, por milho de habitantes mais elevado, entre os considerados na anlise.

Marcas Comunitrias Registadas 2011


(por milho de habitantes) 250 200 150 100 50
0
Rep.Checa Eslovnia

Espanha

Frana

Reino Unido

Polnia

Pases Baixos

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Dinamarca

Hungria

Irlanda

Fonte: Instituto de Harmonizao do Mercado Interno (Junho 2012)

Objectivos
Desenvolver aces de sensibilizao vincando a grande importncia dos direitos de propriedade industrial ao nvel das estratgias empresariais, visando um crescimento significativo das marcas comunitrias registadas para valores prximos da mdia da UE.

Portugal

Coreia

Grcia

Itlia

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

73

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Designs Comunitrios Registados


Nmero de pedidos de registo de Designs (desenhos ou modelos comunitrios) no Instituto de Harmonizao do Mercado Interno (IHMI), por milho de habitantes. Desenho ou modelo definido como a aparncia da totalidade ou de uma parte de um produto resultante das suas caractersticas, nomeadamente, das linhas, contornos, cores, forma, textura e/ou materiais do prprio produto e/ou da sua ornamentao. Em 2011, o nmero de pedidos (por milho de habitantes) de registo de designs comunitrios registados por entidades residentes em Portugal foi 66.8, valor inferior aos verificados em 2009 (105.6) e 2010 (81.7). Este valor fica aqum da mdia da UE ( 101.3) e prximo da mediana dos valores considerados (67.4). As diferenas entre os pases da Unio Europeia em anlise so significativas, com a Dinamarca (199.2) a solicitar o maior nmero de registos de designs comunitrios e a Grcia (4.4) o menor. Em comparao com o ano anterior, verificou-se uma diminuio no nmero de pedidos de registo de designs comunitrios em todos os pases do benchmarking, com excepo da Dinamarca (+1%). Em Portugal, o diferencial em relao mdia da Unio Europeia (-34 p.p.) foi idntico em 2010 e 2011.
Pedidos de Registo de Designs Comunitrios Registados 2011
250 200 150 100 50
Rep.Checa

(por milho de habitantes)

0
Dinamarca Alemanha Pases Baixos

Finlndia

Eslovnia

Hungria

Irlanda

Coreia

Grcia

Itlia

Portugal

Espanha

Reino Unido

Polnia

Frana

Eslovquia

Fonte: Instituto de Harmonizao do Mercado Interno (Junho 2012)

Objectivos
Promover aces que relevem a importncia da proteco da esttica dos produtos no desenvolvimento de estratgias empresarias inovadoras e de sucesso.

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

74

Relatrio da Competitividade 2012

Indicadores de Output

PIB Emprego Desemprego Produtividade Grau de Abertura da Economia

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

75

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Produto Interno Bruto per capita


Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, avaliado em paridades de poder de compra (PPC), relativamente mdia da Unio Europeia (UE 27=100). O PIB per capita em Portugal medido em paridades de poder de compra correspondeu, em 2011, a 77% do valor mdio da UE 27. Este valor no conjunto dos pases considerados s superior aos verificados na Eslovquia (73%), Hungria (66%) e Polnia (64%). Na Unio Europeia o 9 valor mais baixo. Entre os pases em anlise, o PIB per capita em paridades de poder de compra em comparao com a mdia da UE variou entre 131% nos Pases Baixos e 64% na Polnia.

PIB per capita em Paridades do Poder de Compra 2011


(UE 27=100) 140 120 100 80 60
Rep. Checa
Alemanha Dinamarca Pases Baixos

Portugal

Hungria

Irlanda

Itlia

Finlndia

Reino Unido

Eslovnia

Frana

Eslovquia

Espanha

Grcia*

Polnia

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013)

*valor provisrio

UE 15

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

EUA
76

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Produto Interno Bruto, variao em volume


Taxa mdia anual da variao, em volume, do produto interno bruto (PIB). No perodo 2002-2011, o PIB em Portugal, cresceu, em termos reais, a uma taxa mdia anual de 0.3%, valor inferior ao da mdia da UE (1.3%) e, entre os pases considerados, apenas superior registada em Itlia (0.2%). No ltimo quadrinio 2008-2011, apenas 6 dos 16 pases considerados registaram crescimentos mdios positivos, entre os quais a Polnia que registou o crescimento mais robusto neste perodo (+3.7%) e a Frana que registou um crescimento praticamente nulo. Nos restantes pases em anlise, a taxa mdia anual variou entre -0.6% (Reino Unido) e -3.9% (Grcia). Neste perodo, Portugal registou uma variao mdia anual de -0.7% (-0.1% na UE).

Variao Mdia Anual do PIB 2002-2011 e 2008-2011


5 4 3 2 1 0 -1 -2 -3 -4 -5
Rep. Checa
Alemanha Irlanda Dinamarca
(%)

Portugal

Pases Baixos

Reino Unido

Finlndia

Hungria

Coreia

Itlia

Frana

Eslovquia

Eslovnia

Espanha

Grcia*

Polnia

2002-2011

UE 27

AE 17

2008-2011 *valor provisrio

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013), OCDE (Setembro 2012)

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

77

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxa de Emprego


Relao, em percentagem, entre o nmero de pessoas empregadas com idades entre os 15 e os 64 anos e a populao total no mesmo escalo etrio. A taxa de emprego em Portugal situou-se em 2011 em 64.2%, valor idntico ao da mdia da UE (64.3%). No conjunto dos paises em anlise e na Unio Europeia, o valor desta taxa em Portugal situa-se na mediana das taxas de emprego, quer nos homens (68.1%), quer nas mulheres (60.4%). Existe uma significativa disperso das taxas de emprego na UE com uma diferena entre a taxa mais alta (Pases Baixos) e a mais baixa (Grcia) de 19 p.p. . No conjunto dos pases considerados, os Pases Baixos (74.9%), a Dinamarca (73.1%) e Alemanha (72.5%) registaram taxas superiores a 70%. Com taxas inferiores a 60% tem-se a Irlanda (59%), Espanha (58%), Itlia (57%), Hungria e Grcia (56%). Na UE, as taxas de emprego diminuiram no binio 2009-2010 em todos os pases com excepo da Alemanha, Luxemburgo, Malta e Polnia, com uma variao acumulada nos dois anos de -1.7 p.p. na mdia da UE. Em 2011, relativamente a 2010, embora em 11 dos pases se tenha registado uma diminuio da taxa de emprego, a situao melhorou ligeiramente (+0.2 p.p. na mdia da UE).

Taxa de Emprego 2011


80
60

(%)

40 20 0
Grcia
Dinamarca

Hungria

Alemanha

Rep. Checa

Finlndia

Irlanda

Pases Baixos

Eslovnia

Espanha

Reino Unido

Polnia

Frana

Eslovquia

Portugal*

Fonte: Eurostat (Outubro 2012); OCDE (Agosto 2012)

*quebra de srie

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Coreia

Itlia

UE 27

EUA

78

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Criao de Emprego


Variao mdia anual da populao empregada, em percentagem. A populao empregada em Portugal, no perodo 2002-2011, decresceu em termos mdios anuais -0.5% (0.5% na UE), registando-se a taxa de variao do emprego mais baixa no conjunto dos pases considerados. No quadrinio 2008-2011, a criao de emprego em Portugal registou, em mdia anual, uma diminuio mais acentuada (-1.3%). Neste perodo, a variao mdia anual na UE foi de -0.3% e no conjunto dos pases considerados, a Irlanda (-3.9%), Espanha (-2.7%) e Grcia (-2.0%) registaram variaes no volume de emprego mais negativas do que Portugal. Em 2011, a variao do emprego em Portugal foi igual registada em 2010 (-1.5%). No quadrinio 2008-2011 nos pases do benchmarking, apenas a Finlndia, Pases Baixos, Eslovquia, Alemanha e Polnia registaram criao lquida de emprego. De notar que apenas a Alemanha registou maior crescimento do emprego no perodo 2008-2011 (+0.8%) do que no perodo 2002-2011 (+0.4%). Em 2011, a evoluo do emprego melhorou, relativamente a 2010, tendo havido criao de emprego em 10 dos pases considerados (3 em 2010) e nos casos de variao negativa, apenas na Grcia se registou uma variao mais negativa.

Variao Mdia Anual do Emprego 2002-2011 e 2008-2011


2,0 1,0 0,0 -1,0 -2,0 -3,0 -4,0 -5,0
Rep.Checa

Pases Baixos

Alemanha

Dinamarca

Hungria

Irlanda

Coreia

Itlia

Finlndia

Portugal

Reino Unido

Eslovquia

Eslovnia

Espanha

Grcia*

Frana

Polnia**

AE 17

2002-11 (esq)

2008-11 (dt)

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012), OCDE (Dezembro 2012)

* valor provisrio **valores disponveis a partir de 2005

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

79

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxa de Desemprego


Relao, em percentagem, entre a populao desempregada (com idades entre 15 e 74 anos) e a populao activa no mesmo escalo etrio. Em 2011, a taxa de desemprego em Portugal foi de 12.9%, mais 0.9 p.p. do que a estimada para 2010. Na UE a taxa de desemprego foi de 9.7%, igual registada em 2010. Na rea Euro, a taxa de desemprego situou-se em 10.2%, praticamente igual do ano anterior. No perodo 2008-2011, as taxas de desemprego aumentaram em todos os pases da Unio Europeia (+2.6 p.p na taxa mdia da UE), com excepo da Alemanha (-1.6 p.p.) e do Luxemburgo (-0.1 p.p.). De notar as elevadas variaes verificadas na Espanha (+10.4 p.p.), Grcia (+10 p.p.) e Irlanda (+8.3 p.p.). Em 2011, relativamente a 2010, a situao em termos de desemprego registou alguma melhoria mas 11 pases da UE registaram aumentos da taxa de desemprego, sendo os mais significativos na Grcia (+5.1 p.p.) e Espanha (+1.6 p.p.).

Taxa de Desemprego 2011


(%) 20 16 12 8
4

Dinamarca

Pases Baixos

Rep. Checa

Finlndia

Alemanha

Hungria

Irlanda

Eslovnia

Portugal

Espanha

Eslovquia

Polnia

Frana

Fonte: Eurostat (Dezembro 2012); OCDE (Dezembro 2012)

Reino Unido

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Coreia
80

Grcia

Itlia

UE 27

AE 17

EUA

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Produtividade por Pessoa Empregada


Produto Interno Bruto (PIB), em paridades de poder de compra, por pessoa empregada, comparativamente com a mdia da UE (UE 27=100). Em 2011, a produtividade por pessoa empregada em Portugal, medida em paridades de poder de compra, correspondia a 75.5% da mdia da Unio Europeia. um valor baixo entre os pases em anlise e apenas superior aos valores relativos da Repblica Checa, Hungria e Polnia. Na rea Euro, a produtividade por pessoa empregada superior mdia da Unio Europeia em cerca de 9 p.p.. Entre os pases considerados na anlise, os nveis de produtividade em relao mdia da Unio Europeia variam entre os 142.7 na Irlanda e os 68.8 na Polnia.

Produtividade por Pessoa Empregada 2011


(UE 27=100) 140
120

100 80 60
Pases Baixos Rep. Checa

Alemanha

Itlia

Dinamarca

Finlndia

Reino Unido

Eslovnia

Espanha

Hungria

Irlanda

Frana

Grcia*

Eslovquia

Polnia

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013)

Portugal*

* valor provisrio

** valor estimado

EUA**
81

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

AE 17

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Produtividade por Pessoa Empregada INDICADOR: Variao da Produtividade do Trabalho


Variao do produto interno bruto (PIB) por pessoa empregada, no total da economia, a preos constantes de 2005. A produtividade do trabalho em Portugal, no perodo 2002-2011, cresceu a um ritmo mdio anual de 0.8% (1.4% na Unio Europeia). Esta variao mdia resultou de um comportamento distinto nos dois perodos em anlise: 2002-2007 com um crescimento mdio anual de 1.0% (2.0% na UE) e o quadrinio 2008-2011 com um crescimento mdio anual de 0.5% (0.4% na UE). No conjunto dos pases do benchmarking, apenas Espanha e Irlanda, registam um crescimento da produtividade superior no perodo 2008-2011 do que no perodo 2002-2007. De notar que, no perodo 2002-2011, foram os novos Estados-membro e a Irlanda que registaram ritmos de crescimento da produtividade superiores mdia da Unio Europeia. No quadrinio 2008-2011, a Grcia, Finlndia, Reino Unido, Dinamarca, Itlia e Alemanha registaram variaes negativas da produtividade.

Variao da Produtividade do Trabalho 2002-2011 e 2008-2011


(mdia anual, em %) 4 3 2 1 0 -1 -2 -3
Irlanda Polnia

Eslovnia

Espanha

Hungria

Coreia

Grcia

Itlia

Finlndia

Alemanha

Frana

Reino Unido

Pases Baixos

Rep. Checa

Dinamarca

Eslovquia

Portugal

2002-11

UE 27

AE 17

2008-11

Fonte: Comissso Europeia (Novembro 2012)

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

82

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Grau de Abertura da Economia


Mdia simples entre o peso das exportaes e o peso das importaes de bens e servios no PIB, a preos correntes. O grau de abertura da economia portuguesa continua a ser relativamente baixo (38%), em 2011, no contexto das economias da UE de pequena dimenso. A Irlanda (94%), a Eslovquia (89%) e a Hungria (88%) registam os valores mais elevados. Este indicador, entre 2002 e 2011, cresceu em todos os pases da Unio Europeia, com excepo do Chipre. A maior variao verificou-se na Hungria (+24 p.p), Pases Baixos (+18 p.p.) e Eslovnia (+17 p.p.). Em Portugal a variao foi de +6 p.p., valor baixo, entre os pases considerados. A separao entre bens e servios permite constar algumas diferenas significativas. Nos bens, os valores mais elevados verificaram-se na Eslovquia (82%), Hungria (74%) e Pases Baixos (62%). O valor para Portugal de 30%, ligeiramente abaixo do valor da mediana dos pases considerados. Nos servios, os valores do grau de abertura mais elevados verificam-se na Irlanda (52%), Dinamarca (19%), Pases Baixos (17%) e Hungria (14%). De notar que a Hungria e os Pases Baixos figuram entre as economias com maiores valores para os bens e servios. Nos servios, o grau de abertura em Portugal em 2011 situou-se em cerca de 8%, valor relativamente baixo no conjunto das economias consideradas.

"Grau de Abertura" da Economia 2011


100 80 60
40
(% do PIB)

20 0
Reino Unido Rep. Checa Eslovnia Espanha Frana

Pases Baixos

Eslovquia

Alemanha

Finlndia

Dinamarca

Hungria

Polnia

Irlanda

Grcia

Itlia

Os dados agregados a nvel comunitrio incluem apenas o comrcio extra-comunitrio

Fonte: Eurostat (Janeiro 2013 )

Portugal

UE 27

EUA
83

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

Relatrio da Competitividade 2012

Indicadores de Enquadramento Macroeconmico

Inflao Evoluo Cambial Taxa de Juro de Longo Prazo Saldo das Administraes Pblicas

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

84

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: ndice Harmonizado de Preos no Consumidor


Mede a variao no tempo dos preos de um cabaz de bens e servios representativo da estrutura de consumo, numa base comparvel entre todos os Estados-membro da Unio Europeia. Para os EUA e Coreia, refere-se o ndice de Preos no Consumidor desses pases. O ndice Harmonizado de Preos no Consumidor em Portugal cresceu +3.6% em 2011 (+4.4% nos bens; +2.4% nos servios). O aumento verificado foi superior em 0.9 pontos percentuais ao registado, em mdia, no conjunto dos pases da rea Euro. Em 2011, o aumento dos preos no consumidor na Unio Europeia foi em mdia de +3.1% (+3.6% nos bens; +2.2% nos servios). No se registaram variaes negativas nos preos no consumidor. Apenas a Grcia, Hungria, Sucia e Romnia verificaram em 2011 variaes de preos inferiores s registadas em 2010. As taxas de variao de preos mais elevadas na Unio Europeia registaram-se na Romnia (+5.8%) e na Estnia (+5.1%). A Irlanda registou a menor variao de preos (+1.2%). A taxa de variao dos preos no consumidor nos Estados Unidos da Amrica foi, em 2011, de +3.2%.

ndice Harmonizado de Preos no Consumidor 2011


5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 0,0
Rep. Checa

(variao em relao ao ano anterior, em %)

Alemanha

Grcia

Dinamarca

Hungria

Irlanda

Pases Baixos

Reino Unido

Portugal

Finlndia

Eslovquia

Eslovnia

Espanha

Frana

Polnia

Fontes: Eurostat (Julho 2012); OCDE (Coreia e EUA).

Coreia

Itlia

UE 27

AE 17

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

85

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxa de Cmbio Nominal Efectiva / ndice Cambial Ponderado


Para cada pas (ou zona econmica), a taxa de cmbio nominal efectiva a mdia ponderada das taxas de cmbio com um conjunto de pases seus concorrentes. Neste indicador consideram-se 36 pases industrializados: os 27 membros da UE, EUA, Canad, Japo, Sua, Noruega, Austrlia, Nova Zelndia, Mxico e Turquia. Para os pases da rea Euro, por no existirem taxas de cmbio entre eles, no se trata de uma taxa de cmbio efectiva, mas apenas de um ndice cambial ponderado, cujo conceito e frmula de clculo so idnticos aos de uma taxa de cmbio efectiva. Um valor do indicador superior/inferior a 100, significa uma apreciao/depreciao da moeda desse pas em relao ao conjunto dos pases de referncia, entre o ano de 1999 (ano de base) e 2011, ou seja, uma deteriorao/melhoria da sua posio competitiva pela via cambial. Entre 1999 (ano base) e 2011, a posio competitiva da economia portuguesa, em termos de competitividade-preo em relao ao referido grupo de pases concorrentes deteriorou-se, pela via cambial, em 5.1%. Em 2010 e 2011, a taxa de cmbio nominal efectiva depreciou-se em 1.7%. No seu conjunto, a rea Euro registou uma significativa apreciao da sua taxa de cmbio efectiva em cerca de 18%, no perodo 1999-2011, tendo-se depreciado nos dois ltimos anos em cerca de 6%. Nos Estados Unidos, a taxa de cmbio efectiva em relao ao grupo de pases do indicador diminuiu cerca de 20% (-8% em 2010 e 2011) e na Coreia cerca de 11% (com uma apreciao de cerca de 8% nos dois ltimos anos). No Reino Unido, a depreciao da taxa de cmbio efectiva registou-se, essencialmente, em 2008 e 2009. De notar que na Eslovquia a apreciao da sua taxa de cmbio nominal efectiva se verificou essencialmente antes da adopo do Euro em 2009, o mesmo acontecendo relativamente depreciao registada na Eslovnia, que adoptou o Euro em 2007.

Taxa de Cmbio Nominal Efectiva / ndice Cambial Ponderado 2011


160 150 140 130 120 110 100 90 80 70 (1999=100)

Coreia

Itlia

Alemanha

Reino Unido

Irlanda

Frana

Portugal

Grcia

Rep. Checa

AE 17

Dinamarca

Hungria

Polnia

Fonte: Comisso Europeia (Setembro 2012)

Pases Baixos

Eslovquia

Eslovnia

Espanha

Finlndia

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

86

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Taxa de Juro de Longo Prazo


Taxa de juro de longo prazo em mdia anual (rendibilidade dos ttulos da dvida pblica do Governo Central com maturidade a 10 anos, no mercado secundrio). A taxa de juro de longo prazo em Portugal subiu com significado em 2011, atingindo 10.2%, em mdia anual (5.4% em 2010). De notar que esta taxa subiu ao longo do ano, passando de 6.95% em Janeiro para 13.08% em Dezembro. Na rea Euro os diferenciais entre estas taxas, pouco significativos at 2008, voltaram a aumentar em 2011. Neste ano, a diferena entre os valores extremos (Alemanha: 2.6% e Grcia: 15.7%) foi de 13.1 p.p. (6.3 p.p. em 2010). Os valores desta diferena tinham sido de 2.0 p.p., 0.8 p.p., respectivamente, em 2009 e 2008. No conjunto da rea Euro a taxa de juro de longo prazo situou-se em 4.3% em 2011 (3.8% em 2010). Nos EUA a taxa de juro de longo prazo reduziu-se para 2.8% (-0.4 p.p. que em 2010). O diferencial entre estas taxas na rea Euro e nos EUA aumentou para 1.5 p.p..

Taxa de Juro de Longo Prazo 2011


16,0 14,0 12,0
10,0

(mdia anual, em %)

8,0 6,0 4,0 2,0 0,0


Rep. Checa
Alemanha

Grcia

Pases Baixos

Dinamarca

Hungria

Irlanda

Coreia

Itlia

Portugal

Reino Unido

Finlndia

Eslovnia

Frana

Eslovquia

Espanha

Polnia

AE 17

Fontes: BCE (Dezembro 2012), OCDE (Coreia, EUA)

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

87

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADOR: Saldo das Contas das Administraes Pblicas


Saldo global das contas das Administraes Pblicas em percentagem do produto interno bruto (PIB). Em Portugal, o saldo global das contas das Administraes Pblicas em percentagem do PIB reduziu-se em 2011 para -4.4%, aps ter atingido um valor de -9.8% em 2010 e de -10.2% em 2009. Na Unio Europeia, o saldo mdio das contas das Administraes Pblicas em percentagem do PIB diminuiu de -6.5% em 2010 para -4.4% em 2011. Apenas trs Estados-membro da Unio Europeia registaram saldos positivos, Hungria (+4.3%), Estnia (+1.1%) e Sucia (+0.4%). Entre os pases com dfices pblicos, os menos elevados registaram-se no Luxemburgo (-0.3%), Finlndia (-0.6%) e Alemanha (-0.8%) e os mais elevados na Irlanda (-13.4%), Grcia e Espanha (ambos com -9.4%) e Reino Unido (-7.8%). No conjunto da rea Euro, o saldo mdio das contas das Administraes Pblicas reduziu-se de -6.2% em 2010 para -4.1% em 2011, com seis pases a apresentarem saldos inferiores a 3% do PIB (trs pases em 2010).

Saldo das Contas das Administraes Pblicas 2011


6,0 4,0 2,0 0,0 -2,0 -4,0 -6,0 -8,0 -10,0 -12,0 -14,0 -16,0
Pases Baixos
Rep. Checa Alemanha Grcia Dinamarca Hungria

(em % do PIB)

Irlanda

Coreia

Itlia

Finlndia

Portugal

Reino Unido

Eslovquia

Eslovnia

Frana

Espanha

Polnia

AE 17

Fontes: Eurostat (Outubro 2012); OCDE (Coreia, EUA)

UE 27

EUA

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

88

Relatrio da Competitividade 2012

Benchmarking dos Indicadores Relatrios 2003-2012

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

89

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADORES DE INPUT

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

90

Relatrio da Competitividade 2012

CUSTOS LABORAIS
Custos Unitrios do Trabalho, Total da Economia (variao mdia anual)
VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

2,9 2,5 2,3 2,1 1,5 1,1 2,2 2,2 5 2 2


3

2005-08

2006-09

2007-10

2008-11

2005-08

2006-09

2007-10

2008-11

Portugal

UE 27

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Preos de Gs (sem impostos) - Indstria (/Gigajoule)


VALOR DO INDICADOR
11,1
9,8 8,7

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS *

8,8

9,3 7,6 7,9

9,4 9,0

10,1 4 7 9 10 12

1 Sem 08

1 Sem 09

1 Sem 10

1 Sem 11 Portugal

1 Sem 12 UE 27

1 Sem 08*

1 Sem 09**

1 Sem 10**

1 Sem 11**

1 Sem 12**

* em 14 pases ** em 15 pases

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Preos de Electricidade (sem impostos) Indstria Pequenos Consumidores (/MWh)


VALOR DO INDICADOR
109,8 103,7
102,6

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

107,9

111,0

114,0

102,1 95,2 92,0 3 5 4 3

83,4

1 Sem 08

1 Sem 09

1 Sem 10

1 Sem 11 Portugal

1 Sem 12 UE 27

1 Sem 08*
* em 15 pases

1 Sem 09*

1 Sem 10*

1 Sem 11

1 Sem 12

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

91

Relatrio da Competitividade 2012

Preos de Electricidade (sem impostos) Indstria Grandes Consumidores (/MWh)


VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

99,1 83,0 79,3


69,8 7

84,1 85,2 75,9 80,7 82,0

86,9

13

1 Sem 08

1 Sem 09

1 Sem 10

1 Sem 11 Portugal

1 Sem 12 UE 27

1 Sem 08* * em 15 pases

1 Sem 09*

1 Sem 10*

1 Sem 11

1 Sem 12

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

FISCALIDADE
Receitas Fiscais (em % do PIB)
VALOR DO INDICADOR
36,3
30,9 36,0

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

36,1 31,7

36,1 30,6

36,5 31,5

36,7 32,3

37,1

36,6 32,8

35,8 31,0

35,6

31,5

32,8

31,5

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010 UE 27

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Portugal

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Taxa Mxima Ajustada de Imposto sobre o Rendimento das Empresas (%)


VALOR DO INDICADOR
33,0 27,5 28,3 27,0 29,0
27,5 27,5

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

31,5 29,0 26,5


26,5 26,5

25,5

25,3

24,5

24,0

23,9

23,7

23,4

23,5

6 8 10 8 10 11
10

11

11

15 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 UE 27 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Portugal

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

92

Relatrio da Competitividade 2012

Receitas de Impostos sobre o Rendimento das Empresas (em % do PIB)

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Receitas de Impostos sobre o Rendimento das Empresas (em % das receitas fiscais)
VALOR DO INDICADOR
11,1
9,2 9,0

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

10,6

10,5 9,4 8,8 9,3 8,6 8,5


9,1

10,9 10,0

9,5 8,1 7,7 9 10 11 13 14 14 2003 2004 2005 2006 2007 2008 14 2009 2010 11 12 13

8,7

8,7

8,3

8,4

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2001

2002

Portugal

UE 27

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Receitas de Impostos com Relevncia Ambiental (em % do PIB)


VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

3,0
2,9

3,0

3,0

3,0 2,9

2,8 2,7 2,7

2,8

2,8

2,8 2,7 2,6 2,6 2,5 2,6 2,5 2,6 8 2,5


11 10 12 12 12

12

12

12

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Portugal

UE 27

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

93

Relatrio da Competitividade 2012

EDUCAO E FORMAO
Abandono Escolar Precoce (% populao 18-24 anos)
VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

45,0 41,2 39,4 38,8


39,1

36,9

35,4 31,2 28,7 23,2

17,0

16,5

16,0

15,8

15,5

15,1

14,9

14,4

14,1

13,5

16
2002 2003* 2004* 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

16 2003

16 2004*

16 2005

16 2006

16 2007

16 2008

15 2009

15
16

2002

2010

2011

* quebra de srie (2003: UE 27; 2004: Portugal)

Portugal

UE 27

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Aprendizagem ao Longo da Vida (% da populao 25-64 anos)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

11,6 9,2 8,5 7,2 6,5 5,3 4,3 2,9 3,2 13


15

9,6

9,5

9,3

9,4

9,3

9,1

8,9 6

5,8

9
11

4,1

4,2

4,4 13 14 13 13 12

2002

2003*

2004*

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011*

2002

2003

2004*

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011*

* quebra de srie (2003: UE 27; 2004; 2011: Portugal)

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Jovens (20-24 anos) que concluram pelo menos o ensino secundrio (% da populao 20-24 anos)
VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

76,7

77,1

77,3

77,5

77,9

78,1

78,4

78,6

79,0

79,5
64,4

44,4

47,9

49,6

49,0

49,6

53,4

54,3

55,5

58,7

16 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2002

16

16 2004

16 2005

16 2006

16 2007

16 2008

16 2009

16 2010

15 2011

2003

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

94

Relatrio da Competitividade 2012

Estudantes no Ensino Superior (% da populao 20-29 anos)


VALOR DO INDICADOR
30,9 30,7
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

24,9 24,4

25,9 25,0

26,9 25,4

27,7 25,4

28,1 25,2

28,5 25,0

28,7 25,6

28,9 27,1

29,8 27,5

9 11 11 12 12 13 13
12 11

12

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Diplomados no Ensino Superior (% da populao 30-34 anos)


VALOR ABSOLUTO
34,6 POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

26,9 23,5 25,0

28,0

28,9

30,0

31,0

32,2

33,5

26,1 19,8
21,6

23,5 21,1

14,9

16,5

17,7

18,4

13,0

13

13

13

13

13

13

13

13

13

13

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009 Portugal

2010

2011

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Despesas Pblicas em Educao (% do PIB)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

5,4 4,9

5,4 5,0

5,3

5,4 5,1

5,1 5,1

5,2
5,0

5,1 5,0

5,0 5,1

5,1 4,9

5,8 5,4

5,1

5 7

6 8 9 9 9 10

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006* 2007* 2008* 2009*

Portugal

UE 27

* em 15 pases

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

95

Relatrio da Competitividade 2012

Despesas Pblicas em Educao (% das despesas pblicas totais)


VALOR DO INDICADOR
12,7

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

12,6

12,6 12,3 3 11,5 11,4 10,9


11,4 11,5

11,6
10,9 11,0

4 6

10,8

10,9

11,0

11,0

11,0

11,0

10,9

10,8

8 9

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006*

2007*

2008*

2009*

Portugal

UE 27

* em 15 pases

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

SOCIEDADE DE INFORMAO
Despesas em Tecnologias de Informao (% do PIB)
VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

2,4

2,4

2,4
2,1

2,5 2,2

2,5 2,1

1,9

1,9

8 10 10

2006

2007

2008

2009 Portugal

2010 UE 27

2006

2007

2008

2009

2010

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Despesas em Tecnologias de Comunicao (% do PIB)


VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

4,2

4,1

4,2

4,4

4,3
2

3 3,0 2,9 2,9 2,9


2,8 4

2006

2007

2008

2009
Portugal

2010
UE 27

2006

2007

2008

2009

2010

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

96

Relatrio da Competitividade 2012

Taxa de Penetrao da Banda Larga por acesso fixo (por 100 habitantes)
VALOR DO INDICADOR
27,7%

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

26,4% 24,8% 22,8% 20,2% 18,6% 16,2% 15,1% 12,1% 11,6%


13,9%

20,5% 16,5%

21,6%

8 10 11 12 12 13 14

Jan-06

Jan-07

Jan-08

Jan-09

Jan-10

Jan-11 Portugal

Jan-12 UE 27

Jan-06

Jan-07

Jan-08

Jan-09

Jan-10

Jan-11

Jan-12

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Nvel de acesso Internet em banda larga pequenas empresas (%)


VALOR DO INDICADOR
85,0
70,0 62,0

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS *

75,0 74,0

79,0 79,0

80,0 80,0

82,0 82,0

81,0

88,0 86,0

9 10 11

9 11 13

2006

2007

2008

2009*

2010

2011 Portugal

2012 UE 27

2006

2007

2008

2009 *

2010

2011

2012

* quebra de srie

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Nvel de acesso Internet em banda larga - famlias (%)


VALOR DO INDICADOR
72% 67% 57% 49% 42% 39% 30% 24%
11

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS *

61% 57%
50%

60%

46%

30%

9 11
13

12

13

13

2006

2007

2008

2009

2010

2011 Portugal

2012 UE 27

2006

2007

2008

2009

2010*

2011

2012*

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

97

Relatrio da Competitividade 2012

AMBIENTE E ENERGIA
Intensidade Energtica da Economia (kgep por 1000 euros)
VALOR DO INDICADOR
178 173 170 167 171 169 170
168 164

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

174

164 160 157

165 160 153

155 9
152

9 10
10

9 10 10 10 10
10

150

152

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010 UE 27

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Portugal

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Dependncia Energtica (%)


VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

84,9

84,0

85,4

88,5 83,9 83,0 82,0


82,8 81,1

75,5

47,4

47,6

49,0

50,2

52,5

53,7

53,0

54,6

53,7

52,7

14 15 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 UE 27 2001 2002

13 14 2003 15 2004 14 2005 14 2006


14

14 2008

14 2009 2010

2007

Portugal

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Electricidade de Origem Renovvel (% do consumo bruto de electricidade)


VALOR DO INDICADOR
41,2 38,2
34,6

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

32,7 28,2 28,9 30,0

14,1

14,7

15,2

15,9

16,7

18,8

19,6

2004

2005

2006

2007

2008

2009 Portugal

2010 UE 27

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

98

Relatrio da Competitividade 2012

Resduos Slidos Urbanos Deposio em aterro (em % do total dos RSU tratados)
VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

71,7 66,7
55,5

67,7 52,3

65,3

62,4

64,1

63,9

64,5

60,7

61,9

50,5

47,5

44,2

43,0

41,3

40,1

38,7

38,3

7 8

8 10 10 10

9 11

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010 UE 27

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Portugal

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Resduos Slidos Urbanos - Reciclagem de materiais (em % do total dos RSU tratados)
VALOR DO INDICADOR POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

24,8 20,0
21,1

24,9

24,9

21,4

22,6

18,5

19,2

16,6
11,8

8,4

9,7

10,7

10,3

11,5 11 12

6,8 4,0 4,8 4,9

12

13

13

12
13

13 15 15 2010

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010 UE 27

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

Portugal

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais alto

INVESTIMENTO
Formao Bruta de Capital Fixo do Sector Privado (em % do PIB)
VALOR DO INDICADOR
21,5 19,7 17,3 17,1 19,4 17,2 19,4 17,7 19,5 18,2 19,5 18,7 19,5 18,4
16,9 16,2 POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

15,8 15,3

16,1 14,8

4
5

4 6
6 6

10

11

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

99

Relatrio da Competitividade 2012

Fluxos de Investimento Directo Estrangeiro - Inflows (mdia anual, em % do PIB)


VALOR DO INDICADOR
3,5 3,2
3,0 2,3

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

3,5

2,3

2,1

2,0 9 11
12 9

04-08

05-09

06-10

07-11

04-08* * em em 15 pases * 15

05-09

06-10

07-11

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Fluxos de Investimento Directo Estrangeiro - Outflows (mdia anual, em % do PIB)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

5,1

4,9

4,6
4,3

2,4 10
1,7 12

1,2 0,8

12

16 04-08 05-09 06-10 07-11 04-08* 05-09 06-10 07-11

Portugal

UE 27

* em 15 pases

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Stock de Investimento Directo Estrangeiro Inward (em % do PIB)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

46,3 41,8 41,0 36,8 32,9 34,8 34,6

44,4

47,3 46,6 48,445,8

49,3 42,8

41,8 38,2

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010 Portugal

2011 UE 27

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

100

Relatrio da Competitividade 2012

Stock de Investimento Directo Estrangeiro Outward (em % do PIB)


VALOR DO INDICADOR
54,5 45,1 40,3 38,7 28,9 30,7 9 9 9
9 56,5 53,7

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

48,2 44,8

21,6

23,1

25,5

27,2

26,3

28,2

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

I&D
Licenciados em Cincia e Tecnologia (por 1000 habitantes no escalo etrio 20-29 anos)
VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

16,3 13,2 13,4 14,2 13,8 8,9


9,5

14,4

14,6 14,4

14,4 12,5 5 8 11
12

12,3 10,7 11,3

12,5

9,6

8,2

6,6

7,4

12

12

12
13 13

2001

2002

2003

2004*

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2001

2002

2003

2004*

2005

2006

2007

2008

2009

2010

*quebra de srie: Portugal (2004)

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Despesas em Investigao & Desenvolvimento (% do PIB)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVADE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

1,9

1,9

1,9

1,8

1,8

1,9

1,9

1,9

2,0

2,0

1,6 1,5
1,2 1,0

1,6

8 9 12 13 13
13

0,8

0,7

0,7

0,7

0,8 11

13

13

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008*

2009

2010

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008*

2009

2010

* quebra de srie: Portugal

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

101

Relatrio da Competitividade 2012

Despesas em I&D financiadas pelo Sector Privado (empresas) (% das despesas totais em I&D)
VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVADE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

55,8

54,4

54,0

54,2

54,2

55,1

55,0
47,0

54,9 48,1

54,1

53,9

43,0

44,0

44,1
7

31,5

31,6

31,7

34,2

36,3 9
10

9 10 11

12 14

11

14

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008*

2009

2010

2001* 2002**** 2003* 2004**** 2005 2006*** 2007* 2008*** 2009* 2010**

* quebra de srie: Portugal

Portugal

UE 27

* 15 pases; ** 14 pases; *** 13 pases; **** 12 pases

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Investimento em Capital de Risco (Semente, Start-up e Later Stage)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

0,05 0,04 0,04 0,03 4 6

2007-2010

2008-2011

2007-2010 *

2008-2011 *

Portugal

UE 15

* em 14 pases

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Investimento em Capital de Risco (Expanso e Substituio)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

0,07

0,06

9
0,02

0,02

2007-2010

2008-2011

2007-2010 *

2008-2011 *

Portugal

UE 15

* em 14 pases

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

102

Relatrio da Competitividade 2012

Patentes Europeias (por milho de habitantes)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

101,6

110,4

114,7

118,6

121,4

125,2

130,9

132,6

123,5

127,9

2,7

4,1 2003

5,0 2004

4,3

7,4 2006

6,6 2007

7,8 2008

10,4 2009

7,6 2010

13 7,2 2011
14

13

13

13

13 14

14 2003

14 2004

14 2005 2006 2007 2008 2009 2010

2002

2005

2002

2011

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Marcas Comunitrias (por milho de habitantes)


VALOR DO INDICADOR
146,4 133,3 124,6 112,7 92,8 81,3 80,1 72,9 47,3 19,1
45,3 POSIO RELATIVADE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

93,4

102,8 80,9

45,5 20,9

48,3

48,0

51,4

10

10

10

10

10

10

10

10

10 11

19,2

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Designs Comunitrios (por milho de habitantes)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

121

120

102 86

110

112 106

116 101 82 67 6 8 10 10 10 9 11 8 9

75 63 58 43 31 16 56

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

103

Relatrio da Competitividade 2012

INDICADORES DE OUTPUT

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

104

Relatrio da Competitividade 2012

Produto Interno Bruto per capita (UE 27=100)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

100

100

100

100

100 79

100

100

100 80

100

100

80

79

77

79

79

78

80

77

12

12

13

13

13

13

13

13

12

13

2002

2003

2004

2005*

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

* quebra de srie

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Produto Interno Bruto (taxa de variao em volume)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

2,7 2,6 2,2 1,8


1,4

2,8 2,3 1,8 1,5 0,9


0,6

2,2 7 1,1 8 0,6 0,2 0,3 0,3 -0,1 14 -0,7


15 15 15

0,7

10
12

16

16

1999-02 2000-03 2001-04 2002-05 2003-06 2004-07 2005-08 2006-09 2007-10 2008-11

1999-02 2000-03 2001-04 2002-05 2003-06 2004-07 2005-08 2006-09 2007-10 2008-11

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Taxa de Emprego (%)


VALOR DO INDICADOR
68,8 68,1 67,8 67,5 67,9
67,8 68,2

POSIO RELATIVA DE PORTUGAL


FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

65,3

65,8

66,3

65,6
64,5

64,4
62,4

64,1

64,3 64,2

4
6

62,6

63,0

63,4

6 7 7

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011*

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011*

* quebra de srie: Portugal

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

105

Relatrio da Competitividade 2012

Criao de Emprego (variao mdia anual)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

1,3

1,4

0,9 0,6 0,4 0,0


-0,1 0,6

0,7 0,2 0,1


-0,3

9 11

-0,1

-0,4 13 -0,9 -1,3 14 14 15 2008-11


2001-04* 2002-05* 2003-06* 2004-07* 2005-08
* em 15 pases

13

15
2006-09 2007-10 2008-11

2001-04

2002-05

2003-06

2004-07

2005-08

2006-09

2007-10

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Taxa de Desemprego (%)


VALOR DO INDICADOR
12,9 12,0 9,1 7,1 5,7 9,3 7,5 9,0 8,6 10,6
8,6 POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

9,7

9,7

8,9

8,9
7,2

8,3

8,5 7,1

9,0
6

10 11 12 14 2002 2003 2004 2005 2006 2007


13

12

14 2008 2009 2010 2011

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

* valor estimado (2002-2010)

Portugal*

UE 27

(1) Valor mais baixo

(16) Valor mais alto

Produtividade por Pessoa Empregada (UE 27=100)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

100

100

100

100

100

100

100

100

100

100

71

71

70

73

73

74

74

76

77

76

12

12 13

12 13 14 13 13
13

13

2002

2003

2004

2005*

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2002

2003

2004

2005*

2006

2007

2008

2009

2010

2011

* quebra de srie

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

106

Relatrio da Competitividade 2012

Variao da Produtividade do Trabalho (variao mdia anual)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

2,0

2,0

2,0

2,0

2,1

1,5

1,5 1,1

1,0 0,8
0,7

10 0,6 0,5 11 0,5 0,5 0,4 13 14 13 14

0,5

0,4

2000-03 2001-04 2002-05 2003-06 2004-07 2005-08 2006-09 2007-10 2008-11

2000-03 2001-04 2002-05 2003-06 2004-07 2005-08 2006-09 2007-10 2008-11

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Grau de Abertura da Economia (% do PIB)


VALOR DO INDICADOR
POSIO RELATIVA DE PORTUGAL
FACE AOS 16 PASES DA UE CONSIDERADOS

39,4 34,6 31,8 33,9 31,0 35,2 32,2 36,8


35,3

39,8 36,2

41,2
37,5

43,1
40,3

36,4 31,7

35,2

38,0

32,4

10 11
11

11

11

11

11

11

11

11

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

Portugal

UE 27

(1) Valor mais alto

(16) Valor mais baixo

Associao Industrial Portuguesa Cmara de Comrcio e Indstria

107

Вам также может понравиться