Вы находитесь на странице: 1из 10

Kit para Iluminao Urbana a Energia Solar PTS

MANUAL de PRODUTO

2013
Linha PTS para Iluminao a Energia Solar. PTS 305 PTS 315 PTS 320 PTS 330

PTS 410 PTS 420 PTS 430 PTS 530

WWW.SUNLAB.COM.BR

A linha PTS composta por sistemas para iluminao urbana. So equipamentos de ltima gerao, que combinam a tecnologia fotovoltaica com a economia e durabilidade dos emissores de luz a LED. a tecnologia com responsabilidade para uma NOVA ERA: . Energia limpa, renovvel, natural e ecologicamente correta

SunLab Power
Diviso da Lbramo Centronics Av. Francisca de Paula Pereira, 450. Bragana Paulista. SP. Brasil

55 (11) 4035-8575

Tecnologia produzida no Brasil.

Qualidade, manuteno e assistncia garantida.

REVISO 03/2013

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

DESCRIO da LINHA PTS


A linha PTS, desenvolvida pela SunLab Power introduz no mercado um novo conceito de iluminao, desde sua alimentao: a energia solar, at a emisso de luz: atravs de LEDs de alta potncia. O sistema PTS composto pela luminria(s) a LED, brao de sustentao, painel(is) solar(es) com seu suporte articulado para regulagem e fixao no topo do poste e gabinete contendo o controle eletrnico e bateria(s). Para cada aplicao h capacidades diferentes, potencias de iluminao e cobertura de luz, para atender s necessidades em ruas, parques, estacionamentos, praas, ptios, avenidas. A linha PTS foi desenvolvida em conformidade a norma NBR 5101/92. Produzida para instalao em postes j existentes. Opcionalmente, o fornecimento poder incorporar postes novos, em conformidade com a NBR-1744/00 (Postes de Ao para Iluminao Pblica) e NBR-6123/88 (Foras devido ao vento em edificaes). Dispensa a infraestrutura eltrica convencional ou pode incorporar um controlador CSH, que permitir o back-up na energia convencional automticamente, ou seja, um sistema hbrido, tanto solar quanto a energia eltrica convencional.

Conceitos sobre Iluminao Pblica Urbana: A definio para a iluminao pblica est na resoluo normativa n 456 da ANEEL: ... iluminao pblica o servio que tem por objetivo prover de luz ou claridade artificial aos logradouros pblicos, no perodo noturno ou nos escurecimentos ocasionais, inclusive daquelas que necessitam de iluminao permanente no perodo diurno. A norma NBR5101/92 ou a IES-LM 51 so normas importantes para a aplicao de iluminao publica. A implicao da iluminao na qualidade de vida, permite agregar valores no s urbanos, como econmico e scio ambientais. necessrio reconhecer e considerar novos conceitos advindos do avano na tecnologia da iluminao. - A relao da luz com o meio, nas especificidades urbansticas e culturais; - Respeitar as caractersticas arquitetnicas, estticas e humanas do local, reafirmando a atividade a que se destina, se refletindo no modo de vida; - Destacar a percepo de espao, que a forma da luz de sensibilizar a viso do local dentro de um complexo de lugares. - Facilitar o deslocamento, orientao e visibilidade, seja de pessoas ou animais em movimento. - A segurana, atravs da iluminao correta, facilita o trfego de pessoas e veculos, com o reconhecimento de obstculos, placas, avisos e tambm, a reduo da criminalidade. No h dvidas que o sentimento de medo e insegurana muito menor quando os locais so iluminados. A reduo dos ndices de acidente de trnsito e roubos so constatveis atravs da eficcia da iluminao. A iluminao na cor adequada, sua intensidade e foco, localizada em pontos ou adequadamente distribuida, cria essa relao significativa de melhoria da segurana, visualizao e organizao em ambientes urbanos.

CARACTERSTICAS DO SISTEMA
Cada PTS possui o funcionamento automtico e auto-suficiente: Consumo de energia sem custo: Gerao prpria da energia eltrica, atravs do painel solar, totalmente limpa e renovvel, sem qualquer custo adicional. De fcil instalao: no necessita conexo rede eltrica convencional. Opcional grid-tie para conexo rede eltrica, como back-up. Armazenamento da energia gerada durante o dia em acumuladores especiais, projetados para essa funo, garantindo o funcionamento por toda a noite e com reserva. O excedente gerado pelo painel solar acumulado e permite uma autonomia de funcionamento para dias nublados ou chuvosos. A probabilidade de blackout em um PTS mnima, se comparado iluminao convencional. O controle de carga e descarga do acumulador efetuado por circuito microprocessado e dispe de inmeras protees contra falhas, surtos ou curtocircuito. Liga quando escurece e apaga quando amanhece automaticamente. Funciona sem a interveno humana. O sensor de luminosidade que comanda o acender e apagar o prprio painel solar, reduzindo as falhas comuns de fotossensores. A luz emitida pela luminria a LED - ILC, composta por semicondutores de altssima potncia de iluminao, com uma eficincia maior que 97% de transformao da energia em luz. Baixssimo custo de manuteno. Prticamente inexistentes, os LEDs do PTS so semicondutores de altssima qualidade e tem vida til acima de 50.000 horas, o que representa mais de 10 anos de utilizao.

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 2

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS


A perda de fluxo luminoso inferior a 15% nesse perodo. Melhor definio de cor e espao: A iluminao do PTS proporciona melhor definio de cores, espaos e sombras. Com a aplicao de temperaturas de cor mais elevadas, permite a melhoria da acuidade visual. Segurana: A iluminao do PTS no emite radiaes que possam prejudicar a animais ou seres humanos. No provoca o envelhecimento ou descolorao de objetos. Devido ausncia de U.V. (ultravioleta) a atrao sobre insetos reduzida. Isso evita a necessidade de limpeza constante; Pela mesma razo, no h o fenmeno de amarelamento ou envelhecimento de partes plsticas, como a provocada pela luz de lmpadas. Na falha de um mdulo, os outros permanecem funcionando, reduzindo a possibilidade de black-out e acidentes. Luz imediata: os emissores de luz a LED no precisam de tempo para aquecimento ou de espera para iniciar a iluminao; a luz imediata. O acender e apagar no afeta ou danifica os emissores. No oferece qualquer perigo eltrico a pessoas, uma vez que trabalha com tenses entre 12 a 24 Volts. J atende ao conceito de iluminao de emergncia. Resistncia: Peso reduzido, baixa temperatura de trabalho e no suscetvel a quebra por vibraes provocadas na passagem de veculos. A iluminao em estado slido resistente a choques mecnicos, temperaturas extremas e vibraes. No ocorrem trincas como ocorre nas lmpadas. Ecologicamente correto: No contm substncias nocivas sade humana e natureza. No necessita de processos especiais para descarte, alm de proporcionar a alta durabilidade dos componentes. Os materiais que compem o sistema so reciclveis ou remanufaturveis, isentos de mercrio ou outros materiais agressivos natureza.

Por exemplo: A iluminao pblica em cruzamentos de trfego, quanto mais branca e alto seu IRC ndice de Reproduo de Cor, proporciona uma melhor percepo dos movimentos, das pessoas, animais ou veculos, melhorando consequentemente sua segurana. Como a intensificao das luzes nas faixas de travessia de pedestres, hoje utilizadas em vrias cidades. Por outro lado, um dos problemas encontrados nas cidades os da rede eltrica area. Raramente os postes so posicionados de maneira a otimizar a distribuio luminosa. O posicionamento destes definido pela melhor opo na distribuio da rede eltrica e no para a iluminao. Nestes casos, a iluminao pblica passa a ser uma mera coadjuvante do processo. comum ao trafegar com um veiculo, sentir cansao aps ver o zebramento da iluminao nas vias, ora com faixas de luz e ora com sombra.

COMPOSIO DO SISTEMA
1) Estrutura: O fornecimento do poste opcional. Deve ter uma estrutura suficientemente forte para suportar os equipamentos (painis, braos, luminria) e a fora de arraste dos ventos. Sua base pode ser flangeada ou engastada. A instalao deve ser feita conforme orientao do fabricante e com a utilizao de pessoal especializado. Recomendamos o uso de postes homologados pela SunLab Power. Consulte sobre a relao com nossa engenharia: engenharia@sunlab.com.br. 2) Luminria a LED: A Luminria ILC possui lente difusora em PPA transparente, resistente ao de UV e a intempries. O travamento por fecho rpido de presso e permite o fcil acesso interno mesma. A instalao no brao (3) deve ser atravs da luva, com o aperto aos dois parafusos do dispositivo de travamento. Permite a instalao em braos desde 33,7 mm at 61 mm .

Obs.: Com uma menor distncia entre postes, obtm-se maior homogeneidade da iluminao, evitando-se os ajustes da viso, que acabam por provocar cansao ao alternar com frequncia entre zonas de luz e as de sombras.

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 3

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

O circuito de alimentao funciona em PWM, com proteo contra sobre e sub-tenso, curto-circuito e controle de temperatura, atravs de duas ou at quatro setores de alimentao isolados, dependendo do modelo. Cada circuito possui um fusvel de proteo.

As partes que compem o sistema so: 1) 2) 3) 4) 5) Estrutura Poste; Luminria a LED; Brao para instalao da luminria; Suporte articulado e Painel solar; Caixa de controle - contm o controlador e bateria(s).

3)

Brao para instalao da luminria: o segmento onde se instala a luminria. H vrios tipos utilizados (curto/ mdio/ longo) e permite desde uma at quatro luminrias. O brao padro tem 2,5 metros de comprimento e inclinao de 5 graus. O Suporte do painel solar articulado, metlico, com encaixe para postes cilndricos de dimetros desde 2,5at 6. Possui regulagem para os painis tanto na inclinao como na rotao.

4)

Painel Solar: formado por clulas fotovoltaicas de silcio, encapsuladas e protegidas pelo vidro frontal de altssima transparncia, resistente a impacto, chuva, neve, granizo e mudanas de tem-peratura. Ao ser exposto luz solar, passa a gerar eletricidade.

. SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 4

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

O Painel solar do PTS fabricado sob o mais rigoroso padro de qualidade e atende: IEC 61215 IEC 61730 Portaria 004/2011 INMETRO

Controlador LZP: Totalmente eletrnico e microprocessado, programado para as operaes de liga/desliga da iluminao, controle de carga e descarga da(s) bateria(s), superviso da quantidade de energia de consumo e proteo dos equipamentos do sistema. Desliga a luminria antes que a bateria se descarregue totalmente e libera o consumo aps a recarga, automaticamente.

5)

Gabinete de controle: Contm a(s) bateria(s) com o circuito controlador de carga e descarga e demais controles de funcionamento de segurana do sistema. O gabinete padro fornecido em ao, com pintura epxi, para fixao no poste, e opcionalmente, h gabinetes em ao inox, fibra, para instalao no solo ou outros materiais especficos.

LZP Controlador CSH: Como opo h o controlador CSH, programado para as mesmas operaes, todavia, tem o recurso de se conectar automaticamente rede de energia eltrica, mantendo a luminria em funcionamento e a recarga da bateria(s) atravs da energia convencional. Ele se desconecta automaticamente com o retorno da energia do painel solar. O processo imperceptvel ao observador.

CSH

Baterias: fornecido com baterias eletrolticas, valvuladas e de ciclo profundo, seladas e sem necessidade de manuteno. A estimativa de troca aps 4 anos. Outra opo so as baterias Spiral-Cell, com o dobro de vida til.

Gerenciamento Recarga da bateria por modulao da frequncia de pulso (PWM), com ajuste de acordo com a temperatura e tenso da bateria. Manuteno da carga de flutuao. Alm das protees contra sobrecarga e sobredescarga da bateria, h outras que incluem contra a inverso de polaridade e curto circuito. Avisos visuais atravs de LED e sonoros atravs de buzzer. Manuteno O sistema PTS no precisa de manuteno preventiva, exceto limpeza espaada por meses. A manuteno corretiva pode ocorrer se for detectado falha e o controlador indicar tal ocorrncia:

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 5

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

Tabela 1 Sinalizao do Controlador do PTS OPERAO ACESO Painel solar gerando Bateria em carga PISCANDO APAGADO Painel solar desligado ou Bateria com carga mxima Carga abaixo deste nvel SINAL SONORO

Descrio Genrica: PTS

LED VERDE

No h

LED AMARELO ALTA

Bateria carregada >80%

Bateria em flutuao ou PWM

No h

LED AMARELO MEDIA

Bateria em carga media

Carga acima ou abaixo

No h

LED AMARELO BAIXA

Bateria abaixo de < 30%

Bateria abaixo de < 20%

Carga acima ou abaixo

No h

LED VERMELHO

Bateria c/ carga baixa Em carga controlada

Bateria c/ carga muito baixa ou sem carga LED Verde desligado

Carga acima ou desligado

Bips de aviso de desligamento ou recarga

Sequencial

LED Verde ligado

Carga baixa e no aguardo do painel para recarga. Consumo desligado

A APLICAO DO PTS
O PTS projetado para iluminao de rea, com um raio de iluminao entre 20 a 25 metros. Isto permite a intercalao de postes produzindo uma iluminao adequada para ruas ou avenidas. Postes solares autnomos devem ficar expostos luz do Sol. Se houver sombra demasiada, a autonomia e o tempo de funcionamento ficaro comprometidos. Se houver reas de sombreamento demasiado, o painel solar deve compensar tal defasagem ou ser deslocado da estrutura. Para maiores detalhes, consulte nosso departamento tcnico. No hemisfrio sul, os painis devem estar sempre voltados para o NORTE, para obter o maior tempo de captao solar. Caso haja problemas em atender a essa premissa, consulte a SunLab Power. Recomendamos que a instalao dos postes seja efetuada por pessoal especializado e tecnicamente habilitado.

Sistema para poste de iluminao alimentado a energia solar, com braos para instalao de luminrias, composto por: Sistema gerador fotovoltaico, composto por painel solar de clulas de silcio multicristalinas, emolduradas em perfil de alumnio, cobertura de vidro isento de ferro, prova de chuva, granizo e neve, e grau de transparncia acima de 97%. Luminria com corpo em alumnio injetado, acabamento com pintura eletrosttica a p. Lente difusora em PPA transparente, resistente ao de UV (ultravioleta) e a intempries grau de isolao IP66; Travamento por fecho rpido de presso e luva para instalao e travamento em brao de 33,7 a 65,3 mm . Compe a luminria os mdulos emissores de luz a LED, encapsulados em cermica e fluxo luminoso maior que 100 lumens/ Watt por LED, montados sobre circuito eletrnico e incorporado ao dissipador de calor. Vida til acima de 50.000 horas. Brao da luminria em ao galvanizado a fogo. Bateria eletroltica selada e vlvulada, de ciclo profundo. Tenso de trabalho entre 12 a 24 Volts em corrente contnua. Circuito de controle totalmente eletrnico, microcontrolado com funes de fotossensor, para automaticamente acender ou apagar a iluminao; Protees de sobre descarga da bateria e de sobrecarga atravs de regulagem do pulso PWM.

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 6

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

Tabela 2 Modelos Padres de PTS

Tabela 2 Modelos Padres de PTS PTS-305 PTS-315

SISTEMA PTS ILUMINAO URBANA PTS-410 PTS-420 PTS-430 PTS-320 PTS-330 PTS-530 96607 3x64 1 1410 200 21.120 144 2 3 12

Modelo

Cdigo do produto

96600

96601

96602

96603

96604

96605

96606

Caractersticas Eltricas Qt. de emissores de luz (LEDs) Qt. de painel solar Capacidade de gerao (Wp / dia) Capacidade de armazenamento em bateria (Ah) Fluxo luminoso (lm) Consumo mximo (Wh) Autonomia em noites (c/ 50% insolao)* 32 2 450 70 3.200 29 2 48 2 600 70 5.280 32 4 64 2/1 1050 80 7.040 45 4 96 2/1 1050 140 10.560 70 4 2x48 2/1 1050 140 10.560 64 2 2x64 1 1050 140 14.080 90 2 2x64 1 1410 140 21.120 140 2

Caractersticas Construtivas Qt. De luminrias Altura de montagem mxima (m) AM Dimetro mnimo do poste Acionamento Cor da luz Aplicao Durabilidade Necessita reator/ignitor Garantia
Medies c/ tolerncia 15%. Tenso a 12 / 24Vcc, 25C

1 6

1 8

1 10

1 12

2 8

2 10

2 12

VIDE ESPECIFICAES NO FINAL DESTE MANUAL Automtico. Branca (5000 - 6500K) ou outras cores sob encomenda. Iluminao de avenidas, ruas, parques, praas, etc.. 50.000 horas No 1 (Hum) ano.

A autonomia se refere quantidade de baterias no projeto padro, podendo ser aumentada conforme aplicao.

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 7

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

INSTALAO DO PTS Consideraes Gerais


Instalao Informaes Gerais Onde instalar? Estude o terreno antes e prepare a base. Postes solares devem ficar totalmente expostos luz do Sol, durante todo o perodo diurno. Se houver sombra demasiada a autonomia e o tempo de funcionamento ficar comprometido. O espaamento mximo recomendado entre postes de 30 metros. Ao se intercalar mais postes, diminuindo esse espao, se obter uma iluminao mais homognea. Da montagem: As partes e peas so de encaixe ou parafusadas e podem ser colocadas ou removidas facilmente, tanto para transporte como para manuteno. PARA INFORMAES DETALHADAS SOBRE A INSTALAO E MANUTENO, SOLICITE O MANUAL APROPRIADO OU BAIXE em:

A instalao e operao deste produto simples e no perigoso, todavia, cuidados devem ser tomados: 1) O equipamento possui partes eltricas e no deve ser aberto, exceto por pessoa habilitada; 2) Cuidado com inverso de polaridade das conexes, pois podem causar curto-circuito e danificar o equipamento.
Obs.: Em corrente contnua um dos fios sempre ser positivo e o outro negativo (polaridade). A inverso destes fios sempre gerar CURTOCIRCUITO e danos ao equipamento

http://www.sunlab.com.br/Poste_solar_PTS.htm

MANUTENO DO PTS
O equipamento pr-ajustado para ser operado com baterias de descarga profunda, cidas com eletrlito lquido e valvuladas. Utilize bateria(s) de 12 Volts, homologadas pela SunLab Power. Os postes solares no precisam de manuteno preventiva, apenas limpeza peridica do painel solar e da(s) luminrias(s). Para remover a poeira ou depsito de slidos acumulados, limpe-os somente com gua e um pano ou esponja no abrasiva. Detergente ou sabo neutros podem ser usados para remover substncias mais contaminantes. Sugerimos uma limpeza a cada seis meses. Ao notar a diminuio de autonomia, solicite a averiguao do estado da bateria ao servio autorizado SunLab mais prximo. Se houver alguma falha, o controlador apresentar o led vermelho constantemente ligado e emitindo bips.

3) CUIDADO: h risco de centelhas, no instale o sistema perto de materiais ou gases inflamveis. 4) Cuidado com a bateria, na posio de transporte ou inverso de polaridade, pode causar curto-circuito e super aquecimento. O equipamento PTS, (se no possuir controlador CSH), em nenhuma hiptese DEVE SER LIGADO NA ENERGIA CONVENCIONAL (110/220V).

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 8

MANUAL DE PRODUTO Iluminao Urbana a Energia Solar - PTS

MOSTRADOR

FALHA Alarme sonoro contnuo Alarme sonoro bipando No h carga No h carga ou...

CAUSA Curto ou sobrecarga no consumo Bateria com polaridade invertida Carga baixa. Painel sem carga Bateria danificada ou desconectada Ordem das conexes foi errada

PROTEO SIM, mas se em curto, poder atingir a bateria. SIM Auto desligamento da sada de carga Fusvel Auto travamento

CORREO Desconectar a carga. Recomenda-se instalar fusvel na bateria Desligar e corrigir a conexo Se ocorrer com insolao, verificar o painel e sua conexo. Conectar ou trocar fusvel ou trocar a bateria Desconectar painel e bateria e reconectar.

LED vermelho piscando

LED vermelho piscando LED vermelho e verde piscando alternados LED vermelho contnuo

CARACTERISTICAS TECNICAS DOS POSTES PARA O KIT PTS

SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

Pgina 9

MANUAL DE PRODUTO Kit PTS para Iluminao Urbana a Energia Solar

10

GARANTIA

A Sunlab Power, diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda. garante que o produto fornecido est isento de defeitos e tem o funcionamento adequado ao que se prope. 1) A GARANTIA em caso de defeito de fabricao, dentro do prazo estabelecido de 12 (doze) meses, contados a partir da data da aquisio, comprovado pela nota fiscal ou documento fiscal equivalente, cobre o direito ao cliente de conserto ou troca por outro equipamento equivalente sem nus. 2) As despesas de transportes, remessas, seguros correm por conta do comprador at o local de entrega do fornecimento original. 3) Considerando quando a venda foi feita com disponibilizao Ex-work, a remessa para conserto ou troca no estabelecimento do fabricante. Para o uso do direito GARANTIA, o cliente dever comunicar previamente a SunLab Power da ocorrncia e obter orientao de como proceder. O envio para conserto deve preceder da obteno do nmero de requisio para manuteno (RMA). No sero recebidos produtos sem o referido numero da autorizao.

No esto cobertos pela GARANTIA: 4) Danos causados por queda de raio, tempestades, incndio ou inundaes, assim como qualquer outro fenmeno resultante da ao da natureza. 5) Danos advindos de guerra, rebelio ou atos de vandalismo. 6) 7) Danos causados por falha de equipamento, servio ou por ato de terceiro. 8) Por uso imprprio ao recomendado. 9) Danos advindos de erro de projeto, instalao ou dimensionamento do sistema, quando no tiver sido executado pela Sunlab Power ou uma empresa formalmente autorizada por ela. 10) Prejuzos causados pelo no funcionamento do produto, mesmo que comprovado a falha. A garantia se rescinde caso o circuito seja violado ou alterado por servio ou conserto executado por pessoa ou empresa no autorizada. Para obter maiores dados sobre a garantia acesse a internet no endereo: http://www.sunlab.com.br/garantia.htm

Av. Francisca de Paula Pereira, 450. Distrito Indl. III. Bragana Paulista. So Paulo. Brasil. As marcas SunLab Power, Lbramo Centronics, assim como os produtos e informaes aqui apresentados so propriedades da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda. e protegidas pelos registros de marcas e patentes no Brasil e exterior e pela lei de direitos autorais da Republica Federativa do Brasil.

SunLab Power uma diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda.

A SunLab Power reconhecida como pioneira no mundo na fabricao de iluminao a energia solar agregada tecnologia de LEDs.

O desenvolvimento e produo de equipamentos de alta tecnologia pela Lbramo Centronics so de inovao constante e as caractersticas aqui apresentadas podem ter mudanas e ocorrerem sem prvio comunicado.

Para maiores informaes: Visite nosso Web site: http://www.sunlab.com.br E-mail: sunlab@sunlab.com.br Telefone: 55 11 4035-8575 Fax: 55 11 4035-5428

SAC: 0800 - 160053 SunLab Power Diviso da Lbramo Centronics Ind. e Com. Ltda. Pgina 10

Вам также может понравиться