Вы находитесь на странице: 1из 4

||PEFOCE12_004_08N736115||

CESPE/UnB PEFOCE

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca de arquitetura e componentes de computadores, julgue os itens a seguir.
51

A respeito de planejamento estratgico de informao e planejamento de sistemas de informao, julgue o item subsecutivo.
64

O conjunto de registradores do computador funciona como uma memria de alta velocidade interna do processador. O apontador da pilha ou stack pointer o registrador que contm o endereo da prxima instruo que o processador dever buscar e executar. A memria principal possui custo, por byte, menor que a memria secundria, alm de ser mais rpida. Os sistemas com mltiplos processadores possuem a vantagem de permitir que vrios programas sejam executados ao mesmo tempo e que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

O planejamento dos sistemas de informao de uma empresa deve ter a mesma periodicidade do planejamento estratgico: se este for bianual, aquele tambm dever ser revisto bianualmente.

Com relao a arquiteturas de sistemas de informao, julgue os prximos itens. De acordo com a service oriented architecture (SOA), uma aplicao grande e complexa deve ser evitada e substituda por um conjunto de aplicaes pequenas e simples. Esse conjunto de aplicaes composto fisicamente por vrios e pequenos mdulos especializados, distribudos, acessados remotamente, interoperveis e reutilizveis de software, unidos graas a padronizaes adotadas. 66 Uma arquitetura de sistema de informao possibilita o alcance dos objetivos estratgicos, servindo para balizar as atividades e os processos relacionados ao desenvolvimento dos sistemas de informao, da evoluo e racionalizao dos processos e da estruturao, da obteno e do uso das informaes essenciais para uma gesto orientada a resultados. Acerca da reengenharia e da engenharia direta de sistemas, julgue os itens subsequentes.
67 65

52 53

A respeito de princpios de sistemas operacionais, julgue os prximos itens.


54

Processo o ambiente em que a execuo de um programa at o final e sem interrupes garantida pelo sistema operacional. Reentrncia a possibilidade de vrios usurios acessarem pontos diferentes do mesmo programa, armazenado na memria (cdigo reentrante), manipulando dados prprios e exclusivos de cada usurio.

55

Julgue os itens subsequentes, relativos s caractersticas de processadores.


56

68

O processador AMD Phenom II X4 possui quatro ncleos e tecnologia interna de 65 nanmetros, utiliza o soquete AM2+ e suporta memria DDR2 de at 1.066 MHz. A frequncia dos clock dos processadores Intel Core i7 de segunda gerao varia entre 1,50 e 3,10 GHz.

69

57

Na manuteno preventiva por refatorao em determinado software, novas funcionalidades devem ser adicionadas para diminuir sua degradao. Como regra geral, no se deve tentar reestruturar um sistema com o uso da reengenharia se a abordagem inicial do sistema legado for funcional e a verso melhorada desejada for orientada a objetos. Reestruturao de software uma atividade do processo de reengenharia de software voltada para a modificao da arquitetura global do programa, cujo objetivo consiste em tornar mais fcil o entendimento, os testes e a manuteno dos software.

Com relao a MS-DOS, Windows e Unix, julgue os itens seguintes.


58

Com relao s atividades da gerncia de projeto de software, julgue os prximos itens.


70

A principal estrutura do sistema operacional Unix o shell, cujas funes so o planejamento das tarefas, a administrao do armazenamento de dados e a realizao da traduo dos comandos para a linguagem de mquina. Na plataforma MS-DOS, por meio do comando Attrib r + h C:\>texto.txt, possvel alterar os atributos do arquivo texto.txt, removendo o atributo de somente leitura e adicionando o atributo de arquivo oculto. No existe SP3 para a verso de 64 bits do Windows XP.

59

71

72

60

Acerca de planejamento estratgico, julgue os itens a seguir.


61

O planejamento estratgico tem, entre outras, a funo de revitalizar a viso, a misso e os valores que representam a identidade e a personalidade da empresa perante o mercado. O plano de aes que reflete os desdobramentos das estratgias empresariais consiste na explicao de o que fazer. Escolher o que no fazer tambm uma estratgia e, sem a realizao de trade-offs, no existiria a necessidade de escolha, nem de estratgia, por parte das empresas.

73 74

62

63

75

A medio da confiabilidade, um atributo de qualidade externa do software, pode ser objetivamente avaliada com base nos atributos internos do software, tais como complexidade ciclomtica, tamanho do programa em linhas de cdigo e nmero de mensagens de erro. Para projetos de software compostos por cdigo reutilizado, o modelo de estimativa COCOMO II.2000 requer informaes sobre o tamanho total das linhas de cdigo do sistema em desenvolvimento. Considere que um projeto de software preveja o desenvolvimento de vinte novas funes. Nessa situao, se a probabilidade de esse projeto de software desenvolver funes com erros for de 20% e se o custo para refazer cada funo for de R$ 10.000,00, correto afirmar que a exposio ao risco do projeto ser de R$ 40.000,00. Os requisitos de marketing esto includos entre os fatores de influncia do gerenciamento de release de um sistema. A misso de um grupo de SQA (software quality assurance) deter a responsabilidade pela construo de projetos de software de alta qualidade. Em razo de o gerenciamento de projeto de software ser igual ao gerenciamento de outros tipos de projetos de engenharia, gerentes experientes podem antecipar problemas e, muitas vezes, transferir lies aprendidas de um projeto para outro.
4

||PEFOCE12_004_08N736115||

CESPE/UnB PEFOCE

A respeito de metodologias de desenvolvimento de sistemas e suas tcnicas, julgue os itens subsecutivos.


76 77 78 79

Na documentao de um projeto que se fundamenta na anlise essencial, o analista deve incluir o diagrama de contexto nas especificaes do modelo ambiental do sistema. Caso seja empregada anlise orientada a objetos de um software para atender a uma imobiliria, a locao de um imvel que atenda s necessidades dessa imobiliria faz parte do modelo de domnio desse sistema. Por suas caractersticas, as metodologias geis de desenvolvimento no se aplicam aos sistemas de grande porte, que so elaborados por equipes numerosas que trabalham em locais e horrios diferentes. Na anlise estruturada de sistemas, o fato de o analista verificar que indispensvel representar as relaes entre terminadores (entidades externas) indica que as entidades no so realmente externas, mas partes do sistema, e devem ser modeladas como processos.

Acerca de sistemas de banco de dados, julgue o item seguinte.


80

Na implementao de um banco de dados com base no modelo relacional, uma alternativa para se evitar a desnormalizao sem prejuzo ao aumento do desempenho na recuperao de dados constantemente usados criar uma viso materializada.

Considere a figura acima, que representa o modelo lgico de um banco de dados relacional. Considere, ainda, que as chaves primrias sejam: Aluno Matricula; Escolhe CodOferta+Matricula; Oferta CodOferta; Professor NrRegistro; Disciplina CodigoDisciplina. Em face desse conjunto de informaes, correto inferir que
81 82

no possvel a um aluno escolher uma oferta enquanto no se definir o professor que oferecer a disciplina. um professor pode estar envolvido na oferta de diversas disciplinas e uma mesma disciplina pode ser ministrada por mais de um professor.

Considere que a chave primria da tabela Raca seja idRaca, a da tabela Animal seja idAnimal e a da tabela Proprietario seja idProprietario. Com base no modelo ilustrado na figura acima, julgue os itens subsequentes, relativos linguagem de consulta SQL.
83

Considerando-se apenas as raas em que h mais de trs animais cadastrados, o comando a seguir realiza, corretamente, a contagem do nmero total de animais, por raa, cujos pesos so superiores a 20.
select nomeRaca, count(*) from animal, raca where idRaca = Raca_IdRaca and pesoAnimal > 20 group by nomeRaca having count(*) > 3

84

O comando abaixo permite listar, uma nica vez, os nomes das raas que tm animais cadastrados.
select distinct nomeRaca from animal right join raca on idRaca = Raca_idRaca

85

O comando abaixo permite listar, uma nica vez, a identificao de cada proprietrio que possui pelo menos um animal cadastrado, seguida da quantidade total de animais que cada um desses proprietrios possui.
select Proprietario_idProprietario,count(Proprietario_idProprietario) from animal where Proprietario_idProprietario is not null group by Proprietario_idProprietario
5

||PEFOCE12_004_08N736115||

CESPE/UnB PEFOCE

Para a emisso de laudo a respeito de ferramentas e outros itens utilizados na programao de um sistema de informao, o perito deve dispor de conhecimentos de diversas reas. Com referncia a esses conhecimentos, julgue os prximos itens.
86

Julgue os itens seguintes, relativos a montadores, compiladores, ligadores e interpretadores.


95 96

Erros de tipo so verificados pelo analisador semntico, que integra o gerador de cdigo intermedirio. A tabela de smbolos utilizada no processo de compilao contm informaes sobre tipos e atributos de cada nome definido pelo usurio no programa. Essas informaes so colocadas na tabela de smbolos pelos analisadores lxico e sinttico e usadas pelo analisador semntico e pelo gerador de cdigo.

Considere a figura abaixo, que ilustra o extrato de um diagrama de classes.

A respeito de linguagens e ambientes de programao, julgue os itens subsequentes.


97

O Pascal inclui conjuntos como tipos de dados e uma coleo de operaes com conjuntos, como unio, interseco e igualdade de conjuntos. Em C, as expresses que referenciam locais da memria podem assumir o tipo array, tipos incompletos, e tipos declarados com o atributo const. Ponteiros no so tipos estruturados, apesar de serem definidos usando-se um operador de tipo. Uma vez que o C++ inclui recuperao de armazenamento implcita, no h necessidade de liberao explcita para os objetos dinmicos do heap. O Delphi permite sobrecarga de operadores, subprogramas genricos e classes parametrizadas.

98

99

87

Em face desse diagrama, correto afirmar que, caso no se saiba, a priori, se um funcionrio da escola professor ou apoio administrativo, o programa pode invocar o mtodo calcularSalario(), por meio da superclasse FuncionarioDaEscola, e, em tempo de execuo, a verso de subclasse ser chamada. Uma crtica ao ambiente denominado desenvolvimento integrado (IDE), oferecido pelo Eclipse, refere-se ao fato de ele no permitir a refatorao de cdigo. Uma linguagem de programao simples e fcil de ser aprendida caracteriza-se por oferecer um conjunto limitado de construes primitivas combinado com limitada ortogonalidade. Na programao estruturada, uma funo desvia a execuo de um programa para realizar uma tarefa especfica e, desde que haja passagem de parmetros, pode retornar um valor.

100

101

Com relao s linguagens de programao orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.
102

88

Uma varivel que no seja um parmetro, declarada como do tipo de uma interface, pode referenciar qualquer objeto de qualquer classe que implemente a interface. No C++, as matrizes so instncias de uma classe predefinida que possibilita a verificao da faixa de ndice que, no Java, implcita.

89

103

Acerca de tipos de dados elementares e estruturados em linguagens de programao, julgue os itens a seguir.
90 91

Julgue o prximo item, acerca de transmisso e tcnicas bsicas de comunicao de dados. Considere log2 64 = 6.
104

O tipo Object, no Visual Basic, possibilita armazenar qualquer tipo de dado; no Delphi, seu equivalente o tipo Variant. No Delphi, a partir da verso 6, a declarao de tipo de dado de uma varivel deve ser realizada em instruo diferente da instruo da declarao da varivel.

de 36 Mbps a taxa de dados disponvel para o assinante de uma companhia que usa a tcnica 64-QAM (quadrature amplitude modulation modulao por amplitude de quadratura), com largura de banda de 6 MHz.

RASCUNHO

Acerca de funes, procedimentos e estruturas de controle de fluxo, julgue os prximos itens.


92 93

O uso de estrutura de repetio explcita necessita de realimentao do loop. Em funes e procedimentos, a passagem de parmetros por valor um modelo de implementao para parmetros do modo de sada, por isso, o valor do parmetro real usado para inicializar o parmetro formal correspondente. Em C, a sentena for composta de trs expresses, avaliadas em momentos diferentes da execuo do lao. A primeira expresso avaliada a cada vez que se executa o corpo do lao e, se a segunda expresso estiver ausente, esta ser considerada verdadeira, tendo-se, assim, potencialmente um lao infinito.
6

94

||PEFOCE12_004_08N736115||

CESPE/UnB PEFOCE

Julgue o item a seguir, a respeito de tcnicas de comutao de circuitos, pacotes e clulas.


105

Julgue os prximos itens, relacionados a segurana da informao e criptografia.


118

Considere um comutador por diviso de tempo de trs estgios com N = 100 e que usa 10 crossbars no primeiro e no terceiro estgios e 6 crossbars no estgio intermedirio. Nesse caso, o nmero total de conexes simultneas nesse comutador igual a 60, pois tem-se apenas seis conexes simultneas possveis para cada crossbar no primeiro estgio.

Acerca de topologia de redes de computadores, tipos de servio e QoS, julgue os itens subsecutivos.
106

O protocolo de reserva de recursos (RSVP) um sistema de sinalizao para configurar o circuito virtual necessrio no DiffServ, quando este for utilizado no nvel IP. 107 No roteamento vetor distncia, se cada n no domnio tem toda a topologia do domnio lista dos ns e enlaces, que, interligados, incluem tipo, custo e condio dos enlaces , o n poder usar o algoritmo de Dijkstra para construir a tabela de roteamento. 108 A modelagem de trfego um mecanismo para controlar quantidade e taxa do trfego enviado para a rede. 109 No IntServ, o processamento principal foi transferido do ncleo da rede at a borda da rede e o servio por fluxo foi alterado para servio per-classe. Com relao a elementos de interconexo de redes de computadores, julgue os seguintes itens.
110

O modo CBC (cipher block chaining, encadeamento de blocos de cifras) inclui o bloco de cifra anterior na preparao do bloco atual. Assim, o erro em um bloco no se propaga para os demais, isto , se um ou mais bits estiverem corrompidos durante a transmisso, isso no afeta os bits nos blocos do texto claro seguintes, aps a decriptografia. 119 Um digest de mensagens sem chaves usado como um cdigo de deteco de modificaes (MDC), que garante sua integridade. Para se autenticar a origem dos dados, necessrio um cdigo de autenticao de mensagens (MAC), que consistem em funes de hash com chaves que criam um digest compactado a partir da mensagem adicionada com uma chave. 120 A confrontao um valor que varia com o tempo: o requerente aplica a funo confrontao e envia o resultado, denominado resposta, ao verificador.
RASCUNHO

Um gateway processa pacotes em trs camadas; um roteador processa um pacote em cinco camadas. 111 Ao atuar como dispositivo da camada de enlace de dados, a bridge no pode verificar os endereos (MAC) fsicos (origem e destino) contidos no frame. Julgue os prximos itens, acerca de arquitetura e protocolo de redes de comunicao, modelo de referncia OSI.
112

A camada de enlace de dados utiliza o endereo IP para escolher um host, caso a conexo no seja ponto a ponto. 113 O endereo socket no cliente e o endereo socket no servidor so informaes que fazem parte do cabealho IP e do cabealho do protocolo de camada de aplicao. No que se refere a tecnologias de redes locais (LAN), de longa distncia (WAN) e redes de alta velocidade, julgue os prximos itens.
114

Redes SONET/SDH constituem um padro de rede sncrona no qual todos os clocks no sistema esto sujeitos a um clock-mestre. 115 Nas LANs e WANs, o endereo fsico est incluso no frame usado pela camada de enlace e corresponde ao endereo de nvel mais baixo. A respeito de redes ATM, frame-relay e aplicaes de redes, julgue os itens seguintes.
116

O JPEG (joint photographic experts group) transforma uma imagem em um conjunto linear de nmeros que revelam redundncias da imagem. Essa fase conhecida como DCT (discrete cosine transform, tranformada discreta de cossenos) e necessria para se calcular o nmero de redundncias de um bloco. 117 O mtodo LANE (local-area network emulation, emulao de rede local) possibilita que as estaes usem endereos unicast, multicast e broadcast e converte quadros usando clulas ATM, antes que eles sejam enviados.
7

Вам также может понравиться