Вы находитесь на странице: 1из 85

CNARH CADASTRO NACIONAL DE USURIOS DE RECURSOS HDRICOS

MANUAL DO USURIO

BRASLIA, NOVEMBRO DE 2008

SUMRIO
APRESENTAO 1 - OBRIGATORIEDADE DE EFETIVAR O CADASTRO 2 - FORMAS DE PREENCHIMENTO DA DECLARAO 3 - INSTRUES PARA PREENCHIMENTO 3.1 - REGISTRO NO SISTEMA 3.2 INICIAR UMA DECLARAO, CONTINUAR O PREENCHIMENTO DE UMA DECLARAO EXISTENTE OU RETIFICAR UMA DECLARAO EXISTENTE 3.3 PREENCHIMENTO DA TELA EMPREENDIMENTO 3.4 PREENCHIMENTO DA TELA COMPONENTE 3.4.1 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE ABASTECIMENTO PBLICO 3.4.2 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE ESGOTAMENTO SANITRIO 3.4.3 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE INDSTRIA 3.4.4 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE MINERAO 3.4.5 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE IRRIGAO 3.4.6 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE CRIAO ANIMAL 3.4.7 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE AQICULTURA 3.4.8 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE TERMOELTRICA 3.4.9 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE APROVEITAMENTO HIDROELTRICO 3.4.10 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE RESERVATRIO 3.4.11 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE OUTRO 3.5 PREENCHIMENTO DA TELA PONTO INTERFERNCIA 3.5.1 PREENCHIMENTO DA INTERFERNCIA PONTO DE CAPTAO 3.5.2 PREENCHIMENTO DA INTERFERNCIA PONTO DE LANAMENTO 3.5.3 PREENCHIMENTO DA INTERFERNCIA USO NO CONSUNTIVO 3.6 FINALIZAO E ENVIO DA DECLARAO AO SISTEMA 4 OUTRAS INFORMAES ANEXO 1 DESCRIO E NATUREZA DOS CAMPOS EXISTENTES EM CADA TELA NO SISTEMA CNARH PGINA 3 4 4 4 4 7 9 11 11 13 14 16 18 20 21 23 24 27 30 31 31 35 38 40 42 43

APRESENTAO
A Agncia Nacional de guas (ANA) tem implementado aes de regularizao de usos de recursos hdricos em todo o Pas. Uma das aes desse processo consiste no cadastramento de usurios de recursos hdricos, cujo objetivo trata de conhecer as demandas pelo uso de gua e subsidiar informaes para o gerenciamento de recursos hdricos de forma compartilhada entre a Unio e os Estados por meio de seus instrumentos como a outorga de direito de uso de recursos hdricos, a cobrana pelo uso da gua e os planos de recursos hdricos. O Cadastro Nacional de Usurios de Recursos Hdricos (CNARH) foi institudo pela Resoluo ANA n 317, de 26/08/2003 para registro obrigatrio de pessoas fsicas e jurdicas de direito pblico ou privado usurias de recursos hdricos e constitui parte integrante do Sistema Nacional de Informaes Sobre Recursos Hdricos (SNIRH). Esta publicao apresenta o Manual do Usurio do Cadastro Nacional de Usurios de Recursos Hdricos e destina-se aos usurios de recursos hdricos em todo o Pas que realizam intervenes diretas como a captao de gua ou lanamento de efluentes em corpos de gua de domnio federal ou estadual. O cadastramento realizado por meio do acesso pgina http://cnarh.ana.gov.br na qual o usurio pode preencher a declarao em formato eletrnico e manter atualizadas as informaes declaradas. A metodologia aqui apresentada consiste no preenchimento de informaes do empreendimento usurio de recursos hdricos no que se refere s suas caractersticas administrativas, as suas finalidades ou componentes de uso de gua e as interferncias que o empreendimento realiza nos corpos hdricos. Para o correto preenchimento do cadastro, a ANA ainda disponibiliza a sua Central de Atendimento pelo n 0800 725 2255.

CNARH - CADASTRO NACIONAL DE USURIOS DE RECURSOS HDRICOS MANUAL DO USURIO

1 - OBRIGATORIEDADE DE EFETIVAR O CADASTRO


Esto sujeitos a se registrar no CNARH Cadastro Nacional de Usurios de Recursos Hdricos, pessoas fsicas ou jurdicas de direito pblico ou privado usurias de recursos hdricos, conforme Resoluo ANA n 317, de 26 / 08 / 2003; O registro no CNARH se aplica, sobretudo, aos usurios de recursos hdricos que captam gua, lanam efluentes ou realizam usos no consuntivos diretamente em corpos hdricos (ex. rio ou curso dgua, reservatrio, aude, barragem, poo, nascente, etc). Aos usurios de unidades residenciais, comerciais e / ou industriais, por exemplo, que recebem gua diretamente da rede de abastecimento e realizam o lanamento de efluentes na rede de esgotos no se aplica o referido registro.

2 - FORMAS DE PREENCHIMENTO DA DECLARAO


A declarao de uso de recursos hdricos no CNARH pode ser elaborada com o uso do computador pela Internet em sistema on-line no endereo <http://cnarh.ana.gov.br>. Caso seja necessrio, o usurio poder solicitar formulrios em papel para serem preenchidos e enviados por correio ao seguinte endereo: Agncia Nacional de guas, Superintendncia de Outorga e Fiscalizao, rea 5, Quadra 3, Bloco L, 70610-200, Braslia-DF.

3 - INSTRUES PARA PREENCHIMENTO 3.1 - REGISTRO NO SISTEMA


O usurio para ter acesso ao Sistema CNARH primeiramente deve realiz-lo mediante o endereo da pgina internet <http://cnarh.ana.gov.br>, e em seguida clicar no cone Acesse o CNARH localizado na poro inferior da pgina (Figura 1). Em seguida ser apresentada uma pgina (Figura 2) contendo trs cones denominados respectivamente: i) usurios de recursos hdricos; ii) rgo gestor de recursos hdricos e; iii) CNARH treinamento. Nesse caso o usurio deve acessar o cone: usurios de recursos hdricos.

Figura 1 Tela inicial do Sistema CNARH

Figura 2 Tela do Sistema CNARH com as opes de acesso

Ao acessar o cone usurios de recursos hdricos, a tela de registro no sistema CNARH (Figura 3) ser visualizada. Novos usurios devem clicar no boto Novo usurio, para recebimento de senha de acesso. Usurios que j possuem senhas de acesso devem clicar no boto OK, para iniciar ou retificar declaraes existentes.

Figura 3 Registro no sistema CNARH. Sendo um novo usurio necessrio o fornecimento das informaes solicitadas (nome, CPF, e-mail) para se registrar no Sistema, como mostra a Figura 4. Aps o usurio se registrar no Sistema, o mesmo receber automaticamente, por e-mail, a confirmao do nmero de identificao (CPF) e uma senha para acesso ao Sistema e assim iniciar o preenchimento de uma declarao de uso de recursos hdricos.

Figura 4 Registro de novo usurio no sistema CNARH.

3.2 INICIAR UMA DECLARAO, CONTINUAR O PREENCHIMENTO DE UMA DECLARAO EXISTENTE OU RETIFICAR UMA DECLARAO EXISTENTE
Com o nmero de identificao e a senha gerada pelo Sistema, o usurio poder acessar novamente a pgina principal do Sistema CNARH. Acessando novamente o cone da bacia onde est localizado o empreendimento, e posteriormente, informando o nmero de identificao e senha de acesso, abre-se a tela de controle de declaraes do usurio, apresentada na Figura 5. Na mesma pgina, na poro inferior, caso o usurio j tenha elaborado alguma declarao anterior (finalizada ou no), ser apresentado um quadro contendo um resumo da declarao com informaes referentes situao da declarao, retificaes existentes, nmero da declarao no Sistema, data de incio e finalizao da declarao, n CNARH (para declaraes aprovadas no Sistema), e nome do empreendimento. As declaraes fechadas, j enviadas ao Sistema so identificadas . As declaraes em aberto, so identificadas pelo cone . Nessa tela, pelo cone possvel: situado no canto 1. Iniciar uma nova declarao, por meio do cone superior esquerdo dessa pgina; 2. Retificar uma declarao existente, identificadas pelo cone , por meio localizado na coluna Ret. do cone 3. Continuar o preenchimento de uma declarao em aberto, clicando no nmero da declarao em aberto, identificadas pelo cone .
. 4. Excluir uma declarao em aberto, clicando no cone 5. Preencher a Declarao Anual de Uso de Recursos Hdricos - DAURH (para empreendimentos que situam-se nas condies estabelecidas pela

Resoluo ANA n 425/04), clicando no cone

Figura 5 Tela de controle de declaraes do usurio.

Quando se inicia uma nova declarao, aparece na tela de preenchimento, na poro esquerda, uma estrutura em rvore com trs ramificaes (empreendimento, componente e ponto de interferncia). Ressalta-se que a unidade de cadastramento o usurio de gua (USURIO), caracterizado pelo EMPREENDIMENTO, que usa a gua, de forma integrada, para um ou mais fins. O usurio ainda caracterizado por empreendimentos unitrios que o compem (COMPONENTE), com suas finalidades de uso e porte (abastecimento pblico, indstria, irrigao, etc.). O uso da gua no empreendimento integrado ocorre mediante pontos de captaes de gua ou lanamentos de efluentes em corpos hdricos, superficiais ou subterrneos (INTERFERNCIAS). Na poro direita da pgina pode-se iniciar o preenchimento da declarao nos quadros apresentados. A Figura 6 ilustra uma representao esquemtica de um empreendimento integrado usurio de recursos hdricos.

Figura 6 Usurio de Recursos Hdricos

Cada tela da declarao (empreendimento, componente ou ponto de interferncia) pode estar composta de dois ou mais quadros. Ressalta-se que os campos sombreados em cor amarelo-claro so de natureza obrigatria, enquanto que aqueles sombreados em cor branca so de natureza opcional. Antes de avanar para o quadro seguinte, recomendase salvar as informaes digitadas previamente. Durante o processo de salvamento, o Sistema acusa automaticamente mediante aviso caso o usurio deixe de preencher algum campo (em cor vermelha na poro inferior da pgina).

3.3 PREENCHIMENTO DA TELA EMPREENDIMENTO


A caracterizao administrativa do empreendimento visa identificar o usurio de gua. Nela devem constar o nome do empreendimento, a pessoa fsica ou jurdica por ele responsvel com seu nmero de cadastro, seu endereo e a identificao da pessoa para contato com nome, endereo, telefone e e-mail. No Sistema CNARH a tela empreendimento composta por trs quadros denominados respectivamente: empreendimento, endereo e outorgas. No quadro empreendimento o usurio dever preencher determinadas informaes como, por exemplo, o nome e o CPF ou CNPJ do empreendimento, nome e CPF do responsvel legal do empreendimento alm de informaes adicionais. No quadro endereo o usurio dever preencher as informaes gerais de contato, tais como endereo para correspondncia, telefone, fax e e-mail. O quadro outorgas possibilita ao usurio informar os dados de documentos (outorgas, licenas, etc..) j existentes no empreendimento. As Figuras 7, 8 e 9 ilustram exemplos de preenchimento dos trs quadros (empreendimento, endereo, outorga). Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 7 Visualizao do quadro empreendimento.

Figura 8 Visualizao do quadro endereo.

Figura 9 - Visualizao do quadro outorgas.

10

3.4 PREENCHIMENTO DA TELA COMPONENTE


O preenchimento da tela componente visa identificar quais as finalidades de uso que caracterizam fisicamente o empreendimento usurio de recursos hdricos. Nesse contexto, o Sistema abrange os seguintes componentes: i) abastecimento pblico; ii) esgotamento sanitrio; iii) indstria; iv) minerao; v) irrigao; vi) criao animal; vii) aqicultura; viii) termoeltrica; ix) aproveitamento hidreltrico; x) reservatrio e; ix) outros tipos de componente. Observa-se ainda que no primeiro quadro de cada componente existem informaes bsicas em comum como, por exemplo, CPF ou CNPJ, endereo local do empreendimento, telefone e fax locais.

3.4.1 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE ABASTECIMENTO PBLICO


No Sistema CNARH o preenchimento do componente abastecimento pblico aplicado para empreendimentos que utilizem gua para abastecimento de municpios, distritos ou povoados, em geral sob responsabilidade de companhias de saneamento estaduais, autarquias municipais, empresas privadas ou prefeituras. No que se refere s caractersticas especficas desse componente, importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome do sistema de abastecimento, o nome da entidade operadora, o tipo de entidade (ex. empresa estadual, SAAE, prefeitura, etc.), os distritos abastecidos pelo sistema e as respectivas populaes atendidas em cada distrito (atual e fim de plano). No Sistema CNARH esse componente constitui-se de dois quadros denominados respectivamente: abastecimento pblico e sistema de abastecimento. As Figuras 10 e 11 ilustram exemplos de preenchimento desses dois quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

11

Figura 10 - Visualizao do quadro abastecimento pblico.

Figura 11 - Visualizao do quadro sistema de abastecimento.

12

3.4.2 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE ESGOTAMENTO SANITRIO


No Sistema CNARH o preenchimento do componente esgotamento sanitrio aplicado para empreendimentos que realizem lanamento de efluentes provenientes de sistemas de esgotamento sanitrio de municpios, distritos ou povoados, em geral sob responsabilidade de companhias de saneamento estaduais, autarquias municipais, empresas privadas ou prefeituras. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome do sistema de esgotamento sanitrio, o nome da entidade operadora, o tipo de entidade (ex. empresa estadual, SAAE, prefeitura, etc.), os distritos atendidos pelo sistema e as respectivas populaes atendidas em cada distrito (atual e fim de plano). No Sistema CNARH esse componente constitui-se de dois quadros denominados respectivamente: esgotamento sanitrio e sistema de esgotamento. As Figuras 12 e 13 ilustram exemplos de preenchimento desses dois quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 12 - Visualizao do quadro esgotamento sanitrio.

13

Figura 13 - Visualizao do quadro sistema de esgotamento.

3.4.3 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE INDSTRIA


No Sistema CNARH o preenchimento do componente indstria aplicado para empreendimentos que utilizem gua para fins industriais tanto no que se refere aos processos de produo quanto para beneficiamento de produtos. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome da planta industrial, se o empreendimento faz reuso da gua, nmero de empregados, a tipologia e a atividade econmica segundo a Classificao Nacional de Atividades Econmicas (CNAE) e os processos industriais correspondentes (processo, tipo de produo, produo mensal / anual, etc). No Sistema CNARH esse componente constitui-se de trs quadros denominados respectivamente: indstria, processos de produo e produtos. Observa-se que o quadro produtos, apenas habilitado pelo usurio para informar produtos gerados que no estejam contemplados no quadro anterior processos produo. As Figuras 14, 15 e 16 ilustram exemplos de preenchimento desses trs quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

14

Figura 14 - Visualizao do quadro indstria.

Figura 15 - Visualizao do quadro processos produo.

15

Figura 16 - Visualizao do quadro produtos.

3.4.4 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE MINERAO


No Sistema CNARH o preenchimento do componente minerao aplicado para empreendimentos que utilizem gua para realizao de processos de extrao de bens minerais. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome da lavra, o cdigo e tipologia CNAE, o tipo de processo extrativo, o produto extrativo (bem mineral), unidade de produo e a produo mensal e anual do bem mineral. No Sistema CNARH esse componente constitui-se de trs quadros denominados respectivamente: minerao, processo extrativo e produto extrado. As Figuras 17, 18 e 19 ilustram exemplos de preenchimento desses trs quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

16

Figura 17 - Visualizao do quadro minerao.

Figura 18 - Visualizao do quadro processo extrativo.

17

Figura 19 - Visualizao do quadro produto extrado.

3.4.5 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE IRRIGAO


No Sistema CNARH o componente irrigao aplicado para empreendimentos que utilizem gua para irrigao de culturas por diferentes mtodos, sejam esses empreendimentos pequenas propriedades rurais ou permetros de irrigao. No que se refere s informaes especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome da propriedade (em geral corresponde ao nome da fazenda, stio, ou chcara), nome do proprietrio / agricultor, rea da propriedade, forma de ocupao (proprietrio, arrendatrio, entre outras), a(s) cultura(s) irrigada(s), mtodo de irrigao, rea de plantio e calendrio de irrigao. No Sistema CNARH esse componente constitui-se de dois quadros denominados respectivamente: irrigao e culturas. As Figuras 20 e 21 ilustram exemplos de preenchimento desses dois quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

18

Figura 20 - Visualizao do quadro irrigao.

Figura 21 - Visualizao do quadro culturas.

19

3.4.6 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE CRIAO ANIMAL


No Sistema CNARH o componente criao animal aplicado para empreendimentos que utilizem gua sobretudo para dessedentao animal. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome da propriedade (em geral corresponde ao nome da fazenda, stio, ou chcara), nome do proprietrio, rea da propriedade, forma de ocupao (proprietrio, arrendatrio, entre outras), espcies animais existentes indicando o tipo da espcie, nmero de cabeas, tipo de manejo, entre outras. No Sistema CNARH esse componente constitui-se de dois quadros denominados respectivamente: criao animal e espcie animal. As Figuras 22 e 23 ilustram exemplos de preenchimento desses dois quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 22 - Visualizao do quadro criao animal.

20

Figura 23 - Visualizao do quadro espcie animal.

3.4.7 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE AQICULTURA


No Sistema CNARH o componente aqicultura aplicado para empreendimentos que utilizem gua para cultivo de espcies aqcolas. No que se refere s caractersticas especficas desse componente, importante o preenchimento de determinadas informaes como, por exemplo, o nome da propriedade, a forma de ocupao, o tipo de cultivo (ex. piscicultura, carcinicultura, etc.), o nome da espcie, a estrutura / sistema de cultivo, a rea / profundidade mdia do local de cultivo e a produo do cultivo. No Sistema CNARH esse componente constitui-se de dois quadros denominados respectivamente: aqicultura e dados do cultivo. As Figuras 24 e 25 ilustram exemplos de preenchimento desses dois quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

21

Figura 24 - Visualizao do quadro aqicultura.

Figura 25 - Visualizao do quadro dados do cultivo.

22

3.4.8 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE TERMOELTRICA


No Sistema CNARH o componente termoeltrica aplicado para empreendimentos (usinas) de gerao termoeltrica. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes, como, por exemplo, o nome da usina, tipo da planta, combustvel principal, potncia instalada e a previso de energia gerada ao longo do ano. No Sistema CNARH, o componente constitui-se de dois quadros denominados respectivamente: termoeltrica e previso de gerao. As Figuras 26 e 27 ilustram exemplos de preenchimento desses dois quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 26 - Visualizao do quadro termoeltrica.

23

Figura 27 - Visualizao do quadro previso de gerao.

3.4.9 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE APROVEITAMENTO HIDROELTRICO


No Sistema CNARH o componente aproveitamento hidreltrico aplicado para empreendimentos tais como usinas hidreltricas ou pequenas centrais hidreltricas. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes, como, por exemplo, o nome do aproveitamento, tipo do aproveitamento, tipo de turbina, potncia instalada, vazo turbinada, dados referentes s concesses e s concessionrias e previso de gerao energtica. No Sistema CNARH, o componente constitui-se de quatro quadros denominados respectivamente: AHE, concesses, concessionrias e gerao energtica. As Figuras 28, 29, 30 e 31 ilustram exemplos de preenchimento desses quatro quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

24

Figura 28 - Visualizao do quadro AHE

Figura 29 - Visualizao do quadro concesses

25

Figura 30 - Visualizao do quadro concessionrias

Figura 31 - Visualizao do quadro gerao energtica

26

3.4.10 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE RESERVATRIO


No Sistema CNARH o componente reservatrio aplicado para empreendimentos que realizam reservatrios de gua mediante barramentos de corpos hdricos como rios ou nascentes. No que se refere s caractersticas especficas desse componente importante o preenchimento de determinadas informaes, como, por exemplo, o nome do reservatrio, o nvel de gua mnimo e mximo do reservatrio, a rea inundada mnima e mxima do reservatrio, o volume mnimo e mximo do reservatrio, alm de dados relativos cota-rea-volume, curva de regularizao, hidrologia e condio operativa. No Sistema CNARH, o componente constitui-se de cinco quadros denominados respectivamente: reservatrio, cota-rea-volume, curva regularizao, hidrologia e condio operativa. As Figuras 32, 33, 34, 35 e 36 ilustram exemplos de preenchimento desses cinco quadros. Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 32 - Visualizao do quadro reservatrio

27

Figura 33 - Visualizao do quadro cota-rea-volume

Figura 34 - Visualizao do quadro curva regularizao

28

Figura 35 - Visualizao do quadro hidrologia

Figura 36 - Visualizao do quadro condio operativa

29

3.4.11 PREENCHIMENTO DO COMPONENTE OUTRO


No Sistema CNARH, o componente outro se aplica queles empreendimentos que realizam interferncias em recursos hdricos em termos de captao de gua e lanamento de efluentes, porm no contemplados nas categorias anteriores (abastecimento pblico, esgotamento sanitrio, indstria, irrigao, etc...). Em geral, compreendem empreendimentos de pouca expresso em termos de uso da gua como, por exemplo, hotis, pousadas, estncias tursticas, balnerios, postos de combustvel, restaurantes, lavanderias, sedes de fazendas ou chcaras, unidades residenciais e comerciais no atendidas por redes de gua, uso paisagstico (hortas, jardins, pomares, etc.), interferncias como travessias, pontes, bueiros, canalizaes, retificaes e outros. No Sistema CNARH o componente outro composto por dois quadros denominados respectivamente: outro componente e descrio. Observa-se que no quadro descrio o usurio dever realizar uma descrio geral da atividade do empreendimento. As Figuras 37 e 38 ilustram exemplos de preenchimento dos dois quadros (outro componente e descrio). Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 37 - Visualizao do quadro outro componente.

30

Figura 38 - Visualizao do quadro descrio.

3.5 PREENCHIMENTO DA TELA PONTO INTERFERNCIA


A caracterizao do uso do empreendimento usurio de recursos hdricos visa identificar quais so as interferncias realizadas pelo empreendimento para uso da gua nos seus diversos componentes. Nesse contexto, o Sistema possibilita ao usurio o preenchimento dos seguintes tipos de pontos de interferncia: i) captao de gua, ii) lanamento de efluentes, e; iii) uso no consuntivo.

3.5.1 PREENCHIMENTO DA INTERFERNCIA PONTO DE CAPTAO


No Sistema CNARH a interferncia ponto de captao composta por quatro quadros denominados respectivamente: ponto captao, uso, vazo outorgada e vazo medida. No quadro ponto captao o usurio dever preencher algumas informaes tais como a denominao / n do ponto de captao, a localizao do ponto (UF, municpio, coordenadas), o tipo de captao (ex. bombeamento) e a fonte de captao (ex. rio ou curso dgua) assim como observaes adicionais. No quadro uso dever realizar uma associao dos usos / componentes do empreendimento com o(s) ponto(s) de captao declarado(s). No quadro vazo outorgada, o usurio dever preencher as informaes referentes s vazes (mdia e mxima) de captao estabelecidas na outorga de direito de uso de recursos hdricos ou para o caso de no haver ainda outorga, a vazo passvel de ser outorgada (Obs: a vazo tambm pode ser preenchida de forma sazonal). No quadro vazo medida, o usurio dever preencher as informaes de vazes de captao que foram medidas ao longo dos meses de um determinado ano. (Obs: os dados de vazes medidas no so preenchidos diretamente no CNARH, somente aps o usurio concluir o cadastro no CNARH, deve-se acessar o cone DAURH e preencher as

31

informaes, caso o usurio esteja nas condies estabelecidas na Resoluo ANA n 425/04 - ver Figura 5 Tela de controle de declaraes do usurio). As Figuras 39, 40, 41 e 42 ilustram exemplos de preenchimento dos quatro quadros (ponto captao, uso, vazo outorgada e vazo medida). Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

Figura 39 - Visualizao do quadro ponto captao.

32

Figura 40 - Visualizao do quadro uso.

Figura 41 - Visualizao do quadro vazo outorgada.

33

Figura 42 - Visualizao do quadro vazo medida.

Observa-se ainda que no quadro ponto captao encontra-se disponvel uma funo denominada abrir mapa, na qual abre-se um mapa do municpio em que est localizado o ponto de captao e tem por objetivo auxiliar o usurio a estimar as coordenadas do ponto de captao do empreendimento (Figura 43). Associada essa funo do mapa o usurio pode abrir tambm a imagem de satlite correspondente para auxiliar nessa estimativa.

34

Figura 43 Visualizao de mapa onde localiza-se o ponto de captao a partir do acesso funo abrir mapa.

3.5.2 PREENCHIMENTO DA INTERFERNCIA PONTO DE LANAMENTO


No Sistema CNARH a interferncia ponto de lanamento composta por cinco quadros denominados respectivamente: lanamento, efluentes, uso, vazo outorgada e vazo medida. No quadro lanamento o usurio dever preencher algumas informaes tais como a denominao / n do ponto de lanamento, a localizao do ponto (UF, municpio, coordenadas), o tipo do corpo receptor (ex. rio ou curso dgua) assim como observaes adicionais. No quadro efluentes dever apresentar as caractersticas do efluente lanado assim como os parmetros de qualidade de gua. No quadro uso dever realizar uma associao dos usos / componentes do empreendimento com o ponto de lanamento declarado. No quadro vazo outorgada, o usurio dever preencher as informaes referentes s vazes (mdia e mxima) de lanamento estabelecidas na outorga de direito de uso de recursos hdricos ou para o caso de no haver ainda outorga, a vazo passvel de ser outorgada (Obs: a vazo tambm pode ser preenchida de forma sazonal). No quadro vazo medida, o usurio dever preencher as informaes de vazes de lanamento que foram medidas ao longo dos meses de um determinado ano. (Obs: os dados de vazes medidas no so preenchidos diretamente no CNARH, somente aps o usurio concluir o cadastro no CNARH, deve-se acessar o cone DAURH e preencher as informaes, caso o usurio esteja nas condies estabelecidas na Resoluo ANA n 425/04 - ver Figura 5 Tela de controle de declaraes do usurio). As Figuras 44, 45, 46, 47 e 48 ilustram exemplos de preenchimento dos cinco quadros (lanamento, efluentes, uso, vazo outorgada e vazo medida). Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual.

35

Da mesma forma que no ponto de captao, observa-se que no quadro ponto lanamento encontra-se disponvel a funo abrir mapa para auxiliar o usurio a estimar as coordenadas do ponto de lanamento do empreendimento.

Figura 44 - Visualizao do quadro lanamento.

Figura 45 - Visualizao do quadro efluentes.

36

Figura 46 - Visualizao do quadro uso.

Figura 47 - Visualizao do quadro vazo outorgada.

37

Figura 48 - Visualizao do quadro vazo medida.

3.5.3 PREENCHIMENTO DA INTERFERNCIA USO NO CONSUNTIVO


No Sistema CNARH a interferncia uso no consuntivo aplicado para associar aos componentes que no possuem captao de gua e/ou lanamentos de efluentes como aproveitamentos hidreltricos, reservatrios e outros usos que no envolvem consumo (exemplo, travessias, canalizaes, etc..). Essa tela composta por trs quadros denominados respectivamente: uso no consuntivo, estruturas associadas e uso. No quadro uso no consuntivo o usurio dever preencher algumas informaes tais como a denominao / n do uso, a localizao do ponto (UF, municpio, coordenadas), o nome do rio assim como observaes adicionais. No quadro estruturas associadas o usurio dever informar quais estruturas e respectivas caractersticas esto associadas ao uso no consuntivo. No quadro uso o usurio dever realizar uma associao dos componentes do empreendimento com o uso no consuntivo declarado. As Figuras 49, 50 e 51 ilustram exemplos de preenchimento dos trs quadros (uso no consuntivo, estruturas associadas e uso). Descries mais detalhadas para o preenchimento dos campos existentes nesses quadros encontram-se no Anexo 1 desse manual. Da mesma forma que no ponto de captao e ponto de lanamento, observa-se que no quadro uso no consuntivo encontra-se disponvel a funo abrir mapa para auxiliar o usurio a estimar as coordenadas do empreendimento.

38

Figura 49 - Visualizao do quadro uso no consuntivo.

Figura 50 Visualizao do quadro estruturas associadas

39

Figura 51 Visualizao do quadro uso

3.6 FINALIZAO E ENVIO DA DECLARAO AO SISTEMA


Aps o preenchimento das trs telas principais (empreendimento, componente e interferncia), o usurio poder finalizar a declarao no sentido de verificar a anlise de consistncia da declarao (Figura 52). Durante o processo de finalizao ser apresentado um relatrio na qual pode constar os seguintes status de verificao, conforme apresentados abaixo: OK = Corresponde a itens que foram checados ou validados na declarao; ! = Corresponde a uma situao de alerta, ou seja, a declarao contm itens com ausncia de informao, mas que no invalidam propriamente o envio da declarao ao Sistema; X = Corresponde a itens que esto invlidos para efeito de consistncia da declarao, sendo, portanto, necessria a reviso e posterior correo da declarao para sua validao no Sistema.

40

Figura 52 Tela de verificao de pendncias. OBSERVAES: Para cada mensagem apresentada no relatrio de verificao, o usurio pode ler as observaes sob a forma de um texto de orientao apenas passando o cursor do mouse sobre a mensagem. Para auxiliar o usurio durante o processo de anlise da declarao, o Sistema permite a impresso tanto do relatrio com as pendncias quanto a prpria declarao, mediante acesso aos cones pendncias e declarao respectivamente. Aps a anlise de consistncia, caso a declarao no apresente itens invlidos, o usurio poder envi-la ao Sistema para posteriormente receber o nmero CNARH do empreendimento aps aprovao da declarao. Aps o envio da declarao ao Sistema, o usurio no poder mais efetuar modificaes ou alteraes na declarao original enviada ao Sistema. Para realizao de retificaes ou atualizaes posteriores do empreendimento, a partir do nmero de identificao e senha de acesso, o usurio poder efetuar uma retificao da declarao, atravs da visualizao da tabela resumo das que consta na declaraes j efetuadas pelo usurio. Ao acessar ao cone coluna denominada Ret. situado ao lado do nmero da declarao original, abrese uma declarao contendo as informaes da declarao original, porm com outro nmero na qual o usurio poder efetuar as retificaes ou atualizaes necessrias e conseqentemente acompanhar o histrico das declaraes do empreendimento.

41

4 OUTRAS INFORMAES
Para esclarecimento de dvidas sobre o preenchimento das declaraes, o usurio poder entrar em contato com a Central de Atendimento da ANA pelo seguinte telefone: 0800 725 2255, das 08:00 s 14:00.

42

ANEXO 1 DESCRIO E NATUREZA DOS CAMPOS EXISTENTES EM CADA TELA NO SISTEMA CNARH

43

1 TELA EMPREENDIMENTO
1.1 - QUADRO EMPREENDIMENTO NATUREZA DESCRIO
Informar nome / razo social do usurio de gua, seja pessoa fsica ou jurdica.

CAMPO
NOME OU RAZO SOCIAL DO USURIO OU DECLARANTE (PESSOA FSICA OU JURDICA)

Obrigatria

NOME DO EMPREENDIMENTO INTEGRADO

Opcional

Informar nome do empreendimento usurio de gua. Exs.: Pode ser o nome do sistema de abastecimento de gua e/ou esgotamento sanitrio de municpio(s) e/ou distrito(s) (no caso de empreendimentos de abastecimento de gua e/ou esgotamento sanitrio); nome de fazenda, stio, etc (para empreendimentos de irrigao, criao animal e/ou aquicultura); nome de lavra (para empreendimentos de minerao); nome da indstria e/ou unidade industrial (para empreendimentos de indstria) Informar o CPF ou CNPJ referente ao nome ou razo social do usurio de gua

CPF / CNPJ NOME DO RESPONSVEL LEGAL DO EMPREENDIMENTO CPF NOME DO RESPONSVEL TCNICO DO EMPREENDIMENTO DDD

Obrigatria

Obrigatria

Informar o nome da pessoa fsica que responsvel legal pelo empreendimento usurio de gua

Obrigatria

Informar o CPF do responsvel empreendimento usurio de gua

legal

pelo

Opcional

Informar o nome da pessoa fsica que responsvel tcnica pelo empreendimento usurio de gua

Opcional

Informar o DDD de contato do responsvel tcnico pelo empreendimento usurio de gua Informar o telefone de contato do responsvel tcnico pelo empreendimento usurio de gua Assinalar as opes sim ou no. Caso o usurio assinale a opo sim, informar o nmero do relatrio de vistoria de fiscalizao

TELEFONE O CADASTRAMENTO EST SENDO FEITO EM FUNO DE FISCALIZAO? HOUVE ALTERAO DO NOME E / OU DO CNPJ DO EMPREENDIMENTO?

Opcional

Obrigatria

Obrigatria

Assinalar as opes sim ou no. Caso o usurio assinale a opo sim, informar o nome e o CNPJ anterior do empreendimento

44

OUTRAS INFORMAES

Opcional

Campo livre no qual o usurio pode declarar informaes complementares sobre o empreendimento

CAMPO
ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA

1.2 - QUADRO ENDEREO NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Informar o endereo preferencial para recebimento de correspondncia Selecionar a sigla do Estado da Federao do endereo para correspondncia de acordo com as opes listadas no Sistema Selecionar o municpio do endereo para correspondncia de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao Selecionar o distrito do endereo para correspondncia de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio Informar o bairro do endereo para correspondncia Informar a caixa correspondncia postal do endereo para

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

BAIRRO CAIXA POSTAL CEP DDD TELEFONE FAX E-MAIL

Opcional Opcional Opcional Opcional Opcional Opcional Opcional

Informar o CEP do endereo para correspondncia Informar o nmero de DDD Informar o nmero de telefone para contato Informar o nmero de fax para contato Informar o endereo eletrnico para contato

45

CAMPO
TIPO DOCUMENTO

1.3 - QUADRO OUTORGAS NATUREZA DESCRIO


Opcional Informar o(s) tipo(s) de documento(s) existente(s) do empreendimento (ex. outorga, licena prvia, licena de instalao, licena de operao) Informar o nmero do(s) documento(s) existente(s) do empreendimento Informar o rgo emissor do(s) documento(s) de acordo com as opes listadas no Sistema Informar a data do(s) documento(s) existente(s) do empreendimento Informar a data de vencimento do(s) documento(s) existente(s) do empreendimento

NMERO DOCUMENTO RGO EMISSOR

Opcional

Opcional

DATA DOCUMENTO

Opcional

DATA VENCIMENTO

Opcional

OBS: No quadro outorgas, o usurio pode incluir mais de um documento referente ao empreendimento. Os dados includos sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

46

2 TELA COMPONENTE 2.1 COMPONENTE ABASTECIMENTO PBLICO


2.1.1 - QUADRO ABASTECIMENTO PBLICO NATUREZA DESCRIO
Informar o nome do sistema de abastecimento de gua do municpio e/ou distrito. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ do sistema de abastecimento (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome da entidade operadora do sistema de abastecimento (nome da empresa pblica ou privada de saneamento, do servio autnomo, ou da prefeitura, por ex.) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do sistema de abastecimento de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local do sistema de abastecimento de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do local do sistema de abastecimento de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza o sistema de abastecimento (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza o sistema de abastecimento (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza o sistema de abastecimento (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local do sistema de abastecimento

CAMPO

NOME DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

ENTIDADE OPERADORA

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD

Opcional

47

TELEFONE

Opcional

Informar o nmero de telefone local do sistema de abastecimento Informar o nmero de fax local do sistema de abastecimento Informar tipo de entidade operadora entre as opes listadas no Sistema (Prefeitura, SAAE, Empresa Privada, Empresa Estadual, Outra). Observaes: Caso o usurio assinale a opo "SAAE", deve informar adicionalmente o nmero e a data da lei de criao, respectivamente;

FAX

Opcional

TIPO DE ENTIDADE

Obrigatria

Caso o usurio assinale as opes "empresa privada ou empresa estadual", deve-se preencher qual o instrumento de concesso (optativo) e a data de incio e trmino da concesso; Caso o usurio assinale a opo "outra" deve ser descrito manualmente em qual a categoria de entidade operadora em que se enquadra

VOLUME TOTAL PRODUZIDO (M / MS) MS / ANO INCIO OPERAO

Obrigatria

Informar o volume total de gua produzido pelo sistema de abastecimento em m/ms Informar a data (ms / ano) de incio de operao das atividades do sistema de abastecimento

Obrigatria

CAMPO
DISTRITOS ABASTECIDOS POPULAO ATENDIDA

2.1.2 - QUADRO SISTEMA DE ABASTECIMENTO NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Selecionar o distrito do sistema de abastecimento de acordo com as opes listadas no sistema Informar a populao atendida pelo sistema de abastecimento de acordo com o distrito selecionado previamente Informar o consumo industrial de gua pelo sistema de abastecimento em m/ms de acordo com o distrito selecionado previamente Informar a populao de final de plano atendida pelo sistema de abastecimento de acordo com o distrito selecionado previamente

Obrigatria

CONSUMO INDUSTRIAL (M / MS)

Obrigatria

POPULAO DE FINAL DE PLANO

Obrigatria

OBS: No quadro sistema de abastecimento, o usurio pode incluir mais de um distrito atendido caso ocorra essa situao. Os dados includos sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna dessa tabela contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

48

2.2 COMPONENTE ESGOTAMENTO SANITRIO


2.2.1 - QUADRO ESGOTAMENTO SANITRIO NATUREZA DESCRIO
Informar o nome do sistema de esgotamento sanitrio do municpio e/ou distrito. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ do sistema de esgotamento sanitrio (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome da entidade operadora do sistema de esgotamento sanitrio (nome da empresa pblica ou privada de saneamento, do servio autnomo, ou da prefeitura, por ex.) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do sistema de esgotamento sanitrio de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local do sistema de esgotamento sanitrio de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local do sistema de esgotamento sanitrio de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza o sistema de esgotamento sanitrio (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza o sistema de esgotamento sanitrio (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza o sistema de esgotamento sanitrio (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local do sistema de esgotamento sanitrio Informar o nmero de telefone local do sistema de

CAMPO

NOME DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITRIO

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

ENTIDADE OPERADORA

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE

Opcional Opcional

49

esgotamento sanitrio FAX Opcional Informar o nmero de fax local do sistema de esgotamento sanitrio Informar tipo de entidade operadora entre as opes assinaladas (Prefeitura, SAAE, Empresa Privada, Empresa Estadual, Outra). Observaes: Caso o usurio assinale a opo "SAAE", deve informar adicionalmente o nmero e a data da lei de criao, respectivamente; Caso o usurio assinale as opes "empresa privada ou empresa estadual", deve-se preencher qual o instrumento de concesso (optativo), a data de incio e trmino da concesso; Caso o usurio assinale a opo "Outra" deve ser descrito manualmente em qual a categoria de entidade operadora em que se enquadra Informar o volume total tratado de esgoto do sistema de esgotamento sanitrio (em m/ms) Informar a data (ms / ano) de incio de operao das atividades do sistema de esgotamento sanitrio

TIPO DE ENTIDADE Obrigatria

VOLUME TOTAL TRATADO (M/MS) MS / ANO INCIO DA OPERAO

Obrigatria Obrigatria

CAMPO
DISTRITOS ATENDIDOS

2.2.2 - QUADRO ESGOTAMENTO SANITRIO NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Selecionar o distrito atendido pelo sistema de esgotamento sanitrio de acordo com as opes listadas no Sistema Informar a populao atendida pelo sistema de esgotamento sanitrio de acordo com o distrito selecionado previamente Informar o percentual de populao atendida por fossas ou sumidouros referente ao distrito assinalado

POPULAO ATENDIDA ATUAL POPULAO ATENDIDA POR FOSSAS OU SUMIDOUROS (%) POPULAO DE FINAL DE PLANO

Obrigatria

Obrigatria

Obrigatria

Informar a populao de final de plano atendida pelo sistema de esgotamento de acordo com o distrito selecionado previamente

OBS: No quadro sistema de esgotamento, o usurio pode incluir mais de um distrito atendido caso ocorra essa situao. Os dados includos sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna dessa tabela contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

50

2.3 COMPONENTE INDSTRIA


2.3.1 - QUADRO INDSTRIA NATUREZA DESCRIO
Informar o nome da razo social do empreendimento. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome empreendimento da planta industrial do

CAMPO

RAZO SOCIAL

Obrigatria

CPF / CNPJ NOME DA PLANTA INDUSTRIAL

Obrigatria

Obrigatria

UF

Obrigatria

Selecionar a sigla do Estado da Federao do local da planta industrial de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local da planta industrial de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local da planta industrial de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza a planta industrial (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza a planta industrial (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza a planta industrial (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local da planta industrial Informar o nmero de telefone local da planta industrial Informar o nmero de fax local da planta industrial Informar se o empreendimento faz ou no reuso da

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX FAZ REUSO DA GUA?

Opcional Opcional Opcional Obrigatria

51

gua. Caso exista reuso da gua, indicar a porcentagem de reuso N EMPREGADOS MS / ANO INCIO OPERAO Obrigatria Obrigatria Informar o total de empregados do empreendimento Informar a data (ms / ano) de incio de operao das atividades do empreendimento

CAMPO
CDIGO CNAE

2.3.2 - QUADRO PROCESSOS PRODUO NATUREZA DESCRIO


Automtico Campo automtico gerado a partir das informaes selecionadas nos campos subseqentes (tipologia e atividade econmica) Selecionar a tipologia CNAE do empreendimento de acordo com as opes listadas no Sistema Selecionar a atividade econmica (CNAE) do empreendimento de acordo com as opes listadas a partir da tipologia CNAE previamente selecionada Selecionar o processo industrial de acordo com as opes listadas no Sistema a partir da atividade econmica (CNAE) previamente selecionada. Em cada opo selecionada dever preencher a produo mdia mensal e a produo anual

TIPOLOGIA (CNAE)

Obrigatria

ATIVIDADE ECONMICA (CNAE)

Obrigatria

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Obrigatria

OBS: Caso o empreendimento contemple o processo industrial listado pelo Sistema o usurio dever apenas confirmar o processo. Se, por acaso o empreendimento conter processos diferentes do informado nesse quadro, o usurio dever apertar a tecla outro processo e automaticamente transfere-se para o quadro produtos.

52

CAMPO
PRODUTO

2.3.3 - QUADRO PRODUTOS NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Informar o nome do produto gerado por processo industrial diferente daqueles apresentados no quadro processos produo Informar o tipo do produto de acordo com as opes listadas no Sistema (insumo, intermedirio, produto, por ex.) Informar a unidade do produto de acordo com as opes listadas no Sistema (l, MW, m, m, kg, T, unid, por ex.) Informar a produo especificados Informar a especificados produo mensal dos produtos

TIPO

Obrigatria

UNIDADE

Obrigatria

PRODUO MENSAL

Obrigatria

PRODUO ANUAL

Obrigatria

anual

dos

produtos

OBS: No quadro produtos, o usurio pode incluir mais de um produto no empreendimento caso ocorra essa situao. Os dados includos dos produtos informados sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

53

2.4 COMPONENTE MINERAO


2.4.1 - QUADRO MINERAO NATUREZA DESCRIO
Informar a razo social. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome da lavra Selecionar a sigla do Estado da Federao do local da lavra de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local da lavra de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local da lavra de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza a lavra (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza a lavra (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza a lavra (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local da lavra Informar o nmero de telefone local da lavra Informar o nmero de fax local da lavra Informar se o empreendimento faz ou no reuso da gua. Caso exista reuso da gua, informar a porcentagem de reuso

CAMPO

RAZO SOCIAL

Obrigatria

CPF / CNPJ NOME DA LAVRA

Obrigatria Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX

Opcional Opcional Opcional

FAZ REUSO DA GUA?

Obrigatria

54

N EMPREGADOS MS / ANO INCIO OPERAO N CADASTRO DNPM

Obrigatria Obrigatria

Informar o total de empregados do empreendimento Informar a data (ms / ano) de incio de operao das as atividades da lavra Informar o nmero do cadastro no Departamento Nacional de Produo Mineral - DNPM

Obrigatria

CAMPO
CDIGO CNAE

2.4.2 - QUADRO PROCESSO EXTRATIVO NATUREZA DESCRIO


Automtico Campo automtico gerado a partir das informaes selecionadas nos campos subseqentes (tipologia e atividade econmica) Selecionar tipologia do Cdigo CNAE de acordo com as opes listadas no Sistema Selecionar atividade econmica do Cdigo CNAE de acordo com as opes listadas no Sistema Selecionar o processo extrativo de acordo com as opes listadas no Sistema: i) extrao em leito de rio, lago ou reservatrio; ii) extrao em cava; iii) desmonte hidrulico; iv) escavao em meia encosta; v) lavra a cu aberto (com explosivo e/ou sem explosivo); vi) lavra subterrnea Obrigatria Observao: Caso o usurio selecione a opo extrao em cava, possibilita-se informar a rea do espelho de gua da cava (m) e profundidade mdia da cava (m) (ambos os campos so opcionais)

TIPOLOGIA (CNAE) ATIVIDADE ECONMICA (CNAE)

Obrigatria

Obrigatria

PROCESSO EXTRATIVO

55

CAMPO

2.4.3 - QUADRO PRODUTO EXTRADO NATUREZA DESCRIO


Selecionar produto extrativo (bem mineral) de acordo com as opes listadas no Sistema.

PRODUTO

Obrigatria

Observao: Caso o usurio selecione o produto areia, dever preencher os seguintes campos obrigatrios: i) % de gua na razo de mistura e; ii) teor de umidade (medido no carregamento) Selecionar unidade (ex. m, kg, t, l, etc..) do produto extrativo de acordo com as opes listadas no sistema Informar o consumo de gua no processo extrativo (m de gua por unidade extrada do bem mineral) Informar a produo mdia mensal do bem mineral (em unidades / ms)

UNIDADE CONSUMO D'GUA (M / UN) PRODUO MDIA MENSAL ATUAL (UNIDADE / MS) PRODUO TOTAL ANUAL ATUAL (UNIDADE / ANO)

Obrigatria

Opcional

Obrigatria

Obrigatria

Informar a produo anual do bem mineral (em unidades / ano)

OBS: No quadro produto extrado, o usurio pode incluir mais de um produto (bem mineral) no empreendimento caso ocorra essa situao. Os dados includos dos produtos informados sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

56

2.5 COMPONENTE IRRIGAO


2.5.1 - QUADRO IRRIGAO NATUREZA DESCRIO
Informar o nome da propriedade (fazenda, stio, etc), por ex. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF do responsvel ou CNPJ da propriedade (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome do proprietrio e / ou agricultor usurio de gua do empreendimento Informar o endereo em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local da propriedade Informar o nmero de telefone local da propriedade Informar o nmero de fax local da propriedade Informar a data (ms / ano) de incio de operao

CAMPO
NOME DA PROPRIEDADE

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

NOME DO AGRICULTOR / PROPRIETRIO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX MS / ANO INCIO

Opcional Opcional Opcional Obrigatria

57

OPERAO NMERO DO INCRA REA TOTAL DA PROPRIEDADE (HA) Opcional Obrigatria

das atividades do empreendimento Informar o nmero do INCRA da propriedade Informar a rea total da propriedade (em ha) Selecionar a forma de ocupao da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema: i) proprietrio; ii) comodato; iii) cesso de uso; iv) arrendamento; v) rea desparopriada; vi) outra forma de ocupao.

FORMA DE OCUPAO

Observaes: Obrigatria Caso o usurio assinale as opes: comodato, cesso de uso ou arrendamento, informar o prazo final (obrigatrio); Caso o usurio assinale a opo "outra forma de ocupao" descrever a forma de ocupao em que se enquadra a propriedade

CONSUMO HUMANO: N PESSOAS

Opcional

Informar quantas pessoas regularmente utilizam gua na propriedade para consumo humano

58

CAMPO
CULTURA

2.5.2 - QUADRO CULTURAS NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Informar a(s) cultura(s) plantada(s) no empreendimento. Selecionar de acordo com as opes listadas no Sistema Informar a variedade da(s) cultura(s) do empreendimento. Selecionar de acordo com as opes listadas no Sistema Selecionar o mtodo de irrigao referente cultura e variedade selecionada de acordo com as opes oferecidas pelo Sistema: i) Sulcos de infiltrao; ii) Inundao; iii) Asperso convencional; iv) Autopropelido; v) Piv central; vi) Gotejamento; vii) Microasperso; viii) Mangueira perfurada; ix) Bacia; x) Sub-irrigao; xi) Outro. Informar o nmero de plantas referente cultura e variedade selecionada Informar a rea de plantio da cultura / variedade selecionada Informar a data (ms / ano) de incio do plantio da cultura / variedade selecionada Assinalar os meses em que o empreendimento utiliza gua para irrigao. Caso ocorra em todos os meses, assinalar a opo "todos"

VARIEDADE

Obrigatria

MTODO DE IRRIGAO

Obrigatria

N PLANTAS REA DE PLANTIO (HA) MS / ANO PLANTIO

Opcional

Obrigatria

Obrigatria

CALENDRIO DE IRRIGAO

Obrigatria

OBS: No quadro culturas, o usurio pode incluir mais de uma cultura no empreendimento caso ocorra essa situao. Os dados includos sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

59

2.6 COMPONENTE CRIAO ANIMAL

CAMPO
NOME DA PROPRIEDADE

2.6.1 - QUADRO CRIAO ANIMAL NATUREZA DESCRIO


Informar o nome da propriedade (fazenda, stio, etc), por ex. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF do usurio ou CNPJ da propriedade (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome do proprietrio usurio de gua do empreendimento Informar o endereo em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local da propriedade Informar o nmero de telefone local da propriedade Informar o nmero de fax local da propriedade Informar a data (ms / ano) de incio de operao

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

NOME DO PROPRIETRIO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX MS / ANO INCIO

Opcional Opcional Opcional Obrigatria

60

OPERAO NMERO DO INCRA REA TOTAL DA PROPRIEDADE (HA) Opcional Obrigatria

das atividades do empreendimento Informar o nmero do INCRA da propriedade Informar a rea total da propriedade (em ha) Selecionar a forma de ocupao da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema: i) proprietrio; ii) comodato; iii) cesso de uso; iv) arrendamento; v) rea desparopriada; vi) outra forma de ocupao.

FORMA DE OCUPAO

Observaes: Obrigatria Caso o usurio assinale as opes: comodato, cesso de uso ou arrendamento, informar o prazo final (obrigatrio); Caso o usurio assinale a opo "outra forma de ocupao" descrever a forma de ocupao em que se enquadra a propriedade

CONSUMO HUMANO: N PESSOAS

Opcional

Informar quantas pessoas regularmente utilizam gua na propriedade para consumo humano

61

CAMPO

2.6.2 - QUADRO ESPCIE ANIMAL NATUREZA DESCRIO


Selecionar espcie animal de acordo com as opes listadas no Sistema: i) asinino; ii) ave - frango de corte; iii) ave - galinha de postura; iv) ave - outras; v) bovino de corte; vi) bovino de leite; vii) bubalino de corte; viii) bubalino de leite; ix) caprino de corte; x) caprino de leite; xi) eqino; xii) ovino; xiii) suno, e; xiv) outra Selecionar forma de manejo da espcie animal de acordo com as opes listadas no Sistema: i) cria; ii) cria, recria e engorda; iii) engorda; iv) recria; v) reproduo; vi) outra Informar nmero de cabeas da espcie animal selecionada Assinalar se existe ou no produo de leite tipo "A" referente espcie animal selecionada Assinalar se o uso de gua realizado para dessedentao e / ou limpeza Assinalar se o tipo de criao intensiva ou extensiva

ESPCIE

Obrigatria

MANEJO

Obrigatria

N CABEAS

Obrigatria

PRODUO LEITE "A"

Obrigatria

TIPO DE USO DE GUA TIPO DE CRIAO

Obrigatria

Obrigatria

OBS: No quadro espcie animal, o usurio pode incluir mais de uma espcie animal no empreendimento caso ocorra essa situao. Os dados includos das espcies animais informadas sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna dessa tabela contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

62

2.7 COMPONENTE AQICULTURA


2.7.1 - QUADRO AQICULTURA NATUREZA DESCRIO
Informar o nome da propriedade (fazenda, stio, etc), por ex. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF do usurio ou CNPJ da propriedade (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome do proprietrio usurio de gua do empreendimento Informar o endereo em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza a propriedade (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local da propriedade Informar o nmero de telefone local da propriedade Informar o nmero de fax local da propriedade Informar a data (ms / ano) de incio de operao

CAMPO
NOME DA PROPRIEDADE

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

NOME DO PROPRIETRIO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX MS / ANO INCIO

Opcional Opcional Opcional Obrigatria

63

OPERAO NMERO DO INCRA Opcional

das atividades do empreendimento Informar o nmero do INCRA da propriedade Informar o nmero de registro do empreendimento na Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca SEAP. Obs: campo obrigatrio para empreendimentos com interferncias em rios de domnio da Unio Informar a rea total da propriedade (em ha) Selecionar a forma de ocupao da propriedade de acordo com as opes listadas no Sistema: i) proprietrio; ii) comodato; iii) cesso de uso; iv) arrendamento; v) rea desparopriada; vi) outra forma de ocupao.

NMERO DO SEAP

Opcional

REA TOTAL DA PROPRIEDADE (HA)

Obrigatria

FORMA DE OCUPAO

Observaes: Obrigatria Caso o usurio assinale as opes: comodato, cesso de uso ou arrendamento, informar o prazo final (obrigatrio); Caso o usurio assinale a opo "outra forma de ocupao" descrever a forma de ocupao em que se enquadra a propriedade

CONSUMO HUMANO: N PESSOAS

Opcional

Informar quantas pessoas regularmente utilizam gua na propriedade para consumo humano

64

CAMPO

2.7.2 - QUADRO DADOS DO CULTIVO NATUREZA DESCRIO


Selecionar o tipo de cultivo de acordo com as opes listadas no Sistema (alginocultura, carcinicultura, cultivo de peixes ornamentais, malacocultura / ostreicultura, outra cultura aqutica, piscicultura, produo de formas jovens, ranicultura) Selecionar a atividade do cultivo de acordo com as opes listadas no Sistema (alevinagem, cria/recria, engorda) Selecionar a espcie de acordo com as diversas opes listadas no Sistema Selecionar a estrutura de cultivo de acordo com as opes listadas no Sistema (balsas, bouchot, cultivo de fundo, estacas / varal / tomateiro, long-lines, mesa-lines, mesas, outro, rack / tabuleiro, tanques escavados, tanques redes) Selecionar o sistema de cultivo de acordo com as opes listadas no Sistema (intensivo, semiintensivo) Informar a rea de cultivo (em m) Informar a profundidade mdia (em m) do cultivo Informar a produo (em t / ano) do cultivo

TIPO

Obrigatria

ATIVIDADE

Obrigatria

NOME DA ESPCIE

Obrigatria

ESTRUTURA DE CULTIVO

Obrigatria

SISTEMA DE CULTIVO

Obrigatria

REA DE CULTIVO PROFUNDIDADE MDIA PRODUO

Obrigatria Obrigatria Obrigatria

OBS: No quadro dados do cultivo, o usurio pode incluir mais de um cultivo no empreendimento caso ocorra essa situao. Os dados includos dos cultivos informados sero apresentados sob a forma de uma tabela, cuja ltima coluna dessa tabela contm um cone que permite excluir as informaes previamente includas.

65

2.8 COMPONENTE TERMOELTRICA


2.8.1 - QUADRO TERMOELETRICA NATUREZA DESCRIO
Informar a razo social do empreendimento. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ do empreendimento (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome da usina termoeltrica Selecionar a sigla do Estado da Federao do local da usina termoeltrica de acordo com as opes estabelecidas (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local da usina termoeltrica de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local da usina termoeltrica de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza a usina termoeltrica (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza a usina termoeltrica (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza a usina termoeltrica (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero termoeltrica de DDD local da usina

CAMPO

RAZO SOCIAL

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

NOME DA USINA

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD

Opcional

TELEFONE FAX

Opcional Opcional

Informar o nmero de telefone local da usina termoeltrica Informar o nmero de fax local da usina

66

termoeltrica AUTORIZAO / CONCESSO ANEEL DATA DA CONCESSO Informar o n de autorizao ou concesso emitida pela Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL ao empreendimento Informar a data da concesso emitida pela ANEEL Selecionar o tipo da planta de acordo com as opes oferecidas pelo Sistema: i) Clulacombustvel; ii) Ciclo Brayton; iii) Ciclo Combinado (CC); iv) Ciclo Rankine; v) Co-gerao (Bottom); vi) Co-gerao (Top) Selecionar o trocador de calor principal de acordo com as opes listadas no Sistema: i) Ciclo aberto; ii) Torre seca com conveco natural; iii) Torre seca com ventilao forada; iv) Torre mida com conveco natural; v) Torre mida com ventilao forada; vi) Ventilao forada / ventilao direta Selecionar fonte de combustvel principal de acordo com lista de opes listadas no Sistema Informar potncia instalada (em MW) da usina termoeltrica Informar a data (ms / ano) de incio de operao das atividades da usina termoeltrica

Obrigatria

Obrigatria

TIPO DA PLANTA

Obrigatria

TROCADOR DE CALOR PRINCIPAL

Obrigatria

COMBUSTVEL PRINCIPAL POTNCIA INSTALADA (MW) MS / ANO INCIO DA OPERAO

Obrigatria

Obrigatria Obrigatria

CAMPO
PREVISO DE GERAO (MWh)

2.8.2 - QUADRO PREVISO DE GERAO NATUREZA DESCRIO


Opcional Informar a previso de gerao de energia (MWh) para cada ms. Ao final do preenchimento da planilha, o Sistema calcula automaticamente o valor total de energia gerada no ano

67

2.9 COMPONENTE APROVEITAMENTO HIDRELTRICO


2.9.1 - QUADRO AHE NATUREZA DESCRIO
Informar a razo social do empreendimento. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ do empreendimento (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento)

CAMPO

RAZO SOCIAL

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

NOME DO APROVEITAMENTO HIDRELTRICO

Obrigatria

Informar o nome do aproveitamento hidreltrico

UF

Obrigatria

Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do aproveitamento hidreltrico de acordo com as opes estabelecidas (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local do aproveitamento hidreltrico de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local do aproveitamento hidreltrico de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza o aproveitamento hidreltrico (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza o aproveitamento hidreltrico (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza o aproveitamento hidreltrico (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local do empreendimento Informar o nmero empreendimento de telefone local do

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE

Opcional Opcional

68

FAX TIPO APROVEITAMENTO

Opcional

Informar o nmero de fax local do empreendimento Selecionar o tipo de aproveitamento de acordo com as opes listadas no Sistema (fio dgua, regularizao diria, regularizao mensal) Informar a queda bruta (m) do aproveitamento hidreltrico Informar a queda de aproveitamento hidreltrico referncia (m) do

Obrigatria

QUEDA BRUTA (M) QUEDA DE REFERNCIA (M) TIPO TURBINA N DE UNIDADES GERADORAS POTNCIA INSTALADA (MW) VAZO TURBINADA (M/S) ENERGIA MDIA (MW med) ENERGIA FIRME (MW med) POSSUI RESERVATRIO? POSSUI DESVIO DE TRECHO?

Obrigatria

Obrigatria

Obrigatria

Informar o tipo de turbina de acordo com as opes listadas no Sistema (Kaplan, Francis, Bulbo, outro) Informar o nmero de unidades geradoras do aproveitamento hidreltrico Informar a potncia instalada aproveitamento hidreltrico (em MW) total do

Obrigatria

Obrigatria

Obrigatria

Informar a vazo turbinada total do aproveitamento hidreltrico Informar o valor de energia mdia gerada (MWmed) do aproveitamento hidreltrico Informar o valor de energia firme (MWmed) do aproveitamento hidreltrico Assinalar se o aproveitamento hidreltrico est associado reservatrio Assinalar se o aproveitamento hidreltrico possui desvio de trecho. Caso afirmativo, informar a extenso (em metros)

Obrigatria

Obrigatria

Obrigatria

Obrigatria

CAMPO
ATO ADMINISTRATIVO

2.9.2 - QUADRO CONCESSES NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Informar o nmero do ato aproveitamento hidreltrico administrativo do

TIPO DE ATO

Obrigatria

Selecionar o tipo de ato administrativo de acordo com as opes listadas no Sistema (Despacho de Registro, Resoluo de Autorizao, Contrato de Concesso, Decreto de Concesso, Portaria) Selecionar o rgo emissor do ato administrativo de acordo com as opes listadas no Sistema

RGO EMISSOR

Obrigatria

69

DATA DO DOCUMENTO DATA DE VENCIMENTO

Obrigatria

Informar a data de registro da concesso

Obrigatria

Informar a data de vencimento da concesso

CAMPO
RAZO SOCIAL (AUTORIZADA OU CONCESSIONRIA)

2.9.3 - QUADRO CONCESSIONRIAS NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Informe a razo concessionria social da autorizada ou

CPF / CNPJ

Obrigatria

Informar o CPF ou CNPJ do empreendimento (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento)

CAMPO
PREVISO DE GERAO (MWh)

2.9.4 - QUADRO GERAO ENERGTICA NATUREZA DESCRIO


Opcional Informar a previso de gerao de energia (MWh) para cada ms. Ao final do preenchimento da planilha, o Sistema calcula automaticamente o valor total de energia gerada no ano

70

2.10 COMPONENTE RESERVATRIO


2.10.1 - QUADRO RESERVATRIO NATUREZA DESCRIO
Obrigatria Informar o nome do reservatrio Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do reservatrio de acordo com as opes estabelecidas (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local do reservatrio de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local do reservatrio de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o endereo em que se localiza o reservatrio (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza o reservatrio (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza o reservatrio (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local do empreendimento Informar o nmero empreendimento de telefone local do

CAMPO
NOME DO RESERVATRIO

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX NVEL MNIMO OPERACIONAL (M) NVEL MXIMO OPERACIONAL (M) REA INUNDADA NO NA MNIMO (KM) REA INUNDADA NO

Opcional Opcional Opcional Opcional

Informar o nmero de fax local do empreendimento Informar o nvel de gua mnimo (em metros) do reservatrio Informar o nvel de gua mximo (em metros) do reservatrio Informar a rea inundada mnima (em Km) do reservatrio Informar a rea inundada mxima (em Km) do

Opcional

Opcional Obrigatria

71

NA MXIMO (KM) VOLUME NO NA MNIMO (HM) VOLUME NO NA MXIMO (HM) VOLUME MORTO (HM) VOLUME TIL (HM) VIDA TIL ESTIMADA (ANOS) FONTE DE REFERNCIA ESTGIO Opcional

reservatrio Informar o volume mnimo (em hm) do reservatrio

Obrigatria Opcional Opcional Opcional

Informar o volume mximo (em hm) do reservatrio Informar o volume morto (em hm) do reservatrio Informar o volume til (em hm) do reservatrio Informar a vida til estimada do reservatrio, associada ao tempo de assoreamento (em anos) Informar a fonte de referncia do estudo sedimentolgico (ex. Nota tcnica, Plano de bacia) Informar o estgio de acordo com as opes listadas no Sistema (projeto, construo, operao, outro)

Opcional

Obrigatria

CAMPO
COTA (M) REA (KM) VOLUME (HM)

2.10.2 - QUADRO COTA-REA-VOLUME NATUREZA DESCRIO Opcional Opcional Opcional


Informar a cota ou nvel dgua (em metros) Informar a rea inundada (em Km) Informar o volume (em hm)

CAMPO

2.10.3 - QUADRO CURVA REGULARIZAO NATUREZA DESCRIO Opcional Opcional Opcional


Informar a vazo regularizada (m/s) reservatrio para uma determinada garantia pelo

VAZO REGULARIZADA (M/S) GARANTIA (%)

Informar a garantia associada vazo regularizada (%) Informar a fonte de referncia do estudo hidrolgico (ex. Nota Tcnica, Plano de Bacia)

FONTE

72

CAMPO
EVAPOARAO LQUIDA (MM) VAZO MDIA AFLUENTE (M/S) CAPACIDADE DE SUPORTE (T/P ANO) TEMPO DE DETENO MDIO (DIAS) SRIE DE VAZO AFLUENTE

2.10.4 - QUADRO HIDROLOGIA NATUREZA DESCRIO Opcional Opcional Opcional Opcional


Informar a evaporao lquida do reservatrio (em mm) para cada ms do ano. Informar a vazo mdia afluente em m/s Informar a carga mxima de fsforo admissvel (em t P / ano) Informar o tempo mdio de deteno do reservatrio (em dias) Informar o caminho / nome do arquivo que contm a srie de vazes afluentes. Obs: o arquivo dever estar comprimido / zipado

Opcional

CAMPO

2.10.5 - QUADRO CONDIO OPERATIVA NATUREZA DESCRIO Opcional Opcional Opcional


Informar a vazo mnima (m/s) do reservatrio Informar a vazo mxima (m/s) do reservatrio Informar o volume de espera (hm) do reservatrio Informar a forma de operao de acordo com as opes listadas no Sistema (fio dgua, regularizao diria, regularizao mensal) Descrever as restries operativas do reservatrio

VAZO MNIMA (M/S) VAZO MXIMA (M/S) VOLUME DE ESPERA (HM) FORMA DE OPERAO RESTRIES OPERATIVAS

Opcional

Opcional

73

2.11 COMPONENTE OUTRO


2.11.1 - QUADRO OUTRO COMPONENTE NATUREZA DESCRIO
Informar a razo social do empreendimento. Se os dados (nome, CNPJ, endereo, etc) forem os mesmos do empreendimento (conforme indicado no quadro empreendimento), assinalar a opo "igual ao empreendimento" Informar o CPF ou CNPJ da propriedade (caso seja diferente do n informado no quadro empreendimento) Informar o nome do estabelecimento usurio de gua do empreendimento Informar o endereo em que se localiza o empreendimento (caso seja diferente do endereo informado no quadro empreendimento) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do empreendimento de acordo com as opes listadas no Sistema (caso seja diferente da UF informada no quadro empreendimento) Selecionar o municpio do local do empreendimento de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao (caso seja diferente do municpio informado no quadro empreendimento) Selecionar o distrito do endereo local do empreendimento de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio (caso seja diferente do distrito informado no quadro empreendimento) Informar o bairro em que se localiza o empreendimento (caso seja diferente do bairro informado no quadro empreendimento) Informar o CEP em que se localiza o empreendimento (caso seja diferente do CEP informado no quadro empreendimento) Informar o nmero de DDD local do empreendimento Informar o nmero empreendimento de telefone local do

CAMPO

RAZO SOCIAL

Obrigatria

CPF / CNPJ

Obrigatria

NOME DO ESTABELECIMENTO

Obrigatria

ENDEREO LOCAL

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

BAIRRO

Opcional

CEP

Opcional

DDD TELEFONE FAX

Opcional Opcional Opcional

Informar o nmero de fax local do empreendimento

74

TIPO DE OUTRA FINALIDADE MS / ANO INCIO OPERAO CONSUMO HUMANO: N DE PESSOAS

Obrigatria

Selecionar o tipo de outra finalidade de acordo com as opes listadas no Sistema Informar a data (ms / ano) de incio de operao das atividades do empreendimento Informar quantas pessoas regularmente utilizam gua no empreendimento para consumo humano

Obrigatria

Obrigatria

CAMPO
DESCREVER ATIVIDADE

2.11.2 - QUADRO DESCRIO NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Campo livre para descrio das atividades do empreendimento com relao ao uso da gua

75

3 TELA PONTO DE INTERFERNCIA 3.1 PONTO DE CAPTAO


3.1.1 - QUADRO PONTO CAPTAO NATUREZA DESCRIO
Opcional Informar denominao e/ou nmero do ponto de captao Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do ponto de captao Selecionar o municpio do local do ponto de captao de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao Selecionar o distrito do endereo local do ponto de captao de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio Informar as coordenadas geogrficas (latitude e longitude) do ponto de captao. Obs: caso o usurio no disponha do valor das coordenadas em formato geogrficas, o Sistema possibilita o preenchimento em formato UTM, desde que seja informado o datum e o fuso. Obrigatria OBS: O quadro ponto de captao dispe ainda de uma tecla denominada abrir mapa para suporte na localizao das coordenadas do ponto de captao. Caso o usurio identifique a localidade mais prxima no mapa onde realiza a interferncia, ele pode confirmar / validar as coordenadas de acordo com a seleo realizada. Selecionar o tipo de captao de acordo com as opes listadas no Sistema: i) Canal de derivao por gravidade; ii) Tubulao por gravidade; iii) Bombeamento, e; iv) Captao em Rede Pblica ou Privada. Observaes: TIPO DE CAPTAO Obrigatria Caso o usurio opte pela opo "bombeamento", deve-se preencher as seguintes informaes: i) capacidade da bomba (m/h); ii) potncia (cv); iii) quantidade de bombas; iv) fonte de energia (selecionar da lista de opes); Se o ponto de captao tiver mais de uma bomba, deve-se totalizar a capacidade de cada bomba

CAMPO
DENOMINAO / N PONTO DE CAPTAO UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

LATITUDE / LONGITUDE

76

Selecionar o tipo da fonte de captao de acordo com as opes oferecidas pelo Sistema: i) Aude ou barragem de acumulao; ii) Barragem de nvel; iii) Barragem subterrnea; iv) Esturio; v) Lago natural ou lagoa; vi) Nascente; vii) Poo profundo; viii) Poo raso; ix) Rede privada; ix) Rede pblica; xi) Rio ou curso d'gua. Observaes: Caso o usurio selecione as opes "aude ou barragem de acumulao" ou "barragem de nvel" informar: a) Se prpria (sim/no); b) Capacidade mxima de acumulao (m), e; c) n Cadastro Nacional de Barragens (CNB); Caso o usurio selecione a opo "lago natural ou lagoa" dever informar o nome do corpo hdrico; Obrigatria Caso o usurio selecione a opo "poo profundo" dever informar o n de cadastro no SIAGAS; Caso o usurio selecione a opo "rede privada" dever informar o nome da operadora da rede (obrigatrio) e CNPJ da operadora (optativo); Caso o usurio selecione a opo "rede pblica" dever informar qual tipo de operadora (prefeitura, concessionria, outra) e o CNPJ da operadora (optativo); Caso o usurio marque a opo rio ou curso d'gua, dever informar o nome do corpo hdrico (selecionar rio de acordo com as opes oferecidas na lista de rios do municpio selecionado) e margem (esquerda ou direita - orientao de montante para jusante). Caso o usurio no encontre o rio do ponto de captao de acordo com a listagem apresentada, pode-se marcar a opo outro rio e descrever manualmente OBSERVAES Opcional Campo livre para preenchimento de informaes adicionais sobre o ponto de captao Informar o estgio do ponto de captao de acordo com as opes listadas no Sistema (Projeto, Construo e Operao)

TIPO DA FONTE DE CAPTAO

ESTGIO

Obrigatria

77

CAMPO

3.1.2 - QUADRO USO NATUREZA DESCRIO


Nesse campo o usurio deve assinalar, a partir do(s) componente(s) previamente declarado(s), quais so os usos atendidos pelo ponto de captao, assim como os percentuais de uso dessa captao para cada finalidade

USO

Obrigatria

CAMPO
VAZO MDIA (M / H) TEMPO (H / DIA)

3.1.3 - QUADRO VAZO OUTORGADA NATUREZA DESCRIO


Opcional Opcional Informar a vazo mdia de captao em m/h Informar o tempo (em horas por dia) que realizada a captao Informar o perodo (em dias por ms) que realizada a captao Campo automtico (fixado em 12 meses) quando o usurio declara a vazo mdia ao invs de sazonal Informar a vazo mxima instantnea de captao em m/h. Obs: A vazo mxima instantnea dever ser igual ou superior vazo mdia declarada

PERODO (DIAS/MS)

Opcional

MESES / ANO

VAZO MXIMA INSTANTNEA (M/H)

Opcional

OBS: No quadro vazo outorgada, o usurio deve informar anteriormente se existe sazonalidade de vazes no ponto de captao. Caso ocorra sazonalidade, o Sistema habilita o preenchimento dos valores de vazo, tempo e perodo para cada ms do ano. O Sistema ainda calcula automaticamente no final da tabela o volume total anual (m / ano).

78

CAMPO
VAZES DE CAPTAO MEDIDAS

3.1.4 - QUADRO VAZO MEDIDA NATUREZA DESCRIO


Opcional Nesse campo o usurio deve assinalar os valores de vazes medidas (previstas e realizadas) do ponto de captao para cada ms em relao a um determinado ano Nesse campo o usurio deve informar qual equipamento utiliza para medio de volumes de acordo com as opes existentes no Sistema Nesse campo o usurio deve informar se usa equipamento para registro de medio de volumes de acordo com as opes existentes no Sistema (sim / no)

EQUIPAMENTO PARA MEDIO DE VOLUMES EQUIPAMENTO PARA REGISTRO DE MEDIO

Opcional

Opcional

OBS: No quadro vazo medida, o usurio informa os dados via Declarao Anual de Uso de Recursos Hdricos DAURH, aps a concluso e envio da declarao no Sistema CNARH

79

3.2 PONTO DE LANAMENTO


3.2.1 - QUADRO LANAMENTO NATUREZA DESCRIO
Opcional Informar denominao e / ou nmero do ponto de lanamento de efluentes Selecionar forma de lanamento de efluentes de acordo com as opes listadas no Sistema: i) ETAR / ETDI (Tratamento de efluentes de processo); ii) ETE (tratamento de esgoto sanitrio domstico ou de unidade industrial; iii) emissrio e/ou interceptor sem tratamento de esgoto domiciliar; iv) efluente de ETA; v) Esgoto domiciliar difuso sem tratamento; vi) Processo sem tratamento; vii) outro. Observao: Caso o usurio selecione as opes ETAR/ETDI ou ETE, deve informar a capacidade instalada (em m/h) Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do ponto de lanamento Selecionar o municpio do local do ponto de lanamento de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao Selecionar o distrito do endereo local do ponto de lanamento de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio Informar as coordenadas geogrficas (latitude e longitude) do ponto de lanamento. Obs: caso o usurio no disponha do valor das coordenadas em formato geogrficas, o Sistema possibilita o preenchimento em formato UTM, desde que seja informado o datum e o fuso. Obrigatria OBS: O quadro lanamento dispe ainda de uma tecla denominada abrir mapa para suporte na localizao das coordenadas do ponto de captao. Caso o usurio identifique a localidade mais prxima no mapa onde realiza a interferncia, ele pode confirmar / validar as coordenadas de acordo com a seleo realizada. Selecionar o tipo de corpo receptor de acordo com as opes listadas no Sistema: i) Lago natural ou lagoa; ii) Mar; iii) Rede - outro tipo de rede; iv) Rede de drenagem; v) Rede de esgotos; vi) Rede privada; vii) Reservatrio / aude / barragem; viii) Rio ou curso d'gua; ix) Solo-fertirrigao; x) Solo - fossa ou

CAMPO
DENOMINAO / N DO PONTO DE LANAMENTO

LANAMENTO EFLUENTE PROVENIENTES DE:

Obrigatria

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

LATITUDE / LONGITUDE

TIPO DO CORPO RECEPTOR Obrigatria

80

sumidouro; xi) Solo-outros. Observaes: Caso o usurio selecione a opo "lago natural ou lagoa", informar o nome do corpo hdrico; Caso o usurio selecione as opes "redeoutro tipo de rede"; "rede de drenagem"; "rede de esgotos"; "rede privada", deve-se informar o nome da operadora (obrigatrio) e CNPJ da operadora (opcional); Caso o usurio marque a opo "reservatrio / aude / barragem", dever informar se prpria (sim/no), qual a capacidade mxima de acumulao (m), n CNB, e selecionar o rio formador do reservatrio, aude ou barragem; Caso o usurio marque a opo rio ou curso d'gua, dever informar o nome do corpo hdrico (de acordo com as opes oferecidas na lista de rios do municpio selecionado) e margem (esquerda ou direita - orientao de montante para jusante). Caso o usurio no encontre o rio do ponto de lanamento de acordo com a listagem apresentada, pode-se marcar a opo outro rio e descrever manualmente OBSERVAES Opcional Campo livre para preenchimento de informaes adicionais sobre o ponto de lanamento Informar o estgio do ponto de lanamento de acordo com as opes listadas no Sistema (Projeto, Construo e Operao)

ESTGIO

Obrigatria

CAMPO

3.2.2 - QUADRO EFLUENTES NATUREZA DESCRIO


Caso o empreendimento possua tratamento de efluentes, selecionar o tipo de tratamento de efluentes de acordo com as opes listadas no Sistema. Informar ainda se o efluente possui Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO5) (sim / no) Assinalar se a vazo de lanamento de efluentes medida ou estimada Campo automtico calculado a partir dos valores mdios informados de DBO5 do esgoto bruto e tratado

TIPO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Obrigatria

DADOS DE VAZO

Obrigatria

EFICINCIA DE TRATAMENTO DE REMOO DE DBO

81

Informar os valores de concentrao do efluente bruto e tratado (mxima instantnea e mdia mensal) dos parmetros listados. Observaes: CARACTERSTICAS DO EFLUENTE Campo obrigatrio apenas o preenchimento do campo DBO5 (Demanda Bioqumica de Oxignio), exceto para os usurios que informarem no campo tipo de tratamento de efluentes a opo sem DBO; Se por acaso o empreendimento no dispor de tratamento de efluentes, ou seja, se o usurio marcar a opo sem tratamento no campo tipo de tratamento, o Sistema desabilita as opes de preenchimento para efluente tratado

CAMPO

3.2.3 - QUADRO USO NATUREZA DESCRIO


Nesse campo o usurio deve assinalar, a partir do(s) componente(s) previamente declarado(s), quais so os usos atendidos pelo ponto de lanamento, assim como os percentuais de uso desse lanamento para cada finalidade

USO

Obrigatria

CAMPO
VAZO MDIA (M / H) TEMPO (H / DIA)

3.2.4 - QUADRO VAZO OUTORGADA NATUREZA DESCRIO


Opcional Informar a vazo mdia de lanamento de efluentes em m/h Informar o tempo (em horas por dia) que realizado o lanamento Informar o perodo (em dias por ms) que realizado o lanamento Campo automtico (fixado em 12 meses) quando o usurio declara a vazo mdia ao invs de sazonal Informar a vazo mxima instantnea de lanamento em m/h. Obs: A vazo mxima instantnea dever ser igual ou superior vazo mdia declarada

Opcional

PERODO (DIAS/MS)

Opcional

MESES / ANO

VAZO MXIMA INSTANTNEA (M/H)

Opcional

82

OBS: O usurio deve informar anteriormente se existe sazonalidade de vazes no ponto de lanamento. Caso ocorra sazonalidade, o Sistema habilita o preenchimento dos valores de vazo, tempo e perodo para cada ms do ano. O Sistema ainda calcula automaticamente no final da tabela o volume total anual (m / ano).

CAMPO
VAZES DE LANAMENTO MEDIDAS

3.2.5 - QUADRO VAZO MEDIDA NATUREZA DESCRIO


Opcional Nesse campo o usurio deve assinalar os valores de vazes medidas (previstas e realizadas) do ponto de lanamento para cada ms em relao a um determinado ano Nesse campo o usurio deve informar qual equipamento utiliza para medio de volumes de acordo com as opes existentes no Sistema Nesse campo o usurio deve informar se usa equipamento para registro de medio de volumes de acordo com as opes existentes no Sistema (sim / no) Nesse campo o usurio deve informar se possui automonitoramento de efluentes de acordo com as opes existentes no Sistema (sim / no) Nesse campo o usurio deve informar qual a freqncia de medio de DBO de acordo com as opes existentes no Sistema

EQUIPAMENTO PARA MEDIO DE VOLUMES

Opcional

EQUIPAMENTO PARA REGISTRO DE MEDIO POSSUI AUTOMONITORAMENTO DE EFLUENTES? FREQNCIA DE MEDIO DE DBO

Opcional

Opcional

Opcional

OBS: No quadro vazo medida, o usurio informa os dados via Declarao Anual de Uso de Recursos Hdricos DAURH, aps a concluso e envio da declarao no Sistema CNARH

83

3.3 USO NO CONSUNTIVO


3.3.1 - QUADRO USO NO CONSUNTIVO NATUREZA DESCRIO
Opcional Informar denominao e / ou nmero do uso no consuntivo Selecionar a sigla do Estado da Federao do local do uso no consuntivo Selecionar o municpio do local do uso no consuntivo de acordo com as opes listadas no Sistema para cada Estado da Federao Selecionar o distrito do endereo local do uso no consuntivo de acordo com as opes listadas no Sistema para cada municpio Selecionar o tipo de uso no consuntivo de acordo com as opes listadas no Sistema Selecionar o nome do rio de acordo com as opes oferecidas na lista de rios do municpio selecionado Informar as coordenadas geogrficas (latitude e longitude) do local do uso no consuntivo. Obs: caso o usurio no disponha do valor das coordenadas em formato geogrficas, o Sistema possibilita o preenchimento em formato UTM, desde que seja informado o datum e o fuso. Obrigatria OBS: O quadro uso no consuntivo dispe ainda de uma tecla denominada abrir mapa para suporte na localizao das coordenadas do ponto de captao. Caso o usurio identifique a localidade mais prxima no mapa onde realiza a interferncia, ele pode confirmar / validar as coordenadas de acordo com a seleo realizada. Informar o estgio do uso no consuntivo de acordo com as opes listadas no Sistema (Projeto, Construo e Operao)

CAMPO
DENOMINAO / N

UF

Obrigatria

MUNICPIO

Obrigatria

DISTRITO

Obrigatria

TIPO DE USO NO CONSUNTIVO NOME DO RIO

Obrigatria

Obrigatria

LATITUDE / LONGITUDE

ESTGIO

Obrigatria

84

CAMPO

3.3.2 - QUADRO ESTRUTURAS ASSOCIADAS NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Informar o tipo da estrutura hidrulica associada ao uso no consuntivo Informar o tipo de controle da estrutura hidrulica associada ao uso no consuntivo Informar a capacidade hidrulica (m/s) da estrutura hidrulica associada ao uso no consuntivo Informar a vazo mnima (m/s) da estrutura hidrulica associada ao uso no consuntivo Descrever a estrutura hidrulica associada ao uso no consuntivo

TIPO DA ESTRUTURA TIPO DE CONTROLE CAPACIDADE HIDRULICA (M/S) VAZO MNIMA (M/S)

Obrigatria

Opcional

Opcional

DESCRIO

Opcional

CAMPO
USO

3.3.3 - QUADRO USO NATUREZA DESCRIO


Obrigatria Nesse campo o usurio deve assinalar, a partir do(s) componente(s) previamente declarado(s), quais so aqueles associados ao uso no consuntivo.

85

Вам также может понравиться