Вы находитесь на странице: 1из 12

INFORMAES TRABALHISTAS O trabalho rural est regulado pela Lei n 5.889/73, regulamentado pelo Decreto n 73.

626/74 e no artigo 7 da Constituio Federal/88. Ao trabalhador rural assegurado no mnimo o salrio mnimo, devendo-se observar o piso salarial da categoria a que pertencer o empregado. Empregador rural Considera-se empregador rural a pessoa fsica ou jurdica, proprietria ou no, que explore atividade agroeconmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados. Inclui-se tambm neste caso a explorao industrial em estabelecimento agrrio. Considera-se como explorao industrial em estabelecimento agrrio as atividades que compreendem o primeiro tratamento dos produtos agrrios "in natura" sem transform-los em sua natureza como: o beneficiamento, a primeira modificao e o preparo dos produtos agropecurios e hortifrutigranjeiros e das matrias-primas de origem animal ou vegetal para posterior venda ou industrializao; o aproveitamento dos subprodutos oriundos das operaes de preparo e modificao dos produtos "in natura", referidas no item anterior. No ser considerada indstria rural aquela que, operando a primeira transformao do produto agrrio, altere a sua natureza, retirando-lhe a condio de matria-prima. Equipara-se ao empregador rural a pessoa fsica ou jurdica que, habitualmente, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem. Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econmico ou financeiro rural, sero responsveis solidariamente nas obrigaes decorrentes da relao de emprego. Empregado rural Empregado rural toda a pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio. No considerado empregado rural, mas empregado domstico, aquele que presta servios de natureza contnua em chcara ou stio de lazer e recreao, sem finalidade lucrativa.

Jornada de trabalho A jornada de trabalho de 44 horas semanais e 220 horas mensais. A durao do trabalho dirio no poder ser superior a 8 horas. Em qualquer trabalho contnuo de durao superior a 6 (seis) horas ser necessria a concesso de um intervalo mnimo de 1 (uma) hora para repouso ou alimentao, de acordo com o uso e costume do local. Este intervalo no ser computado na durao do trabalho. Entre duas jornadas deve-se estabelecer um perodo mnimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso. Prorrogao A jornada normal de trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em no mximo 2 (duas) horas, mediante acordo escrito entre o empregador e o empregado ou mediante contrato coletivo de trabalho, observando-se o intervalo interjornada. As horas suplementares devero ser pagas com o acrscimo de, no mnimo, 50% sobre a hora normal. A durao da jornada de trabalho poder exceder do limite legal ou convencionado para terminar servios que, pela sua natureza, no possam ser adiados, ou para fazer face a motivo de fora maior. Esse excesso poder ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, DRT, ou, antes desse prazo, justificado aos agentes fiscais, sem prejuzo daquela comunicao. Nos casos de excesso de horrio por motivo de fora maior, a remunerao da hora excedente no ser inferior da hora normal. Nos demais casos de excesso, a remunerao ser acrescida de no mnimo 50% da hora normal, e o trabalho no poder exceder de 12 (doze) horas. Entende-se por fora maior, conforme o artigo 501 da CLT, todo acontecimento inevitvel, em relao a vontade do empregador, e para a realizao do qual este no concorreu direta ou indiretamente, e que seja suscetvel de afetar a situao econmica e financeira da empresa. Nos servios intermitentes no sero computados, como de efetivo exerccio, os intervalos entre uma e outra parte da execuo da tarefa diria, devendo esta caracterstica ser expressamente ressalvada na CTPS. Considera-se servio intermitente aquele que, por sua natureza, seja normalmente executado em duas ou mais etapas dirias distintas, desde que haja interrupo do trabalho de, no mnimo, 5 (cinco) horas, entre uma e outra parte da execuo da tarefa.

Interrupes Decorrentes de Causas Acidentais Compensao A empresa poder compensar interrupes do trabalho decorrentes de causas acidentais ou fora maior, podendo a jornada normal de trabalho exceder o limite legal ou convencionado, at o mximo de 2 (duas) horas, desde que a jornada diria no exceda a 10 (dez) horas. Esta prorrogao no poder exceder a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, condicionada prvia autorizao da autoridade competente. Compensao Poder haver a compensao do excesso de horas de um dia pela correspondente reduo em outro dia, de modo que no exceda o horrio normal da semana. Neste caso ser dispensado o acrscimo de salrio, desde que conste em acordo ou contrato coletivo. Descanso Semanal Remunerado Ao trabalhador rural devido o descanso semanal remunerado, de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradio local (decretados pelo Municpio). Trabalho noturno considerado trabalho noturno: na lavoura: o trabalho executado entre as 21 (vinte e uma) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte;

na pecuria: o trabalho executado entre as 20 (vinte) horas de um dia e as 4 (quatro) horas do dia seguinte.

Ao menor de 18 (dezoito) anos vedado o trabalho noturno. O trabalho noturno ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) sobre a remunerao normal da hora diurna. Trabalhador menor Ao menor de 16 anos de idade vedado qualquer trabalho, salvo na condio de aprendiz a partir de 14 anos. Ao menor devido no mnimo o salrio mnimo federal; inclusive ao menor aprendiz garantido o salrio mnimo hora, uma vez que sua jornada de trabalho ser de no mximo 6 horas dirias, ficando vedado prorrogao e compensao de jornada, podendo chegar ao limite de 8 horas dirias desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental, e se nelas forem computadas as horas destinadas aprendizagem terica.

Descontos Alm dos descontos legais ou deciso judicial, somente podero ser efetuados no salrio do empregados, desde que autorizados por ele, os seguintes: at o limite de 20% (vinte por cento) do salrio mnimo, pela ocupao da morada;

at o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do salrio mnimo, pelo fornecimento de alimentao; valor de adiantamentos em dinheiro.

considerado morada a habitao fornecida pelo empregador, a qual, atendendo s condies peculiares de cada regio, satisfaa os requisitos de salubridade e higiene estabelecidos pela DRT. Residindo na mesma morada mais de um empregado, o valor correspondente ao percentual do desconto acima ser dividido igualmente pelo nmero total de ocupantes, sendo vedada a moradia coletiva de famlias. O empregado ser obrigado a desocupar a morada fornecida pelo empregador dentro de 30 (trinta) dias da data da resciso ou findo o contrato de trabalho. Moradia e Bens Destinados Produo Para Sua Subsistncia - No Integrao no Salrio Quando o empregador ceder ao empregado, moradia e sua infraestrutura bsica, assim como bens destinados produo para sua subsistncia e de sua famlia, no integram o salrio do trabalhador rural, desde que caracterizados como tais, em contrato escrito celebrado entre as partes, com testemunhas e notificao obrigatria ao respectivo sindicato de trabalhadores rurais. Requerimento de aposentadoria O trabalhador rural enquadrado como segurado obrigatrio do Regime Geral da Previdncia social, pode requerer aposentadoria por idade, no valor de um salrio mnimo, durante 17 (dezessete) anos a partir de 25.07.1991. O requerimento poder ser feito desde que comprove o exerccio de atividade rural, ainda que de forma descontnua, no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio, em nmero de meses idntico ao do referido benefcio. A MP 385/2007 que estendia esta possibilidade de aposentadoria, inclusive, ao trabalhador rural enquadrado na categoria de segurado contribuinte individual, que presta servio de natureza rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego, foi revogada pela MP 397 de 09 de outubro de 2007 (Ver Nota).

Com a publicao da Lei 11.718/2008, o prazo que era de 17 (dezessete) anos para o trabalhador rural requerer a aposentadoria por idade a partir de 25.07.1991, foi estendido at o dia 31 de dezembro de 2010. Nota: Esta lei estendeu novamente a possibilidade de o trabalhador rural, enquadrado na categoria de segurado contribuinte individual, que presta servios de natureza rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego, requerer a aposentadoria por idade at o prazo indicado no pargrafo anterior. Contagem da Carncia Na concesso de aposentadoria por idade do empregado rural, em valor equivalente ao salrio mnimo, ser contado para efeito de carncia: I - at 31 de dezembro de 2010, o perodo comprovado de emprego em nmero de meses idntico ao do referido benefcio; II - de janeiro de 2011 a dezembro de 2015, cada ms comprovado de emprego, multiplicado por 3 (trs), limitado a 12 (doze) meses, dentro do respectivo ano civil; e III - de janeiro de 2016 a dezembro de 2020, cada ms comprovado de emprego, multiplicado por 2 (dois), limitado a 12 (doze) meses dentro do respectivo ano civil. Nota: A contagem da carncia na forma do inciso I ser aplicada ao trabalhador rural enquadrado na categoria de segurado contribuinte individual, que comprovar a prestao de servio de natureza rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego. Safrista considerado safreiro ou safrista o trabalhador que se obriga prestao de servios mediante contrato de safra. Contrato de safra aquele que tenha sua durao dependente de variaes estacionais das atividades agrrias, assim entendidas as tarefas normalmente executadas no perodo compreendido entre o preparo do solo para o cultivo e a colheita. Frias O empregado rural ter direito a 30 dias de frias com, pelo menos, 1/3 a mais do que o salrio normal. O empregador dever comunicar o empregado da concesso das frias com antecedncia mnima de 30 dias, assim como proceder anotao da CTPS antes do incio do gozo e tambm do livro ou fichas de registro de empregados.

O empregado que for dispensado sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguiu em prazo determinado, antes de completar 12 meses de servio, ter direito remunerao relativa ao perodo incompleto de frias, na proporo de 1/12 avos por ms de servio ou frao de 15 dias. facultado ao empregado converter 1/3 do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. Sendo as frias concedidas fora do perodo concessivo, o empregado ter o valor da remunerao em dobro. 13 salrio O empregado rural far jus, no ms de dezembro de cada ano, a uma gratificao natalina correspondente a 1/12 (um doze avos) da remunerao devida em dezembro por ms de servio do ano correspondente. A frao igual ou superior a 15 dias de trabalho ser havida como ms integral. Entre os meses de fevereiro a novembro de cada ano, o empregador pagar, como adiantamento da gratificao, de uma s vez, metade do salrio, recebido pelo empregado no ms anterior. O empregador no est obrigado a fazer o adiantamento a todos os seus empregados no mesmo ms. Nos casos de empregados admitidos no curso do ano, ou, durante o ano, no permanecer disposio do empregador durante todos os meses, o adiantamento corresponder metade de 1/12 avos da remunerao, por ms de servio ou frao de 15 dias. O adiantamento ser pago ao ensejo das frias do empregado, sempre que este requerer no ms de janeiro do correspondente ano. Aviso prvio Tratando-se de um contrato por prazo indeterminado, a parte que rescindir o contrato de trabalho sem justo motivo dever comunicar a outra de sua resoluo com no mnimo 30 dias de antecedncia, qualquer que seja a forma de pagamento. Durante o prazo do aviso prvio, se a resciso tiver sido promovida pelo empregador, o empregado rural ter direito a 1 (um) dia por semana, sem prejuzo do salrio integral, para procurar outro emprego. Seguro-desemprego Com o advento da Constituio Federal/88, o trabalhador rural tambm foi atingido pelo direito ao Seguro-Desemprego, quando ocorrer uma despedida sem justa causa. Direito este normatizado pela Lei 7.998/1990 e a Resoluo CODEFAT 467/2005.

Escola primria - obrigatoriedade O empregador rural que tiver a seu servio, nos limites de sua propriedade, mais de 50 (cinqenta) trabalhadores de qualquer natureza, com famlia, obrigado a possuir e conservar em funcionamento escola primria, inteiramente gratuita, para os menores dependentes, com tantas classes quantos sejam os grupos de 40 (quarenta) crianas em idade escolar. Prescrio trabalhista O empregado rural tem direito de ao, dos crditos trabalhistas, at o limite de 2 (dois) anos aps a extino do contrato de trabalho, limitado aos ltimos 5 (cinco) anos. Contra o menor de 18 (dezoito) anos no corre qualquer prescrio. Trabalhador rural Contribuio previdenciria O trabalhador rural passou a ser segurado obrigatrio do Regime Geral da Previdncia Social desde a competncia 11/1991, tendo o desconto da contribuio previdenciria sobre a sua remunerao constante em folha de pagamento. O procedimento para desconto de INSS sobre a folha de pagamento idntico ao adotado para os empregados das empresas urbanas, conforme prev o artigo 200, 8 do Decreto 3.048/99, de acordo com a tabela do INSS vigente. Artigo 200, 8 : "O produtor rural pessoa fsica continua obrigado a arrecadar e recolher ao Instituto Nacional do Seguro Social a contribuio do segurado empregado e do trabalhador avulso a seu servio, descontando-a da respectiva remunerao, nos mesmos prazos e segundo as mesmas normas aplicadas s empresas em geral." Produtor rural e segurados especiais Contribuio previdenciria Tratando-se de produtores rurais pessoa fsica ou jurdicas e dos Segurados Especiais, a contribuio previdenciria mensal, em substituio contribuio do trabalhador rural, ser sobre a comercializao de seus produtos, nos seguintes percentuais: 2% (dois por cento) sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo; 0,1% (zero virgula um por cento) destinado ao financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho. Considera-se segurado especial, conforme artigo 9, inciso VII do Regulamento da Previdncia Social - RPS, o produtor rural pessoa fsica, o parceiro, o meeiro, o arrendatrio, o pescador artesanal ou assemelhados que exeram suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar.

O segurado especial, alm da contribuio acima mencionada, poder contribuir facultativamente com a alquota de 20% (vinte por cento) aplicada sobre o rendimento de contribuio, considerando para este clculo, um rendimento mnimo no valor do salrio mnimo e um rendimento mximo no valor teto do salrio-de-contribuio da tabela do INSS. Exemplo Clculo da contribuio previdenciria para um produtor rural ou segurado especial que obteve um rendimento bruto atravs da comercializao de seus produtos no valor de R$1.500,00 em determinado ms:

Clculo da Contribuio Previdenciria Rendimento bruto (produo rural) Percentual de contribuio I Percentual de contribuio II Total da Contribuio Previdenciria (%) 2,0 % 0,1 % R$ 1.500,00 R$ R$ R$ 30,00 1,50 31,50

Nota: Integram a produo para efeitos da base de clculo da contribuio, os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou industrializao rudimentar, assim compreendidos, entre outros, os processos de lavagem, limpeza, descaroamento, pilagem, descascamento, lenhamento, pasteurizao, resfriamento, secagem, socagem, fermentao, embalagem, cristalizao, fundio, carvoejamento, cozimento, destilao, moagem e torrefao, bem como os subprodutos e os resduos obtidos atravs desses processos. No integram a produo para efeitos da base de clculo da contribuio, o produto vegetal, destinado ao plantio ou ao reflorestamento; vegetal, vendido por pessoa ou entidade que, registrada no Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, se dedique ao comrcio de sementes e de mudas no Pas; animal, destinado reproduo ou criao pecuria ou granjeira; animal, utilizado como cobaia para fins de pesquisa cientfica no Pas. FGTS O trabalhador rural faz jus aos depsitos do FGTS a partir da competncia outubro/88, assim como a multa rescisria de 40% em caso de resciso sem justa causa. Isto se deu com o advento da Constituio Federal/88.

Cabe ao empregador rural, o recolhimento do adicional de 10% sobre o saldo, conforme Lei Complementar 110/2001. Segurana e higiene do trabalho O empregador e o trabalhador rural devem observar as normas de segurana e higiene do trabalho aprovadas pelo Ministrio do Trabalho. Licena-maternidade Considerando-se que a trabalhadora rural uma segurada da previdncia social, esta faz jus licena-maternidade de 120 dias, sendo paga diretamente pelo INSS. O salrio-maternidade da empregada consistir numa renda igual sua remunerao integral. O afastamento da empregada ser determinado com base em atestado mdico. Juntamente com a ltima parcela paga em cada exerccio, ser pago o abono anual - dcimo terceiro salrio - do salrio-maternidade, proporcional ao perodo de durao do benefcio. Licena- paternidade Ao trabalhador rural estendido o direito licena-paternidade de 5 dias teis consecutivos, conforme tratam os artigos 473 da CLT e art. 10, 1 do ADCT da CF/88. Salrio-famlia Ao empregado rural com remunerao compatvel ao estabelecido pela previdncia social devido na proporo do nmero de filhos ou equiparados at o ms em que completarem 14 (quatorze) anos, o salrio-famlia correspondente. Quando o pai e a me so segurados empregados, mesmo que da mesma empresa ou empregador produtor rural pessoa fsica, ambos tm direito ao salrio-famlia. Contribuio sindical O trabalhador rural contribuir de uma s vez, anualmente, na importncia correspondente remunerao de um dia de trabalho, conforme determina o inciso I do art. 580 da CLT. O Decreto-lei n 1.166/71, em seu artigo 1, foi alterado pela Lei n 9.701/98, art. 5, passando o mencionado artigo a vigorar com a seguinte redao: "Art. 1 - Para efeito da cobrana da contribuio sindical rural prevista nos arts. 149 da Constituio Federal e 578 a 591 da Consolidao das Leis do Trabalho, considera-se: I - trabalhador rural:

a) pessoa fsica que presta servio a empregador rural mediante remunerao de qualquer espcie; b) quem, proprietrio ou no, trabalhe individualmente ou em regime de economia familiar, assim entendido o trabalho dos membros da mesma famlia, indispensvel prpria subsistncia e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, ainda que com ajuda eventual de terceiros; II - empresrio ou empregador rural: a) a pessoa fsica ou jurdica que, tendo empregado, empreende, a qualquer ttulo, atividade econmica rural; b) quem, proprietrio ou no, e mesmo sem empregado, em regime de economia familiar, explore imvel rural que lhe absorva toda a fora de trabalho e lhe garanta a subsistncia e progresso social e econmico em rea superior a dois mdulos rurais da respectiva regio; c) os proprietrios de mais de um imvel rural, desde que a soma de suas reas seja superior a dois mdulos rurais da respectiva regio." Participao nos lucros Os trabalhadores rurais empregados de empresas pessoas jurdicas fazem jus a participao nos lucros ou resultados da empresa, conforme determina a Lei n 10.101/2000. A mencionada Lei no estendeu tal direito para os empregados de pessoa fsica, quando nela determinou que pessoa fsica no se equipara empresa, para os efeitos dela. Fiscalizao As normas de fiscalizao do trabalho rural foram determinadas pela Instruo Normativa SIT 65/2006. Jurisprudncia EMENTA: SALRIO " IN NATURA" " MORADIA " TRABALHADOR RURAL " Para que a moradia cedida pelo empregador ao trabalhador rural no configure salrio "in natura" necessrio que a condio conste de contrato escrito, com testemunhas e notificao obrigatria ao sindicato da categoria profissional, conforme exige o 5o, do artigo 9o, da Lei 5.889/73, acrescentado pela Lei 9.300/96. Conduto, a douta Turma considerou no caracterizado o salrio utilidade, adotando, no particular, o Voto da Juza Revisora, abaixo reproduzido: "O autor empregado rural e todas as testemunhas declararam que ele morava no local, ou seja, em zona rural, fazendo pressupor que o fornecimento de habitao se dava, efetivamente, para possibilitar o labor e no como paga por ele. No caso, entretanto, havia desconto de valor a ttulo de HABITAO, como se depreende da anlise dos documentos de f. 68/86, fazendo certo o fato de que o autor tenha conhecimento da condio, a despeito da ausncia de contrato escrito neste sentido. Por tais fundamentos nego provimento ao RO do Reclte, no aspecto." Processo 00456-

2006-052-03-00-6 RO. Relatora TAISA MARIA MACENA DE LIMA. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2007. INTERVALO INTRAJORNADA. TRABALHADOR RURAL. CONCESSO DE REPOUSO INFERIOR AO COSTUME OBSERVADO NA REGIO. INTELIGNCIA DO ART. 5, DA LEI N 5.889/73. DEVIDAS HORAS DE SOBRELABOR. NECESSIDADE DE DEDUO DO PERODO GOZADO, SOB PENA DE ENRIQUECIMENTO ILCITO. A norma que cuida do horrio destinado a repouso e alimentao do trabalhador rural - art. 5 da Lei n 5.889/73 - de ordem pblica, portanto de rigorosa observncia. O seu desrespeito implica o pagamento como hora de sobrelabor, devendo, entretanto, ser deduzido o perodo em que o obreiro efetivamente gozava do intervalo, sob pena de enriquecer-se ilicitamente. PROC. TRT/15 REGIO N 016332005-125-15-00-0. Juiz Relator LUS CARLOS CNDIDO MARTINS SOTERO DA SILVA. Deciso N 031171/2007. EMENTA: DOENA OCUPACIONAL. DESCUMPRIMENTO DE NORMAS REGULAMENTARES. TRABALHO RURAL. MENOR DE 18 ANOS. CULPA CONTRA A LEGALIDADE " Se o empregador rural no inclui pausas para descanso nas atividades que exigem sobrecarga muscular dos membros superiores, nem tampouco ministra treinamento de segurana e sade do trabalho desde o incio da atividade, fica caracterizada a culpa por violao literal s normas previstas na NR-31, da Portaria n. 86, de 03.03.2005, do Ministrio do Trabalho, bem como na NRR-1, da Portaria da Portaria n. 3.067, de 12.04.1988, tambm do MTE. No caso de trabalhador menor de 18 anos, a culpa do empregador ainda mais grave, porque o art. 7, inciso XXXIII, da CF/88, e os artigos 405 e 407 da CLT probem o trabalho perigoso, insalubre, ou prejudicial sade do menor, dentre os quais se incluem os trabalhos no plantio, colheita, beneficiamento ou industrializao da cana-de-acar, nos termos da Portaria n. 20, SIT/MTE n. 26, de 13 de dezembro de 2001. Processo 01100-2006-050-03-00-7 RO. Desembargador Relator SEBASTIO GERALDO DE OLIVEIRA. Belo Horizonte, 31 de julho de 2007. EMENTA: RELAO DE EMPREGO " TRABALHADOR RURAL " CONTRATAO POR INTERPOSTA PESSOA. A contratao de trabalhador rural por interposta pessoa, isto , pelos denominados "gatos" , "turmeiros", "biombos" ou "homens de palha", sem idoneidade financeira e que no exploram a atividade agroeconmica em carter permanente ou temporrio, ilegal, formando-se o vnculo empregatcio diretamente com o tomador dos servios. No mbito da atividade agroeconmica est abrangida, em suas mltiplas e mais variadas formas de produo, tanto a agricultura quanto a pecuria, alm da explorao industrial, desde que compreendam o primeiro tratamento dos produtos agrrios in natura sem transform-los em sua natureza. Assim, o fornecimento de mo-deobra, sob a forma de marchandagem, no possui o condo de atribuir ao intermedirio condio legal que ele no possui: a de empregador, reservada pelo legislador pessoa fsica ou jurdica que explora a atividade agroeconmica. Fornecimento de mo-de-obra no foi e nunca ser, na acepo tcnico-cientfica do Direito do Trabalho, atividade agroeconmica, mesmo porque tal entendimento acarretaria grave e aguda desvinculao entre o empregado e a propriedade rural ou o prdio rstico, local onde se d a prestao pessoal de servios, por parte do trabalhador rural, sob dependncia e mediante salrio.

Processo 00813-2006-066-03-00-9 RO. Desembargador Relator LINHARES RENAULT. Belo Horizonte, 28 de maro de 2007.

LUIZ

OTVIO

RECURSO DE EMBARGOS. PRESCRIO. TRABALHADOR RURAL. EMENDA CONSTITUCIONAL N 28/2000. Ajuizada a ao dentro do prazo de cinco anos contados da vigncia da Emenda Constitucional n 28/2000 e de dois anos contados da extino do contrato, tem o empregado garantida a imprescritibilidade dos direitos oriundos do vnculo de emprego. Estando consagrado no juzo regional que a ao foi proposta aps a publicao da Emenda Constitucional n 28/2000 (26/05/2000), que unificou em cinco anos o prazo prescricional para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho, mas que a relao contratual se iniciou antes de vir a lume a nova regra prescricional, no h de se cogitar da retroatividade dos efeitos da nova norma, que no se confunde com a sua aplicao imediata, mas to-somente o incio do prazo prescricional de cinco anos a partir da vigncia da referida Emenda Constitucional, de modo que, decorrido este prazo, estaro prescritas as leses anteriores, ainda que operadas antes da edio da norma. PROC. N TST-E-RR-1096/2002-079-15-00.0. Ministro Relator ALOYSIO CORRA DA VEIGA. Braslia, 27 de agosto de 2007. USINA DE CANA-DE-ACAR. NATUREZA DA RELAO JURDICA ENTRE AS PARTES. A classificao do trabalhador como urbano ou rural, segundo o critrio atual, leva em considerao o posicionamento do seu empregador, o qual se define, por sua vez, segundo a atividade preponderante por este desenvolvida, independentemente do tipo de servio por aquele prestado. Desenvolvendo a reclamada atividades agroeconmicas relacionadas ao fabrico de acar, lcool e seus derivados, como tambm explorao agrcola e pecuria em terras prprias e de terceiros, revelado o carter eminentemente rural do empreendimento. PROCESSO TRT/15 REGIO N 00101-2004-081-15-00-5 RO. Juza Relatora MARIA CECLIA FERNANDES ALVARES LEITE. Deciso N 059231/2005.

Вам также может понравиться