Вы находитесь на странице: 1из 2

Artigo Cientifico

Tema : Implementao de uma rede neural por micro controladores (PIC). Problema : Complementar a capacidade de processamento de uma rede neural na parte de reconhecimento de padres , aliando o bom processamento com o baixo custo dos micro controladores (PIC).No qual futuramente , melhorar o modelo a ponto do micro controlador se torne um nico neurnio, podendo fazer uma interligao com micro controladores programados. Metodologia: Utilizou-se uma matriz 3x3 de chave ligada/desligada, para simular padres de entrada e representada atravs de cinco vogais do alfabeto. A sada e apresentada atravs de cinco LEDs , onde cada um representa o reconhecimento de uma vogal. Montou-se o circuito em uma placa de prottipos onde tem-se as chaves de aplicao do sinal de entrada, o micro controlador como o corao do sistema e os LEDs de sada. Para fazer o treinamento da rede foi utilizado o software (JavaNNS), sendo um pacote de software escrito em linguagem C+ + , onde a rede foi treinada pelo algoritmo backpropagation, pelo qual no apresentou nenhum problema. O treinamento off-line da rede foi feito devido o esgotamento dos recursos do micro controlador, pelo qual no possibilitou a implantao das rotinas de treinamento dentro do prprio .Sendo que esse procedimento e comum. Resultado: Foi possvel a implementao pratica da rede e do circuito proposto. Na prxima etapa , ser utilizado sadas e entradas analgicas onde ter uma ampliao de matrizes para os sinais de entrada e sada. Aps ser construdo os neurnios genricos com micro controladores .E ainda ativar a comunicao IC do micro controlador para se construir um barramento de comunicao que ser utilizada para a comunicao com um micro controlador mestre , o qual ser responsvel pelo treinamento da rede dispensando, portanto , a necessidade de um micro computador externo para realizar o treinamento da rede.

Referncia: IMPLEMENTAAO DE UMA REDE NEURAL COM MICROCONTROLADOR PIC_Ronaldo Silva Trindade, Silvia Grasiela Moreira Almeida, Paulo Raimundo Pinto_Instituto

Federal de Minas Gerais-Campos Ouro Preto_Curso de Automao Industrial-IFMG-Ouro Preto, MG, Brasil.

concluso Com a unio dos micro controladores e a rede neural, pode-se implementar o projeto na pratica, interligando os circuitos com a rede, uma vez passando pelo processo de pratica, os prximos passos podero ser feitos principalmente com a comunicao com equipamentos externos e a ativao da comunicao IC (Inter-Integrated Circuit) um barramento serial multimestre que foi utilizado para a comunicao com um micro controlador mestre.

Вам также может понравиться