Вы находитесь на странице: 1из 8

Aula 6

Eletrodinmica III

Geradores, Receptores Ideais e Medidores Eltricos


Gerador Ideal Todo o elemento que tm como funo transformar energia no-eltrica em energia eltrica chamado de GERADOR. Receptor Ideal todo o elemento que tem como funo transformar energia eltrica em energia no-eltrica. Circuitos eltricos simples Lei de OhmPouillet Um circuito simples aquele que apresenta somente uma nica malha:

sentido arbitrrio. A ddp obtida deve ser IGUAL a ZERO, pois os pontos de partida e chegada so os mesmos!!!

Medidores Eltricos So instrumentos utilizados para realizar medies em circuitos eltricos, em sua maioria eles alteram o valor da grandeza, no nosso caso utilizaremos medidores que no causaro efeitos no circuito, eles sero chamados de medidores ideais. Ou seja, um medidor ideal aquele que quando introduzido no circuito no altera suas condies. Ampermetros ideais: So destinados a medir corrente eltrica, devem ser ligados em srie e tem resistncia interna nula. Voltmetros ideais: So instrumentos destinados a medir tenso entre dois pontos de um circuito, devem ser ligados em paralelo e tem resistncia interna infinita. Abaixo temos dois circuitos que ilustram bem a utilizao dos medidores:

U ab = R1.i 10 + R 2.i + 2 + R 3.i


Ento: Para determinarmos a tenso de A at B, basta: 1-Se a corrente passar por algum resistor, basta multiplicar o valor do resistor pela corrente, 2-Passando por um gerador ou receptor, basta somarmos a tenso com o sinal que a corrente est chegando. Quando o sentido e o valor da corrente em um circuito eltrico simples so desconhecidos, devemos aplicar a Lei de Ohm-Pouillet, partindo de um ponto qualquer, dando uma volta completa no circuito em um

1-)

Abaixo temos alguns exerccios de aplicao: Todos os circuitos acima tambm servem como exerccio:

2-)

3-) Determine a tenso entre os pontos X e Y do


circuito esquematizado e os potenciais Vx e Vy.

Abaixo, temos uma configurao de circuito denominada Ponte de Wheatstone. Ela est na maioria dos casos em EQUILBRIO DE TENSES. Ento podemos escrever:

4-) No circuito, quando a chave K est na posio abaixo, a indicao do ampermetro ideal de 2A. Calcule o valor de r e a leitura do ampermetro para a chave K na posio para baixo.

Como o Galvanmetro, no percorrido por corrente podemos escrever:

5. X = 8.10

GABARITO: 1-) I=2A, U=56V; 2-) V=66,7V, I1=2,8A, I2=5,6A; 3-) Vx=18V e Vy=8V; 4-) r=5V.

Aula 7

Eletrodinmica IV

Potncia eltrica e clculo da conta de energia


Quando um elemento do circuito est em funcionamento, ou seja, est sendo percorrido por corrente eltrica, ocorre uma transformao entre formas diferentes de energia. O conceito de potncia extremamente til, pois mede a rapidez com que essa energia transformada. Portanto podemos escrever potncia assim: Ou seja, a razo da potncia transformada, pelo tempo gasto pela transformao.

2-) Um aquecedor eltrico de 600W e 220V opera utilizando um resistor de fio. Qual a potncia dissipada por esse aparelho, quando ligado em uma tenso constante de 110V? 3-) O que ocorre com a resistncia eltrica de um chuveiro ao mudarmos a chave da posio vero para a posio inverno? Justifique. 4-) Na tabela a seguir temos uma lista de aparelhos eltricos de uma residncia, bem como suas potncias mdias e tempos mdios de funcionamento por dia. Preencha a tabela e calcule o valor da conta de eletricidade dessa residncia em 30 dias, admitindo que cobrado R$0,20 por Quilowatt-hora, em mdia.
Aparelho Qtdade Potncia(W) Tempo(h) EnergiaW.h)

P=

E t

Lmpada Lmpada Chuveiro Ferro Total Dirio

5 5 1 1

60 100 4400 1000

2 4 1 0,5

Para um aparelho eltrico, sujeito a uma tenso U e percorrido por uma corrente eltrica i temos: Ou seja, a potncia proporcional ao produto da tenso U pela corrente i. No sistema internacional a unidade de potncia o Watt(W).

P = U .i

Uma vez que a energia transformada por um aparelho pode ser obtida de E = P.t

Medimos a potncia em Quilowatts.hora.(1000W/1h) 1 Quilowatt/hora a energia transformada por um aparelho que opera com uma potncia constante de 1000 Watts durante 1 hora de funcionamento. Existem duas outras maneiras de escrevermos potncia: 2 2 e

5-) Um chuveiro ligado a uma rede eltrica de 220V, puxando uma corrente de 12. Supondo que o fluxo de gua de 2 litros por minuto e desprezando qualquer tipo de perda de energia, qual a variao na temperatura da gua. Dados: Calor especfico da gua=1cal/(gC); 1cal=4J. 6-) Um aquecedor eltrico formado por um fio de cobre de resistncia R=250 ohms, ligado a um gerador de tenso constante U=100V. O fio est imerso na gua contida num recipiente de 20 Litros de capacidade, termicamente isolado. dado calor especfico da gua c=4,18J/(gC) a-) determine o tempo necessrio para aquecer a gua desde 20C at 80C b-) Calcule a quantidade de calor recebida pela gua Gabarito:1- a)20, b)11ohms, c)1,1.104cal ; 2150W ; 3- diminue ; 4- R$ 45,00 ; 5- 19,8 C ; 6a)34h50min, b)1,2.106cal.

P = R.i

P=

1-) Um chuveiro eltrico de 4400W e 220V est convenientemente ligado sob tenso de 220V. Determine: a-) O valor da corrente eltrica que o atravessa. b-) Sua resistncia eltrica c-) A energia eltrica em calorias dissipada por esse chuveiro, em um intervalo de tempo de 10s considere 1 cal=4J e que 1J/s=1W

U R

Aula 8

ptica Geomtrica

Conceitos Introdutrios, Princpios Fundamentais e Leis de Reflexo e Refrao.


Na parte introdutria iremos entender como a luz capaz de sensibilizar nossa viso. Para vermos, portanto, necessrio que algo atue como fonte de luz. Classificam-se as fontes em: Fontes primrias (corpos luminosos): So aquelas que no dependem de outra fonte de luz pra serem vistas, isto , tem luz prpria. Ex:Sol Fontes secundrias (corpos iluminados): So aqueles que emitem apenas luz recebida de outros corpos. S se tornam visiveis na presena de tais corpos. Ex: Lua. Conforme a sua conposio a luz pode ser monocromtica, ou polocromtica. A ptica geomtrica estuda a luz utilizando-se basicamente de noes de geometria: o ponto e a reta.

Temos acima uma representao dos trs tipos de raios. Principio da propagao retilnea Em meios transparentes, homogneos e isotrpicos, a luz se propaga em linha reta Principio de independncia dos raios Quando dois raios se cruzam, continuam a ter aps o cruzamento as mesmas propriedades anteriores, em particular, a mesma direo. Principio da Reversibilidade A trajetria de um raio de luz no depende do seu sentido. Isto , a luz, que segue um certo caminho para ir de A para B, far o mesmo caminho pra ir de B para A. Reflexo da Luz Consideremos uma superfcie S separando dois meios. Um raio de luz que se propaga em um dos meios incide em S e retorna a esse mesmo meio. Nessas condies dizemos que houve reflexo da luz.

Portanto, um raio de luz ser uma linha orientada que representa a direo e o sentido da propagao da luz. Um conjunto de raios de luz constitui um feixe, ou pincel de luz:

Leis da Reflexo 1 Lei: o raio incidente (I), a normal ao ponto de incidencia (N) e o raio refletido(R) so coplanares (pertencem ao mesmo plano, denominado plano de incidncia). 2 Lei: O ngulo de incidncia (i) e o ngulo de reflexo (r) tm mesma medida. Estudaremos apenas a reflexo sobre superfcies planas, ou seja, a reflexo regular. Para determinarmoso caminho que a luz percorre de um objeto a um observador, passando pelo espelho, basta seguir os passos apresentados abaixo:

Comparando os resultados anteriores, podemos definir ndices de refrao relativos entre dois meios(n1,2):

i=r

c = n1.v1 e c = n2.v2 n1 v2 n1, 2 = = n2 v1

Os ndices de refrao so sempre grandezas adimensionais, (no tem unidades). Exerccios: 1-) Um muro de 2,0m de altura produz uma sombra de 60 cm. No mesmo instante, um prdio produz uma sombra de 15m. Determine a altura do prdio. 2-) O ngulo entre o raio de luz incidente e o refletido por uma superfcie polida S vale 72. Calcule o ngulo de incidncia. 3-) Obter na figura o raio de luz que parte de P, reflete no espelho plano E e atinge o olho do observador O.

Refrao da Luz ndice de refrao: No vcuo, a velocidade da luz a maior possvel e constante, sendo seu valor c=300000Km/s. Em qualquer outro meio, homogneo, isotrpico e transparente, a velocidade da luz tambm ser constante, porm menor que c. Chamamos ndice de refrao absoluto de um meio a razo entre a velocidade c e a velocidade da luz no meio. Para dois meio, identificados por 1 e 2, podemos c escrever: n = c
1

4-) Uma pessoa de altura H acha-se defronte a um espelho plano vertical. Sendo h a distncia do olho do observador ao solo, determine: a) A menor altura desse espelho para que o observador possa ver-se de corpo inteiro. b) A distncia que a borda inferior do espelho est do solo c) A altura do espelho e sua distncia do solo dependem da distncia do observador ao espelho? Gabarito: H h , b) y = , c) No 1-)50m ; 2-)i=36 ; 4-) a ) x =

v1

n2 =

v2

Aula 9

ptica Geomtrica II

Leis da Refrao, Reflexo total e Dioptro.


Dizemos que ocorre refrao quando a luz proveniente de um meio 1 incide sobre a superfcie de separao com um meio 2, e , pelo menos parcialmente, transmitida para o meio dois, sofrendo mudana de velocidade. 1Lei: O raio incidente (I), a normal (N) no ponto de incidncia (P) e o raio refratado(R) so coplanares. 2 Lei: Lei de Snell_Descartes: Para cada par de meios e para cada luz monocromtica, constante a relao entre o seno do ngulo de incidncia e o seno do ngulo de refrao. Portanto:

sen( L) =

n2 n1

onde n2<n1

O ngulo limite de incidncia e a reflexo total ocorrem somente no meio mais refringente. O poder refletor de uma superfcie na qual ocorre uma reflexo total sempre muito elevado, da ordem de 95%. Dioptro Plano todo sistema formado por dois meios, homogneos e transparentes, separados por uma superfcie S plana denominada fronteira. Como exemplo podemos citar o ar e a gua de uma piscina. Para pequenos ngulos de incidncia, isto , quando o objeto observado em incidncia praticamente normal vale a equao: observador

n 1 . sen ( i1 ) = n 2 . sen ( i 2 )

Quando um raio de luz passa do meio mais refringente, (com indice de refrao maior), para um meio menos refringente, ocorre um afastamento da normal.

nobjeto

p p

Em que: p= distncia do objeto superfcie p=distncia da imagem superfcie Exerccios: 1-) O ndice de refrao absoluto de um meio 3/2 para determinada luz monocromtica. Qual a velocidade da luz nesse meio? 2-) A luz, ao passar do ar para a gua, tem sua velocidade diminuda de 25%. Qual o ndice de refrao de gua? 3-)Uma radiao monocromtica incide superfcie S que separa dois meios ordinrios. Determinar em cada caso o raio de luz refratado:

Ao aumentarmos i1, i2 tambm aumenta. Quando i1=L, o raio refratado sair tangente superfcie de separao, i2=90. Para i1>L no haver mais raio refratado e toda a luz retornar para o meio de incidncia. Esse fenmeno chamado de reflexo total e L o ngulo limite de incidncia. n1 .sen(i1 ) = n2 .sen (i2 ) i2=90 sen(i2)=1 i1=L sen(i1)=sen L ; e substituindo:

Gabarito: 1-)2.108 m/s ; 2-) 4/3 ;3)60

Aula 10

ptica Geomtrica III

Sistemas pticos e Esfricos (Espelhos e Lentes)


Um sistema ptico esfrico aquele em que pelo menos uma das superfcies de separao entre ele e o meio esfrica. Se a superfcie esfrica for refletora teremos um espelho esfrico. Se a superfcie esfrica for refratora teremos um dioptro esfrico. Vamos utilizar as seguintes representaes para espelhos esfricos:

Se um raio de luz incidir no vrtice do espelho, o raio refletido simtrico em relao ao eixo principal.

F
C F V

Se um raio de luz incidir passando pelo centro de curvatura, o raio refletido sobre si mesmo.

Raios particulares: Se um raio de luz incidir paralelamente ao eixo principal, o raio refletido passa pelo foco principal.

-O conjunto dessas trs regras nos d a as caractersticas da imagem: Real ou virtual: Se forma na frente ou atrs do espelho Menor ou maior Direita ou invertida

Dica: no espelho convexo a imagem formada SEMPRE: Virtual Menor e Direita

Com as lentes semelhante:

processo

bastante

Exerccios: 1-)Obter as caractersticas da imagem do objeto fornecida pelos seguintes sistemas pticos esfricos, em cada um dos casos a seguir.

a-)

C F
b-)

V
c-) As lentes esfricas tambm tm seus raios particulares, (desenhados acima): Se um raio de luz incidir paralelamente ao eixo principal, emerge passando pelo foco. Se um raio de luz incidir passando pela origem, emerge sem sofrer desvio. Se um raio de luz incidir passando pelo foco emerge paralelamente ao eixo principal. -O conjunto dessas trs regras nos d a as caractersticas da imagem: Real ou virtual: Se forma atrs ou na frente da lente Menor ou maior Direita ou invertida Dica: na lente convergente as caractersticas so sempre: Virtual, Menor, Direita d-)

Вам также может понравиться