Вы находитесь на странице: 1из 4

Os segredos dos Mestres e das Artes Marciais!

Talvez a primeira idia que se possa ter em relao as artes marciais, est ligado diretamente a suposta violncia aparente em seus golpes, muitas artes buscam a supremacia dos ataques, tentando demonstrar superioridade aos demais estilos. As artes dividem-se em vrios segmentos, as principais so: japonesas, chinesas, coreanas, tailandsas, israelenses, vietnamitas, brasileiras, turcas e gregas! Enfim, so nove origens de tcnicas oriundas da "India", local considerado me de todas as artes. Mas todas elas, possuem algo em comum, a busca do aperfeioamento dos combates corpo a corpo, algumas usando pernas, outras braos, braos e pernas, tendo outras que so aperfeioadas nas tcnicas de contato corporal com chaves, quedas e imobilizaes! Mas devemos perguntar, seria somente este o objetivo das artes marciais? Seria a busca da destruio fsica do oponente? No, realmente este no o principal objetivo das artes marciais, mesmo que a maioria dos praticantes comunguem desta idia...Os grandes Mestres das artes marciais, guardam em seus ensinamentos segredos que ao decorrer dos sculos, ficaram quase extintos, por no serem revelados aos seus discpulos, porque? A filosofia to pregada por monges ficaram em segundo plano, em funo da crescente proliferao de estilos voltados somente para auto-defesa em um mundo voltado a revolues, guerras e insegurana social! Com isto, os Mestres mantiveram sigilo de seus conhecimentos mais profundos, para preservar sua identidade longe daqueles que buscavam apenas a arte marcial como meio de ataque e defesa corporal! Mas que segredos so estes? Primeiramente, as aptides marciais levam ao controle da mente sobre o corpo, resistncia a dor, controle do equilbrio, flexibilidade e principalmente o autoconhecimento, unificando as trs energias do ser : PENSAMENTO, MOVIMENTO E OBSERVNCIA! Os antigos Mestres levavam em considerao o fato de que o ser humano , no controla suas emoes, seus pensamentos, portanto, aprender a controlar a mente, permite com que o indivduo supere suas limitaes mentais, que impedem o praticante a desenvolver-se alm dos obstculos fsicos comum a todos os seres humanos! O "impossivel" uma palavra forte que nos limita, ao depararmos com situaes aparentemente intransponveis, as artes marciais buscam na verdade eliminar tais impossibilidades mentais! Seja quebrando rochas com os ps e mos, sendo dando saltos comuns somente entre os animais, movimentando-se com extrema velocidade e flexibilidade alm dos limites humanos,

superando a dor o esgotamento fsico ou mantendo-se alheio aos perigos sua volta, podendo assim encontrar uma sada quando todos a sua volta so movidos pelo pavor eminente! Estes segredos de desenvolvimento so funcionais e permitem que o praticante leve seus conhecimentos por toda a vida, mesmo quando em idade avanada, o praticante ter as mesmas capacidades que tinha quando jovem, apesar da idade avanada!

"Um gato sempre ser um gato", mesmo velho saltar, cair sempre de p, para o gato, no existe limitao da idade, seus instintos sero sempre os mesmos, sua flexibilidade se manter at o ultimo dia de sua vida! no apenas uma condio fsica e anatomica, mas sim a preservao mental do gato que o mantm sempre preparado para agir, agir como um gato !

Portanto, o atleta e praticante de artes marciais que busca somente a supremacia da fora corporal, da flexibilidade ssea e muscular, com o tempo deteriora-se com o passar dos anos, mas aquele que encarna em seus pensamentos uma identidade marcial, ultrapassa os limites da velhice, do desgaste corporal e metablico! Somos o que pensamos ser, se pensamos de forma errada, estes pensamentos se materializam, fazendo que tenhamos uma falsa idia de ns mesmos, fatalmente nos veremos fadados a limitao de nossas capacidades, mas se realmente tivermos uma conduta mental de ir alm do que imaginamos, a idade, a limitao metablica e fisiolgica no ser impeclio no futuro! Este um dos grandes segredos das artes marciais, dos Mestres idosos que se mantm mentalmente e fisicamente capazes de tudo que um jovem capaz de fazer!

Outro segredo a maneira que os movimentos permitem, tornar o corpo sempre capaz de dar o melhor de si, saber andar mais dificil do possamos imaginar, saber flexionar as articulaes, ter a postura correta em nosso dia a dia, uma tarefa ardua e exaustiva! Depende de muito sacrifcio e "observncia diria". Como exemplo temos os animais, uma guia nunca ir parar de voar, mesmo sendo uma ave envelhecida, suas asas iro sempre se manter preparadas para o vo, porque?..Simples!

As guias no possuem vcios comportamentais em seus comportamentos, que ao passar dos anos possam limitar seus movimentos, j os humanos, buscam ao passar dos anos, a comodidade de suas aes, modificam seus hbitos e promovem o enfraquecimento corporal e as limitaes da idade! Sendo assim, as artes marciais permitem com que o indivduo mantenha-se apto a viver sempre capaz, desde que no se limite a golpes e acima de tudo, mantenha sua observncia mental e corporal, no basta treinar o corpo se a mente envelhece, fatalmente o corpo no corresponder da maneira que desejamos, PENSAR, MOVIMENTAR-SE E OBSERVAR de forma correta, so quesitos indispensveis para um praticante verdadeiro das artes marciais! Um corpo se mantm veloz se o pensamento se mantm gil, um musculo flexvel se a mente o comanda, mesmo que a aparncia corprea seja tomada pela velhice, mas a energia QI(CHI), se mantm inabalvel, a guia sempre voar, o gato sempre cair de p e o praticante de arte marcial, sempre ser um um homem hbil ( KUNG F). Eis o verdadeiro segredo dos Mestres e das artes marciais, que jamais deve perecer!

Вам также может понравиться