Вы находитесь на странице: 1из 19

MORFOLOGIA DA RVORE

FORMA ESPECFICA vegetal que cresce livremente, com ambiente favorvel e sem concorrncia. apresenta tronco mais cnico com casca amais grossa e aspera. galhos que se bifurcam e so frequentemente grossos. esta forma tpica de cada espcie, ex: Araucaria angustifolia. quando jovem tem forma cnica, campnula (cone) em meia idade e quando velha em forma de taa. FORMA FLORESTAL rvore que cresce na floresta em concorrncia com outras espcies. cresce mais no sentido do alongamento. h queda dos ramos laterais, pela concorrncia de espao. copas mais reduzidas e concentradas.

TIPOS DE FORMA ESPECFICA


1.Capitata esfrica. Fuste bem definido e copa arredondada(esfrica). 2. Capitata ovoide. Fuste em forma cnica. 3. Capitata umbiliforme. Os galhos forma um arco. 4. Capitata corimbiforme. Tendem a formar taas, comum em ind. velhos, ex: Araucaria e cecropia. 5. Capitata tortuosa. Comum em cerrado, so tortas e irregulares. 6. Cnica. Forma tpica de cone, comum em conferas, exemplo : Araucaria excelsa. 7. Cilndrica coluniforme. Com galhos desde a base at o topo da rvore, ex: Cupressus fastigiata e a maioria das palmeiras. 8. Pendente. Os galhosb e as folhas tendem a ficar para baixo, ex: Salix babilonica (choro). 9. Touceira ou moita. Muito comum em bamb e palmeiras.

Estas formas podem variar em uma espcie segundo as condies do meio.

RAMIFICAO DAS RVORES


1. Racemosa:

Tem um eixo principal perfeitamente definido e com grande crescimento. Possui ramos laterais menores, ascendentes ou horizontais. As espcies com este tipo de ramificao normalmente apresentam copa alta e quando jovens apresentam-se em forma de pirmide. Exemplos: Eucalyptus sp. , Casuarina sp. Araucaria angustifolia, etc.

2. Cimosa: Eixo principal curto que a pouca altura divide-se em dois galhos com divises sucessivas. Copa ampla, que no conjunto toma uma forma bastante regular, tpica da espcie.

Exemplos: Ficus sp. Copaifera multijuga ( copaiba), Himenaea stilbocarpa (jatob), Cassia sp.

DE ACORDO COM A DISPOSIO DOS GALHOS Os tipos de ramificao de acordo com a disposio dos galhos so:
1. Verticilada. Galhos em forma de vrtices em diferentes

direes
2. Oposta (decussada) 3. Alterna 4. Simpodial 5. Folhas agrupadas no final do ramo

TIPOS DE CRESCIMENTO DOS BROTOS LATERAIS

1. CRESCIMENTO MONOPDICO: Quando o broto terminal do tronco ou do ramo continua crescendo indefinidamente.

2. CRESCIMENTO SIMPDICO: Quando o broto terminal do tronco ou dos ramos tem crescimento limitado e depois de um ou vrios ciclos de crescimento substitudo por um ou diversos brotos axilares.

TRONCO E RAMOS DE CRESCIMENTO MONOPDICOS

Apresentam folhas alternas e simples dispostas horizontalmente em duas fileiras opostas ao longo do tronco.

TRONCOS MONOPDICOS E RAMOS SIMPDICOS Apresentam folhas simples dispostas em espiral. O crescimento de cada ramo se mantem somente por um broto axial, tipo terminal. Troncos e ramos simpdicos produzindo uma copa extratificada. Ramificao simpdica com folhas compostas e opostas.

COPA
a parte terminal do eixo principal da rvore. toda a ramificaao acima do fuste ou tronco. composta de ramos e galhos e podem apresentar folhas, gemas e frutos.

O tamanho, formas e tonalidade das folhas, cor das flores, so caractersticas que em conjunto ou isoladas ajudam a identificar uma espcie florestal, mesmo a distncias considerveis. A forma da copa esta influenciada pelo tipo de crescimento, tanto do broto terminal quanto dos laterais (monopodial e simpodial). A densidade da copa bem como a derramagem natural pode ser indicativa da tolerncia da espcie.

CLASSIFICAO DA COPA
Segundo Kraft as copas biossociologicamente se classificam em:

1. Predominantes. Com amplo desenvolvimento 2. Dominantes. Normalmente desenvolvida formando o estrato superior. 3. Co-dominantes. Copa de forma natural, porm no completamente desenvolvida, com evidentes sintomas defeituoso, abaixo da dominante.

4. Dominada ou intermdia. Copa oprimida, perifrica ou bilateralmente, pice geralmente seco. 5. Completamente dominada. Oprimida ou morta, porm, quando liberada capaz de reagir.

TRONCO
o caule lenhoso abundantemente ramificado. Representa toda a parte area, por isso decompoe-se em copa e fuste.

FUSTE

a poro maior ou menor que vai desde a superfcie da terra insero das primeiras ramificaes. Em tecnologia florestal fuste todo eixo principal da rvore economicamente aproveitvel. Distinguir fuste de copa depende muito da espcie, idade e densidade do povoamento.

CLASSIFICAO DO FUSTE PELA QUALIDADE DA MADEIRA 1. Fuste perfeito. Comercialmente apto e sem defeitos 2. Fuste imperfeito. Com 50% do volume estimado aproveitvel 3. Fuste defeituoso. Menos de 50% do volume estimado aproveitvel

FORMA DO TRONCO 1. Cilndrica 2. Abaulada (barrigudo) 3. Cnica

APARNCIA EXTERNA DO TRONCO Refere-se a viso da seo transversal do tronco, podendo ser: 1. Tronco circular. Quando apresenta forma circular. 2. Tronco acanalado. Quando possui canais longitudinais. 3. Tronco irregular. Quando possui deformaes aparentes que dificultam a caracterizao de sua forma bsica. 4. Tronco entrelaado. Mostra-se como um emaranhado de pequenos troncos entrelaados, cobrindo o tronco que lhe serve de suporte, mais tarde pode se transformar em tronco irregular ou acanalado. Uma rvore pode ser acanalada e irregular ao mesmo tempo.

BASE DO TRONCO

1. Base reta. Coincide com a linha do solo; em projeo, apresenta-se uma linha reta. 2. Base dilatada. Apresenta aumento de dimetro na base. 3. Base com garras. Com vrias projees que lembram grosseiramente dedos. 4. Base com razes flcreas. Apresentam-se como um emaranhado de razes suspensas acima do solo. 5. Base com razes areas. Geralmente alcanam o solo, e podem se transformar em razes flcreas. 6. Base com sapopemas. Com razes tabulares.

O QUE SAPOPEMA?
So expanses tabulares na base do tronco formando cristas. Cada parte da sapopema denomina-se perna e tem forma de tringulo. O lado da base horizontal da uma indicao do comprimento da sapopema. O lado do tronco, vertical, indica a altura. O lado da hipotenusa denomina-se lombo A sapopema de grande valor dendrolgico e para seu estudo deve ser considerado os seguintes aspectos:

1. Seu desenvolvimento. refere-se ao maior ou menor tamanho da sapopema, podendo ser: Muito desenvolvida

medianamente desenvolvida pouco desenvolvida

2. Simetria. Refere-se a maior ou menor regularidade que apresentam as pernas da sapopema, podendo ser: Simtricas. Pernas semelhantes e irregulares. Assimtricas. Quando as pernas so diferentes umas das outras (irregulares) intermedirias. Refere-se a sapopemas quase simtricas.

3. Inclinao. Refere-se a relao entre a altura e o comprimentto das pernas. Podem ser encontradas as seguintes: Sapopemas extendidas. So sapopemas comprimento sensivelmente maior que a altura. com pernas de

Equiltera. Sapopemas com pernas de comprimento e altura aproximadamente equidimensionias. Empinadas. So de alturas sensivelmente maior que o comprimento. Altas trapezoidais. Sapopemas empinadas, porm o lombo conetase ao tronco quase que horizontalmente formando uma espcie de joelho, e desce quase verticalmente e paralelamente ao tronco.

4. Ramificao. Ramificadas. Sapopemas com pernas subdivididas. Simples. Sapopemas com pernas sem diviso.

5. Outros tipos de sapopemas. Tipos especiais que merecem ser consideradas separadamente.

Laminares. Sapopemas com pernas delgadas como lminas. Em corte transversal apre4sentam uma figura delgada e bordos paralelos e aproximadamente retos. Volante. So tambm laminares, diferimdo apenas por no possuir na base um perfeito contato com o solo, formando as vezes verdadeiros arcos.

6. Dimenses. Precisam ser considerados ao se estudar sapopemas. Mede-se: Altura Comprimento Grossura das pernas

7. Aspectos do lombo. o bordo externo da sapopema (equivalente hipotenusa). Em certos aspectos precisam ser considerados:

Vistos de lado Ondulado Reto cncavo convexo

Vistos em seo transversal Arredondados agudos Planos Dilatados

Para a indentificao dendrolgica necessrio conhecer as principais partes do tronco como: Casca cmbio

Cilindro central

CASCA

Dendrologicamnte estuda-se sobre os seguintes aspectos: 1. 2. 3. 4. caracteristica geral da casca (cor) ritidoma ou casca morta casca viva exudao

1.

COR

Podem com frequncia identificar uma espcie. Como exemplo, podemos citar o Pau-mulato (Calycophyllum spruceanum Benth), que possue casca de cor avermelhada inconfundvel principalmente aps a deiscncia ( queda da casca ou folhas das rvores).

2.

APARNCIA EXTERNA
Apresenta dois aspectos bsicos:

CASCA LISA. Inclui alguns tipos de casca, pouco rugosas, granulares ou ligeramente gretada (espcie de fenda), a observao no deve ser inferior a 3 metros. RITIDOMA OU CASCA MORTA

CASCA SPERA. Definida pelos termos: cancerosa, com arestas e espinhosas. CASCA VIVA CASCA COM ACLEOS. Quando presentes se considera sobre os seguintes aspectos: tamanho e abundncia, e podem ser pequenos ou grandes, numerosos ou poucos.

O QUE SO ACLEOS?

So formaes epidrmicas parecidos com espinhos. So facilmente removveis e no tem posio definida, e conduzem minerais, gua, etc., caracterstica principal que os difere dos espinhos.

Distribuio dos acleos Indicar si so solitrios ou em grupos, definindo o tipo de grupo se possvel.

Forma dos acleos recomendvel fazer um desenho indicando a forma do acleo

3. CASCA COM LENTICELAS

Quando presentes devem ser considerados sob os seguintes aspectos:

Forma. Indica que so equidimensionais ou lineares, mas geralmente retangulares. So apresentados geralmente nas razes ( respirao das razes)

O QUE SO AS LENTICELAS?

So formas ou adaptaes das espcies em ambientes inundveis com razes quase sempre areas.

Dimenses: espcies com lenticelas menores e outras maiores. Abundncia: para medir a abundncia se usa um quadrado de 2,5x2,5 cm e se conta as lenticelas. Deiscncia: refere-se ao desprendimento da casca do tronco.

TIPOS DE DESPREENDIMENTO

Esta relacionada com a parte da casca despreendida, e com a espcie, e pode ser: em forma de papel escamoso em placas

CARACTERSTICAS DAS PARTES QUE SE DESPREENDEM

Refere-se as pores da casca de deiscncia natural as que podem ser removidas e as que soltam parcialmente, considera-se as seguintes particularidades: Quanto a curvatura da parte despreendida Pode apresentar-se com a ponta voltada para fora ou voltada para dentro Quanto ao nmero de camadas da parte despreendida

Podem ser de uma nica lmina ou de vrias lminas Quanto a resistncia da parte despreendida Podem ser encontradas cascas com as seguintes caractersticas:

Rgidas: quando no admitem deformaes por presso dos dedos. Granulares: quando por presso dos dedos so reduzidos a gros grossos. Pulverizveis: quando por presso dos dedos so reduzidos a gros finos, quase p. Quanto a superfcie da parte interna da parte despreendida Podem ser: Lisa Rugosa Quanto a outras caractersticas

Podem ser encontradas de acordo com a espcie partes da casca corticosa (cortia) ou papircea (pael).

CASCA FISSURADA

Refere-se a presena de fissuras, que so rachaduras verticais mais ou menos amplas com profundidades quase homogneas, apresentando bordas com aspecto de terem sido cicatrizados.

Em corte transversal uma casca fissurada lembra uma roda dentada.

A fissura possui os seguintes elementos: A prpria fissura ou rachadura propriamente dita Dentes- poro elevada entre duas rachaduras Aspectos a serem considerados no estudo da fissura

FORMA

Quanto a profundidade, podem ser: Superficial Profunda Quanto a forma propriamente dita, podem ser: Redonda quadrada aguda com bigorna Quanto as formas particulares, podem ser encontradas lenticelas: Frizadas. Se apresentam seguindo uma trajetria de linha quebrada. ondeadas DIMENSES Devem ser medidos o comprimento e a largura das fissuras. FORMA DOS DENTES

Podem ser:

lisos em aresta cncavo convexo verrugoso com bigorna

Dimenses dos dentes

Devem ser medidos comprimento e largura dos dentes

CASCA GRETADA

Refere-se a presena de gretas que so rachaduras delgadas com profundidades heterogneas e os bordos no mostram cicatrizao. difcil saber distinguir se so gretas ou fissuras.

CILINDRO CENTRAL
. subdividido em Alburno e cerne (duramem). . Ambos podem apresentar caractersticas notveis p/identitificao.

ALBURNO:
. uma camada externa geralmente mais clara do c.c. . constituda de tecido vivo. . Na maioria das sp. perfeitamente diferenciado do cerne. Porm pode-se apresentar semelhante a ele. . Geralmente muito atacado por insetos e microrganismos em geral, sendo facilmente putrescvel.

CERNE:
. Conhecido como o corao da madeira. . mais escuro e constitudo pela camada mais interna e de tecido morto. . Houve escurecimento com obliteraa dos canais, particularmente vasos tingindo-se a regio com substncias tanantes. . Frequentemente imputrescvel.

RAIZ
. Dendrologicamente um orgo pouco estudado.

RAZES PIVOTANTES:
. So razes subterrneas encontradas na maioria das rvores. . Predominam na mesma sp. sobre as superficiais.

RAZES SUPERFICIAIS:
. Encontra-se em certas espcies de Ficus sp. e Delonix regia. . Podem causar srios problemas quando plantadas prxima a construes. . Podem em certas sp. predominar sobre as pivotantes. De acordo com o mdio, uma sp. pode apresentar a raiz pivotante ou a superficial mais desenvolvida.

RAZES AREAS:
. So de grande importncia para a vida de certas sp. como plantas estranguladoras e plantas que vivem em terrenos alagados. ex: Ficus sp.

XILOPDIO:
. uma raiz tuberosa, armazenadora.

LENTICELAS
. so formaes caractersticas na epiderme das plantas lenhosas. . protuberncias freqentemente visveis ao olho nu e com uma abertura em forma lenticular, que substitui os estmatos da desaparecida epiderme. . as lenticelas normalmente se formam embaixo dos estmatos, e desempenham a mesma funo. . aparecem na periferia do caule (podem aparecer tambm em vrios orgos vegetais). . Servem p/aereao como orgos respiratrios. O arranjo frouxo de suas clulas permite que se efetuem trocas gasosas. Excrescncia lenticelar: Tecido hipertrofiado de clulas alongadas que assoma pela lenticela quando as razes da planta esto em contato com grande quantidade de gua ou mesmo os troncos numa atmosfera excessivamente mida.

PILOSIDADE
. Refere-se a presena de um conjunto de pelos que revestem a epiderme de certos orgos. . Quando o orgo no possui pelos, diz-se que glabro. . Existem vrios termos p/definir os diferentes tipos de pilosidade, de acordo com a quantidade, direo e forma de cobertura dos pelos. Entre outros citam-se: pubescente, tomentosa, vilosa, velutina, sedosa, lepidosa, urticante, estrelada, pubrula, glandulosa e barbada. . Os principais tipos de pelos so os seguintes:

simples: pelos sem ramificao. estrelados: so ramificados desde a base. dendrides: pelos arborescentes. glandulosos: possuem uma glndula dilata no pice. capitado: pelos com dilatao arredondada no pice. escamas: estruturas amplas, achatadas e frequentemente peltadas. papilas: tubrculos diminutos. pelos em forma de T: Como aqueles que se encontram em folhas de Byrsonima crassifolia. urticantes: Pelos rgidos, agudos e frgeis, que emitem um liqudo irritante quando quebrados.

A presena ou ausncia assim como o tipo mde pilosidade no ramo ou em outra parte da rvore de grande utilidade em dendrologia, principalmente quando se compara sp. muito relacionadas.

MEDULA
. refere-se ao tecido central, geralmente de aspecto claro e macio ao tato, existente no caule da maioria das sp. e mais evidente nos ramos. . pouco usado pelos dendrlogos na floresta tropical, apesar que pode fornecer subsdios satisfatrios para a identificao. A medula pode ser considerada sob os seguintes aspectos: 1. Quanto forma: a. estrelada b. triangular c. cilndrica 2. Quanto ao tipo: - homognea a. slida ou contnua - diafragmtica b. esponjosa c. dividida em compartimentos ou sees d. oca

OUTRAS CARACTERSTICAS TEIS PARA IDENTIFICAR RVORES NA FLORESTA TROPICAL


Existem outra caractersticas que merecem ser consideradas pelo dendrlogo na identificaa de rvores da F.T. Deiscncia: Existe um grande nmero de sp. que possuem caractersticas particulares, de verificao fcil, que as torma inconfundveis, exemplo: a Cupiba (Goupia glabra Aubl.), que possui deiscncia, em grande quantidade, de galhos finos que, geralmente, aparecem sobre o solo, abaixo de sua copa, por esta razo chamada no Tapajs, de Derruba galho.

Odores: Muitas plantas possuem odores caractersticos que exalam da casca viva ao ser cortada, ou ao se esmagar uma folha. Em geral uma caracterstica de verificao bastante pessoal, sendo dificil explicar a outra pessoa a natureza do odor observado. Pode entretanto, ser bastante tpico de uma rvore, sendo esta facilmente identificada pelo cheiro, como acontece com o pau-dalho (Gallesia gorazoma Moq.), queb possui cheiro forte como o alho. A presena de cheiro forte em certos grupos revela-se um importante auxiliar na identificao. A experincia mostra a facilidade para se reconher uma rvore da famlia Lauraceae, dada a caracterstica do odor que desprende, quando ferida a sua casca viva ou esmagada entre os dedos suas folhas. A mesmo acontece com as leguminosas cujo odor lembra o feijo.

Sabores:

Вам также может понравиться