Вы находитесь на странице: 1из 7

Introduo ao Desenvolvimento para Android (Parte I)

27-08-2012, em Tutoriais, por Jair Rebello 5tweetsretweet

3 inShare Email Ol pessoal, esse o primeiro artigo de uma srie em que iremos focar na iniciao ao desenvolvimento de aplicativos para android. Este primeiro artigo focar na preparao do ambiente para o desenvolvimento, o que para muitos uma barreira, pois so necessrios alguns passos importantes, ao fim do artigo voc ter uma IDE totalmente preparada para o desenvolvimento e testes. Alm da preparao da IDE e de todo o ambiente, tambm criaremos o primeiro projeto, focando em conceitos necessrios para o andamento desta srie.

MERCADO DO ANDROID
Todos ns estamos rodeados de muita tecnologia e os dispositivos mveis esto cada vez mais em alta. A Gartner, uma das empresas lderes em anlise de mercado, publicou recentemente que mais de 48% dos dispositivos mveis usam o Android, isso faz com que no faltem vagas para freelancers e empregados formais que sejam capazes de ajudar no processo de desenvolvimento de aplicativos Android.

INSTALANDO O SDK E REQUISITOS

Primeiramente devemos acessar o site oficial para desenvolvedores Android, http://developer.android.com/sdk/index.html e baixar o SDK (Software Development Kit) para o respectivo sistema operacional (Recomendo desenvolver em Windows, pois encontra-se mais material disponvel). Um SDK um Kit de desenvolvimento de aplicativos e disponibilizar todas as bibliotecas e classes necessrias para que possamos desenvolver o nosso aplicativo.

Aps de efetuar o download do SDK, necessrio realizar a instalao, o processo bem simples, apenas escolha as opes padro do instalador, sempre clicando em Next, escolha a pasta em que deseja guardar os arquivos do SDK e depois finalize a instalao, deixando marcado a opo para iniciar imediatamente o SDK Manager. Ao meio do processo ser perguntado se possui o JDK (Kit de desenvolvimento do Java) instalado no computador, na maioria dos casos, o instalador identifica a instalao se existir. Acaso no tenha baixe no endereo http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html e instale.

BAIXANDO VERSES DO SDK PARA DESENVOLVIMENTO


Apesar de haver muita coisa em comum em todas as verses do Android, alguns aspectos no desenvolvimento de aplicativos para Android mudam de verso para verso do sistema operacional. H alguns recursos apenas disponveis nas verses mais recentes que no h nas verses mais antigas. Quando um profissional decide desenvolver um aplicativo para Android, o mesmo precisa ter em mente qual verso do Android ser necessria para executar tal aplicao, as verses mais comuns nos dispositivos so: 4.1, 3.0 e 2.3.3. Depois de instalado execute o SDK Manager, que estar disponvel no menu Iniciar, quando abrir ele requisitar quais verses do Android desejamos baixar, selecione as

principais, que falamos acima, para exemplificar veja na figura abaixo o que necessrio marcar.

INSTALAO E CONFIGURAO DA IDE ECLIPSE


Depois dos pacotes instalados, o que deve ter demorado algum tempo mesmo em uma internet rpida, iremos baixar, instalar e configurar a IDE que usaremos para o desenvolvimento de aplicaes para Android, o Eclipse. O Eclipse uma IDE (Ambiente de desenvolvimento integrado) fantstica usada para o desenvolvimento de aplicaes em diversas linguagens como PHP, Java, C e outras. Para baixar a verso mais atualizada do eclipse, v at o site oficial do eclipse http://eclipse.org/downloads/ e baixe a verso Classic de seu respectivo sistema operacional. Depois de baixar o arquivo, extrai em algum lugar seguro em seu computador, de fcil acesso. Dentro da pasta extrada ter um arquivo chamado eclipse.exe, execute o mesmo e ento iremos iniciar a configurao do Eclipse. Para completar a preparao de nosso ambiente iremos baixar o plugin para Eclipse chamado ADT Plugin que pode ser encontrado na pgina http://developer.android.com/tools/sdk/eclipse-adt.html, baixe a verso mais atualizada assim como voc fez com o SDK do android. Aps o download, com o Eclipse j aberto acesse o menu Help>>Install New Softwares, nesta tela clique no boto Add, escolha a opo Archive e siga os passos necessrios e seu plugin est instalado. Para associar o Eclipse ao SDK Android acesse o menu Window>>Preferences, escolha a opo Android, clique em Browse e localize a instalao do SDK do Android. Tudo ocorrendo bem, voc ter um resultado semelhante ao mostrado na imagem abaixo.

Finalizamos a configurao do ambiente necessrio para o desenvolvimento de aplicaes para Android. Se voc conseguiu seguir todos os passos (no so poucos) e chegou ao resultado final desejado, parabns. A partir de agora iremos de fato introduzir o desenvolvimento de aplicaes.

CRIANDO O PRIMEIRO PROJETO


Agora focaremos em criar nosso primeiro projeto, ele possuir funcionalidades bem bsicas, que aproveitaremos para esclarecer pontos cruciais para que todos entendam o que estar por vir nos prximo artigos. Os projetos, na terminologia do Eclipse, podem ser aplicativos ou mdulos individuais, dependendo de como voc escolhe organizar suas reas de trabalho. Para criar um novo projeto Android, escolha File > New > Other. Na caixa de dilogo resultante, escolha Android > Android Application Project . Uma caixa de dilogo aparecer, preencha com as informaes necessrias:

Application Name: Nome da Aplicao, esse nome ser visto pelo usurio final, quando for instalar em seu celular, por exemplo; Project Name: Esse nome ser visto apenas pelos desenvolvedores, ser a identificao, nome que aparecer sempre no gerenciador de projetos do Eclipse; Package Name: Ser o nome do pacote de seu aplicativo; Build SDK: A escolha desta opo importante, voc estar escolhendo em qual SDK sua aplicao ser desenvolvida, se voc marcou apenas as trs opes que foram indicadas neste artigo (que so as mais usadas) voc ter as opes 4.1, 3.0, 2.3. Escolha a verso mais atual, abaixo selecionamento uma

verso inferior do Android para que o aplicativo possua uma boa compatibilidade; Minimum Required SDK: Essa escolha igualmente importante dir em qual SDK ser necessrio no mnimo para executar e alterar algo no respectivo aplicativo.

Para seguirmos juntos aconselho sempre indicar as opes contidas no artigo para evitar erros, nessa perspectiva insira projeto-1 para Application Name e deixe que o Eclipse complete o resto, em seguida clique em Next.

Informaes iniciais inseridas, voc estar na tela de configurao do Laucher Icon, cone que aparecer nos dispositivos para executar o aplicativo, ajuste ao seu gosto esta configurao pois no influenciar no aplicativo de fato. Na tela seguinte, deixe a opo padro a BlankActivity, com ela marcada ser criada uma atividade em branco para que iniciemos o desenvolvimento. A tela seguinte ser a de configurao da atividade principal do aplicativo, deixe as opes padro, com elas o Eclipse criar uma atividade como nome MainActivity, acaso perceba nesta tela o Eclipse nos d a opo de selecionar o tipo de navegao de nosso aplicativo, em um aplicativo pronto, com todas as opes isso auxlia e muito na navegabilidade do aplicativo, como estamos iniciando deixe a opo None e depois retomaremos a este ponto para criar uma aplicao com Tabs.

Se os templates utilizados para a criao do projeto a opo Finish estar habilitada, caso no esteja necessrio realizar o download de alguns arquivos, semelhantemente ao que fizemos no projeto de instalao das verses do SDK, clique em Install/Upgrade, deixe a opo Accept marcada e clique em Install. Depois do processo de instalao dos arquivos que faltavam, clique em Finish. Aps a criao do projeto, ir abrir-se uma tela em que poder ser includo de uma forma bem fcil os elementos da tela, apenas arraste e solte (Drag and Drop), voc pode tambm utilizar a forma padro de incluir elementos que alterando em modo texto o arquivo activity_main.xml, o que certamente uma forma mais difcil, sobretudo para iniciantes. Iremos alterar o layout de nossa aplicao diretamente no modo texto, em um primeiro momento, isso far com que voc tenha mais intimidade com o desenvolvimento.

CONFIGURANDO O EMULADOR AVD


No momento em que estamos desenvolvendo a aplicao no computador, no podemos sempre estar a test-la em um dispositivo Android, isso faria com que o ciclo de desenvolvimento se se torna muito grande e o tempo para que essa aplicao fosse concluda seria altssimo. Pensando nisso foi criado emuladores de celulares de forma que eles pudessem simular a situao real, ou seja, a aplicao rodando diretamente no celular ou outro dispositivo.

Para adicionar um emulador, ao eclipse para a execuo de nossos projetos acesse Window> AVD Manager, ao clicar aparecer a tela do Android Virtual Device Manager, neste momento no existe nenhum Virtual Device instalado, clique em New. D um nome para o seu Virtual Device escolha o SDK, no caso a 2.3.3, em seguida clique em Create AVD.

EXECUTANDO A APLICAO
Para executar a aplicao, mesmo que esta s possua um Hello World, v at o menu Run > Run. Nesta tela escolha a opo Launch a new Android Virtual Device e escolha o emulador que acaba de ser criado, o processo de inicializao do emulador um pouco demorado se esta for a primeira vez que voc estiver o executando, nas prximas vezes este processo ser quase instantneo. Abaixo a imagem mostra o que deve aparecer em seu emulador depois da execuo da aplicao.

Esta foi o primeiro artigo desta srie que introduzir ao desenvolvimento de aplicativos para Android, neste artigo aprendemos a configurar o ambiente de desenvolvimento e tambm a criar e executar o primeiro projeto, tambm aprendemos a criar emuladores virtuais para executar nosso projeto. No prximo artigo iremos aprender a inserir novos elementos ao aplicativo e iniciar de fato o desenvolvimento de nossa aplicao.

Вам также может понравиться