Вы находитесь на странице: 1из 17

23 Revista Filosofia Capital

ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

A LINGSTICA E A SOCIOLINGSTICA NUMA PERSPECTIVA BRASILEIRA

Maria Lcia da Silva luciamaria.red@gmail.com

Braslia-DF 2009

24 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

A LINGSTICA E A SOCIOLINGSTICA NUMA PERSPECTIVA BRASILEIRA1

Maria Lcia da Silva2 luciamaria.red@gmail.com

RESUMO: Esse artigo tem por temtica a lingstica e a sociolingstica numa perspectiva brasileira a partir do comportamento lingstico de falantes e de suas regionalidades. Ser feito anlise entre a lingstica e a sociolingstica. No difcil perceber que a norma culta por diversas razes de ordem poltica, econmica, social, cultural algo reservado a poucas pessoas no Brasil. Ocorrer um estudo sobre a linguagem e seu contexto social. Palavras-Chave: Lingstica Sociolingstica Regionalidades Brasil.

Introduo Podemos afirmar que o estudo cientfico da linguagem como cincia a lingstica, busca descrever e explicar os fenmenos da lngua, portanto, abarca os diversos aspectos da linguagem, seja de forma individual, coletiva ou como escola lingstica. O estudo dos fatos da lngua foi iniciado pelos gregos, e desenvolvido principalmente pelos franceses, que o chamavam genericamente de gramtica. A seguir veio a Filologia que comparava textos de diferentes pocas e decifrava lnguas arcaicas, passando a se ocupar da histria literria e dos costumes de cada regio, porm, somente no sculo XIX que a linguagem teve como centro de suas investigaes as mudanas histricas das lnguas.

A Lingstica A lingstica teve o seu inicio no sculo XX, com o Curso de Lingstica Geral (1916), de Ferdinand Saussure que passou a estudar o aspecto sincrnico, estabelecendo-se, assim, a oposio entre diacronia versus sincronia. A lingstica diacrnica ocupa-se da descrio das mudanas que ocorrem ao longo do tempo, ou seja, da passagem de um estado a outro da lngua. Vale observar que a descrio

Parte do Trabalho de Concluso de Curso de P s-graduao Lato Sensu em Ln gua Portuguesa com nfase em Produo Textual - Faculdade Albert Einstein em jan/2008. 2 Maria Lcia da Silva Bacharel em Administrao pelo UniCEUB e Especialista em Lngua Portuguesa com nfase em Produo Textual.

25 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

sincrnica sempre antecede a diacrnica. Tem-se a a dimenso lingstica da mudana a partir da prpria dimenso histrica. Cada estado da lngua definvel no presente ou em qualquer ponto do passado resultado de um longo e contnuo processo histrico. J a lingstica sincrnica se dedica a descrever os sistemas lingsticos a partir do eixo da simultaneidade, fazendo abstrao do fator tempo e da descrio dos traos lingsticos num dado estado da lngua. claro que o limite sincrnico , na pratica, indeterminado, podendo ser de dez anos, de uma gerao, de um sculo ou mais. O critrio necessrio para garantir a estabilidade do sistema que o estado sincrnico cubra o tempo durante o qual a gama de modificaes ocorreu. Sabemos que a lngua dinmica, passando por transformaes constantes, possibilitando um campo inesgotvel de pesquisa. Sendo assim, os estudos lingsticos do sculo XX tomaram rumos diversos em vrios pases em que se desenvolveram, definindo escolas ou correntes tericas. Cada uma dessas escolas privilegia um ou outro aspecto da linguagem. Entre elas, destacam-se: O Gerativismo que procura mostrar a capacidade do falante-ouvinte de produzir e compreender um nmero infinito de frases que nunca tinha ouvido antes, mediante um nmero de regras e elementos que se combinam. O Pragmatismo que aborda a relao do discurso que envolve o falante, o ouvinte e a situao comunicativa concreta em que ele produzido. Sua unidade fundamental o ato fala, ou seja, a produo de uma determinada mensagem, em determinadas condies, com uma determinada inteno. Portanto, a estrutura da lngua como um sistema articulado, onde todos os elementos esto interligados, a posio estrutural do elemento que vai conferir-lhe o valor e a funo. A produo do livro Curso de Lingstica Geral, de Saussure marca o seguimento do estruturalismo na lingstica. Segundo Orlandi afirma que:
Um olhar lanado sobre um texto do ponto de visa de sua estruturao em lngua faz dele um enunciado. Um estudo lingstico das condies de produo desse texto far dele um discurso. Como em Saussure, o ponto de vista cria o objetivo, a noo fundamental de funcionamento, quer dizer do ponto de vista da anlise do discurso, o que importa destacar o modo de funcionamento da linguagem. Sem esquecer que esse funcionamento no integralmente lingstico, uma vez que dele fazem parte das condies de produo, que representam o mecanismo de situar os protagonistas e o objeto do discurso. (2003, p. 117).

Aquele perodo caracterizava-se fundamentalmente pela assuno da concepo de lngua como um sistema de relaes estritamente lingsticas encerrado em sua lgica interna. Os grandes avanos promovidos pelo estruturalismo funcionalista como o estudo

26 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

objetivista do conhecimento, situam-se, ironicamente, em um nvel de estudo da lngua que no era considerado por Saussure como propriamente lingstico: a fonologia. E o sistema fonolgico acaba por constituir a mais completa formalizao analtica da concepo estruturalista de lngua como sistema. Animados com os sucessos obtidos na anlise fonolgica sincrnica3, os membros dessa corrente terica buscavam estender a aplicao do mtodo estrutural ao terreno da histria das lnguas, numa tentativa de superar a contradio estabelecida por Saussure entre mudana e sistema, marcando de forma dramtica os rumos do estruturalismo na lingstica. Desde ento, a extenso do mtodo estrutural da historia das lnguas resulta o que se convencionou chamar estruturalismo diacrnico4, corrente que tentou explicar o

desenvolvimento histrico das lnguas por intermdio da lgica do sistema lingstico. Era a mudana trazida para o domnio do sistema. nesse momento que a contradio entre mudana e sistema atinge o seu pice dentro do modelo terico do estruturalismo, determinando um dos pontos da ruptura epistemolgica com esse modelo na histria da lingstica. A realidade que a crise do modelo estruturalista atestada pelo fato de a sociolingstica variacionista ser um dos programas de pesquisa que sucederam o estruturalismo, e por ter colocado a mudana e a variao lingsticas no centro de suas preocupaes. Para exemplificar Orlandi diz que:
Para se responder a determinadas questes colocadas pela lingstica, por exemplo: como entender a variao em lngua, qual o domnio das mudanas em lngua, como significa fatos que concernem diretamente natureza da conveno na linguagem, devemos questionar o uso lingstico e deslocar o estudo para o da sociolingstica, entendida aqui em seu sentido amplo. (2003, p. 97).

O que Orlandi faz explicar que, existe uma relao entre lngua e sociedade, que se tornou senso comum nos estudos sociolingsticos. Acrescendo ainda, que a fala, que historicamente percebe a lngua, individual, ocasional, da qual ele (Saussure) exclui qualquer referncia ao social esto dicotomizados. (2003, p. 98). Com isso, movimento

Nota da autora: Curso de Lingstica Geral de Saussure. (CLG). Analise fonolgica sincrnica conhece somente uma perspectiva, a das pessoas que falam, e todo o seu mtodo consiste recolher-lhes o testemunho. (CLG. Saussure, 1986, p. 102). 4 Estruturalismo diacrnico, pelo contrrio, deve distinguir duas perspectivas: uma prospectiva, que acompanha o curso do tempo, e outra retrospectiva, que faa o mesmo em sentido contrrio. Lingstica Sincrnica s admite uma nica perspectiva, a dos falantes, e, por conseguinte um nico mtodo. A Lingstica Diacrnica supe, conjuntamente, uma perspectiva, que acompanha o curso do tempo, e uma perspectiva retrospectiva, que o remota. (CLG. Saussure, 1986, p. 247).

27 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

histrico das lnguas se d a partir de alteraes sociais, portanto, havendo uma histria social que precede as mudanas lingsticas. Isto porque as mudanas nas relaes sociais pem em contato grupos de falantes que usam dialetos diferentes e esse encontro de diferentes variedades lingsticas cria condies para base dialetal de uma comunidade social.

A Sociolingstica A sociolingstica supera a teorizao estruturalista por meio do seu tratamento na questo da mudana da lngua, considerando que h relao entre a sociedade, o que causou a superao da abordagem estruturalista da mudana, por considerar o falar natural e as formas lingsticas usadas pelos falantes em seu meio social. Ao relacionarmos uma sociedade complexa constituda por falantes, podemos pensar em inmeros indicadores sociais, seja de excluso, incluso, estabilidade, seja de mobilidade, que so fatores sociais que condicionam a competncia da fala de uma comunidade e as utilizam na variao lingstica. Conforme destacado que:
A sociolingstica surgiu na dcada 60 nos Estados Unidos, graas, sobretudo aos trabalhos de William Labov, que veio mostrar que toda lngua muda e varia, isto , muda com tempo e varia no espao, alm de variar tambm de acordo com a situao social do falante. (BAGNO, 2002, p. 43).

Sob essa viso, a sociolingstica entendida como o estado das correlaes sistemticas entre formas lingsticas variantes, ou seja, diferentes formas de dizer a mesma coisa e determinados fatores sociais, tais como a classe socioeconmica, escolaridade, sexo, etnia, etc. Havendo variao lingstica, possvel que se observe que ela no se d aleatoriamente, seno que sistematicamente por meio de uma organizao de inmeros fatores sociais, que utiliza os padres de comportamento lingsticos observveis. Isso ocorre dentro de uma comunidade de fala e os formalizam analiticamente por meio de um sistema heterogneo, constitudo por unidades e regras variveis, que est relacionada s alteraes dos padres culturais e ideolgicos da comunidade de fala, que so chamados de anlise sincrnica e diacrnica5. Nesse sentido que havia adquirido no estruturalismo, uma vez que a anlise sincrnica deve-se fundamentar no conceito de lngua como um sistema de regras variveis, no qual um contnuo processo de variao e mudana opera na estrutura lingstica.
5

Faraco afirma que Saussure estabeleceu que o estudo lingstico comportava, na verdade, duas dimenses: uma histrica (chamada sincrnica) e a outra diacrnica. (1991, p. 60).

28 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

Desse modo, o pressuposto da anlise diacrnica a mutabilidade das lnguas no tempo, enquanto o pressuposto da anlise sincrnica a relativa imutabilidade das lnguas. Embora, Saussure defendesse a necessria separao do estudo de cada uma dessas dimenses, a possibilidade do estudo sincrnico repousa, ento, numa simplificao convencional dos dados, isto , numa abstrao terica do permanente movimento das lnguas no tempo. (FARACO, 1991, p. 60-61). Porm, ao romper com os limites impostos pela anlise estruturalista6, a sociolingstica no nega as contribuies que essa anlise oferece para a compreenso dos fatos lingsticos, partindo do pressuposto de que a mudana no tempo tem relaes com a variao sincrnica e que essa variao est relacionada com os aspectos da estrutura social. Embora Saussure defendesse a autonomia desses diferentes estudos, ele no negava a interdependncia entre a sincronia e a diacronia, lembrando, que todo fato sincrnico tem uma histria. E que conhecer a origem de um determinado estado nos esclarece acerca de sua verdadeira natureza e nos livra de certas iluses, mostrando assim, que no estudo do fato diacrnico fundamental trabalhar com todas as fases da transformao, comparando os diferentes estados sincrnicos envolvidos para evitar erros de compreenso de algum fato na histria. (SAUSSURE, 1986, p. 108). Nesse sentido, a sociolingstica tem por objetivo de estudo os padres de comportamentos lingsticos observveis dentro de uma comunidade de fala e os formaliza analiticamente por meio de um sistema heterogneo, reconhecendo a lngua como uma realidade essencialmente social. Foi estabelecido como ponto essencial de investigao histrica, a localizao do fenmeno sob mudana tanto no contexto estrutural (interno), quanto no contexto social (externo), pois, para eles, os estudos empricos revelam a lngua como um sistema que muda, em associao com as mudanas na estrutura social. (ORLANDI, 2003, p. 102) A comunidade de fala para esse modelo terico-metodolgico no entendida como um grupo de pessoas que fala exatamente igual, mas que compartilham traos lingsticos que distinguem seu grupo de outros. Comunicam relativamente mais entre si do que com os outros e, principalmente, compartilham normas e atitudes diante do uso da linguagem. Nesse sentido, possvel afirmar que precpuo teoria da variao considerar a

Anlise estruturalista, inspirado no Curso de Lingstica Geral, de Saussure, nunca considerou o falante como elemento importante na produo lingstica. O objeto de estudo dos estruturalistas sempre foi lngua por ela mesma.

29 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

lngua em seu contexto scio-cultural, uma vez que, parte da explicao para a heterogeneidade que emerge nos usos lingsticos concretos, pode ser encontrada em fatores externos ao sistema lingstico e no s nos fatores internos lngua. Portanto, (...) Ela parte do pressuposto de que toda variao motivada, isto , controlada por fatores de maneira tal que a heterogeneidade se delineia sistemtica e previsvel. (MOLLICA, 1992, p. 14). Pressupe-se necessariamente que duas ou mais variantes tenham o mesmo significado referencial ou valor de verdade. Mas, de outro modo, opostas em sua significao social e/ou estilista, pois os falantes no aceitam facilmente o fato de que duas expresses distintas signifiquem exatamente a mesma coisa, havendo forte tendncia a atribuir-lhes significados diferentes. O mesmo no se pode afirmar sobre as outras variveis, ou seja, em se tratando de varivel morfossinttica7, por exemplo, fica difcil dizer quando duas ou mais estruturas expressam um nico significado. Mas o que uma varivel lingstica? possvel definir as variantes e variveis. (...) variantes lingsticas so, portanto, diversas maneiras de dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade. (TARALLO, 1986, p. 8). As variantes lingsticas podem ser padro ou no-padro, e de prestigio ou estigmatizada. Em geral, a variante padro conservadora e de prestgio, e a variante inovadora no-padro e estigmatizada, mas, nem sempre a coincidncia entre os pares acima verificada, pois podem aparecer casos como: uma variante que seja conservadora, nopadro e estigmatizada, e uma que seja inovadora, padro e de prestgio, etc. importante ressaltar que no existe nada inerente a uma variante que a defina como bom, ruim, correto, ou incorreto. A sociolingstica uma cincia, no uma filosofia ou ideologia todos os dialetos so corretos. Cada um deles tem sua gramtica, sua lgica, sua pertinncia, sua adequao social. No h um padro correto do ponto de vista cientfico, mas, h um padro de prestgio, porque esse padro o dos grupos dominantes.

A Sociolingstica no processo educacional No Brasil, ainda no se conferiu a devida ateno influncia da diversidade lingstica no processo educacional. A situao sociolingstica brasileira apresenta peculiaridades que a distingue de outros pases. A partir da dcada de 60, a lingstica
7

Varivel morfossinttica (verbos: conjugados ou no infinitivo; no-verbos: substantivos, adjetivos; e outras palavras: advrbios, conjunes, preposies e pronomes), funo do /r/ (morfmico e no-morfmico), dimenso da palavra (monosslabo, disslabo, trisslabo ou polisslabo), acento lexical (se a vibrante est em silaba acentuada ou no) e ritmo (fala normal e fala acelerada).

30 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

nacional cresceu e passou a receber maior influncia norte-americana, com a divulgao da teoria gerativo-transformacional8. So caractersticas dessa escola a busca de universais lingsticos e a nfase na competncia dos falantes. Paralelamente ao desenvolvimento da teoria gerativa, crescia nos Estados Unidos e na Europa a escola sociolingstica, que se ocupava principalmente das diversidades nos repertrios lingsticos das diferentes comunidades, conferindo s funes sociais que a linguagem desempenha a mesma relevncia que at ento se atribua to somente aos aspectos formais da lngua. A maioria dos estudos sociolingsticos modernos volta-se para trs tipos de situaes: a) sociedades; b) multilnges e c) multidialetais. Ou seja, comunidades falantes de lnguas crioulas ou ps-crioulas; dialetos ou variedades urbanas e/ou etnias em pases industrializados onde a alfabetizao universal. O Brasil um dos poucos pases monolnges de grande extenso territorial e vasta populao, no tem o portugus como lngua materna e exibem variados graus de bilingismo. O estudo da situao lingstica dessas comunidades no pode ser negligenciado. H de se entender, porm, que monolingismo no significa homogeneidade lingstica. Em vez de uma simples importao de mtodos analticos9, recomenda-se o estudo rigoroso da teoria sociolingstica, o que permitir o surgimento de metodologias ajustadas ao objeto especfico de estudo. Contudo, a sociedade moderna caracterizada por maior permeabilidade de papis sociais, e conseqentemente, menores heterogeneidades10 no repertrio verbal. A mudana constante de papis sociais permite maior fluidez entre variedades lingsticas de natureza social e estilstica. Bagno relata que:
(...) tem-se um grande contingente da populao, cuja economia lingstica predominantemente oral e que, portanto, no tem acesso fora padronizadora da lngua escrita. O extensivo analfabetismo e a precariedade da instruo escolar, que afetam essa populao, impedem tanto o acesso lngua padro real, ou seja, o conjunto de critrios referenciais que determinam os padres de correo e aceitabilidade da lngua. (2001, p. 42).

Portanto, j se observou que variedades lingsticas no Brasil no so


8

Nota da autora: O surgimento da Teoria Gerativo-Transformacional (1975), por Chomsky, revolucionou o meio lingstico porque transferiu a ateno dos estudiosos do objeto pronto (como no Estruturalismo) para o processo essencial de produo. Sem dvida, um passo decisivo para o estudo da linguagem que, a partir da, comeou a se preocupar no s com o resultado emprico do processo lingstico, mas com os mecanismos biolgicos/mentais envolvidos na sua produo. A lingstica passou, a partir de ento, a ser de fato a cincia que estuda a linguagem (no seu sentido mais amplo) e no mais o estudo da lngua (produto). 9 Mtodo analtico a estratgia investigativa que permite separar, identificar e nomear os ncleos organizadores das narrativas de carter esttico. 10 A heterogeneidade consiste na diversidade simultnea e sucessiva de situaes didticas.

31 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

compartimentadas. A variao ao longo dessa continuidade lingstica vai depender de fatores, tais como a mobilidade geogrfica, o grau de instruo, a exposio aos meios de comunicao de massa, bem como a outras agncias implementadoras da norma culta e urbana, ao gnero, grupo etrio, mercado de trabalho do falante, etc. As mudanas que alteraram as feies dos dialetos rurais brasileiros ao longo deste sculo foram notadas j nos trabalhos pioneiros dos primeiros dialetlogos. Em sua clssica descrio do dialeto caipira, segundo Bagno (2001) observou que o dialeto caipira est escondido em pequenas localidades que no acompanharam de perto o movimento geral do progresso. E subsiste, fora da, na boca de pessoas idosas, indelevelmente influenciadas pela antiga educao. Assim, o dialeto caipira, que constituiria a expresso mais evidente do profundo processo de mudana que afetou a lngua portuguesa no contato massivo com ndios e negros, estaria j no incio do sculo perdendo as suas caractersticas mais marcantes, em funo da escolarizao e da influncia dos meios urbanos. Desse modo, as variedades populares e rurais tendem a se tornar cada vez menos usadas, devido conseqncia da alfabetizao, da instruo, do ensino supletivo, da divulgao de conhecimentos, e, principalmente, da ascenso social, econmica e cultural das classes inferiores. As mudanas das variedades lingsticas populares e rurais seguem em direo aos modelos urbanos e cultos que so identificadas por muitas incorporaes dialetais ao longo de todo o sculo XX, mesmo nas regies mais refratrias ao processo de urbanizao, bem como, se manifestam por meio dos jornais, do rdio e do ensino escolar e da televiso. Essa influncia dos modelos de variedades do portugus culto sobre o portugus popular tambm pode ser inferida a partir de outro estudo realizado, sobre a concorrncia verbal em falantes analfabetos. S que, nesse caso, urbanos. Apesar de no chegar a um resultado conclusivo sobre a direo da mudana, o estudo consegue revelar a influncia dos meios de comunicaes de massa sobre os padres de fala populares. Entretanto, a realidade sociolingstica brasileira se apresenta como bipolarizada, entre uma norma culta, definida a partir dos padres de fala das classes mdias e alta e uma norma popular ou verncula, reunindo os falares das classes baixas. A histria da lngua portuguesa no Brasil vista por intermdio dessas duas vertentes. Tendo-se particularmente os conjuntos de mudanas que se observam tanto na norma culta quanto na norma popular. Seria tal qual como uma lngua padro que pode ser ensinada s crianas de classes populares sem que haja menosprezo da linguagem utilizada por elas em seus ambientes de

32 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

origem. De acordo com entrevista11 concedida Fundao Csper Libero, em 06.01.2003, a professora Magda Soares afirma que:
O menosprezo s existir se o professor considerar que uma variedade de lngua diferente do dialeto de prestgio (terminologia que mais adequada que lngua padro). inferior: se o professor tem conhecimentos lingsticos e sociolingsticos, sabe que no h dialetos inferiores ou deficientes, portanto, no poder revelar menosprezo em relao a dialetos. (...) A luta da escola contra as desigualdades sociais , fundamentalmente, propiciar aos desiguais armas de luta contra essas desigualdades. No que se refere linguagem, fazer com que os dominados apropriem-se da linguagem dos dominantes, de modo que possam lutar contra estes em igualdade de condies lingsticas.

importantssimo frisar que, no h um padro correto do ponto de vista cientifico. H um padro de prestgio, porque esse padro o dos grupos dominantes. Ento, fundamental imaginarmos o papel central na formao dos professores que atuam no ensino da lngua materna para o desenvolvimento lingstico das crianas na aprendizagem das normas socialmente prestigiadas, em seus usos escritos e orais. Pois, exige-se do professor de lngua materna, domnio da lngua padro, fluncia de leitura, um nvel adequado de mestria na expresso escrita e no conhecimento explcito. Formao cientfico-pedaggica para identificar, por meios dos critrios de diagnsticos relevantes, o nvel de desenvolvimento atingido por cada aluno em cada uma das competncias escolarizadas e para intervir educativamente de modo a promover o seu crescimento lingstico harmonioso e pleno. Uma formao realmente de qualidade para o profissional da Educao, como para o de qualquer outra rea, demanda um investimento na capacitao terica do formando. Ou seja, em uma capacitao para que este futuro profissional tenha possibilidade de compreender a forma como o conhecimento cientfico produzido no seu campo do saber, de avaliar criticamente esta produo de conhecimento e de atuar segundo a orientao critica deste conhecimento. Em resumo, tem que se formar um professor que seja capaz de investigar e criticar sua prpria atuao em sala de aula e de sugerir mudanas necessrias, sempre com base em um conhecimento terico relevante. Nos atuais modelos de formao docente no Brasil, o professor visto como um tcnico, um especialista que aplica com rigor, na sua prtica cotidiana, as regras que derivam

11

Fonte de pesquisa: http://www.facasper.com.br/jo/entrevistas_indice.php?id_secao=4. Visitado em 20/03/2007 s 15h37min.

33 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

do conhecimento cientfico e do conhecimento pedaggico. Portanto, para formar esse profissional, necessrio um conjunto de disciplinas cientficas e outro, de disciplinas pedaggicas, que vo fornecer as bases para sua ao. Ento, torna-se necessrio pensar a formao de um profissional que compreenda os processos humanos mais globais, seja ele um professor do ensino fundamental ou mdio. Um profissional capaz de refletir sobre as questes sociais e culturais do ensino. Um dos consensos resultantes reconhecer que as universidades e as demais instituies de ensino superior precisam repensar seu atual modelo de formao de professores, concordando com esse ponto de vista, Magda Soares (2003) ressaltou:
Que as universidades cumprem sua funo pblica ao preparar um tipo diferenciado de professor, e no, necessariamente, ao atender s demandas de mercado. Na opinio dessa professora, as universidades, na qualidade de instituies de ensino, pesquisa e extenso, devem formar professores, sem, contudo dissociar essas atividades, ou seja, necessrio haver uma articulao entendida, aqui, como juno, fuso, unio da formao docente com a pesquisa compreendida como processo de produo do conhecimento. Concretamente, isso significa que as universidades devem assumir a formao do professor investigador12, um profissional dotado de uma postura interrogativa e que se revele um pesquisador de sua prpria ao docente.

Libaneo destaca que a formao do professor13 no deveria se restringir apenas formao em Licenciatura, mas deveria contemplar tambm aqueles profissionais que j se encontram no mercado de trabalho e que j se encontram submersos no caos educacional. De acordo com o autor ao professor se destinaria:
Uma autorizao (ou capacitao) tanto do licenciado, que dever ser preparado para atuar em dilogo constante com os produtores do conhecimento cientfico da academia, quanto do professor em servio, o qual, pelos motivos j discutidos aqui, no teve uma formao que contemplasse a possibilidade de realizar tal dilogo em prtica. (LIBANEO, 1997, p. 170).

Em entrevista14 concedida ao jornal O Globo da coluna Opinio, em 02.09.2002,


12

A formao do professor investigador, para Magda Becker Soares, deve resultar da vivncia do licenciando, durante sua trajetria na universidade, da pesquisa como processo, o que faz com que o futuro professor no s aprenda, mas tambm apreenda o processo de investigao e, o mais importante, incorpore a postura de investigador em seu trabalho cotidiano na sala de aula.
13

o resgate profissional do professor o processo de torn-lo co-construtor de sua prtica depende de avaliao judiciosa e de reflexo sobre seu trabalho. Avaliao e reflexo baseadas em teoria. (Libaneo, 1997, p. 169). 14 Fonte de pesquisa: http://www.universiabrasil.net/html/noticia_edhha.html. Visitado em 17/08/2007 s 19h13min.

34 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

declara o ex-ministro da educao, Paulo Renato Souza que:


(...) at 1995, era grave o problema dos professores leigos, ou seja, aqueles que no tinham sequer a formao nos cursos de magistrio de nvel mdio, e que atuavam nas reas mais carentes do pas, nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, especialmente nas escolas rurais das redes municipais. Os dados da realidade mostravam, entretanto, avanos significativos no curto espao de sete anos. Em 1995, um de cada quatro professores da Educao Infantil e do Ensino Fundamental de 1 a 4 sries eram leigos, somando um total de 263 mil funes docentes ocupadas por professores nesta situao. Em 2001, o total dessas funes docentes no ultrapassava 100 mil, representando menos de 10% do total. No conjunto de todo o ensino bsico, a proporo de professores com curso superior passou de 44% para 55% entre aqueles anos, apesar da enorme expanso da educao brasileira no mesmo perodo. No Ensino Mdio essa proporo elevou-se de 82% para 89% com formao superior.

O problema no apenas cuidar da formao de novos professores, era e continua sendo preciso pensar tambm em programa de atualizao e capacitao para mais de um milho e meio de professores j formados e em exerccio no ensino bsico. Da o surgimento de inmeras faculdades e plos de ensino de Especializao. Formar professores uma tarefa bastante complexa. Justamente por isso, no so medidas simplistas e banalizadoras, apresentadas como uma frmula mais eficiente e produtiva de preparar os profissionais da educao (e que no deixam de ter seus fins mercadolgicos), que iro resolver os problemas atuais das licenciaturas. Ademais, a novalorizao do profissional da educao, os salrios aviltantes, as precrias condies de trabalho e a falta de um plano de carreira para a profisso continuam sendo questes sem soluo, que afetam diretamente a formao docente no Brasil. Os problemas centrais das licenciaturas apenas sero resolvidos, na verdade, com a implantao de mudanas drsticas na atual condio do profissional da educao. Desse modo, a formao continuada de professores, de acordo com os novos olhares, revelou importantes valores no sentido de qualificar o trabalho docente visando o alcance de melhores nveis de aprendizado na escola brasileira. No entanto, ela requer amplas reflexes no sentido de mudar as condies de trabalho impostas aos professores na educao brasileira. As mudanas efetivas no mundo globalizado colocaram em cheque a profisso docente, no sentido de exigir desses profissionais melhores formao em virtude do mercado cada vez mais exigente, onde a vida profissional merece ser repensada continuamente. Entretanto, devido rpida produo de conhecimentos, a sua difuso na sociedade

35 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

estabelecida, resultando em novos horizontes a respeito do papel que o professor desempenha na sociedade contempornea. Mas, as questes ligadas ao processo de formao do professor na sociedade brasileira, exigem novos olhares a respeito dos currculos formadores das instituies de ensino, como tambm preciso redimensionar o papel de participao social do professor, como agente de transformao social. nesse contexto complexo que se apresenta a formao do professor no Brasil, cada vez mais exigindo melhores ndices de qualificao profissional.

A linguagem e seu contexto social A mudana que se processa no comportamento lingstico de falantes com pronuncia regional, submetidos a um meio onde entram em contato pronuncias diversas e esta diversidade de pronuncias em todo Brasil resultado de um grande fluxo migratrio entre os estados, notadamente dos estados do nordeste. Um bom exemplo a migrao para o Distrito Federal. Uma realidade que se verifica a cada dia e traz consigo um conjunto de fatores sociais e entre os quais, a diversidade lingstica. As pessoas procedentes de vrios estados brasileiros vieram a Braslia procurar emprego, foram convidados para assumir cargos de confiana e foram ficando, ou foram transferidos de regies pblicas federais para a nova capital. Por outro lado, os migrantes de origem rural que fazem parte da classe de migrantes integrados em redes de parentesco no qual um parente veio e foi chamando os outros. Formando dois tipos de variveis: as variveis scio-demogrficas15 e lingsticas16. A linguagem vista como parte do contexto social. Estaremos voltados para um tipo de interao: a relao entre professor e aluno. Pois ela ocorre em um domnio especfico: a sala de aula. este o cenrio (sala de aula) e os atores que detm papis sociais muito bem definidos em nossa cultura (os professores e os alunos). Os processos interativos em sala de aula j so reconhecidos h algum tempo como um recurso valioso para se chegar compreenso dos complexos processos cognitivos envolvidos nas atividades de aprender e ensinar. Da Hora & Christiano fornecem uma descrio muito precisa dos objetivos dessa
15

As variveis scio-demogrficas so representadas pela mobilidade, pela origem e pelo sexo. A origem do falante de grande importncia por causa do confronto urbano/rural. A urbana era relacionada com uma populao mais instruda, com nvel educacional, em sua maior parte, superior. Em relao varivel sexo porque foram verificadas diferenas lingsticas relacionadas com o sexo. 16 As variveis lingsticas com relao s vogais pretnicas, um processo de mudana relacionado com portugus de Portugal e no portugus do Brasil, tratam de assuntos ortogrficos, gramticos, fonlogos, foneticistas e mais recentemente, os sociolingsticos.

36 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

vertente da etnografia que se volta para interpretao da interao em sala de aula.


O estudo dos fenmenos lingsticos no ambiente escolar deve responder a questes educacionais. Estamos interessados em formas lingsticas somente na medida em que, por meio delas, podemos obter um insight dos eventos de sala de aula e, assim, da compreenso que os alunos atingem. Nosso interesse reside no contexto social de cognio onde a fala une o cognitivo e o social. O currculo real (oposto ao pretendido) consiste nos significados realizados ou assimilados por um professor especfico e uma classe. A fim de aprender, os alunos devem usar o que j sabem de modo a conferir significado ao que a professora lhes apresenta. A fala torna passveis de reflexo os processos por meio dos quais os alunos relacionam o novo conhecimento ao velho. Mas esta possibilidade depende das relaes sociais, do sistema comunicativo que a professora estabelece. (DA HORA & CHRISTIANO, 1999, p. 55).

Conforme os educadores enfatizaram que as relaes interpessoais, positivas ou regressivas, que se estabelecem entre professor e aluno fator, favorecedor ou inibidor, respectivamente, da aprendizagem. Haja vista ambos esto intrinsecamente relacionados com o fator motor da interao que a afetividade. Desse modo, as crenas que o professor nutre a respeito das potencialidades acadmicas de crianas provenientes de lares analfabetos influem nos seus padres de retificao dos alunos em sala de aula. Os alunos que so considerados fracos, porque no tem ajuda em casa ou no possuem estmulos ou recursos na famlia, freqentemente so negligenciados, pouco solicitados em sala de aula, s vezes at ignorados. Enquanto os alunos de classe mdia, que so considerados como colaboradores, pois podem partilhar experincias enriquecedoras com os colegas, so sempre lembrados e sistematicamente ratificados. O fato que freqentemente o professor tanto de ensino fundamental, quanto de ensino mdio no possui ainda uma conscincia crtica, globalizada e libertadora de suas crenas e preconceitos que somente conduz o professor a uma ao discriminadora, e qui, desumana. Com adeso dos sociolingistas tal perspectiva se volta para interpretao das perspectivas significativas de professores e alunos em relao aos usos da lngua, na sua modalidade oral e escrita, no domnio escolar e fora dele. Interessados em conhecer os padres das aes que envolvem o uso da variedade de prestgio e das variedades regionais e locais, bem como, a maneira como se apropriam dos recursos associados formalidade e aos outros associados solidariedade e forma como utilizam em seu repertrio. Prosseguindo com relaes as variveis lingsticas, necessrio enfocar um tipo especial de interao aos quais os pontos de vistas tradicionais acerca de como a interao social afeta a aprendizagem se centra no adulto como provedor de novas, como modelador de

37 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

uma execuo perfeita e como fortalecedor seletivo dos intentos do aluno em realizar a tarefa em questo. Existe ainda, um enfoque diferente dos processos sociais de aprendizagem, enfoque este que desperta crescente interesse entre os psiclogos cognitivos interessados no desenvolvimento da capacidade cognoscitiva em geral. O psiclogo sovitico Vygotsky afirma que a criana partilha responsabilidade, mas que o adulto faz o resto. Desse modo o que compe a pratica tem lugar no contexto da atuao global. Nas interaes deste tipo que se produz de maneira natural, o adulto aumentar gradualmente as expectativas acerca da porcentagem de execuo global de que se possa responsabilizar a criana. Verifica-se tambm que a lngua falada no possui uma gramtica prpria. Suas regras de efetivao que so distintas em relao escrita. O que existe maior liberdade de iniciativa por parte de quem fala.
Alem disso as diferenas entre fala e escrita no se esgotam nem tm seu aspecto mais relevante no problema da representao fsica (grafia x som), j que entre a fala e a escrita medeiam processos de construo diversos. (FVERO, ANDRADE & AQUINO, 1999, p. 70).

De acordo com os autores, a conversao uma atividade lingstica bsica. Ela integra as prticas dirias de qualquer cidado, independentemente de seu nvel scio-cultural. A conversao representa os intercursos verbais em que dois ou mais participantes se alternam, discorrendo livremente sobre tpicos propiciados pela vida diria. Criar as condies para que o aluno intensifique seu interesse pelo mundo circundante, abortando-se o velho hbito de acenar para realidades longnquas, inacessveis, que produziro nos estudantes um irremedivel desinteresse pelas coisas da escola. Segundo eles, argumentam que est claro que o professor no vai ensinar o aluno a falar: isto o aluno j o faz quando chega escola. Trata-se, isto sim, de identificar a imensa riqueza e variedade dos usos da lngua. necessrio mostrar como a fala variada, que h diferentes nveis de fala e escrita (diferentes graus de formalismo), isto , diferentes nveis de uso da lngua, e que a noo de dialeto padro uniforme terica, j que isso no ocorre na pratica. O professor precisa mostrar, tambm, que fala e escrita no podem ser dissociadas e que elas se influenciam mutuamente. Precisa valorizar a linguagem presente nos textos falados pelos alunos como ponto de partida para reflexo sobre sua lngua materna. (FVERO, ANDRADE & AQUINO, 1999, p. 115). Em algum sentido no se pode duvidar de que a escola o ambiente ideal de melhoria lingstica dos educandos. sua funo e responsabilidade levar o indivduo a

38 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

adquirir o dialeto social padro, pois somente com o aprendizado da normal culta que ele ter acesso cultura e tradio de uma sociedade letrada. Infelizmente, essa norma tem sido praticada e entendida como privilgio lingstico de uma minoria social. A problemtica est no fato de que aluno que freqenta a escola hoje, definitivamente no pratica esse dialeto como sua lngua materna, e para tanto ter dificuldade de incorpor-lo sua prtica cotidiana de linguagem tanto na leitura, quanto na escrita e na prpria fala. inadequado o pblico para o qual se tente ensinar a lngua padro como nico modo de comunicao, antes de tudo preciso respeitar as variantes lingsticas e apont-las tambm como forma de interao. Quando a escola corrige o aluno, dizendo que o que ele fala ou escreve est errado, est discriminando tambm seu modo social de vida. O respeito fala do aluno condio primria para atingir o objetivo mais amplo que : ensinar tudo a todos. A aquisio da forma padro da lngua portuguesa comea a partir da interao, da mesma maneira que o aluno aprendeu a falar seu prprio dialeto. O professor tambm deve deixar de ser o nico detentor de conhecimento e passar a interagir com os alunos em seu prprio dialeto. Enquanto o professor se colocar na posio privilegiada do que sabe e tem para doar e informar, e o aluno na de quem recebe e se cala, no ser possvel ensinar e aprender com sucesso. A escola tem por funo aprimorar os conhecimentos trazidos, j adquiridos pelos alunos: aproveitando os mesmos para levar o aluno na execuo de tarefas cada vez mais complexas, tanto na leitura, como na fala e na escrita. Para Bagno:
A lngua tambm fica diferente quando falada por um homem ou por uma mulher, por uma criana ou por um adulto, por uma alfabetizada ou por uma no-alfabetizada, por uma pessoa de classe alta, ou, por uma pessoa de classe mdia ou baixa, por um morador da cidade e por um morador do campo e assim por diante. (2001, p. 18).

E, sobretudo, se o falante tiver envolvimento mltiplo nas relaes sociais, normalmente domina mais de uma variedade da lngua, fazendo uso de uma ou de outra, conforme a situao em que se encontra. Nesse sentido, o falante um camaleo lingstico. Pois ele adapta sua fala situao em que est. Assim, por exemplo, se ele est falando com pessoas ntimas, numa situao informal, a variedade usada diferente daquela que seria usada se o mesmo falante estivesse falando com pessoas estranhas, numa situao formal. No contexto social, ao Governo e as instituies de ensino cabem dois desafios: 1) Selecionar bons professores que apresentem as qualidades e qualificaes necessrias para

39 Revista Filosofia Capital


ISSN 1982-6613 Vol. 4, Edio 8, Ano 2009.

que possa oportunizar ao aluno uma educao e uma aprendizagem consciente, crtica e libertadora; 2) Proporcionar que estas competncias sejam permanentemente renovadas e aprimoradas, por meio de uma efetiva e eficaz educao continuada. Evidentemente, a ao docente continua sendo a base do ensino presencial, e investimento na capacitao do professor refletem-se, com alto de eficiente na qualidade do ensino. A vocao e o dom de ser professor no podem ser ensinados, mas a atuao docente pode ser melhorada, qualificando a aula e as demais formas de transmisso do saber. Assim, o professor deixaria de ser o mestre intocvel, mas acima de tudo, passa a ser um facilitador da aprendizagem. E imprescindvel, portanto, redirecionar todos os nossos esforos, volt-los para a descoberta de novas maneiras que nos permitam fazer de nossos bons motoristas da lngua, bons usurios de seus programas. (BAGNO, 2004, p. 120).

REFERNCIAS

BAGNO, Marcos. Lngua moderna: letramento, variao & ensino. So Paulo: Parbola, 2001. _______. Portugus brasileiro? Um convite pesquisa. So Paulo: Parbola, 2002. _______. Preconceito lingstico: o que como se faz. 33 Ed. So Paulo: Loyola, 2004. CASTILHO, Ataliba, A lngua falada no ensino de portugus. So Paulo: Contexto, 2000. DA HORA, Demerval & CRISTIANO, Elizabeth. Estudos lingsticos: realidade brasileira. Joo Pessoa: UFPB, 1999. GYPTIENNE, Antiquit du muse du Louvre. Disponvel em:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl. Acesso em 11/12/2008. (Imagem Marca Dgua). FARACO, Carlos Alberto. Lingstica histrica. So Paulo: tica, 1991. FVERO, Leonor Lopes & ANDRADE, M. Lcia & AQUINO, Zilda. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de lngua materna. So Paulo: Cortez, 1999. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e modernidade: presente e futuro da escola. So Paulo: Cortez, 1997. MOLLICA, Maria Ceclia (Org.) Introduo sociolingstica. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992. ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento. Campinas, So Paulo: Pontes, 2003. SAURRURE, Ferdinand. Curso de lingstica geral. So Paulo: Cultrix, 1986. TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingstica. So Paulo: tica, 1986.

Вам также может понравиться