Вы находитесь на странице: 1из 4

PROJETO DE LEI N.

/2013

DISPE SOBRE A INCLUSO DE UMA AULA SEMANAL, SOBRE OS DANOS SADE, CAUSADO PELO USO DO FUMO, LCOOL E TXICOS, EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

Art. 1- Fica instituda como obrigatria no currculo escolar do ensino fundamental no Municpio de Arapongas, a disciplina de Educao e Preveno ao Uso de Tabaco, lcool e Txicos. 1. A disciplina ser ministrada no 3, 4 e 5 ano do ensino fundamental, com linguagem, contedo curricular e tcnicas adequadas a cada perodo. 2. Sempre que possvel, as aulas tero carter multidisciplinar, com a participao de profissionais de outras reas do conhecimento, especialmente das cincias da sade. 3. Fica estabelecido que estaro aptos a trabalhar o contedo da disciplina tratada nesta lei, profissionais de sade, segurana, psiclogos, professores e assistentes sociais, com conhecimento na rea, pertencentes ao quadro de servidores municipais. 4. No caso de inexistncia no funcionalismo municipal de profissionais suficientes para atender a demanda, fica autorizado ao Municpio de Arapongas, nos termos da legislao pertinente, estabelecer convnios com entidades aptas a prestar este tipo de servio. Art. 2 - Devero ser realizadas atividades que oportunizem a participao de familiares, professores e alunos, a fim de promover a integrao e discusso da problemtica do uso de drogas com a comunidade escolar e a sociedade em geral. Art.3- A implantao da disciplina de Educao e Preveno ao Uso de Tabaco, lcool e Txicos se dar no ano letivo imediatamente posterior a entrada em vigor da presente Lei.

Art. 4 - Ficar a critrio da Secretaria Municipal de Educao promover as adequaes necessrias para a implantao da presente lei, inclusive podendo a mesma ser instituda de forma gradativa. Art. 5- O Poder Executivo dever regulamentar a presente Lei no prazo de at 60 dias a contar da sua entrada em vigor . Art. 6- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Arapongas, 22 de fevereiro de 2013.

EVANGELISTA PEREIRA DA SILVA (LITA) Vereador PHS

JUSTIFICATIVA

Senhora Presidente: Senhores Vereadores:

Venho perante aos ilustres legisladores apresentar este projeto que denominei de ANJO DA GUARDA, dada sua importncia no auxilio da construo de uma infncia segura.
O presente Projeto de Lei tem por objetivo incluir, na grade curricular escolar do ensino fundamental do Municpio de Arapongas, disciplina especfica sobre educao e preveno ao uso de drogas. Tal iniciativa se justifica em face da dimenso que o uso de drogas lcitas e ilcitas tem tomado na sociedade. Importante salientar que a preveno ao uso de drogas deve se dar tambm quanto s chamadas drogas lcitas como lcool e tabaco, que muitas vezes introduzidas na infncia e adolescncia acabam por facilitar a iniciao precoce do consumo de drogas mais pesadas, sendo que em ambos os casos, drogas lcitas ou ilcitas, quando se estabelece uma relao de dependncia, geram inmeros problemas sociais e de sade pblica. Outro aspecto que no deve ser desprezado a questo econmica. Nossos esforos tem se concentrado muito mais nas polticas de represso e combate ao trfico e no tratamento dos dependentes qumicos, do que na educao e preveno, que apesar de trazer resultados em longo prazo, mais eficaz visto que nessa idade (escolar) as crianas assimilam com muita facilidade os contedos relacionados a este tema. Assim, apresentamos o presente Projeto de Lei por acreditar que abordar essa questo de forma pedaggica na escola, com o envolvimento da famlia e da comunidade, contribuir na preveno do uso de drogas e estaremos atuando em um perodo importante da formao do carter das nossas futuras geraes.

Problemas com instabilidade emocional so comuns s crianas que, nesta faixa etria, ficam mais sensveis e expostos s influncias negativas. O impacto e a abrangncia desta iniciativa, que apenas comea com o presente Projeto de Lei, sero enormes, pois, em nosso Municpio existem 26 escolas municipais e sero alcanados cerca de cinco mil alunos. Portanto, em face da importncia do presente Projeto de Lei, espero contar com o apoio unnime de meus pares, na certeza de que o mesmo ser aprovado,

Atenciosamente

EVANGELISTA PEREIRA DA SILVA (LITA) Vereador- PHS

Вам также может понравиться