Вы находитесь на странице: 1из 7

INDSTRIA CULTURAL E DITADURA MILITAR NO BRASIL DOS ANOS 70

Jacira Silva de Frana Mestra em Sociologia pelo Programa de Ps-graduao em Sociologia da UFPE Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) jaciracardim@yahoo.com.br

Indstria Cultural e Ditadura Militar no Brasil dos anos 70

Jacira Silva de Frana

Resumo

Este artigo analisa a relao entre a formao e consolidao de uma indstria cultural no Brasil e o Regime Militar na dcada de 1970 considerando que, de um lado, a censura esteve presente de forma ostensiva; de outro, os incentivos do governo foram cruciais para o desenvolvimento do sistema comunicacional no Pas.

Palavras-chave: indstria cultural; ditadura militar; censura; capitalismo monopolista; cultura.

A dcada de 1970 no Brasil foi marcada por investimentos significativos na rea das telecomunicaes, pela consolidao de grandes grupos como a Rede Globo e a Editora Abril; pelo boom da publicidade e pela formao de conglomerados jornalsticos. Processos que j vinham ocorrendo desde meados dos anos de 1960, mas que se consolidam na dcada posterior configurando assim a chamada indstria cultural. Indstria esta que teve como suporte o contexto poltico-econmico da ditadura militar e a consolidao do capitalismo monopolista. Analisar a relao entre indstria cultural e Ditadura Militar requer um ponto de partida. Nos termos de Maria Arminda Arruda, O ponto de partida a ser tomado a prpria acumulao capitalista [...] (Arruda, 2004: 36) o que no implica dar preponderncia dimenso econmica, mas sim considerar que este modo de acumulao favorece a formao de grandes blocos econmicos, a diversificao ainda maior de mercadorias e a atuao do Estado e de seus aparatos governamentais. Assim, preciso considerar que o golpe militar de 1964 foi acompanhado de uma crise gerada no governo Joo Goulart (1961-1964), fruto de um dos piores ndices de crescimento, inflao recorde e insatisfao com a poltica do governo. O regime burocrtico-militar tinha, ento, como desafio inicial a recesso marcada pelo controle da inflao e pela poltica de arrocho salarial1. com a posse do general Costa e Silva (19671969) que ganha propulso o chamado milagre brasileiro. A partir de 1968 a recesso cedeu lugar ao chamado milagre brasileiro baseado numa poltica fiscal de incentivos e isenes que beneficiou o capital nacional e a entrada do capital estrangeiro. Assim, o relaxamento do controle monetrio, o crdito fcil e o crescimento acelerado promoviam o incio de uma cultura de consumo, principalmente de bens durveis e manufaturados como aparelhos de TV. E, a partir da idia de que a cultura era central para difundir e incutir a ideologia do governo, atravs da bandeira de manter a segurana nacional, os governos militares implementaram uma poltica modernizadora nas telecomunicaes. Em 1965 criada a Embratel (Empresa Brasileira de telecomunicaes) e o Brasil associa-se a Intelsat (Sistema Internacional de Satlites); em 1967 foi criado o Ministrio das Comunicaes. No ano de 1968 surgem as primeiras emissoras de freqncia modulada (FM) e criada a AERP (Assessoria Especial de Relaes Pblicas) que reforava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas e constitua uma maneira de organizar o ataque ideolgico do Estado. Em 1969 o pas se integra ao sistema mundial de comunicao por satlite e criada a Embrafilme empresa estatal que financiava a produo cinematogrfica brasileira.

O arrocho salarial foi uma poltica de controle na qual o Governo estabelecia os ndices de reajustes salariais com base na inflao dos meses anteriores o que gerava um descompasso, pois, os salrios estavam sempre abaixo da inflao real. (PAES, 1997: 49).

Instituies como o Conselho Federal de Cultura e o Instituto Nacional do Cinema (INC) foram criados com a finalidade de incentivo e controle da produo cultural do pas. Produo que no incio da dcada foi marcada pela chamada contracultura em que a esquerda dominava. Uma espcie de anomalia, termo utilizado por Maria Helena Paes (1997: 74), para descrever os meados dos anos 60 nos quais o Brasil vivenciava uma ditadura marcadamente de direita com a hegemonia cultural caracteristicamente de esquerda. A televiso, que teve grande expanso no ps-64 transformou-se na principal arma ideolgica do governo. Mensagens sobre o desenvolvimentismo brasileiro e a necessidade de manter a segurana nacional foram repassadas populao atravs de sua programao e, principalmente, das campanhas publicitrias (propagandas), elementos sine qua non do controle ideolgico do Estado. Eis o ponto nodal para entender a prioridade do regime na instalao de uma rede de micro-ondas que pudesse integrar todo o territrio nacional. O prprio governo fazia vistas grossas para parcerias com empresas estrangeiras, a exemplo, do acordo firmado entre a Rede Globo e o grupo americano Time-life que contribuiu e muito para que esta emissora, em 1969, chegasse a dominar a audincia no Brasil (Silva, 1986: 40-41). Toda esta poltica de incentivo esteve atrelada censura que se instaurou no pas, principalmente depois do AI-5 (Ato Institucional nmero 5) em 1968. Em resposta oposio ao regime, feita pelo movimento estudantil e pela chamada Frente Ampla que reunia vrios polticos, dentre eles o ex-presidente Joo Goulart, um golpe dentro do golpe desferido (Silva, 1986: 31). O AI-5 possibilitou o fechamento do Congresso Nacional e decretou prises, cassaes e a instituio da censura nos meios de comunicao. Notcias sobre presos polticos, greves e crises passaram a ter veiculao proibida. Foi o ponto decisivo para a centralizao militar do poder e o estabelecimento da censura efetiva. Desta forma, o Governo militar

instaurou um regime ditatorial e repressor, por um lado, e, por outro, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de um capitalismo sustentado pela formao dos monoplios, pela diversificao dos bens de produo e por investimentos considerveis em tecnologia (Arruda, 2004: 40-41), marcas da fase monopolista, tardia e dependente, do capitalismo brasileiro. O Brasil crescia e a propaganda ajudava a torn-lo ainda maior, para isso foram realizados contratos vultosos com as agncias de propaganda. Como ressalta Maria Eduarda Rocha
Protegido pelo Regime Militar, o setor publicitrio demarcou melhor as suas fronteiras, racionalizou ainda mais as suas prticas e profissionalizou definitivamente a sua fora de trabalho. O contexto deste amadurecimento bastante conhecido. O investimento publicitrio, que saltou de U$ 200 milhes em 1969 para U$ 1,5 bilhes em 1979, alimentou-se da chegada das multinacionais e da poltica de relaes pblicas do governo. (Rocha, 2004: 35).

O cinema foi um outro ramo importante neste perodo e a ao do Estado foi mais flagrante. Carlos Eduardo Silva (1986) descreve que, sob o comando da EMBRAFILME empresa estatal o cinema brasileiro ganhou impulso considervel. Nos anos 70, o Brasil atinge uma produo mdia anual de 100 longas-metragens. O ufanismo, os grandes momentos histricos e as adaptaes de obras literrias so tratados pelo cinema com fins mercadolgicos. O pice deste processo pode ser expresso pela frase de Gustavo Dahl, que em meados dos anos 70 esteve frente da EMBRAFILME: mercado tambm cultura (Kreinz, 1990: 133). Junto com o incentivo infraestrutural, a censura esteve presente, como j apontado. No comeo dos anos 70 muito se dizia e pouco se comunicava por todo o pas (Festa, 1986). A censura esteve presente em todas as reas: jornais, revistas, livros, rdio, TV, filmes, peas teatrais, msica e ensino. Como foi possvel, ento, o desenvolvimento massivo da indstria cultural? Renato Ortiz (1991) indica o caminho: a censura no repreendia todo e qualquer produto cultural, alm do que sua principal funo era impedir a emergncia de determinadas ideias, notcias, publicaes que estivessem contrrias lgica ditatorial de difundir ideais de progresso, harmonia e desenvolvimento. clebre a frase atribuda ao presidente Mdici:

Sinto-me feliz, todas as noites quando ligo a televiso para assistir ao jornal. Enquanto as notcias do conta de greves, agitaes, atentados e conflitos em vrias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. como se eu tomasse um tranquilizante aps um dia de trabalho. (Reis Jnior, 2003).

O ato sensor proibia a veiculao de peas teatrais, filmes, livros, novelas no o teatro, o cinema, a TV, o mercado editorial. Atravs de investimentos significativos e da censura, o Estado burocrtico-militar soube atrair para si o controle das principais vias de comunicao do pas.

Consideraes Finais

Analisar os anos de 1970 no Brasil no concernente consolidao da indstria cultural, implica considerar seu contexto poltico (regime ditatorial), econmico (capitalismo monopolista) e comunicacional (expanso de informaes atravs dos meios de comunicao). E, principalmente, levar em conta que, apesar da forte censura, o Estado foi o grande mecenas da cultura nos anos setenta (Miceli, 1984), estabelecendo uma dupla forma de atuao: a primeira, mais direta, refere-se ao incentivo das polticas culturais voltadas s produes da cultura popular e da cultura erudita atravs de rgos como o IPHAN (Instituto do Patrimnio Artstico e Histrico Nacional) e a Funarte (Fundao Nacional de Arte, criada em 1975). A segunda, indiretamente, no sentido de propiciar a infraestrutura necessria para o desenvolvimento da indstria cultural no Brasil. Isso no implica desconsiderar que tambm coexistiram com este desenvolvimento da indstria cultural acontecimentos e processos scioculturais que deixaram marcas indelveis na nossa histria, a saber, crescimento abissal da desigualdade social e econmica; torturas; represso e um sistema de mdia muitas vezes vinculado aos interesses do Estado.

Referncias bibliogrficas

ARRUDA, Maria Arminda. A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro. 2 ed. So Paulo, EDUSC, 2004. CANO, Wilson. Brasil: o sonho acabou? In: Soberania e poltica econmica na Amrica Latina. So Paulo: Editora UNESP, 2000. FESTA, Regina. Movimentos sociais, comunicao popular e alternativa. In: FESTA, Regina; SILVA, Carlos Eduardo Lins (orgs.) Comunicao popular e alternativa no Brasil. So Paulo: Paulinas, 1986. MICELI, Srgio. Teoria e prtica da poltica cultural oficial no Brasil. In: MICELI, Srgio (org). Estado e Cultura no Brasil. So Paulo: DIFEL, 1984. KREINZ, Glria. Monoplio estatal e empirismo criativo: diferentes trajetrias do mercado televisivo na Espanha e no Brasil. In: MELO, Jos Marques (org.) Comunicao comparada: Brasil/Espanha. So Paulo: Loyola, 1990. PAES, Maria Helena Simes. A dcada de 60: rebeldia, contestao e represso poltica. 4 ed. So Paulo: tica, Srie Princpios, 1997. ORTIZ, Renato. A Escola de Frankfurt e a questo da cultura. In: Revista Brasileira de Cincias sociais, v.1, n1, So Paulo, 1986. ORTIZ, Renato. A moderna tradio brasileira: cultura brasileira e indstria cultural. 3 ed. So Paulo, Brasiliense, 1991. REIS JNIOR, Antnio. Telejornalismo nos anos 70. Adaptao de captulo da dissertao de mestrado As representaes da dispora nordestinas no documentrio brasileiro (anos 1970/80), defendida na Escola de Comunicaes e Artes - Universidade de So Paulo em 2003. Disponvel em: http://www.mnemocine.com.br/aruanda. ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Sob o signo da prosperidade: a publicidade brasileira depois do golpe. In: A nova retrica do grande capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. SILVA, Carlos Eduardo Lins. As brechas da indstria cultural brasileira. In: Comunicao popular e alternativa no Brasil. So Paulo: Paulinas, 1986.

Вам также может понравиться