Вы находитесь на странице: 1из 15

A POLTICA DE RECURSOS HDRICOS NO BRASIL

ZILDA MARIA FERRO BORSOI SOLANGE DOMINGO ALENCAR TORRES**

RESUMO
Este artigo apresenta, inicialmente, os principais conceitos relativos gesto de recursos hdricos. Em seguida, rene informaes sobre as disponibilidades mundiais e nacionais de recursos hdricos, as aes de organizaes internacionais e as estruturas adotadas em alguns pases desenvolvidos para a gesto de guas. Finalmente, relata a experincia brasileira no gerenciamento de recursos hdricos, culminando com a sano recente da Lei 9.433, de 08.01.97, que estabelece a poltica nacional de recursos hdricos. Essa lei rene os mais modernos princpios e instrumentos de gesto de guas, muitos j em uso em pases desenvolvidos, contribuindo para a implantao, no Brasil, de estruturas realmente eficientes e eficazes de planejamento e gerenciamento nessa matria. Com o advento da Lei 9.433, a expectativa do BNDES que os municpios tenham condies mais definidas para a promoo das concesses dos servios de saneamento ao setor privado.

ABSTRACT
This paper first presents the principal concepts relating to water resource management. Secondly, it gathers together information about the availability of water resources world-wide and in Brazil, what international organizations are doing, and the structures adopted in some developed countries for water resource management. Finally, an account is given of the Brazilian experience in water resource management, culminating in the recent sanctioning of Law 9,433 of 01.08.97, which lays out the national policy for water resources. This law brings together the most modern water resource management principles and tools, many of which are already in use in developed countries. It will contribute to the implementation of truly efficient and effective structures for planning and managing water resources in Brazil. With the enactment of Law 9,433, BNDES expects that municipalities will have a more clearly defined position for granting sanitation services concessions to the private sector.

1. Introduo - Conceito de Recurso Hdrico


As autoras agradecem a Jerson Kelman, professor de recursos hdricos do Laboratrio de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a Edmar Carneiro dos Santos, engenheiro do Departamento de Energia do BNDES, pelos comentrios verso preliminar deste artigo. **Respectivamente, gerente e economista da Gerncia de Estudos de Saneamento do BNDES.

A gua considerada um recurso ou bem econmico, porque finita, vulnervel e essencial para a conservao da vida e do meio ambiente. Alm disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regies. Por outro lado, tambm tida como um recurso ambiental, pois a alterao adversa desse recurso pode contribuir para a degradao da qualidade ambiental. J a degradao ambiental afeta, direta ou indiretamente, a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a fauna e a flora; as condies estticas e sanitrias do meio; e a qualidade dos recursos ambientais. O controle da poluio da gua necessrio para assegurar e manter nveis de qualidade compatveis com sua utilizao. A vida no meio aquoso depende da quantidade de oxignio dissolvido, de modo que o excesso de dejetos orgnicos e txicos na gua reduz o nvel de oxignio e impossibilita o ciclo biolgico normal. A legislao ambiental brasileira - constituda pela Lei 6.938, de 31.08.81, e Resoluo Conama 001, de 23.01.86 - conceituou as guas interiores, as superficiais e as subterrneas como um recurso ambiental, e a degradao da qualidade ambiental, por sua vez, como qualquer alterao adversa desse recurso.

Usos da gua
A utilizao da gua nas diversas atividades humanas tem conseqncias muito variadas sobre o corpo d'gua. O recurso hdrico pode ser usado com derivao de guas, por exemplo, no abastecimento urbano e industrial, na irrigao, na aquicultura etc., ou sem derivao de guas, como o caso, em geral, da gerao hidreltrica, navegao fluvial, pesca, recreao, assimilao de esgotos etc. O uso da gua pode ser mais ou menos consuntivo, isto , pode resultar em perda elevada, mdia ou reduzida de gua. A perda a diferena entre o volume de gua retirado do corpo d'gua para ser utilizado e o volume devolvido, ao final do uso, ao mesmo corpo d'gua. No abastecimento urbano, descontadas as perdas pela rede de distribuio, o uso consuntivo pode ser considerado baixo, em torno de 10%. Todavia, no abastecimento industrial, o uso consuntivo varia conforme o setor, situando-se em torno de 20%. Na irrigao, o uso consuntivo elevado, alcanando 90%. Por outro lado, na gerao de energia eltrica a perda , em geral, baixa e se d somente pela evaporao. Cada atividade humana tem seus prprios requisitos de qualidade para consumo de gua: o abastecimento urbano, a aquicultura e a pesca exigem alto padro de qualidade; o abastecimento industrial e a irrigao necessitam de mdia qualidade de gua; e a gerao de energia e a navegao podem usar gua de baixa qualidade. Quanto aos efeitos das atividades humanas sobre as guas, boa parte poluidora: o abastecimento urbano e industrial provoca poluio orgnica e bacteriolgica, despeja substncias txicas e eleva a temperatura do corpo d'gua; a irrigao carreia agrotxicos e fertilizantes; a navegao lana leos e combustveis; o lanamento de esgotos provoca poluio orgnica, fsica, qumica e bacteriolgica. A gerao de energia eltrica, por sua vez, no poluidora, mas provoca alterao no regime e na qualidade das guas. A construo de grandes represas, com inundao de reas com vegetao abundante, no apenas compromete bastante a qualidade da gua, como pode repercutir em todo o meio ambiente em torno.

Demanda por gua


A demanda das populaes por gua depende dos padres e costumes de uso, da renda, de sua localizao urbana ou rural, da disponibilidade de gua e outros fatores. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), as populaes rurais de pases em desenvolvimento consomem entre 35 e 90 litros de gua por

3 habitante/dia. Entretanto, em alguns desses pases verifica-se um consumo de at cinco litros por habitante/dia, o mnimo necessrio para manter a vida. A demanda de gua das populaes urbanas, mesmo em pases em desenvolvimento, bastante superior. Dados referentes ao Chile, por exemplo, apresentam uma demanda que varia de 150 litros por habitante/dia, nas zonas urbanas desprovidas de esgoto, at 1.500 litros por habitante/dia, em zonas urbanas de edifcios de apartamentos. O planejamento dos servios de gua no Rio de Janeiro delimita a demanda mdia residencial em 100 litros por habitante/dia para as populaes faveladas, 180 litros por habitante/dia para as populaes de baixa renda e 300 litros por habitante/dia para as populaes de mdia e alta rendas.

Estima-se que, no Brasil, o abastecimento urbano consuma 30% da gua utilizada, a indstria 23% e a irrigao 47%. superior.
1

Observe-se que, atualmente, o percentual consumido pela irrigao deve ser bastante

A demanda de gua pela indstria depende de coeficientes tcnicos e das perdas de cada setor, alm da tecnologia adotada. H indstrias altamente consumidoras e outras de baixa demanda, que podem ser abastecidas pela rede pblica ou por poos profundos. Uma fbrica de cerveja, que uma indstria grande consumidora de gua, utiliza em mdia 20m3 de gua para produzir 1m3 de cerveja. Alm do consumo de gua para a produo, a indstria utiliza a gua para o lanamento de despejos industriais. A atividade econmica que mais consome gua a irrigao de culturas agrcolas, graas s elevadas perdas provocadas pela evapotranspirao. Em termos mundiais, a agricultura utiliza 69% da gua disponvel, a indstria consome 23% e as residncias 8%. Em pases em desenvolvimento, a utilizao de gua pela agricultura chega a atingir 80% [Banco Mundial (1994)].

2. Gesto de Recursos Hdricos


A gesto de recursos hdricos, atravs de bacia hidrogrfica, tem papel fundamental na gesto ambiental porque a gua um indicador que se presta a modelagens de simulao. possvel reproduzir o funcionamento hidrulico e ambiental a partir de uma base tcnica: informao sobre apropriao (uso e poluio) da gua e caractersticas fisiogrficas da bacia e do corpo d'gua em si. A base tcnica permite, por outro lado, acrescentar ao cenrio futuro os interesses dos diversos atores envolvidos em determinada bacia. Conseqentemente, avaliam-se quem ganha e quem perde nesses cenrios extrapolados. Trata-se de uma base econmico-financeira que permitir quantificar os investimentos necessrios, bem como o valor a ser cobrado para sua cobertura. A disposio do usurio em pagar advm, principalmente, da certeza de que a gesto lhe d quanto necessidade do investimento para seu negcio. Quanto melhor a qualidade da gesto, menor o carter impositivo da cobrana. A expresso institucional do acordo de benefcios e perdas dever ocorrer em um comit - denominado Comit de Bacia - que rena os diferentes interesses. A gesto compreende, ainda, uma agncia executiva, que realiza as tarefas relativas ao cumprimento das decises do comit, bem como submete a ele outras aes.
2

Isso conforma uma base poltico-administrativa cujos princpios fundamentais de gerenciamento

podem ser assim sintetizados:


1 2

Dados da ABRH, 1987.

Na avaliao do professor Jerson Kelman, do Laboratrio de Hidrologia da UFRJ, alm de ser fundamental o gerenciamento dos recursos hdricos pelas bacias hidrogrficas, existem outros dois pontos bsicos na gesto: a outorga para o uso e a cobrana pelo seu uso. A outorga atribuio exclusiva do poder pblico, federal ou estadual, que deve avaliar o efeito do novo uso sobre os antigos usurios e sobre o meio ambiente. Para caracterizar a oferta de gua, h que se ter uma rede de monitoramento com dados sobre a quantidade e a qualidade das guas. Por outro lado, a demanda o resultado de um cadastro atualizado de usurios. Em situao de escassez, a cobrana pelo uso da gua deve ser suficientemente elevada de modo que estimule

todos tm direito a pleitear acesso aos recursos hdricos;


todos tm direito a pleitear acesso aos recursos hdricos; a gua um bem econmico; a bacia hidrogrfica a unidade de planejamento; a gua deve ser distribuda conforme critrios sociais, econmicos e ambientais; os usurios devem participar da administrao da gua; a avaliao sistemtica dos recursos hdricos de um pas responsabilidade nacional e deve ser assegurada pelos governos federal e estaduais; deve haver esforo constante na educao ambiental da sociedade; indispensvel a cooperao internacional quando se trata de rios que atravessam ou servem de fronteiras entre pases; e a cooperao internacional deve visar ao intercmbio cientfico e tecnolgico.

A importncia da negociao na fase de planejamento decorre do fato de que o uso e a proteo das guas so promovidos por muitas entidades, pblicas e privadas, com distintos graus de poder. Quando a apropriao da gua atinge nvel prximo do esgotamento de sua disponibilidade qualitativa ou quantitativa, surgem os conflitos. A situao mais comum que no haja condio de se adotar a soluo mais adequada, permanecendo os conflitos como se o tempo pudesse solucion-los sozinho. A criao do Comit de Bacia tem por objetivo promover um frum permanente de negociao para os interessados. O poder pblico deve assumir a propriedade das guas e estabelecer o controle sobre seu uso, como determina a Constituio Federal, mas a gesto, pela sua complexidade, deve ser descentralizada para permitir a intervenincia dos diversos interessados. A base legal, constituda pelo conjunto de leis, decretos, normas e regulamentos relacionados ao uso e controle dos recursos hdricos, conforma um modelo de gerenciamento de guas adotado pelo Estado. No Brasil, por exemplo, at o advento da Lei de Recursos Hdricos, o modelo de gesto era o do gerenciamento pelo tipo de uso da gua, existindo diversos rgos e entidades pblicas com atribuies de gesto da gua, de forma desarticulada e ineficiente. O resultado da negociao entre os interessados consubstancia-se em um plano de ao e em projetos que listam os investimentos prioritrios para o atingimento de metas, devendo haver clareza sobre as responsabilidades de execuo: essa a base operacional da gesto dos recursos hdricos. O Comit de Bacia deve propor, analisar e aprovar os planos e programas de investimento vinculados ao desenvolvimento da bacia. O planejamento de recursos hdricos de longo prazo, uma vez que diversos usos, como a gerao de energia e hidrovias, por exemplo, envolvem projetos de longa maturao.

os usurios ineficientes a desistir de suas outorgas. A cobrana pelo uso da gua indispensvel para uma gesto eficiente dos recursos hdricos, mas sua implantao um processo gradual que requer alguns anos. O importante mostrar sociedade e aos prprios usurios que a cobrana conduz utilizao mais racional dos recursos hdricos e, alm disso, viabiliza a execuo de investimentos e servios para a preservao ambiental e o atendimento dos prprios usurios da bacia.

3. Recursos Hdricos no Mundo


Da quantidade de gua existente sobre a terra (1.370 milhes de km3), 97,2% so de gua salgada. A gua presente na neve ou no gelo corresponde a 2,1%, a gua doce equivale a 0,6% do total e o restante da gua apresenta-se na forma de vapor atmosfrico [Setti (1994)]. A gua doce, portanto, tem reservas estimadas em 8,2 milhes de km3, sendo que desse total somente 1,2% (98.400 km3) apresenta-se na forma de rios e lagos e os restantes 98,8% constituem guas subterrneas ou aqferos [Setti (1994)]. Os continentes mais favorecidos em reservas de gua doce so a sia, a Amrica do Norte e a Amrica do Sul. Aproximadamente metade da gua subterrnea considerada invivel para utilizao, porque est situada a mais de 800 m de profundidade. Sua qualidade, entretanto, naturalmente boa para o consumo geral, graas ao processo de filtrao e s reaes biogeoqumicas no subsolo. Em pases como a Arbia Saudita, a Dinamarca e Malta, as guas subterrneas so o nico recurso hdrico disponvel. Em outros, como a ustria, Alemanha, Blgica, Frana, Hungria, Itlia, Holanda Marrocos, Rssia e Sua, mais de 70% da demanda so atendidos pelo manancial subterrneo [Banco Mundial (1994)]. Os aqferos podem ter centenas de metros de espessura e milhares de quilmetros quadrados de extenso e sua realimentao processa-se tal como a das guas superficiais, pelo recebimento das guas das chuvas, neves, geadas etc. A gesto integrada dos recursos hdricos superficiais e subterrneos, na rea de uma unidade hidrogrfica, deve manter o equilbrio do regime hidrolgico e a qualidade das guas. Vale mencionar que, de acordo com a International Water Resources Association (IWRA), entre 8 milhes e 11 milhes de pessoas morrem anualmente no mundo por causa de problemas relacionados ao controle da qualidade da gua (doenas provenientes da contaminao) ou da quantidade (inundaes e secas). Os conflitos entre pases usurios de uma mesma bacia, que envolvem cerca de 40% da populao mundial, costumam ser resolvidos atravs de tratados internacionais. Existem mais de 200 bacias hidrogrficas comuns a dois ou mais pases, correspondendo a cerca de 60% da superfcie mundial [Banco Mundial (1994)].

Os Recursos Hdricos no Brasil


A vazo da bacia amaznica altera profundamente a disponibilidade de recursos hdricos no territrio brasileiro (177,9 mil m3/s). Se agregarmos a vazo dessa bacia s disponibilidades hdricas do Brasil (251 mil m3/s), esse potencial hdrico corresponde a 53% do total referente Amrica do Sul. A representatividade brasileira e amaznica tambm significativa em termos mundiais (15%). De acordo com os dados do Deptartamento Nacional de guas e Energia Eltrica (DNAEE), do Ministrio das Minas e Energia, a bacia amaznica concentra 72% do potencial hdrico nacional. A distribuio regional dos recursos hdricos de 70% para a regio Norte, 15% para a Centro-Oeste, 12% para as regies Sul e Sudeste, que apresentam o maior consumo de gua, e 3% para a Nordeste. Essa regio, alm da carncia de recursos hdricos, tem sua situao agravada por um regime pluviomtrico irregular e pela baixa permeabilidade do terreno cristalino. Com exceo da bacia amaznica, as demais 19 bacias hidrogrficas brasileiras foram mapeadas pelo DNAEE na dcada de 80. Assim, h informaes sobre projetos de irrigao implantados e a implantar, aproveitamentos hidreltricos existentes e futuros, trechos navegveis, reservatrios, grandes lanamentos de cargas poluidoras, reas poludas, reas com problemas de disponibilidade hdrica, reas sujeitas a enchentes, reas com intermitncia e outros aspectos importantes para a gesto de recursos hdricos.

6 Em termos de guas subterrneas, a utilizao no Brasil bastante modesta. So perfurados de 8 mil a 10 mil poos por ano, a grande maioria para abastecimento de indstrias. Somente nas ltimas dcadas vem-se verificando a tendncia para o abastecimento pblico com guas subterrneas. O Estado de So Paulo o maior usurio das guas subterrneas no Brasil, tendo cerca de 65% de seus ncleos urbanos e aproximadamente 90% da indstria sendo abastecidos parcial ou totalmente por poos. A escassez de gua no Brasil est associada a baixas disponibilidades especficas no Nordeste e a altas densidades demogrficas nas regies Sudeste e Sul. Os conflitos esto situados em reas de grande densidade demogrfica e intensa concentrao industrial - regies Sudeste e Sul. Nessas regies, a poluio dos recursos hdricos mais grave, aumentando significativamente os custos para tratamento da gua. A escassez de recursos hdricos tambm aumenta os custos de captao de gua, pois os mananciais esto cada vez mais distantes dos centros urbanos ou necessria a explorao de fontes alternativas. No Estado de So Paulo, por exemplo, estima-se que at o ano 2010 a demanda por gua ser superior oferta nas bacias do Piracicaba e do Alto Tiet e na Baixada Santista, reas que concentram a maior parte da populao estadual.

As Organizaes Internacionais e os Recursos Hdricos


A preocupao com a gesto dos recursos hdricos sucedeu a difuso da onda ambiental deflagrada aps a Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente de Estocolmo, em 1972. Na poca, j se fixava o princpio de que deve-se confiar a instituies nacionais apropriadas a tarefa de planejar, administrar e controlar a utilizao dos recursos ambientais, com vistas a melhorar a qualidade do meio ambiente. A Conferncia Internacional sobre a gua e o Meio Ambiente de janeiro de 1992, realizada em Dublin, responsvel pela formulao das estratgias e programas de ao que seriam apresentados na Rio 92, estabeleceu os seguintes pontos principais:

a gua doce um recurso finito e vulnervel, essencial para a conservao da vida, a manuteno do desenvolvimento e do meio ambiente; o desenvolvimento e a gesto da gua devem ser baseados na participao dos usurios, dos planejadores e dos responsveis polticos em todos os nveis;

a gua tem valor econmico em todos os seus usos competitivos e deve ser reconhecida como um bem econmico.

Na Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente do Rio de Janeiro, em 1992, foram consolidados os compromissos sobre recursos hdricos que seriam assumidos pelos pases participantes. Considerando que a gua necessria em todos os aspectos da vida, a conferncia fixou, como objetivo geral, a garantia do suprimento adequado de gua de boa qualidade para toda a populao do planeta e, ao mesmo tempo, a preservao das funes biolgicas, hidrolgicas e qumicas dos ecossistemas, adaptando as atividades humanas aos limites da capacidade da natureza e combatendo os vetores das doenas transmissveis pela gua. Na Agenda 21, foram relacionadas as propostas da conferncia para programas de proteo da qualidade e do suprimento de gua nas reas de desenvolvimento e gerenciamento de recursos hdricos integrados; de avaliao dos recursos hdricos; de proteo dos recursos hdricos, da qualidade da gua e dos ecossistemas aquticos; de suprimento de gua potvel e saneamento; de gua e desenvolvimento urbano sustentvel; de gua para produo sustentvel de alimentos e desenvolvimento rural; e dos impactos das mudanas climticas nos recursos hdricos.

4. Experincia Internacional em Gesto

muito conhecida a experincia da bacia do Ruhr, na Alemanha, que no incio do sculo apresentava grave problema de poluio, levando criao da Associao de gua da Bacia do Ruhr. Em 1913, ela j estabelecia que todos os seus associados (empresas industriais e comerciais, os municpios, as comunidades etc.) seguiriam a poltica acertada em assemblia de associados e fixava a cobrana pelo uso e pela poluio das guas. Com tais recursos, realizava os investimentos necessrios bacia e outras atividades ligadas gesto. Os benefcios resultantes dos investimentos e da gesto, em confronto com o custo para sua obteno, municiavam os associados para a tomada de deciso sobre a qualidade da gua. O modelo do Ruhr foi bem-sucedido e espalhou-se pelas reas industrializadas vizinhas, criando-se 12 associaes de gua. Entretanto, somente na dcada de 60, pases como os Estados Unidos, a Frana, a Gr-Bretanha e a prpria Alemanha renovaram suas leis e instituies, procura de maior eficcia na recuperao e conservao dos recursos hdricos. Vale lembrar que o princpio bsico originado na administrao dos associados da bacia do Ruhr - de que a gua um bem econmico escasso cujo uso deve ser racional, assim como a produo de resduos (esgoto e lixo) deve ser a menor possvel e passar por tratamento - foi naturalmente incorporado s legislaes mencionadas. So relacionados, a seguir, alguns casos de gesto em pases desenvolvidos.

Inglaterra e Pas de Gales


O Reino Unido compreende a Inglaterra, o Pas de Gales, a Esccia e a Irlanda do Norte. A legislao em vigor para a Inglaterra a mesma para o Pas de Gales. A legislao sobre administrao fluvial foi criada em 1948 e a regulamentao das guas se deu com a Lei das guas de 1973. O governo central tem as principais responsabilidades pela poltica de gesto das guas em nvel nacional. O gerenciamento dos recursos hdricos centralizado, admitindo algumas aes regionais. A Autoridade Nacional da gua o rgo que determina a estratgia geral do uso dos recursos hdricos para a Inglaterra e para o Pas de Gales e tem representantes do Ministrio da Agricultura, Pesca e Alimentos e das secretarias. As autoridades regionais da gua possuem as seguintes responsabilidades: conservao, desenvolvimento, distribuio e utilizao racional dos recursos hdricos; drenagem, depurao de guas domsticas e de outras origens; regenerao e manuteno da qualidade das guas dos rios e de outras guas interiores; desenvolvimento e preservao das utilizaes recreativas e culturais das guas interiores; utilizao das guas interiores para navegao; drenagem de terras e pesca em guas. Cada autoridade regional dispe de um conselho de administrao para sua direo, com representantes das coletividades locais, da indstria e do governo central. As autoridades locais, eleitas pelo voto, so responsveis pela indicao dos representantes das coletividades, as organizaes profissionais indicam os representantes da indstria e o governo central designa os demais membros e o presidente. As licenas para o uso da gua so concedidas por perodos de cinco anos e atravs de edital pblico. A tarifa cobrada sobre o volume autorizado para consumo, mesmo que o efetivo consumo seja inferior, e o custo diferenciado conforme a finalidade da captao de gua, perodo do ano e regio em que se capta. utilizada a medio para evitar o consumo excessivo.

Finlndia
At 1970 o pas tinha diversas agncias na rea de recursos hdricos, centralizadas em uma agncia governamental nica, o Comit Nacional de guas, subordinado ao Ministrio da Agricultura e Florestas, responsvel pela poltica, planejamento e gerenciamento das guas. O comit tem a tarefa de planejar o desenvolvimento dos recursos hdricos; controlar a poluio hdrica, implementar o abastecimento de gua e o esgotamento sanitrio; promover o uso recreativo dos recursos

8 hdricos; promover o aproveitamento energtico; proteger contra inundaes; supervisionar os usos e pesquisar os recursos hdricos. A navegao e a pesca no esto sob seu domnio. Para realizar o planejamento dos recursos hdricos, considerando-se as esferas nacional, regional e de projeto, a Finlndia foi dividida em 19 regies, correspondentes a bacias hidrogrficas ou a reas econmicas muito definidas e importantes. Independentes do Comit Nacional de guas, existem as Cortes de gua, que so cortes judiciais especializadas em recurso hdrico e que atuam de forma autnoma.

Estados Unidos
Os Estados Unidos tm grande extenso territorial e duas grandes regies distintas: a leste do rio Mississipi, correspondendo a 1/3 da rea do pas, o clima mido; e a oeste do mesmo rio, abrangendo 2/3 do territrio nacional, o clima rido e semi-rido. Tradicionalmente, por causa da escassez na regio a oeste do Mississipi, a captao era de quem primeiro se apropriasse das fontes de gua. No lado leste, predominava o direito ribeirinho como orientao para o uso da gua. Em 1965, foi publicada lei federal voltada para o planejamento dos recursos hdricos e, em acordo com seus dispositivos, todos os estados publicaram normas para o controle de poluio das guas em seus territrios. Segundo essa lei, ao ser definida uma unidade de gesto - seja uma regio, uma bacia hidrogrfica ou um grupo de bacias -, pode ser criada uma comisso de bacia, por proposio do Conselho dos Recursos Hdricos ou dos estados interessados. Vale ressalvar que a bacia hidrogrfica no a principal unidade de gesto no sistema norte-americano. O Conselho de Recursos Hdricos o rgo federal com a atribuio de preparar balanos peridicos de recursos e necessidades de cada unidade de gesto de recursos hdricos; estudar permanentemente as relaes entre os planos e programas regionais ou de bacias e as necessidades das maiores regies do pas; manter estudo sobre a adequao dos meios administrativos e institucionais coordenao das polticas e programas de gua; avaliar a adequao e recomendar polticas e programas; estabelecer, consultando as entidades interessadas, os princpios, normas e processos a serem usados pelas agncias federais na preparao de planos globais, regionais ou de bacias e para a avaliao de projetos relativos a recursos hdricos federais; e rever planos apresentados pelas comisses de bacia, a serem institudos por lei. As comisses de bacia tm como atribuies coordenar planos federais, interestaduais, estaduais e locais relativos a recursos hdricos; preparar e manter atualizado plano global de desenvolvimento dos recursos hdricos; recomendar prioridades, a longo prazo, para coleta e anlise de dados e para projetos de investigao, planejamento e construo; e fazer recomendaes s entidades responsveis pelo planejamento dos recursos hdricos sobre sua prtica e manuteno. Para reforar as medidas antipoluidoras, foi aprovada, em 1972, lei federal relativa ao controle de poluio das guas com novos parmetros para a recuperao da qualidade das guas e com controles mais rgidos das fontes poluidoras.

Frana
A gesto de recursos hdricos na Frana foi iniciada em 1898, teve diversas contribuies em termos de regulamentaes de carter mais setorial e culminou com a lei de dezembro de 1964, que permitiu a criao de um sistema de gesto de guas bastante racional. Segundo essa legislao, a bacia hidrogrfica foi definida como a unidade bsica de gerenciamento dos recursos hdricos e foi constitudo um fundo de investimento.

9 A coordenao dos diversos servios afins com os problemas hdricos deu-se com a atribuio de competncia aos ministrios, conforme o seguinte esquema: o Ministrio da Sade responsvel por todos os problemas da gua relacionados com a sade pblica, especialmente o controle da potabilidade das guas e do funcionamento das instalaes de tratamento de efluentes urbanos; o Ministrio da Indstria controla a explorao das guas subterrneas e a utilizao de gua para gerao de energia; o Ministrio da Agricultura cuida de irrigao e drenagem e de abastecimento de gua e saneamento rural; o Ministrio do Equipamento tem a gesto de vias navegveis e o controle das inundaes; o Ministrio do Interior co-participa em obras de infra-estrutura de abastecimento de gua para cidades; e o Ministrio do Meio Ambiente tem poder de polcia sobre as guas superficiais e subterrneas e a competncia para a coordenao interministerial. Na estrutura francesa, o Comit de Bacia composto por representantes dos usurios (industriais, agricultores, distribuidores de gua, associaes de pescadores e de turismo etc.), das coletividades locais (eleitos indiretamente) e do Estado (nomeados pelo governo). O Comit de Bacia elege metade dos membros do conselho de administrao da Agncia de Bacia. A Agncia de Bacia um rgo pblico com autonomia financeira que atende a uma ou mais bacias. Suas atividades centram-se na atribuio de emprstimos e subsdios para a realizao de obras de interesse comum e na contribuio para a execuo de estudos e pesquisas. A agncia tem competncia para cobrar tarifas dos usurios de gua, seja pela quantidade consumida, seja pela poluio provocada.

5. A Experincia do Brasil em Gesto


A primeira experincia brasileira na gesto de recursos hdricos teve incio na dcada de 30 e estava vinculada questo agrcola: em 1933, foi criada a Diretoria de guas, depois Servio de guas, no Ministrio da Agricultura. Logo em seguida, em 1934, esse servio foi transferido para a estrutura do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), quando editado o Cdigo de guas, at hoje em vigor. O Cdigo de guas foi estabelecido pelo Decreto 24.643, de 10.07.34 e, como outros instrumentos legais que disciplinam as atividades do setor, provm de um modelo de gerenciamento de guas orientado por tipos de uso. Trata-se da etapa da administrao dos recursos hdricos no Brasil denominada modelo burocrtico. Nessa fase, a administrao pblica tinha como objetivo predominante cumprir e fazer cumprir os dispositivos legais sobre guas. Havia extensa legislao a ser obedecida, relativa a concesses e autorizaes de uso, licenciamento de obras, aes de fiscalizao, interdio e multa etc. Nessa etapa, observa-se que a viso do processo de gesto era fragmentada, o desempenho estava restrito ao cumprimento de normas, havia dificuldade de adaptao a mudanas internas ou externas, centralizao do poder decisrio, excesso de formalismo e pouca importncia era dada ao ambiente externo. A inadequao desse modelo de gesto tinha como conseqncia o agravamento dos conflitos de uso e de proteo das guas e a realimentao do processo de elaborao de novos instrumentos legais para reforar o esquema legal. Ao final, tinha-se um vasto conjunto de leis e normas, muitas vezes conflitantes e de difcil interpretao. A segunda etapa da gesto dos recursos hdricos brasileiros, denominada modelo econmico-financeiro, caracterizou-se pelo uso de instrumentos econmicos e financeiros, por parte do poder pblico, para a promoo do desenvolvimento nacional ou regional, alm de induzir obedincia das normas legais vigentes. Essa etapa comeou com a criao da Cia. de Desenvolvimento do Vale do So Francisco (Codesvasf), em 1948. O modelo econmico-financeiro foi marcado, em geral, por duas orientaes: as prioridades setoriais do governo, constitudas pelos programas de investimento em setores usurios de gua como irrigao, gerao de energia, saneamento etc., e o desenvolvimento integral (multissetorial) da bacia hidrogrfica - uma diretriz mais difcil de ser aplicada, pois as superintendncias de bacia ficavam vinculadas a ministrio ou secretaria estadual setorial, com atribuies limitadas ao segmento especfico de atuao. A principal deficincia do modelo econmico-financeiro era sua necessidade de criar um grande sistema para compatibilizar as aes temporais e as espaciais de uso e proteo das guas. Na prtica, foram criados sis-

10 temas parciais que acabaram privilegiando determinados setores usurios de gua, ocorrendo at uma apropriao perdulria por parte de certos segmentos. Ao final, sem conseguir alcanar a utilizao social e economicamente tima da gua, tinha-se a gerao de conflitos entre os setores e at intra-setores, na mesma intensidade do modelo burocrtico de gesto. Vale salientar que, apesar de apresentar deficincias, o modelo econmico-financeiro setorialmente orientado permitia, ao menos, a realizao do planejamento estratgico da bacia e a canalizao de recursos financeiros para a implantao dos investimentos planejados. As principais mudanas na estrutura governamental de gesto dos recursos hdricos, durante essa etapa foram: Em 1961, o DNPM passou a integrar o Ministrio das Minas e Energia e, j em 1965, o Servio de guas, transformado em Diviso, tomou a configurao de Departamento Nacional de guas e Energia (Dnae). Esse mesmo departamento, em 1968, passou a denominar-se Departamento Nacional de guas e Energia Eltrica (DNAEE); No incio dos anos 70, incorporando o movimento ecolgico ps-Conferncia Mundial do Meio Ambiente de Estocolmo, em 1972, foi criada a Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema), vinculada ao Ministrio do Interior. A Sema passou a atuar, ouvindo o DNAEE, na classificao das guas interiores. Durante a dcada de 70, foram efetuados estudos sobre o aproveitamento mltiplo de cursos d'gua e bacias hidrogrficas e passaram a ser exigidos sistemas de tratamento de efluentes em investimentos que derivassem recursos hdricos. A partir dos anos 80, comearam as discusses em torno dos pontos crticos da gesto dos recursos hdricos na Brasil. Verificava-se que o setor de energia era o nico que criava demanda por regulao e, em conseqncia, assumia o papel de gestor dos recursos hdricos, pois detinha todas as informaes disponveis sobre a gua. Em 1984, o DNAEE finalizou o diagnstico sobre as bacias hidrogrficas e foi criado o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Tambm no incio dos anos 80, alguns comits de bacia, a exemplo do Paranapanema, Paraba do Sul e Doce, comearam a evoluir. Em 1986, o Conama estabeleceu a classificao das guas doces, salobras e salinas, em todo o territrio brasileiro, em nove classes, segundo seus usos preponderantes. A partir da promulgao da Constituio de 1988, foram criadas as condies iniciais para inaugurar a terceira etapa da gesto de recursos hdricos, denominada modelo sistmico de integrao participativa. A diferena entre um modelo econmico-financeiro e um sistmico de integrao participativa que o segundo, alm de examinar o crescimento econmico, tambm verifica a eqidade social e o equilbrio ambiental. A integrao desses objetivos deve dar-se na forma de uma negociao social, ainda no mbito da unidade de planejamento da bacia hidrogrfica. A Constituio introduziu diversos novos aspectos, comentados em seguida, relativos gesto das guas e que vm ao encontro da viso mais moderna sobre a administrao dos recursos hdricos. J com relao ao Cdigo de guas, a nova Constituio modificou muito pouco, sendo que a alterao mais importante foi a extino do domnio privado da gua, previsto, em alguns casos, no cdigo. A nova Carta atribuiu condio especial aos recursos hdricos: em seu art. 20, 1, determina: assegurada, nos termos da Lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, bem como a rgos da Administrao Direta da Unio, participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica e de outros recursos minerais no respectivo territrio, plataforma continental, mar territorial ou zona econmica exclusiva, ou compensao financeira por essa explorao. Outra determinao importante da Constituio foi a fixao da competncia da Unio para instituir um sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos do uso da gua (art. 21, inciso XIX). Estabelece, ainda, que a competncia para legislar sobre gua privativa da Unio,

11 embora Unio, estados, municpios e Distrito Federal tenham competncia comum para registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de uso de recursos hdricos. Algumas constituies estaduais, promulgadas em seguida Constituio Federal, j detalharam e expandiram essa preocupao com o gerenciamento dos recursos hdricos. Alm disso, vrios estados detentores de domnios sobre as guas como So Paulo, Cear, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraba, Par e Pernambuco, alm do Distrito Federal, j tm suas leis de organizao administrativa para o setor de recursos hdricos. A Constituio Federal estabeleceu ainda, conforme o art. 20, inciso III, e art. 26, inciso I, que os corpos d'gua passam a ser de domnio pblico: o domnio da Unio para os rios ou lagos que banhem mais de uma unidade da Federao ou que sirvam de fronteira interestadual ou internacional; e o domnio dos estados sobre as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas, nesse caso, as decorrentes de obras da Unio, no mbito de seus territrios. Os municpios no so contemplados com guas prprias. So exemplos de domnio da Unio: o Rio So Francisco, que banha mais de um estado; o Rio Carinhanha, que serve de fronteira entre Minas Gerais e Bahia; e o Rio Paraguai, que serve de fronteira entre o Brasil e a Bolvia. Por outro lado, o Rio Paracatu de domnio de Minas Gerais, porque tem todo seu curso no interior desse estado. No caso das guas subterrneas, seu domnio vai depender das direes dos fluxos subterrneos e das reas de recarga (alimentao) e de as obras para sua captao terem sido contratadas pelo governo federal. Em janeiro de 1997 foi, afinal, sancionada a Lei 9.433, que estabelece a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, que incorpora princpios, normas e padres de gesto de gua universalmente aceitos e j praticados em diversos pases. A Lei dos Recursos Hdricos, comentada na Seo 6, vem ao encontro dos principais aspectos do modelo sistmico de integrao participativa, que requer instrumentos legais especficos para sua implementao. Nessa etapa, no se pode prescindir do instrumento da outorga do uso da gua, mecanismo pelo qual os governos federal e estaduais, em cujos domnios se encontram as guas, dispem-se a promover seu uso adequado sob o ponto de vista da sociedade em geral. Os investimentos em bacias hidrogrficas so geralmente elevados e compreendem reservatrios, sistemas de abastecimento e de esgotos, sistemas de irrigao, criao e fiscalizao de reservas etc. Portanto, as formas de financiar os investimentos em bacias hidrogrficas so a cobrana pelo uso da gua e o rateio dos custos dos investimentos entre os usurios ou beneficirios. Em sntese, o que se espera com o modelo sistmico de integrao participativa a criao de uma vontade poltica regional que, alm de arrecadar recursos, tenha sucesso na administrao pblica, promovendo o uso e a proteo das guas. So Paulo, por exemplo, um estado que muito avanou no processo de gesto de recursos hdricos. Dispe de uma entidade reguladora, o Conselho Estadual de Recursos Hdricos (CERH), e j conta com 20 comits de bacia instalados. A partir do segundo semestre de 1997, as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos e de Saneamento e Obras pem em debate seu anteprojeto de cobrana pelo uso da gua, j devidamente apreciado pelo CERH. A proposta das secretarias paulistas que todos que captam gua, seja de lenis freticos, seja de cursos d'gua, paguem. O clculo do valor a ser cobrado ser baseado no volume captado, no efetivamente consumido e naquele que devolvido ao rio, includo os efluentes industriais e domsticos. Alm desses parmetros, sero considerados tambm o local e a poca da captao (em perodo de seca, o preo da gua ser maior), a qualidade da gua e o uso que lhe ser dado. O preo da gua poder variar entre as regies, conforme deciso dos comits de bacia. Outro exemplo interessante o do Estado do Cear, que, alm da cobrana j instituda pelo uso da gua, avanou institucionalmente, criando a Companhia de Gerenciamento de Recursos Hdricos (Cogerh). Essa

12 companhia administra a oferta de gua bruta, enquanto a Companhia de gua e Esgoto do Cear (Cagece) compra e trata a gua para distribuio.

6. A Lei de Recursos Hdricos


O projeto de lei de recursos hdricos foi longamente discutido durante o perodo 1995/96, tendo sido encaminhado ao Congresso em junho de 1996. Os principais impasses na negociao do projeto eram o consenso sobre a cobrana pelo uso da gua e a subordinao do setor eltrico lei. Quanto cobrana, ressalte-se que alguns pontos da lei foram vetados pelo presidente da Repblica, reduzindo as possibilidades de desvio dos recursos cobrados para aplicao fora da bacia ou de isenes de cobrana pelo uso da gua, bem como de uso dos recursos gerados no oramento geral da Unio, quando provenientes de rios de seu domnio. Tambm foi descartada do corpo da lei a previso de compensao financeira aos municpios com reas afetadas pelos investimentos para proteo dos recursos hdricos. Quanto ao setor eltrico, a questo principal era que a outorga para o uso da gua no deveria se confundir com a concesso do servio de gerao de energia. A empresa geradora deveria obter a outorga junto ao Conselho Nacional de Recursos Hdricos, ou ao Conselho Estadual de Recursos Hdricos, se fosse o caso, alm de conseguir a concesso para a gerao de energia eltrica junto ao respectivo rgo regulador competente. Vale esclarecer que a necessidade de outorga para o uso da gua e de outorga para a prestao do servio pblico concedido comum a diversos setores. O caso do setor de saneamento ilustrativo, pois os concessionrios tero que pleitear a outorga pelo uso da gua para o abastecimento ou para o despejo de efluentes, alm de estarem sujeitos outorga - por parte do poder concedente, no caso os municpios - relativa concesso para a prestao do servio de saneamento. O artigo que fazia a distino entre outorga pelo uso dos recursos hdricos e outorga para concesso do servio pblico, entretanto, foi integralmente vetado. A Lei 9.433, sancionada em 08.01.97, estabelece a Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Essa lei representa um novo marco institucional no pas, pois incorpora princpios, normas e padres de gesto de gua j aceitos e praticados em muitos pases. A expectativa do governo federal que ela opere uma transformao na gesto tanto dos recursos hdricos quanto do meio ambiente. At hoje, de difcil implementao o sistema de penalidades ou restries para empresas de saneamento, indstrias ou propriedades rurais que despejam seus resduos nos corpos d'gua. E so os grandes usurios que praticam o uso indiscriminado, juntamente com o desperdcio. Com a lei, o uso da gua tem que ser autorizado atravs da outorga e ser cobrado. Entre os princpios internacionalmente aceitos sobre gesto de recursos hdricos, incorporados Lei 9.433, esto os fixados na Agenda 21, da Conferncia Rio 92, que foram aprimorados para serem factveis e passveis de serem implementados. De acordo com Biswas (s/d), a lei brasileira de recursos hdricos, assim como a legislao similar da Argentina, Chile e Mxico devem servir de exemplo para os pases em desenvolvimento que estejam interessados em criar ou reformular sua regulamentao sobre gesto de guas. Entre os princpios bsicos da lei brasileira esto: a bacia hidrogrfica a unidade para a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e para a atividade de gesto desses recursos; o gerenciamento dos recursos hdricos deve possibilitar sempre o mltiplo uso da gua; a gua recurso natural limitado e que tem valor econmico; o gerenciamento dos recursos hdricos deve ser descentralizado e envolver a participao do governo, dos usurios e das comunidades locais;

13 a gua propriedade pblica; quando h escassez, a prioridade no uso da gua para o consumo humano e dos animais. Tendo-se os limites da bacia como o permetro da rea a ser planejada, torna-se mais simples a realizao do balano hdrico, isto , o cotejo entre as disponibilidades e as demandas pela gua. A adoo do princpio dos usos mltiplos termina com o tradicional comando do setor eltrico sobre o processo de gesto da gua e iguala todos os usurios em termos de acesso. O reconhecimento do valor econmico da gua o indutor ao uso racional desse recurso natural, pois serve de base para a instituio da cobrana pela utilizao dos recursos hdricos. Quanto gesto descentralizada, pretende-se que os governos regionais e locais tenham a responsabilidade pela tomada de deciso, retirando-se de Braslia e das capitais estaduais essa prerrogativa. A gesto participativa tem o objetivo de incluir os usurios e a sociedade organizada, em geral, no processo decisrio. Alm dos princpios expostos, em acordo com as formulaes da Agenda 21, a lei brasileira tem algumas orientaes gerais para a administrao dos recursos hdricos: a integrao da gesto dos recursos hdricos com a gesto do meio ambiente; a coordenao do planejamento de recursos hdricos com os setores usurios e com o planejamento nos nveis nacional, estadual e municipal; a coordenao da gesto de recursos hdricos com o uso da terra; e a integrao da gesto de bacias hidrogrficas com a gesto dos sistemas costeiro e esturios. Os instrumentos que a Lei 9.433 definiu como necessrios boa gesto do uso da gua seguem a tendncia da vanguarda mundial na administrao dos recursos hdricos: Plano Nacional de Recursos Hdricos - consolida todos os planos diretores de recursos hdricos de cada bacia hidrogrfica, sendo sua elaborao de responsabilidade da Secretaria de Recursos Hdricos (SRH), do Ministrio do Meio Ambiente. Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hdricos - instrumento pelo qual o usurio recebe uma autorizao, concesso ou permisso, conforme o caso, para fazer uso da gua. A outorga constitui o elemento central do controle para o uso racional dos recursos hdricos. Quando a outorga sobre o direito de uso de guas de domnio da Unio, sua concesso dada pela SRH. Cobrana pelo uso da gua - instrumento necessrio para o equilbrio entre a oferta e a demanda. Enquadramento dos corpos d'gua em classes de uso - mecanismo necessrio manuteno de um sistema de vigilncia sobre a qualidade da gua. A classificao ser feita com base em legislao ambiental. Sistema Nacional de Informaes sobre Recursos Hdricos - compreende a coleta, a organizao, a crtica e a difuso da base de dados referente aos recursos hdricos, seus usos e o balano hdrico de cada bacia, para prover os usurios e gestores com informaes para o planejamento e a gesto. A centralizao das informaes desse sistema ser na SRH. Em termos de estrutura de gerenciamento, esto previstos o Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH) e seus equivalentes nos estados e no Distrito Federal, os Comits de Bacias Hidrogrficas e as Agncias de gua. O CNRH o rgo superior da hierarquia administrativa da gesto de guas, responsvel pelas grandes questes do setor e pela resoluo de contendas maiores. Os Comits de Bacias Hidrogrficas so um tipo novo de organizao no Brasil, embora bastante conhecidos em pases desenvolvidos com gesto de recursos hdricos, e contam com a participao de usurios, das prefeituras, de organizaes civis e de representantes estaduais e federais. Os membros do comit exercem o papel de um parlamento das guas da bacia, pois o local de decises sobre as questes relativas bacia.

14 As Agncias de gua so o rgo tcnico dos respectivos comits, destinadas a gerir os recursos oriundos da cobrana pelo uso da gua.

7. Consideraes Finais
O Brasil apresenta hoje um quadro de urbanizao avanado, com aproximadamente 75% de sua populao, ou 111 milhes de pessoas, vivendo em ncleos urbanos. As nove regies metropolitanas, por sua vez, concentram 42 milhes de habitantes em reas que aglomeram desde dois municpios - como a RM de Belm - at 38 municpios - como o caso da RM de So Paulo. A urbanizao acelerada no foi acompanhada dos investimentos em infra-estrutura necessrios, especialmente os relacionados a saneamento. As periferias das Regies metropolitanas apresentam grande carncia tanto em abastecimento de gua quanto em coleta e tratamento do esgoto. Vale ressaltar que, nas regies Sul, Sudeste e Nordeste, a urbanizao ocupou boa parte das bacias hidrogrficas, criando condies de conflito entre grandes usurios de gua, como o caso dos setores de energia hidreltrica e de saneamento. O saneamento um exemplo interessante porque, de acordo com a Constituio Federal, os municpios tm o poder concedente para esses servios. Tais servios, entretanto, quase sempre extrapolam o territrio municipal, seja na captao de gua para abastecimento, seja no lanamento de esgoto em rios. Por outras palavras, no basta que um municpio, isoladamente, queira fazer a concesso dos servios de saneamento ao setor privado, pois a operao de tais servios, em muitos casos, depende do municpio vizinho. A reunio de governos municipais em torno de uma bacia hidrogrfica facilita o processo decisrio quanto aos investimentos em saneamento comuns a mais de um municpio. Os governos, em comum acordo, podem decidir pela concesso dos servios pblicos em seus territrios. A gesto dos recursos hdricos, nos moldes da Lei dos Recursos Hdricos, configura as foras polticas regionais capazes de arrecadar recursos com a cobrana pelo uso da gua, promover seu uso adequado e cuidar de sua proteo. Com o advento dessa lei, o pas alcana as condies bsicas para entrar em nova fase de gerenciamento de seus recursos hdricos, na qual todos os usurios, as comunidades envolvidas e os governos regionais e locais decidem pelo melhor uso da gua e pelos investimentos necessrios, organizados em torno de suas bacias. Nesse quadro, a expectativa do BNDES que a instalao dos Comits de Bacias Hidrogrficas e das Agncias de gua acelere os investimentos em infra-estrutura necessrios nas diversas regies, propiciando as solues mais eficazes para sua realizao, no apenas do ponto de vista econmico, mas tambm ambiental.

Referncias Bibliogrficas
BANCO MUNDIAL. La ordenacin de los recursos hdricos. 1994 BISWAS A. K. Water management in Latin America. Mimeo, s/d. BNDES. Gesto de recursos hdricos. Informes de Infra-Estrutura, n. 5, dez. 1996. __________. Servios de saneamento bsico - Nveis de atendimento. Informes de Infra-Estrutura, n. 8, mar. 1997.

15 Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Agenda 21, Captulo 18. Protection of the quality and supply of freshwater resources: Application of integrated approaches to the development, managment and use of water resources, 1992. LANNA, A. E. Modelos de gerenciamento das guas. a gua em revista. CPRM, mar. 1997. Lei 9.433. Poltica nacional de recursos hdricos. Braslia: Secretaria de Recursos Hdricos, Ministrio do Meio Ambiente dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, 1997. MACHADO, P. A. Leme. guas no Brasil: Aspectos legais. Cincia Hoje, jun. 1995. Projeto de Lei da Cmara n. 70, de 1996. Da poltica nacional de recursos hdricos. Braslia: Senado Federal, 1996. SETTI, A. A. A necessidade do uso sustentvel dos recursos hdricos. Braslia: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia Legal, 1994.

Вам также может понравиться