Вы находитесь на странице: 1из 31

101

1.
lsusb

Qual comando utilizado para verificar dispositivos usb conectados ao computador ?

2. Qual o programa responsvel por listar os mdulos atualmente carregados pelo Kernel Linux ? (especifique somente o comando) lsmod 3. Qual arquivo do diretrio /proc possvel visualizar informaes sobre IRQ ? /proc/interrupts 4. Especifique qual o diretrio onde possvel encontrar arquivos de dispositivos do Sistema. /dev 5. Em um sistema tpico IDE, indique parties e dispositivos que so considerados vlidos. /dev/hda4 /dev/hdc /dev/hdd6 6. Quais dos dispositivos abaixo so considerados HOTPLUG ? USB Disco Rgido do tipo SCSI 7. Normalmente qual o ID SCSI atribudo a uma controladora SCSI ? (especifique somente o valor) 7 8. Em qual arquivo de configurao do Sistema possvel especificar opes aos mdulos do Kernel que sero carregados ? /etc/modprobe.conf 9. Qual comando pode ser utilizado para inspecionar o hardware geral do sistema ?

lspci
10. Qual comando ir exibir todas as conexes existentes, somente do protocolo UDP, inclusive aquelas que esto aguardando novas solicitaes ?

netstat -u
1. Qual o comando usado para inspecionar mensagens do processo de inicializao do Sistema ? (digite somente o comando)

dmesg

2.

Qual o principal arquivo de log de um Sistema GNU/Linux ?

/var/log/messages 3. Qual parmetro de inicializao do Kernel define a quantidade de memria disponvel para o Sistema ? mem 1. Qual o arquivo de configurao do daemon init ? (especifique o caminho completo)

/etc/inittab 2. Qual dos comandos abaixo podem ser usados para efetuar um desligamento do Sistema ? halt telinit shutdown 3. Qual nvel de execuo (runlevel) abaixo indica desligamento do Sistema ? 0 4. Qual nvel de execuo (runlevel) indica uma reinicializao do Sistema ? 6 5. Quais os nveis de execuo (runlevel) que indicam modo de manuteno do Sistema ? s 1 S 6. Qual o valor PID do processo init ? 1 7. Qual o comando que exibe o nvel de execuo (runlevel) atual ? runlevel 8. Qual o comando que deve executar para que qualquer alterao feita no arquivo de configurao do init entre em vigor o mais rapidamente ? init q 9. Qual a opo do comando shutdown que programa um fsck no prximo boot do Sistema ? shutdown -r +0 -F

10. Qual das linhas abaixo, retiradas do arquivo de configurao do init, define o nvel de execuo (runlevel) padro do Sistema ? id:3:initdefault: 1. Em uma nova instalao do Sistema Operacional GNU/Linux qual nmero mnimo de parties exigidas ? 1 2. Qual dos diretrios abaixo podem ser ponto de montagem em outras parties ? /home /var /tmp 3. Nos computadores que possuem o programa BIOS antigo, qual deve ser a primeira partio do disco a ser criada para o correto carregamento do GNU/Linux ? /boot 4. Qual dos diretrios abaixo no podem ser parties independentes ou no devem estar fora da partio raiz ? /etc /sbin /lib

1.
GRUB.

Especifique o caminho completo do arquivo de configurao do gerenciador de boot

/boot/grub/menu.lst 2. Qual o comando do gerenciador de boot GRUB que usado para realizar sua instalao na MBR ? /sbin/grub-install 3. Qual o parmentro de configurao do gerenciador de boot GRUB que indica um determinado kernel a ser carregado ? kernel 4. Qual o arquivo de configurao do gerenciador de boot Lilo ? /etc/lilo.conf 5. Qual o comando que realiza leitura das configuraes do gerenciador de boot Lilo e instala o carregador de boot na MBR ?

/sbin/lilo 1. Qual o comando que visualiza as bibliotecas compartilhadas que um determinado programa necessita ? ldd 2. Qual o propsito da varivel de ambiente LD_LIBRARY_PATH ? Contm uma lista de diretrios para procura de bibliotecas ELF em tempo de execuo. 3. Qual o arquivo de configurao onde possvel adicionar diretrios de pesquisa por bibliotecas compartilhadas ? /etc/ld.so.conf 4. Qual o programa que cria e atualiza o arquivo de cache utilizado pelo ld.so ? ldconfig 1. Qual o comando e a opo que so usados para listar todos os arquivos no sistema associados a um pacote .deb instalado? dpkg -L 2. Qual o arquivo da distribuio Debian GNU/Linux onde contm informaes de repositrios para arquivos .deb ? /etc/apt/sources.list 3. Qual dos comandos abaixo pode ser usado para procurar um pacote .deb dos repositrios definidos em minha distribuio Debian GNU/Linux ? apt-cache aptitude 4. Qual comando abaixo pode ser usado para instalar o pacote sudo_1.7.4p4-5_i386.deb ? dpkg -i sudo_1.7.4p4-5_i386.deb 5. Qual o comando que atualiza as informaes dos repositrios de uma distribuio Debian GNU/Linux ? aptitude update 6. Qual comando pode ser usado para remover um pacote e seus arquivos de configurao ? apt-get remove --purge 7. Qual comando possvel visualizar os arquivos do pacote pacman_10-17_i386.deb ? dpkg --contents pacman_10-17_i386.deb

1. Qual dos comandos abaixo pode ser usado para instalar o pacote xsudoky-1.0.51.x86_64.rpm ? rpm --install xsudoky-1.0.5-1.x86_64.rpm 2. Especifique o caminho completo do arquivo de configurao do gerenciador de pacotes YUM. /etc/yum.conf

3. Por padro, em qual diretrio ficam armazenados os pacotes que foram baixados pelo yum ? /var/cache/yum 4. Qual comando do gerenciado de pacotes YUM usado quando desejamos atualizar os pacotes desatualizados do Sistema ? yum update 5. Qual comando possvel visualizar todos os pacotes RPM instalados ? rpm -qa 6. Qual o correto comando do gerenciado de pacotes RPM que atualiza um pacote somente se o mesmo j estiver instalado no Sistema ? rpm -F nome_do_pacote 1. Qual dos comandos abaixo possvel visualizar todas as variveis que foram exportadas ? env export 2. Observe os comandos abaixo: [daniel@lpi ~]$ NOME='daniel' ; export IDADE='28' [daniel@lpi ~]$ echo $NOME ; echo $IDADE daniel 28 [daniel@lpi ~]$ bash [daniel@lpi ~]$ echo $NOME ; echo $IDADE 28 [daniel@lpi ~]$ exit [daniel@lpi ~]$ echo $NOME ; echo $IDADE daniel 28 Quais afirmativas abaixo est correta ? A varivel IDADE foi exportada e por conta disto tornou-se global podendo ser acessada por todo shell subsequente.

Ao ser iniciado um novo shell a varivel NOME no pode ser acessada uma vez que ela pertence somente ao primeiro shell. 3. Qual o comando que possvel alterar o modo de edio do shell Bash para o modo de edio no estilo vi ? set -o vi 4. Qual a varivel de ambiente que indica a quantidade de linhas que podem ser mantidas no histrico de comandos do shell Bash ? HISTSIZE 5. Qual o comando embutido no shell Bash que usado para exibir o histrico de comandos ? history 6. A varivel $$ embutida no shell Bash possui qual valor ? Valor PID do shell atual. 7. Qual o parmetro do comando man que possui funcionalidade similar ao comando whatis quando desejamos obter pginas de manuais sobre o termo Xorg ? man -f Xorg 8. Qual a correta sintaxe do comando man quando desejamos exibir uma pgina de manual que pertence a seo de nmero 6 ? man -s 6 games 9. Acabamos de instalar um novo software no diretrio /opt. Sabemos que suas pginas de manuais esto localizadas em /opt/novosoft/man porm o programa man no as encontra. Como posso tornar disponvel de forma temporria a visualizao das pginas de manuais ? export MANPATH=$MANPATH:/opt/novosoft/man 10. Qual a correta interpretao do comando abaixo ? [root@lpi ~]# test -f /etc/ldap.conf && mail -s 'Cliente LDAP' root < /etc/ldap.conf || /etc/init.d/slurpd stop Se o arquivo /etc/ldap.conf existir, o root receber uma cpia do mesmo. Caso contrrio, o script /etc/init.d/slurpd ser executado com o parmetro stop.

1.
split

Qual comando pode ser usado para dividir um determinado arquivo em 4 partes iguais ?

2. Qual dos comandos abaixo podem ser usados para exibir linhas no duplicadas de um determinado arquivo ?

sort uniq 3. Qual comando pode ser usado para formatar um arquivo para ser impresso ? pr 4. Qual das afirmativas sobre os comandos cat e tac so verdadeiras ? cat exibe o contedo de um arquivo e tac faz o mesmo porm de trs para frente. cat e tac podem ser usados para criar novos arquivos. 5. Logo aps a instalao de um novo GNU/Linux, o Administrador do Sistema abre um shell e digita o seguinte comando: [daniel@lpi ~]$ cat /etc/passwd | head -c 4 Qual o resultado produzido ? A string root 6. Qual resultado produzido pela linha abaixo ? [daniel@lpi ~]$ touch nomes.txt ; set -o noclobber ; cat < nomes.txt > Daniel Armbrust > EOF O comando cat no ter efeito sobre o arquivo nomes.txt. 7. Qual comando exibe de forma contnua os dados do arquivo de log /var/log/messages ? tail -f /var/log/messages 8. O resultado abaixo pertence a qual comando ? 40 58 1815 /tmp/arquivo.txt wc /tmp/arquivo.txt 9. O comando abaixo possui qual resultado ? [daniel@lpi ~]$ cut -f1,5,6 -d ':' --output-delimiter ' - ' /etc/passwd Ser exibido o login do usurio, campo de comentrio e diretrio home. Todos os campos sero exibidos usando o caracter - como separador. 10. Qual dos comandos abaixo pode ser usado para converter caracteres ? tr sed 11. Qual resultado do comando abaixo ?

[daniel@lpi ~]$ sort -ur lista.txt | tr 'a-z' 'A-Z' Ordena alfabeticamente o arquivo lista.txt invertendo o resultado, no exibindo contedo duplicado e convertendo caracteres minsculos em maisculos.

1.

Qual comando usado para remover um diretrio vazio ? (especifique somente o comando) rmdir 2. Qual o correto comando usado para copiar o diretrio de origem /etc e seus subdiretrios para o diretrio de destino /tmp/etcbkp preservando os atributos originais dos arquivos ? cp -pR /etc /tmp/etcbkp 3. Qual dos comandos abaixo podem arquivar toda uma estrutura de diretrio em um nico arquivo ? tar cpio 4. Qual programa utiliza o arquivo /usr/share/file/magic para determinar o tipo de um arquivo informado como parmetro ? (informe somente o comando) file 5. Qual o uso correto do comando mkdir para se criar a estrutura de diretrios dir/subdir1/subdir2 ? mkdir -p dir/subdir1/subdir2 6. Qual dos comandos abaixo a forma correta de se criar um backup dos arquivos de configurao do diretrio /etc usando o comando tar ? ls /etc/*.conf | xargs tar czf backup.tar.gz 7. Qual o argumento que valido tanto para os comandos cp, mv e rm que ativa o chamado modo interativo ? -i 8. Qual o uso correto do comando find quando desejamos procurar em todo sistema por arquivos com o bit de execuo SUID ativo ? find / -perm +4000 -exec ls -ld {} \; 9. Qual dos comandos abaixo realiza cpia em baixo nvel ? dd 10. O comando find -type -l ir procurar quais tipos de arquivos ?

Links simblicos 11. Qual o correto comando usado para que o contedo do arquivo foo.tar.bz2 seja mostrado ? tar tjf foo.tar.bz2 1. Qual o comando que possui a funo de redirecionar a sada padro de um comando em terminal e simultaneamente a isto em um arquivo ? (especifique somente o comando) tee 2. Qual comando abaixo exibe o contudo do diretrio /etc ? /bin/ls -l /etc >&1 3. Qual comando abaixo concatena tando a sada padro e qualquer erro gerado ao arquivo saida.txt ? find / -exec ls -ld {} \; >> saida.txt 2>&1 4. Qual afirmativa abaixo melhor descreve o programa xargs ? Utiliza dados da sada padro de um programa alimentando argumentos de um outro programa. 1. Qual o sinal padro enviado pelo comando kill a um processo quando no informado nenhum sinal como argumento ? SIGTERM 2. Qual a sintaxe do comando kill que exibe a lista de sinais disponveis para uso ? kill -l 3. Observe a lista de tarefas em execuo abaixo: [1]+ Stopped vim /etc/hosts [2]- Running find / -nogroup -print 2> /dev/null > nogroup.txt & Qual o comando que torna possvel encerrarmos o comando find em execuo ? kill %2 4. Qual o comando incorporado ao shell Bash que lista os processos iniciados por mim ? (especifique somente o comando) jobs 5. Qual comando mantm uma tarefa em execuo mesmo aps realizarmos um logoff do terminal onde o mesmo foi iniciado ? nohup

6. Qual a correta sequncia de comandos para colocar uma tarefa em segundo plano ? CTRL+Z e bg 7. Qual o comando que podemos usar para recuperar a edio do arquivo /etc/resolv.conf conforme abaixo ? [1]- Stopped vim /etc/hosts [2]+ Stopped vim /etc/resolv.conf fg %2 8. Qual dos comandos abaixo podem ser utilizados para visualizar o PID de um programa que acabamos de iniciar ? ps top 9. Qual comando que exibe a carga do sistema do ltimo minuto, dos 5 e 15 minutos passados ? (especifique somente o comando) uptime 10. Qual o comando que exibe o total e o consumo de memria ram e swap de um Sistema GNU/Linux ? free 1. Qual o valor de prioridade padro do comando nice ? (informe somente o valor) 10 2. Qual dos comandos torna possvel alterar a prioridade de um processo em execuo ? renice top 3. Qual o valor do comando nice quando desejamos executar um novo processo com prioridade mxima ? -20 4. Qual o valor de prioridade para qualquer processo iniciado no Sistema ? 0 1. Qual dos comandos abaixo no exibe as linhas de comentrio do arquivo /etc/services ? grep -v '^#' /etc/services sed -e /^#/d /etc/services egrep '^[^#]' /etc/services

2. Qual comando abaixo exibe somente as linhas referente aos logins root e daniel do arquivo /etc/passwd ? egrep '^(root|daniel):' /etc/passwd 1. Qual dos comandos abaixo podem ser usados para gravar e sair da execuo do editor vi ? shift+ZZ :x :wq 2. Qual comando no modo de navegao do editor vi usado para apagar toda uma linha ? dd 3. Qual o comando digitado no modo de navegao do editor vi adiciona uma linha abaixo do cursor e abre o modo de insero ? o 4. Qual o comando que fora a sada do editor vi sem salvar as alteraes feitas em determinado arquivo ? :q! 1. Qual dos comandos abaixo podem ser usados para criar um sistema de arquivos do tipo Ext3 ? mkfs.ext3 /dev/sda1 mkfs -t ext3 /dev/hdb2 mke2fs -j /dev/hdd2 2. Qual comando formata uma partio como sendo do tipo Swap ? mkswap /dev/sda3 3. Qual o comando usado para se criar um sistema de arquivos do tipo ReiserFS ? (especifique somente o comando) mkreiserfs 4. Qual comando que deve ser executado aps a criao de uma rea de Swap ? swapon 5. Qual comando interno do programa fdisk usado para criar uma nova partio ? n 6. Qual comando usado para listar a tabela de partio do dispositivo /dev/sda ? (especifique o comando e seus argumentos).

fdisk -l /dev/sda 7. Qual comando interno do programa fdisk usado para alterar o cdigo de identificao de uma partio ? t 8. Qual comando desabilita a rea de paginao e swap? swapoff 1. Qual dos comandos abaixo podem ser usados para checar possveis problemas em um sistema de arquivos do tipo Ext2 ? e2fsck fsck fsck.ext2 2. Especifique somente o comando que pode ser usado para converter um sistema de arquivo do tipo Ext2 para Ext3 sem causar perda de dados. tune2fs 3. Qual o comando nos permite visualizar o percentual de utilizao de disco de uma determinada partio do Sistema ? df 4. Qual o comando exibe o nmero de inodes utilizados de um determinado Sistema de Arquivo ? df -i 5. Qual dos comandos abaixo usado para exibir informaes de uma partio do tipo xfs ? xfs_info 6. Desejo obter informaes do superbloco da partio /dev/sda1. Qual comando pode ser utilizado para realizar tal tarefa ? dumpe2fs -h /dev/sda1 1. Qual dos comandos abaixo realiza a correta montagem da partio /dev/sda3 ? mount -t ext3 -o rw /dev/sda3 /mnt/sdap 2. Qual o correto uso do comando mount quando o objetivo montar todos os sistemas de arquivos listados em /etc/fstab ? mount -a

3. Qual das abaixo uma entrada /etc/fstab vlida ? /dev/sda3 /mnt/delta ext3 defaults,owner 0 2 4. Qual dos comandos abaixo so vlidos quando o intuito realizar uma remontagem com a opo somente-leitura definida ? mount -o remount -r /dev/sda3 /mnt/sdap mount -o remount,ro /dev/sda3 /mnt/sdap mount /dev/sda3 -r /mnt/sdap -o remount 5. Qual comando usado para desmontar um dispositivo do sistema ? (especifique somente o comando). umount 6. Qual o arquivo de configurao que consultado aps a montagem da partio raiz que possui informaes sobre os demais sistemas de arquivos a serem montados ? (especifique o caminho completo) /etc/fstab 1. Qual dos comandos abaixo exibe informaes de cota de disco para o grupo diretoria ? quota -gv diretoria 2. Qual o comando inicia o controle e monitorao das cotas de disco aps estarem corretamente configuradas ? (especifique somente o comando) quotaon 3. Qual a opo que deve ser adicionada ao arquivo /etc/fstab quando desejarmos ativar cotas de disco para usurios em um determinado ponto de montagem ? usrquota 4. Qual o comando usado para editar novas cotas de disco para um determinado usurio ou grupo do sistema ? (especifique somente o comando) edquota 1. Qual o correto valor octal do permissionamento do diretrio abaixo ? drwxrwxrwt 4 root root 4096 Dec 22 13:08 /tmp 1777 2. Qual a correta permisso em valor octal que ativa o chamado SGID em um determinado diretrio ? 2775

3. Qual deve ser o valor de umask quando desejamos criar novos arquivos com a permisso 0440 ? (especifique somente o valor de quatro posies) 0226 4. Qual deve ser o valor de umask quando desejamos criar novos diretrios com a permisso inicial 0700 ? (especifique somente o valor de quatro posies) 0077 5. Qual comando devemos usar quando nosso objetivo alterar o grupo de um arquivo ? (especifique somente o comando). chgrp 6. Qual comando abaixo altera de forma recursiva o dono e grupo para root dos arquivos e diretrios abaixo de /home/diretoria ? chown -R root:root /home/diretoria 1. Qual o comando usado para se criar hardlinks ? (especifique somente o comando) ln 2. Qual das afirmativas abaixo est correta em relao a link ? Hardlinks so um ou mais nomes para um mesmo inode do sistema de arquivos. Link simblicos podem apontar para qualquer arquivo ou diretrio mesmo estando em sistemas de arquivos diferentes. Hardlinks s podem ser criados em um mesmo sistema de arquivos.

3. No diretrio home do usurio user1 foi digitado o seguinte: ln file1 file2 rm file1 O que acontece em seguida? file2 seria acessado normalmente. 1. Qual dos diretrios abaixo obrigatoriamente deve residir na partio raiz e no podem ser ponto-de-montagem de outras parties ? /sbin /proc /etc 2. Qual dos comandos abaixo utiliza a varivel de ambiente PATH para buscar um programa fornecido como argumento ?

which 3. Qual o binrio cuja principal funo encontrar arquivos e para isto o mesmo utiliza um banco de dados prprio que atualizado pelo comando updatedb ? (especifique somente o comando). locate 4. Qual o comando que devemos usar quando desejamos obter o caminho do programa no sistema de arquivos, seu cdigo-fonte e pginas de manual relacionadas ? (especifique somente o comando) whereis 102

1.

Qual a ordem correta de leitura dos arquivos de configurao do BASH aps um login bem sucedido ? 1. /etc/profile 2. ~/.bash_profile 3. ~/.bashrc 4. /etc/bashrc 2. Qual a diferena entre os comandos SET e ENV ? SET exibe variveis do shell corrente e ENV exibe todas as variveis inclusive as que foram exportadas. 3. Qual o comando incorporado ao shell BASH que lista todos os alias definidos ? alias 4. Normalmente ns definimos funo e aliases particular de nosso login em qual arquivo ? ~/.bashrc 5. Em qual arquivo posso definir uma varivel global que ser utilizada por todos os logins do sistema ? (especifique o caminho completo do arquivo) /etc/profile 6. Qual o comando que torna uma varivel do shell como sendo do tipo GLOBAL ? export 7. Qual comando remove um alias do shell j definido ? unalias 8. Qual o comando que remove uma varivel definida no shell corrente ? unset 9. Qual arquivo do shell BASH lido aps um logout bem sucedido do sistema ?

~/.bash_logout 10. Qual o comando impede que um arquivo seja sobrescrito pelo caracter de redirecionamento > do shell ? set -o noclobber 11. Em qual arquivo posso definir o diretrio /opt/bin como sendo parte dos valores de pesquisa da varivel PATH ? /etc/profile ~/.bash_login ~/.profile 12. Qual dos comandos abaixo, ir exibir informaes sobre as variveis de ambiente no seu sistema ? env 1. Como eu posso verificar o sucesso ou no de um comando executado ? Atravs do valor presente na varivel $? 2. Qual o valor da varivel especial $! do shell BASH ? Contm o PID do ltimo processo executado pelo shell. 3. Qual o valor da varivel especial $$ do shell BASH ? Contm o valor PID do processo em execuo. 4. A varivel REPLY utilizada por qual comando quando no definimos uma ? read

5. Qual o significado do seguinte teste condicional: resultado="" ; test ! -z $resultado && echo $resultado A varivel $resultado no ser exibida pelo comando echo. 6. O comando seq -w -s ; 2 12 exibe qual resultado em tela ? 02;03;04;05;06;07;08;09;10;11;12 7. Qual o comando que fecha uma estrutura de seleo case ?

esac 8. Qual comando que fecha uma estrutura de condio if ? fi 9. Na confeco de um novo script bash, qual deve ser o valor de sua primeira linha ? #!/bin/bash 10. O comando test -x /bin/sync tem qual finalidade ? Testa se o arquivo existe e tem permisso de execuo. 11. Observe o seguinte script: # vi testando.sh if [ -d $1 ]; then echo "0"; else echo 1"; fi # sh testando.sh /sbin Qual ser o resultado exibido para o usurio ? 0 1. Qual instruo SQL que modifica dados j inseridos em uma tabela ? UPDATE 2. Qual das instrues abaixo uma instruo SQL SELECT vlida ? SELECT nome, telefone FROM contatos; 3. Qual dos comandos abaixo ir incluir um registro na tabela CLIENTES ? INSERT 1. Em qual seo do arquivo de configurao do X11 especificado o driver utilizado por minha placa de vdeo ? Device 2. Qual parmetro do arquivo de configurao do Servidor de Fontes Xfs possui os diretrios das fontes fornecidas ? catalogue

3. Qual parmetro do arquivo de configurao do Servidor de Fontes Xfs limita o nmero de conexes remotas ? client-limit 4. Digite o caminho completo do arquivo de configurao utilizado do X11. /etc/X11/xorg.conf 5. Qual o comando que gera um novo arquivo de configurao para o Xorg ? /usr/bin/Xorg -configure 6. Qual parmetro do programa /usr/bin/Xorg permite utilizar o arquivo de configurao /root/xorg.conf.new ? /usr/bin/Xorg -config /root/xorg.conf.new 7. Qual o comando que exibe informaes sobre a atual resoluo de tela utilizada pelo X11 ? xdpyinfo 8. Qual o comando que exibe informaes detalhadas de uma janela criada pelo Servidor X11 ? xwininfo 9. Qual o comando que exibe uma lista de hosts que podem realizar conexes remotas ao Servidor X11 ? xhost 10. Qual o arquivo de configurao utilizado pelo Servidor de Fontes Xfs ? /etc/X11/fs/config 11. Um usurio regular do sistema deseja instalar novas fontes ao X11. Em qual diretrio ele pode copias suas fontes ? ~/.fonts/ 12. Em qual seo do arquivo de configurao do X11 se define resoluo e profundidade de cores a ser utilizada ? Display

1. Digite o caminho completo do diretrio onde ficam os arquivos de configurao do gerenciado de login grfico XDM. /etc/X11/xdm

2. Qual o principal arquivo de configurao que configura a aparncia do gerenciador de login grfico XDM ? /etc/X11/xdm/Xresources 3. Qual o principal arquivo de configurao que configura a aparncia do gerenciador de login grfico XDM ? /etc/X11/xdm/Xresources 4. Qual o arquivo de configurao do gerenciado de login grfico XDM ? xdm-config 5. Qual o arquivo de controle de acesso remoto ao Servidor X11 via protocolo XDMCP ? Xaccess 6. Qual o arquivo de configurao do gerenciado de login grfico GDM ? /etc/gdm/gdm.conf 1. Orca um software com principal caracterstica de: Ajudar pessoas com deficincia visual, pois ele um leitor de tela ativado pelo mouse. 2. Qual a funo do programa GOK para uma pessoa deficinte ? Exibe uma interface de entrada que pode ser utilizada no lugar do teclado. 3. Qual software poder ser utilizado por pessoas com deficincia visual ? Orca 1. O que faz o parmetro -M do comando chage ? Determina o nmero mximo de dias que a senha permanecer vlida. 2. Qual dos comandos abaixo criar o usurio chamado joao ? useradd joao -m -k /etc/skel -g administrador -G vendas -d /usuarios/joao -s /bin/bash 3. Ao analisarmos o arquivo /etc/passwd, observamos o seguinte: joao:x:500:503:joao:/home/alexandre:/bin/bash Qual significado dos nmeros 500:503 ?

uid e gid

4. Qual comando que pode ser usado por um usurio regular no qual permite uma mudana de grupo ? newgrp 5. Qual o significado da opo -m do comando useradd ? Cria o diretrio home do usurio se o mesmo no existir. 6. Qual o comando e opo usados para se remover uma conta de usurio e seu diretrio home ? userdel -r 7. Marque quais dos comandos abaixo podem ser usados para suspender o acesso temporariamente de um login do Sistema. passwd usermod 8. Especifique somente o comando que o usurio root pode utilizar para se definir uma senha um grupo de usurio. gpasswd 9. Qual o comando usado para alterar o nome do grupo gerentes para admin ? groupmod -n admin gerentes 10. Qual comando que pode ser usado por um usurio regular no qual permite uma mudana de Shell ? chsh 11. Qual comando que pode ser usado por um usurio regular que permite alterao do quinto campo do arquivo /etc/passwd ? chfn 12. Qual o comando assegura edio nica como tambm previne corrupo do arquivo /etc/passwd enquanto o mesmo alterado ? vipw 13. Especifique somente o comando que converte as senhas dos usurios mantidas no arquivo /etc/passwd para o arquivo /etc/shadow. pwconv 14. Qual dos comando abaixo pode desabilitar um login temporariamente ? usermod -L

15. Qual dos comando abaixo pode exclur o login daniel do grupo gerentes ? gpasswd -d daniel gerentes 16. Qual o comando que exibe quais os grupos que um usurio do Sistema pertence ? groups 17. Especifique somente o comando utilizado pelo usurio root quando se deseja remover um grupo do Sistema. groupdel 18. Ao criarmos um novo usurio, quais arquivos do Sistema Operacional so modificados ? /etc/passwd, /etc/group, /etc/gshadow e /etc/shadow 19. Observe essa entrada do arquivo /etc/shadow: joao:$1$uj4X3p5W$2XxGko8wCo010t7Bt6GHY/:14558:4:99999:18::: Em quantos dias, antes da senha expirar, o usurio ser notificado ? 18

1.

Qual das abaixo melhor descreve a diferena existente entre cron e at ?

Cron usado quando o objetivo tornar uma tarefa peridica e at usado para execuo de uma determinada tarefa uma vez no futuro. 2. Qual dos diretrios abaixo armazena as tarefas que foram submetidas pelo comando at ? /var/spool/at 3. Qual dos comandos abaixo pode ser usado para exibir as tarefas pendentes do programa at ? atq at -l 4. Especifique somente o comando usado para remover uma tarefa agendada pelo at. atrm 5. Os arquivo que controlam acesso ao at no existem no Sistema. Qual o comportamento esperado ? Somente o usurio root pode fazer uso do at. 6. Quais os arquivos que controlam acesso por usurio ao cron ? /etc/cron.allow e /etc/cron.deny 7. O agendador de tarefas do Linux chama-se cron. Qual o seu principal arquivo de configurao

(informar o caminho completo) ? /etc/crontab 8. Como root, qual comando ser usado para fazer um agendamento de tarefas para o usurio ricardo ? crontab -e -u ricardo 9. Voc criou um agendamento usando o comando at, porm agora precisa remover tal agendamento. Qual comando far isso ? atrm 10. Qual a periodicidade que o daemon cron verifica suas tabelas crontab ? A cada minuto. 11. Especifique o caminho completo do diretrio onde so gravados os arquivos de crontab dos usurios do Sistema. /var/spool/cron 12. Quais as variveis de ambiente abaixo podem especificar o programa editor utilizado pelo crontab ? EDITOR VISUAL 13. Indique o correto comando que pode ser usado para remover a tabela crontab do usurio daniel. crontab -u daniel -r 14. Qual a correta definio da entrada crontab abaixo ? 15 17 * * 0 /opt/bin/backup.sh O Shell Script /opt/bin/backup.sh ser executado as 17:15 de todos os Domingos. 15. Qual a correta definio da entrada crontab abaixo ? 00 */1 * * 6 tar -czf /tmp/files.tar.gz /home/daniel/* O comando tar ser executado a cada hora cheia de todo Sbado. 16. Qual a correta definio da entrada crontab abaixo ? 00 10 1-10 * * cat /etc/passwd | mail -s "/etc/passwd" root O contedo do arquivo /etc/passwd ser enviado ao usurio root do dia 1 ao dia 10 as 10:00. 1. Qual o diretrio que contm arquivos que corresponde as informaes de horrio de vero no Sistema ? /usr/share/zoneinfo

2. Digite somente o nome do script que ajuda o Administrador do Sistema a especificar o correto fuso horrio que o servidor ir utilizar. tzselect 3. Qual a varivel de ambiente que pode ser usada para especificar o fuso horrio utilizado pelo Sistema ? TZ 4. Qual o arquivo de configurao que indica o fuso horrio utilizado pelo Sistema ? /etc/localtime 5. Qual o comando que exibe informaes sobre dados de localizao ? locale 6. Qual dos comando abaixo usado para converter a codificao de caracteres usada por um arquivo ? iconv 7. Qual o comando abaixo modifica a data do Sistema Operacional ? date -s 20090215 1. Qual o comando que exibe e tambm pode ser usado para alterar o relgio do BIOS ? (digite somente o comando). hwclock 2. Qual a resposta abaixo que mais se aproxima ao funcionamento do comando ntpdate ? Fora uma atualizao de horrio de acordo com o Servidor informado. 3. Qual a porta e o protocolo utilizados pelo daemon ntpd ? 123/UDP 4. Qual a opo do arquivo de configurao do ntp que inidica a utilizao de um servidor qualquer usado na atualizao de data e hora ?

server br.pool.ntp.org
5. O que o pool.ntp.org ? um grande Cluster Virtual de Servidores NTP. 6. Qual o comando e seu argumento quando desejado alterar o relgio usado pelo Kernel tomando como base o relgio usado pelo BIOS ?

hwclock -s

1. Digite o caminho completo do arquivo de configurao utilizado pelo Syslog.

/etc/syslog.conf
2. Qual a porta e protocolo utilizado pelo Syslog quando o mesmo for configurado para receber mensagens de log via rede ? 514/UDP 3. Qual a opo do daemon Syslog que possibilita o mesmo a receber mensagens de log pela rede ? /sbin/syslogd -r 4. Qual o significado da configurao Syslog abaixo ? auth.=info /var/log/auth.info Ser registrado em log, mensagens da facility auth somente com prioridade igual a info. 5. Qual o significado da configurao Syslog abaixo ? mail.*;mail.!=info @172.16.1.23 As mensagens de log da facility mail de todas as prioridades exceto info, sero enviadas ao servidor 172.16.1.23. 6. Qual o significado da configurao Syslog abaixo ? kern.info;kern.!err /dev/console Todas as mensagens de log da facility kern e prioridades de info a warning, sero enviadas ao dispositivo console. 7. Qual o significado da configurao Syslog abaixo ? news.err; daemon.info /var/log/custom.log Mensagens da facility news de prioridade maior ou igual a err e facility daemon de prioridade maior ou igual a info sero gravadas no arquivo /var/log/custom.log. 8. Necessito incorporar funcionalidade de log em um novo script que estou programando. Qual binrio do sistema operacional pode ajudar nesta tarefa ? logger 9. Qual a prioridade mais alta que pode ser aplicada a uma determinada facility do Syslog ? emerg

10. Qual a funo do klogd ? um daemon no qual intercepta e realiza registro de log das mensagens do Kernel Linux. 1. Especifique somente o comando que visualiza as filas de e-mail. mailq 2. Acabo de fazer uma alterao nos alises de e-mail do Sistema. Qual programa devo executar em seguida ? (especifique somente o comando) newaliases 3. Qual arquivo deve ser editado quando existe a necessidade de criar um alias de e-mail de escopo global ? /etc/aliases 4. Qual arquivo do usurio deve ser editado quando existe a necessidade de criar um redirecionamento das mensagens de e-mail ? ~/.forward 5. Qual dos abaixo, no um servio de SMTP ? cyrus 6. Qual diretrio onde ficam os arquivos de e-mail de cada usurio no Sistema ? /var/spool/mail 1. Qual a porta TCP utilizada pelo console de administrao do programa CUPS ? 631 2. Especfique o caminho completo do arquivo de configurao do sistema de impresso CUPS. /etc/cups/cupsd.conf 3. Qual o comando que lista os trabalhos da fila de impresso ? lpq 4. Qual o diretrio onde mantido os trabalhos da fila de impresso do Sistema CUPS ? /var/spool/cups 5. Qual o comando que cancela um trabalho da fila de impresso ? lprm 6. Qual dos comandos abaixo envia um trabalho para a fila de impresso ?

lpr lp 7. Qual o arquivo de configurao CUPS onde especificamos usar uma impressora que est disponvel em nossa rede ? client.conf

8. Qual o correto comando e seu argumento utilizados para imprimir 5 cpias do documento GPL.TXT ? lpr -#5 GPL.TXT 9. Qual comando que lista os drivers de impressoras disponveis em meu Sistema ? lpinfo -m 10. Desejo alterar o tamanho da folha para impresso de um documento. Qual o comando que realiza esta atividade ? lpoptions 1. Qual dos comandos abaixo envia somente 3 pacotes ICMP a um determinado host ? ping -c 3 -I eth0 host 2. Qual arquivo do Sistema que possui uma lista de servios e suas respectivas portas de comunicao ? /etc/services 3. Quais so os servios das portas de comunicao 139, 143 e 161 do protocolo TCP/IP ? netbios, imap e snmp 4. Quais so os servios das portas de comunicao 465, 119 e 23 do protocolo TCP/IP ? smtps, nntp e telnet. 5. Quais so os servios das portas de comunicao 995, 20 e 443 do protocolo TCP/IP ? pop3s, ftp-data e https. 6. Qual o endereo de Subrede e Broadcast do IP 1.144.112.46/22 ? 1. Subrede: 1.144.112.0 e Broadcast: 1.144.115.255 Subrede: 1.144.112.0 e Broadcast: 1.144.115.255 7. Temos a seguinte subrede IP 192.168.12.64/26. O administrador da rede usou o primeiro endereo para o roteador. Quantos endereos vlidos ainda posso usar ? 61

8. Temos a seguinte subrede IP 172.16.15.32/28. Quantos endereos IP vlidos para utilizao temos ? 14 9. Qual o endereo de Subrede e Broadcast do IP 37.224.15.208/25 ? Subrede: 37.224.15.128 e Broadcast: 37.224.15.255 10. Qual o endereo de Subrede e Broadcast do IP 189.200.10.77/28 ? Subrede: 189.200.10.64 e Broadcast: 189.200.10.79 11. Quantos octetos possui um endereo IPv6 ? 16 octetos 12. Qual dos protocolos abaixo possui a caracterstica de ser orientado a conexo e realizar verificao de erros em uma transmisso de dados ? TCP 13. Qual o protocolo utilizado pelo comando ping para determinar se um host da rede est up ? ICMP 14. Qual protocolo realiza transferncia de arquivos ASCII ou BINRIO e para isto utiliza uma porta adicional que controla a transmisso dos dados ? FTP 1. Especifique somente o comando usado para se definir um nome para o Servidor. hostname 2. Qual o arquivo de configurao do Sistema onde definimos o nome do servidor ? /etc/hostname 3. Qual o arquivo do Sistema que possui mapeamento bsico de endereo IP para nomes DNS ? /etc/hosts 4. Qual o arquivo de configurao que determina a ordem de resoluo de nomes DNS ? /etc/nsswitch.conf 5. Qual o caminho completo do arquivo de configurao que define o endereo IP 192.168.1.1 como sendo um servidor DNS que pode ser usado ? /etc/resolv.conf 6. Qual o comando que pode ser usado para se definir o endereo IP 172.16.2.1 na interface eth2 ?

ifconfig eth2 172.16.2.1 up 7. Qual comando e seu argumento que exibem todas as interfaces de rede do Sistema ? ifconfig -a 8. Qual dos comandos abaixo pode ser usado para se remover a rota padro ? route del default route del -net default route del -net 0.0.0.0 9. Qual o comando que pode ser usado para se definir uma rota padro ? route add -net 0.0.0.0 gateway 192.168.1.1 dev eth0 1. Qual o comando que exibe informaes de forma contnua sobre novas conexes TCP ao Servidor ? netstat -tnc 2. Qual o comando que lista todos os hops de um pacote de dados ?

traceroute
3. Qual o programa que automatiza o processo de configurao de uma interface de rede com base nos dados presente em arquivo de configurao no /etc ? ifup 4. O comando netstat -a est demorando muito para que sejam exibidos dados na tela. Qual a possvel causa disto ? Existe um problema de DNS atrapalhando na resoluo de nomes. 1. Qual das seguintes alternativas melhor descreve o comportamento das configuraes abaixo: search exemplodomain.com.br 127.0.0.1 200.201.12.22 Nenhuma consulta DNS pode ser realizada. Existe um erro de sintaxe. 2. Qual das seguintes abaixo uma entrada vlida do arquivo de resoluo de nomes simples do Sistema ? 127.0.0.1 localhost localhost.localdomain 3. Qual os arquivos de configurao do Sistema so consultados para resolver um nome de host para seu respectivo IP quando a ordem de resoluo hosts: files dns ? /etc/hosts e /etc/resolv.conf 4. O resultado abaixo pertence a qual comando do Sistema ?

www.lpi.org has address 24.215.7.162 host 1. Qual comando find abaixo usado para encontrar arquivos do Sistema sem grupo definido ? find / -nogroup -exec ls -ld {} \; 2. Desejo desbloquear um login do Sistema. Quais comandos abaixo podem ser usado para conclur esta tarefa ? usermod -U passwd -u

3. Qual dos comandos abaixo exibem informaes sobre a senha de um usurio ? passwd -S 4. Especifique o caminho completo do arquivo de configurao utilizado pelo programa sudo. /etc/sudoers 5. Qual o comando incorporado ao Shell Bash limita o nmero de processos que podem ser criados por um usurio ? ulimit 6. Qual o comando pode ser usado para lista as portas em estado LISTEN do Sistema ? netstat 7. Qual o comando usado para editar as configuraes do programa sudo ? visudo 8. Qual o arquivo de configurao global do Sistema onde possvel definir limites sobre a utilizao de recursos ? /etc/security/limits.conf 9. O termo OS fingerprint est relacionado a qual binrio do Sistema ? nmap 10. Qual comando abaixo exibe informaes sobre idade de senha (password aging) de um usurio regular ? chage 11. Qual dos comandos abaixo determinar o ltimo dia da validade da senha do usurio joao ?

1. Qual o comando que possvel converter dados de senha dos usurios do arquivo /etc/passwd para o arquivo /etc/shadow ? pwconv 2. Qual a correta permisso dos arquivos /etc/passwd e /etc/shadow ? -rw-r--r-- e -r-------3. Qual a melhor maneira para se desativar um servio controlado pelo inetd ? Colocando o caracter # no comeo da linha e aps isto reiniciar o servio inetd. 4. Qual das afirmaes abaixo VERDADEIRA sobre o arquivo /etc/nologin ? Se o arquivo existir, nenhum usurio poder se logar no Sistema exceto o usurio root. 5. O servio imap controlado pelo xinetd, possui a seguinte opo: imap { disable = yes

} O que esta opo quer dizer ? O servio imap foi desabilitado. 6. Temos a seguinte configurao para acesso ao host via telnet: # cat /etc/hosts.allow telnet: 192.168.1.10 # cat /etc/hosts.deny telnet: ALL O que esta configurao diz ? O acesso por telnet neste host do endereo IP de origem 192.168.1.10 ser liberado. 7. O Administrador do Sistema retirou a funo de reboot do servidor pelas teclas de atalho CTRL+ALT+DEL. Observando a linha abaixo, responda o que est faltando: ca:12345:______:echo Reboot Suspenso! ctrlaltdel 1. Qual opo do programa gpg que lista as chaves do chaveiro de meu usurio ? gpg --list-keys 2. Qual o diretrio no Sistema onde ficam as chaves GnuPG dos usurios ? ~/.gnupg/

3. Qual a opo do comando gpg que envia uma determinada chave para um servidor de chaves ? gpg --send-keys 4. Qual o programa integrante do OpenSSH que gera, gerencia e converte chaves de autenticao ? ssh-keygen 5. Qual arquivo devemos modificar no host onde desejamos realizar autenticao SSH por chave pblica ? ~/.ssh/authorized_keys 6. Toda vez que preciso acessar o host 172.16.112.75 via ssh, tenho que digitar minha passphrase (frase senha). Qual o utilitrio do OpenSSH me ajudaria com isto ? ssh-agent 7. Qual verso do protocolo SSH prefervel em usar e tambm considerada mais segura ? 2 8. Qual o arquivo OpenSSH cliente que pode ser customizado por usurios regulares do Sistema ? ~/.ssh/config

Вам также может понравиться