Вы находитесь на странице: 1из 6

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL

1. Sistema de Gerenciamento Ambiental A organizao pode encara o gerenciamento ambiental de trs formas: 1 GERAO Preocupar-se somente com exigncias legais, isto acaba fazendo a organizao tratar o gerenciamento ambiental como custo. 2 GERAO Aproximar o tema ambiental da estratgia de gerenciamento da organizao vendo tal forma como um custo necessrio para a sobrevivncia a fim de evitar futuros riscos e responsabilidades, isto acaba impondo limites ao tema ambiental. 3 GERAO Colocar o gerenciamento ambiental como um elemento essencial integrado a estratgia das organizaes. Visando buscar esta integrao atravs das ferramentas de qualidade a adequao deste sistema de gesto ambiental na organizao, ou seja, inteirar o gerenciamento de qualidade com o gerenciamento ambiental. GEMI (Global Environmental Management Iniative) TQM TQEM ( Total Quality Environmental Management) PLANO DE AO: Utilizao de Ferramentas, desde que j exista uma estrutura montada. Ferramentas EIA antes das operaes come;comearem AUDITORIAIS identificar pontos fracos COMUNICAO E PARTICIPAO criar uma imagem positiva para evitar resistncias e introduzir um treinamento

2. Estudo de Impacto Ambiental Serve para prognosticar os impactos que ocorrero quando h a implementao de um projeto, buscando encontrar solues para reduzir tais impactos. Um EIA fornece informaes como: dados de reas de risco, situaes de crise emergncia, planejamento financeiro, relaes pblicas, imagem de empresa e situao com autoridades regulamentares. Tal ferramenta necessita de uma equipe multidisciplinar. O EIA acompanha as fases de construo, operao, extenso e anlise. Durante as fases do EIA questes como: segurana, poluio, resduos, efeitos sociais, consumo de gua e energia devem constar em sua definio. A fim de evitar custos extras sugere-se planejar a obteno de informaes no tempo apropriado. Assim, como j possuir um conhecimento profundo da organizao e tcnicas e procedimentos costumeiros ajudam na reduo dos custos. Porm, deve-se saber que EIAs so dispendiosos e os valores elevam-se muito conforme a complexidade, significncia e nvel de detalhamento. 3. Auditoria Ambiental Ferramenta que se compromete com a sistemtica, documentao e avaliaes objetivas e peridicas da organizao buscando um bom gerenciamento e equipamentos de performance em termos ambientais. A auditoria facilita o controle de gerenciamento de prticas ambientais e regulariza as polticas da campanha tendo como campos usualmente auditados a organizao e suas responsabilidades. A auditoria ambiental possui trs passos: as atividades de pr-auditoria, as atividades locais e as atividades de pr-auditoria. PR-AUDITORIA: seleo da equipe, listagem das prioridades e facilidades para auditar e plano de auditoria. ATIVIDADES LOCAIS: entendimento dos controles internos, identificao e acesso aos mesmos, recolhimento das evidncias e dados de auditoria, avaliao e descrio do que foi encontrado. PS-AUDITORIA: construo de um relatrio descrevendo o que foi visto com as devidas solues atravs de um plano de ao.

4. Organizao das Funes Ambientais Para verificar que consideraes ambientais devem ser tratadas, deve-se primeiramente analisar que tipo de estrutura organizacional de necessidade para a mesma. No entanto, a construo de uma boa estrutura deve ser direcionada conforme o tamanho da mesma. Nos casos de pequenas e mdias empresas, geralmente, o gerenciamento e as funes ficam centralizados numa s pessoa. J para o caso de grandes empresas que envolvem uma estrutura um pouco mais complexa identificam-se trs formas organizacionais de GA: modelo de coordenao central, modelo de departamento central e modelo baseado em unidade de negcio. MODELO DE COORDENAO CENTRAL: envolve responsabilidades na coordenao e poltica de desenvolvimento. MODELO DE DEPARTAMENTO CENTRAL: trata-se de um departamento central que tem um substancial delineamento com outros locais, tendo uma considervel responsabilidade operacional. MODELO EM UNIDADES DE NEGCIO: tem primeiramente a responsabilidade ambiental, sendo que seus executivos tratam algumas matrias no sentido de favorecer as causas da companhia. Porm, a verdadeira organizao tem uma composio estrutural j delineada onde existe um programa de reviso interna para identificar e avaliar riscos ambientais em intervalos de tempo regulares, um efetivo e fcil fluxo de rotinas de informaes ambientais entre todos os nveis, treinamento e responsabilidade de toda a equipe. Dados monitorados, relatos de incidentes, disposio de resduos documentada e outras informaes ambientais atravs de um programa de background de assuntos ambientais com todos os empregados. 5. Comunicao e Participao Deve-se ter cuidados com a imagem da empresa a fim de verificar se esta imagem no est sendo desgastada, por questes de conflitos internos e externos que envolvam a varivel ambiental. Diz-se isto, pois uma vez que esta imagem esteja atingida, fica muito difcil de restaur-la, persistindo por um bom tempo a imagem de poluidora. Para se evitar isto necessria uma boa comunicao e participao da empresa com seus agentes externos. Atitudes como no parecer mais verde do que realmente a empresa , criar aes para minimizar conflitos e fazer com a empresa crie medidas efetivas para proteger o meio ambiente viro a ajudar na limpeza da m imagem da empresa.

Uma importante ferramenta que se encontra em crescimento so as reportagens ambientais, pois esta acaba sendo uma importante ferramenta de comunicao com o pblico. Assim, para que a empresa possa colocar uma boa imagem ambiental para o pblico, ela primeiro deve convencer e motivar a equipe de profissionais da empresa em contribuir para a proteo ambiental. Para isso, deve-se criar uma clara poltica seguida por aes ambientais que esto sendo lideradas por um bom gerenciamento. Propondo tarefas que agucem sua curiosidade e interesse, requisitando o envolvimento deles para melhores solues ambientais. 6. Treinamento para o Gerenciamento Ambiental Dentro das caractersticas que fazem uma empresa ter sucesso manter-se competitiva, encontra-se a boa qualificao dos recursos humanos desta empresa. Assim, torna-se importante a idia do treinamento voltado para nfase ambiental. Dentre as habilidades nesta rea o conhecimento da legislao ambiental, flexibilizao das tcnicas de processo dentro dos padres ambientais, monitoramento e a anlise dos resduos e o conhecimento dos padres ambientais devem ser requeridos para que se possa efetuar um gerenciamento ambiental com sucesso. Alm disso, a empresa, no objetivo de reduzir conflitos por diferena de mentalidade de treinados e no treinados, tambm pode optar por treinamentos de educao ambiental integrada entre os funcionrios de todos os setores. No entanto, a metodologia a se buscar deve ser a do fazer e no apenas tornar os funcionrios passivos escutadores. 7. De que modo agir com desperdcios e poluies Em primeiro lugar deve-se ter a preocupao com a eficiente utilizao de seus recursos e matrias-primas. Depois disso, deve verificar dois problemas ambientais que surgem para a empresa:

A disposio dos resduos gerados de uma maneira eficiente e retornvel; Como conduzir os negcios de uma maneira que no submeta os funcionrios a riscos de acidentes e exposies a produtos perigosos.

Assim, deve-se construir um modelo que enfatiza um processo que minimize resduos, processos qumicos mais seguros, custos efetivos no tratamento de resduos, manuteno preventiva e operaes competentes. Sendo assim, para assumir uma poltica de resduos deve-se seguir alguns passos:

Identificar e controlar entender o processo verificando a entrada e sada dos materiais, determinar os recursos e matrias-primas utilizadas, identificar as opes para a reduo dos resduos e, por fim, implementar o melhor plano de ao em termos de custo-benefcio. Prevenir e reduzir levantar todas as possibilidades de eliminao e reduo de resduos, tanto no produto como no processo (reformulao, design, manuteno etc). Reciclagem e reutilizao fazer melhor uso dos resduos existentes atravs da conservao e reaproveitamento destes. A idia de atingir processos de produo fechados. Mesmo quando o resduo no possuir mais reutilizao, torna-se necessrio trocar o processo a fim de tornar o resduo comercivel. Disposio desenvolver mtodos seguros de disposio, obedecendo critrios rgidos de segurana e sade ambiental.

8. Poupando Energia Para poderem buscar um melhor fator de custo as empresas j buscavam poupar energia antes mesmo de estarem cientes do efeito estufa. Na busca desta eficincia dois fatores tornam-se muito importantes na anlise do recurso de energia a se utilizar: a eficincia e a sustentabilidade do recurso. Alm disso, deve-se ter o foco no principal objetivo das empresas que a reduo do consumo total. Para isto deve-se considerar quatro caminhos estratgicos e serem seguidos. 1. 2. 3. 4. O questionamento da necessidade ou justificao do consumo de energia nas atividades, analisando se os mesmos no podem ser reduzidos. Evitar as atuais e futuras perdas de energia com a utilizao, por exemplo, de isolamentos. Melhoramento da eficincia de energia com a substituio de MP, materiais, iluminaes e dos prprios processos. Reutilizao da energia desperdiada atravs da utilizao de sistemas de troca de calor.

9. Preveno de Desastres Industriais Observou-se, principalmente, na dcada de 80, a ocorrncia de muitos desastres ambientais tendo como principais causas: incndios, vazamentos e exploses. No entanto, pode-se colocar com certeza que a maioria destes desastres foi conseqncia de uma falta de controle rgido e falta de conhecimento para contornar tais situaes naquele momento.

Assim sendo, para que se possa efetuar um sistema de controle rgido de riscos e perigos, alm de um gerenciamento para preveno de acidentes industriais, deve-se ter em mente alguns componentes bsicos como:

Identificao das instalaes de maior perigo; Informaes sobre as instalaes e avaliao destas sobre os maiores riscos; Controle das causas dos acidentes industriais de maior relevncia e suas operaes de forma segura; Planejamento de emergncia e inspeo regular das instalaes de maior perigo; Inspeo regular das instalaes de maior perigo.

Вам также может понравиться