Вы находитесь на странице: 1из 5

A Soberania de Deus e o Evangelismo

Muitas pessoas lutam com a soberania de Deus na eleio, porque acreditam que ela exclui a prtica do evangelismo. Elas se perguntam: se as pessoas so ou no eternamente eleitas, que bem far a pregao? Que diferena far? No entanto, como a Escritura ensina, a soberania de Deus na eleio e a prtica do evangelismo no so inimigas, mas amigas. O evangelismo est enraizado na eleio, e enquanto o homem planta e rega a semente do evangelho, Deus traz o crescimento. Os Meios e os Fins A soberania de Deus na salvao mais clara e nitidamente vista no ensino da Escritura sobre a eleio. A eleio " ", isto , a escolha de Deus no se baseia em nada de bom ou meritrio do escolhido, algo louvvel que tencione ou influencie Deus em sua escolha. Ao invs disso, a escolha de Deus feita exclusivamente com base na Sua boa vontade. Pode parecer que essa escolha faz qualquer atividade humana desnecessria. Como poderia uma criatura afetar algo? Mas considere este simples exemplo: suponha que Deus quer eternamente que voc receba uma carta minha. Para que isso ocorra, outras coisas devem acontecer primeiro. Obviamente, eu devo escrever a carta, e em seguida dar um jeito de entregar a carta para voc. Essas atividades - a escrita e o envio da carta - no acontecem parte da vontade e propsito do Deus Todo Poderoso, mas como parte de Sua vontade e propsito. Elas so meios para o fim: voc receber uma carta minha.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

O que isso mostra? Mostra que nos desgnios divinos, meios e fins esto conectados. Talvez, ao eleger pessoas " ", Deus poderia ter imediatamente os glorificado. Mas de acordo com a Escritura, Ele no escolheu fazer isso. Em vez disso, ele usa meios. Ele nos apresenta as boas novas da salvao. Como Ele faz isso? Ele com certeza poderia ter feito isso transmitindo as boas novas de forma imediata mente de algum atravs de um sonho ou um " ". Mas, na verdade, Ele o faz pela dupla ao da " " e do " ". A Escritura tem vrias maneiras diferentes de deixar isso claro. Nos Evangelhos, tem a parbola do semeador: " ". A semente a Palavra, os vrios tipos de solo so os diferentes tipos de coraes. " ". Portanto, existe a semente semeada, e existe fruto, de acordo com o tipo de solo. E isso representa ouvir a Palavra, entendendo-a, e sendo frutfero. Ningum pode " " a Palavra sem ela ter sido " " primeiro. Aqui est um segundo exemplo. Vejamos as palavras da Grande Comisso encontrada no final do evangelho de Mateus: " ". Jesus instrui ou ordena aos Seus onze discpulos para " ". E como eles faro isso? " [as pessoas de todas as naes] ". Discipulado vem atravs do ensino que Cristo ordenou aos Seus primeiros discpulos. Paulo usa uma linguagem muito semelhante a de Cristo na parbola do semeador quando descreve seu ministrio, tanto a importncia quanto as limitaes deste, ele escreve: " ". O que ele est dizendo aqui? Que ele semeou a semente e seu companheiro o pregador Apolo acompanhou e - por meio do que ele ensinou - " " o que Paulo havia semeado. Mas quem fez crescer? S Deus, atravs do Seu Esprito, deu vida - entendimento, f e obedincia - queles que se tornaram crentes em Corinto. Da mesma forma, outras coisas que Paulo escreve ecoam o ensino da Grande Comisso de Jesus. Por exemplo, em Romanos captulo dez, Paulo discute a relao entre invocar a Cristo, a confiar nele, e pregar a necessidade de rogar pelo Salvador: "

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

"-

As perguntas de Paulo respondem a si mesmas: sem a f no haver splica; sem o ouvir no haver f; sem a pregao no h como ouvir e sem o envio no haver pregao. Todas estas passagens tm uma coisa em comum. Elas revelam a conexo, conexo estabelecida na sabedoria de Deus, entre comunicar o evangelho atravs da pregao - semeando, ensinando, chamando e regando - e a crena - f e invocao do Senhor, a converso a Cristo em seus diversos aspectos. Portanto, sob circunstncias normais, a pregao e o ensino so os meios indispensveis do Senhor para trazer homens e mulheres f em Cristo. claro que apenas a pregao no suficiente. O prprio Deus deve preparar o corao, e pelo Seu Esprito s Ele pode " ". Mas Ele normalmente o faz " " proclamada pelos ministros do evangelho. Eleio H uma passagem que acima de todas as outras na Bblia claramente estabelece o mbito desta interao entre meios e fins, a eleio de um lado e a glorificao de outro. Em Romanos captulo oito, Paulo ensina que o propsito final de Deus para o Seu povo a sua conformidade imagem de Seu Filho. Como devemos entender isso? A resposta de Paulo leva primeiramente o leitor de volta para " " (v. ). Estes, segundo ele, so pr-conhecidos por Deus. Isto , Ele sabe antes de nascerem quem so essas pessoas, pois Ele os escolheu. E Ele os predestina para serem conformes imagem de seu Filho, Jesus Cristo (v. ). E o que esta predestinao envolve? " " (v. ). Em poucas palavras, o apstolo leva o leitor de eternidade a eternidade. Para enfatizar a certeza e a plenitude desse processo, Paulo usa o verbo no passado, como se todos os santos j estivessem desfrutando da glorificao. Mas para o nosso objetivo, precisamos destacar duas palavras que so essenciais e importantes: chamou e justificou. Elas salientam a necessidade do eleito de ser glorificado atravs da ao do Esprito de tirlos da escurido espiritual - o novo nascimento - e a necessidade deles mudarem sua condio, uma vez que seus pecados foram perdoados e a justia de Cristo imputada a eles.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Quando essas mudanas, regenerao e justificao, ocorrem? A resposta : durante a vida terrena dos homens e mulheres. Por quais meios? Pela comunicao e apresentao do evangelho atravs da pregao e do ensino. Alm disso, essas mudanas ocorrem pela ao soberana de Deus, o Esprito Santo, que abre os olhos para a compreenso, renova a vontade, concede o arrependimento e a f que justifica, e permite o crescimento da virtude crist, isto , a santificao. Vendo por Outro Lado Assim, a pregao normalmente um meio indispensvel para chamar os eleitos de Deus. De forma paralela, ouvir e fazer esforo para compreender a pregao do evangelho indispensvel. No faz sentido algum dizer: " ". Jesus, por exemplo, destacou a importncia de ouvir com ateno: " ". O que Jesus queria dizer? Que devemos ouvir atentamente, com o objetivo de adquirir " ". Depois de Sua ressurreio, Jesus passou um tempo abrindo o entendimento dos discpulos para compreenderem a Escritura (v. ). Se estamos confusos e perplexos, devemos continuar a examinar a Escritura com todas as nossas foras - uma vez que que a Escritura interpreta a Escritura - e rogar a Jesus por entendimento. Paulo conta como os cristos de Tessalnica vieram a f em Cristo da seguinte forma: " ". A linha de raciocnio que diz: " ", comete o mesmo erro da crena de que a eleio eterna de Deus faz a pregao desnecessria. Eles separam o fim da eleio - a renovao na imagem de Cristo - dos meios de comunicar o evangelho atravs da pregao e as outras maneiras que Deus ordenou. Isso divide o que Deus tem, de fato, unido. " ".

Por Paul Helm | Em Junho de 2013 | Artigos. Traduzido por Lidiane Cecilio | Original .
---

Voc est autorizado a reproduzir e distribuir este material desde que, informe o autor, seu ministrio e o tradutor. A comercializao e alterao do contedo original estritamente proibida.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

2013 Fireland Missions. All rights reserved .

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Вам также может понравиться