Вы находитесь на странице: 1из 13

SUMRIO

1. INTRODUO ....................................................................................................................... 2 2. PROVA PERICIAL ................................................................................................................. 3 2.1 DISPOSIES GERAIS ................................................................................................ 3 2.2 QUEM PODE SER PERITO? ........................................................................................ 4 2.2.1 LIMITES DA ATUAO DO PERITO E O PAPEL DO JUIZ NA PRODUO DA PROVA PERICIAL .................................................................. 5 2.3 PROCEDIMENTO DA PROVA PERICIAL................................................................... 6 2.4 INOVAES DA LEI 10.358/2001, ACERCA DO PARECER DO ASSISTENTE TCNICO E LEI 8.455/1992, REFERENTE PROVA PERICIAL ................................ 7 2.5 AVALIAO DA PROVA PERICIAL E NOVA PERCIA ........................................... 8 3. INSPEO JUDICIAL ........................................................................................................... 9 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 11

1. INTRODUO

O presente trabalho visa discutir o assunto sobre os meios de prova, especificamente, percia e inspeo judicial, que so importantssimos para a formao da convico do juiz acerca da matria controvertida e para sua fundamentao. Muito popular nos meios de comunicao, hoje a percia vista como uma verdade incontestvel pela maioria da populao, apesar de apenas formar, dentre um conjunto de outros fatores, a opinio do juiz, que pode, inclusive discordar do ponto de vista do perito. Esta supervalorizao que esse meio de prova tem ganhado se d na mesma proporo da decadncia da prova testemunhal. Distintamente da testemunha que traz uma verso pessoal sobre fato, o perito se utiliza do conhecimento tcnico para realizar juzos especializados sobre os fatos relevantes da causas. A inspeo judicial a amostra da autonomia que tem o juiz no processo, caso ele queira ter contato direto com os fatos, ele poder atravs deste meio de prova. As partes tambm podem requerer que o magistrado assim proceda para formar seu convencimento. um meio de prova igualmente importante, visto que no cabe melhor a ningum para constatar algo no processo que ao magistrado. A seguir, melhores elucidaes sobre o tema.

2. PROVA PERICIAL 2.1 DISPOSIES GERAIS De modo geral, a demonstrao dos fatos alegados pelas partes nos autos faz-se por documentos ou depoimentos. Entretanto, em alguns casos tais provas no so suficientes para o esclarecimento de citadas alegaes. O juiz no tem o dever de prestar conhecimentos universais, e, portanto, poder dispor do auxlio de pessoas especializadas para examinar as provas trazidas ao processo com a finalidade de formar seu convencimento e julgar a causa com segurana. A percia pode conceituada como a espcie de prova produzida mediante o concurso de profissionais especializados.1 O Cdigo de Processo Civil em seu artigo 40 apresenta as formas da prova pericial, quais sejam: exame, vistoria ou avaliao. Segundo a doutrina, o exame espcie de pericia que recai sobre a inspeo de coisas, pessoas ou documentos, visando verificao de fato ou circunstncia que interesse soluo do litgio. Vistoria consiste na inspeo realizada sobre bens imveis e finalmente, avaliao ou arbitramento a modalidade utilizada para apurao de valor pecunirio de coisas, direitos ou obrigaes que estejam em litgio. Trata-se a percia de modalidade especial de prova que s deve ser admitida quando indispensvel ao esclarecimento de questes tcnicas ou especializadas conforme consta no artigo 420 do CPC. Desta forma, sempre que for possvel ao juiz apurar a veracidade das alegaes das partes por meios menos dispendiosos dever faz-lo e valer-se de outros meios para formar sua convico. de se destacar, entretanto, que mesmo tendo o magistrado capacidade especfica e individual para analisar o processo, se no for uma capacidade que pertena a qualquer juiz, dever requerer percia para o caso, evitando o que Marinoni chama de cincia privada, pois no sistema brasileiro, toda situao controvertida, em respeito ao Princpio do Duplo grau de jurisdio, pode ser levada

Lopes, Joo Batista. A prova no Direito Processual Civil 3 ed. ver. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

outros rgos jurisdicionais, que podem no ter a mesma habilidade do juiz que outrora julgou. Existe a possibilidade de dispensa da percia. Este ato se dar, se as partes, nas suas respectivas peas, quais sejam, inicial e contestao, apresentarem pareceres tcnicos ou documentos elucidativos suficientes, o que consta no artigo 427 do CPC. H, ainda, a hiptese de indeferimento da percia quando a verificao dos fatos se mostrar impraticvel em razo do desaparecimento de vestgios ou sinais, entretanto, mesmo que o objeto a ser apreciado no mais exista, possvel a realizao da percia indireta. Em qualquer das hipteses de indeferimento da percia, ter o juiz de motivar sua deciso, no sendo suficiente a genrica meno inadequao ou insuficincia a genrica meno inadequao ou insuficincia desse meio de prova2. H determinados casos, em que a lei determina que a realizao da percia indispensvel, como por exemplo, na ao de desapropriao e na de acidente de trabalho.

2.2 QUEM PODE SER PERITO? O perito ser pessoa designada pelo juiz (art.421), e a partir de sua nomeao (que se dar atravs do despacho saneador) exercer a funo pblica de auxiliar da Justia (art.139), com o dever de assistir o juiz na prova do fato que dependa de seus conhecimentos (art.145). Se o caso em apreo demandar percia complexa que abranja mais de uma rea do conhecimento, ao juiz h a possibilidade de nomear mais de um perito (art.431-b). Segundo Gildo dos Santos:
No mbito do processo civil, o perito sempre pessoa fsica. No se desconhece, porm, a existncia de laudos feitos por entidades igualmente merecedoras de crdito. Mas a verdade que, ainda assim, o perito uma pessoa fsica dessas instituies. (Santos, Gildo dos. A prova no processo Civil. So Paulo: Saraiva, 1975).

Lopes, Joo Batista. A prova no Direito Processual Civil 3 ed. ver. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

Dispe o artigo 434 do CPC que quando o exame tiver por objeto a autenticidade ou a falsidade de documentos, ou for de natureza mdico-legal, o perito ser escolhido, de preferncia, entre os tcnicos dos estabelecimentos oficiais especializados, e nos demais casos a escolha recair sobre profissionais de nvel universitrio, e devero estar devidamente inscritos no rgo de classe competente, (art.145). s partes facultada a participao na percia com a escolha de assistentes tcnicos e formulao de quesitos. Ao perito aplicam-se as mesmas causas de impedimento e suspeio a que se submete o juiz (arts. 138, III, e 423 do CPC), devendo ele prprio apontar estes vcios, ou mesmo ser argidos pelas partes. possvel a substituio do perito, quando no houver conhecimento tcnico suficiente, ou quando este no apresentar o laudo pericial no prazo estipulado pelo juiz, sem motivo justificado, o que acarretar neste caso, multa, com vistas ao valor da causa e do prejuzo que acarretou (art. 424, pargrafo nico, do CPC).

2.2.1 LIMITES DA ATUAO DO PERITO E O PAPEL DO JUIZ NA PRODUO DA PROVA PERICIAL Como outrora citado, o perito deve ser profissional qualificado e especializado na matria discutida nos autos e a ele compete o dever de fornecer ao juiz elementos concretos para o esclarecimento das questes pertinentes causa. Sua atuao nos autos est limitada aos aspectos eminentemente tcnicos de sua especialidade e a ele no permitido intrometer-se em questes de carter jurdico. Estas so de competncia privativa do juiz. O ideal para a realizao da prova pericial seria a presena do juiz, e que tal prova fosse efetuada segundo um roteiro por ele traado. Entretanto, em decorrncia do excesso de servio, necessrio ao menos que o juiz, ao nomear o perito, formule os quesitos do juzo, e, posteriormente, proceda ao exame dos quesitos produzidos pelas partes. Ademais, cabe ao juiz fiscalizar o cumprimento do prazo concedido ao perito, com o fim de evitar abusos.

2.3 PROCEDIMENTO DA PROVA PERICIAL A percia pode ser requerida na petio inicial, na contestao, reconveno bem como na rplica do autor resposta do ru. O juiz dever apreciar o pedido realizado atravs do despacho saneador, e se este for deferido, na mesma oportunidade dever proceder nomeao do perito, bem como a intimao das partes que tero o prazo de cinco dias para que indiquem seus respectivos assistentes tcnicos e para que procedam a formulao dos quesitos que entenderem necessrios. A percia s ter incio com a intimao das partes, informando-as da data e do local em que os trabalhos sero iniciados (art. 431-A do CPC). Os quesitos formulados sero analisados pelo juiz (assim como ele poder formular quesitos de ofcio) e podero ser deferidos ou indeferidos. No caso de litisconsrcio ativo ou passivo, cada um poder indicar seu prprio assistente tcnico. Havendo escusa do perito, ou recusa dele pela parte, o juiz, se acolher a alegao, nomear outro tcnico.3 Ao perito assiste a possibilidade de utilizao de todos os meios necessrios, a exemplo de ouvir testemunhas, obter informaes, solicitar documentos que estejam em poder da parte ou em reparties pblicas (art.429). O trabalho do perito ser reduzido a laudo devidamente depositado em cartrio, obrigatoriamente com antecedncia de vinte dias da audincia de instruo e julgamento (art.433). Os assistentes tcnicos tero o prazo de dez dias contados da intimao das partes sobre a juntada do laudo para que apresentem seus respectivos pareceres. O prazo que o juiz inicialmente marca para a prova tcnica o que julga necessrio para a concluso da percia, todavia, os prprios peritos podem demonstrar a insuficincia deste prazo, da a permisso legal para sua prorrogao. Mesmo sem a apresentao do laudo, o juiz poder marcar a audincia, visto que um atraso na produo do laudo no tratado como causa de precluso. Mas se houver a falta do laudo no momento da audincia, esta dever ser suspensa caso em que o juiz nomear substituto para o tcnico, podendo aquele primeiramente nomeado sofrer as penalidades previstas no artigo 424 pargrafo nico do CPC.
3

Junior, Humberto Theodoro.Curso de Direito Processual Civil. ed. vol. 1. So Paulo: Forense, 2008.

Ainda no curso da prova pericial, lcito s partes apresentarem quesitos suplementares que sero analisados pelo juiz, isto porque elas tm o direito de participar da formao da prova. Aps a juntada do laudo pericial ao mbito dos autos, caso as partes desejam esclarecimentos sobre este, devero requer a intimao do perito para que comparea audincia. No entanto, para que seu pedido seja atendido, a parte dever apresentar as perguntas acerca dos esclarecimentos que pugna obter, atravs de quesitos (art.435); e a petio dever ser apresentada com antecedncia suficiente para que o perito seja intimado cinco dias antes da audincia. Ultrapassado este prazo, o perito no estar mais sujeito a prestar os esclarecimentos (art. 435, par. nico). No procedimento sumrio, o requerimento de prova pericial tambm deve ser feito na petio inicial ou na contestao, no entanto, a parte dever apresentar na mesma os seus quesitos, e, querendo, o seu assistente tcnico.

2.4 INOVAES DA LEI 10.358/2001, ACERCA DO PARECER DO ASSISTENTE TCNICO E LEI 8.455/1992, REFERENTE PROVA PERICIAL A lei 8.455/1992 introduziu duas providencias, com a finalidade de simplificar a prova pericial. So elas:

A percia oral, que cabe em causas que envolvam questes mais singelas, quando ao juiz permitido dispensar o laudo e convocar peritos e assistentes para que se manifestem em audincia a respeito das coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado (art. 421, par. nico)

A segunda providencia, visando a economia probatria, se d quando as partes, na inicial e na contestao apresentarem sobre as questes de fato apenas, pareceres tcnicos ou documentos que o magistrado considera suficientes para a soluo da lide (art.427).

Havendo dvidas a respeito dos pareceres tcnicos ou documentos, necessria se far a produo da prova pericial. Em hiptese alguma, admitido
7

que o juiz proceda ao julgamento da causa imediatamente aps a juntada do laudo, sem que as partes se manifestem a seu respeito. A Lei 10.358/2001 introduziu alteraes na redao do pargrafo nico, artigo 433, quanto a sistemtica da produo do parecer do assistente tcnico. O perito do juzo deposita seu laudo em cartrio, e, aps juntado aos autos as partes so intimadas; Do momento da intimao corre o prazo comum de dez dias para que os assistentes tcnicos de ambas as partes ofeream seus pareceres;

No h intimao direta aos assistentes. As partes so intimadas da apresentao do laudo do perito oficial, e devero requerer com seus assistentes a produo de pareceres em dez dias. Outras inovaes da Lei 10.358/2001 se deram acerca da cincia das partes sobre o local e a data do incio da percia, quer a designao seja feita pelo juiz ou por deliberao do perito (art. 431-A). E ainda, a permisso conferida ao juiz para que ele possa nomear mais de um perito oficial, caso a percia for complexa e abranger mais de uma rea do conhecimento especializado. Igual faculdade tambm est disposio das partes, na indicao de seus assistentes tcnicos (art. 431-B).

2.5 AVALIAO DA PROVA PERICIAL E NOVA PERCIA A avaliao da prova pericial no pode ser confundida com sua admissibilidade. Ainda que admissvel, a prova pericial passvel de ser desprovida de valor para o juiz formar seu convencimento. Caso em que ele poder se valer dos outros elementos constantes dos autos. De acordo com o artigo 436 do CPC, o juiz no est adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos. Para tanto, necessrio que o magistrado indique as razes que o levaram a desprezar o laudo resultante da percia. Nos casos com maior nvel de complexidade, poder o juiz optar pela realizao de uma nova percia. Determinada esta realizao, seu objeto sero os
8

mesmos fatos sobre que recaiu a primeira percia e sua finalidade ser corrigir as omisses ou inexatides dos resultados a que esta conduziu (art.438). Assim como na primeira percia, no estar o juiz vinculado as concluses desta nova percia. Neste sentido, o artigo 131 do CPC: o juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes, mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento.

3. INSPEO JUDICIAL A inspeo judicial, de acordo com Humberto Theodoro Jnior, o meio de prova que consiste na percepo sensorial direta do juiz sobre qualidades ou circunstncias corpreas de pessoas ou coisas relacionadas com o litgio 4. H certos casos em que indispensvel o contato direito do juiz com o fato para o seu convencimento. O Cdigo de Processo Civil anterior inclua inspeo judicial como uma forma de percia, o que segundo Marinoni um erro.
No se confunde a inspeo judicial com a prova pericial (...). A prova pericial narra a concluso do perito, que ento transmitida ao juiz. J a inspeo judicial requer contato direto do juiz com o fato a ser esclarecido, o 5 qual poder ser apenas auxiliado por peritos.

O juiz, em princpio, far a inspeo na prpria sede do juzo, porm poder ocorrer noutro lugar caso o juiz entenda necessrio, e juntamente com um ou mais peritos ir ao local onde se encontra o objeto da prova e realizar a inspeo, quando achar conveniente, nas situaes previstas no art. 442 do CPC. O rol presente no citado artigo taxativo, pois, a sede do juzo em regra o local onde devem ser praticados todos os atos do processo (art.176).

JUNIOR, Humberto Theodoro.Curso de Direito Processual Civil. ed. vol. 1. So Paulo: Forense, 2008. pag. 543 5 MARINONI, Luiz Guilherme. ARENHART, Srgio Cruz. - Manual do Processo de Conhecimento - 3 ed. rev., atual, e ampl. So Paulo : Revista dos Tribunais, 2004.

Podem ser objeto de prova, pessoas, coisas ou lugares. As pessoas podem ser partes ou outras que no esto no processo; os objetos podem ser mveis ou imveis, geralmente, aqueles que no podem ser retirados do local onde se encontram; os lugares so objetos de inspeo judicial quando conveniente conhecer detalhes do lugar, por exemplo, quando ocorreu um acidente em uma via pblica. A inspeo judicial pode ser realizada a pedido de qualquer das partes ou ex officio (art. 440). Tambm, s partes, com fundamento no princpio constitucional processual do contraditrio, cabe o direito de assistir inspeo, prestar esclarecimentos e fazer observaes que interessem ao processo, tambm tm direito a serem assessorados por tcnicos. Por isso, requerida a inspeo, as partes cientificar-se-o sobre o dia e local designado. Quando terminada a inspeo, o juiz determinar a lavratura de auto circunstanciado, no qual constar todas as informaes relevantes a respeito do objeto da diligncia, o auto poder ser instrudo por meio de desenho, grfico, fotografia ou pea anloga.

10

4) JURISPRUDNCIA 4.1 Ao de reintegrao de posse de imvel. Ausncia de provas de limitao da rea. Necessidade de inspeo judicial in loco. Constatao, pela inspeo judicial, de que a construo realizada pela parte apelada limitava-se s dimenses de seu imvel, no avanando em rea de propriedade do apelante. Ausncia de prova de fato constitutivo de direito do autor. Aplicao do artigo 333, inciso i, do cdigo de processo civil. Falta de apreciao da denunciao da lide. Ausncia de pedido expresso a respeito da no apreciao do da denunciao a lide. Matria que exige iniciativa da parte. Inexistncia de pedido expresso. Impossibilidade de reconhecimento de oficio. Inteligncia do artigo 128, do cdigo instrumental. Recurso de apelao conhecido e improvido. (TJBA - apelao: 38130-5/2004. Rel(a): Ilza Maria Da Anunciacao. Julgamento: 19/11/2008. rgo julgador: Primeira Cmara Cvel

11

CONCLUSO

12

REFERNCIAS CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. 18 ed. vol. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

JUNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. ed. vol. 1. So Paulo: Forense, 2008.

LOPES, Joo Batista. A prova no Direito Processual Civil. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MARINONI, Luiz Guilherme. ARENHART, Srgio Cruz. - Manual do Processo de Conhecimento - 3 ed. rev., atual, e ampl. So Paulo : Revista dos Tribunais, 2004.

13

Вам также может понравиться