Вы находитесь на странице: 1из 7

Fundamentao Terica.

O calor, como j foi explicado em relatrios passados, uma forma de transferncia de energia trmica devida uma diferena de temperatura. E a energia trmica a soma das energias cinticas (movimento) das partculas que compem o corpo/sistema. Essa transferncia se d por meio de trs mecanismos de transferncia de calor que so: conduo, conveco e irradiao.

Transferncia de Calor por Conduo

verificado tanto no dia a dia como experimentalmente que quando dois corpos rgidos com temperaturas diferentes so postos em contato h uma transferncia de calor do corpo quente para o corpo frio. Isso ocorre por conta das vibraes/movimentos das partculas que compe o corpo quente serem maiores do que vibraes/movimentos das partculas que compe o corpo frio. Por ambos os corpos estarem em contato essas vibraes fazem suas partculas colidirem entre si at atingirem uma mesma vibrao/movimento, (como j foi dito, est diretamente relacionada com a energia trmica), ou seja, atingem o equilbrio trmico. Esse processo chamado de Transferncia de Calor por Conduo. O mesmo processo pode ser evidenciado em apenas um corpo, quando diferentes partes do mesmo so submetidas a diferenas de temperatura, com o tempo a parte fria aumentar sua temperatura, e o inverso ocorre com a parte quente. Por exemplo, uma panela com um cabo de metal posta ao fogo, transferir por conduo calor do fundo da panela para as outras partes, inclusive o prprio cabo, podendo queimar quem a segura. Alm disso os metais possuem uma nuvem de eltrons livres, que por sua vez contribuem mais do que seus prprios tomos para a transferncia de calor por conduo. Todos esses exemplos evidencia um fluxo de calor da parte quente para a parte fria ao qual o corpo submetido. Fluxo de calor (que denotaremos por ) pode ser entendido como sendo a quantidade de calor (Q) que um corpo transmite ou absorve em uma variao de tempo (t), logo podemos escrever

(1)

Joseph Fourier observou experimentalmente que o fluxo de calor () atravs de um material proporcional ao gradiente negativo de temperatura. Alm disso, a espessura () e a rea (A) do material tambm influenciavam o fluxo de calor. Logo ele deduziu a seguinte expresso

(2)

onde T2 uma temperatura maior em relao a uma temperatura T1 ao qual diferentes partes do corpo submetido. E k uma constante de proporcionalidade, chamada de condutividade trmica e depende do material que feito o corpo. Onde k possui como unidade de acordo com o SI .

Transferncia de Calor por Conveco

Transferncia de Calor por Conveco um caso particular de transferncia de calor entre fluidos com densidade e temperatura diferentes. No to perceptvel como a conduo, na transferncia de calor por conveco tambm pode ser observada em casos particulares do dia a dia como na chama de uma vela. No importa o quanto vire a vela, seja para cima ou para baixo, de um lado para o outro, a chama sempre se manter apontada para cima. Esse fato ocorre da seguinte forma: Imagine uma poro de ar ao redor da chama, esse ar possui oxignio que ir participar da combusto. Quando aquecidas a poro de ar mais o oxignio se expandem (consequentemente diminuindo suas densidades) dando lugar a uma mesma poro de ar e oxignio com densidades maiores que passaro pelo mesmo processo formando assim um processo contnuo chamado de corrente de conveco. Como a maior parte do empuxo no ar ou em qualquer meio ocorre na vertical e a reao do chama com oxignio est ocorrendo com a parte aquecida que est subindo a chama sempre se mantm apontada para cima.

As correntes ocenicas so correntes de conveco, assim como o vento , ambos os casos so causados por diferenas densidade e presso do ar, que por sua vez so causados por diferenas de temperatura, como caracterstico de uma transferncia de calor.

Transferncia de Calor por Irradiao

Alm das duas formas de transferncia de calor citadas anteriormente, existe tambm a transferncia de calor por irradiao. uma forma de transferncia de calor que acontece por mediao das ondas eletromagnticas, principalmente o infravermelho. Todos os corpos tm em suas partculas energia trmica, logo, todo corpo transfere calor por irradiao. Tal fato pode ser evidenciado ao colocar as mos sobre uma panela quente, ou chegar perto de uma fogueira, ou basta ficar exposto ao sol que est a 150 milhes de quilmetros. Vale ressaltar que toda onda eletromagntica quando incide em um corpo ela pode ser refletida, transmitida ou ainda absorvida, e nesse ultimo caso que ela convertida em nova forma de energia como o calor. As superfcies que refletem quase toda onda eletromagntica so as superfcies metlicos polidas, e as que absorvem quase todas as ondas eletromagnticas so os corpos negros. Obs: Usamos o termo irradiao e irradiada (o), mas tambm podemos usar radiao e radiada (o)

Energia Irradiada Pelo o Sol

Como j foi mencionado a energia que o sol emite chega terra por meio de ondas eletromagnticas, logo o mecanismo de transferncia de calor entre o Sol e a Terra a irradiao. bvio que essa energia um infinitesimal do total que o sol emite para o espao, e, alm disso, a distncia que os separa enorme. Podemos relacionar a taxa com que o Sol transfere calor para Terra da seguinte forma: Primeiro: vamos imaginar que o Sol totalmente esfrico;

Segundo: que o Sol irradia energia eletromagntica uniformemente; Terceiro: que o Sol circundado por uma esfera imaginria (Figura 1), de rea dada por A = 4 R2. (3)

Figura- 1Sol circundado por uma esfera imaginria que retm toda energia eletromagntica imitida pelo mesmo.

Assim considerando que a Terra est situada a uma distncia R, estar dentro dessa esfera, e receber um infinitsimo valor da radiao total emitida pelo sol que pode ser determinada. (Figura 2).

Figura - 2 Terra situada a uma distncia R do Sol

Ento o fluxo de calor (d, pois um infinitesimal do total) que o Sol que transfere para Terra em uma certa rea da, ou total do fluxo de calor () irradiado pelo mesmo para o espao para a esfera de rea A=4 R2 (Sendo R = 1 u.a = 150 000 000 km) pode ser obtido aproximadamente atravs da seguinte relao d = . (4)

Essa mesma expresso (4) pode ser usada para estimar (aproximadamente) o fluxo de calor de qualquer fonte para qualquer corpo.

Anlise de Dados e Resultados

Nesta seo iremos calcular o fluxo de calor irradiado pela lmpada usada no experimento. Para tal feito usaremos os dados da Tabela 1 e Tabela 2. Alm disso, j sabemos quanto vale numericamente essa grandeza determinado pelo fabricante, ou seja 200 W, e em caso de discrepncias discutiremos os possveis motivos para tal.

Tabela - 1 Dados em comum da Latinha e da gua em seu interior, tais como, massa (m), calor especfico (c), temperaturas inicial (Ti) e final (Tf).

Dados Massa (kg) Calor Especfico (J/kg C) Temperatura Inicial (C) Temperatura Final (C)

Latinha 0,017 900 25 26

gua 0,08 4180 27 27,5

Tabela - 2 Outros dados relevantes para o experimento, como o tempo de irradiao (t), distncia do sistema termodinmico Lmpadae, o raio (R), e a rea de superfcie (da) da latinha que recebe radiao da lmpada.

Variao de Tempo de Irradiao (s) Distncia da fonte = R (cm) rea de Superfcie irradiada (cm2)

480 30 70

Clculo do Fluxo de Calor da Lmpada

Podemos calcular o fluxo de calor total da lmpada usando a expresso (4), mas antes podemos calcular a rea irradiada pela lmpada (A) que dado pela expresso (3), ou podemos substituir (3) em (4), logo = 4 R2 . (5)

Alm disso, d obtido atravs da expresso (1). Substituindo (1) em (5) chegamos em

, mas Q = cmT + cmT, sendo as grandezas com traos referentes latinha, e sem estes referentes gua. Logo

(6)

que a expresso que nos permitir encontrar o fluxo de calor total irradiado pela lmpada. Como todos os valores para a expresso (6) esto na Tabela 1 e na Tabela 2, omitiremos os clculos. Assim encontramos o valor numrico para o fluxo de calor de = 179,14 W. Observamos um valor bem prximo do valor do fabricante (200 W) que satisfatrio para nosso objetivo nesse trabalho. Alm disso, expusemos uma forma alternativa que pode ser resumida na expresso (6) de calcular o valor aproximado do fluxo de calor total de qualquer fonte, inclusive o do Sol. E tambm a parcela desse valor que absorvido por um corpo qualquer, como a Terra. Para calcular o fluxo de calor total irradiado pelo Sol, poderamos expor um corpo (conhecidas inicialmente sua massa, rea de superfcie, temperatura e calor especfico) a radiao do mesmo. Passado certo tempo, verificando sua temperatura final, e usando como raio da circunferncia que liga o Sol Terra a distncia de aproximadamente 150 000 000 quilmetros, s precisaramos substituir esses valores na expresso (6). Embora sujeito a muitos erros. Uma vez encontrado um valor total para o fluxo de calor irradiado pelo Sol, poderamos estipular uma rea da Terra que receba certa radiao solar e de acordo com a expresso (4) encontraramos um valor relativamente satisfatrio para a parcela do fluxo de calor que a Terra recebe do Sol.

Possveis motivos para as discrepncias do experimento

Ms observaes nas temperaturas finais e inicias da gua; Impreciso do termmetro infravermelho usado para mensurar o intervalo a baixas temperaturas final e inicial da latinha; Arredondamentos; Parte das ondas eletromagnticas so refletidas e no levamos em conta esse fator; Trocas de calor do meio com o ambiente que tambm no foram levadas em conta; Impreciso no clculo da rea da latinha a receber irradiao.

Вам также может понравиться