Вы находитесь на странице: 1из 16

Juarez Sabino da Silva Junior Tcnico de Segurana do Trabalho

Equipamento filtrante para ar comprimido utilizando ar proveniente de compressores industriais.

O primeiro passo para a instalao de um sistema de ar comprimido destinado a respirao humana verificar a localizao do compressor industrial. Ele deve captar um ar isento de gases ou vapores txicos e no pode estar instalado em ambientes confinados. Deve ainda, passar por manutenes peridicas para liberar um ar dentro de condies que permitam ao arcofil desempenhar seu papel.

A tubulao que traz o ar at o ponto onde vai ser utilizado deve ser de material atxico, que no se oxide nem libere odores. Tambm no deve permitir proliferao de fungos e bactrias.

Composio:

1 2 3 4

Filtro regulador de presso. Filtro de carvo ativado. Umidificador completo. 3 sadas com E.R.S (Engate rpido seguro).

Filtro regulador de presso: O filtro regulador de presso possui um sistema de ajuste de presso manual com trava e outro sistema automtico para drenagem de leo e gua.

Filtro RO Este filtro abriga um cartucho com carvo ativado para reteno de odores de vapores de leo, vapores orgnicos e umidade. O cartucho deve ser substituto quando estiver saturado, o que se percebe pelo olfato no ar que se respira (cheiro de leo). Trabalhos contnuos vo exigir uma substituio mais frequentes do cartucho.

Umidificador: Este componente se faz necessrio para manter a umidade de 50-60% no ar respirado tornando o mais confortvel. A falta de umidade adequada no ar respirvel pode provocar irritao no trato respiratrio.

Mascara facial com vlvula de demanda de presso positiva automtica, engate rpida cinto de polister.

Mascara semi facial com traqueia e um regulador de vazo fixado a um cinto de polister. Este regulador possui um bico para conexo com engate rpido da mangueira de ar comprimido.

Mascara facial com traqueia e regulador de vazo fixado a um cinto de polister. Este regulador tambm possui um bico para conexo com o engate rpido da mangueira de ar comprimido.

Equipamentos autnomos de ar comprimido: Desde que possuam segunda sada, e com o auxilio de um bico para duplo engate, permitem que o usurio economize o ar comprimido respirvel do cilindro e respire o ar proveniente do Arcofil, num momento de espera para retomar aes que somente os equipamentos autnomos a ar comprimido poderiam permitir.

Inspeo diria:

Retire a poeira eventualmente acumulada nos trs engates de sada para as mangueiras. Verifique o nvel de gua do umidificador. Observe se h algum dano mecnico nas tubulaes e tambm vazamentos. Verifique se o filtro R0 est saturado (veja data de fabricao). A cada 6 meses necessria a troca.

Inspeo semanal Retire o copo plstico de umidificador e faa uma limpeza com gua e sabo neutro. Retire o filtro sintetizado e a boia de plstico e faa uma limpeza com gua e sabo neutro utilizando uma escova macia. Troque o filtro de carvo ativado a cada 6 meses ou quando estiver saturado. Para retirar o refil de carvo ativado desmontar as conexes das tubulaes inferior e superior aps a retirada do filtro RO do cavalete. As duas tampas, inferior e superior so rosqueada (no deixe de verificar a data de fabricao do RO).

Inspeo semestral

Sempre trocar o cartucho do filtro RO. Para que o sistema tenha vedao correta, verifique o anel oring do copo do regulador de presso.

Ateno: Acople o corpo decantador e o copo do umidificador manualmente at o aperto final. A prpria presso ajusta e evita seu desprendimento.

Juarez Sabino da Silva Junior Tcnico de Segurana do Trabalho juarezsabino@hotmail.com 12 8853-8378 12 9163-5163

Вам также может понравиться