Вы находитесь на странице: 1из 2

CAL na AGRICULTURA

Os primeiros registos do uso da cal na agricultura so de pocas anteriores Era Crist. Os antigos costumavam usar cal em plantaes para corrigir a acidez do solo. A participao da cal nas actividades agrcolas no s tem uma importncia social proporcionando melhores condies vida no campo, mas tambm expresso econmica significativa. Ao ser utilizada, melhora a produtividade das colheitas e o estado sanitrio das criaes. Entre as funes de interesse para a agricultura, pode-se incluir: - ao bactericida e fungicida; - flocula e precipita colides; - melhora a porosidade e a permeabilidade do solo; - ao de nutriente, favorencendo a ao da matria orgnica misturada no solo; - desidratante e desodorizante de ambientes; - agente qumico alcalino de baixo custo. Correco de acidez Solo agrcolas O terreno cido apresenta algumas caractersticas nocivas, entre elas: - excesso de alumnio e mangans, que podem ser txicos para o cultivo; - teores baixos de clcio e de magnsio elementos que as culturas exigem em propores relativamente elevadas; - condies desfavorveis para a mineralizao da matria orgnica. O pH entre 6 e 6,5 o que garante, em geral, a maior produtividade e qualidade da colheita. Favorece uma maior disponibilidade dos nutrientes, fixao do nitrognio atmosfrico e aproveitamento da matria orgnica. A correco ou neutralizao dos solos pode fazer-se atravs da aplicao da cal, servindo para elevar rapidamente o pH dos solos. A quantidade de cal a ser usada depende do pH do solo. Para uma correcta correo da acidez, o agricultor pode consultar um engenheiro agrnomo ou os nossos servios tcnicos. Em mdia, devem ser aplicados 400 a 1500 g por hectare

CALCIDRATA INDSTRIAS DE CAL, S.A.

Estrada 5 de Outubro, P da Pedreira 2025-161 Alcanede Santarm Portugal

Telefone

E-mail

(+351) 243 409 030


Telemvel

calcidrata@calcidrata.pt

(+351)918 493 938


Fax

www.calcidrata.pt

(+351) 243 409 039

CAL na AGRICULTURA

guas de lagos e repressas A calagem, realizada com adies de cal necessria para corrigir a acidez da gua. Deve-se fazer a operao de calagem uma vez por ano, 10 dias antes do enchimento, ou ento, na superfcie da gua, usando 1.000 a 2.000 kg por hectare, conforme a acidez da gua.

rvores de fruto A acidez do solo reflete-se na acidez das produes de fruta. Por exemplo, citrinos cidos, azeite com elevada acidez, etc.. A cal hidratada, um dos mais econmicos e eficientes corretores para este problema, tornando as frutas mais doces e o azeite menos cido. Devem ser aplicados, em mdia, 150 a 350 g de cal hidratada por m2. O resultado melhor quando a distribuio da cal feita de maneira uniforme. Deve ser observada a poca mais oportuna para a aplicao do corretivo. Biodigestores A crise energtica tem dado origem ao aproveitamento do processo de digesto dos compostos orgnicos como fonte de gs combustvel. As bactrias envolvidas no processo do biogas so altamente sensveis s variaes de pH do meio, sendo a faixa tima entre 6,8 e 7,2. Quando adicionada ao digestor, a cal reage com o CO2, formando bicarbonato de clcio e aumentando a alcalinidade do meio. Desinfeo Por ser um alcalino poderoso, a cal eleva o pH das suas misturas a nmeros bastante altos acima de 10,5. A maioria dos vrus, bacilos, no sobrevive em tais condies, a cal utilizada para reduzir odores ftidos e desinfetar ambientes mal cheirosos, como aterros, fossas, canis, estbulos, avirios. Deve-se limpar os locais e espalhar a cal de seguida. Para desinfeo de fossas e tanques spticos, misturar 500 g de cal em 4 litros de gua e despejar, a cada 2 semanas, nos tanques ou fossas que recolhem as guas residuais domsticas. Avirios e estbulos No estrume Os excrementos dos animais so uma das principais causas das suas molstias, dado que contm agentes infecciosos, ovos de vermes, etc. Dever ser usada uma aplicao de cal, quer no estrume, nas camas e nas reas por onde os animais circulam. A relao de 9 kg de cal para 100 kg de estrume. No piso O colcho que cobre o cho dos avirios e estbulos s til quando permanece seco e fofo. A tendncia que se torne hmido, passando o local a tornar-se insalubre. Assim, o denominado colcho deve ser coberto por cal, na ordem de 1 a 1,5 kg por m2. Pintura de paredes As paredes devem ser caiadas periodicamente. Para alm de uma melhor aparncia e higiene, ajuda a prevenir a perda de nitrogeneo dos resduos orgnicos e a presena de insetos. Uma frmula simples consiste na mistura de 2 kg de cal hidratada, quilo de sal comum e 3 litros de gua. Esta quantidade d para cerca de 20 m2 de parede Nos capachos Como medida de ordem sanitria, deve-se colocar bandejas com cal hidratada, funcionando como capachos nas entradas das exploraes. A medida garante a desinfeo dos calados. A cal pode ser misturada com serradura, na proporo de 50%. Renovar a mistura medida que for humedecendo.

CAL na AGRICULTURA

Вам также может понравиться