Вы находитесь на странице: 1из 57

lbum Seriado - Padronizao de Atendimento para Portadores de Diabetes Mellitus Insulinodependentes PAMG Programa de Automonitoramento Glicmico

Enf Responsvel: Dr. Rose Mary Scheroki UBS Jd. Thomas

A quem pertence o aparelho? Ao fabricante que nos cede o aparelho (comodato) enquanto a prefeitura compra as tiras. O aparelho dever ser devolvido unidade de origem em caso de morte do usurio ou se o mesmo deixar de ser insulinodependente.

Conhecendo seu aparelho

Bateria

Chip

Leitor tico

Memria

Fazendo o Teste

Higiene das mos


No necessrio usar lcool para higienizar a mo ou os dedos. Prefira lav-los com gua e sabo. To importante quanto lavar as mos sec-las bem, evitando que os dedos midos em gua ou lcool, diluam a gota de sangue e forneam um resultado errado.

Higiene das mos

Higiene das mos

Insira a tira no local indicado

O nmero deve ser sempre igual ao chip

Aguarde a gotinha aparecer no visor e coloque o sangue no local indicado

Cuidados Troque sempre o chip quando abrir nova caixa de tira reagente. S tire da caixinha a tira que for usar e volte a fech-la imediatamente. Caso aparea no visor alguma mensagem de erro procure no manual de instruo o seu significado. Quando a bateria precisar ser trocada aparecer um aviso (desenho de uma pilha) no visor, sempre que voc ligar o aparelho.

Aviso de Erro

Capacidade de leitura De 10 mg/dl a 600 mg/dl

LO Maior que 600 - HI


Menor que 10 (Neste caso repita o teste para confirmar o resultado. Se confirmado, o atendimento mdico deve ser imediato)

Capacidade de leitura

Cuidados com o aparelho No deixar o aparelho cair. No deixar prximo a aparelhos eletroeletrnicos (TV, geladeira, microondas etc.) No o deixe exposto ao sol. Limpar 1 vez na semana com algodo molhado e bem espremido em gua ou lcool.

E se eu perder o aparelho? Procure a sua UBS levando com voc o Termo de Responsabilidade e seu carto SUS. A pessoa que o atender informar a data e hora que voc deve retornar UBS para receber seu novo aparelho.
( o tempo de espera estimado de 3 dias uteis) Tenha sempre em lugar seguro o seu Termo de Responsabilidade

E se o aparelho der defeito? Procure a sua UBS levando o aparelho. Aps confirmar o defeito seu aparelho ser deixado na unidade e encaminhado para conserto.
A pessoa que o atender informar a data e hora em que voc deve retornar UBS para retirar o seu aparelho.
( o tempo de espera estimado de 3 dias uteis)

Reposio de Bateria Procure a sua UBS levando o aparelho. L ser feita a troca sempre que necessrio. (Vida til da Bateria de aproximadamente 1.000 testes)
Quando aparecer no visor o desenho de uma bateria, ainda possvel fazer aproximadamente 50 testes.

Accu-Chek Responde

Usando o Lancetador Apenas o dono do aparelho dever us-lo. Emprestar seu aparelho a outra pessoa ou usar o do outro, risco para contaminao por doenas como HIV, Hepatite e outras.

Insira a lanceta na abertura

Retire a proteo da lanceta e coloque a tampa

Regulando o Lancetador
Escolha o menor nmero capaz de fornecer o tamanho da gota necessria sem que seja preciso espremer o dedo.

Pressione o fundo do Lancetador at que o boto transparente fique amarelo

Pressione o Lancetador contra o dedo e aperte o boto amarelo

Locais para puno digital


Prefira puncionar sempre as laterais dos dedos, evitando a polpa digital. Uma das possveis complicaes do diabetes favorece alteraes na sensibilidade dos nervos perifricos das mos e ps. Faa rodzio por todos os dedos, assim haver tempo para que eles se recuperem at a prxima puno.

Deixe sua mozinha feliz!!

Cuidados

O que fazer com as lancetas, seringas e tiras usadas? Colocar tudo no recipiente fornecido e entregar na unidade de sade mais prxima da sua casa para o descarte adequado.

Descarte
Empurre a ponta do Lancetador para baixo sobre a abertura superior da caixa de descarte sem tocar na agulha. A lanceta sair automaticamente.
Use apenas uma vez e descarte.

Valores normais do dextro

Em jejum: at 100 mg/dl.


*

2hs aps a refeio: at 140 mg/dl.


Todos os esforos que um paciente diabtico faz, para tornar os seu nveis de glicose o mais prximo possvel do normal, da a importncia de conhecer estes valores.

Sinais da hiperglicemia
Sede excessiva Boca seca Fazer muito xixi Hlito doce Dor abdominal Rubor Facial Perda de Peso Nusea e vmitos
Respirao rpida e profunda Dor de cabea Viso turva Fadiga Alterao de humor Sonolncia Prostrao

Sinais de hipoglicemia
1.Leve
Tremores, fraqueza, suor intenso, fome, palpitao, palidez, ansiedade.

2.MODERADA

3.GRAVE
Sonolncia, convulso e inconscincia.

Tontura, viso dupla,esquecimento, incapacidade de se concentrar, choro, irritabilidade, rebeldia, fala confusa, perda da coordenao motora.

O que fazer se meu dextro for menor ou igual a 60 mg/dl?


1 copo de refrigerante normal ou 1 copo de suco natural ou gua com 2 colheres rasas de acar. Esperar 15 minutos e repetir o teste. Se ainda estiver menor que 60, ou se estiver sentindo os mesmos sintomas, repetir o refrigerante ou o suco natural com acar. Assim que estiver maior que 60 fazer um pequeno lanche: 1 copo com leite e 1 fatia de po ou 4 biscoitos de sal (se quiser pode acrescentar uma fatia fina

de algum frio).

Cuidados

Cuidados

Cuidados

Cuidados

EM TODOS OS RETORNOS TRAZER:


O Aparelho O Carto de Retorno Impresso de Solicitao de Insumos em duas vias preenchido, assinado e carimbado pelo seu mdico.

Se outra pessoa vier retirar os insumos no seu lugar ela dever trazer tambm um xrox do prprio RG.

Cuidados

43

Retorno
A data do retorno para o nosso controle. No precisa se desesperar caso perca a data do retorno. Venha sempre trazendo o que solicitado. No sero entregues materiais com menos de 30 dias de intervalo. No esquea de marcar consulta com seu mdico com antecedncia suficiente para pegar o Relatrio de Solicitao de Insumos antes do retorno.
Mais de 6 meses sem retiram insumos faz de voc um usurio INATIVO, no deixe isso acontecer!

Horrio de funcionamento

De segunda a sexta

Evite transtorno nos retornos. Traga sempre o que solicitado.

Lembre-se:
Tomar a medicao adequadamente Fazer exerccios fsicos Seguir a dieta proposta Levar sempre o seu Glicosimetro com voc em lugar seguro, so o segredo do sucesso do seu tratamento.

Faa a sua parte!!

Autoaplicao de Insulina

Brao

Glteo

Coxa

Abdome

Armazenagem e Transporte
No

exponha a insulina ao sol. No congele a insulina. No exponha a insulina ao calor excessivo (porta luvas, em cima de estufa, fogo ou aparelhos eltricos). No transporte a insulina diretamente sobre o gelo ou em gelo seco. No agite violentamente o frasco de insulina . Em viagens, no coloque a insulina na bagagem (leve na bagagem de mo). No use insulina com data de validade vencida. Descarte-a aps aberta se ficar 30 dias em ar ambiente ou aps 45 dias na geladeira (identifique o frasco com a data da abertura). Na geladeira conserve-a em vasilha com tampa, sobre a gaveta de verduras.

Preparo simples da insulina


Separe todo o material (seringa, insulina, algodo e lcool). Lave as mos. Gire suavemente o frasco entre as mos. Nunca agite o frasco. Retire a tampa. Limpe a parte superior com algodo e lcool. Aspire o ar para dentro da seringa tampada na quantidade prescrita de insulina. Deixe o frasco na mesa e introduza a agulha atravs da tampa de borracha do frasco de insulina. Injete o ar que estava dentro da seringa para dentro do frasco. Vire o frasco de cabea para baixo.

Aspire lentamente a insulina para dentro da seringa na dose prescrita. Verifique se h bolhas de ar. Se houver, injete a insulina de volta para o frasco e aspire novamente a dose prescrita. Verifique novamente se a dose esta correta. Retire a agulha do frasco e cubra-a com o protetor. Limpe a pele com gua e sabo ou algodo e lcool. Segure com as pontas dos dedos uma rea de pele num movimento de pina e faa uma prega cutnea. Pegue a seringa e segure-a como se fosse um lpis.

Introduza a agulha na pele (ngulo de 90) e injete toda a insulina da seringa. Aguarde cinco segundo antes de retirar a seringa. Solte a prega cutnea e retire a agulha. Pressione com algodo o local da aplicao por alguns segundos. Use as seringas descartveis somente uma vez. Seringas usadas mais de uma vez perdem a afiao e causam danos aos tecidos. Descarte a seringa em local apropriado e no esquea de entregar todo o material na Unidade de Sade mais prxima da sua casa.

Lembre-se
Aplique sua insulina todos os dias e no deixe de faz-lo mesmo quando estiver doente. Ao adquirir sua insulina verifique o tipo, data de vencimento e mantenha-a na geladeira sempre que possvel. Nunca deixe a insulina congelar. Deixe a insulina que no estiver na geladeira em local fresco, longe do calor e da luz. No utilize a insulina que apresentar resduo no fundo ou grumos na parede do frasco aps suave agitao. Utilize sempre seringas e agulhas apropriadas (crianas e pessoas magras, agulhas curtas ; adultos normais ou obesos, agulhas longas.

Dvidas? Se tiver qualquer uma, pergunte ao seu mdico ou procure o(a) enfermeiro(a) da sua equipe de sade.

Preserve sua sade com carinho.

FONTES
1. Manual do Glicosimetro Roche, Modelo ACCU-CHEK Active. 2. Protocolos de Enfermagem: Sade do Adulto do Ministrio da Sade (2004). 3. Fotos de Rose Mary Scheroki e Eduardo R. de Oliveira 4. http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudosobre-diabetes/complicacoes-cronicas/543 5. http://paginas.terra.com.br/servicos/maxico/sites/s oudiabetico/insulina.htm

Вам также может понравиться