Вы находитесь на странице: 1из 53

Direito Comercial

29 de outubro
AULA DE HOJE: parte histrica. mbito de aplicao: o que a norma alcana e no alcana. Perceberemos como surgiu o Direito Mercantil da forma que o conhecemos hoje, qual sua origem e qual seu mbito de aplicao, o que alcana e seus institutos. 1. Concepes de Direito Comercial a. precedentes Em um primeiro momento surge um direito comercial em sentido prprio, ou seja, dirigido por comerciantes. **Direito perene: no tem limitao ad tempus. Um domnio perene sobre a res (coisa) s foi obtido de fato no perodo Justiniano. No vimos em nenhum momento at o sculo XII a formao de uma classe de mercadores que pudesse justificar uma disciplina autnoma. Isto s aconteceu mais para o final do sec. XI/incio do sc. XII com o surgimento de uma burguesia mercantil mais forte e poderosa, e a criao da Companhia das ndias Orientais. a.1. Direito Comercial em sentido prprio Na poca medieval, antes da ascendncia mercantilista, a economia ainda embrionria da Europa funcionava atravs do sistema feudal. Havia diversos obstculos para que ocorresse a livre circulao entre um feudo e outro. O ambiente no era propcio nem poltica e nem economicamente para florescer o comrcio. S sinalizada a expanso de fato do comrcio atravs da navegao provinda de cidades italianas. Estas cidades-estados acabaram desenvolvendo uma classe comerciante economicamente forte. Foi a que o nascimento deste comrcio acabou dando lugar a uma demanda intrnseca, e os prprios comerciantes precisaram regulamentar entre si a sua prpria disciplina, no havia um estado ou poder judicial instrudo. O que houve foi o nascimento de um direito vindo dos comerciantes, uma auto-regulao. -sc. XII -sculos posteriores: incremento -advento das cidades italianas

-grandes comerciantes: corporaes -condies para formao de um Dto Esp. Do Comrcio A falta de um poder poltico central (a diviso territorial era muito fragmentada) associada ao surgimento do comercio deu lugar a disciplina que seria chamada posteriormente de disciplina corporativa. -> surgiu de uma iniciativa associativa dos grandes comerciantes e com isso criaram uma rede de comerciantes organizados em corporaes. ** Se hoje empresrios concorrentes se organizarem num acordo horizontal para estabeler as condies de comercio do seu setor, seria possvel? R: No. Isto chamado de CARTEL e proibido pela lei antitruste.

Surge ento nesse momento uma classe econmica e politicamente dominante. (Uma vez que tendo o poder econmico ao organizar a classe corporativa passa-se a ter Tb o poder poltico.). Como consequncia, Essas corporaes controlavam a produo, distribuio e o poder poltico ou no. A diferena passou a discrepar muito daquela do sec. X e XI, onde o aristocrata crescia custa do trabalho dos servos. A chegada da burguesia mercantil mudou isso, passando esta inclusive a controlar mais que aquele aristocrata tinha sob seu poder na poca dos feudos. Temos ento as condies favorveis para a criao de um direito especial do comercio, que acabaram gerando uma contraposio ao direito comum. Essa contraposio gera a possibilidade de criar vrios direitos chamados direitos prprios ou especficos, que estavam na verdade ajustados nova modalidade econmica e mercantil. Como que o direito cannico permitiria a venda de bens alheios e ainda o lucro atravs disso? O principal vetor do desenvolvimento da atividade mercantil o crdito, que cria a possibilidade de juros. O direito romano cannico no aprovava essa conduta e foi um grande obstculo ao desenvolvimento do comercio. A corporao criou ento um contraponto a esse direito comum antigo, que se ajustava s necessidades econmicas, nascendo um segundo direito. Para estudar esse nascimento precisamos conhecer as fontes do direito na poca.

Os costumes so a primeira e principal fonte. Alm dos costumes, uma coisa bastante interessante que de alguma maneira os comerciantes criaram um mtodo que de antemo os deixariam fora de controvrsias. Na verdade, a corporao elegeria um cnsul e este cnsul eleito tinha uma proposta, e ele recebia uma outorga, uma espcie de poder que todos os participantes da corporao atravs de pacto compromissrio delegava a ele o poder para julgar as controvrsias entre os comerciantes. Isto parecido com o instituto que possumos hoje, a arbitragem. -princpios jurisprudenciais consolidados Os cnsules julgavam vrios casos e muitos deles eram repetitivos e com decises parecidas. Assim, foram surgindo princpios. No vinham de nenhuma lei estatutria, eram o prprio costume aplicado nas decises. Foi assim que o Common Law nasceu. -programa de mandato dos comerciantes eleitos cnsules -deliberao do conselho dos comerciantes mais antigos e por isso, mais sbios. Instancia recursal pra qualquer deciso monocrtica. s vezes uma deciso do cnsul eleito era sujeita a um grau de recurso, uma reviso, que era feito pelo conselho dos mais sbios. - deliberao das assembleias gerais A assembleia geral soberana e suas deliberaes, nesse caso passam a fazer parte do direito. Estas so as principais fontes que mais tarde passaram a fazer parte de algo maior, o Estatuto das Corporaes de Mercadores.

Jurisprudncias dos tribunais consulares Eram tribunais compostos por comerciantes nomeados pelas corporaes que tinham um papel muito relevante na interpretao, na apurao e no desenvolvimento das normas estatutrias e consuetudinrias. Havia um hibrido do common Law e do civil Law; o juiz poderia desenvolver o estatuto, ele no s interpretava e aplicava.

a.2. Institutos e princpios Esses institutos nasceram da atividade dos cnsules. Primeiramente veremos o conceito de liberdade de forma, que a formfrei (alemo). -Liberdade de forma (formfrei) O que forma? Lembrar dos requisitos dos contratos (sujeito, objeto e forma; obs: no direito portugus, italiano, espanhol, etc existe tambm como requisito a causa, que deixou de fazer parte para ns). *udio ~49min* Existem 2 tipos de forma do ponto de vista teorico: forma ad probationem e forma ad solemnitatem. Formfrei a no necessidade de reduzir a termo escrito. Do ponto de vista progmtico, ad prob. a que no afeta a substancia do ato, necessrio pra dar publicidade e, assim, feita contra terceiros. Ex. contratos todos com referencia a tecnologia. Ad solem. a substancia do ato: sem forma no tem ato. Depende-se dessa forma pra que o ato exista. Cada vez menos encontramos situaes com a forma ad solem., a maioria usa a forma ad prob. Na formfrei no porque o contrato no est reduzido a termo no escrito que ele no existe. Isso ajudou a gerar agilidade no sistema mercantil. - venda de bens alheios Passa a ser lcito, o que muito importante. Como dito anteriormente, eram os comerciantes de maior tamanho e quanto maior esse comerciante mais gente precisava-se pra trabalhar e com isso acabou-se criando funes, como o gerente, o caixeiro viajante, etc. - estabelecimentos comerciais O conceito de estabelecimento serviu por muito tempo no s pra identificar o ponto como Tb todo o patrimnio. O ponto tem relao direta com o faturamento. O conceito de estabelecimento comercial nasceu aqui neste momento e durante muitos anos foi sinnimo de fundo de comercio que todo patrimnio utilizado na sociedade mercantil. Com o passar do tempo, isto mudou e apareceram outras formas de captar clientela, como a propaganda e a marca.

A marca o que monopoliza o investimento ou d exclusivo investimento feito na divulgao e ajuda a captar clientela. Nesse momento, no entanto no era marca ainda e sim um nome comercial, pois era um nome ou insgnia dado ao empreendedor/comerciante. [[[ trecho do filme Corao de Cavalheiro ]]]

31 de outubro aula com o monitor

05 de novembro
RECAPITULANDO: 1 aula evoluo histrica e origem do dto comercial como um direito corporativo e autnomo vindo do nascimento de uma categoria (burguesia) forte e economicamente organizada que se organizou em forma de corporaes, que possuam um mtodo de organizao muito parecido com o que temos hoje no direito comercial moderno para evitar o judicirio mtodos alternativos de soluo de controvrsias, entre eles, a arbitragem, por exemplo. Como funcionava a corporao de oficio: tinha um cnsul eleito e este recebia poderes de todos os comerciantes, podendo ento tomar decises, que com o passar do tempo vieram a ser consolidadas, reduzidas a termo e passaram a servir tambm de fonte do direito comercial. - Sec.xi/xii: tempo em que floresceu o dto comercial grandes navegaes do mediterrneo impulsionaram o comercio gerando um grande acumulo de capital, transformando a classe que rapidamente havia se transformado em economicamente dominante tambm em politicamente dominante = condies timas para formar um novo direito.

Fontes no dto comercial antigo: Comea com os costumes e ao lado desses, temos a norma estatutaria, que veio evoluindo atravs das decises consolidadas jurisprudncias desses cnsules, as decises das assembleias gerais, os princpios jurisprudenciais consolidados, vinha Tb com o nascimento de institutos conforme essas decises vinham sendo desenvolvidas. O cnsul tinha uma espcie de programa que, quando era eleito, que tambm era considerado fonte do direito. Paulatinamente esses atos e prticas contratuais vinham sendo reduzidos a termo (na poca poucas pessoas sabiam escrever), mas com a organizao tudo isso foi sendo reduzido a termo. Institutos vieram nascendo ao longo do sec.XII, como o formfrei (liberdade de forma dos contratos), venda de bens alheios, estabelecimento comercial (importncia do ponto pra captao de clientela), sinais distintivos, sobretudo na noo do direito que recai sobre a firma, o nome comercial na sua forma mais rudimentar como direito de personalidade. Seguindo nessa linha, outro ponto importante destacar a estruturao mercantil, que Tb nasceu nesta poca e mto prximo do que hoje chamamos de contabilidade. Foi desenvolvido pelos templrios (tinham uma forte participao no que era o sistema financeiro da poca, controlando os principais bancos). Eles controlavam a venda de produtos, a troca de moedas, etc. Surgem os primeiros ttulos de credito, em especial a letra de cambio (matria do prximo perodo). Funcionava principalmente como uma forma de troca de moedas e ao mesmo tempo dava segurana porque permitia a compra trocando um valor presente por um valor futuro, funcionando mais ou menos como uma ordem. EX.: vc
esta na provncia de Npoles e precisa fazer uma operao em Milo, mas andar com moedas de ouro pelas estradas era perigoso. Ento vc apresenta a um templrio que controla o sistema financeiro em Milo uma carta designando a ordem de pagamento pessoa desejada, convertida a moeda local de acordo com a cotao do dia. Vc o sacador, a pessoa desejada o sacado e o templrio o portador.

At hoje a estrutura da ordem de pagamento funciona da ordem da letra de cambio. Tambm nasceram nesta poca os seguros martimos. Uma nau custava muito caro naquele tempo e o risco de perda era enorme, dando-se assim o contrato de seguro, que evoluiu para o calculo atuarial, que o calculo sobre o risco. No contrato de seguro vc troca o seu risco individual por uma parcela do risco coletivo.

Sociedade comandita, que na verdade s nasceu por causa da profisso da usura. Ento a sociedade comandita servia apenas para capitalizar dinheiro entre o comanditado e o comanditrio, que eram na verdade scio ostensivo e scio capitalista. Era complicado, pois no havia patrimnio de afetao da responsabilidade e era ilimitado. a.3. Medievo Direito Comercial Italiano Ento, o que a doutrina chama de medievo direito comercial italiano o direito que se criou com essa estrutura jurdicoconstitucional e com essas fontes e institutos, tendo um cuidado muito grande com a captao de clientela e com a pratica de atos ou no comerciantes, sobretudo na intermediao na compra e venda de bens alheios. Percebemos que esse direito nasce como uma alternativa ao direito cannico, especialmente o cannico romano com influncia germnica, que de certa maneira inviabilizava a realizao de negcios pelos comerciantes. Se no h segurana jurdica, no tem como investir, vista que no h garantias. - Ius mercatorium O medievo direito comercial italiano do sec. XII surge como direito de classe, conhecido at hoje como ius mercatorium. Possui uma caracterstica muito marcante, o caris subjetivo = na teoria dos atos de comercio, significa que o mbito de aplicao dessa norma essencialmente subjetivo, pois o sujeito mais importante que o ato. O ius mercatorium foi um direito criado pelos comerciantes para disciplinar as relaes entre comerciantes. Alcana subjetivamente a matricula dentro da corporao e nada mais. Por exemplo, relao do comerciante com o clrigo ou aristocrata est fora do mbito de aplicao.

a.4. mbito de aplicao O mbito de aplicao do ius mercatorium um direito de caris subjetivo. Disciplinava os comerciantes e os atos destes relativos ao seu comercio, sendo, portanto a matricula muito mais importante que qualquer coisa; no havendo matrcula, no havia aplicao desse direito. Porem isto foi mudando rapidamente e surgiram os assim chamados germes objetivistas, que vieram matizando a concepo subjetiva. Ele permitiu a extenso deste mbito esticando-o para

comerciantes e seus determinados atos fora do seu comercio, ate mesmo atos isolados, como atos da sua vida civil. No se abstraa, porm, a qualidade do sujeito. Ele deveria ser sempre comerciante. Aps, comeou a evoluir para a concepo latina causa ex occasione mercatulare (?), que por primeira vez um negocio sinalizado entre comerciantes e no comerciantes sujeitos ao mbito de aplicao dos tribunais consulares. Esses mercadores tinham a possibilidade de ter a sua controvrsia no tribunal no porque o tribunal resolveu reconhecer de atos de comercio. Na verdade o que ele fazia era criar uma fixio ius. EX.: artigo 29(?) do CDC equipara aquele que no a princpio o consumidor, mas foi afetado pelo fato do produto (vira consumidor por equiparao), podendo ento assim a legislao alcan-lo. Assim nasceu o segundo momento desse germe objetivista. ele considera como objeto do mbito de aplicao do direito comercial especificamente o ato praticado pelo comerciante como tal independente de quem o pratique acontece apenas nos cdigos mil e oitocentistas, sobretudo o cdigo francs, que o quem inaugura a teoria dos atos de comercio trazendo o mbito de aplicao objetivo.

a.5. Contribuio de outras regies Alm da Itlia, outras regies contriburam para esse direito comercial. Acabou acontecendo a partir de regies que possuam acesso ao mar, por exemplo, a Catalunha na Espanha. Na Frana, teve a influncia das feiras (ex. Champagne e Lyon) que h muito tempo j existiam, e por isso possua um tribunal martimo j muito importante. Portugal tambm teve sua contribuio, mas no no direito comercial vindo dos comerciantes, no como um direito corporativo, pois no havia uma classe comerciante dominante em Portugal, eram raras as manifestaes. Basicamente costumes, forais, disposies de direito (*31min udio*) e de direito cannico. *forais -> nada mais eram que uma espcie de normas de direito pblico que permitia em tempos ancestrais uma espcie de interveno na economia direta pelo governo portugus. Como a aristocracia sempre foi muito forte, ento era possvel que mesmo bastante antes da formao dos estados houvesse algum tipo de disciplina de direito publico, tendo como contedo basicamente o comrcio martimo, em segundo lugar, o abastecimento e criao de feiras, tabelamento, etc. Tudo que fosse implicar em escassez interna poderia haver um controle. Com isso, muitos autores dizem que a

contribuio de Portugal ao medievo ius mercatorium foi restrita, pois era completamente diferente, no houve uma formao do direito feita pelos comerciantes portugueses.

a.6. Idade Moderna As coisas mudaram um pouco. Veio a centralizao monrquica, que ocasionou o inicio da perda do protagonismo dos mercadores. Com isso, o Estado passa a controlar e a regular esse comrcio, algo absolutamente novo, sendo o primeiro elemento a ser mudado os tribunais. Deixa de haver uma autorregulao pelos tribunais das corporaes de oficio e surgem os tribunais controlados pelo Estado. No mais resultam da emanao da autonomia corporativa. Antes a fonte primeira eram os costumes, doravante, com a formao de um Estado, passa a ser a lei. Muda radicalmente o desenho desse direito comercial. Em 1603, so as Ordenaes Filipinas (Filipe III da Espanha em 1603,
no cdigo unificado das leis inspiradas nas Ordenaes Manuelinas, com algumas alteraes, vlidas para Portugal e ultramar, inclusive Brasil. Essas ordenaes, em grande medida, ficaram valendo no Brasil at 1850, quando surgiu o nosso cdigo comercial).

O divisor de guas o cdigo de comercio Frances de 1807. Esse cdigo vem aps a Revoluo Francesa e aps o Cdigo Civil Frances tambm. Traz 2 elementos importantes da revoluo francesa: a fraternidade ainda no veio, os comerciantes tem uma certa dificuldade para entender este conceito. Perante a lei, ento, existe a liberdade e a igualdade, sendo dois elementos fundamentais. ** As concepes de igualdade e liberdade perante a lei impedem que se tenha um direito de classe que na verdade discrimine quem no faz parte daquela classe; esse novo direito no d lugar mais a esse tipo de discriminao. So todos iguais perante a lei. Percebemos ento que s muda o caris subjetivo do ius mercatorium para uma concepo objetiva basicamente apenas em 1807, com esse cdigo que foi o primeiro dos cdigos mil oitocentistas, aqueles que no sec. Xix foram aprovados pelos estados j com a sua organizao poltica consolidao, aps o processo de unificao pelo qual passou a Europa. A funo paradigmtica da propriedade (latim proprietas, francs proprit) acaba sendo ou tendo um significado de consagrao dos direitos de propriedade. E esse novo direito que consagra esses 2 elementos incompatvel com o direto de classe ou corporativo. E a vem o conceito de comerciante luz desse novo direito comercial francs:

Comerciante aqueles que fazem da prtica de atos do comrcio profisso, e como comerciais uma srie de atos (alguns ligados a indstria transformadora) que no tenham que ser praticados por comerciantes: carter objetivo.) (fragmentos do conceito dos arts. 1, 631 e 633 do cdigo, que mostram que essa relao inter-profissional e tem a ver com o conceito de profissionalidade, de ato profissional que requer habitualidade.). O ato profissional requer habitualidade -> esta concepo nasce aqui neste momento. Os cdigos espanhis que sucederam o cdigo Frances do sc. XVIII surgiram em 1829 o primeiro e em 1855 (5 anos aps o nosso). Na Alemanha s em 1897, que se falava de handelsrecht, direito comercial. O italiano, de 1865 e 1882. Portugal, 1883 e 1888. E o Brasil, 1850 deixando claro que este cdigo revoga a legislao portuguesa at ento em vigor - as ordenaes filipinas - e traz para o pas o mbito de aplicao objetivo em lugar do subjetivo.

a.7. Convenes ** Se houve uma mudana que fez com que deixasse de existir a lei especial dos comerciantes e passou a vigorar uma lei nacional que a fonte primeira, ento temos um problema, pois o comrcio internacional deixar de existir, tendo em vista que cada Estado vai entender de um jeito, haver barreira entrada, morre o comrcio internacional, certo? QUASE isso. E de fato, foi isso que provocou uma srie de convenes internacionais que tinham por objetivo evitar que as distintas leis nacionais impossibilitassem o fluxo internacional de comrcio. - Concepo Internacionalizao e Uniformizao. Fala-se sempre em globalizao, mas ainda assim as normas so nacionais. E em que pese globalizao da economia, no se pode falar a mesma coisa do direito. Como muito dentro da Unio Europeia, em alguns setores ns temos a unificao do direito atravs do regulamento de saldos executivos, onde os estados-membros abriram mo, por exemplo, de parte da soberania, mas a outra parte no autoexecutiva e depende da internalizao voluntria de cada pas; se no internacionalizaram, esto sujeitos a uma sano. Isto demonstra que temos nveis mais ou menos elevados de harmonizao, mas no de unificao. E na hora que no se tem uma unificao do direito - h uma harmonizao - surge uma tendncia em facilitar as coisas, como por exemplo, tribunais de arbitragem,

que partem de regras parecidas ou convenes internacionais que criam um denominador comum, mas ao mesmo tempo, h diferenas substanciais que no nos permite considerar que h nico direito mundial em matria de comrcio internacional. Ento, para isso, na possibilidade da uniformizao, existe a harmonizao dos sistemas jurdico-mercantis nacionais em setores especiais. -1883: CUP Conveno da Unio de Paris para Proteo da Propriedade Industrial O Brasil foi fundador, representado por Rui Barbosa. ** Qual a relao dessa estria de prop. Industrial com o comercio internacional? A princpio, proteger o investimento de uma nacional de um determinado pas, porm no funciona por esta guia. Na verdade, o objetivo atravs dessa lei impedir barreiras ao fluxo do comrcio. Por se ter uma patente por pas, de duas uma: ou vc tem uma patente de uso exclusivo em um pas ou no tem e aquilo est em domnio pblico l. H um autor chamado Bodenhausen, que conta como essa estria nasceu. Foi uma briga entre Alemanha e Frana os dois possuam uma quantidade voluptuosa de invenes inclusive no setor automobilstico etc. O governo Frances via com muita clareza o objetivo social que se tinha com a autorga de um exclusivo. Ento, quando acabou a Revol. Francesa, acabaram todos os monoplios. Nenhum aristocrata mais tinha o favor, diferentemente do passado, onde o aristocrata tinha o favor real de ter o monoplio de certo produto/atividade, favores estes sempre dados pelo Estado. Isso acabou, mas o monoplio dado ao inventor foi preservado, atravs do direito de autor ou da propriedade industrial, conforme o caso. Nesse sentido, era fundamental para o governo francs que o titular desse monoplio desse a contrapartida social, que fabricar localmente, ou seja, em territrio francs, para que assim desse a exclusividade. O governo francs, ento, no momento em que um alemo depositava um tipo de patente no equivalente francs ao nosso INPI, ele at deferia a patente, porm se esse alemo num primeiro momento quisesse exportar, quer dizer, luz do governo francs IMPORTAR da Alemanha enquanto ainda no gerava fluxo de caixa para produzir dentro do territrio francs, essa simples entrada dos produtos era punida com a caducidade da patente, pois o governo francs no queria dar o monoplio para a importao, mas sim para aquele que fabricasse localmente.

Essa conveno, desse modo, surgiu para criar uma matizao; poder ter a caducidade para insuficincia de explorao, mas no sem antes adotar uma medida intermediria que a licena compulsria. Se eventualmente houver escassez no mercado interno francs e esta estiver gerando prejuzo ao consumidor nacional (pagando mais caro), a Frana dar a licena COMPULSORIAMENTE, quer dizer, o governo francs pode antes da perda do direito dar a licena compulsria para um fabricante nacional francs para produzir sua licena pagando royalties sobre essa fabricao. Essa prtica conhecida vulgarmente por quebra de patentes, mas na verdade uma propriedade tcnica chamada de licena compulsria, que nasceu em 1883 na seo a do artigo 5 da CUP. Antes, a Frana, como os demais estados, punia com caducidade sempre que o titular de patente no territrio francs importava ao invs de fabricar localmente. A CUP gerou um meiotermo. Se eventualmente vc tivesse uma doena no territrio francs e precisasse de uma vacina que fornecida por um estrangeiro, mas que no est atendendo a demanda do mercado suficientemente gerando escassez e aumentando o preo. Como a patente , na prtica, uma barreira entrada, o governo fez o seguinte: se houver essa barreira, houver insuficincia da explorao interna e escassez e tambm existir necessidade daquele produto, no se instituir a caducidade de primeira. Continuar em domnio privado, mas o fornecedor estrangeiro precisar compulsoriamente licenciar essa tecnologia para um fabricante local, e este suprir a necessidade daquele produto no mercado e pagar uma porcentagem sobre venda lquida ao titular da patente. Ento, a patente no quebra; o que h um aluguel compulsrio. Este dispositivo no tem relao com a proteo do inventor e do autor. algo artificial, criado pelo legislador, e s est na pauta porque sem harmonizar este tipo de legislao, acaba-se afetando o comrcio internacional. -1886: Convnio de Berna Direito de autor para obra literria e artstica e a todas que foram equiparadas a estas, como obra fotogrfica, pantommica, coreogrfica, fonogrfica, softwares, etc. ** histria da Apple e da Samsung passa por aqui, mais no exatamente pelo direito de autor, mas sim patente de sistemas e de design (desenhos industriais). -1930: Lei Uniforme de Genebra (LUG)

Trata dos ttulos de crdito, sobretudo letra de cmbio e nota promissria (estudaremos esta lei a fundo no prximo perodo).

Tratados Internacionais de Integrao Permitem a formao de novos mercados. ALCA/NAFTA Mercosul Comunidade econmica europeia (CEE) Unio Europeia Unio poltica em uma nica federao

A zona de livre comrcio no tem nenhuma pretenso de abrir mo de soberania. O que se mexe aqui so as tarifas (quem faz parte do grupo, diminui as tarifas). Se uma zona de livre comrcio evolui pra uma unio aduaneira, ela deve ter caractersticas especficas. O que diferencia a Unio aduaneira de uma Zona de Livre Comrcio so 2 quesitos: tarifa externa comum (todos importam com as mesmas tarifas, pois s assim se criar o ambiente de um mercado interno uno) e acabar com a possibilidade concorrencial entre os membros. O Mercosul no uma unio aduaneira perfeita. A unio aduaneira pode evoluir para um mercado comum, como o que foi um dia a CEE. A Unio Europeia como mercado comum estabelece a livre circulao de bens, servios, capital e trabalho. **Acordo de Schengen: permitiu no ter mais aduana. Livre circulao.

07 de novembro
PARA QUEM TIVER INTERESSE: Conceito de exausto de direitos tem a ver com comrcio internacional e com propriedade industrial. a teoria que diz que os direitos da propriedade industrial exaurem com a primeira venda e com isso viabiliza a livre circulao de bens e servios dentro do mercado europeu. -> Prof. enviar texto sobre exausto para o e-mail. No cai na prova.

**Ser que existe uma legislao no interestatal? Uma legislao que integre de alguma maneira aquela tradio histrica do direito de comerciantes feita para comerciantes? Para comear, podemos voltar s bases para vermos uma das fontes que no deixou de ser fonte em nenhum momento. No mais a primeira, mas ainda fonte: Usos e costumes. Toda lei revogada em matria comercial deixa de ser lei, mas passa para o rol de usos e costumes. O cdigo comercial de 1850 est revogado, mas as disposies desse cdigo esta em usos e costumes. Alm desses usos e costumes, que so importantes tambm para negcios novos (novo tipo de crdito, novo arranjo, nova anlise do tipo de determinado mercado, etc.), no ficaram sem a proteo do direito pelo simples fato de serem novos. Esse contrato inovador atpico vai se tornando com base nos usos e costumes em um contrato socialmente tpico, como foi o caso da franquia. A Cmara de Comrcio Internacional (CCI) responsvel pelas maneiras utilizadas na identificao das clusulas nos contratos que o idioma possa nos vir a ser estranho, chamadas de incoterms (international commercial terms). No est positivado em nenhuma legislao estatal, mas um direito uniforme no-interestatal que todo mundo usa, apesar de no estar na lei. uma codificao internacional para as clusulas de contrato mais comuns e auxiliam na interpretao. Essas clusulas contratuais gerais se repetem em vrios contratos e h uma produo intelectual muito opulenta, mas necessrio uma unificao, sobretudo ao que diz respeito a conseguir aplicar um licena de patente, um contrato de distribuio, uma compra e venda internacional, etc., e o risco de ter um embate internacional muito elevado. Sendo assim, a ONU se destacou em 1966 com a criao da Comisso das Naes Unidas para o Direito Comercial Internacional (Uncitral ou CNUDCI). Nessa sequncia, temos os tribunais arbitrais, que so utilizados com frequncia em disputas de toda ordem, desde a compra e venda de commodities at a responsabilidade por vcio na manuteno de uma embarcao. O Tribunal de Paris o mais importante cmara arbitral internacional, que a Cmara de Comrcio Internacional. o mais famoso e comumente escolhido pelos contratos internacionais,

sobretudo os europeus. No Brasil h a cmara arbitral do RJ, mas no muito prestigiada. Como houve uma intensificao muito grande dos contratos internacionais, principalmente dos que tratam no do que tem material corpreo, mas tambm dos intangveis, redes de profissionais tem acontecido ao redor do mundo reunindo pessoas de determinado setor. Um exemplo disso a LES (Licensing Executives Society Associao dos Executivos em matrias de licenciamento) que uma associao de licenciamento entre os comerciantes que criam redes internacionais para facilitar o comrcio e circulao de mercadorias.

b.Noes de Direito Comercial A noo de direito comercial que o prof. traz antes de trazer a teoria da empresa (que nada mais que uma costela da teoria dos atos de comrcio, definida como a troca do trabalho por valor conversvel em dinheiro), nesse panorama que acabamos de ver nas aulas passadas existe uma dificuldade terica. Os autores no conseguem uma noo nica de direito comercial e isso dificulta a harmonizar os resultados nos diversos tribunais mundo a fora. Um autor chamado Lagarde trouxe uma teoria que tentava harmonizar ou talvez at mesmo unificar o direito comercial: teoria da mediao e especulao. b.1. Teoria da Mediao e Especulao A maioria dos autores usa o lucro para justificar o conceito unitrio. O lucro importante e parte essencial do direito comercial, mas sozinho ele no justifica um conceito unitrio que possa ao mesmo tempo criar uma disciplina especfica para o direito comercial e afastar a aplicao do direito civil. No estudo de crdito isto claro pois o direito civil protege o devedor e traz o nus da prova para o credor, ao passo que o regime cambial protege o credor e o nus da prova cabe ao devedor se ele achar que no deve pagar; ele quem deve provar a m-f se ela realmente existir. Por ser insuficiente para um conceito unitrio, Lagarde remeteu ao ato de comrcio. Para ele, ato de comrcio todo ato de intermediao na circulao de riquezas. O comerciante sempre algum que est no meio entre o fornecedor, o atacadista e o adquirente final do varejo, ento sempre um ato de intermediao.

Ser que esse comerciante vai ter sempre certeza de que ele vai ter lucro? uma garantia absoluta? Quando se tem um contrato e ele consensual e comutativo, preciso ter equilbrio nas prestaes. Se houver um desequilbrio muito grande, pode ocorrer a Teoria da Impreviso e Teoria da Onerosidade Excessiva. Havendo esta, pode-se ir ao judicirio e pedir ao juiz que o equilbrio seja estabelecido. Pode acontecer o mesmo com os scios de uma limitada? Uma limitada que vende produtos naturais pagou pelo ponto em um shopping onde haveria uma rea de alimentao prxima, mas o shopping mudou de ideia e transferia a rea para outro lugar, acarretando em prejuzo para a limitada. Um scio pode acusar o outro scio gerente de ser responsvel pela queda no faturamento e querer o dinheiro compensando o investimento que ele fez e perdeu? R.: No, pois um investimento financeiro que implica em risco iminente, no possui segurana absoluta. Portanto, se diz que a lei do lucro e da intermediao tambm faz parte do conceito de comrcio a especulao. Por isso se fala em Teoria da Mediao e Especulao. Dada essa dificuldade para desenvolver uma teoria cientfica dos atos de comercio, passou a doutrina a discutir o que chamamos de zettica aplicada (quais so os critrios utilizados para estudar o fenmeno judicial e de que critrios ns faremos uso para estud-lo). Ainda que todos esses elementos possam fazer parte de todos os atos comerciais no mundo, a gente no vai conseguir ter um conceito cientfico unitrio puro de atos de comrcio, pois cada lugar desenvolve sua legislao especfica dificultando a aproximao a um conceito uno.

b.2. Sistemas Legislativos Ferramenta para entendermos cada legislao. - critrios de direito positivo Estamos vendo como o legislador vai designar os atos de comercio. H vrias formas. O nosso direito traz um chapu e um elenco exemplificativo. Outras legislaes fazem diferente, como a portuguesa e espanhola, que trazem uma descrio, que o ato, e toda vez que este ato implicar numa interpretao faz-se um trabalho de hermenutica.

Critrio descritivo (Portugal/Espanha): descreve os elementos do ato de comrcio e cabe a cada um de ns interpretar que atos cabem dentro daquela descrio. uma descrio generalizada, genrica. Critrios enumerativos: mais fcil de interpretarmos a princpio, pois a lei se encarrega de delimitar quais so esses atos. Traz um elenco como exemplo de que atos eles so. H uma bifurcao: Limitativo ou taxativo aquilo que o legislador colocou como atos de comercio e mais nada; Exemplificativo o legislador indicou os atos de comercio, mas no exauriu o elenco, que pode ser completado pela autoridade judiciria ou por alguma autoridade encarregada das polticas aplicadas quela matria. Exemplo: Artigo 51 da lei 8078 lei de defesa do consumidor. Trata das clusulas abusivas. um exemplo de critrio enumerativo exemplificativo. No caput no vem nenhuma descrio, apenas uma declarao, ou seja, enumerativo. entre outras -> o legislador deu exemplos, mas no vetou a hiptese de haver outros casos que no foram l mencionados, logo, critrio exemplificativo. O nosso cdigo comercial de 1850 no enumerou os atos de comrcio, porm adotou a concepo francesa, cujo mbito de aplicao objetivo. Como no descreveu, delegou para outro instrumento a tarefa de enumerar e a coube ao regulamento 737 de 1850 enumerar os atos de comrcio no Brasil. ** 1850 o ano da aprovao do nosso cdigo comercial e tambm o ano do surto industrial de Mau. b.3. atos de comrcio O critrio utilizado pelo legislador brasileiro no cdigo de 1850 foi o mtodo enumerativo exemplificativo. 4 principais categorias dos atos de comrcio: - Troca de mercadoria e ttulos de crdito contra outros bens econmicos (troca de bens imveis por dinheiro); - Troca de dinheiro presente por dinheiro ou mercadoria futura (ttulos de crdito); - Troca mediata dos resultados do trabalho por outros bens (empresa);

- Troca mediata de um risco individual proporcional de um risco coletivo (seguro).

contra

cota

b.4. Funo de interposio na troca Autor italiano Rocco criou esta funo que afasta ostensivamente o lucro para incluir entre os atos de comrcio aquelas atividades praticadas por entidades outras que eventualmente ingressassem na atividade mercantil, como por exemplo, atividades praticadas por estatais, por organismos pblicos de interesse coletivo. Ele achava injusto que uma estatal que praticasse atos de empresa no tivesse o mesmo regime que seus concorrentes privados. Ento Rocco diz que a classificao dos atos de comrcio tem uma natureza intrnseca e um ponto de conexo. A natureza intrnseca para ele que todos os atos de comrcio so atos constitutivos de interposio, sendo que esta acontece por causa da habitualidade, da noo de profissional. Ento, ao olharmos agora para Rocco e dizer que todo ato mercantil um ato de interposio, perceberemos que o ato civil da compra e venda de um carro usado no um ato de interposio, um particular vendendo seu prprio patrimnio e, logo, no um ato mercantil. Quanto conexo, alm de ser um ato constitutivo e de interposio, ele deve servir tambm de intermediao ao longo da escala produtiva, ou seja, conecta um fornecedor a um adquirente integrado verticalmente, como pode acontecer entre a extrao de minrio de ferro, a fundio e a indstria de autopeas. Portanto, alm de ser um ato constitutivo de interposio (entre dois sujeitos) deve ser tambm um ato de intermediao.

b.5. Quadro jurdico-poltico Seria possvel ento a seguinte definio de direito comercial: (levando em considerao que impossvel um conceito nico) - como sendo o sistema jurdico-normativo que disciplina de modo especial os atos de comrcio (mbito objetivo) e os comerciantes (mbito subjetivo); - no seria adequada uma relao restrita aos atos de comrcio; - H fenmenos disciplinados pela lei que no so atos mercantis e nem seus efeitos diretos (firma, estruturao

mercantil, ttulos de crdito, etc), como tambm a sua respectiva organizao; ((continua na prxima aula)) LER NO LIVRO DO FBIO ILHA: A articulao do direito comercial com o direito comum

12 de novembro
Continuando: - Apesar de partir de uma concepo objetiva, tem notas de subjetividade, ao mencionar os comerciantes discriminandoos; - Como norma mercantil, disciplina seus estatutos (como deveres e direitos), desenha suas formas de organizao, regula seus atos, e, seus instrumentos (empresa). Tendo a livraria em frente faculdade como exemplo, uma coisa o valor dos bens materiais corpreos, se somar o valor de cada item no estoque, de cada mvel, etc., vai dar um valor esttico, que no vai ser o valor do fundo de comrcio porque esse vai alm. O fato de o local estar organizado e funcionando j agrega valor quele fundo e esse valor agregado disciplinado da forma excluda no direito. ** O nosso direito comercial ento um ramo do direito pblico ou privado? R.: Tem sido examinado ao longo dos anos como um ramo do direito privado e, fundamentalmente, o . No obstante, ele possui notas, elementos e disposies de direito pblico. ** A questo de interesse pblico ou difuso ou individual homogneo de uma determinada coletividade no afeta o direito comercial privado, no diretamente. O interesse pblico, mas infunde tambm o direito comercial. Sem querer mencionar as disposies penais includas no direito mercantil, seria suficiente considerar aquelas obrigaes jurdico-pblicas dos comerciantes (como a firma, estruturao mercantil, inscrio em registro, na entidade reguladora purstil, na abertura do capital, notificao de produtos unidade sanitria, ou mesmo, a notificao dos atos de concentrao empresarial s autoridades disciplinadoras da concorrncia).

Temos agora um conceito amplo que nasce do quadro jurdicopositivo de 1850.

** Com relao ao direito comum, para muitos autores, depois dessa absoro da teoria da empresa pelo direito civil seria algo autnomo, mas ns veremos que ainda existem elementos que justificam a autonomia substancial no direito mercantil. De qualquer forma, ainda assim o estudo da natureza jurdica nos ajuda bastante porque embora tenhamos disciplinas substancialmente distintas, o direito especial do comrcio no exclui aplicao subsidiria do direito civil por vrios motivos, entre eles lacunas. Ns temos sempre uma srie de lacunas, o ordenamento no esgota tudo. Se houver espao para que o juiz aplique um direito ex post com interpretao livre da cabea dele, por mais razovel que possa ser, vamos perder uma certa uniformidade da jurisprudncia e portanto uma certa segurana no ambiente denuncial. Externalidade: qualquer atividade econmica quando realizada pode gerar externalidades positivas ou negativas (pode acontecer em todos os setores da indstria). Um exemplo de externalidade negativa a em matria ambiental. Por exemplo, a Petrobrs h alguns anos teve um problema tcnico na transferncia de leo e deixou vazar na baa de Guanabara. O impacto ambiental devastador. Cabe sociedade que foi agente ativa dessa externalidade negativa internaliz-la. A maneira mais comum atravs de uma indenizao ou de pagamento de uma multa. Outro exemplo seria a fuso de duas sociedades implicando na diminuio da concorrncia e na formao de um monoplio. Se esse monopolista puder provocar a escassez e havendo barreira a entrada, a oferta for menor que a demanda, vai gerar inflao e o preo subir. Essa externalidade tambm negativa e, pra isso, temos as polticas pblicas usadas para defender essa hiptese. Este fenmeno socioeconmico da externalidade ou positiva ou negativa acaba sendo objeto de estudo do direito e tambm das polticas pblicas, que afetam a nossa matria. Com o CC de 1916 era muito difcil que fosse mandado desconstituir um contrato de fuso, pois o pacta sunt servanda ainda prevalecia muito na cabea dos juzes e invariavelmente existia algum tipo de deciso judicial que declarava a nulidade do ato administrativo que de alguma maneira prejudicasse o ato jurdico perfeito. Porm com o advento do novo Cdigo Civil, veio o artigo 421.

Art. 421 a funo social do contrato passa pela funo socioeconmica desse contrato. A liberdade de contratar est limitada por todos os donos.

Diferena entre livre iniciativa e direito concorrencial: O conceito de livre iniciativa equivale ao conceito de liberdade de empresa, que na verdade significa liberdade de empreender. o direito de acesso, de poder entrar nos mercados. Canotilho diz que as liberdades so faculdades, e por isso, direitos subjetivos como faculta agendi. Constrangimento de um direito subjetivo: art. 186 CC - ato ilcito. No conceito de servio publico no tem livre iniciativa. Quem manda o poder concedente. Fora do servio pblico regime de livre iniciativa. H a tutela constitucional dessas liberdades sob pena de ato ilcito. Existe uma diferena substancial entre livre iniciativa e livre concorrncia. Enquanto a primeira o direito de acesso aos mercados, a livre concorrncia a disciplina para quem j est atuando nele. Costuma-se chamar de direito da livre concorrncia o direito das limitaes da liberdade de concorrer. uma regra de interesse pblico, uma defesa do mercado. Se um abuso for utilizado para excluir concorrentes e dominar o mercado com um monoplio, ele um abuso do direito de petio com efeito anticompetitivo. Vrias vezes h um acordo entre as duas (ex. caso do acordo de co-licenciamento de patentes entre Apple e HDC) Art.1 CF importante para o dto comercial. Dignidade da pessoa humana. Valor social do trabalho e da livre iniciativa. J vinculada ao estado democrtico de direito est a livre iniciativa como direito de acesso aos mercados. Art.3 CF Garantia do desenvolvimento nacional. Sem a pesquisa e desenvolvimento, sem o investimento em inovao, que algo mais especfico e que agrega valor ao produto, no se chegar aos parmetros de desenvolvimento que se espera para um pas como o Brasil.

necessrio que polticas pblicas possam expurgar as externalidades negativas sobre a sociedade. No pode haver abuso de direito, no pode haver uma legislao que sufoque a microempresa ou o empresrio individual, etc. No adianta investir em pequenas se eventualmente sociedades de maior porte utilizem a propriedade intelectual para excluir microempresas. necessrio que haja um bom sistema de defesa da concorrncia. Art. 170 CF valorizao do trabalho humano, livre iniciativa, existncia digna e justia social. As polticas pblicas de desenvolvimento partem de uma articulao direta com o direito comercial. Nesse quadro de desenvolvimentismo, no necessria autorizao do poder pblico para iniciar qualquer atividade de livre iniciativa (esta garante a todos o livre acesso aos mercados. No pode-se restringir de forma anticompetitiva) - nico.

14 de novembro
Discrepncia entre o conceito jurdico e econmico de comrcio: Por existir uma interseo muito comum entra a economia e o direito, surgem confuses de conceitos, pois, geralmente, eles so vistos de maneiras diferentes em cada uma das disciplinas, como o que acontece com o conceito de ato de comrcio. O conceito econmico no bate com o conceito jurdico. Hoje a economia se divide em 3 setores principais: primrio (em sentido amplo, o agronegcio), secundrio (indstria) e tercirio (servios). Conceito econmico: a indstria como criao de utilidades que ficam incorporadas nos objetos produzidos, seja ela agrcola, transformadora ou transportadora. J os servios, como aes humanas, satisfazem imediatamente de modo direto ou com recursos de bens materiais necessidades de outros homens. Abrange um espectro ainda maior de atividades. Nesse sentido, o direito excede a concepo econmica, porque ele acaba disciplinando o comrcio, atos isolados de comrcio e outros direitos, como o cambirio, de crdito, de falncia, de seguros, martimo e areo. Ler esta parte da matria no livro do Requio.

Disciplina privada da atividade econmica **Qual o conceito de empresa? R.: Atividade econmica. Podemos dividir as condies para a criao de uma sociedade empresria em 3 grupos: 1. Interveno estatal controle de preo - O governo tem no controla o preo nem o preo abusivo diretamente, mas controla a criao de monoplios para proteger o consumidor; Tutela do meio ambiente (controle estrito); Fiscalizao da localizao da atividade; Tutela da sade pblica (fiscalizao feita pela Anvisa). 2. Ramos de direito pblico Urbanstico; Econmico - a disciplina que de uma forma geral alcana qualquer interveno estatal, tanto a regulao quanto a livre concorrncia; Ambiental; Tributrio; Administrativo. 3. Ramos de direito privado Concesso de crdito; Sinais distintivos - trata da captao de clientela, nome da pessoa jurdica, o nome associado ao produto, dentre outros; Invenes Concurso de credores e insolvncia

Diferena entre empresa e empresrio: Empresa a atividade econmica organizada. Empresrio a sociedade empresria, a pessoa, que antes s podia ser jurdica, mas com o advento da EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), passou a poder ser pessoa fsica tambm. ** No confundir empresrio com scio, que aquele que tem cotas do capital. Ele pactua do capital de o empresrio, mas isto no o torna um.

Eventualmente uma sociedade empresria est sendo executada por uma divida da sociedade X. A, B e C so scios nessa sociedade X, que no tem patrimnio, mas A sim. O credor no poder apontar direto no patrimnio de A. Patrimnio de afetao o patrimnio da sociedade empresria diferente do patrimnio do scio e estes no se confundem. A nica possibilidade de alcanar o patrimnio em hipteses legais expressas de desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica, como pode ser encontrado, por exemplo, na lei antitruste. No entanto, pode-se descontar da cota do capital do scio, pois patrimnio do scio e, assim, pode ser objeto de penhora, como qualquer outro patrimnio seu.

21 de novembro (ps feriado)


AULA PASSADA: estudo sobre a disciplina privada da atividade econmica, que muito ampla e alcana os ramos do direito pblico e do direito privado. Falamos do direito pblico urbanstico, ambiental, econmico, tributrio e administrativo e do direito privado falamos da concesso de crdito, sinais distintivos, relaes entre os scios, credores e insolvncia, etc.

Noo de atos de comrcio (no Direito Portugus): Sero considerados atos de comrcio todos aqueles que se acharem especialmente regulados nesse cdigo, e, alm deles, todos os contratos e obrigaes dos comerciantes que

no forem de natureza exclusivamente civil, se o contrrio do prprio ato no resultar. Portanto, o critrio utilizado no Cdigo Portugus foi o critrio descritivo. O ato praticado por aquela pessoa se no for civil ser mercantil. Na verdade temos uma combinao de mbito de aplicao, embora esse mbito de aplicao seja essencialmente objetivo por descrever o ato, ele parte de uma concepo subjetiva, que o ato daquela pessoa. [[ Encerra-se aqui a teoria dos atos de comrcio. ]]

5. Empresas Empresrio no o scio; o executor normalmente de uma sociedade empresria, at o advento da sociedade individual. Seja como for, no se deve confundir EMPRESRIO com o Scio ( aquele que detm cotas, capital da sociedade). A empresa nada mais que uma forma de organizar a participao de diversos scios em um determinado empreendimento. a gesto coletiva desse negcio. No passado se tinham sociedades limitadas muito simples, onde o contador efetuava o contrato social, ou sociedades muito complexas, sociedades annimas, onde se precisava da ajuda de uma grande auditoria. O direito era reflexo de atividades extrajurdicas, ou seja, necessrio conhecer como funciona o negcio e depois escolher a forma de formaliz-lo. I. Organismos econmicos As sociedades empresrias partem de organismos econmicos como entidade ou como rgo. **No confundir ente com rgo. O rgo parte do todo, por exemplo, a secretaria de direito econmico um rgo do Ministrio da Justia; j a Anatel, por ser uma autarquia, no rgo, uma entidade. A expresso organismo utilizada para evitar confuses, pois ela engloba o todo (entes) e a parte (rgos). Mas na verdade esses organismos econmicos servem para nada mais que a organizao dos fatores de produo capital e trabalho. analisada a necessidade do cliente, o que a populao gostaria de adquirir, e no a satisfao prpria do empresrio ou de

seu scio. Sendo assim, quem dita a necessidade o mercado, sobretudo os que tm concorrncia perfeita. -fatores de produo -satisfao da necessidade da clientela (estudaremos mais a frente) -necessidade de mercado

II. Economistas Clssicos


Adam Smith, David Ricardo, etc...

- Organizaes econmicas -> produo. Para os economistas clssicos, as organizaes econmicas so voltadas para a produo. Adam Smith fala da mo-invisvel. A autoridade do Estado no precisa interferir na atividade econmica, a mo invisvel do mercado vai sempre consertar as coisas. No final da crise de 1929, chegou-se a concluso de que no assim. O primeiro economista a deixar de fazer uma anlise de forma diferente das de David Ricardo e de Adam Smith foi J. B. Say, que exalta a figura do empresrio. Ele chama o empresrio de eixo, e diz que ele quem passa a fora, o eixo a um tempo da produo e da repartio aquele que adapta os recursos sociais s necessidades sociais e que remunera os colaborados da obra, cujo chefe ele . Isto gera um conceito de liderana; o lder aquele que contagia, que traz pra si a responsabilidade e a confiana dos seus colaboradores. III. Concepo jurdica Parte do conceito econmico. Vamos captar empresa como categoria jurdica usando as fontes que j conhecemos (legislao, jurisprudncia e costumes), distinguir as empresas comerciais das no comerciais etc.

IV. Duplo trabalho a anlise 1. Elementos constitutivos; 2. Regras relacionar elementos;

3. Sntese natureza jurdica do sistema integrao dos sistemas constitutivos a. Ligados por direitos absolutos e relativos b. tomo da atividade/vida econmica Essa sociedade constituda por um contrato? Um estatuto? Uma assembleia geral? Quais so as regras utilizadas para relacionar esses elementos? Quando houver os elementos constitutivos e as regras desses, depois de relacionar todas essas regras teremos no final uma sntese e, com esta, traremos a natureza jurdica do sistema, que vai integrar todos os elementos constitutivos. Isto ajudar a separar, por exemplo, o que um consrcio de uma sociedade empresria. Direitos reais geram efeito erga omnes (para todos), sendo ento direito absoluto. As relaes entre as pessoas, p.ex., uma promessa de compra e venda ou uma obrigao de no fazer, so direitos relativos. Alguns autores usam a expresso tomo da atividade econmica ou tomo da vida econmica. Como um tomo, a empresa tridimensional, um poliedro, possuindo vrios ngulos, sendo objeto de vrias disciplinas (envolve questes contratuais, administrativas, de propriedade intelectual, etc.).

V. ngulos da Empresa 1. Eixo-empresrio Regime jurdico com concepo objetivista e notas de subjetivismo (registro e condies de funcionamento). o estudo da constituio via registro e atos constitutivos, tendo a partir da as condies de funcionamento. 2. Empresa funciona como ideia criadora: fonte de inovao A inovao est hoje no cerne de toda poltica de desenvolvimento e a empresa funciona tambm como ideia criadora. O problema est em proteger uma ideia, que em si mesmo no protegvel de nenhuma forma. Podemos, no entanto, obter proteo na concretizao da ideia em alguma atividade empreendedora. Por isso a propriedade intelectual to importante, j que ela cria a possibilidade de empreender e ao mesmo tempo uma barreira para isso. 3. Empresa como complexo de bens (fundo patrimonial)

o fundo de comrcio, o estabelecimento. **Luvas o pagamento adiantado feito para se ter acesso quele determinado imvel. 4. Relao com os dependentes Todos os contratos que formalizam todas as relaes contratuais, fornecimento, distribuio e diviso do prprio trabalho fazem parte do mbito da empresa e por isso que o direito do trabalho est no mesmo departamento que economia, direito comercial, direito previdencirio e direito tributrio.

Onde surge primeiramente a concepo de empresa no direito brasileiro? A primeira fonte no direito brasileiro o artigo 19 do regulamento 737/1850. importante porque o nosso cdigo comercial, embora tenha adotado a teoria dos atos de comrcio, ele no trouxe o elenco exemplificativo. Lei 4137 uma lei de abuso do poder econmico.
Art. 6 Considera-se emprsa tda organizao de natureza civil ou mercantil destinada , explorao por pessoa fsica ou jurdica de qualquer atividade com fins lucrativos.

Esta lei foi revogada. Ela deixou o mbito de aplicao do direito mercantil um pouco limitado porque ainda que falasse em empresa civil, ela no fez os elencos. Ento se criou uma dvida; se duas cooperativas entrassem em acordo no mercado para fixar preo (cartel), ser que elas poderiam ser investigadas pelo CADE? Cooperativa empresa? Lei 8884 de direitos da concorrncia solucionou este problema ao ampliar o conceito de empresa.
Art. 15. Esta lei aplica-se s pessoas fsicas ou jurdicas de direito pblico ou privado, bem como a quaisquer associaes de entidades ou pessoas, constitudas de fato ou de direito, ainda que temporariamente, com ou sem personalidade jurdica, mesmo que exeram atividade sob regime de monoplio legal.

Este artigo trata das pessoas no mbito subjetivo de aplicao.

26 de novembro
Caso Unimed ver no CADE. A Unimed j foi condenada mais de uma vez. usado a seu favor a disciplina cooperativa que trazia a obrigao de que o cooperado no poderia participar de mais de uma cooperativa, j que uma cooperativa de trabalho trabalhadores se renem para dividir os custos da estrutura da operao e tirem o proveito do seu prprio trabalho. Nessa questo dos planos de sade, se a Unimed compra um determinado hospital e s passa a aceitar o seu prprio convenio e seus prprios mdicos, est gerando uma situao concorrencial adversa, pois acaba se inviabilizando a existncia de outro plano de sade. Se aquele for o nico hospital da cidade e o plano de sade B no pode ser usado naquele hospital, o cidado daquela cidade vai, obviamente, migrar para a Unimed.

A lei 8884/94 (Lei antitruste) uma norma de interesse publico e no privado. Foi substituda pela lei 12529/11. O monoplio em si no ilegal, desde que se chegue a ele de forma natural por ser eficiente (melhor produto, melhor preo, tecnologia nova), por mritos prprios. O que no se pode fazer impedir de formas artificiais a entrada de novos integrantes no mercado ou expulsar aqueles que l j esto. O monoplio s perigoso porque quem o monopolista pode criar escassez, e se diminui a sua oferta de monopolista, a oferta total do mercado tambm cai, aumentando o preo. Por isso essa questo de interesse pblico. A lei 8884 ampliou o mbito de aplicao dessa norma, pois no passado s a empresa mercantil estava sujeita a ela. Sociedades de fato, escritrio de representao, cooperativas, associaes, empresas pblicas, dentre outros, no eram englobados pelo mbito de aplicao da proibio do monoplio porque no entravam no conceito de empresa mercantil. Desconsiderao da personalidade jurdica CC, art. 50.

CC, art. 966 Questo da profissionalidade. Sem a habitualidade no se caracteriza uma sociedade como sendo empresria. O conceito de empresrio envolve a noo de profissional habitual. **no confundir: o empresrio ou a sociedade ou o scio individual. quem exerce a atividade empreendedora matriculado como tal. Scio quem tem cotas da frao ideal do capital. A empresa como entidade abstrata, o prprio cdigo civil acaba por vezes fazendo alguma confuso entre empresa e estabelecimento. Art. 1142 o texto de lei d a impresso de que o empresrio um individuo enquanto a sociedade empresria outra coisa. Isto, porm, no afeta a construo doutrinria. No h nenhuma referncia ao scio neste artigo.

Distino entre empresa e sociedade empresa -> objeto de direito (organizao de bens e pessoas); sociedade empresria -> sujeito de direito (ainda que sua personalidade seja uma fictio ius por ser tratar de um patrimnio de afetao, essa personalidade d o estatus de sujeito de direito). Ento a sociedade empresria regular emerge realidade jurdica como sujeito de direitos e deveres. Ela tem personalidade jurdica, embora essa personalidade seja uma fico. A empresa admite a atividade individual, ou seja, aquele que exerce a empresa individualmente. At outro dia, esse exerccio individual da empresa no implicava em separao de patrimnios, o que mudou com o advento da EIRELI. 7. Empresrio Empresrio a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econmica de produo ou circulao de bens ou servios. (Fbio Ulha) No conceito dele, empresrio a pessoa, que pode ser jurdica ou fsica, desde que se apresente como empresrio individual, com a matrcula escrita e participao de todos os atos de formalidade ou ento ele responder com os bens pessoais. um regime objetivo com notas de subjetividade.

Embora tenhamos vrias formas de gerir o negcio, duas sociedades so as principais: a primeira a sociedade limitada, que para aquelas atividades econmicas de pequeno porte. [[prof. No chegou a mencionar a segunda]] Sociedade annima. O patrimnio social a soma de tudo dentro do estabelecimento. varivel, dinmico. J o capita social esttico. Capital social o montante de recursos disponibilizados pelos scios para constituir a sociedade, portanto, no deve ser confundido com a noo de patrimnio social, conjunto de bens e direitos. PERGUNTA P/ PRXIMA AULA: Se eventualmente um scio comprar em nome prprio um automvel e no quit-lo, pode o fornecedor do automvel pode penhorar a cota que ele tem de uma sociedade?

Comercial aula dia 28.11.2012


No devemos confundir capital com patrimnio. O capital esttico e o patrimnio dinmico. Cota o nome da contra-partida da participao societria, sendo proporcional a esta. Essa cota bem integrante do patrimnio de cada scio. Na sociedade limitada, a contrapartida a ao. Essa cota patrimnio do scio, aparecendo no imposto de renda deste. A cota ou ao integrante do patrimnio de cada scio. Cota participao no capital, a contra-partida. O credor do scio pode executar dvida contra a participao acionria ou quotas de respectiva sociedade, pois que esta participao patrimnio prprio de cada scio. Sendo a divida pessoal da pessoa fsica, no se pode atingir a participao dos outros scios, que so patrimnio deles. Nesse sentido, a garantia do credor da sociedade (no do scio!) sobre todo o capital, e no uma cota. Sempre o capital social, e nunca as partes representantes desse capital. Jamais poder um credor da sociedade, penhorar a cota do scio majoritrio, porque foi ele que tomou a deciso que prejudicou a empresa e a levou execuo, ou as demais quotas societrias. Pode penhorar uma mquina, um fator de produo, uma conta do banco, etc. Trava bancria: ???

A cota por frao de propriedade do scio. A determinao da penhora convenincia para o credor. Quem o representante legal? Representante legal no deve ser confundido com procurador. Na sociedade limitada, o representante legal o administrador escolhido pela maioria qualificada do capital social, segundo as normas do cdigo civil. Em geral, ou j est estabelecido no contrato social da empresa, ou pode ser alternativamente escolhido pela maioria qualificada do capital. Na S.A., que uma sociedade de capital e nunca ser uma sociedade de pessoas, temos um diretor, eleito por uma assemblia ou pelo conselho de administrao. Representante legal, portanto, aquele que tem poderes para gerir a sociedade empresria (a empresa atividade), assinando em nome da empresa e podendo concluir negcios em nome desta. diferente de procurador. EMPRESA EM SENTIDO OBJETIVO Empresa em sentido objetivo (isto , classificao pelo objeto): duas espcies empresariais, a pblica e a privada. Mas a privada tem duas espcies, a comercial e a civil. uma Tricotomia: civis, comerciais e pblicas. J era assim no cdigo de obrigaes de 65, projeto que no vingou. Nesse quadro havia uma previso de dispensa de matricula para microempresa, o que nunca se confirmou. Ao contrrio, hoje, para uma microempresa para ser regular tem que passar por todas as formalidades que uma sociedade comum, ordinria. Inclusive os empresrios individual, atravs da EIRELI tem todas as obrigaes, mas tambm as prerrogativas de patrimnio de afetao de uma sociedade comum. Essa dispensa de registros foi superada. Determinadas sociedades empresrias tem garantida uma dispensa de registro, sobretudo, destaca-se a concepo de empresrio rural, no art 971 do CC. preciso ou no, no caso de uma empresa, cuja atividade a agroindstria, ir a junta comercial? Ou uma faculdade? no decreto 737: a principio, a atividade agrcola no uma atividade mercantil, uma empresa civil, cuja constituio no nas juntas comerciais, mas sim o registro de ofcios de pessoas jurdicas, salvo aquelas que tem entidade de classe especifica, como a OAB, todas as outras vo ao registro civil. Inclusive os consrcios no passam, na grande maioria pelas juntas comerciais, mas sim pelo registro de ofcios de pessoa jurdica, no sendo sociedades mercantis. das quotas societrias depende da

O art 971 do CC delegou para uma outra legislao extravagante o conceito de microempresrio rural. A disciplina das microempresas coube Lei 8934/97, que trata da questo em concreto de microempresrio rural. A lei 9456/97, Lei de proteo de cultivares, de variedades vegetais (que a doutrina considera uma das espcies do gnero propriedade intelectual), no seu art 10 define o que , para efeito dos benefcios que ela concede a microempresrio, o que microempreendedor rural. O que proteo de cultivares? EMBRAPA: faz pesquisas com as variedades, para chegar a uma outra gerao, que, pelo cruzamento, muda as caractersticas, trazendo espcies mais resistentes, etc. essa criao de fundo entendida como uma das varias espcies de propriedade intelectual, e recebe um ttulo exclusivo, que a comisso de cultivar. O que acontece que o micro e pequeno empresrio teria que pagar royalty cada vez que utilizasse essa criao de fundo, mas ele tem algumas prerrogativas, como poder manter a semente de uma safra para outra, dentro de determinados limites. Perguntas: 1) o empreendedor rural comerciante? Sim ou no? 2) a constituio da sociedade para empreendimento rural tem inscrio obrigatria na junta comercial? 3) caso esta sociedade no seja mercantil, poder ela ser inscrita na entidade de registro mercantil? Respostas na prxima aula.

Comercial. Aula dia 03.12.12


O microempresrio rural comerciante? Art 971 do CC (ltima parte): o empresrio rural no comerciante. O que acontece que se fizer uso da faculdade de inscrio na junta comercial, ento ele ficar equiparado a comerciante. Lei de proteo aos cultivares: Lei 9456/97.

art 10, pargrafo 3 desta lei traz o conceito de empresrio rural, ou melhor, pequeno produtor rural: 3 Considera-se pequeno produtor rural, para fins do disposto no inciso IV do caput, aquele que, simultaneamente, atenda os seguintes requisitos: I - explore parcela de terra na condio de proprietrio, posseiro, arrendatrio ou parceiro;

II - mantenha at dois empregados permanentes, sendo admitido ainda o recurso eventual ajuda de terceiros, quando a natureza sazonal da atividade agropecuria o exigir; III - no detenha, a qualquer ttulo, rea superior a quatro mdulos fiscais, quantificados segundo a legislao em vigor; IV - tenha, no mnimo, oitenta por cento de sua renda bruta anual proveniente da explorao agropecuria ou extrativa; e V - resida na propriedade ou em aglomerado urbano ou rural prximo. a lei de cultivares uma legislao extravagante, dedicada a proteo de uma criao de fundo equiparvel s demais criaes de funo, como uma inveno, que tem patente, topografia, etc. basicamente, assim: a parcela de terra deve ser explorada por proprietrio, posseiro ou locatrio; tem que ter no mximo dois empregados, mas, pela sazonalidade, pode ter mais colaboradores; 80% da renda desse empresrio, ao ano, deve vir dessa atividade, do agronegcio; ele deve residir ou no local onde ele exerce a atividade agrria, ou em ncleo urbano prximo. Essa faculdade nada mais faz do que caracterizar o pequeno produtor rural como no empresrio mercantil. Sobre a lei de proteo de cultivares: as variedades vegetais so hoje muito importantes. A EMBRAPA tem muitos investimentos em pesquisa, e grandes scios, como a Monsanto, em pesquisas sobre variedades vegetais. Boa parte desses resultados eles podem eventualmente comercializar, ou licenciar para sociedades empresrias venderem o produto sobre licena e royalties. Esse setor importante principalmente no Brasil, pela biodiversidade. Destaque-se que no se mexe na gentica, no h variedade gentica, mas sim cruzamentos de variedades conhecidas, at chegar num melhoramento. Acabou-se por conceituar o pequeno empreendedor rural nessa lei porque ele merece algum tipo de tutela, sendo o destinatrio final, que usa esses resultados, pois no tem condies de pagar royalties como os grandes empreendedores. Obs.: variedade vegetal o cruzamento de plantas que j existem, sendo protegidos pela lei de proteo de cultivares; no se confunde com os OGMs, organismos geneticamente modificados, que so protegidos por patentes. microorganismos que vivem nas espcies vegetais, que so estudados e selecionados, etc, para fortalecer as plantas. Organismos pluricelulares no podem ser objeto de patente (ex. do sapo); apenas os organismos unicelulares podem ser objeto de patente (ex. microorganismos que vivem em simbiose com outras espcies). Sergem, comisso que trata do patrimnio gentico brasileiro, tem criado uma serie de obstculos de ao acesso ao patrimnio gentico nosso, sobretudo o vegetal. Isso tem criado problemas. Ex.: Se entende, atravs de uma medida provisria, que estratos e leos estariam isentos do controle do sergem, que do uma autorizao especifica para poder pesquisar. Porm, o problema conceitual to grande que alguns rgos, sobretudo o MP, tm usado algumas resolues do sergem para poder modificar as sociedades que fabricam os insumos. Hoje, no Brasil, est to complicado, que as sociedades que trabalham extratos vindos da Amaznia, esto tendo confuso entre o que OGM e variedade vegetal. Extratos so variedades. Porm, o MP s vezes multa essas sociedades que trabalham com variedades, com vrias multas de at 300 mil reais, que passam para a indstria cosmtica. O que vai acontecer no futuro, provavelmente, que ser necessrio importar matria-prima de outros pases. Esse um problema a ser enfrentado.

- Art 970 do CC: A lei assegurar tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresrio rural e ao pequeno empresrio, quanto inscrio e aos efeitos da decorrentes. - Art 971 do CC: O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. empresrio rural, ento, na verdade, no empresrio mercantil, no comerciante, mas pode ficar equiparado. EMPRESA MERCANTIL, EMPRESA CIVIL E EMPRESA PBLICA no confundir empresa pblica com administrao pblica direta ou indireta. O Estado pode intervir de forma direta (quando atua como sociedade empresria, com fomento, etc) ou indireta (regula, controla, fiscaliza). Ex.: quando a Dilma j no conseguindo usar ferramentas de poltica pblica para diminuir o ___ bancrio, ela deu uma ordem para as instituies bancarias onde a Unio tinha a maioria do capital (sobretudo a Caixa Econmica) baixar a taxa de juros. Os demais acompanharam por interveno direta. Mas nem por isso o regime jurdico dessas instituies deixou de ser de direito privado. o conceito de empresa pblica vem originariamente do decreto lei 200 de 25 de fevereiro de 67, que a disciplina originria das licitaes. Conceito do decreto lei 900 de 69: empresa pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital da Unio, criada por lei, para explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer, por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestirse de qualquer das formas admitidas em direito. Patrimnio prprio: portanto tem patrimnio de afetao. Capital da unio: nos da a idia de integralmente, mas na verdade, onde a unio tem controle (ex.: Petrobras). Deve ser criado por lei: a nica principal diferena da empresa publica para as demais. No demais, est sujeita as mesmas regras de governana, regras de valor imobilirio, de concorrncia, etc. Estaria a Petrobras ou o Banco do Brasil imune a uma fiscalizao da CVM? A uma investigao antitruste? No! Inclusive h varias condenaes contra essas empresas pblicas, que, embora pblicas, esto sujeitas ao regime de direito privado. As empresas do setor pblico, empresas pblicas de Estado, sociedades publicas empresariais so sociedades constitudas nos termos da lei comercial, e, portanto, o Estado ou outras entidades pblicas estaduais podem exercer de forma isolada ou concorrente o controle ou influencia dominante em virtude de alguma das seguintes circunstncias: Circunstncias para que uma empresa seja considerada pblica: a) deteno da maioria do capital ou direito a voto b) direito de designar ou de destituir a maioria dos rgos de administrao ou fiscalizao (ou investimento)

se uma empresa pblica tem participao em outras sociedades, adquiriu por atos de fuso, concentrao, por investimento, e compra 51% das aes de outra empresa e deixa 49% para o mercado, a questo : isso feito para burlar o controle das empresas pblicas? Porque essa empresa estar fora do controle do Tribunal de Contas da Unio. Vrias empresas buscam esse caminho, para fugir dessa fiscalizao. Porm, o TCU, quando vai analisar as contas dessa sociedade, analisa tambm a participao nas outras empresas, que sendo subsidiarias de uma empresa publica, ainda que seja de capital privado, sofrer fiscalizao direta do TCU. Empresa do setor privado aquela cuja propriedade de gesto de uma empresa privada pertence a uma pessoa singular ou coletiva. Ao contrario da empresa pblica, aquela sociedade cujo controle recai sobre uma empresa privada propriamente dita, ou a uma pessoa singular, ou a uma pessoa coletiva privada. esse conceito impreciso, pois existe uma empresa que no mercantil, mas deve funcionar como tal: a empresa de bem comum do cnjuge casado em comunho universal de bens. Funciona assim: o cnjuge, na verdade tem a meao de 50% dessas cotas. No falecimento, uma poro da meao vai para os herdeiros. Coutinho de Abreu chama essa empresa de bem comum dos cnjuges casados em comunho universal de bens. Podemos ter uma empresa que decorre de herana indivisa, que ser o espolio, enquanto no houver a partilha e a adjudicao dessas cotas ou aes. possvel a contratao de sociedade empresaria entre marido e mulher? Eles podem ser scios numa sociedade empresria? Devemos observar que h uma limitao em matria de idade, na qual idosos no podem casar com pessoas muito mais novas em comunho parcial ou total de bens; ele s poder casar em separao total de bens, que tem como objetivo proteger os herdeiros. isso no significa que exista uma proibio de constituir sociedade. Eventualmente, esse empresrio impedido de ter o regime de comunho parcial ou total, poderia fazer dessa outra pessoa seu scio nas empresas, ou constituir uma sociedade empresaria para administrar os bens dele, tornando sem efeito a restrio imposta pela legislao civil. Isso possvel? Devemos olhar o art. 977 do CC: Art. 977. Faculta-se aos cnjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que no tenham casado no regime da comunho universal de bens, ou no da separao obrigatria. Primeira parte do artigo: 1) possvel constituir sociedade mercantil entre cnjuges? Sim. 2) Em qualquer circunstancia? No. Desde que no estejam casados em comunho universal de bens. 3) A sociedade pode ser constituda aps o casamento na unio parcial? Isso porque o que o legislador enxerga o patrimnio de afetao, so os patrimnios envolvidos, e se h uma sociedade, ela tem um capital divido em fraes ideais, que so as cotas, e essas cotas tem scios com patrimnios que no se confundem. Se na verdade houver um patrimnio s, para a legislao, teremos um scio s. Temos uma grande polmica que a EIRELI ajuda a resolver. Segunda parte do artigo (ou na separao obrigatria): 1) a nossa hiptese. Toda aquela situao onde o casamento passa pela hiptese da separao de bens, haver tambm a vedao para esses cnjuges, que no podem constituir sociedade mercantil. Faz todo o sentido. A literatura fala de empresa sociedade pluripessoal no personalizada.

sociedade despersonalizada, que no tem personalidade jurdica; o scio ostensivo que vai ser responsvel para todos os fins e o scio participante vai ter a garantia de um negocio jurdico slido, mas sabe que no existe patrimnio de afetao, mas se houver, todo da responsabilidade do scio ostensivo. Ento, esse ente, embora despersonalizado, considerado uma sociedade e permite a realizao de negcios com alguma segurana jurdica. a sociedade em conta de participao. sociedade em nome coletivo, tambm despersonalizada, e, por conta disso, no utilizada, porque os riscos so maiores do que os benefcios. Muitos a chamam de sociedade de propsito especifico, que nada mais faz do que dizer qual o propsito pelo qual nasceu aquela sociedade pluripessoal sem personalidade, que muitas das vezes um consrcio. Na verdade, no uma limitada que concorre com as outras, mas uma sociedade quem tem momento de nascer e acaba (ex.: empresas de explorao de petrleo). Espcies empresariais quanto ao objeto: pblicas, civis e comerciais. Dentro da concepo de empresa temos a empresa do setor privado e a empresa pblica. E na empresa do setor privado, temos a empresa civil e a empresa mercantil. Mais adiante, as sociedades que decorrem de um acordo pluripessoal no personalizado. Empresas do setor cooperativo e social. O principal destaque est na cooperativa. as cooperativas so pessoas coletivas autnomas, de livre constituio, de capital e composio variveis, que atravs da cooperao e entre ajuda, em seus mtodos, com obedincia aos princpios cooperativos, visa, sem fins lucrativos, a satisfao das necessidades e aspiraes econmicas, sociais, ou culturais daqueles. Ex.: Unimed, cooperativa de txi, como a Coopetran, radio. s vezes uma cooperativa pode suscitar duvidas na rea do trabalho, pois, por vezes, pode-se fazer uso do sistema de cooperativas para falsear, para fraudar as obrigaes trabalhistas. Mas essa uma distoro. A cooperativa interessante por facilitar servios que sozinho o taxista no ia poder pagar, como servio de radio txi. Com a cooperativa, rateia-se o custo dessa estrutura e cada um participa com a proporo do seu trabalho. O que rateado o custo, e por isso, no h animo de lucro, e por isso, a cooperativa no contribuinte de imposto de renda. Cooperativa agrcola em que pequenos trabalhadores rurais trabalham em regime de parceria muitas vezes. Contratos civis: parcerias, regimes de cooperativas. A cooperativa a alternativa do futuro. Sociedades civis: so aquelas organizaes empresariais que no podem ser inscritas como sociedades mercantis. O empreendedor rural uma delas; escritrio de advocacia; sociedades civis de profissionais liberais em geral. Pode ser tambm que um consrcio empresarial seja constitudo como sociedade civil, hoje sociedade simples. Ex.: rede TV. Comercial aula dia 05.12.12
REGISTRO DAS EMPRESAS Acontecem nas juntas comerciais, que tem um alcance territorial estadual. Cada Estado tem a sua. As juntas so independentes, esto sujeitas a uma

legislao estadual, e as decises de uma no afetam as decises a outra, o que cria uma certa dificuldade de harmonizao dessas decises. Ento, possvel que o arquivamento de uma determinada sociedade, com um determinado nome comercial seja deferido em um estado, e no necessariamente o seja em outro. Para tentar dirimir esse problema, houve uma reforma legislativa que criou o DNRC Departamento Nacional de Registros do Comrcio. O objetivo do DNRC, a princpio, era criar um sistema unificado nacional, o que no logrou xito. Na verdade, o que ele fez foi harmonizar algumas das vrias legislaes estaduais, que incidiam sobre os registros das sociedades comerciais, isto , ele fez uma espcie de normatizao e controle das juntas. Porm, em nenhuma hiptese ele substitui cada uma das juntas comerciais no exerccio de suas respectivas competncias. Num passado recente, temos as juntas comerciais, que eram entes de dto pblico, fazendo parte da administrao pblica, em vrias situaes, tinham seus atos sujeitos reviso pelo judicirio, sendo julgados pela Justia Federal, que quem trata das questes administrativas. Por muito tempo, os atos constitutivos, de registro, de arquivo das sociedades empresrias, acabavam tendo parte da competncia ou de reviso nas varas de Fazenda Pblica. Para evitar essa confuso (cada parte sendo da competncia de uma vara diferente), surge o DNRC, Lei 8934/94.

No artigo 1 da Lei 8934, que institui o DNRC, temos o seu mbito de aplicao: Art. 1 O Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, subordinado s normas gerais prescritas nesta Lei, ser exercido em todo o territrio nacional, de forma sistmica, por rgos federais e estaduais, com as seguintes finalidades; I - dar garantia, publicidade, autenticidade, segurana e eficcia aos atos jurdicos das empresas mercantis, submetidos a registro na forma desta Lei; II - cadastrar as empresas nacionais e estrangeiras em funcionamento no Pas e manter atualizadas as informaes pertinentes; III - proceder matrcula dos agentes auxiliares do comrcio, bem como ao seu cancelamento.
caput: os rgos estaduais continuam l e fazem parte de um sistema. Ento, o DNRC um sistema, no qual todos os rgos funcionam articuladamente, os federais e os estaduais. I garantia de objetivos de ordem pblica, a fim de dar cincia a todos de quem so os scios dessa sociedade, que poderes tem esses scios, quem tem o poder de gesto, para poder separar as situaes de abuso, etc. E isso de d atravs da transparncia, que o objetivo das juntas comerciais. eficcia, sobretudo do registro ad probatione. Alm disso, para constituir a personalidade jurdica da sociedade regular, preciso realizar um ato, sem o qual a sociedade reputar-se- irregular; e a principal conseqncia da irregularidade de uma sociedade a responsabilidade civil, enquanto numa

sociedade regular a responsabilidade est adstrita ao valor do capital, na sociedade irregular, a responsabilidade deixa de ser limitada para ser ilimitada (os scios respondem com o patrimnio pessoal, pois, sem a regularidade, seus patrimnios no estaro separados do patrimnio de afetao da sociedade). II hoje, uma sociedade estrangeira domiciliada, em que passar, no Brasil, pelas mesmas formalidades que passam as sociedades nacionais domiciliadas. No existe mais no nosso direito, diferena entre uma sociedade de capital brasileiro e uma sociedade de capital estrangeiro. No h mais essa dicotomia. Mas h uma diferenciao clara do que uma sociedade domiciliada e uma sociedade no domiciliada. E tem uma razo simples: pode parecer protecionismo, mas no , na medida que, se uma sociedade empresria estrangeira, mas no domiciliada, comea a mercar com brasileiros, em mercado brasileiro, ele se sujeita s nossas normas. A legislao de consumo do nosso pas regulada por lei especfica, prevendo a responsabilidade do fornecedor. No caso de uma ao, se o fornecedor no domiciliado, nem tem bens aqui, como ele pode garantir o juzo? Por isso, exigncia da nossa lei mercantil que, no mnimo, essa sociedade domiciliada formalize a sua atividade no Brasil, ou ela prpria, ou atravs da regularizao dos seus representantes. III o DNRC no tem poder de intervir nas juntas comercias. As decises destas so soberanas, no existindo nenhuma forma de recurso ao DNRC. O que existe , dentro do organograma da junta comercial, um sistema de decises monocrticas e colegiadas, dependendo da complexidade. E tambm uma presidncia e uma procuradoria. Organograma: o organograma das juntas comerciais integrado pela presidncia, plenrio, turmas, secretaria geral e procuradoria. h grau de recurso para o plenrio; as decises mais simples, como arquivo, ato constitutivo de soc. LTDA, vo acontecer por deciso monocrtica; as decises mais complexas, podem passar por deciso colegiada.

So trs os atos praticados pelas juntas: arquivamento, matrcula e autenticao. Suas definies esto no art 32.

Art. 32. O Registro compreende: I - a Matrcula e seu Cancelamento: dos leiloeiros, tradutores pblicos e intrpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazns-gerais; II - o Arquivamento: a) dos documentos relativos constituio, alterao, dissoluo e extino de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas; b) dos atos relativos a consrcio e grupo de sociedade de que trata a Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976; c) dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil;

d) das declaraes de microempresa; e) de atos ou documentos que, por determinao legal, sejam atribudos ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresrio e s empresas mercantis; III - a autenticao dos instrumentos de escriturao das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comrcio, na forma de lei prpria.
registro o gnero, que tem trs espcies: arquivamento, matrcula e autenticao. II o arquivamento, pelo que vemos o mais importante. Serve para qualquer transformao. II b) - os consrcios empresariais que afetam diretamente os interesses de minoritrios tem que passar por essa inspeo, necessariamente. III alguns livros de vinculao, obrigatrios, tem que passar pela autenticao nas juntas comerciais.

Nesse sentido, cabe saber como acontece a proteo do nome comercial, que no deve ser confundido com marca ou outros sinais distintivos,a te mesmo o nome patronmico. Est no art. 33 da Lei. Art. 33. A proteo ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de firma individual e de sociedades, ou de suas alteraes. o nome comercial no precisa de um certificado, proferido por algum, que d o patrimnio desse nome a outro. A proteo do nome comercial nasce automaticamente do arquivo de um contrato social (clausula primeira ou segunda traz a denominao ou a razo). A razo social o nome dos scios. obrigado a usar o patronmico dos scios, ou o sobrenome de um ou vrios scios. Tambm chamado de firma. Denominao: no obrigatrio usar o nome dos scios para identificar aquele fundo de comrcio. Mas pode-se usar outro nome, um nome comercial aquivado, ou seja, que tem que estar no contrato social. Insgnia: elemento da apresentao figurativa. No tinha espao, mas acabava sendo o elemento identificador daquele grupo de comrcio de fato. E a, a literatura teve que passar a abrang-lo. A insgnia, portanto, veio depois. Observe-se que o coca-cola desenhado, tambm insgnia. A insgnia pode ser a marca ou o nome de empresa, se juntar elementos denominativos com os figurativos. Nome de fantasia: direito pessoal.

art 5, XXIX da CF a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas. aqui, surge outro conceito, mais amplo, o nome de empresa. A CF passa a disciplinar o nome de empresa, alcanando o elemento dominante da identificao da empresa, o nome de fantasia. A questo como provar o nome de fantasia, que um elemento utilizado na identificao da empresa, mas que no estava arquivado. Os arquivados eram a denominao da empresa ou a razo social, qualquer coisa diferente disso, a junta comercial no aceitava. Mas hoje, pode-se colocar em alguma clausula o no de fantasia arquivado, depois dessa disposio da CF, e o nome de fantasia vai para o CNPJ. Mas a fantasia no nome comercial!, que apenas a denominao ou razo social. A proteo do nome de fantasia deixou de ser meramente declaratrio (pelo juiz, que verificava a anterioridade, etc), para ter a possibilidade de registro do nome de fantasia.

PRINCPIOS EMPRESA)

APLICVEIS

AO

NOME

COMERCIAL

(OU

NOME

DE

Art. 34. O nome empresarial obedecer aos princpios da veracidade e da novidade. veracidade: como? Veracidade uma questo de fato. A veracidade no admite que se use o nome de outra pessoa para se aproveitar da fama desta. nesse sentido que funciona esse principio. novidade: inconcebvel, pois qualquer anterioridade no mundo pode abal-la. E a, nada poderia ser arquivado como nome de fantasia. O professor cita como nico exemplo o sorvete reguendace. No confundir nome comercial com marca. nome comercial, ou nome de empresa, um direito de personalidade, o nome pelo qual a sociedade empresria emerge realidade jurdica para adquirir dbitos e crditos. No pode ser alienada isoladamente/separadamente, salvo e conjunto, junto com o fundo do comrcio, e no est sujeito ao princpio da especialidade, sendo territorialmente limitado ao respectivo Estado da junta que exarou seu arquivo, sua inscrio em registro. Principio da especialidade: tem que ser diferente. Ex.: Tailndia comercie e Tailndia fraudas. esse limite territorial significa que, mesmo que haja registro em algum Estado, pode-se registrar em outro no qual no haja esse registro.

14.01.2013
Na aula passada o prof falou sobre os direitos de exclusiva (como falam os portugueses) hoje o monoplio legal outorgados sobre bens imateriais. Primeiro o prof trouxe o objeto de cada direito: o sinal distintivo, a criao de fundo e a criao de forma. Objeto do direito -> Criaes do espirito humano que assumem determinadas formas e algumas dessas formas tem uma proteo especial, um direito muito especifico, que chamado de propriedade intelectual em uma concepo mais ampla. H, portanto, diferena entre o objeto do direito e o direito propriamente dito. Ento basicamente estamos falando da capacidade do espirito humano de criar, por isso criaes de fundo, criaes de forma, sinais e obras. Vimos quais os direitos criados para cada um desses objetos. Para a criao de fundo, um exemplo seria a inveno (soluo tcnica para um problema tcnico, como a tampa de rosca pra fechar um pote). O direito outorgado sobre essa criao de fundo quando h os requisitos para a obteno desse direito o direito de patente, que outorgado pela administrao publica ao inventor que requer essa proteo especial. A inveno o objeto de direito e a patente o direito. O mtodo de obteno desse direito, diferentemente das propriedades artsticas, no automtico. No passado o nico elemento de captao de clientela que era importante era o ponto. Um ponto afastado da cidade dificilmente iria vender alguma coisa, j um no meio da cidade, onde tem um grande afluxo de pessoas, pode vender bastante, e isso gera no final do ano um impacto no faturamento de uma e outra sociedade. O ponto ento o elemento mais importante, tanto assim que independentemente da aquisio ou no do imvel onde ele esta ubicado, paga-se pelo ponto, pelo transpasse (conhecido como luvas). Mas percebemos que ainda que alguns autores tradicionais que trabalham com essa concepo de sinonmia entre fundo de comercio e estabelecimento, hoje no mais assim. Outros elementos so agora utilizados na captao de clientela que no s o ponto e tambm a atividade mercantil no est mais restrita a venda de bens materiais corpreos. Tambm hoje sabe-se que as principais politicas de inovao so relacionadas com o desenvolvimento, ou ao contrario, as principais politicas de desenvolvimento passam pelo incentivo a inovao, pois hoje capta-se mais clientela atravs de criaes do espirito humano do que propriamente dito pelo ??? Assim, j percebemos que algumas sociedades quando passam por um ato de transformao, seja a fuso, a ciso, a absoro, cada um desses atos de transformao, antes de uma sociedade ou partir para uma fuso

(seja uma incorporao, seja uma fuso propriamente dita, gerando uma terceira) antes temos que fazer uma avaliao (o que feito antes de se vender uma sociedade). A avaliao at outro dia no passava de um inventario fsico mais o patrimnio liquido da sociedade, mas hoje vai muito alem disso, passando pela rea da propriedade intelectual daquela sociedade. Marcas antigas renascem porque foram compradas num leilo ou processo de falncia devido fora que tiveram no passado e a associao que ainda existe na cabea das pessoas da marca ao produto. Para o Marketing a marca nasce neste momento, mas para ns a marca nasce apenas quando se tem o registro no INPI. A marca para ns definida pelo direito, pela lei.

(colgate x kolynos) A colgate comprou a kolynos por sua capacidade de captar de clientela. Fundo de comercio e estabelecimento no so sinnimos porque existe uma mais valia entre o valor do estabelecimento, se formos entend-lo como bem imaterial corpreo, e o fundo de comercio. Esta diferena paga com o que a doutrina chama de goodwill, o poder de atrair clientela. O nome desta mais valia chamado de aviamento.

Se existe essa mais valia, algo que agrega valor naquele material corpreo, ento temos que estudar agora a concorrncia desleal. Concorrncia desleal Desenho industrial -> protegido por registro Patente -> Proteo de cultivares criao de fundos tambm, mas est fora da lei 9279.

Esse poder de atrair clientela tem sua avaliao e tem seu significado econmico. Entao esse investimento pode ser protegido por duas formas bsicas: a primeira essa proteo de um monoplio legal (o prof chama de monoplio legal porque criado pelo estado e possui uma contrapartida por essa outorga). o direito de exclusiva. A outra possibilidade no fazer uso de nenhum direito de exclusiva, e optar somente pela tutela da lealdade na concorrncia ou represso a concorrncia desleal. a tutela tambm de um direito privado, e esta prevista na lei 1279. Exemplo de repressao a concorrencia desleal: creme de cabelo que se chamava capi vida. Investiram muito na publicidade (principalmente televisiva), mas no tiveram o mesmo cuidado na protecao damarca e no

desenho industrial da embalagem. Depois de anos de investimentos altos em publicidade televisiva, apareceu um concorrente com o nome viva vida e caracteristicas parecidas. O consumidor desatento, acabava comprando os produtos da nova marca acidentalmente e caso houvesse efeitos negativos (por exemplo, o cabelo cair) a outra marca acabava prejudicada. Por isso que tambem materia de defesa do consumidor direitos basicos a repressao a concorrencia desleal para evitar a confusao. O consumidor devesaber o que ele esta comprando. Nessa hipotese, no entanto, no precisamos da conc. Desleal p entender q houve a principio um dano. Na hora que o consumidor deixou de comprar um produto por ter se confundido, aquela marca sofreu um dano pois menos $ entrou pra eles. Para recompo-lo, a marca 1 poderia ter acao de responsabilidade civil por dano material. Por outro lado, a marca 2 ao utilizar a concepcao criada pelo primeiro concorrente, ele tentou de alguma maneira parasitar o investimento feito dela, sendo entao enriquecimento sem causa, um enriquecimento ilicito.

Regime jurdico dos bens imateriais No dto romano antes de Justiniano, no havia um senhorio absoluto sobre bens materiais corpreos pra fora da pennsula itlica, s os patrcios tinham esse senhorio pleno sobre bens materiais. s vezes nem o general fora da pennsula, remunerado com terras tinha o direito de Deixar para os seus sucessores aquelas terras. Justiniano criou um senhorio absoluto, perene, sem nenhuma limitao ad tempus para todo o imprio romano. Ele deu um nome pra essa disciplina: o direito do cidado ius civilis. Com isso ele deu o nome a esse senhorio absuluto, perene e sem limitao ad tempos de proprietas e este incidia sobre os bens matrias corpreos, com 3 faculdades: usar, fruir e dispor. A clula mater desse direito estava na posse da coisa, o conceito de res. Era o exerccio de um direito positivo de uso que automaticamente exclua os demais. Se A est na posse de uma coisa, isto exclui automaticamente B. Se B se apresentar como proprietrio, ele tem uma ao especifica para recuperar suas faculdades positivas de uso, chamada de reintegrao de posse. Com relao s ideias, ao conhecimento, essa mxima verdadeira? Quando uma pessoa inventa uma nova soluo tcnica e t na cabea dela, suficiente para excluir os demais? Se eventualmente algum tem acesso quilo por um contrato de licenciamento, a posse desta pessoa sobre aquele conhecimento suficiente para excluir os demais? Os alemes perceberam que era impossvel no campo da dogmtica caracterizar um furto ou um roubo, pois estes eram sempre sobre bens materiais corpreos e no sobre ideias. Ento Josef Kohler criou uma teoria: se no direito tradicional sobre bens materiais corpreos basta um direito positivo de uso - que a posse - para excluir, pra essas criaes do direito humano no suficiente. preciso ento alem de um direito positivo de uso que permita aplicar essas ideias de todas as formas que o direito reconhece,

preciso tambm um direito negativo de excluso de terceiros = impor uma obrigao negativa de no fazer em funo do tipo. E esse ius prohibendi um super poder que pode funcionar como uma verdadeira barreira entrada, mas seria uma barreira do bem, que serve para incentivar a pesquisa cientifica e o desenvolvimento de invenes. Nasce ento uma teoria nova, a teoria dos bens imateriais, da ento a expresso bens imateriais. **reproduo no autorizada ilcita chamada de contrafao. Pirataria no existe.

No direito de autor o mtodo de aquisio patrimonial declaratrio, uma profisso automtica, vc criou e a principio j est protegido. A publicao o meio de prova de que aquela obra foi concebida pelo autor e disponibilizada pelo editor.

Vamos supor que capi vida no tenha protegido a apresentao de cores e formas da embalagem, no h registro de marca pra isso, ela esta desprotegida? A viva vida pode copiar livremente e desviar clientela? Ainda que a capi vida no tenha na mo disponvel um dto negativo de excluso pra parte figurativa da marca, pra embalagem, para o conjunto de cores e formas, ela teria pelo menos a possibilidade de uma boa indenizao, compatvel com a perda que ela teve por culpa do concorrente. Muito mais responsabilidade civil que direito de excluso.

Diferena da defesa da livre concorrncia para represso concorrncia desleal: o primeiro o interesse pblico e o segundo o interesse privado. O CADE quem tem competncia para aplicar a lei de livre concorrncia. Tanto a marca quanto a patente depende de um exame feito por um examinador no INPI e esse examinador, se deferir e forem pagas todas as taxas, vai expedir ou uma carta patente ou um certificado de registro de marca ou um certificado de desenho industrial. Ento o mtodo de atribuio patrimonial da prop. industrial o sistema atributivo. A propriedade intelectual o regime jurdico que visa a tutela de bens imateriais juridicamente suscetveis de uma proteo especial conferida pelo Ordenamento (automtica ou mediante inscrio registro pblico, conforme o caso) cfr. os ditames do direito autoral e da propriedade industrial. Essa categoria engloba certas realidades que so produto da criao intelectual do homem suscetveis de manifestao exterior e

podem de alguma forma serem monopolizadas. Kohler, J., Deutches Patentrecht, Mannheim-Strabburg, 1878. Gmez Segade, J.A., El secreto industrial (know-how): concepto y proteccin, Madrid, 1978. Proteo especial pq diferente da ordinria, da propriedade tradicional. Automtica dto de autor, declaratrio. Inscrio prop. Industrial

H 3 categorias principais dentro da industria: [SLIDE] - sinais distintivos, que podem assumir a forma de marca, indicao geogrfica (que dividida em indicao de procedncia e denominao de origem); - criaes de fundo (invenes, aperfeioamentos, cultivares, etc); - criaes de forma (desenhos); - a tutela do investimento na falta de monoplio que conhecida pelo nome tcnico de represso a concorrencia desleal. Art. 1 Esta Lei regula direitos e obrigaes relativos propriedade industrial. Art. 2 A proteo dos direitos relativos propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas, efetua-se mediante: I - concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade; II - concesso de registro de desenho industrial; III - concesso de registro de marca; IV - represso s falsas indicaes geogrficas; e V - represso concorrncia desleal. Temos aqui o mbito de aplicao objetivo dessa lei. Tratamento Nacional Art. 4 As disposies dos tratados em vigor no Brasil so aplicveis, em igualdade de condies, s pessoas fsicas e jurdicas nacionais ou domiciliadas no Pas. O tratamento dado a um no-nacional no pode ser mais favorvel que o dado ao nacional. Deve ser igual. CUP Art. 2 - Interpretao Sistemtica (1) Os nacionais de cada um dos pases da Unio gozaro em todos os outros pases da Unio, no que se refere proteo da propriedade industrial, das vantagens que as leis respectivas concedem atualmente ou venham a conceder no futuro aos

nacionais, sem prejuzo dos direitos especialmente previstos na presente Conveno. Em consequncia, tero a mesma proteo que estes e os mesmos recursos legais contra qualquer atentado dos seus direitos, desde que observem as condies e formalidades impostas aos nacionais. Hiptese essa aquela situao que no Brasil temos um usurio registral e no exterior em outro pas da unio um usurio extra-registral, ele no tem registro, mas usou no Brasil esta marca e mercou com brasileiros, por isso ele precisa de uma legitimidade ativa para impugnar esse usurio registral. Mas o mais importante que essa pessoa faa uso das formalidades. Natureza jurdica O estudo da natureza jurdica tem relao direta com o estado democrtico de direito (art. 1 CF). Ao equiparar o direito de marca, o direito de patente ao bem mvel, esta foi a contribuio do legislador, pois assim permitiu-se a aplicao subsidiaria da lei civil em matria mercantil.

16.01.2013
Dogmtica especializada das marcas + Lei 9279/96

Que sinais so registrveis como marca e quais so os requisitos para a obteno deste registro?
Art. 122. So suscetveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptveis, no compreendidos nas proibies legais.

Sinal distintivo por exemplo, palavra cadeira para determinar uma cadeira no pode ser monopolizada por algum mediante o direito de marca, pois genrico. O mesmo acontece com o sinal diet para refrigerantes, no um sinal distintivo. Para o marketing, a marca nasce quando o consumidor liga o nome ao produto em sua mente. Isto se reflete mais rapidamente conforme o investimento feito na mdia para que aquele nome torne-se conhecido OU quando se usa um sinal com poder distintivo. No entanto, se vc opta por usar uma marca fraca (casa do po de queijo, por exemplo), tem a vantagem de provavelmente o consumidor assimilar mais rapidamente, mas tambm devera suportar algum risco com outros concorrentes que vo usar o mesmo nome.

Visualmente perceptvel (anexo 1C do tratado Constitutivo OMC) uma marca sonora (como o plim plim) ento no seria registrvel no sistema brasileiro. Uma marca ttica, como o braile, tambm no seria registrvel, pois ela perceptvel, mas no visualmente ( direcionada para cegos, que no enxergam). Cheiro para diferenciar o produto (como nas lojas da sandlia Melissa) tambm no **OBS: eles no esto vendendo o cheiro, como as lojas de perfume. Se estivessem, entraria a um problema srio que poderia se enquadrar no caso de patentes. No caso da loja de calados, o cheiro utilizado para identificar um servio e em nosso sistema, isto no registrvel como marca.

- Compatibilidade com o sistema internacional **Um tratado internacional internalizado automaticamente? Tem carter executivo? Direitos humanos, por exemplo, monista, uma ordem s, internacional e nacional. Mas em direitos patrimoniais no pode ser uma ordem nica, dualista, depende da internalizao. TRIPS (acordo sobre matrias de direitos de propriedade intelectual incluindo bens ???) O TRIPS infunde a propriedade intelectual na matria de comrcio, sobretudo o comercio internacional. Acordo TRIPS, promulgado no Brasil pelo Decreto n 1.355/94 - Art. 15 (1): i) Qualquer sinal, ou combinao de sinais, capaz de distinguir bens e servios de um empreendimento daqueles de outro empreendimento, poder constituir uma marca; Refora o carater distintivo como elemento principal iv) Os Membros podero exigir, como condio para registro, que os sinais sejam visualmente perceptveis. dado esta faculdade, a nossa lei consistente com o TRIPS. *PROVA*

Direito de marca

X bem

Imagine que Marissol resolveu montar uma livraria-caf em Bzios. Ela monta o caf e chega como pessoa fsica. Marissol um direito de personalidade, identifica a pessoa natural. Ento ela j tem direito de personalidade sobre o nome da pessoa natural, Marissol Dias. Ela resolve se formalizar e ento cria uma EIRELI, uma sociedade individual de responsabilidade limitada, sob o nome de empresa tambm Marissol Dias, que vai funcionar como uma razo. Em parte, a razo social tambm um

direito de personalidade, mas dentro da hiptese do seu fundo de comercio. Marissol resolve criar um endereo na internet e registra como .com por ser comrcio. Mas o negcio cresceu e ela no quer us-lo como direito de personalidade somente, ela quer ampli-lo, mas no com dinheiro prprio, Lucas vai ser o franquiado. Precisa-se ento de um contrato de licensa daquela marca, ela no tem marca no vai poder licensiar o nome de pessoa natural nem o nome de empresa dela. Ento so dois direitos da personalidade que no se pode sequer vender seu nome de empresa separadamente do seu fundo de comercio. Assim, vc faz um pedido de marca com o mesmo sinal mas em uma categoria diferente. Com essas marcas vc vai ter um bem e na atividade mercantil vc pode usar toda a forma que o direito reconhece para transmitir esse bem, que a marca. Da a diferena entre cada um dos elementos.

Propriedade Industrial Nome civil pessoa natural Nome Comercial - Nome de Empresa Ttulo de Estabelecimento no passado existia s o nome comercial, que era o nome comercial arquivado. Existiam 2 categorias: a padro (nome do scio) e a denominao social, que era um nome que no mantinha relao nenhuma com o scio, mas que ele deixou arquivado. Paralelamente, na informalidade que existia no Brasil, as empresas davam nomes que no eram arquivados, o caso do nome de fantasia. Quando surgiu a concepo de nome de empresa na CF, de uma maneira ou outra a hermeneutica constitucional permitiu que aquele exemplo dominante na identificacao da empresa fosse tambem protegido e a aquele nome de fantasia passou a ser passivel de arquivamento na junta comercial. Este nome de fantasia, muitos chamavam no passado de ttulo de estabelecimento (o nome) ou insgnia (o desenho, smbolo). Hoje, o que tmos o nome de empresa, que abrange tudo. O nome de empresa um direito de personalidade, serve para identificar o fundo de comrcio, no pode ser transmitido, diferentemente da marca, que pode haver concesso. Insgnia Nome de Fantasia Marca Nome de domnio Expresso de propaganda Ttulo de Obra Artstica Indicaes Geogrficas Denominao de Origem e Indicao de Procedncia

H 3 categorias que se faz de marca: Art. 123. Para os efeitos desta Lei, considera-se: I - marca de produto ou servio: aquela usada para distinguir produto ou servio de outro idntico , semelhante ou afim, de origem diversa; (princpio da especialidade) Esta o inciso mais importante devido ao princpio da especialidade. Significa que importante a prpria atividade. No seria oportuno dar o monoplio para uma marca s em todas as atividades. Por exemplo: ao comprar o biscoito globo, ningum se lembra da rede de TV ou do Roberto Marinho. Esse o principio da especialidade. Um est na classe de alimentos e o outro na classe de servios de comunicao. O problema da redao desta lei que ao inserir a palavra afim o legislador acabou dando discricionariedade para ele mesmo para dizer o que tem afinidade com o qu. Ento as atividades j so separadas, mas o INPI por vezes diz que no, por exemplo, a classe de roupas tem afinidade com a classe de perfumes. Mas ser que assim pra todos os tipos de negcio? Para a Chanel pode ser interessante, mas para a associao dos fabricantes de lingerie de Friburgo no. Ento essa atividade restritiva. II - marca de certificao: aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou servio com determinadas normas ou especificaes tcnicas, notadamente quanto qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada; Algumas no so nem registradas como marca. So sinais utilizados para certificar. III - marca coletiva: aquela usada para identificar produtos ou servios provindos de membros de uma determinada entidade. Uma cooperativa tem a hiptese de usar marca coletiva.

Como se adquire a marca? Pelo registro. Art. 129. A propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, conforme as disposies desta Lei, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o territrio nacional, observado quanto s marcas coletivas e de certificao o disposto nos arts. 147 e 148. Temos aqui a consagrao de um sistema de aquisio que o mtodo atributivo, depende do registro, sobretudo o registro first file, aquele que chega primeiro (principio da anterioridade). S que o legislador

acabou dando alguma importncia jurdica ao uso, com um grau de excepcionalidade, como vemos no pargrafo: 1 Toda pessoa que, de boa f, na data da prioridade ou depsito, usava no Pas, h pelo menos 6 (seis) meses, marca idntica ou semelhante, para distinguir ou certificar produto ou servio idntico, semelhante ou afim, ter direito de precedncia ao registro. Apesar de parecer, este pargrafo no muda o registro first file para first use (primeiro uso), ele no deixa de usar o sistema atributivo para usar o declaratrio. Na verdade, a questo da boa-f, alem de ser comprovada 6 meses antes, a jurisprudncia acabou limitando isso. Exemplo do caso do restaurante que um ex-funcionrio que tinha sido demitido estaria tentando roubar a marca. O dono do restaurante dizia ter a marca registrada e 8 estabelecimentos, mas na verdade eram 8 microempresas, cada uma com um ncleo de scios e no se tinha nem como provar o nome comercial arquivado porque um era diferente do outro, a nica coisa em comum era o nome de fantasia. No entanto, no INPI, a nico pedido de registro de marca era o do ex-funcionrio. O prof. resolveu o problema depositando o pedido de marca e informando que tinha o nome de empresa antes, que na verdade era o nome de fantasia, e provou este fato com o boleto do carto de crdito corporativo, que o banco chamava todos os restaurantes pelo mesmo nome, ou seja, o fundo de comercio era sim identificado por aquele tal nome, apesar de cada um deles ter uma razo social arquivada diferente. O que vai para jurisprudncia com respeito ao direito de precedncia, s pode ser vencido neste momento, antes da concesso do registro. Porque depois dele a consagrao. No podemos declarar a nulidade deste pedido que foi obtido de boa-f com base num direito de procedncia que no foi reivindicado a tempo e a hora. Uma coisa apresentarmos uma oposio ao pedido de algum quando ele ainda est tramitando e outra um registro j dado pela autoridade pblica quela pessoa que o pediu de boa-f.

Pode o direito de precedncia ser vendido? 2 O direito de precedncia somente poder ser cedido juntamente com o negcio da empresa , ou parte deste, que tenha direta relao com o uso da marca, por alienao ou arrendamento. Ou seja, junto do fundo de comrcio.

H diferena entre titular da marca e depositante?

Art. 130. Ao titular da marca ou ao depositante ainda assegurado o direito de: I - ceder seu registro ou pedido de registro; II - licenciar seu uso; III - zelar pela sua integridade material ou reputao. A lei no os distingue. O titular da marca titular do certificado de registro da marca j outorgada enquanto o depositante tem s o protocolo. O depositante tem legitimidade ativa para atuar. A nica diferena entre um e outro, que o depositante pratica os atos em regime de interinidade, ele interino, ele ento tem que praticar a sua responsabilidade sob pena de responsabilidade civil.

Contrafao -> Por exemplo, um container que vem da China, importado irregularmente, com carga de contrabando imitando uma marca famosa. Violao de direitos subjetivos daquela marca. Controvrsia -> Outra hiptese. Exemplo da coca-cola que registrou a marca coca-cola zero e queria que a Pepsi parasse de usar a palavra zero alegando violao daquela marca. H aqui choque de direitos subjetivos. A jurisprudncia acabou entendendo que zero um sinal que descreve uma caracterstica daquele refrigerante que no contem acar, no sendo ento um sinal distintivo (art. 122).

Sinais irregistrveis como marca So aqueles sinais que no merecem registro. 3 categorias: - falta de carter distintivo - violao de um direito privado (hiptese de nulidade relativa) - violao de direito pblico (hiptese de nulidade absoluta) Art. 124. No so registrveis como marca: I - braso, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumento oficiais, pblicos, nacionais, estrangeiros ou internacionais, bem como a respectiva designao, figura ou imitao; - interesse pblico II - letra, algarismo e data, isoladamente , salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva; - falta de carter distintivo III - expresso, figura, desenho ou qualquer outro sinal contrrio moral e aos bons costumes ou que ofenda a honra ou imagem de pessoas ou atente contra liberdade de conscincia, crena, culto religioso ou idia e sentimento dignos de respeito e venerao; - interesse pblico

IV - designao ou sigla de entidade ou rgo pblico , quando no requerido o registro pela prpria entidade ou rgo pblico; interesse pblico V - reproduo ou imitao de elemento caracterstico ou diferenciador de ttulo de estabelecimento ou nome de empresa de terceiros, suscetvel de causar confuso ou associao com estes sinais distintivos; - interesse privado XIX - reproduo ou imitao, no todo ou em parte, ainda que com acrscimo, de marca alheia registrada, para distinguir ou certificar produto ou servio idntico, semelhante ou afim , suscetvel de causar confuso ou associao com marca alheia; - novamente aparece o princpio da especialidade e esse o corao do nosso sistema de marcas. Vemos tambm o princpio da anterioridade.

Caso Louboutin. Queria a proteo do desenho industrial e tambm a marca (ele tentou registrar como marca a cor vermelha da sola). Tem o Louboutin direito de especialidade sobre aquela cor vermelha do solado?

Вам также может понравиться