Вы находитесь на странице: 1из 4

- Estudo dos Astros .

Por muitos anos, durante a antiguidade, os homens acreditaram que a magia se misturava aos acontecimentos dirios. Eles imaginavam que ela interferia nas colheitas, na confeco de armas e no afastamento das doenas. Os sacerdotes antigos dedicavam seu tempo no estudo das estrelas e naquela poca j podiam prever os eclipses. Por acreditar que o futuro estava ligado posio dos astros, o povo acreditava fielmente que estes homens podiam tambm predizer o futuro. O estudo dos astros com o propsito de fazer previses sobre o futuro chamado equivocadamente de Astrologia. Ao contrrio dos primeiros astrlogos, que calculavam apenas o interesse conjunto da sociedade, os gregos foram os primeiros que individualizaram o horscopo, aps eles, os rabes seguiram esta linha. O cu foi divido em doze partes e cada uma delas recebeu um signo em especfico. Fazem parte do zodaco: ries (de 21/03 a 20/04), Touro (de 21/04 a 20/05), Gmeos (de 21/05 a 20/06), Cncer (de 21/06 a 21/07), Leo (de 22/07 a 22/08), Virgem (de 23/08 a 22/09), Libra (de 23/09 a 22/10), Escorpio (de 23/10 a 22/11), Sagitrio (de 22/11 a 21/12), Capricrnio (de 22/12 a 20/01), Aqurio (de 21/01 a 19/02) e Peixes (20/02 a 20/03). Nos dias de hoje, muitas pessoas costumam consultar o horscopo para realizar qualquer tipo de tarefa cotidiana. Existem at mesmo astrlogos que elaboram mapa astral, cujo objetivo detectar problemas ou sucessos no trabalho, vida amorosa, sade, relacionamentos, etc. Curiosidade: Em ingls, h alguns dias da semana que tm seus nomes relacionados aos astros: Monday (segunda-feira) considerado o dia da Lua, e Sunday (domingo) dia do Sol.

O Espao . Ver artigo principal: Espao sideral A astronomia usa a palavra espao para se referir poro vazia do universo (espao sideral) onde existe apenas o vcuo, para alm das eventuais atmosferas dos planetas. (Usa-se o termo "espao externo" ou "espao sideral" para distinguir-se do espao com ar e o espao na Terra). Espao interplanetrio. Designao usada sobretudo com relao aos espaos existentes entre os planetas do nosso prprio Sistema Solar. Por extenso, a distncia entre os eventuais planetas de qualquer dado sistema estelar.

Espao interestelar. As pores de quasi-vcuo existentes entre as estrelas. Diz-se sobretudo com relao aos espaos entre as estrelas da nossa prpria galxia, a Via Lctea. Espao intergaltico. As desoladas vastides entre as galxias. S da Via Lctea sua galxia-satlite mais prxima, a Grande Nuvem de Magalhes, so 152.000 anos-luz. At sua galxia irm, a mais prxima de forma e tamanho similares, Andrmeda, 2.200.000 anos-luz. E a partir da para distncias imensamente maiores.

cometas , estrelas e galxias .

Um cometa um corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteride, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as rbitas dos cometas estendem-se para alm da rbita de Pluto. Entre os primitivos e silvcolas inspiravam supersties e temores, associados anjos, demnios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos. Existe uma teoria paralela atual, que rejeita os cometas como "bolas de gelo sujas", e que no foram formados em regies separadas do sistema solar. De acordo com o modelo do "Espao Eltrico", teorizado por James Mccanney [1]desde a dcada de 1970 partir de diversos estudos anteriores realizados por outro astrnomo e atravs de escavaes arqueolgicas de civilizaes astronomicamente desenvolvidas em sua poca, que ele acompanhou em primeira mo. As associaes com "anjos", "demnios" ou entidades espirituais seria a forma que esses povos descreviam a fora com que a aproximao de cometas afetava a vida cotidiana deles, havendo a possibilidade de antigos perodos de extrema atividade ssmica, meteorolgica e astronmica terem sido causados pela entrada de grandes cometas no sistema solar.

Galxia : Uma galxia um grande aglomerado de bilhes de estrelas e outros objetos astronmicos (nebulosas de vrios tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por foras gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

Universo

A palavra universo (do latim universus, "todo inteiro", composto de unus e versus) tem vrias acepes, podendo ser designado como "a totalidade das coisas objeto de um estudo que se vai fazer ou de um tema do qual se vai tratar". Portanto, o termo pode ser designado como a "Totalidade das coisas". Na linguagem quotidiana poderamos dizer "Universo da Poltica", "Universo dos Jogos", "Universo Feminino"... Isso so particularizaes da palavra. Se quisermos designar a totalidade do todo fsico e real, a definio aplicada ter carcter cosmolgico

Planetas e Satlites

Planeta, como definido pela Unio Astronmica Internacional (IAU), um corpo celeste orbitando uma estrela ou restos estelares que tem massa suficiente para haver rotao em torno de si (atravs da gravidade) e, no tem massa suficiente para causar fuso termonuclear, tendo, ainda, limpado a vizinhana de sua rbita . Na ltima dcada foram j descobertos mais de 200 planetas extrasolares, provando que a ocorrncia destes corpos universal. Satlite : Um satlite basicamente qualquer objeto que d voltas em torno de um planeta
em um trajeto circular ou elptico. A Lua o satlite natural e original da Terra, mas existem muitos outros, feitos pelo homem (artificiais), geralmente prximos Terra.

A trajetria que um satlite segue uma rbita. Em uma rbita, o ponto mais longnquo da Terra o apogeu, e o mais prximo o perigeu. Satlites artificiais no so geralmente produzidos em massa. A maioria deles construda especialmente para executar funes planejadas. As excees so os satlites de GPS (com mais de 20 em rbita) e os satlites Iridium (acima de 60 orbitando o planeta). Aproximadamente 23 mil resduos de lixo espacial (objetos grandes o bastante para serem rastreados por radar, inadvertidamente postos em rbita ou que se tornaram obsoletos) esto flutuando acima da Terra. O nmero real varia, dependendo da agncia que faz a contagem. Cargas que entram na rbita errada, satlites com baterias exauridas e restos de estgios propulsores de foguetes, todos contribuem para esse nmero. Este catlogo online de satlites (em ingls) tm quase 26 mil registros. Embora qualquer coisa que esteja em rbita em volta da Terra seja tecnicamente um satlite, esse termo tipicamente usado para descrever um objeto til colocado em rbita com o propsito de executar uma misso ou tarefa especfica. Ns normalmente ouvimos falar de satlites meteorolgicos, de comunicao e para programas cientficos.

Luz, escurido e arco-iris

Luz : A Luz na forma como a conhecemos uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano sensvel. Trata-se de uma radiao electromagntica pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiao electromagntica que se situa entre as radiaes infravermelhas e as radiaes ultravioletas. As trs grandezas fsicas bsicas da luz (e de toda a radiao electromagntica) so: brilho (ou amplitude), cor (ou frequncia), e polarizao (ou ngulo de vibrao). Devido dualidade onda-partcula, a luz exibe simultaneamente propriedades de ondas e partculas. Um raio de luz a representao da trajetria da luz em determinado espao, e sua representao indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogneo, a luz sempre percorre trajetrias retilneas; somente em meios no-homogneos que a luz pode descrever "curva". Em sentido figurado significa esclarecer ou fazer algo compreensvel. Escurido : Escurido um local com ausncia de luz. Arco-ris : Um arco-ris (tambm chamado arco-celeste, arco-daaliana, arco-da-chuva ou arco-da-velha) um fenmeno ptico e meteorolgico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contnuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a seqncia completa vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Veja tambm o artigo sobre as cores para informaes sobre o espectro de cores do arco-ris. Para ajudar a lembrar a sequncia de cores do arco-ris, usase a mnemnica: Vermelho l vai violeta, em que l,a,v,a,i representam a sequncia laranja, amarelo, verde, azul, indigo. O efeito do arco-ris pode ser observado sempre que existir gotas de gua no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ngulo. O mais espetacular arco-ris aparece quando metade do cu ainda est escuro com nuvens de chuva e o observador est em um local com cu claro. Outro local comum para vermos o arcoris perto de cachoeiras.

Вам также может понравиться