Вы находитесь на странице: 1из 23

Web

Compreendendo o conceito de homem.

Aula

A disciplina Homem, Cultura e Sociedade tem como objetivo refletir e debater questes relacionadas a nossa humanidade, reconhecendo que uma rea distinta de conhecimento no tem condies de explicar as diferentes facetas prprias do humano.Dessa forma, para evitar um olhar unilateral, a disciplina prope trazer aspectos de diferentes campos de conhecimento para minimizar a fragmentao, buscando refletir sobre a trilogia: homem, cultura e sociedade.

Que o homem e qual a sua finalidade? Como as pessoas me veem? Como eu me vejo?
Foram incontveis as tentativas de elaborao de uma definio que abarcasse o conceito de homem ao longo do tempo. Religiosos, socilogos, antroplogos, historiadores, filsofos, bilogos, psiclogos, dentre outros, todos investigaram a realidade humana e os aspectos e complexidades que o cercam: sua origem, sua natureza, suas aspiraes, suas fraquezas e grandezas.

Para encontrarmos nossa resposta, vamos seguir juntos um percurso interessante sobre a evoluo do homem, seus valores e sua cultura. Para comear, vejamos as explicaes da antropologia a seguir:

I. ANTROPOLOGIA

O termo antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Classificada como cincia da humanidade, preocupa-se em conhecer o ser humano na sua totalidade, o que abriu em trs campos distintos de pesquisa: Cincia Social que visa estudar o homem como ser integrante de grupos organizados. Cincia Humana Enfoque no homem de forma global: sua histria, suas crenas, usos e costumes, Filosofia, linguagem etc Cincia Natural Visa conhecer o lado fsico do homem considerando processos evolutivos.

Conceituao Para compreender melhor o conceito de Antropologia, acesse o link abaixo. http://conceito.de/antropologia

A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituao mais ampla a define como a cincia que estuda o homem, suas produes e seu comportamento. O seu interesse est no homem como um todo - ser biolgico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existncia humana em todos os seus aspectos, no espao e no tempo, partindo do princpio da estrutura biopsquica. Busca tambm a compreenso das manifestaes culturais, do comportamento e da vida social.

Na prxima pgina, vamos conhecer o objetivo do estudo na antropologia.

Objeto de estudo da Antropologia:


O homem e suas obras. Seus estudos se concentram no homem como membro do reino animal, e por outro, no comportamento do homem como membro de uma sociedade.

Objetivo da Antropologia
objetivo da antropologia o estudo do homem como um todo, sendo a cincia que estuda sistematicamente todas as manifestaes do ser humano de forma unificada, buscando chegar ao entendimento da existncia humana

Para compreender as divises da Antropologia acesse o link.


http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2002/06/07/001.htm

Vamos abordar nessa pgina sobre a Antropologia Cultural porque neste eixo que iremos abordar as questes de nossas discusses.
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Este o campo mais amplo da cincia antropolgica. Tem razes na antiguidade clssica quando os primeiros relatos escritos acerca de outros povos iniciaram as discusses acerca da cultura dos mesmos. Os registros discutiam os povos descobertos como exticos e estranhos ao mundo europeu. Investiga as culturas humanas no semelhanas decorrer do tempo e no espao, suas origens e desenvolvimento, suas e diferenas.

Todas as sociedades humanas passadas, presentes e futuras interessam ao antroplogo cultural. IMPORTNCIA DA ANTROPOLOGIA CULTURAL

Podemos perceber que nas culturas dos povos primitivos e mesmo nas dos civilizados, o homem sempre centra sua ateno sobre si mesmo. Por isso, o estudo do homem, to antigo como o prprio homem. Contando ou escrevendo sua histria, se explicando pelos mitos, refugiando-se na religio, preocupa-se o ser humano consigo mesmo.

Acessando o link abaixo, vocs tero uma viso geral da ideia apresentada. Vale lembrar que a expresso narcisista tem sua origem na lenda de Narciso que est apresentada no texto e no vdeo.

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_374.html

Muitas pessoas vivem fechadas em si mesmo, sem perceber a riqueza que o mundo e as pessoas a sua volta oferecem para o crescimento e desenvolvimento.

A sociologia no v o homem sozinho como homem, por definir este como um ser estritamente social. A psicologia v o homem como um ser autoconsciente enquanto a filosofia o define como um ser moral e racional como defendia Hegel . Para a teologia, o fato de ser espiritual o distingue de toda a criao. Ronaldo Lidrio/Antroplogo MAS...DE ONDE SURGIU O HOMEM?

H algumas teorias que buscam explicar a origem do homem, vamos conhecer algumas delas:

Teoria Criacionista E criou Deus o homem sua imagem: imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gnesis 1:27

Teoria Evolucionista

Os seres vivos evoluram a partir de um ancestral comum, o mecanismo biolgico pelo qual as espcies mudam, evoluem e se diferenciam a seleo natural, processo em que os indivduos mais adaptados ao meio ambiente tm maiores chances de sobreviver e deixar descendentes.

Vamos conhecer agora os principais pontos de contraposio de Criao X A Teoria da evoluo

cada uma das

teorias: A teoria da

A corrente criacionista defende a tese de que o ser humano possui a exata forma na qual foi criado. Muitas religies, como cristianismo, islamismo, judasmo, hindusmo etc. tm descrevem em narrativas que o homem foi criado de forma perfeita e com todas as caractersticas atuais.

J o evolucionismo defende o ponto de vista que a raa humana, da mesma forma que os outros animais e tambm as plantas, o resultado de uma evoluo biolgica, que levou alguns milhes de anos para acontecer. De acordo com essa teoria o ser humano teria surgido na Terra a mais de trs milhes de anos atrs e nunca parou de evoluir. A Teoria da Evoluo obra do bilogo ingls Charles Darwin, quem afirmou que os homens e os macacos de grande porte (chimpanz, orangotango e gorila) possuiam um ancestral em comum. A evoluo humana segundo Darwin:

As pesquisas cientficas atuais permitem afirmar que o surgimento da raa humana ocorreu h cerca de 4 milhes de anos, pois o fssil mais antigo de um ancestral humano foi datado dessa poca.

Veja o vdeo: Criacionismo x Evolucionismo Debate SESC TV

http://www.youtube.com/watch?v=53JrgU1-W78&feature=related

Ancestral mais antigo do homem encontrado

Foi descoberta na Etipia uma ossada do ancestral mais antigo dos humanos modernos. O Ardipithecus ramidus, apelidado de Ardi, viveu h aproximadamente 4,4 milhes de anos, e 1,2 milhes de anos mais velho que Lucy da espcie Australopithecus afarensis, at ento o homindeo mais antigo conhecido pela cincia.

http://hypescience.com/22049-o-elo-perdido-ancestral-mais-antigo-do-homem-e-encontrado/

VOC ACHA QUE O ELO PERDIDO FOI ENCONTRADO?

(Elo perdido: ponto em que o homem deixou as caractersticas puramente animais tornando-se humano.)

Do ponto de vista fsico, o homem um animal que nasce, cresce, reproduz-se e morre, como todo e qualquer ser vivo. Do ponto de vista filosfico o homem um ser incompletamente determinado, potencialmente bom e potencialmente mau. Tudo possvel, nada certo. (Todorov)

Do ponto de vista da linguagem, esta elemento constituinte do humano, pois com ela o homem significa emoes, interesses, pensamentos, sentimentos, vontades e atos. A linguagem permite que o homem possa organizar o seu mundo dando sentido para o que faz e aprende, bem como para o que existe e acontece no mundo. Do ponto de vista psicolgico frequentemente um ser inventivo e progressivo, pensante, possui senso tico com uma conscincia moral reflexivo, religioso, dotado de emoes esttica, animal social e poltico, criatura finita e inacabada.

ASSISTA AO VIDEO E RESPONDA: O QUE O HOMEM?

UMA

DVIDA:

NASCEMOS

HUMANOS

OU NOS

TORNAMOS

HUMANOS?

QUE

VOC

ACHA?

VEJA UM CASO ANTIGO QUE AINDA CAUSA CONTROVRSIAS:

AMALA E KAMALA: as meninas-lobo

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5252 http://pt.wikipedia.org/wiki/Amala_e_Kamala

Percebe como esta reportagem nos leva a pensar sobre a nossa existncia no mundo, a importncia da vida em sociedade e o sentido que a cultura tem na vida humana?

ASSIM PODEMOS CONCLUIR APS NOSSO PERCURSO: NOS TORNAMOS HUMANOS PELA CULTURA

Para discutir

PERGUNTA DO FORUM: De onde surgiu o homem? Da criao ou da evoluo?

UNIDADE 2
Web Aula 1

UNIDADE II - A explicao antropolgica da diversidade cultural

UNIDADE II - A explicao antropolgica da diversidade cultural

Diversidade cultural: do estranhamento alteridade. Etnocentrismo x Relativismo cultural. Explicaes deterministas & Explicaes antropolgicas. Explicaes sobre a origem das diferenas culturais. Caractersticas da cultura.

Ol, vimos na aula passada diversas formas de definir o homem ao longo do tempo e conclumos que NOS TORNAMOS HUMANOS PELA CULTURA! Agora vamos analisar como a cultura determina e justifica o comportamento do homem. O que voc acha da seguinte atitude? H um costume em diversas culturas indgenas em que no momento em que uma mulher fica grvida, o pai da criana fica em casa deitado, repousando. um jeito de mostrar para a sociedade que ele o pai da criana. O que pensariam as pessoas de nossa sociedade de um homem que tomasse tal atitude?

2.1. A CONDIO HUMANA E

O OLHAR ANTROPLGICO

Rubem Alves, falando sobre o homem diz uma coisa bonita que quero compartilhar com vocs: O fato que os homens se recusaram a ser aquilo que, semelhana dos animais, o lhes propunha. Tornaramse inventores de mundos. E plantaram jardins, fizeram choupanas, casas e palcios, construram tambores, flautas e harpas, fizeram poemas, transformaram os seus corpos, cobrindo-os de tintas, metais, marcas e tecidos, inventaram bandeiras, construram altares, enterraram os seus mortos e os prepararam para viajar e, na sua ausncia, entoaram lamentos pelos dias e pelas noites. . . Leia o texto na ntegra: OS SMBOLOS DA AUSNCIA

Podemos inferir que Rubem Alves concebe a cultura como um sistema simblico. Vejamos o que diz o antroplogo Geertz

Cultura um padro historicamente transmitido, de significados incorporados em smbolos, um sistema de concepes herdadas, expressas em formas simblicas, por meio das quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atitudes acerca da vida. (Geertz)
Assim, quando do descobrimento do Brasil, houve um choque de culturas, entre os ndios, habitantes do pais recm descoberto e os colonizadores europeus. Veja a imagem a seguir:

Um verdadeiro confronto entre as duas culturas, demonstrando uma incompreenso aos hbitos e costumes de ambas as culturas, no mesmo?

A Cultura segundo a definio antroplgica A cultura em si, de acordo com Levi- Strauss, Surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, que teria sido a proibio do incesto. J para Leslie White a cultura foi inaugurada quando o homem foi capaz de gerar smbolos. Os smbolos so instrumentos para a transmisso de sentimentos, atitudes, idias, informaes e meios de ao para provocar outro homem. Os smbolos do sentido s coisas. O ser humano sempre teve preocupao em compreender e dar sentido a sua prpria existncia e da sua vida no meio social.

No sculo XVI, com as grandes navegaes, os europeus chegaram ao Novo Mundo e se depararam com um cenrio muito diferente de seu ambiente de origem. A natureza se mostrava espantosa, mas, o que causou ansiedade foi o encontro com os nativos. Tal encontro gerou, em ambas as partes espanto e medo, ao mesmo tempo em que procuraram, dentro do repertorio de cada grupo compreender quem era esse Outro que tinha uma aparncia incomum. Portugueses e espanhis queriam saber se aqueles seres encontradas nus eram humanos, isto , se tinham alma pois se tem ento so homens. A mesma preocupao estava com os recm encontrados. Seriam aquelas seres do corpo peludo realmente humanos? H relatos que passaram a afundar os corpos dos europeus mortos na gua para observar se acontecia o mesmo que com os corpos dos ndios; se apodrecer, como eles prprios, podiam concluir que tambm eram homens. O IMAGINRIO EUROPEU

Alguns monstros que europeus julgavam existir. At os sculos XV e XVI, acreditavam que viviam nas ndias. Porm, medida que os navegadores foram chegando a tais regies e no encontraram tais monstros julgaram que estariam em outras terras que ainda eram desconhecidas. Dessa forma o oceano e o Continente Americano, passaram a ser o lugar onde habitavam esses monstros.

As sereias so monstros marinhos que tm sua origem na tradio grega, e que foram identificadas, por exemplo, com a criatura denominada Ipupiara, encontrada nas brasileiras. Imagens retiradas do livro PRIORE, Mary del. Monstros e maravilhas no Brasil Colonial. In: Esquecidos por Deus. Monstros no mundo europeu e ibero-americano (sculos XVI-XVIII). So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Seriam os colonizadores Deuses? Seriam os colonizados monstros selvagens? A viso que os europeus tiveram do Novo Mundo e de seus habitantes estava contaminada pela religiosidade, superties e mitos. Os conceitos medievais de bem e mal, foram projetados nos habitantes do Novo Mundo. Dessa forma, podemos dizer que o encontro gerou uma forte necessidade de classificar o diferente. Enquanto os nativos se questionavam acerca dos europeus se eram seres divinos, portugueses e espanhis buscavam na religio uma resposta a dvida se os habitantes da terra descoberta possuam alma. Caso tivessem, como teriam vivido tanto tempo afastados de Deus? nesse ponto que voltamos a pensar na essncia da antropologia e entendemos que trata-se fundamentalmente da descoberta do outro. Do diferente, daquele que age de forma estranha a minha cultura e que necessrio para que no seja uma ameaa conhec-lo e explica-lo.Lvi-Strauss j dizia que Toda ordem melhor do que o caos. O homem passa de sujeito a objeto do conhecimento. At ento o conhecimento sobre o homem se pautava nos mitos, na teologia e na arte.Uma ideia inicial de que o outro capaz de cometer atos impensveis pela sua selvageria ou maldade.

Um ritual antropofgico observado por Hans Staden (no alto da imagem, de barba). Ilustrao de Theodore de Bry para a obra de Frei Bartolomeu de Las Casas (sculo XVI). Esse monge dominicano denunciou monarquia espanhola as barbaridades cometidas pelos espanhis contra os ndios. Pouco ou nada adiantou.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco .com.br/alfa/colonizacao-da-america/ colonizacao-da-america-5.php#ixzz20NAMdD6z

Deglutio Eucarstica Cortez ordena que cada um dos [sessenta] caciques faa vir seu herdeiro. A ordem . Todos os caciques so ento queimados numa imensa fogueira e seus herdeiros execuo. Cortez chama-os em seguida e lhes pergunta se sabem como foi dada a sentena contra seus pais assassinos, depois, tomando um ar severo, acrescenta que espera que o exemplo baste e que eles no sejam mais suspeitos de desobedincia.(Pierre Martyr Anghiera, De Orbe Novo, publicado em 1511). Diferentes opinies podem ser identificadas no contato com outras culturas. No caso dos ndios brasileiros, s vezes identificado como um ser agradvel, ingnuo e solidrio Outras vezes ele visto como um ser prximo da animalidade da natureza. Num momento existe uma exaltao do outro; em outro momento existe uma depreciao desse outro. Toda essa dicotomia deve-se aos valores culturais, crenas e moral diferenciadas, que acabaram por ocasionar inmeros conflitos, discordncias e at mortes. Vejamos mais um pouco sobre esse choque de culturas. Hans Staden, um alemo que esteve na Amrica portuguesa no sculo XVI e acabou prisioneiro de uma tribo tupinamb, na regio do atual litoral de So Paulo. Sobre os nativos que conheceu, ele escreveu: 1547

J para Bartolom das Las Casas integrante da Ordem dos Dominicanos, que viveu na Amrica, a opinio sobre os habitantes da nova terra bastante distinta. Las Casas considerado um dos primeiros europeus defensores dos ndios brasileiros.

Apesar dos representantes da Igreja se posicionarem favoravelmente na defesa dos ndios, eram fieis f

Como foi uma imposio feita por quem tinha o poder, gerou situaes

catlica e buscavam convert-los essa crena, impondo aos habitantes da terra um processo de negao de suas tradies e crenas promovendo uma aculturao.

de discriminao e preconceito tnico, que tem ressonncia at os dias atuais.

A ALTERIDADE

A antropologia pode ser pensada como o estudo do outro em relao a ns. Um aspecto fundamental desse campo de conhecimento e a dimenso comparativa possibilitada por causa dessa relao. Sempre estamos comparando as culturas, buscando as diferenas.

Voc j observou a quantidade de programas de TV que colocam o seu foco no estabelecimento das diferenas culturais? Percebemos a alteridade na relao de contraste, de comparao. Assim poderamos dizer que a antropologia busca produzir um conhecimento sobre ns, mas analisando o outro.

A capacidade de simbolizar e de fazer cultura um diferencial entre os homens e os outros animais. A experincia e elaborao da alteridade levam a ver aquilo que nem se consegue imaginar devido dificuldade em prestar ateno ao que habitual, familiar, cotidiano e considerado evidente. Atravs da experincia da diferena passa-se a notar que o menor dos comportamentos no natural, causando surpresa sobre ns mesmos.

O conhecimento antropolgico de nossa cultura passa pelo conhecimento das outras culturas. Para a antropologia o que caracteriza unidade do homem sua aptido para inventar modos de vida e formas de organizao social muito diversos. O que seres humanos tm em comum a capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, lnguas, modos de conhecimento, instituies, jogos muito diversos.

TRIBO KAMAYUR | RITUAL DE PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA

Na relao com o outro a percepo que temos de nos mesmos mudada, quando ao observar que os outros podem fazer as mesmas coisas, mas de forma diferente, nos indaga- mos sobre as nossas prprias maneiras. Por exemplo, pensem em que h de natural em comer com garfo e faca? Pode ser natural para ns, mas como outra cultura, os Bororo do parque do Xingu, por exemplo v a mesma situao?

No Sculo XIX j existia a preocupao com a alteridade e com as formas culturais diferentes das encontradas na Europa. A isso damos o nome de estudo do outro. Esse ser o objeto da antropologia. Nesse momento, aquelas sociedades, que no Sculo XVIII se conheciam como sociedades da natureza, comearam a ser chamadas de sociedades ou culturas primitivas. E esse vai ser o objeto emprico da antropologia. Tambm havia um mtodo. Ele consistia em estudar os relatos das viagens nas quais se descreviam esses diferentes modos de vida. Com ele a antropologia encontrou uma forma de interpretar a diversidade cultural e, desse modo, estabelecer uma ordem nas culturas diferentes do mundo.

RELATIVISMO CULTURAL O movimento inicial do relativismo cultural colocar sob suspeita a sua prpria viso de mundo e de sociedade. a busca de compreender o ponto de vista do outro, no importando ele qual for. Dessa forma, para que haja entendimento das diferentes prticas culturais, valores e normas, estes devem ser entendidos dentro da cultura mais ampla da sociedade. Essa atitude leva suspenso provisria das prprias crenas culturais e permite o exame de uma situao de acordo com os padres de outra cultura (ex.: Ramad: jejum da alvorada ao pr-do-sol). Relativismo cultural princpio segundo o qual no possvel compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenmenos sociais a no ser que sejam considerados em relao ao papel que desempenham no sistema cultural. No relativismo cultural a ideia de bem e mal entre outras categorias de valores, dependem de cada cultura. Aquilo que a sociedade entende como "bem" torna-se o bem, o certo. A moral reflete as convenes sociais e compartilhada pelo grupo cultural.

ESTRANHAMENTO Este outro conceito importante a considerar. Primeiramente, estranho... para quem? Estranho e familiar so ideias que envolvem a mesma coisa, e construo social de familiaridades. Estranho ou familiar so ideias que dependem de quem observa da carga de influncias culturais a que foi exposto e que determinou sua maneira de comportar e de enxergar o mundo. A palavra estranho refere-se a esse outro que foi construdo a partir de uma lgica diferente da minha. Isso implica entender que estranhar reconhecer e aceitar a existncia da diferena, sabendo que existem outras lgicas que, por serem estranhas a que temos , precisamos decifra-las. Descoberta proporcionada pela distncia em relao a nossa sociedade: aquilo que tomvamos por natural em ns mesmo , de fato, cultural; aquilo que era evidente infinitamente problemtico (Laplantine, 1996:21). Da a necessidade na formao antropolgica do estranhamento, isto , a perplexidade provocada pelo encontro das culturas que so para ns as mais distantes, levando tal encontro modificao do olhar que se tinha de si mesmo.

Presos a uma nica cultura ficamos cegos s outras e mopes em relao a nossa.

Questo para discusso: O relativismo cultural significa que todos os costumes e comportamentos so igualmente legtimos? H padres universais aos quais todos os humanos deveriam aderir?

ETNOCENTRISMO Observe a figura a seguir:

A imagem encontra-se no Atlas "Theatrum Orbis Terrarum", de Ortelius Abraham (1527/1598), cuja primeira edio foi publicada em 1570. Veja que a imagem possui quatro figuras. Elas representam os quatro Continentes: Europa, Amrica, sia e frica. A figura da parte superior representa a Europa, na parte inferior temos a Amrica, direita a frica e a esquerda a sia. "Em posiao proeminente encontramos a Europa.(...) Est retratada com vestes de soberana, com coroa e cetro e segura um globo imperial que simboliza claramente a das potncias catlicas. esquerda, uma princesa oriental ornada de jias, um turbulo de incenso, personifica a sia das especiarias; em frente, do outro lado, a

frica tem um aspecto de uma negra pobremente vestida, qual meteram na mo um raminho de blsamo, a santa planta de Nossa Senhora, que floresce, apenas, num jardim egpcio. A Amrica reconhece-se na mulher impudicamente nua que jaz embaixo, com uma cabea de homem cortada na mo e brandindo uma clava, a indicar que se alimenta de carne humana e que vive no estado de 'natura', isto , na ignorncia de qualquer forma de organizao civil e poltica." (ZAMBONI, 1996)

A Europa majestosa e a Amrica selvagem: um exemplo da viso de mundo do colonizador

O que voc acha dessa representao?


Em antropologia temos dois conceitos bsicos para compreender os fenmenos que envolvem o contato de pessoas de culturas diferentes: relativismo cultural e etnocentrismo. Se o relativismo cultural trata-se de procurar ver o mundo a partir do ponto de vista do outro, considerando seu sistema simblico e valores, o etnocentrismo faz o contrario. Coloca-se como modelo do que e correto e natural, e faz julgamentos que depreciam o comportamento daqueles que agem fora dos padres de sua comunidade. Nossos valores, costumes, hbitos culturais, nos so to caros que, dificilmente, achamos que outros alm de ns mesmos so mais humanos, verdadeiros, honestos, justos, bons, cultos, civilizados do que ns. Mas isso um engano. Se tomo minha cultura, minha sociedade e minha forma de encarar e entender o mundo como sendo mais correta, verdadeira e melhor do que todas as outras, estou agindo etnocentricamente. Observe o que diz o antroplogo francs Claude Lvi-Strauss sobre o tema. Consiste em repudiar pura e simplesmente as formas culturais: morais, religiosas, sociais, estticas, que so as mais afastadas daquelas com as quais nos identificamos. Hbitos de selvagens, na minha terra diferente, no se deveria permitir isso, etc, tantas reaes grosseiras que traduzem esse mesmo calafrio, essa mesma repulsa diante de maneiras de viver, crer, ou pensar que nos so estranhas. Assim, a antiguidade confundia tudo o que no participava da cultura grega (depois greco-romana) sob a denominao de brbaro; a civilizao ocidental utilizou em seguida o termo selvagem com o mesmo sentido. Ora, subjacente a esses eptetos, dissimula-se um mesmo julgamento: provvel que a palavra brbaro se refira etimologicamente confuso e inarticulao do canto dos pssaros, opostas ao valor da linguagem humana; e selvagem quer dizer da selva, evoca tambm um gnero de vida animal, por oposio cultura humana. Em ambos os casos, recusamos admitir o prprio fato da diversidade cultural; preferimos lanar fora da cultura, na natureza, tudo o que no se conforma norma sob a qual se vive (LVI-STRAUSS, 1976, p. 334). ETNOCDIO E GENOCDIO Vimos que o etnocentrismo uma relao em que uma sociedade se toma como medida ou critrio de excelncia para julgar outras. Mas h outro termo que nos interessa bastante. Trata-se do etnocdio. Conforme adianta Clastres (1982), enquanto o genocdio a negao total do outro, pois no admite nenhum dilogo, simplesmente prope a supresso de toda vida diferente, o etnocdio vislumbra a possibilidade de mudana: transformar o diferente em um reflexo de outra cultura. A expresso genocdio remete a idia de raa e ao desejo de extermnio de uma minoria racial, a expresso etnocdio aponta no para a destruio fsica dos homens para a destruio de sua cultura (CLASTRES, 1982, p. 53).

Sugerimos que voc veja o filme: 1492: A conquista do paraso, nele vocs vo encontrar mais razoes que explicam a dominao europia na Amrica

Voces podero observar no filme os conceitos de etnocentrismo, aculturao e genocdio, entre outras questes relevantes relacionadas ao processo de ocupao e dominao da Amrica pelos europeus, a partir do sculo XV. Veja o filme com olhar crtico pois o mesmo e apresentado sob o ponto de vista de Cristvo Colombo. Entretanto, um olhar mais atento e problematizador pode encontrar, em vrias passagens do filme , material para uma reflexo relevante acerca dos conceitos de etnocentrismo, genocdio e aculturao, propostos para discusso na prxima aula LEIA MAIS(...) e por isso que as feras so domadas e submetidas ao imprio do homem. Por esta razo, o homem manda na mulher, o adulto na criana, o pai no filho: isso quer dizer que os mais poderosos e os perfeitos dominam os mais fracos e os mais imperfeitos. Constatase essa mesma situao entre os homens, pois h os que, por natureza,so senhores e os que, por natureza so servos. Os que ultrapassam os outros pela prudncia e pela razo, mesmo que no os dominem pela fora fsica, so, pela prpria natureza, os senhores; por outro lado, os preguiosos, os espritos lentos, mesmo quando tem a fora fsica para realizar todas as tarefas necessrias, so, por natureza,servos. E justo e til que sejam servos, e vemos que isso sancionado pela prpria lei divina. Pois est escrito no livro dos provrbios:O tolo servir ao sbio. Assim so as naes brbaras e desumanas,estranhas vida civil e aos costumes pacficos. E sempre ser justo e de acordo com o direito natural que essas pessoas sejam submetidas ao imprio de prncipes e de naes mais cultivadas e humanas, de modo que graas virtude dos ltimos e prudncia de suas leis, eles abandonam a barbrie e se adaptam a uma vida mais humana e ao culto da virtude. E se recusam esse imprio, permissvel imp-lo por meio das armas e tal guerra ser justa,assim como o declara o direito natural (...) Concluindo: justo, normal e de acordo com a lei natural que todos os homens probos, inteligentes, virtuosos e humanos dominem todos os que no possuem essas virtudes. (Juan Gines Seplveda, in: CASAS, Frei Bartolom de Las.

O Paraso destrudo. Porto Alegre: L&PM, 1985,p.

23.)

EXPLICAES DETERMINISTAS PARA JUSTIFICAR AS DIFERENAS

O Determinismo Biolgico Imagine a seguinte situao:

Voc vai disputar uma vaga em um concurso que h bastante tempo tem aguardado. Ocorre que quando l a lista de candidatos percebe que h um grande nmero de japoneses concorrendo. O fato dos concorrentes serem japoneses pode significar dificuldades para voc? Dizem que o brasileiro, herdou a preguia dos negros, a imprevidncia dos ndios e a sensualidade portugueses. Ser isso verdade? De acordo com as teorias deterministas, existem raas com atributos e capacidades especiais de forma inata, de maneira que o indivduo determinado geneticamente. O conceito de raa veio do italiano razza, que por sua vez veio do latim ratio, significando espcie, categoria sorte. Inicialmente foi usado pela botnica e depois, na Idade Mdia passou a ser usado para classificar pessoas. dos

O determinismo biolgico racial que explicava o comportamento das pessoas de um grupo social, ao mesmo tempo em que justificava a escravido, uma vez que indivduos eram considerados inferiores biologicamente . O antroplogo Edward Tylor (1832-1917) rompeu com essa ideia quando fugiu a regra e props uma definio diferente da biologista, desconsiderando a ideia de raa, abrindo os estudos voltados para a cultura e diversidade humana. Hoje os antroplogos esto totalmente convencidos de que as diferenas genticas no so determinantes das diferenas culturais, e a antropologia e entendida como um sistema simblico, que passou a estudar a atribuio de sentidos, o significados e os sentidos impregnados nas coisas de forma geral. Dessa maneira, as diferentes atribuies de sentidos dados as coisas e circunstancias sociais determina a diferena entre povos. Por exemplo, para alguns grupos sonhar com parentes que j morreram uma forma de lembrar destes. Para outros chegado o momento da prpria morte e h um pnico por parte de quem sonhou. As diferentes culturas atribuem diferentes significados as coisas do mundo.

A antropologia busca decifrar o sistema simblico prprio de cada sociedade e sua diversidade nas sociedades humanas. Assista ao Filme: Os deuses devem estar loucos (1980).

Um avio sobrevoa o deserto de Kalahari, no Botswana, junto frica do Sul . Algum no avio joga pela janela uma garrafa de Coca Cola que cai perto de crianas que esto brincando por ali. Rapidamente a crianas recolhem o objeto desconhecido e torna-se um brinquedo coletivo. Inventam diferentes usos para o mesmo. Mas, a tranquilidade do grupo alterada pois a garrafa torna-se objeto de disputa, trazendo agressividade nas relaes pelo desejo de posse e por inveja. Trecho da Declarao elaborada por antroplogos fsicos e culturais, geneticistas, bilogos e outros

especialistas, reunidos em Paris Reunio da UNESCO em 1950: Os dados cientficos de que dispomos atualmente no confirmam a teoria segundo a qual as diferenas genticas hereditrias constituiriam um fator de importncia primordial entre as causas das diferenas que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizaes dos diversos povos ou grupos tnicos. Eles nos informam, pelo contrrio, que essas diferenas se explicam, antes de tudo, pela histria cultural de cada grupo. Os atores que tiveram tini papel preponderante na evoluo do homem so a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptido o apangio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das caractersticas especficas do Homo sapiens. OBS: as culturas so diferentes porque um mesmo objeto, crena ou valor, para uma cultura, tm um significado completamente diferente do que para outra.

Caminhando mais um pouco na questo da diversidade cultural ... O DETERMINISMO GEOGRFICO

Observe o que diz Aristteles

O filsofo Aristteles, que viveu na Grcia entre 384 - 322 a.C., em seu Livro Quarto da Poltica [...] Os povos que moram nos pases frios e nas diversas partes da Europa so, em geral, audaciosos, porm inferiores em inteligncia e iniciativa. Por esse motivo que eles sabem manter sua liberdade, porm no so capazes de organizar um governo, e no podem conquistar os pases vizinhos. Os povos da sia tm inteligncia e so industriosos, porm lhes falta coragem, e por esse motivo que no deixam sua sujeio e cativeiro perptuos. A raa dos gregos, que ocupam as regies intermedirias, engloba essas duas espcies de tipos: forte e inteligente. Permanece, pois, livre, mantm o melhor dos governos e poderia at submeter sua obedincia todas as naes, se fossem fundidas em um s Estado. (ARISTTELES, 2001 p. 129). Estariam os que habitassem regies quentes condicionados escravido e a governos despticos? Quanto aos asiticos em quem faltava energia, estariam condenados ao despotismo e para a escravido? Em Do Esprito das Leis, de Montesquieu (1689 - 1755) pode-se encontrar que o calor excessivo diminui a fora e a coragem dos homens e que nos climas frios haveria uma fora de corpo e de esprito que tornava os homens capazes de aes penosas, grandes e ousadas. Ainda como consequncia das condies naturais derivaria a coragem dos povos de clima frio e a covardia dos de clima quente.

Montesquieu tambm faz suas consideraes...

[...] Os povos dos pases quentes so tmidos tais quais os ancios; os dos pases frios so corajosos tais quais os jovens. [...] Nas regies frias, ter-se- pouca sensibilidade para prazeres; ela ser maior nos pases temperados; nos pases quentes ser extrema. Assim como se distinguem os climas pelos graus de latitude, poderamos distingui-los, por assim dizer, pelos graus de sensibilidade [...] Encontrareis nos climas do Norte povos que tm poucos vcios, muitas virtudes, sinceridade e franqueza. Aproximai-vos dos pases do Sul e julgareis afastar-vos da prpria moral; ali, as paixes mais ardentes multiplicaro os crimes. [...] (MONTESQUIEU, 2002 p. 236-238)

O QUE VOC ACHA QUE ELES DIRIAM CASO TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE CONHECER CIVILIZAES TROPICAIS COMO OS INCAS E OS MAIAS?

Para refletir mais sobre o assunto voc pode assistir ao filme Apocalypto, e tambm ao conhecidssimo AVATAR. Ambos lhe daro muitas oportunidades para refletir sobre as questes de dominao e diferenas culturais.

Finalizando nosso tema, pudemos perceber que as tentativas de explicar as diferenas de comportamento entre os homens a partir das variaes do ambiente fsico so muito antigas. O determinismo geogrfico considera que as diferenas do ambiente geogrfico condicionam a diversidade cultural.

Porm, em 1920 essa concepo foi modificada frente aos estudos Boas, Wissler, Kroeber que demonstraram que a influencia do ambiente geogrfico sobre a cultura possui muitas limitaes. Inclusive demonstraram que no mesmo ambiente fsico os grupos humanos podem ter culturas muito diferentes. Exemplo: Lapes( norte da Europa) e os Esquims (norte da Amrica) vivem em regies muito semelhantes, com invernos prolongados e rigorosos. Mas, a organizao cultural dos povos bastante diferente mesmo tendo fauna e flora semelhante.

As casas dos esquims so construdas a partir de blocos de gelo e revestidas com peles de animais. Quando se mudam simplesmente abandonam a casa (iglu)no carregando peso. J os lapes, armam tendas de peles de rena que so desarmadas, limpas e secadas quando o grupo se muda para outro local. Os lapes so criadores

de renas e fazem isso com muita competncia. J os esquims possibilidade da caa falhar e as pessoas terem fome.

apenas caam esses animais, havendo a

Exemplos como esse demonstram que no d para dizer que o ambiente geogrfico age sobre a humanidade determinando o seu comportamento como se as pessoas fossem puramente receptivas. O ser humano, apesar de frgil, com pouca fora fsica rompeu com suas limitaes e desenvolveu tcnicas e tecnologias que o elevaram a condio de o mais temvel predador. Isso porque o nico ser vivo que possui cultura.

Leia o texto: MEIO AMBIENTE: DETERMINISMOS, METAMORFOSES E RELAO SOCIEDADE-NATUREZA (http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/746.pdf) e vamos ao frum interagir sobre as formas de dominao imposta pelos colonizadores, quais as formas de resistncia utilizadas pelos povos dominados e como voc percebe as ideias de etnocentrismo, relativismo cultural e alteridade?

CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 14 ed. So Paulo: Editora tica, 2005. GEERTZ, Clifford: A interpretao das culturas, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989. LAPLANTINE, Franois. Aprender antropologia. 21 rp. So Paulo: Brasiliense, 2010. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 24 Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. STRAUSS, Lvi C. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, [1962] 1990

Вам также может понравиться