Вы находитесь на странице: 1из 6

POLICAMP CAMPINAS/SP

TECNOLOGIA EM MARKETING JEAN CARLO ALVES DE OLIVEIRA

O CHOQUE ENTRE AS TEORIAS DE CONSUMO E A GERAO Y

PROGRAMA DE INICIAO CIENTFICA

Campinas 2010

JEAN CARLO ALVES DE OLIVEIRA

O CHOQUE ENTRE AS TEORIAS DE CONSUMO E A GERAO Y

PROJETO DE INICIAO CIENTFICA

Pr-Projeto apresentado para o Programa de Iniciao Cientfica. Orientador: Prof.

Campinas 2010

SUMRIO

1 TTULO..................................................................................................... 2 JUSTIFICATIVA....................................................................................... 3 QUESTO CENTRAL ............................................................................. 4 HIPTESE............................................................................................... 5 METODOLOGIA....................................................................................... 6 REFERNCIAS........................................................................................

4 4 5 5 5 6

1 - Ttulo O choque entre as teorias de consumo e a gerao Y.

2 - Justificativa Todo o embasamento terico das prticas de marketing baseado em estudos das mais diversas reas do conhecimento humano, levando em conta fatores sociais e psquicos, amparados pelo acmulo de informao decorrente do desenvolvimento da sociedade e na evoluo da psicologia, filosofia e demais cincias correlatas. Maslow um timo exemplo. Em sua principal obra, conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, o psiclogo americano apresenta as necessidades humanas organizadas de forma racional, onde, em tese, o comportamento dos indivduos, refletidos em seu comportamento de consumo, poderia ser apresentado de maneira sistmica. O avano da sociedade como comunidade organizada oferecendo a cada dia maior estrutura para a satisfao de algumas dessas necessidades pode ser um dos fatores pelos quais as motivaes de consumo se alteraram, no mais seguindo uma regra sistmica e racional, tendo nos processos de consumo um grau cada vez maior de auto-afirmao e aceitao pela sociedade. Tambm conhecida como gerao millennials,, gerao facebook ou gerao da internet, compreende os nascidos aps a dcada de 80 com idades entre 18 e 30 anos. So pessoas que nasceram num perodo de grandes transformaes com reflexo direto sobre seu comportamento, totalmente atpico s tradicionais teorias de comportamento. Dois fatores concomitantes expuseram a sociedade a uma nova realidade, o que mudou radicalmente seu comportamento e viso sobre o mundo, suas necessidades as interaes entre os indivduos: 1 - O desenvolvimento tecnolgico exponencial sob o qual a sociedade foi exposta em meados da dcada de 80 mudou radicalmente os relacionamentos e as trocas entre as pessoas acelerando a nveis nunca imaginados a globalizao e as influncias sobre as motivaes de consumo da sociedade.

2 O contexto histrico e econmico, existente no perodo em questo, moldou um perfil atpico nessa gerao, com caractersticas prprias e antagnicas a muitas das prticas tidas como marcos no ambiente de marketing. A metamorfose constante sob a qual essa gerao e seus seguidores se apresentam na sociedade um desafio para as empresas, seja pelo alto poder de consumo que apresentam ou mesmo pela necessidade de se preparar para os prximos anos, de uma sociedade dominada por esse perfil de indivduo.

3 Questo Central A multiplicao dos meios de comunicao utilizados pelos consumidores como fonte de informao e as fontes sobre as quais eles depositam credibilidade afetam diretamente as decises estratgicas das empresas que no encontram mais nas mdias tradicionais a agenda da sociedade, com hora e local marcado para disseminarem sua propaganda. A anlise do comportamento desse novo consumidor mais consciente e mais autnomo em sua tomada de deciso de extrema importncia para se traar estratgias de comunicao atendendo suas expectativas quanto as suas decises de consumo.

4 Hiptese A alta interao entre os indivduos e seu alto grau de envolvimento com as ferramentas tecnolgicas que permitem tamanho grau de comunicao podem apontar novas maneiras de se chegar a esse consumidor alm de permitir uma maior compreenso de suas motivaes e anseios.

5 - Metodologia O estudo ser baseado na pesquisa de bibliografias existentes sobre as bases do comportamento humano, envolvendo cincias como filosofia, psicologia e

administrao, desde que encontrada relevncia para a constatao de fatores intrnsecos ao ser humano e teorias com relevncia duvidosa nesse novo cenrio. Tambm sero utilizados dados de comportamento no ambiente web, que apesar de novo, apresenta um frtil campo de pesquisa em funo da facilidade na coleta de dados, caracterstica inerente a essa tecnologia. Ser empregada pesquisa atravs de entrevistas com o objetivo de identificar as motivaes de consumo e a relevncia da teoria de maslow sobre as decises de consumo do pblico em questo.

6 Referncias Bibliogrficas TANCER, B. Click O que milhes de pessoas esto fazendo online e por que isso importante. 1ed. Estados Unidos. OLIVEIRA,R.M. 2009. 272p. MILLER, D. Teoria das compras. 3ed. So Paulo. GLEISH,M. 2002. 191p. JENKINS, H. Cultura da convergncia. 2ed. New York. PIAZZI, A. 2008. 430p.

Вам также может понравиться