Вы находитесь на странице: 1из 28

Big Bang

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Ateno: Esta pgina foi marcada para reviso! Se tem algum conhecimento sobre este assunto, por favor verifique a consistncia e o rigor deste artigo.

Imagem do nascimento de estrelas a 12 bilhes de anos-luz da Terra Em cosmologia, o Big Bang a teoria cientfica que o universo emergiu de um estado extremamente denso e quente h cerca de 13,7 bilhes de anos. A teoria baseia-se em diversas observaes que indicam que o universo est em expanso de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado na teoria da Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante relao entre os redshifts e distncias de objetos longnquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicao do princpio cosmolgico. Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Essa fase marcante de incio da expanso comparada a uma exploso foi assim chamada pela primeira vez, de maneira desdenhosa, pelo fsico ingls Fred Hoyle no programa "The Nature of Things" da rdio BBC. Hoyle, proponente do modelo (hoje abandonado) do universo estacionrio, no descrevia o Big Bang mas o ridicularizava. Apesar de sua origem, a expresso"Big Bang" acabou perdendo sua conotao pejorativa e irnica para tornar-se o nome cientfico da poca densa e quente pela qual passou o universo.

ndice
[esconder] 1 Histria 2 Controvrsias 3 A grande exploso trmica o 3.1 Temperatura e expanso o 3.2 Modelo quadridimensional

4 O incio da teoria da grande exploso o 4.1 Edwin Hubble o 4.2 Os movimentos galticos e a Lei de Hubble-Homason 5 Gamow, a exploso e a teoria da expanso o 5.1 O paradoxo do tempo 6 A formao dos primeiros tomos 7 Os dois pr-supostos 8 A unificao das origens 9 As massas, as ondas e as leis da fsica na singularidade 10 Novas Possibilidades 11 Ver tambm 12 Ligaes externas

Histria
Em 1927, o padre e cosmlogo belga Georges Lematre (1894-1966), derivou independentemente as equaes de Friedmann a partir das equaes de Einstein e props que os desvios espectrais observados em nebulosas se deviam a expanso do universo, que por sua vez seria o resultado da "exploso" de um "tomo primeval". Em 1929, Edwin Hubble forneceu base observacional para a teoria de Lemaitre ao medir um desvio para o vermelho no espectro ("redshift") de galxias distantes e verificar que este era proporcional s suas distncias[1], o que ficou conhecido como Lei de Hubble-Humason.

Controvrsias
A teoria do Big Bang no um acontecimento igual a uma exploso da forma que conhecemos, embora o universo observvel com a ajuda das lentes dos modernos telescpios espaciais ainda descreva um resultado de uma exploso (uma fuga csmica) h quem levante dvidas se realmente houve algo que explodiu ou se foi uma exploso a causa dessa dilatao observada. Alguns afirmam que o termo "Big Bang" utilizado como uma aproximao para designar aquilo que tambm se costuma chamar de "Modelo Cosmolgico Padro". Este consiste numa aplicao da Relatividade Geral ao Universo como um todo. Isso feito, em um primeiro momento, assumindo-se que o universo homogneo e isotrpico em larga escala. Em um segundo momento se introduz flutuaes de densidade no modelo e estuda-se a evoluo destas at a formao de galxias. O modelo cosmolgico padro extremamente bem testado experimentalmente e possibilitou a previso da radiao csmica de fundo e da razo entre as abundncias de hidrognio e hlio. Os dados observacionais atualmente so bons o suficiente para saber como a geometria do universo.

Exemplificando: Se for imaginado um tringulo, com lados maiores do que milhares de vezes o raio de uma Galxia observvel qualquer, se poder saber da validade do teorema de Pitgoras pela observao direta. Porm, no se tem idia de qual a topologia do universo em larga escala atualmente. Ou, sabido se ele infinito ou finito no espao. O termo Big Bang tambm designa o instante inicial (singular) no qual o fator de escala (que caracteriza como crescem as distncias com a expanso) tende a 0. Alguns afirmam que as equaes da Relatividade Geral falham no instante 0 (pois,so singulares). Eventos com t< t_{big bang} simplesmente no esto definidos. Portanto acreditam alguns que, segundo Relatividade Geral no faz sentido se referir a eventos antes do Big Bang. sabido que as condies fsicas do universo muito jovem esto fora do domnio de validade da Relatividade Geral devida densidade ambiental e no se espera que as respostas sejam corretas na situao de densidade infinita e tempo zero. Atualmente a Teoria do Big Bang a mais aceita hoje pelos cientistas. Porm h pessoas que afirmam que nela existem contradies que no podem explicar alguns pontos.

Sobre os tpicos acima:

1. Zeilik, Michael. Astronomy: The Envolving Universe. New York: Harper and Row, 1979.

A grande exploso trmica

O Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP) um sistema de sensoreamento trmico da energia remanescente de fundo, ou rudo trmico de fundo do Universo conhecido. Esta imagem um mapeamento em microondas do Universo conhecido cuja energia que chega ao sistema est reverberando desde 379000 anos depois do Big-bang, h 13 bilhes de anos (presume-se). A temperatura est dividida entre nuances que vm do mais frio ao mais morno, do azul ao vermelho respectivamente, sendo o mais frio, a matria ou o "ter", onde a energia trmica de fundo est mais fria, demonstrando regies mais antigas. A comparao, feita pelo autor da imagem, como se tivssemos tirado uma fotografia de uma pessoa de oitenta anos, mas, no dia de seu nascimento. O Big Bang, ou grande exploso, tambm conhecido como modelo da grande exploso trmica, parte do princpio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a

radiao contida e a matria se esfriam. Para entender a teoria do Big Bang, deve-se em primeiro lugar entender a expanso do Universo, de um ponto A para um ponto B, assim, podemos, a partir deste momento retroceder no espao, portanto no tempo, at o Big Bang.

Sobre este tpico:

1. Zeilik, Michael. Astronomy: The Envolving Universe. New York: Harper and Row, 1979. Temperatura e expanso Como a temperatura a medida da energia mdia das partculas, e esta proporcional matria do universo, de uma forma simplificada, ao dobrar o tamanho do universo, sua temperatura mdia cair pela metade. Isto , ao reduzir o tecido universal, portanto aumentando sua densidade, aquela dobrar; podemos ter um ponto de partida de temperatura mxima, e massa concentrada numa singularidade, que nos dar o tempo aproximado do incio da acelerao da expanso do tecido universal, e sua gradual e constante desacelerao trmica. Para entender este processo, h que se usar um exemplo prtico, a viso deve ser quadridimensional. Como os sentidos humanos somente percebem o espao tridimensional (Coordenadas x,y,z), ilustrando a partir de um modelo em trs dimenses fica mais compreensvel, pois o tempo estaria numa coordenada "d", o que dificulta ao leitor comum a compreenso da evoluo do tempo e espao simultaneamente.

As estrelas ou corpos celestes marcados com crculos so os mais distantes, logo os mais antigos j observados pelos humanos. A colorao avermelhada devida ao efeito Doppler. Quando um corpo se afasta deu um suposto centro, mais a sua imagem desvia para o vermelho, e quando se aproxima, ao contrrio o desvio para o azul. Como o afastamento quase para o vermelho de tonalidade mais escura, isto indica que se d em altssimas velocidades, (suas distncias esto beirando os treze bilhes de anos-luz), algo bastante prximo do Big-bang. Estas formaes indicam um Universo infantil, onde as grandes galxias (presumivelmente) ainda no se haviam formado. Imaginemos uma bolha de sabo, suponhamos que esta bolha seja preenchida por um fluido, deixemos o fluido de lado e concentremo-nos na superfcie propriamente dita da bolha. Esta no incio um ponto de gua com sabo, por algum motivo desconhecido, que no importa, comea a aumentar atravs da insero de um gs, tomando a forma esfrica. Observemos que, na medida em que o ar penetra preenchendo o interior da bolha de sabo (a exemplo de uma bexiga), comea a haver a expanso volumtrica do objeto. Nos concentremos no dimetro da bolha e na espessura da parede. Verificaremos

que, medida em que seu dimetro aumenta, a espessura diminui, ficando mais e mais tnue, pois a matria est se desconcentrando e se espalhando em todas as direes. De uma maneira simplificada, podemos afirmar que o aumento do dimetro da bolha o universo em expanso, o aumento da rea da superfcie a diminuio da densidade material, a reduo da espessura da parede a constante trmica que diminui medida em que o universo se expande.

Sobre os tpicos acima:

1. Gamow, George. One, Two, Three... Infinity. New York: Bantam Books, 1971. 1. Zeilik, Michael. Astronomy: The Envolving Universe. New York: Harper and Row, 1979. Modelo quadridimensional No modelo quadridimensional, no existe a fronteira, ou a parede; o conceito volumtrico no domnio tempo, portanto, s visualizvel atravs de clculo. Porm pode-se tentar mostrar algo sobre a quarta dimenso, basta um pouco de imaginao e uma boa dose de visualizao tridimensional.

Embora no se deva imaginar a expanso Universo como uma bolha crescendo vista do lado de fora, (O lado de fora no existe, a matria e o tempo tiveram seu incio a partir do ponto zero), esta uma das poucas maneiras de se tentar vislumbrar um espao quadridimensional do Universo em expanso (No se deve tambm assumir uma viso antropocntrica). Ao centro, est representada em amarelo a Via Lctea, os crculos coloridos excntricos so todos os corpos celestes se afastando, azul para frente e vermelho para trs devido ao efeito Doppler, as esferas sem cor representam a posio real dos astros Para que entendamos um objeto tridimensional em visualizao bidimensional, temos que desenh-lo de forma que enxerguemos uma parte de cada vez. Imagine o mesmo exemplo da bolha, agora vista em duas dimenses, temos largura e profundidade, mas no temos noo da dimenso altura. Para que possamos representla e entend-la, precisaremos fazer diversos desenhos no domnio da Altura, iniciando na parte mais baixa e assim por diante, representando crculos que, se vistos

bidimensionalmente sobrepostos, apresentaro um crculo dentro do outro, (semelhantes aos mapas topogrficos}. Porm, devidas limitaes no desenho, a primeira impresso que teremos (se no soubermos que uma esfera) no ser de uma esfera, e sim de meia esfera. Para a representao tridimensional, os eixos (x,y,z), e o eixo tempo (t) inserido, (isto , em quatro dimenses, porm representada em trs), a analogia semelhante, poderemos vislumbrar a meia esfera de acordo com nossas observaes e medies, a outra metade somente poderemos teorizar. Podemos inclusive usar a mesma esfera, porm , em vez de olharmos um crculo dentro de outro, representando a imagem topogrfica, imaginemos uma esfera dentro de outra, maior e maior, como se o fotografssemos em momentos em que estivesse inflando , assim temos uma viso quadridimensional num universo tridimensional, onde a superfcie da esfera, aumentando a cada passar de tempo, seria a expanso quadridimensional do Universo. Esta viso no deve ser encarada como antropocntrica, pois de qualquer ponto do espao vemos o Universo se expandindo em todas as direes, ou seja, sempre nos parecer estarmos no centro, no importa de qual ponto estejamos observando. Portanto, devemos imaginar, no estando no centro da esfera, mas num ponto onde absolutamente tudo se afasta em todas as direes, embora os nossos sentidos nos digam estarmos no centro.

Sobre este tpico:

1. Gamow, George. One, Two, Three... Infinity. New York: Bantam Books, 1971.

O incio da teoria da grande exploso


Conforme descrito no incio do artigo, em 1927, o padre e cosmlogo belga Georges Lematre (1894-1966), derivou independentemente as equaes de Friedmann a partir das equaes de Einstein e props que os desvios espectrais observados em nebulosas se deviam a expanso do universo, que por sua vez seria o resultado da "exploso" de um "tomo primeval". A teoria do Big Bang, grande exploso, tornou-se a explicao da expanso do universo desde suas origens, no tempo, (arbitrando-se o conceito de que o tempo teve uma origem). Segundo essa teoria, o universo surgiu h pelo menos 13,7 bilhes de anos, a partir de um estado inicial de temperatura e densidade altamente elevadas. Embora essa explicao tenha sido proposta na dcada de 1920, sua verso atual da dcada de 1940 e deve-se sobretudo ao grupo de George Gamow que deduziu que o Universo teria surgido aps uma grande exploso resultante da compresso de energia.

Sobre este tpico:

1. Gamow, George. One, Two, Three... Infinity. New York: Bantam Books, 1971.

Edwin Hubble

Nenhum personagem histrico teve maior impacto na histria da astronomia do que Edwin Hubble(1889 - 1953 determinando a extenso de nosso universo. Ao provar que existem outras galxias e que se afastam de ns, o trabalho de Hubble definiu nosso lugar no cosmo. mostrado posando com seu famoso cachimbo ao telescpio de 48 polegadas no Monte Palomar. Em memria de seu grande trabalho, o Telescpio Espacial foi batizado com seu nome. Atualmente existe uma grande controvrsia sobre taxa da expanso do universo, conhecida como a constante de Hubble. Voltando no tempo..., no incio do sculo XX, a Astronomia desviou sua ateno das estrelas e dos planetas. Nos ltimos oitenta anos a Cosmologia se voltou para as galxias e espao exterior. Um dos muitos responsveis por esta mudana de perspectiva foi Edwin Hubble, do Observatrio Monte Wilson. Em 1924, foram publicadas fotografias provando que as manchas de luz difusas e distantes, chamadas de Nebulosas, (este nome devido crena de que se tratava de massas informes de gs e poeira), na verdade eram gigantescos sistemas de aglomerados de estrelas, semelhantes Via Lctea.

Os movimentos galticos e a Lei de Hubble-Homason


Hubble dedicou-se ao estudo das galxias, medindo suas distncias, localizando sua distribuio no espao e analisando seus movimentos. Com o passar do tempo, notou-se que aqueles movimentos no eram ao acaso, como o deslocamento das molculas de um gs na termodinmica, porm obedecem uma trajetria centrfuga. Cada galxia distante afasta-se da Via Lctea numa velocidade proporcional distncia em que se encontra desta, quanto maior a distncia, maior a velocidade. Hubble e seu colega Milton L. Homason pesquisaram para descobrir a proporo dos movimentos e sua acelerao, deduzindo uma equao conhecida como Lei de HubbleHomason em que: Vm=16r, onde Vm a velocidade de afastamento da galxia, dada em quilmetros por segundo, e r expressa a distncia entre a Terra e a galxia em estudo, dada em unidades de milhes de anos luz, e, segundo esta, se uma galxia estiver situada a cem milhes de anos luz, esta se afasta a 1600 quilmetros por segundo.

Aparentemente, o Universo est se expandindo em torno de ns, novamente afirmado que isto no deve ser encarado como antropocentrismo, pois todos os pontos do universo esto se afastando relativamente uns aos outros simultaneamente, conforme j explicado. A observao, feita em 1929 por Hubble, significa que no incio do tempoespao a matria estaria de tal forma compactada que os objetos estariam muito mais prximos uns dos outros. Mais tarde, observou-se em simulaes que de fato exista aparentemente a confirmao de que entre dez a vinte bilhes de anos atrs toda a matria estava exatamente no mesmo lugar, portanto, a densidade do Universo seria infinita. As observaes em modelos e as conjecturas dos cientistas apontam para a direo em que o Universo foi infinitesimalmente minsculo, e infinitamente denso. Nessas condies, as leis convencionais da fsica no podem ser aplicadas, pois quando se tem a dimenso nula e a massa infinita, qualquer evento antes desta singularidade no pode afetar o tempo atual, pois ao iniciar o universo, expandindo a massa e ao mesmo tempo se desenvolvendo em todas as direes, indica que o tempo tambm esteve nesta singularidade, logo o tempo era nulo.

Sobre este tpico:

1. Gamow, George. One, Two, Three... Infinity. New York: Bantam Books, 1971. 1. Zeilik, Michael. Astronomy: The Envolving Universe. New York: Harper and Row, 1979.

Gamow, a exploso e a teoria da expanso


Segundo Gamow, na expanso do universo a partir de seu estado inicial de alta compresso, numa exploso repentina, o resultado foi uma violentssima reduo de densidade e temperatura; aps este mpeto inicial, a matria passou a predominar sobre a anti-matria. Ainda segundo Gamow toda a matria existente hoje no universo encontrava-se concentrada no chamado "tomo inicial", ou "ovo csmico", e que uma incalculvel quantidade de energia, depois de intensamente comprimida, repentinamente explodiu, formando ao avanar do tempo gases, estrelas e planetas. A temperatura mdia do universo diminui medida em se expande. Alguns autores afirmam que a partir de um determinado momento, quando universo for totalmente resfriado, ele vai comear a diminuir de tamanho novamente, voltando a sua primeira forma, do tomo inicial.

Sobre este tpico:

1. Gamow, George. One, Two, Three... Infinity. New York: Bantam Books, 1971. 2. Berendzen, Richard, Hart, Richard and Seeley, Daniel. Man Discovers the Galaxies. New York: Science History Publications, 1977. 3. Lucretius. The Nature of the Universe. New York: Penguin, 1951.

O paradoxo do tempo
Se o tempo iniciou numa grande exploso, juntamente com o espao e com a matriaenergia no Universo mutvel, num Universo imutvel um comeo no tempo necessrio se impor para que se possa ter uma viso dinmica do processo da criao inicial (nada a ver com a Criao Teolgica), esta se deu tanto numa maneira de se ver o incio da dualidade tempo matria, quanto em outra. Partindo-se da premissa de que o Universo mutvel no domnio do tempo, pois de outra forma no se consegue observar a expanso deste, deve haver razes fsicas para que o Universo realmente tivesse um comeo, pois no se consegue imaginar a existncia de um universo antes do Big Bang, e se no existia nada antes, o que fez o desequilbrio da singularidade que acabou criando um Universo catico e em mutao? Voltando-se no tempo e espao, chega-se que desde o comeo, o Universo se expande de acordo com leis bastante regulares. portanto razovel que estas se mantenham durante e antes da grande exploso, logo na singularidade est a chave para se descobrir como houve o momento de acelerao inicial nos eventos iniciais do Universo atual. Uma suposio de que em nosso Universo atual predomina a dualidade matria-energia, lgico se torna que provavelmente antes do evento que gerou o impulso inicial, houve um avao antitemporal, da anti-matria, com acmulo de anti-energia, que redundou no atual trinmio tempo-espao-matria. Existe uma outra teoria, entre muitas que, antes do big bang, houve outro universo, idntico ao atual onde as galxias ao invs de se afastarem se aproximariam[1].

Sobre este tpico:

1. Barnet, Lincoln. The Universe and Dr. Einstein. New York: Sloane, 1956. 2. Gamow, George. Mr. Tompkins in Paperback. Cambridge: Cambridge University Press, 1965. 3. Mermin, David. Space and Time and Relativity. New York: McGraw-Hill, 1968. 4. Weinberg, Steven. The Firts Three Minutes: A Modern View of The Origin of The Universe. New York: Basic Books, 1977.

A formao dos primeiros tomos

Radiao de Fundo resultante do Big-Bang

A nucleosntese foi a formao inicial dos primeiros ncleos atmicos elementares (Hidrognio, Hlio). Esta ocorrreu porque a atuao da Fora Nuclear Forte acabou atraindo prtons e nutrons que se comprimiram em ncleos primitivos. Sabe-se que esta fora nuclear forte s eficaz em distncias da ordem de 10-13 cm. Presume-se que a nucleosntese ocorreu 100 segundos aps o impulso inicial, e que esta foi seguida de um processo de repentino resfriamento devida irradiao, que segundo alguns, ocasionou o surgimento dos ncleos, segundo outros, o surgimento dos ncleos ocasionou o resfriamento. Independente do ponto de vista, sabido que houve o resfriamento por irradiao. Em funo daquele evento (nucleosntese), a matria propriamente dita passou a dominar o Universo primitivo, pois, sabido que a densidade de energia em forma de matria passou, a partir daquele momento, a ser maior do que a densidade em forma de radiao. Isto se deu em torno de 10.000 anos aps o impulso inicial. Com a queda de temperatura universal, os ncleos atmicos de Hidrognio, Hlio e Ltio recm formados se ligaram aos eltrons formando assim tomos de Hidrognio, Hlio e Ltio respectivamente. Presume-se que isto se deu em torno de 300.000 anos aps o chamado marco zero. A temperatura universal estava ento em torno de 3.000 K. O processo, ou a era da formao atmica, segundo uma parcela de pesquisadores, durou em torno de um milho de anos aproximadamente. medida que se expandia a matria, a radiao que permeava o meio se expandia simultaneamente pelo espao, porm em velocidade muito maior, deixando a primeira para trs. Daquela energia irradiada sobraram alguns resqucios em forma de microondas, que foram detectadas em 1965 por Arno A. Penzias e Robert W. Wilson, tendo sido chamada de radiao de fundo. O som caracterstico da radiao propagada semelhante ao rudo trmico, ou seja, um silvo branco (Rudo branco contendo todas as freqncias), contnuo, linear igual ao rudo que se ouve num receptor de televiso, ou de receptores de freqncia modulada, quando esto fora de sintonia. O som caracterstico um "sssssss" constante, ou um rudo de cachoeira. O satlite COBE, em 1992, descobriu flutuaes na radiao de fundo recebida, aquelas explicariam a formao das galxias logo aps a Grande Exploso. Um exemplo ilustrativo da expanso repentina a que se seguiu aps o evento inicial, seria que a matria comprimida num volume hipottico do tamanho de uma cabea de alfinete, em torno de 1 mm de dimetro, se expandiria para cerca de 2 mil vezes o tamanho do sol da Terra. Antes de completar um segundo de idade o Universo estava na era da formao dos prtons e nutrons. Os nutrons tendem a decair expontaneamente em prtons, porm prtons recm formados pelo decaimento no decaem. Devidos experimentos em aceleradores de partculas, sabido que o Universo naquela era, (1 segundo aproximadamente), ficou com 7 prtons para cada nutron, este, era uma massa turbilhonante das partculas mais elementares. Era tambm mais denso do que o ferro e to opaco que nenhuma luz poderia penetr-lo. Outro dado apontado pelas pesquisas realizadas, leva cifra de aproximadamente 500 mil anos, em mdia, do resfriamento universal acelerado. Supe-se que as partculas elementares ao se fundirem, (formando hidrognio e hlio) formaram imensos bolses de gs que poderiam ter sido causados por pequenas alteraes da gravidade, resultando

assim, entre 1 e 2 bilhes de anos aps o Big Bang, em protogalxias que teriam originado estrelas. A evoluo estelar aponta para as gigantes vermelhas e supernovas, que durante a sua vida, geraram o Carbono e demais tomos. Todos os elementos, presume-se, seriam espalhados no meio interestelar atravs das supernovas, uma data limtrofe para estes eventos, seria algo em torno de 1,1 bilho de anos aps a exploso inicial. As supernovas semearam nas galxias a matria-prima para posteriores nascimentos de estrelas.

Veja:

1. animaes dos eventos descritos acima. 2. Weinberg, Steven. The Firts Three Minutes: A Modern View of The Origin of The Universe. New York: Basic Books, 1977. 3. O dia em que o universo quicou - UNESP 4. Supernovas-Boletim brasileiro de Astronomia

Os dois pr-supostos
crena corrente entre os cosmlogos que o Big Bang baseia-se em dois pr-supostos; o primeiro, a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que explica a interao gravitacional da matria; o segundo pressuposto o conhecido princpio cosmolgico, onde a viso do universo independe da direo de onde, e para onde, se olhe, ou da localizao do observador: analisando o espao tridimensional, pressupomos a expanso de um determinado ponto isolado, porm, tomando-se por base um universo quadridimensional, podemos chegar concluso de que o Big Bang, ou Grande exploso, no se deu numa determinada regio puntual do espao vazio, mas, em todo ele ao mesmo tempo.

A unificao das origens


Da teoria da gravidade de Newton sabe-se que a fora gravitacional entre dois corpos depende somente de suas massas e no da matria de que so constitudos. A teoria geral da relatividade descreve a estrutura do Universo e a fora da gravidade, isto , o macro-universo ou as interaes do trinmio energia-tempo-matria, onde as massas so mais importantes* que as cargas; a mecnica quntica descreve o micro-universo e as interaes tambm do trinmio energia-tempo-matria, onde as massas so menos **importantes que as cargas, embora tratem da mesma natureza, diferenciando-se o tamanho claro, as interaes em muitos aspectos so idnticas s teorias, porm estas so incompatveis e no se completam. Portanto, falta a chave da unificao terica de ambas, pois no podem estar ao mesmo tempo corretas e erradas. Portanto, podemos nos deparar com n teorias a respeito do incio do Universo, mas apenas uma nos d pista de que houve um comeo, ou seja, a teoria do Big-Bang (por enquanto), a que une as duas teorias de macro e micro-Universo.

A questo da "**importncia" discutvel. Acredita-se que o termo mais correto seria nfase devido s comparaes entre os tamanhos e das interaes no cosmo. Sobre este tpico:
o

1. Weinberg, Steven. The Firts Three Minutes: A Modern View of The Origin of The Universe. New York: Basic Books, 1977.

As massas, as ondas e as leis da fsica na singularidade

Uma dvida que fica mente dos astrofsicos quanto natureza da matria e as distores que ocorrem nas leis que a regem quando esta comea a ser comprimida ao cair em objetos massivos. Os buracos negros so por natureza um exerccio de abstrao intelectual. No h como saber se as leis da natureza se aplicam em condies to extremas de compresso gravitacional, distoro de tempo e espao. Na prtica impossvel criar as condies dos efeitos gravitacionais de um objeto to massivo na Terra, porm, j existem mtodos onde possvel a simulao dos efeitos de forma virtual, ou seja, em sistemas de ensaio operados por poderosos super-computadores. Mesmo com simulaes e construo de objetos massivos em ambiente virtual, ficam lacunas quanto possibilidade de compresso de massa cujo volume aplicado nulo e a densidade infinita, isto se d o nome de singularidade de Schwarzschild. Einstein acreditava que o aumento da intensidade da gravidade cria uma distoro que retarda a percepo temporal. Em outras palavras, objetos muito massivos como buracos negros ou estrelas de nutrons retardam o tempo devido aos efeitos gravitacionais. Se fosse possvel observar a queda de objetos num buraco negro, qual seria o panorama observado? Presume-se que veramos o objeto mover-se cada vez mais devagar, ao contrrio do que poderia naturalmente supor, pois medida que este se aproxima da singularidade a distoro temporal seria de tal forma que no o veramos parar. Einstein diz que h o desvio para o vermelho e este tambm dependente da intensidade gravitacional. Se analisarmos sob o ponto de vista corpuscular, imaginandose que a luz um pacote quntico com massa e que esta partcula ocupa um determinado lugar no espao, e esta est acelerada energeticamente, isto vibrando. A oscilao gera o comprimento de onda de luz, que se propaga como frente de onda em espao livre. Longe de campo gravitacional intenso, a freqncia emitida tende para o azul. medida em que o campo gravitacional comea a agir sobre a partcula, esta comear a se movimentar, ou vibrar com menos intensidade, logo desviar para o vermelho, pois a oscilao foi retardada. Neste ponto, a anlise funde a dualidade matria-energia. Sabemos que no possivel analisar a partcula como matria e energia ao mesmo tempo: ou se enxerga sob o ponto de vista vibratrio ou corpuscular, porm

prximo singularidade temos que fazer este exerccio de raciocnio, pois a atrao gravitacional to forte que pode fazer parar o movimento oscilatrio, e ao mesmo tempo atrair o objeto para si. Portanto, qualquer que seja o ngulo de observao, a gravidade prende a radiao em si mesma. Logo, a concluso que no podemos observar absolutamente nada o que ocorre dentro do raio de Schwarzschild, ou singularidade. Como antes do Big-Bang o Universo era uma singularidade, presume-se que o tempo ento no existia, pois se objetos massivos tendem a retardar o tempo, logo quando se tem matria infinita em espao nulo a singularidade tal que o tempo pra.

Sobre os tpicos acima:

1. Campbell, Joseph. The Mythic Image.Princeton: Princeton University, 1974. 2. Ferrys, Timothy. The Red Limit: The Search by Astronomers for the Edge of the Universe. New York:William Morrow, 1977. 3. Gingeric, Owen. Cosmolology +1 . A Scientific American Book. San Francisco: W.H. Freeman, 1977.

Novas Possibilidades

Apesar de ser uma tendncia da cosmologia investir num princpio, devemos considerar que o argumento que endossa a teoria do Big Bang uma expanso do universo observada, no entanto, essa dilatao pode ser um fenmeno regional, existente apenas nos limites do universo observvel ou no alcance do atual telescpio Espacial Hubble. Diante disso (quando surgirem outros telescpios espaciais com maior resoluo) existe a possiblidade desse fenmeno no atender todo o universo. Nesse caso, o que at hoje foi observado seria somente um processo de dilatao regional de causa ainda desconhecida. No aceitar a constante de afastamento das galxias mais distantes como uma verdade absoluta, implica endossar outras teorias que melhor se identificariam com o efeito sonda encontrado na informao de luz emitida de fontes muito distantes. A observao da propagao no meio inter-espacial da energia eletromagntica de supernovas, (verdadeiros Tsunamis de energia que constantemente varrem o espao), com a nova tecnologia dos futuros telescpios e radiotelescpios espaciais, brevemente poder

identificar e esclarecer muitas dvidas sobre o comportamento da luz atravs da matria escura. Independente disso, e embora ainda no possa ser confirmado com as imagens de fundo provindas dos limites de observao, habitar e observar apenas parte de um hipottico universo que se desloca linearmente, e, em paralelo com velocidade acelerada, seria uma dessas teorias que atendem a regio que esta sendo mapeada. Essa teoria estima que estaramos no meio a um universo acelerado em paralelo, e cujo efeito retardado da informao da luz que nos chega, s seria permitido observar as ondas luminosas com desvio do espectro para o vermelho. Em linguagem matemtica, o ponto de vista das informaes "emitidas e recebidas" entre duas partculas que se movem com velocidades prximas luz e em paralelo poderiam melhor explicar o fenmeno da expanso.

Sobre este tpico:

1. Ferrys, Timothy. The Red Limit: The Search by Astronomers for the Edge of the Universe. New York:William Morrow, 1977. 2. Gingeric, Owen. Cosmolology +1 . A Scientific American Book. San Francisco: W.H. Freeman, 1977.

Ver tambm

Coacervado
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de Coacervados) Ir para: navegao, pesquisa


A Wikipdia possui o Portal de Evoluo

Coacervado um aglomerado de molculas. Artificialmente, Oparin obteve um coacervado ao misturar cido a uma soluo de protenas em gua. As protenas se aproximam e formam aglomerados visveis ao microscpio ptico. O coacervado que tivesse aprisionado protenas enzimticas e uma molcula de cido de nuclico seria considerado o primeiro ser vivo. Ele seria capaz de realizar metabolismo, de reproduzir-se, de apresentar hereditariedade e evoluir.

ese

A Vida na Terra ter surgido h cerca de 3400 M.a., como o parecem demonstrar os fsseis de procariontes encontrados na fri clulas eucariticas tero surgido h cerca de 2000 a 1400 M.a., seguidas dos organismos multicelulares h cerca de 700 M.a. N de tempo os fsseis so abundantes, indicando um processo evolutivo rpido.

Todas as evidncias parecem apontar para que os seres eucariontes tero tido origem em seres procariontes. A principal teoria a considera que alguns dos organitos caractersticos das clulas eucariticas tiveram origem em procariontes que se adaptaram intracelular por endossimbiose.

At ao sculo XIX considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre tinham sido. Toda a Vida uma entidade toda poderosa, facto que servia para mascarar o facto de no existirem conhecimentos suficientes para se criar um racional.

Esta explicao, o Criacionismo, no entanto, j no tempo da Grcia antiga no era satisfatria. De modo a contornar a necessida interveno divina na criao das espcies, surgem vrias teorias alternativas, baseadas na observao de fenmenos naturais, os conhecimentos da poca o permitiam.

Aristteles elaborou uma dessas teorias, cuja aceitao se manteve durante sculos, com a ajuda da Igreja Catlica, que a adop teoria considerava que a Vida era o resultado da aco de um princpio activo sobre a matria inanimada, a qual se tornava, ent Deste modo, no haveria interveno sobrenatural no surgimento dos organismos vivos, apenas um fenmeno natural, a gera espontnea.

Estas ideias perduraram at era moderna, pois Van Helmont (1577 1644) ainda considerava que os cheiros dos pntanos ge que a roupa suja gerava ratos, adultos e completamente formados. Tambm era considerado acertado pelos naturalistas que os produzissem espontaneamente vermes e que a carne putrefacta gerasse moscas.

Todas estas teorias consideravam possvel o surgimento de Vida a partir de matria inanimada, fosse qual fosse o agente catalis transformao, da o estarem englobadas na designao geral de Abiognese.

se

No sculo XVII Francisco Redi, naturalista e poeta, ps em causa as ideias de Aristteles, negando a existncia do princpio acti defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir de inseminao por ovos e nunca por gerao espontnea.

Para demonstrar a veracidade da sua teoria, Redi realizou uma experincia que se tornou clebre pelo facto de ser a primeira, re utilizar um controlo. Colocou carne em 8 frascos. Selou 4 deles e deixou os restantes 4 abertos, em contacto com o ar.

Em poucos dias verificou que os frascos abertos estavam cheios de moscas e de outros vermes, enquanto que os frascos selado encontravam livres de contaminao.

Esta experincia parecia negar, inequivocamente a abiognese de organismos macroscpicos, tendo sido aceite pelos naturalist

No entanto, a descoberta do microscpio veio levantar a questo novamente. A teoria da abiognese foi parcialmente reabilitada a nica capaz de explicar o desenvolvimento de microrganismos visveis apenas ao microscpio.

Esta situao manteve-se at ao final do sculo XVIII, quando o assunto foi novamente debatido por dois famosos cientistas da Needham e Spallanzani.

Needham utilizou vrias infuses, que colocou em frascos. Esses frascos foram aquecidos e deixados ao ar durante alguns dias. que as infuses rapidamente eram invadidas por uma multitude de microrganismos. Interpretou estes resultados pela gerao es microrganismos, por aco do princpio activo de Aristteles.

Spallanzani usou nas suas experincias 16 frascos. Ferveu durante uma hora diversas infuses e colocou-as em frascos. Dos 16 foram selados, 4 fortemente rolhados, 4 tapados com algodo e 4 deixados abertos ao ar. Verificou que a proliferao de microrg proporcional ao contacto com o ar. Interpretou estes resultados com o facto de o ar conter ovos desses organismos, logo toda a de outra, preexistente. No entanto, Needham no aceitou estes resultados, alegando que a excessiva fervura teria destrudo o principio activo presente

A polmica manteve-se at 1862, quando o francs Louis Pasteur, ps definitivamente termo ideia de gerao espontnea com de experincias conservadas para a posteridade pelos museus franceses.

Pasteur colocou diversas infuses em bales de vidro, em contacto com o ar. Alongou os pescoos dos bales chama, de mod fizessem vrias curvas. Ferveu os lquidos at que o vapor sasse livremente das extremidades estreitas dos bales. Verificou qu arrefecimento dos lquidos, estes permaneciam inalterados , tanto em odor como em sabor. No entanto, no se apresentavam co por microrganismos.

Para eliminar o argumento de Needham, quebrou alguns pescoos de bales, verificando que imediatamente os lquidos ficavam de organismos. Concluiu, assim, que todos os microrganismos se formavam a partir de um qualquer tipo de partcula slida, tran ar. Nos bales intactos, a entrada lenta do ar pelos pescoos estreitos e encurvados provocava a deposio dessas partculas, im contaminao das infuses. Ficou definitivamente provado que, nas condies actuais, a Vida surge sempre de outra Vida, preexistente . Mas, como surgiu a Vida pela primeira vez ?

ou ria ca

No final do sculo XIX vrios cientistas alemes, nomeadamente Liebig, Richter e Helmholtz, tentaram explicar o apareciment Terra com a hiptese de que esta tivesse sido trazida doutro ponto do Universo sob a forma de esporos resistentes, nos meteo Cosmozica.

A presena de matria orgnica em meteoritos encontrados na Terra tem sido usada como argumento a favor desta teoria, o que a possibilidade de contaminao terrestre, aps a queda do meteorito.

Actualmente j foi comprovada a existncia de molculas orgnicas no espao, como o formaldedo, lcool etlico e alguns amin entanto, estas molculas parecem formar-se espontaneamente, sem interveno biolgica.

O fsico sueco Arrhenius props uma teoria semelhante, segundo a qual a Vida se teria originado em esporos impelidos por ener vindos numa onda do espao exterior. Chamou a esta teoria Panspermia (sementes por todo o lado).

Actualmente estas ideias caram em descrdito pois difcil aceitar que qualquer esporo resista radiao do espao, ao aque entrada na atmosfera, etc.

Apesar disso, na dcada de 80 deste sculo, Crick (um dos descobridores da estrutura do DNA) e Orgel sugeriram uma teoria de dirigida, em que o agente inicial da Vida na Terra passaria a ser colnias de microrganismos, transportadas numa nave esp tripulada, lanada por uma qualquer civilizao muito avanada. A Vida na Terra teria surgido a partir da multiplicao desses or oceano primitivo.

Apesar de toda a boa vontade envolvida, nenhuma destas teorias avana verdadeiramente no esclarecimento do problema po desloca a questo para outro local, no respondendo questo fundamental: Como surgiu a Vida ?

de in

No entanto, um ponto de viragem fundamental ocorreu com o as teorias de Pasteur e de Darwin, permitindo abordar o problema perspectiva diferente.

Dados obtidos a partir de diversos campos da cincia permitiram ao russo Alexander Oparin formular uma teoria revolucionria, q explicar a origem da Vida na Terra, sem recorrer a fenmenos sobrenaturais ou extraterrestres:

o Sol e os planetas do Sistema Solar formaram-se simultaneamente, a partir da mesma nuvem de gs e poeiras cs cerca de 4700 M.a.; a anlise espectral de estrelas permitiu a concluso de que as leis qumicas so universais. As estrelas tm vrios e desenvolvimento, encontrando-se o Sol numa fase intermdia da sua vida. Estes factos permitem deduzir que os const outros planetas e do Sol, dada a sua origem comum, devem ser os mesmos que a Terra primitiva conteve. A atmosfera p Terra deve ter contido H2 , CH4 e NH3, como Jpiter ou Saturno, cuja gravidade impediu a dissipao desses gases para a Terra apresenta diversas superfcies de descontinuidade, separando zonas bem definidas provavelmente devidas formao do planeta, os elementos mais pesados (Fe, Ni) se terem acumulado no centro, os intermdios (Al, Si) na crust leves (H, N, C) na camada gasosa externa; os vulces lanam gases para a atmosfera; as rochas sedimentares com mais de 2300 M.a. em frica e na Amrica do Norte so menos oxidadas que as mais revelando uma atmosfera pobre em oxignio molecular. Este facto observa-se pela presena de grande quantidade pech mineral de urnio facilmente oxidvel. Por outro lado, o xido de ferro apenas surge em depsitos com menos de 2000 M em que se considera que a quantidade de oxignio na atmosfera rondaria 1% da actual; o mundo biolgico reflecte uma unidade de origem e constituio; os elementos fundamentais dos seres vivos so C, H, O, N, P e S, vulgarmente abreviado para CHNOPS; os compostos orgnicos bsicos so os aminocidos, bases pricas e pirimdicas, oses e cidos gordos; as provas da evoluo so irrefutveis, demonstrando que as condies e os organismos nem sempre foram o que s actualmente; muitos compostos orgnicos j foram sintetizados em laboratrio, como a insulina e a ureia; pode-se criar em laboratrio agregados de molculas sob a forma de coacervados;

Estromatlitos em zonas quentes do mar australiano

existem fsseis de organismos com 3000 M.A., os estromatlitos, estruturas resultantes da deposio de CaCO 3 segregado por comunidades de cianobactrias, presentes em gua doce e salgada; os raios U.V. podem promover reaces entre compostos e degradar molculas orgnicas; a Vida na Terra, como a conhecemos, s possvel devido filtragem dos U.V. pela camada de ozono (O 3) da a superior.

Quando a comunidade cientfica aceitou, finalmente, a ideia da lenta evoluo das espcies, estava o terreno propcio para o sur primeira explicao racional para a origem da Vida e esta surgiu em 1924. Oparin considerou que as condies para a origem da Vida surgiram como uma etapa natural, includa no constante movimento

Tendo por base dados fornecidos por vrias cincias, como anteriormente referido, Oparin desenvolveu a sua teoria baseada no condies existentes na Terra primitiva eram diferentes das de hoje.

Particularmente, a atmosfera seria redutora, ou seja, sem oxignio mas rica em hidrognio. Este facto teria como consequncia d de ozono nas camadas superiores da atmosfera e o bombardeamento constante da superfcie da Terra com raios U.V. Nessa at H2, seu principal constituinte, tenderia a reduzir as outras molculas. Seria, tambm, uma atmosfera sem azoto e sem dixido de

A sua constituio segundo Oparin, resultante da reaco dos gases provenientes da actividade vulcnica, seria: hidrognio (H 2) (CH4), amonaco (NH3) e vapor de gua. Estudos posteriores indicam que a atmosfera primitiva conteria ainda dixido de carbon azoto (N2), monxido de carbono (CO) e sulfureto de hidrognio (H2S).

A temperatura superfcie seria superior ao ponto de fuso do gelo mas inferior ao seu ponto de ebulio (0 - 100C). Parte da decomposta, a quente, em hidrognio, que se escapou para o espao, e oxignio, que se incorporou nas rochas. O restante vap ter-se- condensado, originando os oceanos, enquanto as chuvas intensas, correndo sobre os continentes, lhes extraam o clci se- acumulado em espessas camadas de sedimentos, que foram reincorporadas pelo manto. Este facto libertou a atmosfera de carbono, evitando o desenvolvimento do efeito de estufa que existe em Vnus.

Sopa primitiva, formada por compostos orgnicos simples em soluo nos oceanos

Esta mistura de gases, sujeita aco de U.V., do calor da crusta em fase de arrefecimento, da radioactividade natural dos comp formados e da actividade vulcnica, teria dado origem a compostos orgnicos simples em soluo - sopa primitiva.

Esta explicao permitia ultrapassar a dificuldade da formao das primeiras biomolculas (aminocidos, oses, bases azotadas e gordos) pois estas teriam tido uma origem em molculas inorgnicas.

A existncia de certas rochas contendo minerais assimtricos, como as argilas, teriam facilitado a estruturao desses monmer polmeros, funcionando como catalisadores inorgnicos.

Segundo Oparin, os conjuntos moleculares ter-se-iam agregado numa estrutura rodeada por uma espcie de membrana de cad hidrocarbonadas, que a isolava do meio coacervado.

Proteinides obtidos em laboratrio, estrutura a

Os coacervados derivam de um processo natural nas solues de polmeros fortemente hidratados. H uma separao espont soluo aquosa, inicialmente homognea, em duas fases, uma rica em polmeros e outra quase exclusivamente gua. Esta situ atraco entre molculas polares e repulso entre molculas polares e apolares.

O coacervado uma gotcula coloidal (formada por partculas muito pequenas mas maiores que as molculas com polaridad polmeros em suspenso num meio aquoso. A membrana do coacervado formada por molculas de gua dispostas em re polmeros. O coacervado pode interagir com o meio, incorporando molculas na sua estrutura, crescer e dividir-se. medida molculas se iam agregando, se a nova combinao molecular no fosse estvel, o coacervado destrua-se. Se fosse estvel o aumentava de tamanho, at que se dividia em dois.

No interior do coacervado, algumas molculas catalisavam novas combinaes, enquanto outras, autoreplicveis, comeavam a reaces metablicas. Deste modo, este conjunto de molculas funcionaria como uma pr-clula, constituindo uma primeira ma Vida.

Estudos recentes apontam para a importncia dos cidos nucleicos no processo inicial do desenvolvimento da Vida

O RNA ter sido a primeira molcula a surgir, j que este cido nucleico forma curtas cadeias espontaneamente em ambientes aos propostos nesta teoria. Alm disso, o RNA liga-se temporariamente a locais especficos de outras molculas, catalisando r clula viva na ausncia de enzimas, funcionando simultaneamente como DNA e protena durante a evoluo celular

Obter-se-iam assim, os pilares moleculares da Vida, os cidos nucleicos e as protenas: sem cidos nucleicos no h protenas, h estrutura e controlo das reaces (enzimas) e sem protenas (estruturais como as histonas e enzimticas) no h replicao pr-clula, provavelmente semelhante a uma bactria, seria heterotrfica, alimentando-se do caldo orgnico abitico do

Nos milhes de anos seguintes, a seleco natural ter conduzido esta evoluo qumica, favorecendo conjuntos moleculares be e eliminando outros, devido rarefaco dos nutrientes nos oceanos.

Assim, para sobreviverem, estas clulas podero ter evoludo para uma situao de autotrofia, necessitando de grande quan electres, como por exemplo o hidrognio, dixido de carbono ou molculas sulfurosas. No parece coincidncia que a grande bactrias autotrficas actuais pertencerem ao grupo das bactrias sulfurosas.

Com o surgimento das cianobactrias fotossintticas a acumulao de oxignio molecular criou a necessidade do surgimento d protectoras contra esse gs altamente agressivo.

O oxignio molecular um verdadeiro veneno para os organismos que no disponham de mecanismos enzimticos protectores

peroxidase, por exemplo) capazes de reduzir os subprodutos altamente nocivos do metabolismo oxidativo (perxido e super hidrognio). Os dados geofsicos indicam que o oxignio molecular surgiu gradualmente na atmosfera h cerca de 2000 M.a.

O oxignio teve um papel fundamental no desenvolvimento e complexificao das estruturas biolgicas, como se pode const exemplos seguintes:

capacidade de diviso celular depende da formao do complexo actina-miosina, impossvel sem oxig sntese de esteris, cidos gordos e colagnio impossvel sem oxignio; metabolismo aerbio fornece mais de 15 vezes mais energia que o anaerbio; camada de ozono permitiu a vida em terra.

ias os res

Esta teoria explicativa do aparecimento do primeiro ser vivo necessitava, no entanto, de provas factuais que a apoiasse.

Para isso, diversos cientistas simularam em laboratrio as condies que o seu autor considerava terem existido na Terra primitiv Stanley Miller, cuja experincia se tornou clebre.

Esquema da expe

Esta experincia foi concebida para testar a possibilidade da formao de monmeros abioticamente, nas condies da teoria Em 1953, Miller introduziu num balo uma mistura de metano, amonaco, hidrognio e gua.

Essa mistura era constantemente bombardeada por descargas elctricas de 60000 V e mantida a circular no aparelho pelo vap criado pela ebulio da gua.

Este procedimento foi mantido durante uma semana, aps a qual se recolhem amostras que so analisadas por cromato

As anlises mostraram que o lquido amarelado que se tinha formado continha vrios tipos de aminocidos (alanina, cido a

glutamato) e cidos orgnicos simples (frmico, actico, propinico, lctico e succnico) usuais nos seres vivos.

Juan Oro, outro investigador, demonstrou que era possvel obter abioticamente as bases pricas e pirimdicas que compem nucleicos, aquecendo cido ciandrico e amonaco, por sua vez obtidos abioticamente de hidrognio, monxido de carbono e azo

Saliente-se que uma das bases, a adenina, no s faz parte dos cidos nucleicos mas tambm fundamental para a formao d como o NAD+ e o NADP+ e do ATP. Sidney Fox testou a etapa seguinte, a formao abitica de polmeros a partir dos monmeros.

Dado que a concentrao de monmeros nos oceanos primitivos deveria ser baixa e que as reaces de polimerizao so re desidratao, estas no seriam fceis de obter em condies naturais.

Assim, foi proposto que as polimerizaes teriam ocorrido apenas em condies especiais, que aumentavam artificialmente a c de monmeros e catalisavam as reaces.

sabido que as argilas so rochas formadas por camadas aluminossilicatos hidratados com grande quantidade de cargas p negativas. Por este motivo estas rochas captam molculas carregadas com grande facilidade pelo processo de adsorso. Este um meio de facilitar a polimerizao, tal como a congelao, evaporao, calor, etc.

Fox testou esta possibilidade aquecendo a 200C misturas de aminocidos obtidos abioticamente sobre pedaos de rocha. Obt polipeptdicas, que designou proteinides, e que podiam ser usadas como alimento por bactrias e podiam apresentar capacida (uma pr-enzima).

Com estes proteinides, Fox obteve ainda o passo seguinte da teoria de Oparin, a formao de coacervados, estruturas que Fo microsferas, por aquecimento ebulio seguido de arrefecimento.

As microsferas aparentavam ter propriedades osmticas atravs da sua membrana de molculas de gua, comportando-se com clula.

da va

Bilies de anos atrs

4,5

3,5

2,5

1,5

Fontes energticas

bombardeamento por U.V. elevado, calor da Terra elevado, relmpagos intensos

bombardeamento por U.V. elevado, calor da Terra menor, relmpagos mdios

bombardeamento por U.V. elevado, calor da Terra baixo, relmpagos fracos

bombardeamento por U.V. fraco, calor da Terra baixo, relmpagos fracos

bombar U.V. fraco baixo, rel

Gases na atmosfera

hidrognio, metano, amonaco, gua, dixido de carbono

hidrognio, metano, amonaco, gua, dixido de carbono

hidrognio, amonaco, gua

hidrognio, amonaco, gua, ozono, oxignio, dixido de carbono

gua, ox azoto, di

Molculas no oceano

molculas orgnicas simples sintetizadas abioticamente, metano e hidrocarbonetos, amnia, cidos e lcoois

molculas orgnicas complexas sintetizadas abioticamente, nucletidos, aminocidos, acares

molculas orgnicas complexas usadas pelos protobiontes, incio da sntese bitica de protenas, gorduras e acares em clulas

molculas orgnicas complexas obtidas apenas por sntese bitica

molcu compl apenas po

Tipo de formas de Vida

era de evoluo qumica, protobiontes

procariontes

procariontes

surgimento dos eucariontes

organismo

s de in

o hidrognio muito leve e escapa-se gravidade da Terra com muita facilidade (quanto mais elevada a temper atmosfera superior, mais facilmente se escapa) logo talvez no tenha predominado na atmosfera primitiva;

o oxignio poderia existir em maior quantidade pois as enormes quantidades de vapor de gua produzidas podia decompostas em hidrognio e oxignio pelos U.V., tendo-se o hidrognio escapado e o oxignio acumulado na atmosfer processo fosse em grande escala, a atmosfera ter-se-ia tornado rica em oxignio;

a atmosfera interage permanentemente com as rochas logo a anlise destas poderia dar uma ideia aproximada constituio daquela. Algumas rochas sedimentares foram formadas em condies redutoras, factor tido como argument teoria de Oparin. No entanto, actualmente ainda possvel a formao dessas rochas, apesar da atmosfera rica em oxig nomeadamente em pntanos. Essas rochas formam-se em condies de decomposio anaerbia de matria orgnica n

Por este motivo considera-se que, se tomadas no seu conjunto, as rochas de um dado perodo evidenciam que a atmosfera prim muito semelhante de hoje. A dificuldade deste argumento o facto de apenas existirem rochas com 3200 M.a., logo a atmosfer poca no ser redutora no invalida os pressupostos de Oparin pois considera-se que os primeiros organismos fotossintticos te cerca de 3600 M.a. Outro aspecto a considerar que, mesmo com atmosfera oxidante, tal como na actualidade, era possvel a locais com condies redutoras (sob rochas ou no fundo de lagos ou oceanos) com elevadas concentraes moleculares, permit evoluo qumica proposta por Oparin; como tero surgido as molculas reguladoras e autoreplicveis ?

No foi possvel esclarecer devidamente se foi a protena ou o cido nucleico a primeira molcula a surgir na evoluo qumica, o surgiram simultaneamente. As protenas e os cidos nucleicos so as molculas bsicas de todos os organismos vivos. As prote uma funo estrutural e enzimtica e os cidos nucleicos contm a informao hereditria e os programas que controlam, pelas todas as reaces dos seres vivos. Sem cidos nucleicos no existe um plano de formao das protenas, e sem enzimas no se cpia dos cidos nucleicos.

Actualmente considera-se que o RNA ter sido a primeira molcula a surgir, seguido de uma forma simplificada de sntese protei fosfatos e a ribose seriam molculas comuns e a adenina pode ter sido formada espontaneamente, tal como demonstrado por di experincias. Obter-se-ia, assim, uma molcula capaz de replicao devido facilidade de emparelhamento de bases. No entan o RNA ser uma molcula mais reactiva que o DNA, tal no seria suficiente para catalisar reaces mais complexas, da a necess surgimento de uma outra molcula para realizar essas funes, as protenas enzimticas. As enzimas primitivas devem ter sido p pptidos no especficos. Fox demonstrou nas suas experincias que alguns proteinoides tinham actividade cataltica mas verda enzimas apenas podem surgir aps haver maneira de se conseguir reproduzir a sua sequncia polipeptdica. Sabe-se que em co biticas alguns polinucletidos podem servir de matriz para a sntese de no enzimtica de polinucletidos complementares. Apesar destes factos, facilmente se deduz que a grande maioria destas sequncias no teria qualquer significado.

Ora aqui est uma pergunta com intrigantes respostas, segundo as mais recentes investigaes (1998).

ore de ara o?

Temos sempre referido que a chamada rvore da Vida tem na sua base os seres procariontes (bactrias e arqueobactrias), org simples com uma nica cpia de cromossomas circulares, tendo os restantes grupos (eucariontes) surgido quando conjuntos des bactrias se agruparam para formar clulas complexas, ditas eucariticas.

Actualmente considera-se que o inverso tenha sido muito mais provvel!! Os primeiros organismos no teriam sido do tipo bact vivendo em fontes termais ou aberturas vulcnicas no fundo do mar. Devero, pelo contrrio, ter sido muito mais semelhantes a com genomas fragmentados (em vrios pequenos cromossomas lineares) e poliplides (com vrias cpias do mesmo gene para

"erros" na transcrio impedissem a sua sobrevivncia). Teriam, tambm, preferido os locais mais frios.

Tal como Patrick Forterre, entre outros cientistas, tem referido, as bactrias tero aparecido mais tarde, no sendo primitivas ma especializadas. Esta alterao to radical no tipo celular teria sido o resultado da adaptao a locais quentes, onde as temperatu 170C tendem a causar mutaes nos processos hereditrios.

Assim "simplificadas", as bactrias tornaram-se altamente competitivas em nichos onde a rapidez de reproduo uma vantage (parasitismo e necrofagia, por exemplo). Os restantes organismos, pelos habitats ocupados, nunca sofreram uma tamanha presso selectiva para se tornarem simples e que retiveram o maior nmero de genes possvel, em vez da simplicidade de utilizao.

http://www.simbiotica.org/origemvida.htm Durante sculos as explicaes para o origem da vida situavam-se nos terrenos da lenda e do fantstico. A primeira teoria foi esboada em 1828, quando Whler sintetizou uma substncia orgnica, a uria. A questo, porm, s foi definitivamente resolvida em 1967, quando Kornberg e Goulian conseguiram sintetizar o portador do cdigo gentico: o DNA.

At a dcada de 50, as preocupaes quanto origem da vida eram consideradas assunto especulativo, incapaz de levar a concluses mais decisivas. Era comum que posies religiosas e dogmticas impedissem uma abordagem cientfica do tema. Hoje, no s muitas perguntas relativas origem dos seres vivos foram respondidas como incontveis experimentos de laboratrio reproduziram condies supostamente vigentes na poca. Obteve-se assim um conjunto de informaes que permitiu formular teorias coerentes e plausveis. Os "tijolos" bsicos A Terra formou-se h cerca de quatro a cinco bilhes de anos. H fsseis de criaturas microscpicas de um tipo de bactria que prova que a vida surgiu h cerca de trs bilhes de anos. Em algum momento, entre estas duas datas - a evidncia molecular indica que foi h cerca de quatro bilhes de anos - deve ter ocorrido o incrvel acontecimento da origem da vida. Entretanto, antes de surgir qualquer forma de vida sobre a Terra no havia o oxignio atmosfrico (que produzido pelas plantas), mas sim vapor d'gua. provvel que no princpio a atmosfera da Terra contivesse apenas vapor d'gua (H2O), metano (CH4), gs carbnico (CO2), hidrognio (H2) e outros gases, hoje abundantes em outros planetas do sistema solar.

Nesse ambiente, surgiram espontaneamente os "tijolos" qumicos que formam as grandes molculas da vida. Esses "tijolos" so: os aminocidos, que formam as protenas; os cidos graxos, que compem as gorduras; e os acares, que constituem os carboidratos. Carboidratos e gorduras so compostos de carbono, hidrognio e oxignio. Das protenas faz parte tambm o nitrognio. Algumas provas da existncia, na atmosfera primitiva, de gua, hidrognio, metano e amonaco so fornecidas pela anlise espectroscpica das estrelas; outras, pela observao de meteoritos provenientes do espao interestelar. A anlise das estrelas revela tambm a existncia, em vrios pontos do Universo, de pequenas molculas orgnicas que estariam numa etapa primitiva de formao da vida.

Quando a vida se formou, h 3,5 bilhes de anos, o cido desoxirribonucleico, o DNA (acima, um modelo molecular), funcionou como elemento seletivo na manuteno da individualidade dos seres vivos.

Os qumicos reconstruram em laboratrios, a nvel experimental, estas condies primitivas, misturando os gases adequados e gua num recipiente de vidro e adicionando energia, atravs de uma descarga eltrica. Desta forma, sintetizaram substncias orgnicas de forma espontnea. claro que o fato de as molculas orgnicas aparecerem nesse caldo primitivo no seria suficiente. O passo mais importante foi o aparecimento de molculas que se autoduplicavam, produzindo cpias de si mesmas. Outro passo importante foi o aparecimento de estruturas anteriores s membranas, que proporcionaram espaos circunscritos onde aconteciam as reaes qumicas. Pode ter sido pouco depois deste estgio que criaturas simples, como as bactrias, deram lugar aos primeiros fsseis, h mais de trs bilhes de anos.

Numa experincia pioneira, no incio dos anos 50, o cientista americano Stanley Miller recriou a provvel atmosfera primitiva. Misturou num recipiente hermeticamente fechado hidrognio (H2), vapor d'gua (H2O), amnia (NH3) e metano (CH4). Fez passar atravs dessa mistura fortes descargas eltricas para simular os raios das tempestades ocorridas continuamente na poca e obteve ento aminocidos - "tijolos" bsicos das protenas. Outras experincias testaram os efeitos do calor, dos raios ultravioleta e das radiaes ionizantes sobre misturas semelhantes de Miller - todas simulando a atmosfera primitiva. O canibalismo inicial No incio, grande nmero de lagoas e oceanos foi se convertendo numa "sopa" de "tijolos da vida". Como no existiam ainda os seres vivos para com-los, nem oxignio livre para decomp-los, sua concentrao s aumentava. A energia necessria combinao entre essas pequenas molculas (que leva sntese de grandes molculas como protenas, gorduras e carboidratos) era proveniente sobretudo do calor do Sol, mas tambm da eletricidade. O problema da sntese das grandes molculas subdivide-se em dois, interdependentes: o primeiro trata apenas do aparecimento das molclas que se conhecem atualmente; o segundo refere-se ao modo pelo qual se deu a passagem do estado de uma simples "sopa"

O problema de como se formaram os tijolos da vida no se resolve pelo simples aparecimento de hidrognio e de compostos de carbono e nitrognio. Era preciso que eles se tivessem combinado de uma certa maneira.

de molculas orgnicas para o aparecimetno de formas celulares organizadas.

Para o primeiro problema, a resposta aparentemente paradoxal. Imaginemos uma pequena protena formada por cinqenta aminocidos, de vinte variedades. Desmontando-se essa protena e reagrupando-se seus aminocidos, de todas as formas possveis, isso resulta num nmero altssimo: a unidade seguida de 48 zeros. Portanto, se nos mares primitivos eram possveis todas as combinaes (e eram, sem dvida), por que razo vingaram as que produziram a vida? O paradoxo est em que vingaram exatamente porque produziram vida. Apareceram macromolculas de diversos tipos, mas as que conseguiram organizar-se em pequenas unidades autoreprodutoras (como o DNA) usaram as outras como alimento. Isso permite saber que tipo de seres povoou primeiramente o Universo. Foram os hetertrofos, seres vivos, como animais e fungos, que comem outros seres vivos. S depois surgiram os seres auttrofos, aqueles que, como as plantas, sintetizam seu prprio

alimento.

Os primeiros seres vivos, unicelulares e muito simples, comearam a obter sua energia da ruptura das molculas da "sopa" sua volta; esgotada esta, passaram a tirar energia de outros seres vivos. Mas nesse ponto j deviam encontrar-se num estgio de complexidade que permitia o aproveitmanto das reaes fotoqumicas: se no tivessem existido, nesta fase, seres capazes de explorar a luz solar, o perodo inicial de canibalismo teria acabado com a vida incipiente. Assim, a resposta para o primeiro problema - por que vingaram apenas certos tipos de macromolculas - depende da resoluo do segundo: como apareceram indivduos que eliminaram aqueles incapazes de formar seus prprios sistemas de auto-reproduo.

Gotculas de coacervado obtidas artificialmente e fotografadas ao microscpio sugerem como devem ter se organizado as substncias orgmicas nos mares primitivos para o aparecimento das primeiras formas de vida.

A individualizao Primeiro, preciso entender como surgiram as primeiras macromolculas no dissolvidas no ambiente, mas agrupadas numa unidade constante e auto-reprodutora. O cientista sovitico Alexander Oparin foi o primeiro a dar uma resposta aceitvel: com rarssimas excees as molculas da vida so insolveis na gua e, nela colocadas, ou se depositam ou formam uma suspenso coloidal, o que um fenmeno de natureza eltrica. H dois tipos de colides: os que no tm afinidade eltrica com a gua e os que tm afinidade. Devido a essa afinidade, os colides hidrfilos permitem que se forme volta de suas molculas uma pelcula de gua difcil de romper. Existe ainda um tipo especial de colide orgnicos. So os coacervados: possuem grande nmero de molculas, rigidamente licalizadas e isoladas do meio ambiente por uma pelcula superficial de gua. Desse modo, os coacervados adquirem sua "individualidade". Tudo era favorvel para que na "sopa" ocenica primitiva existissem muitos coacervados. Sobre eles atuou a seleo natural: somente as gotas capazes de englobar outras, ou de devor-las, puderam sobreviver. Imagine um desses coacervados

absorvendo substncias do meio exterior ou aglutinando outras gotas. Ele aumenta e ao mesmo tempo que engloba substncias elimina outras. Esse modelo de coacervado, que cresce por aposio, no bastaria, porm, para que a vida surgisse. Era preciso que entre os coacervados aparecesse algum capaz de se auto-reproduzir, preservando todos os seus componentes. A esta etapa do processo evolutivo, a competio deve ter sido decisiva. As gotas que conseguiram auto-reproduzir-se ganharam a partida. Elas tinham uma memria que lhes permitia manter sua individualidade. Era o cido desoxirribonucleico (DNA). As que no eram governadas pelo DNA reproduziram-se caoticamente.

Enfim, pode-se caracterizar os primeiros seres vivos como: simples unicelulares abiogenticos hetertrofos fermentadores anaerbicos. "Dicionrio" Abiognese: teoria de origem da vida baseada na gerao espontnea, sendo que um ser no vivo
trsnformaria-se em um ser vivo atravs de um princpio ativo. Foi defendida por grandes cientistas como Aristteles, Van Helmont, Newton, Harwey, Descartes e John Needham. Auttrofo: ser capaz de sintetizar seu prprio alimento, atravs da fotossntese. Biognese: teoria de baseada na origem de um ser vivo apenas oriundo de outro ser vivo. Defendida por Francisco Redi, Lzaro Spallanzani e Louis Pasteur. Coacervado: um aglomerado de molculas proteicas circundadas por uma camada de gua; foram, possivelmente, as formas mais prximas dos primeiros seres vivos. Cosmozorios: so os primeiros seres do planeta, vindos de outros planetas do Sistema Solar. Criacionismo: teoria religiosa sobre a origem da vida, baseada na criao divina dos seres, Ado e Eva. Fermentador: ser que realiza fermentao para obteno de energia. Hetertrofo: ser incapaz de sintetizar seu prprio alimento. Panspermia csmica: teoria de Arrhenius sobre a origem da vida, baseada no surgimento da vida em outro planeta, sendo que os cosmozorios teriam alcanado a Terra atravs de meteoritos. Unicelular: ser constitudo de uma nica clula

Вам также может понравиться