Вы находитесь на странице: 1из 6

MELISSA CREPALDI

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAO FSICA NA CONSTRUO DO SER E AS DIFICULDADES NA RELAO TEORIA-PRTICA.

Trabalho apresentado em cumprimento das exigncias da disciplina de Filosofia do curso de Bacharelado em Educao Fsica da Universidade Federal do Paran. Professor Santiago Pich

CURITIBA 2011

Introduo A Educao Fsica uma disciplina de grande importncia no currculo escolar, pois a mesma possibilita o desenvolvimento integral do aluno, assim como a socializao, a vida saudvel e a cooperao, atravs de prticas recreativas e esportivas. Sendo assim, o professor de Educao Fsica figura diretamente responsvel e influenciadora na formao e no desenvolvimento de jovens e crianas. Porm, muitas vezes os professores tm dificuldades em incluir os contedos tericos aprendidos durante a graduao no planejamento de atividades propostas. Isso ocorre, pois comum a formao acadmica ser voltada a aspectos biolgicos e tecnicistas, sendo deixadas em segundo plano disciplinas da rea de cincias humanas como filosofia, sociologia e psicologia.

A importncia da Educao Fsica na formao do ser humano Sabemos que o ser humano um ser sociocultural, que se desenvolve atravs das experincias vivenciadas por ele. Cada indivduo v o mundo e relaciona-se com ele de forma singular, pois cada pessoa passa por experincias diferentes que influenciam nesse relacionar-se. O homem, durante sua vida, produz e reproduz prticas que fazem parte da sua cultura. A Educao Fsica considerada parte da cultura humana uma vez que envolve prticas ligadas ao corpo e ao movimento que foram sendo criadas pelo homem ao longo da histria. Segundo Marques e Krug (2008) a Educao Fsica se constitui numa rea de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de: jogos, ginsticas, lutas, danas e esportes. nesse sentido que se tem falado atualmente de uma cultura corporal, ou cultura fsica, ou ainda, cultura de movimento. A Educao Fsica, portanto, devia ser mais valorizada diante da sociedade, pois atravs das prticas corporais e da reflexo sobre essas prticas o indivduo tem a possibilidade de se desenvolver tanto no sentido afetivo, social e do carter como em aspectos motores e cognitivos. Desse modo, o professor de Educao Fsica, dentro ou fora do ambiente escolar, responsvel por promover tais possibilidades de desenvolvimento aos alunos. No entanto, o que observamos nas aulas de Educao Fsica, ministradas atualmente, a insistncia dos professores em aplicar contedos esportivos, dando nfase competitividade e valorizando as habilidades individuais dos alunos o que exclui de certa forma os alunos que no detm de tantas habilidades para a prtica esportiva.

Barros Neto (1997) afirma que a Educao Fsica escolar no deve ser totalmente dissociada do esporte, j que um de seus objetivos consiste em promover a socializao e interao entre seus alunos. O grande questionamento que se faz a respeito do esporte na escola que ele muitas vezes transfere para o aluno uma carga de responsabilidade muito alta quanto obteno de resultados, o que afeta a criana psicologicamente de uma forma negativa. Desta forma, atividades recreativas, rtmicas e mesmo esportivas propostas de forma ldica, permitiriam aos alunos momentos para adquirirem valores morais cabendo ao professor o papel de formar, atravs de suas aulas, atitudes de respeito mtuo, dignidade, solidariedade, afetividade e coletividade. O professor deve se preocupar em estabelecer relaes equilibradas e construtivas entre os alunos, fazendoos reconhecer e respeitar caractersticas fsicas e de desempenho de si prprio e dos outros. A Educao Fsica constitui um espao de reflexo e discusso de valores e atitudes, atravs das tenses criadas pelo contato fsico e pela competio presentes nos jogos. Cabe ao professor realizar essas discusses e incentivar os alunos a refletirem sobre suas atitudes diante desses conflitos, orientando e servindo de referncia para os alunos. Alm da formao subjetiva dos seres humanos, a Educao Fsica tambm responsvel pelo desenvolvimento fsico dos indivduos. Nesse sentido, a Educao Fsica escolar segue tendncias de duas abordagens principais advindas de diferentes teorias psicolgicas, sociolgicas e concepes filosficas. Uma dessas abordagens a psicomotora, que responsabiliza a Educao Fsica pelo ... desenvolvimento da criana, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos, e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formao integral do aluno (Parmetros Curriculares Nacionais, 1998, p.23). A outra a abordagem desenvolvimentista que pretende ... caracterizar a progresso normal do crescimento fsico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relao faixa etria e, em funo dessas caractersticas, sugerir aspectos ou elementos relevantes estruturao de um programa para a educao fsica na escola (Parmetros Curriculares Nacionais, 1998, p.24). Assim, outras aprendizagens, de natureza afetiva, cognitiva e social, podem ocorrer durante as aulas, como consequncia das prticas corporais. Para tanto o professor deve proporcionar um ambiente descaracterizado de aspectos de competitividade, rendimento, performance, sucesso, entre outros nesse sentido.

Dificuldades na relao teoria-prtica, um problema na formao de profissionais Os profissionais de Educao Fsica, frequentemente, apresentam dificuldade em incluir os contedos tericos aprendidos durante a formao acadmica no planejamento de suas aulas. Parte desta defasagem se d em funo dos desencontrados currculos oferecidos na grade curricular do curso de Educao Fsica. A valorizao de disciplinas tcnicas e a insignificncia ou at mesmo nenhuma importncia voltada s disciplinas de carter reflexivo/filosfico resultam em desarticulao com a realidade (M. B. Schreiber; E. J. Scopel; A. Andrade; 2005). Essa valorizao de disciplinas tcnicas reflete nos contedos propostos pelo professor, que prefere passar fundamentos tcnico-tticos aos alunos. Atitude essa que, muitas vezes, acaba provocando o distanciamento e desinteresse pelas prticas esportivas por parte de alguns alunos que, por algum motivo, no se sentem contemplados nessas atividades. comum o desestmulo do professor diante das mais variadas situaes que acontecem em sua rotina de trabalho quando o mesmo percebe que as orientaes recebidas durante a graduao no so suficientes para que sua prtica tenha a qualidade ideal. A grade curricular do curso de Educao Fsica, historicamente, privilegia contedos esportivos e enfatiza aspectos biolgicos e mecnicos. A fragmentao existente no currculo da Educao Fsica ocorreu para atender as demandas do mercado, fato que contribui para a desqualificao da formao do profissional de Educao Fsica. Na sociedade capitalista em que vivemos preciso ter conhecimento para no nos permitirmos ser manipulados. Dessa maneira, a formao do professor, seja de qualquer rea, deve ser um processo contnuo e permanente, porm o interesse para a continuao desse estudo deve comear a ser construdo desde o incio da graduao. Tomelin (2003) nos alerta que atravs da reflexo filosfica poderemos ter mais clareza sobre qual caminho tomar em nosso posicionamento tico e poltico, de forma a contribuir para a construo de valores humanos. Portanto, a formao dos professores deve abranger uma orientao mais profunda sobre o ser humano, incluindo aspectos filosficos, antropolgicos e pedaggicos, considerando tambm sua participao social e poltica. Dentre outros benefcios o conhecimento filosfico possibilita ao professor acompanhar de forma reflexiva e crtica a ao pedaggica transformando a sua

educao assistemtica (de senso comum) em uma educao sistematizada (guiada pela conscincia filosfica) (M. B. Schreiber; E. J. Scopel; A. Andrade; 2005). Nota-se que as discusses e produes acadmicas no campo da Educao Fsica resultam em conceitos e teorias complexas, porm na prtica docente percebe-se que o exerccio reflexivo sobre os movimentos realizados no muito comum. Desse modo, Pereira (1998) explica que aos olhos dos professores, a teoria no um problema, mas a relao teoria-prtica que se constitui um problema. Deve haver uma preocupao do relacionamento entre a teoria e a prtica da Educao Fsica Escolar, isso porque os conceitos tericos produzidos s tem sentido se forem sustentados por meio de alguma prtica, assim como uma prtica que no tenha fundamentao terica, se torna algo vazio e sem significado. Porm, o que temos percebido o distanciamento e o caminhar independente dessas duas vertentes.

Consideraes finais Este trabalho pretendeu apontar a importncia do professor e das aulas de Educao Fsica no desenvolvimento do ser humano, tanto no sentido afetivo e na formao do carter das crianas quanto nos aspectos motores e cognitivos. E tambm investigar a relao terico-prtica dos contedos filosficos pertencentes ao currculo do Curso de Educao Fsica, e se de fato os profissionais do importncia a tais aspectos no planejamento e na concretizao das atividades realizadas fora do ambiente acadmico. Vimos ainda que so raros os momentos em que o professor consegue transmitir e despertar nos alunos o senso crtico e a possibilidade de transformao e apropriao dos espaos onde vivem, por meio de questionamentos e reflexes sobre a sua realidade. Isso ocorre, muitas vezes, pela valorizao de disciplinas tcnicas e a pouca importncia voltada s disciplinas da rea de Cincias Humanas. Portanto, cabe aos professores de Educao Fsica procurar ocupar um espao na educao integral, se distanciando de uma Educao Fsica tecnicista e se preocupando mais com aspectos humanos, a fim de contribuir para a formao, no somente de atletas ou de corpos saudveis, mas de cidados conscientes e capazes de atuar ativamente em busca da melhoria de sua realidade social.

Referncias A. A. GUIMARES; F. C. PELLINI; J. S. R. ARAUJO & J. M. MAZZANI. Educao Fsica Escolar: Atitudes e Valores. Motriz Jan-Jun 2001, Vol. 7, n.1, pp. 17-22. BARROS NETO, Turbio Leite de. Incio da criana no esporte In: Exerccio sade e desempenho fsico. So Paulo: atheneu, 1997. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Educao Fsica. Braslia: MEC, 1998. MARQUES, Marta N. KRUG, Maria de Rosso. Educao Fsica Escolar: expectativas, importncia e objetivos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n.122, jul. 2008. PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ao na prtica docente. In CORINTA, Maria Grisolia Geraldi; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabethe Monteiro de A. (orgs.) Cartografias do trabalho docente: professor pesquisador. Campinas: Mercado das Letras, 1998. SCHREIBER, M.B., SCOPEL, E.J. ANDRADE, A. A abordagem holstica no contexto da agressividade de crianas em educao fsica. EFDPortes Revista Digital, Buenos Aires: ano 10 n.86, Julho, 2005. TOMELIN, Janes Fidlis. A Filosofia na educao e a educao filosfica. In: Revista de divulgao cultural, Blumenau. Ano 25. n. 81, set., p.57-64, 2003.

Вам также может понравиться