Вы находитесь на странице: 1из 3

BRACIER - Comit Brasileiro da CIER - Dilma defende usinas hidreltricas com grandes reservatrios

11/07/13 14:38

Dilma defende usinas hidreltricas com grandes reservatrios

Ministro Lobo disse que o governo quer acelerar leiles de usinas para evitar riscos

No de hoje que o governo sinaliza um certo descontentamento em relao ao modelo de engenharia que passou a ser utilizado na construo de novas hidreltricas pelo pas, uma opo tecnolgica que reduz o tamanho dos reservatrios criados para gerao de energia. Ontem, a presidente Dilma Rousseff aproveitou o Frum Brasileiro de Mudanas Climticas, realizado no Palcio do Planalto, para colocar de lado o discurso dbio de seus principais assessores do setor energtico e foi diretamente ao ponto. Dilma defendeu a construo de hidreltricas com grandes reservatrios, modelo que foi utilizado para erguer a usina de Itaipu.

A crtica de Dilma foi direcionada crescente instalao de usinas baseadas no modelo conhecido como "fio d'gua". Nessas hidreltricas, turbinas utilizam o fluxo natural do rio para gerar energia, dispensando a necessidade de ter grandes quedas de gua. No caso de hidreltricas como Itaipu, cria-se um grande lago, para que se obtenha uma queda d'gua maior, o que significa mais energia. As usinas a fio d'gua, disse Dilma, vo exigir que o pas repense a sua matriz energtica, explorando gerao trmica, que mais poluente.

uma deciso polmica. A viabilidade de novas usinas na regio amaznica, como as hidreltricas de Jirau e Santo Antnio, emRondnia, e de Belo Monte, no Par, s foram para frente porque o governo concordou em adotar o modelo a fio d'gua. Belo
http://www.bracier.org.br/pt/noticias/brasil/4532-dilma-defende-usinas-hidreletricas-com-grandes-reservatorios-.html Pgina 1 de 3

BRACIER - Comit Brasileiro da CIER - Dilma defende usinas hidreltricas com grandes reservatrios

11/07/13 14:38

Monte, por exemplo, que tem gerado tanta polmica por conta de seu reservatrio de 502,8 km quadrados, teve seu projeto original alterado, reduzindo a dimenso de seu lago para menos da metade do tamanho inicialmente previsto.

"Temos de enfrentar o fato de que, se ns continuarmos a fazer hidreltricas a fio d'gua, se ns continuarmos a ter essa arquitetura de hidreltricas, teremos aumento das trmicas", disse Dilma.

A defesa da presidente soa como um pesadelo para ambientalistas. O fato de a usina se basear em turbinas tipo fio d'gua no significa que as reas alagadas so pequenas. Os exemplos emblemticos dessa situao so as duas hidreltricas que o governo pretende erguer no rio Tapajs, no Par. A usina de So Luiz do Tapajs, estruturada para gerar 6.133 megawatts (MW) no modelo de fio d'gua - potncia inferior apenas a de Itaipu, Belo Monte e Tucuru - envolve a inundao total de 1.368 quilmetros quadrados de floresta. Trata-se de uma rea quase do tamanho da cidade de So Paulo e que equivale a duas vezes e meia a inundao que ser causada por Belo Monte. Na usina do rio Xingu, porm, a potncia ser de 11 mil MW.

Dilma defendeu as aes adotadas pelo governo para controlar o desmatamento e disse que o pas demonstra que " possvel crescer e preservar".

Ontem, o ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobo, admitiu que impasses com terras e comunidades indgenas tm comprometido o cronograma de hidreltricas importantes para o planejamento de expanso energtico do pas. Lobo afirmou que o governo pretende acelerar a construo de novas usinas trmicas e hidreltricas e que est trabalhando para "adiantar as coisas para que no haja nenhum comprometimento do fornecimento de energia".

Ontem, os 140 indgenas da regio de Belo Monte que tinham se reunido com o
http://www.bracier.org.br/pt/noticias/brasil/4532-dilma-defende-usinas-hidreletricas-com-grandes-reservatorios-.html Pgina 2 de 3

BRACIER - Comit Brasileiro da CIER - Dilma defende usinas hidreltricas com grandes reservatrios

11/07/13 14:38

ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidncia da Repblica, decidiram dispensar os dois avies da FAB que os levariam de volta ao Par e permaneceram em Braslia. Os ndios ficaram insatisfeitos com a posio do governo. Eles pedem a paralisao imediata da construo de Belo Monte e dos estudos de viabilidade socioambiental de outras hidreltricas previstas para a regio dos rios Teles Pires e Tapajs, entre os Estados do Mato Grosso e Par. Apesar de se mostrar aberto ao dilogo, o governo garantiu que as obras de Belo Monte continuaro e que a Fora Nacional de Segurana continuar a ser acionada. A hidreltrica, que a maior obra de infraestrutura em andamento no pas, j acumula mais de trs meses de paralisaes, passados dois anos do incio de sua construo. (Valor Econmico, 06/06)

http://www.bracier.org.br/pt/noticias/brasil/4532-dilma-defende-usinas-hidreletricas-com-grandes-reservatorios-.html

Pgina 3 de 3

Вам также может понравиться