Вы находитесь на странице: 1из 16

Educao no Brasil: a Histria das rupturas

Jos Luiz de Paiva Bello 2001 Introduo

A Histria da Educao Brasileira no uma Histria difcil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fceis de serem observadas. A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao territrio do Novo Mundo. No podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padro de educao prprio da Europa, o que no quer dizer que as populaes que por aqui viviam j no possuam caractersticas prprias de se fazer educao. E convm ressaltar que a educao que se praticava entre as populaes indgenas no tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu. Num programa de entrevista na televiso o indigensta Orlando Villas Boas contou um fato observado por ele numa aldeia Xavante que retrata bem a caracterstica educacional entre os ndios: Orlando observava uma mulher que fazia alguns potes de barro. Assim que a mulher terminava um pote seu filho, que estava ao lado dela, pegava o pote pronto e o jogava ao cho quebrando. Imediatamente ela iniciava outro e, novamente, assim que estava pronto, seu filho repetia o mesmo ato e o jogava no cho. Esta cena se repetiu por sete potes at que Orlando no se conteve e se aproximou da mulher Xavante e perguntou por que ela deixava o menino quebrar o trabalho que ela havia acabado de terminar. No que a mulher ndia respondeu: "- Porque ele quer." Podemos tambm obter algumas noes de como era feita a educao entre os ndios na srie Xingu, produzida pela extinta Rede Manchete de Televiso. Neste seriado podemos ver crianas indgenas subindo nas estruturas de madeira das construes das ocas, numa altura inconcebivelmente alta. Quando os jesutas chegaram por aqui eles no trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europia; trouxeram tambm os mtodos pedaggicos.

Este mtodo funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a Histria da Educao no Brasil: a expulso dos jesutas por Marqus de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educao o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentou-se as aulas rgias, o subsdio literrio, mas o caos continuou at que a Famlia Real, fugindo de Napoleo na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo. Na verdade no se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Famlia Real permitiu uma nova ruptura com a situao anterior. Para preparar terreno para sua estadia no Brasil D. Joo VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botnico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudana, a Imprensa Rgia. Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa Histria passou a ter uma complexidade maior. A educao, no entanto, continuou a ter uma importncia secundria. Basta ver que, enquanto nas colnias espanholas j existiam muitas universidades, sendo que em 1538 j existia a Universidade de So Domingos e em 1551 a do Mxico e a de Lima, a nossa primeira Universidade s surgiu em 1934, em So Paulo. Por todo o Imprio, incluindo D. Joo VI, D. Pedro I e D. Pedro II, pouco se fez pela educao brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamao da Repblica tentou-se vrias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educao brasileira no sofreu um processo de evoluo que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo. At os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educao continua a ter as mesmas caractersticas impostas em todos os pases do mundo, que a de manter o "status quo" para aqueles que freqentam os bancos escolares. Concluindo podemos dizer que a Educao Brasileira tem um princpio, meio e fim bem demarcado e facilmente observvel. E isso que tentamos passar neste texto.

Os perodos foram divididos a partir das concepes do autor em termos de importncia histrica. Se considerarmos a Histria como um processo em eterna evoluo no podemos considerar este trabalho como terminado. Novas rupturas esto acontecendo no exato momento em que esse texto est sendo lido. A educao brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direes.

Perodo Jesutico (1549 - 1759)

A educao indgena foi interrompida com a chegada dos jesutas. Os primeiros chegaram ao territrio brasileiro em maro de 1549. Comandados pelo Padre Manoel de Nbrega, quinze dias aps a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmo Vicente Rodrigues, contando apenas 21 anos. Irmo Vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagao da f religiosa. No Brasil os jesutas se dedicaram pregao da f catlica e ao trabalho educativo. Perceberam que no seria possvel converter os ndios f catlica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesutica estendeu-se para o sul e, em 1570, vinte e um anos aps a chegada, j era composta por cinco escolas de instruo elementar (Porto Seguro, Ilhus, So Vicente, Esprito Santo e So Paulo de Piratininga) e trs colgios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). Quando os jesutas chegaram por aqui eles no trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europia; trouxeram tambm os mtodos pedaggicos. Todas as escolas jesutas eram regulamentadas por um documento, escrito por Incio de Loiola, o Ratio Studiorum. Eles no se limitaram ao ensino das primeiras letras; alm do curso elementar mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundrios, e o curso de Teologia e Cincias Sagradas, de nvel superior, para formao de sacerdotes.

No curso de Letras estudava-se Gramtica Latina, Humanidades e Retrica; e no curso de Filosofia estudava-se Lgica, Metafsica, Moral, Matemtica e Cincias Fsicas e Naturais. Este modelo funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a Histria da Educao no Brasil: a expulso dos jesutas por Marqus de Pombal. Se existia algo muito bem estruturado, em termos de educao, o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. No momento da expulso os jesutas tinham 25 residncias, 36 misses e 17 colgios e seminrios, alm de seminrios menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educao brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histrica num processo j implantado e consolidado como modelo educacional.

Perodo Pombalino (1760 - 1808)

Com a expulso saram do Brasil 124 jesutas da Bahia, 53 de Pernambuco, 199 do Rio de Janeiro e 133 do Par. Com eles levaram tambm a organizao monoltica baseada no Ratio Studiorum. Desta ruptura, pouca coisa restou de prtica educativa no Brasil. Continuaram a funcionar o Seminrio Episcospal, no Par, e os Seminrios de So Jos e So Pedro, que no se encontravam sob a jurisdio jesutica; a Escola de Artes e Edificaes Militares, na Bahia, e a Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro. Os jesutas foram expulsos das colnias em funo de radicais diferenas de objetivos com os dos interesses da Corte. Enquanto os jesutas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadncia que se encontrava diante de outras potncias europias da poca. Alm disso, Lisboa passou por um terremoto que destruiu parte significativa da cidade e precisava ser reerguida. A educao jesutica no convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou

seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da f, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado. Atravs do alvar de 28 de junho de 1759, ao mesmo tempo em que suprimia as escolas jesuticas de Portugal e de todas as colnias, Pombal criava as aulas rgias de Latim, Grego e Retrica. Criou tambm a Diretoria de Estudos que s passou a funcionar aps o afastamento de Pombal. Cada aula rgia era autnoma e isolada, com professor nico e uma no se articulava com as outras. Portugal logo percebeu que a educao no Brasil estava estagnada e era preciso oferecer uma soluo. Para isso instituiu o "subsdio literrio" para manuteno dos ensinos primrio e mdio. Criado em 1772 o subsdio era uma taxao, ou um imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre e a aguardente. Alm de exguo, nunca foi cobrado com regularidade e os professores ficavam longos perodos sem receber vencimentos a espera de uma soluo vinda de Portugal. Os professores geralmente no tinham preparao para a funo, j que eram improvisados e mal pagos. Eram nomeados por indicao ou sob concordncia de bispos e se tornavam "proprietrios" vitalcios de suas aulas rgias. O resultado da deciso de Pombal foi que, no princpio do sculo XIX, a educao brasileira estava reduzida a praticamente nada. O sistema jesutico foi desmantelado e nada que pudesse chegar prximo deles foi organizado para dar continuidade a um trabalho de educao.

Perodo Joanino (1808 1821)

A vinda da Famlia Real, em 1808, permitiu uma nova ruptura com a situao anterior. Para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, D. Joo VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botnico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudana, a Imprensa Rgia. Segundo alguns autores, o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa Histria passou a

ter uma complexidade maior. O surgimento da imprensa permitiu que os fatos e as idias fossem divulgados e discutidos no meio da populao letrada, preparando terreno propcio para as questes polticas que permearam o perodo seguinte da Histria do Brasil. A educao, no entanto, continuou a ter uma importncia secundria. Para o professor Lauro de Oliveira Lima (1921) "a 'abertura dos portos', alm do

significado comercial da expresso, significou a permisso dada aos 'brasileiros' (madereiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenmeno chamado civilizao e cultura".

Perodo Imperial (1822 - 1888)

D. Joo VI volta a Portugal em 1821. Em 1822 seu filho D. Pedro I proclama a Independncia do Brasil e, em 1824, outorga a primeira Constituio brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instruo primria gratuita para todos os cidados". Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Mtodo Lancaster, ou do "ensino mtuo", onde um aluno treinado (decurio) ensinava um grupo de dez alunos (decria) sob a rgida vigilncia de um inspetor. Em 1826 um Decreto institui quatro graus de instruo: Pedagogias (escolas primrias), Liceus, Ginsios e Academias. Em 1827 um projeto de lei prope a criao de pedagogias em todas as cidades e vilas, alm de prever o exame na seleo de professores, para nomeao. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas. Em 1834 o Ato Adicional Constituio dispe que as provncias passariam a ser responsveis pela administrao do ensino primrio e secundrio. Graas a isso, em 1835, surge a primeira Escola Normal do pas, em Niteri. Se houve inteno de

bons resultados no foi o que aconteceu, j que, pelas dimenses do pas, a educao brasileira perdeu-se mais uma vez, obtendo resultados pfios. Em 1837, onde funcionava o Seminrio de So Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro, criado o Colgio Pedro II, com o objetivo de se tornar um modelo pedaggico para o curso secundrio. Efetivamente oColgio Pedro II no conseguiu se organizar at o fim do Imprio para atingir tal objetivo. At a Proclamao da Repblica, em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educao brasileira. O Imperador D. Pedro II, quando perguntado que profisso escolheria no fosse Imperador, afirmou que gostaria de ser " mestre-escola". Apesar de sua afeio pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gesto, para que se criasse, no Brasil, um sistema educacional.

Perodo da Primeira Repblica (1889 - 1929)

A Repblica proclamada adotou o modelo poltico americano baseado no sistema presidencialista. Na organizao escolar percebe-se influncia da filosofia positivista. A Reforma de Benjamin Constant tinha como princpios

orientadores a liberdade e laicidade do ensino, como tambm a gratuidade da escola primria. Estes princpios seguiam a orientao do que estava estipulado na Constituio brasileira. Uma das intenes desta Reforma era transformar o ensino em formador de alunos para os cursos superiores e no apenas preparador. Outra inteno era substituir a predominncia literria pela cientfica. Esta Reforma foi bastante criticada: pelos positivistas, j que no respeitava os princpios pedaggicos de Comte; pelos que defendiam a predominncia literria, j que o que ocorreu foi o acrscimo de matrias cientficas s tradicionais, tornando o ensino enciclopdico.

O Cdigo Epitcio Pessoa, de 1901, inclui a lgica entre as matrias e retira a biologia, a sociologia e a moral, acentuando, assim, a parte literria em detrimento da cientfica. A Reforma Rivadvia Correa, de 1911, pretendeu que o curso secundrio se tornasse formador do cidado e no como simples promotor a um nvel seguinte. Retomando a orientao positivista, prega a liberdade de ensino, entendendo-se como a possibilidade de oferta de ensino que no seja por escolas oficiais, e de freqncia. Alm disso, prega ainda a abolio do diploma em troca de um certificado de assistncia e aproveitamento e transfere os exames de admisso ao ensino superior para as faculdades. Os resultados desta Reforma foram desastrosos para a educao brasileira. Num perodo complexo da Histria do Brasil surge a Reforma Joo Luiz Alves que introduz a cadeira de Moral e Cvica com a inteno de tentar combater os protestos estudantis contra o governo do presidente Arthur Bernardes. A dcada de vinte foi marcada por diversos fatos relevantes no processo de mudana das caractersticas polticas brasileiras. Foi nesta dcada que ocorreu o Movimento dos 18 do Forte (1922), a Semana de Arte Moderna (1922), a fundao do Partido Comunista (1922), a Revolta Tenentista (1924) e a Coluna Prestes (1924 a 1927). Alm disso, no que se refere educao, foram realizadas diversas reformas de abrangncia estadual, como as de Loureno Filho, no Cear, em 1923, a de Ansio Teixeira, na Bahia, em 1925, a de Francisco Campos e Mario Casassanta, em Minas, em 1927, a de Fernando de Azevedo, no Distrito Federal (atual Rio de Janeiro), em 1928 e a de Carneiro Leo, em Pernambuco, em 1928.

Perodo da Segunda Repblica (1930 - 1936)

A Revoluo de 30 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produo. A acumulao de capital, do perodo anterior, permitiu com que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produo industrial. A nova realidade brasileira passou a exigir uma mo-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educao. Sendo assim, em 1930, foi criado o Ministrio da Educao e Sade Pblica e, em 1931, o governo provisrio sanciona decretos organizando o ensino secundrio e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos". Em 1932 um grupo de educadores lana nao o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores da poca. Em 1934 a nova Constituio (a segunda da Repblica) dispe, pela primeira vez, que a educao direito de todos, devendo ser ministrada pela famlia e pelos Poderes Pblicos. Ainda em 1934, por iniciativa do governador Armando Salles Oliveira, foi criada a Universidade de So Paulo. A primeira a ser criada e organizada segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931. Em 1935 o Secretrio de Educao do Distrito Federal, Ansio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, no atual municpio do Rio de Janeiro, com uma Faculdade de Educao na qual se situava o Instituto de Educao.

Perodo do Estado Novo (1937 - 1945)

Refletindo tendncias fascistas outorgada uma nova Constituio em 1937. A orientao poltico-educacional para o mundo capitalista fica bem explcita em seu texto sugerindo a preparao de um maior contingente de mo-de-obra para as novas atividades abertas pelo mercado. Neste sentido a nova Constituio enfatiza o ensino pr-vocacional e profissional.

Por outro lado prope que a arte, a cincia e o ensino sejam livres iniciativa individual e associao ou pessoas coletivas pblicas e particulares, tirando do Estado o dever da educao. Mantm ainda a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primrio Tambm dispe como obrigatrio o ensino de trabalhos manuais em todas as escolas normais, primrias e secundrias. No contexto poltico o estabelecimento do Estado Novo, segundo a historiadora Otaza Romanelli, faz com que as discusses sobre as questes da educao, profundamente ricas no perodo anterior, entrem "numa espcie de hibernao". As conquistas do movimento renovador, influenciando a Constituio de 1934, foram enfraquecidas nessa nova Constituio de 1937. Marca uma distino entre o trabalho intelectual, para as classes mais favorecidas, e o trabalho manual, enfatizando o ensino profissional para as classes mais desfavorecidas. Em 1942, por iniciativa do Ministro Gustavo Capanema, so reformados alguns ramos do ensino. Estas Reformas receberam o nome de Leis Orgnicas do Ensino, e so compostas por Decretos-lei que criam oServio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI e valoriza o ensino profissionalizante. O ensino ficou composto, neste perodo, por cinco anos de curso primrio, quatro de curso ginasial e trs de colegial, podendo ser na modalidade clssico ou cientfico. O ensino colegial perdeu o seu carter propedutico, de preparatrio para o ensino superior, e passou a se preocupar mais com a formao geral. Apesar dessa diviso do ensino secundrio, entre clssico e cientfico, a predominncia recaiu sobre o cientfico, reunindo cerca de 90% dos alunos do colegial.

Perodo da Nova Repblica (1946 - 1963)

O fim do Estado Novo consubstanciou-se na adoo de uma nova Constituio de cunho liberal e democrtico. Esta nova Constituio, na rea da Educao, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primrio e d competncia Unio para

legislar sobre diretrizes e bases da educao nacional. Alm disso, a nova Constituio fez voltar o preceito de que a educao direito de todos, inspirada nos princpios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, nos primeiros anos da dcada de 30. Ainda em 1946 o ento Ministro Raul Leito da Cunha regulamenta o Ensino Primrio e o Ensino Normal, alm de criar o Servio Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, atendendo as mudanas exigidas pela sociedade aps a Revoluo de 1930. Baseado nas doutrinas emanadas pela Carta Magna de 1946, o Ministro Clemente Mariani, cria uma comisso com o objetivo de elaborar um anteprojeto de reforma geral da educao nacional. Esta comisso, presidida pelo educador Loureno Filho, era organizada em trs subcomisses: uma para o Ensino Primrio, uma para o Ensino Mdio e outra para o Ensino Superior. Em novembro de 1948 este anteprojeto foi encaminhado Cmara Federal, dando incio a uma luta ideolgica em torno das propostas apresentadas. Num primeiro momento as discusses estavam voltadas s interpretaes contraditrias das propostas constitucionais. Num momento posterior, aps a apresentao de um substitutivo do Deputado Carlos Lacerda, as discusses mais marcantes relacionaram-se questo da responsabilidade do Estado quanto educao, inspirados nos educadores da velha gerao de 1930, e a participao das instituies privadas de ensino. Depois de 13 anos de acirradas discusses foi promulgada a Lei 4.024, em 20 de dezembro de 1961, sem a pujana do anteprojeto original, prevalecendo as reivindicaes da Igreja Catlica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monoplio estatal para a oferta da educao aos brasileiros. Se as discusses sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional foi o fato marcante, por outro lado muitas iniciativas marcaram este perodo como, talvez, o mais frtil da Histria da Educao no Brasil: em 1950, em Salvador, no Estado da Bahia, Ansio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educao (Centro Educacional

Carneiro Ribeiro), dando incio a sua idia de escola-classe e escola-parque; em 1952, em Fortaleza, Estado do Cear, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didtica baseada nas teorias cientficas de Jean Piaget: o Mtodo Psicogentico; em 1953 a educao passa a ser administrada por um Ministrio prprio: o Ministrio da Educao e Cultura; em 1961 a tem inicio uma campanha de alfabetizao, cuja didtica, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos; em 1962 criado o Conselho Federal de Educao, que substitui o Conselho Nacional de Educao e os Conselhos Estaduais de Educao e, ainda em 1962 criado o Plano Nacional de Educao e o Programa Nacional de Alfabetizao, pelo Ministrio da Educao e Cultura, inspirado no Mtodo Paulo Freire.

Perodo do Regime Militar (1964 - 1985)

Em 1964, um golpe militar aborta todas as iniciativas de se revolucionar a educao brasileira, sob o pretexto de que as propostas eram " comunizantes e subversivas". O Regime Militar espelhou na educao o carter anti-democrtico de sua proposta ideolgica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram presos e feridos, nos confronto com a polcia, e alguns foram mortos; os estudantes foram calados e a Unio Nacional dos Estudantes proibida de funcionar; o Decreto-Lei 477 calou a boca de alunos e professores. Neste perodo deu-se a grande expanso das universidades no Brasil. Para acabar com os "excedentes" (aqueles que tiravam notas suficientes para serem aprovados, mas no conseguiam vaga para estudar), foi criado o vestibular classificatrio. Para erradicar o analfabetismo foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetizao MOBRAL, aproveitando-se, em sua didtica, do expurgado Mtodo Paulo Freire. O MOBRAL propunha erradicar o analfabetismo no Brasil... No

conseguiu. E, entre denncias de corrupo, acabou por ser extinto e, no seu lugar criouse a Fundao Educar. no perodo mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expresso popular contrria aos interesses do governo era abafada, muitas vezes pela violncia fsica, que instituda a Lei 5.692, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em 1971. A caracterstica mais marcante desta Lei era tentar dar a formao educacional um cunho profissionalizante.

Perodo da Abertura Poltica (1986 - 2003)

No fim do Regime Militar a discusso sobre as questes educacionais j haviam perdido o seu sentido pedaggico e assumido um carter poltico. Para isso contribuiu a participao mais ativa de pensadores de outras reas do conhecimento que passaram a falar de educao num sentido mais amplo do que as questes pertinentes escola, sala de aula, didtica, relao direta entre professor e estudante e dinmica escolar em si mesma. Impedidos de atuarem em suas funes, por questes polticas durante o Regime Militar, profissionais de outras reas, distantes do conhecimento pedaggico, passaram a assumir postos na rea da educao e a concretizar discursos em nome do saber pedaggico. No bojo da nova Constituio, um Projeto de Lei para uma nova LDB foi encaminhado Cmara Federal, pelo Deputado Octvio Elsio, em 1988. No ano seguinte o Deputado Jorge Hage enviou Cmara um substitutivo ao Projeto e, em 1992, o Senador Darcy Ribeiro apresenta um novo Projeto que acabou por ser aprovado em dezembro de 1996, oito anos aps o encaminhamento do Deputado Octvio Elsio. Neste perodo, do fim do Regime Militar aos dias de hoje, a fase politicamente marcante na educao, foi o trabalho do economista e Ministro da Educao Paulo Renato de Souza. Logo no incio de sua gesto, atravs de uma Medida Provisria

extinguiu o Conselho Federal de Educao e criou o Conselho Nacional de Educao, vinculado ao Ministrio da Educao e Cultura. Esta mudana tornou o Conselho menos burocrtico e mais poltico. Mesmo que possamos no concordar com a forma como foram executados alguns programas, temos que reconhecer que, em toda a Histria da Educao no Brasil, contada a partir do descobrimento, jamais houve execuo de tantos projetos na rea da educao numa s administrao. O mais contestado deles foi o Exame Nacional de Cursos e o seu "Provo", onde os alunos das universidades tm que realizar uma prova ao fim do curso para receber seus diplomas. Esta prova, em que os alunos podem simplesmente assinar a ata de presena e se retirar sem responder nenhuma questo, levada em considerao como avaliao das instituies. Alm do mais, entre outras questes, o exame no diferencia as regies do pas. At os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educao continua a ter as mesmas caractersticas impostas em todos os pases do mundo, que mais o de manter o "status quo", para aqueles que freqentam os bancos escolares, e menos de oferecer conhecimentos bsicos, para serem aproveitados pelos estudantes em suas vidas prticas. Concluindo podemos dizer que a Histria da Educao Brasileira tem um princpio, meio e fim bem demarcado e facilmente observvel. Ela feita em rupturas marcantes, onde em cada perodo determinado teve caractersticas prprias. A bem da verdade, apesar de toda essa evoluo e rupturas inseridas no processo, a educao brasileira no evoluiu muito no que se refere questo da qualidade. As avaliaes, de todos os nveis, esto priorizadas na aprendizagem dos estudantes, embora existam outros critrios. O que podemos notar, por dados oferecidos pelo prprio Ministrio da Educao, que os estudantes no aprendem o que as escolas se propem a ensinar. Somente uma avaliao realizada em 2002 mostrou que 59% dos estudantes que concluam a 4 srie do Ensino Fundamental no sabiam ler e escrever.

Embora os Parmetros Curriculares Nacionais estejam sendo usados como norma de ao, nossa educao s teve carter nacional no perodo da Educao jesutica. Aps isso o que se presenciou foi o caos e muitas propostas desencontradas que pouco contriburam para o desenvolvimento da qualidade da educao oferecida. provvel que estejamos prximos de uma nova ruptura. E esperamos que ela venha com propostas desvinculadas do modelo europeu de educao, criando solues novas em respeito s caractersticas brasileiras. Como fizeram os pases do bloco conhecidos como Tigres Asiticos, que buscaram solues para seu desenvolvimento econmico investindo em educao. Ou como fez Cuba que, por deciso poltica de governo, erradicou o analfabetismo em apenas um ano e trouxe para a sala de aula todos os cidados cubanos. Na evoluo da Histria da Educao brasileira a prxima ruptura precisaria implantar um modelo que fosse nico, que atenda s necessidades de nossa populao e que seja eficaz.

REFERNCIAS
LIMA, Lauro de Oliveira. Estrias da educao no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Braslia, 1969. 363 p. PILLETTI, Nelson. Estrutura e funcionamento do ensino de 1o grau. 22. ed. So Paulo: tica, 1996. ________ . Estrutura e funcionamento do ensino de 2o grau. 3. ed. So Paulo: tica, 1995. ________ . Histria da educao no Brasil. 6. ed. So Paulo: tica, 1996a. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. 13. ed. Petrpolis: Vozes, 1991.

Para referncia desta pgina: BELLO, Jos Luiz de Paiva. Educao no Brasil: a Histria das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: dia mes ano

Вам также может понравиться