Вы находитесь на странице: 1из 5

A partir deste trabalho ser possvel compreender os princpios dos teoremas da superposio, de Thevenin e de Norton, por meio da apresentao

de suas principais caractersticas Teorema da Superposio Se um circuito possuir duas ou mais fontes independentes, uma maneira de se determinar o valor de uma varivel especfica (tenso ou corrente) utilizando a anlise nodal ou de malha. Outra maneira determinar as contribuies de cada fonte independente varivel e, ento, somar todas as contribuies individuais. Est ltima de chamada de superposio, na qual a ideia de superposio oriunda da propriedade da superposio. O princpio da superposio estabelece que a tenso em um elemento (ou a corrente atravs dele) em circuitos lineares a soma algbrica da tenso (ou a da corrente) do elemento devido a cada fonte independente, atuando sozinha. O princpio da superposio nos ajuda a analisar um circuito linear com mais de uma fonte independente, calculando-se a contribuio de cada fonte independente individualmente. Entretanto, para aplicar o princpio da superposio, deve-se ter em mente duas consideraes: 1. Considera-se uma fonte independente por vez, enquanto as outras fontes independentes so desligadas. Isto significa que cada fonte de tenso deve ser substituda por 0V (ou um curto-circuito) e que cada fonte de corrente seja substituda por 0A (ou um circuito aberto). Desta forma, obtemos um circuito mais simples e mais fcil de ser manipulado. 2. Fontes dependentes so deixadas intactas, pois elas so controladas por variveis do circuito. Com isto, pode-se aplicar o princpio da superposio em trs passos: 1. Desligue todas as fontes independentes, exceto uma. Calcular a sada (tenso ou corrente) devido quela fonte ativa usando a anlise nodal ou de malha. 2. Repita o passo 1 para cada uma das fontes independentes. 3. Calcular a contribuio total somando algebricamente todas as contribuies devido a cada uma das fontes independentes.

A anlise de um circuito usando a superposio possui uma grande desvantagem: ela pode, frequentemente, resultar em mais trabalho. Se o circuito possuir trs fontes independentes, h de se analisar trs circuitos mais simples, cada um fornecendo uma contribuio devido respectiva fonte individual. Entretanto, a superposio realmente ajuda a reduzir um circuito complexo para circuitos mais simples, devido substituio de fontes de tenso por curtos-circuitos e fontes de corrente por circuitos abertos. Tenha sempre em mente que a superposio baseada na linearidade. Por esta razo, ela no aplicvel ao efeito de potncia devido a cada fonte, pois a potncia absorvida por um resistor depende do quadrado da tenso ou corrente. Se o valor da potncia necessrio, a corrente atravs (ou a tenso aplicada) de um elemento deve ser primeiramente, calculada usando a superposio. Teorema de Thevenin Este teorema estabelece que um circuito linear de dois terminais pode ser substitudo por um circuito equivalente, constitudo por uma fonte de tenso V th em srie com um resistor Rth onde Vth a tenso de circuito aberto nos terminais considerados e Rth a equivalente ou de entrada dos terminais quando as fontes independentes so desligadas. Ocorre, geralmente, na prtica, que um elemento particular em um circuito varivel (geralmente chamado de carga), enquanto outros elementos so fixos. Como um exemplo tpico, uma tomada residencial pode ter conectados a ela diferentes aparelhos: constituindo uma carga varivel. A cada momento em que o elemento varivel mudado, todo o circuito deve ser analisado novamente. Para evitar este problema, o teorema de Thevenin fornece uma tcnica pela qual a parte fixa do circuito substituda por um circuito equivalente. O teorema de Thevenin importante na anlise de circuitos. Ele ajuda a simplificar um circuito. Um grande circuito pode ser substitudo por uma nica fonte de tenso independente e um nico resistor. Esta tcnica de substituio uma poderosa ferramenta no projeto de circuitos. Um circuito linear com uma carga varivel pode ser substitudo pelo equivalente Thevenin, sem a carga. O circuito equivalente se comporta, externamente, da mesma maneira que o circuito original. Considere um circuito linear terminado por uma carga R. A corrente l atravs da carga e a tenso V aplicada carga so

facilmente determinadas, uma vez que o circuito equivalente de Thevenin do circuito dos terminais da carga tenha sido obtido.

Teorema de Norton Estabelece que um circuito linear de dois terminais pode ser substitudo por um circuito equivalente constitudo por uma fonte de corrente I N em paralelo com um Resistor RN onde IN a corrente de curto-circuito atravs dos terminais e R N a resistncia de entrada ou equivalente aos terminais quando as fontes independentes so desligadas. Determina-se RN da mesma forma que determina-se R th. De fato, sobre a transformao de fontes, as resistncias de Thevenin e Norton so iguais, logo:

RN = Rth
Para encontrar a corrente IN de Norton, determina-se a corrente de curtocircuito que flui do terminal a para o terminal b (como na figura a). Fica evidente que a corrente de curto-circuito da figura b IN.

Ela deve ser a mesma corrente de curto-circuito do terminal a para a b, pois o circuitos so equivalentes, logo: IN = ith As fontes dependentes e independentes so tratadas de maneira igual ao teorema de Thevenin. Observa-se a relao prxima entre os teorema de Norton e Thevenin: RN = Rth, como mostrado na equao a seguir:

Isso essencialmente uma transformao de fonte. Por esta razo, a transformao de fontes geralmente chamada de transformao Thevenin- Norton. Como Vth, IN e Rth esto relacionados com a equao acima, para determinar o circuito equivalente Thevenin ou Norton precisa-se determinar: Tenso de circuito aberto Vth existente entre os terminais a e b. A corrente de curto-circuito IN nos terminais a e b. A resistncia equivalente ou de entrada Rth presente nos terminais a e b quando todas as fontes independentes esto desligadas. Pode-se calcular dois itens quaisquer destes trs, usando o mtodo que for mais fcil de ser aplicado e, ento, utilizando a lei de Ohm, podemos determinar o item restante. Alm disto, como os testes de circuito aberto e curto-circuito so equivalentes para determinar qualquer equivalente de Thevenin ou Norton.

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial


Disciplina: Eletrotcnica Prof.: Marconi Aluno: Edson Yassuo Onohara

Apresentao dos teoremas da Superposio, Thevenin e de Norton

Uberlndia 2011

Вам также может понравиться