Вы находитесь на странице: 1из 2

Sade em dia

Nmero 03 Maro de 2010

Vacinao dos trabalhadores


Vacinao dos Trabalhadores As vacinas esto entre as 10 maiores descobertas da medicina do sculo XX e so juntamente com a gua potvel, os antibiticos, as medidas de saneamento bsico, os avanos tecnolgicos e o acesso a assistncia mdica, os principais responsveis pela reduo das mortes em todas as idades e pelo aumento da expectativa de vida no mundo desenvolvido e em desenvolvimento. H Calendrio Bsico de Vacinao

Cuidados gerais e ateno especial para os trabalhadores em atividades especficas. muito tempo que as vacinas deixaram de ser aplicadas apenas em crianas. Hoje em dia, homens e mulheres de qualquer idade tambm devem ser beneficiados com a proteo proporcionada pelas vacinas. A maior quantidade de pessoas vacinadas e protegidas impede que os vrus e bactrias se espalhem pelos diferentes ambientes, inclusive os ambientes de trabalho. Com menos pessoas doentes haver menor chance de transmisso das doenas infecciosas. importante lembrar que a proteo da vacina somente ocorre de duas a trs semanas aps a vacinao e algumas requerem mais de uma dose para atingir o efeito desejado.

Todos os trabalhadores devem estar imunizados contra o ttano e a difteria (reforo a cada 10 anos); sarampo, caxumba e rubola (homens at completarem 39 anos e mulheres at os 49 anos), e a partir dos 60 anos contra a gripe (atualizada anualmente ) e pneumonia pneumoccica (nica dose). A vacinao contra a febre amarela obrigatria para todos os trabalhadores que residam ou viajam para regies endmicas, devendo ser renovada a cada 10 anos. Existem vacinaes especiais que dependem do local onde o trabalhador exerce as atividades, do tipo de trabalho que executa ou para onde viaja.
C ale nd rio de V a cina o d o Adu lto e Ido so
Idade Vacinas dT * (dup la ) a pa rtir d e 20 a nos F eb re A ma re la** T rpl ice vira l 2 m ese s a ps a 1 dose s dT * 4 m ese s a ps a 1 dose s dT * a cad a 10 a nos 60 ano s ou m ais dT * (dup la ) dT * (dup la ) dT e Fe bre Am a rel a** I nfl uenza Pne um oco co D ose 1 do se i nicia l ni ca 2 dose 3 dose re for o a nua l ni ca D oen as E vit ad as difte ria e t ta no feb re a ma re la sara m po, ca xumb a e rub ola d ifteri a e t tano d ifteri a e t tano difte ria , t ta no e fe br e am a rel a grip e (influe nza) pne um onia p enum o cocic a

*dT dupla bacteriana tipo adulto (difteria e ttano)

**para quem resida ou vai viajar para as reas endmicas

Vacinao dos Trabalhadores da Construo Civil e Montagem Industrial Os principais acidentes so ferimentos, contuses (pancada); luxao e entorse (deslocamento das articulaes) e fraturas. O ttano a grande ameaa e desde a admisso na empresa o trabalhador dever comprovar a vacinao anti-tetncia e aplicar dose de reforo a cada 10 anos.

Vacinao dos Trabalhadores off shore Alm das vacinas do calendrio bsico, pelo fato de trabalharem sob condies climticas adversas e em ambientes muitas vezes fechado, aumenta o risco de transmisso de doenas pelas vias respiratrias. Desse modo vantajoso para os trabalhadores investir na preveno da gripe (influenza), que se espalha com mais facilidade nesses ambientes, vacinando-os no outono (maro e abril), independentemente da idade.

RHMED Segurana, Sade & Qualidade de Vida no Trabalho

Vacinao dos Trabalhadores de bancos e atendimento pblico Estes trabalhadores que lidam diretamente com o pblico, em locais fechados, com ventilao natural diminuda ficam mais expostos as doenas transmitidas pelas vias respiratrias. Desse modo importante estarem protegidos contra o sarampo, caxumba e rubola, especialmente as mulheres, pois a rubola durante a gestao, pode causar aborto ou m formao no recm nascido. A gripe a principal doena transmitida pelas gotculas que saem do nariz e da boca aps a fala, espirro e tosse. Esses trabalhadores sero beneficiados se estiverem protegidos contra a gripe.

Viagens pelo Brasil preciso muito cuidado com a gua e os alimentos que so consumidos. Localidades com saneamento bsico precrio podero facilitar a transmisso de vrias doenas transmitidas pela gua e alimentos. Algumas doenas como a hepatite A e febre tifide podem ser evitadas com vacinao, desde que aplicadas pelo menos com duas semanas de antecedncia da viagem. O mesmo vale para a vacina contra a febre amarela, doena transmitida por mosquitos. Para os que viajam para a regio norte e permaneam por l por algum tempo recomendvel a vacinao contra a hepatite B ( preciso de trs doses, a segunda 30 dias aps a primeira dose e o reforo 6 meses aps a primeira dose).

CALENDRIO DE VACINAO - GRIPE A H1N1 - MINISTRIO DA SADE


Per odo 8 a 19 de maro 22 de maro a 2 de abril 22 de maro a 2 de abril 5 a 23 de a bril 24 de abril a 7 d e maio 10 a 21 de maio Gr upo Profis sion ais de sa de e in dgen as Ges tantes; doentes crn icos Crian as de 6 mese s a 2 anos Adultos de 20 a 29 an os Id os os maiores de 60 anos Adultos de 30 a 39 an os

A vacinao no elimina a necessidade da adoo dos cuidados bsicos com a sade, afinal prevenir melhor que remediar. Voltaremos esse assunto nas prximas edies do SADE EM DIA.

Referncia:
Saiba mais sobre o calendrio de Vacinao:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1448

RHMED Segurana, Sade & Qualidade de Vida no Trabalho


Tel: (21) 2158-8000 (21) 2158-8000 / Fax: (21) 2158-8021 | comercial@rhmed.com.br www.rhmed.com.br

Вам также может понравиться