Вы находитесь на странице: 1из 281

Desde 1980, o Departamento de Infncia e Juventude da Federao Esprita Brasileira vem oferecendo ao Movimento Esprita subsdios para o trabalho,

tanto em forma de planos de aulas como de apostilas de apoio, de modo a instrumentaliz-Io A Evangelizao desenvolvimento evangelizao grupo. Com o objetivo de facilitar a tarefa do evangelizador desenvolver suas aulas dentro dos princpios psicopedaggicos Movimento e ajud-Io a adequados a para o bom desenvolvimento da tarefa.

Esprita da Criana e do Jovem atende a um pblico em diferentes nveis do da desse e espiritual, exige dos trabalhadores e interesses

de faixa etria muito varivel que, encontrando-se biopsicosocial maior conhecimento

das necessidades

cada uma dessas faixas etrias, a Federao Esprita Brasileira oferece ao Esprita a 4a Coleo de Planos de aulas. Essa coleo foi ao Maternal, organizada conforme a estrutura do Currculo para Escolas de Evangelizao Esprita Infanto-Juvenil - 2006, isto , as aulas correspondentes Jardim de infncia e 1 Ciclo de infncia so compostas por trs mdulos; e as aulas referentes ao 2 e 3 Ciclos de infncia, bem como o 1, 2 e 3 Ciclos de juventude so constitudas por quatro mdulos. Nessa nova publicao foram aproveitadas vrias aulas das colees anteriores, que serviram de base para o trabalho, mas que tiveram seus contedos, atividades e ilustraes modificadas e aperfeioadas. Espera-se, com este lanamento, auxiliar os trabalhadores da

evangelizao, oferecendo-Ihes novas opes de aulas, com todos os subsdios necessrios ao seu desenvolvimento, enriquecendo ainda mais a coletnea

de informaes e orientaes disponveis para um trabalho de qualidade. Braslia, 12 de fevereiro de 2007.

PLANO DO MDULO
FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA CICLO: 1 CICLO DE INFNCIA

OBJETIVO GERAL DO MDULO


DESPERTAR O INTERESSE PELAVIVNCIA EVANGLICA, FAVORECENDO SITUAES DE APRENDIZADO QUE LEVEM O EVANGELIZANDO A DESENVOLVER HBITOS E ATITUDES DE RESPEITO E AMOR FAMLIA, AO PRXIMO E NATUREZA. OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA I UNIDADE O AUTO-APERFEIOAMENTO 1 AULA * Analisar a importncia de dizer sempre a verdade. SUBUNIDADES AMOR VERDADE IDIAS BSICAS

DURAO PROVVEL

16 AULAS

TCNICAS E RECURSOS

* (...) Verdade somada com caridade apresenta o progresso espiritual por resultante do esforo (...) (17)

TCNICAS

* Conhecer, portanto, a verdade perceber o sentido da vida. (13).

* A verdade aproxima a criatura de Deus.

* Situao-problema. * Exposio participativa. * Interrogatrio. * Modelagem.

* Todos sentem confiana naquele que diz a verdade, visto que isso o torna responsvel, incapaz de enganar ou trair algum.

RECURSOS

* Devemos falar sempre a verdade para que todos tenham confiana em ns.

* Msica. * Jogo didtico. * Massa de modelagem.

* Devemos falar sempre a verdade ainda que isso nos traga desagrado e sofrimento.

* Quando mentimos, prejudicamos nosso prximo e a ns mesmos. (19) * Identificar a importncia da famlia. * Falar sobre a importncia da gratido e do respeito famlia. II UNIDADE RELAES FAMILIARES 2 AULA A FAMLIA NOS DIAS DE HOJE

* A famlia uma reunio de espritos que renascem juntos para trabalhar, aprender e progredir. Os elementos de uma famlia tm o dever de se auxiliarem mutuamente.

TCNICAS

* Interrogatrio. * Exposio dialogada.

* no lar que aprendemos as primeiras lies de

CONT. (1) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES * Dizer como formada a famlia. IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

pacincia, de amor e de respeito para com os nossos semelhantes. O lar uma oficina de estudo, de trabalho, de aperfeioamento e auxlio mtuo.

* As famlias se organizam das mais variadas formas.Existem famlias formadas por mes e filhos, outras s com pais e filhos, outras onde os avs so quem criam os netos, e outras com me, pai e filhos. No importa como so organizadas as famlias, o essencial que todos estejam unidos, desenvolvendo sentimentos de amor e fraternidade, construindo a evoluo dos espritos.

* Exposio narrativa. * Dramatizao. * Exposio de bonecos de sucata.

RECURSOS

* Ao longo dos tempos, a organizao das famlias na Terra vem sofrendo mudanas, em funo das conquistas e das dificuldades dos indivduos. O que deve ser sempre cultivado e mantido o sentimento de amor, unio e amizade, para o crescimento espiritual de cada um e para o estabelecimento da harmonia nos lares. (19)

* Msica. * Histria e gravuras. * Varal didtico. * Sucata. * Cola e tesoura.

* Descrever o que um lar cristo. * Dizer o que posso fazer para que meu lar seja verdadeiramente cristo.

II UNIDADE RELAES FAMILIARES 3 AULA

A FAMLIA: O lar cristo

* (...) Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando quele uma organizao dbil e delicada, que o torna propcio a todas as impresses. (...) (8)

TCNICAS

* No lar cristo deve existir o cultivo dos bons hbitos e das boas aes, e os pais devem ser os exemplos de dignidade para os filhos.

* Desenho livre. * Exposio participativa. * Estudo em grupo. * Recorte. * Dobradura.

* Os filhos devem colaborar para que haja paz e harmonia no lar, seguindo as normas e as orientaes da famlia, interessando-se pelos problemas e dificuldades, participando de tarefas religiosas e aes voluntrias no bem e unindo-se aos familiares nas oraes em conjunto.

RECURSOS

* O lar cristo se caracteriza pelo esforo de seus membros para viverem dentro da moral do Cristo. (19)

* Papel, lpis de cor ou gizde-cera. * Tesoura sem ponta, cartolina e fita adesiva. * Jogo didtico. * Msica.

CONT. (2) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

* No lar verdadeiramente Cristo reina a paz e a harmonia e todos so mais felizes.

* Quando h amor e confiana entre pais e filhos, o lar um lugar de paz e harmonia. (19)

* Falar sobre a necessidade de colaborao no lar. II UNIDADE RELAES FAMILIARES 4 AULA * Enumerar situaes em que podemos ser teis em casa.

AMOR FAMLIA: Colaborao no lar

* Aprender a amar os pais e familiares o primeiro passo para amar Humanidade. (19)

TCNICAS

* O sentimento de colaborao se inicia na famlia, quando dispensamos ateno e carinho queles com quem convivemos.

* Exposio participativa. * Interrogatrio. * Exposio narrativa.

* O lar onde todos se ajudam tranqilo e feliz. (19)

* Colaborar em pequenas coisas no lar: mantendo limpo os arredores da casa, livres de lixo e de calhaus; atendendo s crianas menores; lavando a loua; estendendo as roupas no varal; guardando a prpria roupa em local adequado; recolhendo sapatos e chinelos espalhados.

RECURSOS

* Relgio cuco. * Histria. * Jogo didtico. * Relgios de papel. * Gravuras. * Msica.

* Identificar quem o nosso prximo. * Apontar situaes em que podemos demonstrar amor ao prximo. * Dizer como podemos respeitar a vida do nosso prximo.

III UNIDADE RELAES SOCIAIS 5 AULA

AMOR AO PRXIMO

* O prximo todo aquele que est perto de ns. TCNICAS O nosso vizinho, as pessoas que convivem conosco. Em sentido mais amplo, podemos considerar como * Exposio participativa. prximo todas as criaturas. (19) * Interrogatrio. * Exposio narrativa.

* Jesus, ao nos ensinar, recomendou-nos que amssemos a Deus acima de todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos.

RECURSOS

* Amar o prximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereramos que os outros fizessem por ns, a expresso mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o prximo. (7)

* Jogo didtico. * Histria e gravuras. * Cartes. * Msica.

CONT. (3) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES RESPEITO AO SEMELHANTE III UNIDADE RELAES SOCIAIS 6 AULA * Dizer quem o nosso semelhante. * Enumerar formas de demonstrar respeito ao nosso semelhante. IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

* Assim como zelamos pela nossa segurana, tambm devemos zelar pela segurana dos outros.

TCNICAS

* Devemos ter cuidado para que nada de mau acontea ao nosso semelhante, por nossa culpa.

* Exposio participativa. * Interrogatrio.

* Um dos mais belos exemplos de caridade foi apresentado por Jesus em A Parbola do Bom Samaritano, (Lucas, 10:30 - 37), onde se demonstra como deve ser nossa relao com o prximo. (Ref. 1) (19)

RECURSOS

* A vida uma ddiva sublime que merece respeito e nos oferecida com finalidade especfica, no cabendo ao homem o direito de arbtrio nem da sua ou da vida do prximo.

* Jogos didticos. * Fichas. * Cesto. * Bolas de meia. * Venda. * Quadro de pregas.

* A vida o bem maior que Deus nos deu. o tesouro precioso, que devemos proteger e zelar.

* Respeitar a vida do nosso prximo no aborrec-lo com brincadeiras maldosas, ofensas ou agresses fsicas. termos o cuidado de no deixar espalhados objetos que possam causar acidentes, como: facas, alcol, gs, garrafas de vidro, cascas de frutas e brinquedos perigosos.

* Tratando com respeito o nosso prximo; sendo gentis e educados; evitando-lhe todo o mal que estiver ao nosso alcance; estaremos sendo verdadeiros cristos, pois Jesus, nosso Irmo e Mestre, nos ensinou tambm o valor e o significado da vida. * Dizer no que consiste a propriedade alheia. * Falar sobre a importncia de respeitar o que pertence aos outros. * Analisar situaes em que III UNIDADE RELAES SOCIAIS 7 AULA

RESPEITO PROPRIEDADE ALHEIA

* Propriedade legtima s aquela que foi conseguida por meio do trabalho honesto, sem prejuzo de ningum... um direito natural.

TCNICAS

* Devemos zelar pelo que no nosso. Assim, se algum nos empresta algo, temos o dever de devolvlo em perfeitas condies.

* Observao e explorao de figuras. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Exposio narrativa. * Dobradura.

CONT. (4) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES precisamos utilizar algo que pertence a outrem. * Dizer como devemos utilizar os bens pblicos. IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

* Respeitando o que dos outros, teremos o direito de pedir respeito pelo que nosso.

RECURSOS

* Nada justifica o desrespeito propriedade alheia. A ausncia do sentimento de respeito ao que no nos pertence ocasiona a confuso e o caos. (19)

* Figuras. * Histria e gravuras. * lbum seriado. * Jogo didtico. * Catavento.

* Conceituar obedincia, dizendo o que ser obediente. III UNIDADE RELAES SOCIAIS 8 AULA * Dizer qual a importncia de obedecer aos pais e aos responsveis. * Dizer quem e a que se deve obedecer. * Enumerar as conseqncias da desobedincia.

OBEDINCIA

* Obedecer aos pais ou aos responsveis confiar neles.

TCNICAS

* Quem obedece aos pais e aos mais experientes vive em segurana.

* Quem no aprende a obedecer e a viver bem em famlia no tem bom relacionamento social. (19)

* Interrogatrio. * Exposio participativa. * Trabalho em grupo ou individual. * Desenho e pintura.

RECURSOS

* Quadrinha. * Subsdios para o evangelizador. * Histria em quadrinhos. * Material de desenho e pintura. * Msica.

* Explicar o que ser gentil. * Dizer como a gentileza nos ajuda a conviver melhor com o nosso prximo. * Citar maneiras de demonstrar gentileza.

III UNIDADE RELAES SOCIAIS 9 AULA

GENTILEZA

* Ser gentil ser amvel e delicado.

TCNICAS

* Gentileza caracterstica das pessoas que j aprenderam a conviver com o prximo de maneira simptica, harmnica e respeitosa. (19)

* Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Exposio participativa.

* Todas as pessoas gostam de ser bem tratadas. Devemos sempre ser gentis e delicados para com todos. Existem palavras e gestos que devem ser usados sempre para demonstrar nossa gentileza, carinho e ateno.

RECURSOS

* Histria e gravuras. * lbum de gravuras. * Jogo didtico.

CONT. (5) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

* Dai gentileza e dar-se-vos- carinho. (12)

* Garrafas plsticas. * Msica.

* Conceituar caridade. III UNIDADE RELAES SOCIAIS 10 AULA CARIDADE * Citar situaes em que podemos ser caridosos.

* A caridade, segundo Jesus, no se restringe esmola, abrange todas as relaes em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. (10)

TCNICAS

* Caridade o bem que se faz ao nosso semelhante, com boa-vontade e desinteresse. a expresso mxima do ensinamento de Jesus, pois o amor em ao.

* Exposio participativa. * Exposio narrativa. * Dramatizao. * Interrogatrio.

* Todos temos condies de sermos caridosos, porque a caridade no depende de recursos amoedados. Expressa-se no sorriso amigo dado a quem se apresente triste; na palavra carinhosa dirigida a quem est sozinho; no calar o mal; no perdo das ofensas, mentiras e agresses; na oferta de uma flor delicada; na prece singela ao lado de quem sofre dura enfermidade; na visita breve ao amigo detido no leito; na execuo de trabalhos que beneficiem a comunidade, quais sejam: a coleta de lixo; a retirada de objetos perigosos dos locais de maior trnsito, isso, sem aguardar remunerao alguma, no exerccio da pacincia com as pessoas que conosco convivem. (Adaptao) (19)

RECURSOS

* Msica. * Histria e gravuras. * Atividade recreativa.

* Conceituar solidariedade. * Enumerar situaes em que expressamos solidariedade.

III UNIDADE RELAES SOCIAIS 11 AULA

SOLIDARIEDADE

* Solidariedade o sentimento que nos faz participar das dificuldades, dos sofrimentos dos nossos semelhantes, buscando san-los ou mitig-los.

TCNICAS

* a solidariedade que motiva o homem a buscar o seu semelhante e lhe estender a mo, esquecendo-se de si mesmo; repartindo o po, o agasalho; dando o seu sorriso e a sua companhia.

* Relatrio de experincias. * Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Mmica. * Dobradura.

CONT. (6) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

* (...) O esprito solidrio empreende o salutar dever de edificar-se mediante a construo do bem geral, fomentando a distribuio equnime dos recursos, estimulado pelos resultados eficientes do progresso comum (...). (3)

RECURSOS

* Gravura. * Histria. * Teatro de varetas. * Msica.

* Falar sobre a importncia de conquistar e conservar amigos. III UNIDADE RELAES SOCIAIS 12 AULA

AMIZADE

* Coloque ao alcance dos outros a fonte generosa da sua amizade, oferecendo as guas cantantes da simpatia fraterna.

TCNICAS

* (...) O verdadeiro amor surge na urna da amizade honesta como jia preciosa da verdadeira afeio. (4)

* Jesus o Divino Amigo da Humanidade. (16)

* Exposio dialogada. * Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Histria com interferncia.

* Saibamos compreender a sua afeio sublime e transformaremos o nosso ambiente afetivo num oceano de paz e consolaes perenes. (16)

RECURSOS

* Os amigos so criaturas que Deus coloca em nosso caminho semelhana de irmos muito queridos, eleitos pelo corao ao comando da simpatia e do afeto. (19)

* Amigo quem ajuda, ama, consola; o que se faz presente nas horas difceis e nas felizes. o que nos ampara na adversidade, sabendo alegrar-se conosco nos momentos de sadias conquistas e felicidades. (19)

* Mural, flores de cartolina. * Histria. * Flanelgrafo. * Flanelogravuras. * Msica. * Sucata.

* Explicar como podemos demonstrar amor aos animais.

IV UNIDADE

AMOR NATUREZA: RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA 13 AULA Respeito aos animais

* Como todos os seres vivos da Natureza, os animais tambm esto sujeitos lei de evoluo. Como ns, sentem, sofrem, se alegram. (19)

TCNICAS

* (...) receberei como obrigao sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posies variadas no planeta. Estendei at eles a vossa concepo de solidariedade, e o vosso corao compreender, mais pro-

* Interrogatrio. * Mmica. * Exposio participativa. * Exposio narrativa.

CONT. (7) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

fundamente, os grandes segredos da evoluo (...). (18)

RECURSOS

* Todos os seres vivos necessitam de respeito e proteo.

* Os animais so criao Divina, necessrios natureza e ao homem. Eles tm sensibilidade, alegram-se, entristecem-se e sofrem; portanto, precisam de carinho, amor e proteo.

* Jogo didtico. * Cartes com desenhos de animais. * Histria e gravuras. * Msica.

* Os animais domsticos precisam de cuidados especiais, tais como: aliment-los; fornecer-lhes gua; tratar suas doenas; no maltrat-los com chutes, pedradas, pauladas; no mant-los enjaulados ou encoleirados.

* Relacionar diversas formas de respeitar a natureza.

IV UNIDADE RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA 14 AULA

AMOR NATUREZA: Respeito s plantas

* Deus, nosso Criador e de tudo o que nos rodeia, com seu imenso amor e sabedoria, presenteia-nos com belas e necessrias plantas. Elas enfeitam nossa vida e trazem muitos benefcios ao homem. Sem elas no seria possvel a vida em nosso planeta.

TCNICAS

* As plantas, como os animais, so seres criados por Deus e tambm merecem nosso amor, respeito e proteo. (19)

* Observao e explorao das gravuras. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Colagem.

* Diversas so as maneiras de respeitarmos as plantas, demonstrando amor a elas, por exemplo: no cortar rvores ou quebrar-lhes os galhos, sem extrema necessidade; no jogar bola ou brincar em locais onde existem plantas em crescimento ou muito frgeis; no dependurar-se em galhos de rvores novas, evitando quebr-los; no brincar com fogo, pois uma fagulha poder ocasionar um incndio que destruir rvores e vegetaes; no arrancar flores ou frutos verdes, sem condies de servirem de alimento. plantar, sempre que possvel, rvores, flores e verduras, regando-as com carinho e amor.

RECURSOS

* Gravuras e/ou fotografias. * Jogo didtico. * Painel: sementes, folhas, gravetos, recortes de revistas, etc. * Msica.

CONT. (8) DO PLANO DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CRONOGRAMA SUBUNIDADES A CIDADE ONDE VIVEMOS IV UNIDADE RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA 15 AULA * Dizer por que a cidade onde vivemos importante. * Relacionar atitudes que demonstram respeito pelos logradouros da nossa cidade. * Enumerar formas de colaborar para a conservao da cidade. IDIAS BSICAS

1 CICLO DE INFNCIA

TCNICAS E RECURSOS

* A cidade onde vivemos o nosso abrigo e local onde temos a oportunidade de fazer muitos aprendizados. A, estamos vivenciando experincias variadas de estudo, trabalho, da busca do sustento para a nossa vida e da convivncia com amigos e vizinhos.

TCNICAS

* Trabalho em grupo. * Interrogatrio. * Exposio participativa.

* Respeitar a cidade em que vivemos colaborar com a manuteno da higiene nas vias pblicas, no atirando lixo nas caladas e bueiros, zelar pela integridade e conservao das placas de sinalizao e conservando as casas bem pintadas e arrumadas.

RECURSOS

* Tambm sinal de respeito conservar os parques e jardins da cidade, os locais pblicos de diverso e lazer, pois eles foram criados para melhorar a vida de seus habitantes.

* Quebra-cabea. * Atividade didtica. * Material de sucata para a maquete. * Quadrinha

* Colaborar na manuteno da limpeza e da organizao da nossa cidade obrigao de todos os cidados e mais ainda dos espritas. (19)

* Citar diversas formas de demonstrar amor a Deus, atravs de sua criao. * Agradecer a Deus pelas obras da natureza que podem servir ao homem.

IV UNIDADE RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA 16 AULA

A NATUREZA COMO OBRA DE DEUS

* Demonstramos nosso amor a Deus quando ajudamos ao prximo e amamos sua criao. Devemos a Deus gratido por tudo o que nos tem dado. Percebendo a presena de Deus na criao, o homem se conscientiza do seu papel na natureza e trabalha para conservao do planeta que lhe serve de moradia. (19) * Toda a Natureza serve ao homem.

TCNICAS

* Exposio participativa. * Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Dramatizao.

RECURSOS

* Quem ajuda s plantas e aos animais revela respeito e carinho na Criao de Nosso Pai Celestial. (...) (14)

* Amando a Criao Divina, amamos tambm o Criador.

* Caixas vazias. * Bichos de plstico, gravuras, vasos com plantas, etc. * Flanelgrafo. * Histria. * Flanelogravuras. * Mscaras. * Jogo recreativo.

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA

1 CICLO DE INFNCIA

AO FINAL DA UNIDADE, OS EVANGELIZANDOS DEVERO: a) falar sobre a importncia: da gratido e do respeito famlia; do trabalho; do valor dos mestres e colegas; de conquistar e conservar amigos; de externar sempre a verdade; de respeitar o que pertence aos outros. b) relacionar: diversas formas de respeitar a natureza; situaes em que podemos ser caridosos; maneiras de demonstrar amor aos animais. c) dizer: por que devemos colaborar no lar; por que devemos estudar; como respeitar a vida do nosso prximo; o que ser bom e gentil. d) apontar situaes em que: podemos demonstrar amor ao prximo; podemos ser teis em casa; expressamos solidariedade, bondade e gentileza. e) identificar o prximo e a famlia. f) conceituar caridade, solidariedade e trabalho.

AVALIAO

g) demonstrar habilidades psicomotoras, atitudes de cortesia e respeito ao colega.

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA

1 CICLO DE INFNCIA

1 . CALLIGARIS, Rodolfo. Parbolas Evanglicas 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Pg. 62.

2 . FRANCO, Divaldo Pereira. Trabalho. Estudos Espritas. Pelo Esprito Joanna de ngelis. 7.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999. Cap. 111. 3 . ______ . Solidariedade. Cap. 12.

4 . ______ . Amizade. Legado Kardequiano. Pelo Esprito Marco Prisco. 3. ed. Bahia: LEAL, 1982. Pg. 36.

5 . ______ . Verdade e Luz. Luz da Esperana.Pelo Esprito Joanna de ngelis. 2. ed. Rio de Janeiro: s/ ed. Pg. 70. 6 . ______ . Pg. 13-14

7 . KARDEC, Allan. Amar o prximo como a si mesmo .O Evangelho segundo o Espiritismo. Traduo de Guillon Ribeiro. 125. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. XI, item 4.

8 . ______ . O Livro dos Espritos. Traduo de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Perg. 582.

BIBLIOGRAFIA

9 . ______ . Parte 3a. Cap. XI, perg. 882 e 884. 10. ______ . Perg. 886. 11. LAROUSSE, Cultural. Dicionrio da Lngua Portuguesa. Nova Cultural.

12. XAVIER, Francisco Cndido. Gentileza. Dicionrio da Alma. Autores diversos. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. Pg. 190.

13. ______ . Ante a luz da Verdade. Fonte Viva. Pelo Esprito Emmanuel. 34. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap.173

14. ______ . Pai Nosso. Pelo Esprito Meimei. 27. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Pg. 30. 15. ______ . Luz no Lar. 10. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 9.

16. ______ . O Consolador. Pelo Esprito Emmanuel. 26 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Q. 174.

17. ______ . Po Nosso. Pelo esprito Emmanuel. 37 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 146.

18. ______ . Emmanuel. Pelo Esprito Emmanuel. 25. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap.XVII.

19. ROCHA, Ceclia & equipe. Currculo para as escolas de Evangelizao Esprita infanto-juvenil. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006.

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 1 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * (...) Verdade somada com caridade apresenta o progresso espiritual por resultante do esforo (...) (17) * Conhecer , portanto, a verdade perceber o sentido da vida. (13) * A verdade aproxima a criatura de Deus. Todos sentem confiana naquele que diz a verdade, pois que isso o torna responsvel, incapaz de enganar ou trair algum. * Devemos sempre falar a verdade para que todos tenham confiana em ns. * Quando mentimos, prejudicamos o nosso prximo e a ns mesmos. * Devemos sempre falar a verdade, ainda que isso nos cause desagrado e sofrimento. * Analisar a importncia de dizer sempre a verdade. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula cantando a msica: Verdade. (Anexo 1) * Em seguida, dizer s crianas que o assunto da aula de hoje muito importante, pois nos ajuda a ser pessoas melhores. * Dar continuidade aula relatando aos alunos uma situao-problema. (Anexo 2) * Permitir s crianas que comentem e interpretem a situao apresentada, incentivando-as a externarem opinies e formularem perguntas. * Prosseguir a atividade perguntando: O que voc faria na situao de Joo? O que Joo deve fazer para consertar seu erro? * Ouvir as respostas e, aps fazer alguns comentrios, desenvolver o assunto da aula, fazendo a integrao das idias, tendo por base os textos de subsdios. (Anexo 3)

MDULO III: CONDUTA ESPRITA-VIVNCIA EVANGLICA

I UNIDADE: O AUTO - APERFEIOAMENTO

SUBUNIDADE: AMOR VERDADE

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Cantar com alegria e entusiasmo.

TCNICAS

* Ouvir com ateno.

* Situao-problema. * Exposio participativa. * Interrogatrio. * Modelagem.

* Ouvir com interesse.

RECURSOS

* Fazer comentrios e interpretar a situao-problema.

* Msica. * Jogo didtico. * Massa de modelagem.

* Responder s perguntas formuladas.

* Ouvir a exposio do assunto, respondendo s perguntas e formulando outras.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS RESOLVEREM ACERTADAMENTE A SITUAO-PROBLEMA; RESPONDEREM S PERGUNTAS FORMULADAS; DEMONSTRAREM ATITUDES DE CORTESIA E RESPEITO COM OS COLEGAS, ASSIM COMO HABILIDADES PSICOMOTORAS E CRIATIVAS NA ATIVIDADE DE MODELAGEM.

CONT. DO PLANO DE AULA N 1 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Concluda a exposio do assunto, convidar os alunos a participarem de um jogo didtico. (Anexo 4) * Encerrado o jogo, pedir aos evangelizandos que digam por que sempre devemos dizer a verdade, auxili-los se necessrio. * A seguir, distribuir massa de modelagem (Anexo 5), convidando todos a confeccionarem os personagens Joo e Xand da situao-problema exposta anteriormente. * Encerrar a aula cantando novamente a msica: Verdade. (Anexo 1) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Participar do jogo didtico com alegria, disciplina e ordem.

* Emitir opinio, dirimindo dvidas.

* Demonstrar criatividade e habilidades psicomotoras.

* Cantar com entusiasmo.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 1 MSICA

VERDADE

Letra e msica: Wilson de Souza

Bb Cm SIM, SIM! NO, NO! F7 Bb JESUS, NOSSO MESTRE, EXPLICA Eb QUE DIZENDO SEMPRE A VERDADE F7 Bb A VIDA SE DESCOMPLICA Bb Bb MESMO QUE SEJA DIFCIL F7 Bb NO MENTIR, DIZER A VERDADE Eb Bb/F COM RESPEITO E MUITO CARINHO F7 Bb VIVER A FRATERNIDADE.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 1 SITUAO-PROBLEMA

1. Ler a situao-problema em voz alta. 2. Deixar que as crianas reflitam sobre a situao lida. 3. Ler novamente o problema, para reforar a assimilao por parte dos alunos

O CO XAND
Joo mora com sua me e seus irmos num bairro distante da cidade. Sua me, todos os dias, bem cedinho, sai para o servio, recomendando-lhe cuidado com a casa e com os irmos. Dona Alice, me de Joo, trabalha em uma casa de pessoas bondosas que quase diariamente a presenteiam com um punhado de docinhos e salgadinhos, que ela leva satisfeita para casa. Acontece que o alimento, que deveria completar a refeio da famlia, vem sumindo misteriosamente. A me, preocupada, pergunta ao filho: Joo, o que anda acontecendo com a comida que tenho trazido? ... o Xand que anda comendo tudo, me! respondeu apressado. Escondendo, assim, o verdadeiro responsvel: ele mesmo. A me, no dia seguinte, chama Joo e diz: Joo, meu filho, teremos que arrumar outros donos para o Xand, pois ele est comendo os alimentos, que deveriam complementar nossas refeies.

***

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 1 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

VERDADE E VIDA
A irradiao da palavra mesclada de amor permanecia no corao dos ouvintes, qual se fosse a melodia de um pssaro divino. O Cancioneiro permanecia na esplanada do monte, enquanto os ouvintes se afastavam, felizes. Dele se aproximaram, ento, vrios discpulos para agradecer-Lhe as bnos; e porque Ele continuasse a exalar o perfume da bondade, um deles suplicou-Lhe: Mestre, que a Verdade? Sem hesitao, porm enternecido pela questo, Ele respondeu: A Verdade Deus! Para penetr-Ia, faz-se necessrio diluir-se em amor como os gros de acar em um clice de gua em movimento. Retida na conscincia humana, , a princpio, uma chispa que as foras do autoconhecimento e do auto-aperfeioamento transformam em uma estrela fulgurante. Ningum a v e est em toda parte, latente, dentro e fora do mundo, envolta, s vezes, na iluso. Semelhante a muitas pedras preciosas, que permanecem encapsuladas em uma ganga grotesca que as encarcera, exigindo-se-Ihes arrebentem o exterior para que se apresentem em facetas luminosas. Tambm ela est assim. No pode ser detida, porque extravasa o continente que a deseje encarcerar aps encontr-Ia. Seus matizes no se confundem no charco das mentiras com as tintas que a pintam, forjando-lhe aparncia. Quem lhe experimenta o sabor, no mais permanece o mesmo. Toda uma revoluo nele se opera e uma transformao radical lhe sucede, libertadora. A Verdade emancipa a alma e a completa. Infinita, vitaliza o microcosmo e expande-se nas galxias, isto , encontra-se ao alcance de todos. Vibra na molcula e agiganta-se no espao ilimitado. Perene, existe desde antes do tempo e sobreviver ao fim das eras. Luz que se expande, aquece sem queimar e vivifica sem produzir fastio. A meditao faculta-lhe o contato; a orao aproxima o homem da sua matriz; a caridade propicia a vivncia com ela; a humildade abre a porta para que se adentre no corao e a f facilita-lhe a hospedagem nos sentimentos. A Verdade apresenta-se em amor, que se desenvolve na direo da Vida. Sem Verdade no h Vida. (1)

VERDADE E LUZ
O conhecimento da verdade constitui uma aquisio de luz para facultar o progresso espiritual do homem. Deixando-se conduzir pela sabedoria que encerra, a marcha evolutiva se faz mais segura, impedindo as indecises e fracassos comuns em empreendimento de tal magnitude, porquanto esbate as sombras da ignorncia, libertando-se de toda escravido. A misso da luz espalhar claridade. A tarefa da verdade dignificar o homem. Por isso, a verdade, como a luz, so metas que a todos cumpre alcanar. Iluminado pela sabedoria, todos os desafios so vencidos sem quaisquer danos para o combate da vida.

CONT. DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 1 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

No entanto, aps tal aquisio, surge a conscincia do dever de ampliar os horizontes nos quais se movimenta. No apenas pelo ensino verbal. Nem tampouco pela imposio arrebatada que nasce do entusiasmo. No somente atravs da frase literria irrepreensvel. Nem s mediante o conceito bem elaborado. No apenas pelo exame das vrias facetas das Divinas Leis. Nem somente na aparncia de santificao inoperante. imprescindvel que os atos reflitam a luz do amor e da verdade, sem menosprezo pela ignorncia e pela rebeldia que teimam em derredor dificultando a felicidade, mesmo porque, so estas manifestaes primrias que permanecem em a natureza humana, que necessitam de amparo e assistncia para se modificar, substituindo o contedo agressivo pelos recursos da pacificao e da nsia do saber.

* * *
O homem que conhece a verdade, quando com ela se identifica, imprime-a no comportamento e transforma-se. Seus horizontes se alargam, abrangendo as necessidades do prximo, que passam a ser, tambm, as suas. A ordem dos valores habituais se altera, e uma avaliao dos recursos se lhe faz imediata. Graas a esse impositivo descobre os tesouros do amor que lhe jazem latentes e desdobra-os, repletando os carentes que encontra pela frente. A sua atitude fomenta outras semelhantes, que se lhe tornam respostas, num crculo crescente de realizaes. E se, por acaso, estas parecem tardar ou se apresentam negativas e decepcionantes, mais percebe a necessidade de insistir e perseverar at que se modifiquem as circunstncias e as pessoas se encontrem a si mesmas. O amor fomenta o amor, tanto quanto a bondade espraia a alegria onde quer que se apresente. Com o amor geraremos a confiana, e esta plenificar os coraes de alegria e paz. A paz favorece a f, e com esta garantimos a f nos demais indivduos, modificando as condies adversas para a vida. Afirmou Jesus: Assim brilhe tambm a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que est nos Cus, conforme anotou Mateus, no versculo dezesseis do captulo cinco do Evangelho. Impossvel, portanto, esconder a luz ou encarcerar a verdade que sempre se manifestaro quando algum as tenha conquistado. (2)

_________________
(1) FRANCO, Divaldo Pereira. Verdade e Vida. A um passo da imortalidade. Pelo Esprito Eros. Bahia: LEAL, 1989. Pg. 21-22. (2) ______. Verdade e Luz. Luz e Esperana. Pelo Esprito Joanna de ngelis. 2. ed. Rio de Janeiro: SPIRITA EL. Pg. 69.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 1 JOGO DIDTICO

O JOGO DA VERDADE

Objetivos: destacar a importncia de se falar sempre a verdade; incentivar a observao; exercitar a memorizao.

Material: 6 objetos diferentes, de fcil visualizao e de conhecimento dos evangelizandos, dispostos sobre uma mesa, banco ou mesmo no cho. Ex.: flor, conchinhas do mar, pedra, lpis, livro, boto, chinelo, pente, etc... 1 leno para vendar os olhos.

Formao: evangelizandos sentados em crculo.

Desenvolvimento: Destacar um evangelizando para iniciar o jogo. Pedir que ele observe atentamente os objetos expostos. Vendar os olhos do aluno. Fazer um sinal com a mo para que outro evangelizando se aproxime. Pedir-lhe que apanhe um dos objetos, oculte-o entre as mos, atrs das costas, e retorne a seu lugar. Tirar a venda do evangelizando e pedir para que ele descubra que objeto foi retirado e quem o pegou. O aluno ter trs chances. Ele dever fazer a seguinte pergunta a cada colega: Foi voc quem pegou..............? (o objeto faltante)

CONT. DO ANEXO 4- PLANO DE AULA N 1 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

O colega indagado deve dizer sempre a verdade, respondendo com uma frase completa. Ex.: Sim, fui eu quem pegou..................... ou No, no fui eu quem pegou................

Descobrindo o portador do objeto, o evangelizando prossegue o interrogatrio citando trs caractersticas do objeto. Ex.: cor, forma e utilidade. A seguir, o aluno, que ocultou o objeto, troca de lugar com o colega que descobriu qual objeto estava faltando. Recomea, ento, o jogo, que prosseguir enquanto houver interesse por parte da turma.

* * *

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 1 ATIVIDADE RECREATIVA

MASSA DE MODELAGEM
1. Ingredientes: 4 xcaras de farinha de trigo; 1 xcara de sal; 2 xcaras de gua fria. Desejando-a colorida, misturar um pouco de anilina na gua.

2. Ingredientes: 3 xcaras de farinha de trigo; 1 xcara de sal; gua; 1 colher de leo; 1 pacote de refresco em p - uva/cereja/morango. 2.1. Preparo: Misturar a farinha com o sal e o leo. Diluir o refresco em p na gua e acrescentar mistura. Amassar at desgrudar das mos. Conservar na geladeira, em vasilhas com tampa, ou em sacos plsticos.

Aprenda a ceder em favor de muitos, para que alguns intercedam em seu benef c i on a ss i t u a e sd e s a g r a d v e i s . Agenda Crist

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 2 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * A famlia uma reunio de espritos que renascem juntos para trabalhar, aprender e progredir. Os elementos de uma famlia tm o dever de se auxiliarem mutuamente. * no lar que aprendemos as primeiras lies de pacincia, de amor e respeito para com os nossos semelhantes. O lar uma oficina de estudo, de trabalho, de aperfeioamento e auxlio mtuo. * Sejam quais forem as dificuldades, devemos ser gratos nossa famlia que se constitui em oportunidades de crescimento. Devemos respeitar nossos pais, que nos deram a chance de retornar ao cenrio da carne para o arrependimento, vendo nos irmos, com* Identificar a importncia da famlia. * Falar sobre a importncia da gratido e do respeito famlia. * Dizer como formada a famlia ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar as atividades cantando a msica: Arrumao, do CD n 1 Evangelizao em notas musicais. (Anexo 1) * Analisar a letra da msica, perguntando: Por que importante viver em harmonia na famlia? Como so organizadas as famlias? Todas as famlias so iguais? E a nossa famlia, tambm nosso prximo? Como so formadas as famlias? * Permitir s crianas que comentem e interpretem a situao apresentada, incentivando-as a externarem opinies e formularem perguntas. * Ouvir as respostas desenvolvendo o assunto com o seguinte interrogatrio: Com quem vocs moram? Quantas pessoas h em casa? Qual o nome delas?

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA

II UNIDADE: RELAES FAMILIARES

SUBUNIDADE: A FAMLIA NOS DIAS DE HOJE

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Cantar com alegria e entusiasmo.

TCNICAS

* Responder, com ateno, ao interrogatrio.

* Interrogatrio. * Exposio dialogada. * Exposio narrativa. * Dramatizao. * Exposio de bonecos de sucata.

RECURSOS

* Msica. * Histria e gravuras. * Varal didtico. * Sucata. * Cola e tesoura.

* Continuar respondendo s perguntas.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES COM INTERESSE; DEMONSTRAREM HABILIDADES PSICOMOTORAS E CRIATIVIDADE NO TRABALHO COM SUCATA; E RELATAREM SUAS VIVNCIAS EM FAMLIA.

CONT. (1) DO PLANO DE AULA N 2 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO panheiros de jornada como ns, a caminho do progresso. * na convivncia no lar que vamos aprendendo a nos desculpar e a nos querer bem, estreitando laos de afeto. * Se houver respeito entre pais, filhos e irmos, se houver tolerncia e cooperao, as dores e os problemas sero superados de forma mais fcil, pois um amparar o outro, e todos estaro mais fortalecidos. * As famlias se organizam das mais variadas formas. Existem famlias formadas por mes e filhos, outras s com pais e filhos, outras onde os avs so quem criam os netos, e outras com me, pai e filhos. No importa como so organizadas as famlias; o essencial que todos estejam unidos, desenvolvendo sentimentos de amor e fraternidade, construindo a evoluo dos espritos. * Ao londo dos tempos, a organizao das famlias na Terra vem sofrendo mudan* Deixar que as crianas relatem suas vivncias, o que dar ao evangelizador a oportunidade de fazer uma sondagem sobre a famlia de cada um dos alunos. Chamar a ateno para as diferenas existentes entre as famlias de cada um. * Depois, complementar o assunto da aula tendo por base os textos para subsdio. (Anexo 2) * Em seguida, narrar A histria de Paulinho (Anexo 3) com o auxlio de gravuras e de um varal didtico. (Anexo 4) * Encerrada a narrativa, questionar: Por que Paulinho quis ir embora de casa? Do que se lembrou ao sentir fome? O que sentiu quando machucou os joelhos? Por que sentiu saudade dos irmos? Quando se lembrou da irm? O que a senhora perguntou a Paulinho? Quando ele resolveu voltar para casa? O que disse ao chegar em casa? * Ouvir as respostas, complementando-as, se necessrio, para reforar o assunto da aula. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Relatar suas vivncias.

* Ouvir em silncio e com ateno.

* Responder corretamente s perguntas.

* Participar com interesse e entusiasmo.

CONT. (2) DO PLANO DE AULA N 2 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO as, em funo das conquistas e das dificuldades dos indivduos. O que deve ser sempre cultivado e mantido o sentimento de amor, unio e amizade, para o crescimento espiritual de cada um e para o estabelecimento da harmonia nos lares. (19) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * A seguir, convidar as crianas a confeccionarem bonecos feitos de sucata e com eles dramatizarem a histria narrada anteriormente. (Anexo 5) * Encerrada a atividade de dramatizao, preparar uma pequena exposio do material confeccionado. * Concluir o assunto da aula mostrando como importante vivermos bem em famlia, esforando-nos para mant-la unida e feliz. * Encerrar a aula proferindo uma prece de agradecimento a Deus pela famlia que possumos.

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Demonstrar habilidades psicomotoras e criatividade.

* Colaborar na organizao da exposio.

* Ouvir com ateno e interesse.

* Ouvir em silncio, em atitude de respeito.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 2 MSICA

ARRUMAO
Letra e msica: Wilma de Macedo Souza

A E E SE O MEU PAPAIZINHO SOUBESSE A B7 QUEM MORA NO MEU CORAO, E A E SEI QUE FICARIA CONTENTE A B7 E COM A MINHA ARRUMAO. F#m AQUI, MAME, B7 E E DESTE LADO O MEU PAPAI, F#m ASSIM, NS TRS, B7 E PODEMOS AMAR MUITO MAIS. A E E SE A MINHA MEZINHA SOUBESSE A B7 QUEM MORA NO MEU CORAO, E A E SEI QUE FICARIA CONTENTE A B7 E COM A MINHA ARRUMAO. F#m AQUI, PAPAI, B7 E E DESTE LADO A MINHA ME, F#m ASSIM, NS TRS, B7 E PODEMOS AMAR MUITO MAIS.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 2 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

LAOS DE FAMLIA
Por que que, entre os animais, os pais e os filhos deixam de reconhecer-se, desde que estes no mais precisam de cuidados? Os animais vivem vida material e no vida moral. A ternura da me pelos filhos tem por princpio o instinto de conservao dos seres que ela deu luz. Logo que esses seres podem cuidar de si mesmos, est ela com a sua tarefa concluda; nada mais lhe exige a Natureza. Por isso que os abandona, a fim de se ocupar com os recm-vindos. H pessoas que, do fato de os animais ao cabo de certo tempo abandonarem suas crias, deduzem no serem os laos de famlia, entre os homens, mais do que resultado dos costumes sociais e no efeito de uma lei da Natureza. Que devemos pensar a esse respeito? Diverso do dos animais o destino do homem. Por que, ento, quererem identific-Io com estes? H no homem alguma coisa mais, alm das necessidades fsicas: h a necessidade de progredir. Os laos sociais so necessrios ao progresso e os de famlia mais apertados tornam os primeiros. Eis por que os segundos constituem uma lei da Natureza. Quis Deus que, por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmos. (205) Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laos de famlia? Uma recrudescncia do egosmo. (1)

A REENCARNAO FORTALECE OS LAOS DE FAMLIA, AO PASSO QUE A UNICIDADE DA EXISTNCIA OS ROMPE


Os laos de famlia no sofrem destruio alguma com a reencarnao, como o pensam certas pessoas. Ao contrrio, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princpio oposto, sim, os destri. No espao, os Espritos formam grupos ou famlias entrelaados pela afeio, pela simpatia e pela semelhana das inclinaes. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espritos se buscam uns aos outros. A encarnao apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem erraticidade, novamente se renem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, at, uns seguem a outros na encarnao, vindo aqui reunir-se numa mesma famlia, ou num mesmo crculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mtuo adiantamento. Se uns encarnam e outros no, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforam por fazer que os retardatrios progridam. Aps cada existncia, todos tm avanado um passo na senda do aperfeioamento.

CONT. (1) DO ANEXO 2 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Cada vez menos presos matria, mais viva se Ihes torna a afeio recproca, pela razo mesma de que, mais depurada, no tem a perturb-Ia o egosmo, nem as sombras das paixes. Podem, portanto, percorrer, assim, ilimitado nmero de existncias corpreas, sem que nenhum golpe receba a mtua estima que os liga. Est bem visto que aqui se trata de afeio real, de alma a alma, nica que sobrevive destruio do corpo, porquanto os seres que neste mundo se unem apenas pelos sentidos nenhum motivo tm para se procurarem no mundo dos Espritos. Durveis somente o so as afeies espirituais; as de natureza carnal se extinguem com a causa que lhes deu origem. Ora, semelhante causa no subsiste no mundo dos Espritos, enquanto a alma existe sempre. No que concerne s pessoas que se unem exclusivamente por motivo de interesse, essas nada realmente so umas para as outras: a morte as separa na Terra e no cu. (2)

LAOS ETERNOS
A reencarnao estreita os vnculos do amor, tornando-os laos eternos, pelo quanto faculta de experincia na rea da afetividade familiar. Enquanto as ligaes de sangue favorecem o egosmo, atando as criaturas s algemas das paixes possessivas, a pluralidade das existncias ajuda, mediante a superao das convenincias pessoais, a unio fraternal. Os genitores e nubentes, os irmos e primos, os avs e netos de uma etapa trocaro de lugar no grupo de companheiros que se afinam, permanecendo os motivos e emulaes da amizade superior. O desligamento fsico pela desencarnao faz que se recomponham, no alm-tumulo, as famlias irmanadas pelo ideal da solidariedade, ensaiando os primeiros passos para a construo da imensa famlia universal. Quando a fora do amor vigilante detecta as necessidades dos coraes que mergulharam na carne, sem egosmo, pedem aos programadores espirituais das vidas que Ihes permitam acompanhar aqueles afetos que os anteciparam, auxiliando-os nos cometimentos encetados, e reaparecem na parentela corporal ou naquela outra, a da fraternidade real que os une e faculta os exemplos de abnegao, renncia e devotamento. Este amigo que te oferece brao forte; esse companheiro a quem estimas com especial carinho; aquele conhecido a quem te devotas com superior dedicao; estoutro colega que te sensibiliza; essoutro discreto benfeitor da tua vida; aqueloutro vigilante auxiliar que se apaga para que apareas, so teus familiares em esprito, que ontem envergaram as roupagens de um pai abnegado ou de uma me sacrificada, de um irmo zeloso ou primo generoso, de uma esposa fiel e querida ou de um marido cuidadoso, ora ao teu lado, noutra modalidade biolgica e familiar, alma irm da tua alma, diminuindo as tuas dores, no carreiro da evoluo e impulsionando-te para cima, sem pensarem em si... Os adversrios gratuitos que te sitiam e perturbam, os que te buscam sedentos e esfaimados, vencidos por paixes mesquinhas, so, tambm, familiares outros a quem ludibriaste e traste, que agora retornam, necessitados do teu carinho, da tua reabilitao moral, a fim de que se refaa o grupo espiritual, que ascender contigo no rumo da felicidade. Jesus, mais de uma vez, confirmou a necessidade dessa fuso dos sentimentos acima dos vnculos

CONT. (2) DOANEXO 2 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

humanos, exaltando a superior necessidade da unio familiar pelos laos eternos do esprito. A primeira, f-Io, ao exclamar, respondendo solicitao dos que lhe apontavam a mezinha amada que O buscava, referindo-se: Quem minha me, quem so meus irmos, seno aqueles que fazem a vontade do Pai? Posteriormente, na cruz, quando bradou, num sublime testemunho, em resposta direta Me angustiada que O inquirira: Meu filho, meu filho, que te fizeram os homens? elucidando-a e doando-a Humanidade: Mulher, eis a teu filho Filho, eis a tua me, entregando-a ao seu cuidado, atravs de cuja ao inaugurou a Era da fraternidade universal acima de todos os vnculos terrenos. (3) Joanna de ngelis

_____________________
1. KARDEC, Allan. Da Lei de Sociedade. O Livro dos Espritos. Traduo de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Perg. 773-775. 2. ______. Ningum poder ver o reino de Deus se no nascer de novo. O Evangelho segundo o Espiritismo. Traduo de Guillon Ribeiro. 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, Cap IV, item 18. 3. FRANCO, Divaldo Pereira. Laos Eternos. SOS Famlia. 3. ed. Bahia: LEAL, 1994. Perg. 74 a 76.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 2 HISTRIA

A HISTRIA DE PAULINHO
Paulinho, um menino de 14 anos, pensava que viver com sua famlia era muito chato. E consigo pensava: Mame est sempre pedindo para eu guardar a roupa e os sapatos; papai no pra de dizer que importante estudar; minha irm mais velha est sempre a me chamar para fazer a tarefa escolar; meus irmos querem jogar bola e eu s gosto de brincar com a pipa. Acho melhor viver sozinho. Vou-me embora desta casa! S assim posso fazer o que eu quero, na hora que eu quiser. Assim, Paulinho fez a sua trouxa uma camisa e uma cala e resolveu procurar um local para viver sozinho. O menino chegou cozinha e disse para sua me: Vou embora, quero viver sozinho. Filho, viver sozinho no fcil!... disse a mame. No se preocupe, mame, vou saber como me cuidar. Adeus! A me deixou que ele se fosse, pois s assim ele entenderia como importante ter uma famlia e alm disso, ela sabia que antes do anoitecer ele estaria de volta. Paulinho comeou a andar... andar em busca de um local para ficar, mas nenhum lhe parecia confortvel. Mesmo assim ele continuou procurando. Depois de muito andar, comeou a sentir fome. Lembrou-se do leite quentinho e do po que sua me lhe oferecia pela manh. Mas dizia consigo mesmo: Vou encontrar o meu lugar... e andou... andou. De repente, tropeou em uma pedra e machucou os joelhos. Quis chorar, mas lembrou que estava sozinho e no tinha ali o papai para cuidar do seu ferimento. Mas, mesmo com fome e os joelhos machucados, achava que poderia morar sozinho, longe de todos. Andou mais um pouco e avistou alguns meninos brincando. Aproximou-se e perguntou: Posso brincar com vocs? Os meninos pareciam no enxerg-lo, pois sequer responderam sua pergunta. Paulinho, nesse momento, lembrou-se dos irmos que o tratavam com carinho e at faziam pipas coloridas para ele brincar. Sentado numa pedra, sentiu sede, lembrou-se ento, de sua irm, pois era ela quem lhe dava gua fresquinha quando tinha sede. Precisava fazer algo! Avistou uma casa e resolveu ir at l pedir um copo dgua. Bateu palmas... Uma senhora veio atend-lo.

CONT. (1) DOANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

O que voc quer, menino? perguntou-lhe. Pode me dar um copo dgua, por favor? A senhora chegou bem perto de Paulinho, para observ-Io melhor e disse: Pobre menino, to novo e sem famlia! Voc vive nas ruas? perguntou curiosa. Paulinho no soube responder. Gaguejou... gaguejou, mas no sabia o que falar, pois ele no queria viver nas ruas, j que tinha uma famlia. De seus olhos comearam a escorrer duas lgrimas, que anunciavam o desejo de voltar para casa e a saudade de seus familiares. Nesse momento, notou que a noite se aproximava e, alm da fome e da dor nos joelhos machucados, sentiu medo de pass-Ia sozinho, ao relento. Num grande esforo, andou... andou bem depressa... at alcanar sua casa. L chegando, surpreendeu a todos, quando os abraou e disse: Este o melhor lugar para se morar e esta a melhor famlia!... Depois, foi tomar banho, vestir roupas limpas, cuidar dos joelhos machucados e saborear a deliciosa sopa que mame acabara de servir. Paulinho no cansava de repetir: Como boa a nossa casa! Como boa a minha famlia!

CONT. (2) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 1) (Ilustrao 1)

CONT. (3) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIV.NCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 2)

CONT. (4) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

CONT. (5) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 4)

CONT. (6) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 5)

CONT. (7) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 6)

CONT. (8) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 7)

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 2 RECURSO DIDTICO

VARAL DIDTICO
Material:

papel com o material a ser exposto; fio (nylon, barbante, sisal, l...); pregadores de roupa (opcional).

Este recurso consiste em esticar o fio entre dois pontos, fazendo, assim, o varal. Pode-se usar colunas (Ilust. 2), troncos de rvores (Ilust. 3), puxadores de portas ou janelas, pregos ou duas cadeiras em distncias adequadas, para se prender o fio. No varal didtico, as folhas podem ser penduradas por dobradura (Ilust. 1 e 2) ou fixadas com pregadores de roupa. (Ilust. 3) O material deve ser exposto em seqncia lgica, medida que a histria vai se desenvolvendo.

(Ilust. 1)

CONT. DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Sugesto para utilizao do varal didtico

(Ilust. 2)
- entre colunas (em reas livres e salo, ou auditrio) -

(Ilust. 3)

- entre rvores -

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 2 ATIVIDADE DIDTICO-RECREATIVA

A FAMLIA DE PAULINHO
Objetivos:

Fixar o contedo da aula por meio de dramatizao feita com os personagens confeccionados; desenvolver habilidades psicomotoras; estimular a criatividade.
Material: sucata, cola e tesoura.

Sucata:

Latas ou garrafas de refrigerante (600 ml) vazias; embalagens de iogurtes; sementes; botes; retalhos de papel e de tecido; l, linha, barbante, sisal, fitas.
Formao:

Crianas sentadas, formando um crculo; espalhar o material (sucata) no centro do crculo.


Desenvolvimento:

apresentar os modelos (Ilust. 1 a 3) para os evangelizandos; pedir que eles confeccionem os personagens da histria: menino, me, pai, irmos, etc, utilizando o
material disponvel;

auxiliar os alunos que demostrarem dificuldade; estimular as crianas a criarem modelos diferentes dos apresentados, possibilitando o desenvolvimento
da criatividade.

CONT. DOANEXO 5 - PLANO DEAULAN 2 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Ilust. 1

Ilust. 2

Ilust. 3

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 3 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * (...) Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando quele uma organizao dbil e delicada, que o torna propcio a todas as impresses (...) (8) * No lar cristo deve existir o cultivo dos bons hbitos e das boas aes, e os pais devem ser os exemplos de dignidade para os filhos. (19) * O Lar o corao do organismo social. Em casa, comea nossa misso no mundo. Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos. (15) * Lar cristo aquele em que todos os membros se esforam para vivenciar os ensinamentos de Jesus. * Descrever o que um lar cristo. * Dizer o que posso fazer para que meu lar seja verdadeiramente cristo. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula solicitando que cada evangelizando represente a sua famlia por meio de um desenho. (Anexo 1, parte I) * Em seguida, pedir a cada aluno que apresente a sua famlia representada no desenho. Exemplo: Este meu pai; ele se chama Jos e mecnico. Esta minha me; ela se chama Joana e costureira. Este ... * Utilizando as apresentaes, estabelecer uma conversa com os alunos sobre a famlia, pedindo-lhes que falem sobre a sua. * Com base no texto de subsdios para o evangelizador, complemente o assunto em anlise por meio de uma exposio participativa. (Anexo 2) * A seguir, dividir a turma em grupos, propondo-lhes que respondam as seguintes questes:

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

II UNIDADE: RELAES FAMILIARES

SUBUNIDADE: A FAMLIA: O LAR CRISTO

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Desenhar sua famlia com ateno e fidelidade.

TCNICAS

* Apresentar sua famlia para os colegas, utilizando-se de desenho confeccionado anteriormente.

* Desenho livre. * Exposio participativa. * Estudo em grupo. * Recorte. * Dobradura.

RECURSOS

* Participar, com interesse, da conversa.

* Papel, lpis-de-cor ou giz-de-cera. * Tesoura sem ponta, cartolina, fita adesiva. * Jogo didtico. * Msica.

* Ouvir a exposio sobre o tema, complementando, assim, seus conhecimentos.

* Dividir-se em grupos para realizar o trabalho proposto.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS ALUNOS ESCREVEREM AS ATITUDES DO GRUPO FAMILIAR QUE CARACTERIZAM UM LAR CRISTO E DISSEREM QUAL A CONTRIBUIO QUE PODEM DAR PARA QUE SEU LAR SE TORNE VERDADEIRAMENTE CRISTO.

CONT. DO PLANO DE AULA N 3 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Os filhos devem colaborar para que haja paz e harmonia no lar, seguindo as normas e as orientaes da famlia, interessando-se pelos problemas e dificuldades, participando de tarefas religiosas e aes voluntrias no bem e unindo-se aos familiares nas oraes em conjunto. * O lar cristo se caracteriza pelo esforo de seus membros para viverem dentro da moral do Cristo. * No lar verdadeiramente cristo reina a paz e a harmonia e todos so mais felizes. * Quando h amor e confiana entre pais e filhos, o lar um lugar de paz e harmonia. (19) * Amor, perdo, caridade, trabalho, colaborao e respeito so ensinamentos de Cristo. Cada um dos elementos que constituem a famlia pode demonstrar comportamento cristo dentro do lar, vivenciando aqueles ensinamentos. Descreva o que um lar cristo. Enumere o que voc pode fazer para que seu lar seja verdadeiramente cristo. * Ouvir as apresentaes dos grupos, reforando a importncia de vivenciar os ensinamentos do Cristo no lar. * Em seguida, propor uma atividade de recorte e dobradura, para a confeco de um porta-retratos. (Anexo 1, parte II) * Depois, realizar um jogo didtico com o objetivo de fixar o assunto da aula. (Anexo 3) * Encerrado o jogo, dizer que cada membro da famlia precisa fazer alguma coisa para que seu lar seja verdadeiramente cristo. * Cantar com as crianas a msica Casa e lar. (Anexo 4) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

Obs.: O jogo didtico ser realizado se o tempo da aula for suficiente.

* Apresentar as respostas do seu grupo, comentando-as.

* Realizar com interesse e alegria a confeco do porta-retratos.

* Participar do jogo didtico, realizando as tarefas propostas.

* Ouvir os comentrios finais.

* Cantar com alegria.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 3 RECURSO DIDTICO

PARTE I (Desenho livre)

Desenvolvimento: O evangelizador dever distribuir papel (15cm de altura x 10cm de largura) e lpis-decor ou giz-de-cera para que cada criana represente sua famlia por meio de desenho.

PARTE II (Porta-retrato)

Desenvolvimento: Cada aluno confeccionar um porta-retrato e colocar o desenho de sua famlia, feito na primeira parte desta atividade.

Material: cartolina, papel carto ou similares tamanho 20cm x 60cm; tesoura; fita adesiva.

CONT. DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 3 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Confeco do porta-retrato
1 - Recortar um retngulo de cartolina de 20cm x 60cm.

20cm

60cm

2 - Dobrar o retngulo ao meio (20cm x 30cm)

20cm

30cm

30cm

3 - Dobrar a base do porta-retrato

20cm

5cm

25cm

25cm

5cm

CONT.(1) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 3 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

4 - Desenhar um retngulo de 9cm de altura x 14cm e recortar.

5 - Prender com fita adesiva, no verso do porta-retrato, o desenho da famlia. 6 - Dobrar nas linhas pontilhadas, dando forma ao porta retrato.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 3 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

EM FAMLIA ESPIRITUAL
Por que vs o argueiro no olho de teu irmo, sem notar a trave que est no teu prprio? Jesus . (Mateus, 7:3.)

Quanto mais nos adentramos no conhecimento de ns mesmos, mais se nos impe a obrigao de compreender e desculpar, na sustentao do equilbrio em ns e em torno de ns. Da a necessidade da convivncia, em que nos espelhamos uns nos outros, no para criticar-nos, mas para entender-nos, atravs de bendita reciprocidade, nos vrios cursos de tolerncia, em que a vida nos situa, no clima da evoluo terrestre. Assim que, no educandrio da existncia, aquele companheiro: que somente identifica o lado imperfeito dos seus irmos, sem observar-lhes a boa parte; que jamais se v disposto a esquecer as ofensas de que haja sido objeto; que apenas se lembra dos adversrios com o propsito de arras-los, sem reconhecer-lhes as dificuldades e os sofrimentos; que no analisa as razes dos outros, a fixar-se unicamente nos direitos que julga pertencer-lhe; que no se enxerga passvel de censura ou de advertncia, em momento algum; que se considera invulnervel nas opinies que emita ou na conduta que espose; que no reconhece as prprias falhas e vigia incessantemente as faltas alheias; que no se dispe a pronunciar uma s frase de consolao e esperana, em favor dos cados na penria moral; que se utiliza da verdade exclusivamente para ameaar ou ferir... Ser talvez de todos ns aquele que mais exija entendimento e ternura, de vez que, desajustado na intolerncia, se mostra sempre desvalido de paz e necessitado de amor. (1)

PERANTE OS PARENTES
Desempenhar todos os justos deveres para com aqueles que lhe comungam as teias da consanginidade. Os parentes so os marcos vivos das primeiras grandes responsabilidades do Esprito encarnado.

*
Intensificar os recursos de afeto, compreenso e boa-vontade para os afins mais prximos que no lhe compreendam os ideais. O lar constitui cadinho redentor das almas endividadas.

*
Dilatar os laos da estima alm do crculo da parentela. A Humanidade a nossa grande famlia.

CONT. DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 3 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Acima de todas as injunes e contigncias de cada dia, conservar a fidelidade aos preceitos espritas cristos, sendo cnjugue generoso e melhor pai, filho dedicado e companheiro benevolente. Cada semelhante nosso degrau de acesso Vida Superior, se soubermos receb-lo por verdadeiro irmo.

*
Melhorar, sem desnimo, os contactos diretos e indiretos com os pais, irmos, tios, primos e demais parentes, nas lides do mundo, para que a Lei no venha a cobrar-lhe novas e mais enrgicas experincias em encarnaes prximas. O cumprimento do dever, criado por ns mesmos, lei do mundo interior a que no poderemos fugir.

*
Imprimir em cada tarefa diria os sinais indelveis da f que nutre a vida, iniciando todas as boas obras no mbito estreito da parentela corprea. Temos, na famlia consagnea, o teste permanente de nossas relaes com a Humanidade. (2)

Mas se algum no tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua famlia, negou a f e pior do que o infiel. Paulo. (I TIMTEO, 5:8)

* * *

_____________________ (1) XAVIER, Francisco Cndido. Em famlia espiritual. Ceifa de Luz. Pelo Esprito Emmanuel. 5 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1998. Cap. 52. (2) VIEIRA, Waldo. Perante os parentes. Conduta Esprita. Pelo Esprito Andr Luiz. 29 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 19.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 3 JOGO DIDTICO

JOGO DA RIMA
Objetivos: fixar o tema abordado; desenvolver a discriminao auditiva; estimular a cooperao e o trabalho em equipe. Material: palavras variadas (ver sugestes no fim desta pgina) que guardem relao com o assunto da aula; cartolina; cola e tesoura; papel e lpis. Confeco do material: cortar as palavras e colar na cartolina; recortar a cartolina formando vrios cartes. Desenvolvimento: dividir a turma em duas equipes; cada equipe dever receber papel e lpis; colocar os cartes confeccionados em local de fcil acesso; a cada rodada, uma equipe, alternadamente, retira o carto e o mostra a todos os colegas; as equipes tero 1 minuto para encontrar trs palavras que rimem com a dos colegas; se a equipe adversria que tirou o carto conseguir realizar a tarefa no tempo determinado, ganha um ponto; caso contrrio, o grupo que aprensentou o carto poder mostrar suas rimas, ganhando, assim, o ponto; o jogo se encerrar quando todos os cartes tiverem sido apresentados, ou enquanto houver interesse por parte do grupo; vence a equipe que alcanar maior nmero de pontos. Exemplo: Corao - rima com misso, ao, cristo. Outras palavras: trabalho, mame, casa do amor, famlia, vov, irmo, estudo, colaborao, etc.

Ateno: as palavras e as rimas apresentadas devero estar relacionadas ao assunto da aula para que se atenda ao objetivo proposto.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 3 MSICA

CASA E LAR
Letra e msica: Vilma de Macedo Souza

Bb QUATRO PAREDES E UM TELHADO F7 A CASA J EST PRONTA Bb ABRO A PORTA E POSSO ENTRAR.

F7 A EXISTE AMOR, Bb CARINHO E COMPREENSO, Bb7 Eb F7 UM LAR, UM DOCE LAR! Bb A EST MEU CORAO!

Bb7 Eb Cm F UM LAR ! DOCE LAR! F7 Bb F7 Bb A EST MEU CORAO!

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 4 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Aprender a amar os pais e familiares o primeiro passo para amar Humanidade. (19) * Nosso lar a escola concedida por Deus para o exerccio do bem. * Falar sobre a necessidade de colaborao no lar. * Enumerar situaes em que podemos ser teis em casa. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar as atividades fazendo uma breve reviso da aula anterior, pedindo aos evangelizandos que relembrem a histria narrada na segunda aula deste mdulo (A histria de Paulinho). * Em seguida, apresentar o Relgio Cuco (anexo 2), explicando o seu funcionamento de forma clara e simples. * Prosseguir a aula convidando as crianas a ouvirem a histria: A famlia dos ponteiros (Anexo 1), utilizando-se do relgio cuco. (Anexo 2) * Encerrada a narrativa, perguntar aos alunos: Como era formada a famlia dos Ponteiros? Qual era a tarefa de cada um? O que anunciava, ao cantar, o Cuco Cauby? Como Horcio se sentiu quando ficou sem a famlia e o amigo Cuco? * Quem no colabora na higiene e na arrumao da casa, tornando-a um lugar agradvel, no se tornar um homem til e atuante JOGO DIDTICO E PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES COM INTERESSE.

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

II UNIDADE: RELAES FAMILIARES

SUBUNIDADE:AMOR FAMLIA: COLABORAO NO LAR

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Relembrar a histria.

TCNICAS

* Exposio participativa. * Interrogatrio. * Exposio narrativa.

* Todos podemos prestar colaborao no lar: mantendo limpo os arredores da casa, livres de lixo e calhaus; atendendo s crianas menores; lavando a loua; estendendo a roupa no varal; guardando a prpria roupa em local adequado; recolhendo sapatos e chinelos espalhados, etc.

* Observar o relgio cuco, questionando e respondendo s perguntas.

RECURSOS

* Ouvir com ateno a histria narrada.

* Relgio cuco. * Histria. * Jogo didtico. * Relgios de papel. * Gravuras. * Msica.

* Responder corretamente s perguntas formuladas.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS RELACIONAREM CORRETAMENTE AS GRAVURAS DO

CONT. DO PLANO DE AULA N 4 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO na sociedade, com condies de modific-la para melhor. * O sentimento de colaborao se inicia na famlia, quando dispensamos ateno e carinho queles com quem convivemos. * O lar onde todos se ajudam tranquilo e feliz. (19) E vocs, que tarefa desempenham em casa? * Ouvir as respostas e, partindo delas, complementar o assunto em estudo, tendo por base os textos de subsdios. (Anexo 3) * Em seguida, realizar uma atividade de fixao - Jogo didtico (anexo 4). * Finalizado o jogo, concluir as atividades, relacionando, com as crianas, maneiras de colaborar em casa. * Encerrar a aula com uma prece. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir e participar da exposio do assunto.

* Participar com interesse do jogo didtico.

* Citar maneiras de colaborar em casa.

* Cantar com alegria.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 4 HISTRIA

A FAMLIA DOS PONTEIROS


Sr. Onofre era relojoeiro conceituado na cidade, inventor criativo, atendia a inmeros pedidos de conserto, principalmente, de relgios de parede, sua especialidade. Havia um, porm, o grande relgio cuco (apresentar o relgio cuco - Anexo 3), que no estava venda, pois o Sr. Onofre tinha muita estima pela famlia dos ponteiros que trabalhava nele. Era chamado de grande relgio Cuco porque, ao chegar meio-dia, saa de dentro dele, atravs de uma portinhola, um passarinho, cantarolando: Cuco! Cuco! Era o Cuco Cauby. (Apresentar o Cuco) A famlia dos ponteiros, amigos de Cauby, dividia a importante tarefa de marcar o tempo da seguinte forma: Sr. Veloz, muito esguio, passeava rpido pelo relgio, indicando os segundos. (Apresentar o ponteiro dos segundos) Sua esposa, Dona Pacincia, no to esguia e gil quanto o marido, mostrava os minutos, dando um passo para a frente toda vez que era ultrapassada pelo Sr. Veloz. Horcio, o filho do casal, por sua vez, deveria contribuir para o ofcio dos pais, assinalando as horas bem devagar. Mas havia um problema: Horcio era pouco prestativo. No deixava o nmero 12, por isso sempre que a famlia se encontrava, o relgio acusava meio dia, hora do almoo, festa para todos, porque o Cuco Cauby surgia chamando: Cuco! Cuco! Cuco!... (12 vezes) Dona Pacincia, muito amorosa, chamou a ateno do filho: Horcio, voc precisa trabalhar, dar a sua contribuio para demonstrar gratido ao grande Cuco que nos abriga em sua casa. Ah, me! respondeu, preguioso. Para que me mexer? Vocs j fazem o suficiente por mim e por vocs. Alm disso, bom ficar parado, a hora do almoo vem mais depressa. No, meu filho! observou Dona Pacincia. No basta simplesmente querer que seja hora do almoo, o Sr. Onofre sabe o quanto ela demora chegar! Claro que no! A gente que mostra para ele. E, embora a me o alertasse para a importncia de sua cooperao, Horcio evitava fazer a sua parte, preferindo ficar ocioso, vendo Cauby e os pais trabalhando, trabalhando... O Sr. Onofre percebeu, contudo, que havia algo errado. Por que o Cuco Cauby estaria cantando antes da hora? Pegou o relgio, procurou o defeito e logo constatou ser o pequeno ponteiro das horas Horcio o causador da confuso. Entristecido, viu-se forado a demonstrar ao grande relgio Cuco que, defeituoso, s lhe causaria contratempos.

CONT. DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Aproveitou as peas perfeitas para a fabricao de um novo modelo, ficando Horcio, o nico que no colaborava, esquecido na carcaa do velho relgio. Cedo a solido fez de Horrio um ponteirinho triste. Ah! Se pudesse reviver a alegria das horas! Mas sozinho?! Impossvel!... Cauby, Sr. Veloz e Dona Pacincia continuaram no cumprimento do dever que lhes cabia, agora em outra engenhoca. Sr. Onofre notando, porm, falta de entusiasmo no canto do Cuco Cauby e desnimo nos passos do casal de ponteiros, indagou o motivo da tristeza e o Sr. Veloz lhe respondeu: Sabe o que , Sr. Onofre, ns sentimos falta de Horcio. No que no gostemos do novo ponteiro que marca as horas, mas Horcio nosso filho... E Cauby falou da falta que lhe fazia o amigo. Enternecido, Sr. Onofre decidiu remontar o antigo relgio, mesmo no funcionando direito. O importante pra ele era a felicidade de todos. Recolocou as peas no velho relgio cuco e... surpreendeu-se ao verificar o ponteiro das horas trabalhando feliz e com preciso. Horcio, muito feliz com a volta de sua famlia e do amigo Cuco Cauby, passou a colaborar, marcando as horas, pois havia aprendido uma grande lio.

GLOSSRIO:
Alertar...............avisar. Carcaa............ estrutura. Conceituado....bem considerado. Contratempo... dificuldade, aborrecimento. Engenhoca...... aparelho de fcil inveno. Enternecido.....compadecido, sensibilizado. Esguio...............alto e delgado. Ocioso...............que no trabalha, desocupado. Preciso............exatido. Constatar..........verificar.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTAESPRITA VIVNCIAEVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 4 RECURSO DIDTICO

RELGIO CUCO 1. Atividade Inicial


Objetivos: Introduzir o assunto da aula; despertar o interesse e a ateno para a histria que ser narrada. Atividade inicial: Conversar com as crianas sobre a utilidade de um relgio; falar sobre a funo dos seus ponteiros; explicar o funcionamento do relgio cuco. Material: Papel paran ou papelo grosso (para confeccionar o suporte do relgio) Cola; Fita crepe; Cartolina, papel grosso ou similar (para confeccionar o relgio); Cartolina colorida ou similar ou material para pintura. Confeco do suporte - ilustrao 1 e 2: Desenhe o suporte do relgio cuco (Ilustrao 1) em papel paran ou papelo grosso; Recorte o suporte do relgio cuco e dobre nas linhas pontilhadas; Confeco do relgio cuco - ilustrao 3: Quadricule em uma folha de papel grosso quadrados de 3cm x 3cm; Reproduza o desenho do relgio (ilustrao 3), utilizando-se do cdigo de letras; Recorte e forre o relgio com papel ou cartolina colorida. Se desejar o relgio pode ser pintado; Reproduza o mostrador do relgio, colocando os nmeros 12, 3, 6 e 9, nos locais correspondentes e depois cole sobre o relgio; Recorte (nas linhas tracejadas) a portinha da casinha do cuco; Fure o centro assinalado com +, com o auxlio de uma agulha grossa, para fixar os ponteiros; Cole o relgio no suporte de papelo conforme ilustrao 2. Sugesto - confeccione o suporte e o relgio em papel grosso para dar maior rigidez e facilitar o manuseio dos ponteiros e do cuco.

CONT. (1) DOANEXO 2 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 1)

(Ilustrao 2)

CONT. (2) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

CONT. (3) DOANEXO 2 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

2. Confeco do Cuco - ilustraes 4, 5 e 6

Material: Cartolina colorida ou branca; Papel de seda ou crepon; Lpis de cor; Palito para churrasco.

(Ilustrao 4) Confeco: Pinte ou reproduza sobre papel colorido os modelos (Ilustrao 5 e 6) montando o passro conforme a ilustrao 4; Para fazer o bico, dobre na linha pontilhada e recorte na linha dupla; Utilize papel crepom ou papel de seda na cor desejada para fazer as asas e o rabinho (ilustrao 7); Cole o pssaro sobre o palito de churrasco.

cole

cole Aproximadamente 8 cm
DESFIAR

(Ilustrao 7) (Ilustrao 5 e 6)

CONT. (4) DOANEXO 2 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

3. Confeco dos Ponteiros - ilustrao 8


Material: Cartolina colorida ou branca; Lpis de cor; Cola/tesoura. Confeco: Pinte e recorte ou reproduza sobre papel colorido os ponteiros (ilustrao 8). Os ponteiros devem ficar menor que o mostrador do relgio; Fixe os ponteiros com um percevejo, colchete ou tachinha na marca + j furada.

Fotografia mostrador do relgio

(Ilustrao 8)

CONT. (5) DOANEXO 2 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

FOTOGRAFIAS DO RELGIO CUCO

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 4 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

EM FAMLIA
Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua prpria famlia e a recompensar seus pais, porque isto bom e agradvel diante de Deus. Paulo (I Timteo, 5:4.)

A luta em famlia problema fundamental da redeno do homem na Terra. Como seremos benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda no aprendemos a servir cinco ou dez criaturas? Esta indagao lgica que se estende a todos os discpulos sinceros do Cristianismo. Bom pregador e mau servidor so dois ttulos que se no coadunam. O apstolo aconselha o exerccio da piedade no centro das atividades domsticas, entretanto, no alude piedade que chora sem coragem ante os enigmas aflitivos, mas quela que conhece as zonas nevrlgicas da casa e se esfora por elimin-las, aguardando a deciso divina a seu tempo. Conhecemos numerosos irmos que se sentem sozinhos, espiritualmente, entre os que se lhes agregaram ao crculo pessoal, atravs dos laos consangneos, entregando-se, por isso, a lamentvel desnimo. imprescindvel, contudo, examinar a transitoriedade das ligaes corpreas, ponderando que no existem unies casuais no lar terreno. Preponderam a, por enquanto, as provas salvadoras ou regenerativas. Ningum despreze, portanto, esse campo sagrado de servio por mais que se sinta acabrunhado na incompreenso. Constituiria falta grave esquecer-lhe as infinitas possibilidades de trabalho iluminativo. impossvel auxiliar o mundo, quando ainda no conseguimos ser teis nem mesmo a uma casa pequena aquela em que a Vontade do Pai nos situou, a ttulo precrio. Antes da grande projeo pessoal na obra coletiva, aprenda o discpulo a cooperar em favor dos familiares, no dia de hoje, convicto de que semelhante esforo representa realizao essencial. (1)

*
TUA COOPERAO
O teu prximo necessita de tudo quanto a ti valioso na vida. Concede-lhe o tesouro da tua cooperao, irradiando, na sua direo, pensamentos de bondade e de simpatia. Ningum vive sem o milagre da cooperao. Mesmo que o no percebas, tudo e todos cooperam para que vivas e cresas no rumo da meta para a qual renasceste. O teu prximo, igualmente, no prescinde dos teus pensamentos positivos nem da tua cordialidade. certo que h pessoas portadoras de expresses que as tornam antipticas tua convivncia. No obstante, necessrio envolv-las nas tuas vibraes de ternura.

CONT. DO ANEXO 3- PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Da mesma forma, no te enganes. Exteriorizas, sem que o percebas, manifestaes psquicas que te fazem animoso e antiptico a outras pessoas. Gostarias que o teu prximo dissimulasse as dificuldades e limitaes que possuis, oferecendo-te receptividade agradvel e cordial. Age da mesma forma, em relao aos que te parecem desagradveis.

*
Coopera com Deus, na edificao do bem irrepreensvel, no te escusando lavoura da gentileza, nem ao contributo da tua amizade. Ningum sobrevive sem o auxlio da afeio de outrem, quanto vida alguma se desenvolve sem o ar de que se nutre, salvadas, apenas, as bactrias anaerbias de existncia breve. Um tijolo cooperando com outro levanta a construo. Um gro se une a outro, no silncio do solo, e eis nascente a seara luxuriante. Uma molcula se agrega a outra e a galxia se espraia pelo infinito.

*
Doa a tua cooperao, por menor te parea. Ao faz-lo, evita o impositivo da tua paixo, a exigncia da tua forma de ser, pois que isto representa uma cobrana do que supes ofertar. Quando algum oferece algo a outrem, a si prprio se enriquece. O plen, arrastado pelo vento, responsvel pela fecundao, sem qualquer imposio de sua parte. A chuva tomba, generosa e espontnea, sustentando a vida e reverdecendo o solo. No te imponhas nunca. Jesus, cooperando com o homem, no obstante a voz imperativa que lhe caracteriza toda a mensagem, foi claro ao dizer: Aquele que quiser vir aps mim, tome a sua cruz e siga-me, mediante a condicional da vontade de cada um. No entanto, o sublime Construtor da Terra e tudo que nela existe. Coopera, portanto, com a vida, esparzindo bnos onde estejas, com quem te encontres, conforme surja a oportunidade. Retribui com amor ao amor que a vida te oferta... (2)

*
_____________________

(1) XAVIER, Francisco Cndido. Em famlia. Po Nosso. Pelo Esprito Emmanuel. 27. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 117. (2) FRANCO, Divaldo Pereira. Tua cooperao. Alerta. Pelo Esprito Joanna de ngelis. 2. ed. Bahia: LEAL, 1982. Cap. 8.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 4 JOGO DIDTICO

PAINEL DA COLABORAO
Objetivos: fixar o assunto da aula e exercitar a memria. Material: dez relgios (Anexo 4 / Ilust. 1) em dez cores diferentes; dez gravuras coloridas (Ilust. 1 a 10, deste anexo); cola; barbante. Confeco: recortar e colorir dez relgios em cores diferentes; colorir as gravuras deste anexo; colar no verso de cada relgio uma gravura; furar a ponta superior do relgio, passando o barbante, para pendur-lo. Formao: crianas sentadas. Desenvolvimento: Prender os relgios pelo barbante no quadro negro, parede ou mural, com o verso escondido. Virar todos os relgios, permitindo que as crianas observem por alguns minutos as gravuras colocadas em seu verso. Ocultar novamente as gravuras, retornando os relgios posio inicial. Pedir a um evangelizando que escolha um dos relgios, nomeando sua cor. Virar o relgio escolhido, deixando a gravura exposta e em seguida perguntar se ele capaz de lembrar onde est a gravura correspondente, permitindo uma nica opo. Se a criana acertar, ocultar as gravuras e alterar as posies dos relgios, tornando assim, o jogo mais interessante e dinmico. Se no houver acerto, ocultar a gravura e dar chance a outro aluno. Prosseguir o jogo enquanto houver interesse do grupo.

Observao: poder o evangelizador solicitar a colaborao das crianas na confeco do material recortar, pintar e colar.

CONT. (1) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

CONT. (2) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 1

CONT. (3) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 2

CONT. (4) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIAEVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 3

CONT. (5) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 4

CONT. (6) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 5

CONT. (7) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 6

CONT. (8) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 7

CONT. (9) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 4 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 8

CONT. (10) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTAESPRITA VIVNCIAEVANGLICA- 1 CICLO DE INFNCIA

ILUISTRAO 9

CONT. (11) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 4 - MDULO III: CONDUTAESPRITA- VIVNCIAEVANGLICA- 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 10

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 4 MSICA

COLABORAO
Letra e msica : Vilma de Macedo Souza

F CADA UM FAZ UM POUQUINHO Gm LOGO TUDO FICA PRONTO, C7 CADA UM D UM TIQUINHO F LOGO O POUCO FICA TANTO.

CADA UM LIMPA UM BOCADO D7 Gm C7 Gm F F D7 BIS LOGO EST TUDO ASSEADO, UM ESTENDE AO OUTRO A MO COMO AMIGOS, COMO IRMOS.

Amar no desejar. compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar aos prprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandea. Agenda Crist

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 5 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * O prximo todo aquele que est perto de ns. * O nosso vizinho, as pessoas que convivem conosco. Em sentido mais amplo, podemos considerar como prximo todas as criaturas. (19) * Jesus, ao nos ensinar, recomendou-nos que amssemos a Deus acima de todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. * Amar o prximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereramos que os outros fizessem por ns, a expresso mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o prximo. (7) * So formas de amar o prximo: * Identificar quem o nosso prximo. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula dizendo s crianas que Jesus nos ensinou a amar o prximo. * Em seguida, perguntar-lhes: Vocs sabem quem o nosso prximo? * Ouvir as respostas, complementando-as, se necessrio. Depois, para esclarecer ou fixar o significado da palavra prximo, convidar os evangelizandos a participarem de uma brincadeira intitulada Quem o meu prximo? (Anexo 1) * Encerrado o jogo didtico, os alunos voltaro aos seus lugares. Depois que todos estiverem calmos, o evangelizador explicar o significado da palavra prximo, conforme se encontra na coluna de tcnicas e recursos. * Em seguida, convidar as crianas para ouvirem uma histria muito interessante de dois irmos: Juca e Bebeto. (Anexo 2)

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE:AMOR AO PRXIMO

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir com ateno.

TCNICAS

* Apontar situaes em que podemos demonstrar amor ao prximo. * Dizer como podemos respeitar a vida do nosso prximo.

* Responder pergunta formulada.

* Exposio participativa. * Interrogatrio. * Exposio narrativa.

* Participar do jogo didtico com interesse, disciplina e ordem.

RECURSOS

* Jogo didtico. * Histria e gravuras. * Cartes. * Msica.

* Voltar aos seus lugares, procurando acalmar-se.

* Ouvir com ateno a explicao do evangelizador.

* Ouvir com interesse a histria.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; RESPONDEREM CORRETAMENTE S PERGUNTAS FORMULADAS E APONTAREM AS SITUAES EM QUE PODEMOS DEMONSTRAR AMOR AO PRXIMO.

CONT. DO PLANO DE AULA N 5 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO auxiliar o vizinho em alguma tarefa; juntar cacos de vidros em ruas ou caladas, evitando que algum se machuque; dividir o po com algum mais faminto que ns; prestar todo auxlio possvel aos pais e irmos; cumprimentar a todos com alegria. * Narrar a histria A ponte (Anexo 2). * Aps a narrativa, perguntar s crianas: Que pessoa Juca e Bebeto resolveram visitar? Que aviso encontraram os dois irmos na ponte? O que fizeram Bebeto e Juca depois de atravessarem a ponte? O que aconteceu a Juca, no caminho de volta da casa do tio? O que salvou a vida de Juca? * Ouvir as respostas complementando-as se necessrio. * Prosseguir com a complementao do assunto, tendo por base os textos para subsdios (Anexo 3), atendendo aos objetivos propostos. * Em seguida, aplicar o jogo didtico que est descrito no anexo 4. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Responder corretamente s perguntas formuladas.

OBS.: Prximo que est perto; vizinho e cada ser humano, o semelhante. (11)

* Ouvir com ateno a exposio do assunto.

* Participar do jogo didtico com disciplina, ordem e alegria. * Por fim, relacionar algumas maneiras de ajudar o prximo, demonstrando, assim, nosso amor por ele. * Encerrar a aula ensinando a msica A caminho da luz.(Anexo 5)

* Ouvir com ateno, questionar e responder s perguntas dirimindo suas dvidas.

* Cantar com alegria e entusiasmo.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 5 JOGO DIDTICO

QUEM O MEU PRXIMO?


Objetivos: desenvolver a acuidade auditiva; reconhecer o colega; introduzir o assunto da aula. Material: venda de pano (leno, fralda ou similar); um aparelho de som; um CD. Posio: crianas formando um crculo. Desenvolvimento: Posicionar as crianas em crculo. Escolher uma criana e vendar-lhe os olhos. Colocar a criana com os olhos vendados dentro do crculo. Em seguida, o evangelizador escolhe uma criana para se posicionar fora do crculo, em frente ao evangelizando que est com os olhos vendados e coloca a msica selecionada para o jogo. Logo aps, eles se daro as mos e, levantando os braos, formaro um tnel, por onde devero passar as crianas que formam o crculo. Em dado momento, o evangelizador interrompe a msica, os dois alunos, que formam o tnel, abaixam os braos, enlaando um dos evangelizandos, isto , aquele que estiver sob o tnel no momento em que a msica parou. O evangelizando de olhos vendados perguntar ao capturado: Quem voc? O enlaado responder: Eu sou seu prximo. O aluno de olhos vendados tentar adivinhar pela voz quem o capturado, dizendo-lhe o nome. Se acertar, trocam de lugar, caso contrrio, as posies no se alteram e o jogo continua. A brincadeira cessa quando o evangelizador perceber a falta de interesse do grupo pelo jogo, ou quando todos os evangelizandos tiverem sido capturados. Obs.: O evangelizador poder variar o jogo, fornecendo pistas para o evangelizando nomear a criana enlaada.

Observe sua turma e trabalhe de acordo com a capacidade que ela possui.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 5 HISTRIA

A PONTE
Juca e Bebeto eram irmos e moravam com a me em um stio ao p da serra, rodeados pela natureza e abenoados pela terra frtil. Dona Joaquina, me dos meninos, sentia-se orgulhosa deles, pois, eles eram extremamente amigos, se preocupavam um com o outro. Agiam assim porque se amavam. Certa vez, ambos resolveram visitar um tio que h muito tempo no viam. Consultaram a me e ela preparou um delicioso bolo de fub para os moos levarem ao parente distante. Partiram no dia seguinte, antes do galo cantar. A certa altura do caminho, se depararam com uma ponte sobre um rio largo e fundo, e com um aviso em uma tabuleta: Ponte quebrada. Passar uma pessoa por vez. Obedecendo ao aviso, Juca passou sozinho, sendo seguido pelo irmo. Chegando ao outro lado, Bebeto comentou: Ainda bem que lemos o aviso, pois se atravessssemos juntos, a ponte teria rudo e nos teramos machucado na queda. Mesmo assim falou Juca uma pessoa mais pesada corre o risco de cair. E pode acontecer, ainda, que algum no saiba ler. Acho melhor repararmos a situao! Ento, os dois se puseram ao trabalho.Trocaram as partes apodrecidas da ponte por pequenos troncos encontrados ali perto, amarrando-os muito bem com cips. Aps algum tempo, a ponte estava novamente segura. Seguiram viagem. Chegando casa do tio, foram recebidos com muita alegria. A mesa foi posta para o almoo e o bolo de fub de dona Joaquina foi a sobremesa saboreada. tardinha puseram-se de retorno. De repente, foram surpreendidos por uma cobra, que avanou contra Juca, picando-o na perna. Depois de espantar a serpente, Bebeto improvisou um torniquete, a fim de evitar que o veneno se espalhasse pelo corpo de Juca. Ps o irmo s costas, carregando-o o resto do caminho, pois ele sentia muita dor e no podia caminhar.

CONT. (1) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Chegaram novamente ponte e Bebeto suspirou aliviado. Se no tivessem consertado antes a ponte, eles no poderiam passar, pois Juca ia carregado pelo irmo, e precisava ser medicado logo. Foi assim que o amor dos dois irmos pelo prximo salvou a vida de Juca. Ao chegarem em casa, Juca foi levado ao mdico e recebeu tratamento adequado, recuperando-se logo para voltar ao trabalho e ao carinho de sua famlia.

Glossrio Ruir: cair com mpeto e depressa, desabar. Torniquete: instrumento destinado a apertar ou a cingir.

CONT. (2) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 1)

CONT. (3) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA -1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 2)

CONT. (4) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

CONT. (5) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 4)

CONT. (6) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 5)

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 5 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

CARIDADE E AMOR AO PRXIMO


Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? Benevolncia para com todos, indulgncia para as imperfeies dos outros, perdo das ofensas. O amor e a caridade so o complemento da lei de justia, pois amar o prximo fazer-lhe todo o bem que nos seja possvel e que desejramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmos. A caridade, segundo Jesus, no se restringe esmola, abrange todas as relaes em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgncia, porque de indulgncia precisamos ns mesmos, e nos probe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenes e deferncias lhe so dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que no precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posio, tanto maior cuidado devemos pr em lhe no aumentarmos o infortnio pela humilhao. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus prprios olhos, aquele que lhe inferior, diminuindo a distncia que os separa.

Dar-se- reproveis a esmola? Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei divina, mediante a qual governa Deus os mundos. O amor a lei de atrao para os seres vivos e organizados. A atrao a lei de amor para a matria inorgnica. No esqueais nunca que o Esprito, qualquer que sejam o grau de seu adiantamento, sua situao como reencarnado, ou na erraticidade, est sempre colocado entre um superior, que o guia e aperfeioa, e um inferior, para com o qual tem que cumprir esses mesmos deveres. Sede, pois, caridosos, praticando, no s a caridade que vos faz dar friamente o bolo que tirais do bolso ao que vo-lo ousa pedir, mas a que vos leve ao encontro das misrias ocultas. Sede indulgentes com os defeitos dos vossos semelhantes. Em vez de votardes desprezo ignorncia e ao vcio, instru os ignorantes e moralizai os viciados. Sede brandos e benevolentes para com tudo o que vos seja inferior. Sede-o para com os seres mais nfimos da criao e tereis obedecido lei de Deus. (1) So Vicente de Paulo

QUEM O MEU PRXIMO?


Quem meu prximo? indagou de Jesus um rabino da sinagoga. guisa de resposta, o Mestre contou-lhe a seguinte parbola: Viajava certo homem, de Jerusalm a Jeric. No trajeto foi assaltado por ladres que o espoliaram e o espancaram barbaramente, deixando-o semimorto beira da estrada. Aconteceu transitar por ali um sacerdote que, vendo-o, passou de largo. Do mesmo modo tambm um Levita, chegando ao lugar e deparando com o ferido, passou de largo...

CONT. DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Um samaritano, porm, ao passar pela referida estrada, vendo o viajor, aproximou-se dele cheio de compaixo. Pensou-lhe as feridas, reanimou-o, e, levando-o consigo at primeira hospedaria, ali o deixou entregue aos cuidados do estalajadeiro, pagando antecipadamente as dirias provveis para seu completo restabelecimento. Qual destes trs te parece haver sido o prximo daquele que caiu nas mos dos salteadores? Retrucou o rabino da sinagoga! Aquele que usou de misericrdia para com ele. Vai-te, e faze o mesmo concluiu Jesus. Do aplogo imaginado pelo Mestre, aprendemos que, ser prximo, quer dizer usar de misericrdia para com aqueles que sofrem ao nosso lado. Quem se conserva, portanto, impassvel diante do alheio infortnio, como fizeram o sacerdote e o levita, no prximo de ningum. E quem no prximo de ningum, herege, ateu, est fora da lei de Deus, embora se apresente revestido de todas as insgnias e distintivos peculiares ao credo mais reverenciado pelo mundo. Nosso prximo, como o prprio termo designa, aquele que est perto de ns; porm, perto pelo corao, pela solidariedade, pelo amor. Neste caso, a distncia no se mede por metros ou quilmetros, mas pelos graus de vibratilidade dos sentimentos. Podemos ter algum ao nosso lado, sob o mesmo teto, sem que, contudo, possamos contar com sua cooperao nos sucessos de nossa vida. Tal pessoa, em verdade, no est perto de ns: est muito longe, visto como no se afeta com aquilo que nos diz respeito. De outra sorte, pode haver algum que, encontrando-se em hemisfrio oposto quele em que nos achamos, esteja, contudo, ao nosso lado, muito perto de ns pela dedicao e pelo afeto que nos vota. Ser prximo, por conseguinte, ser solidrio, ser fraterno, ser dedicado: , numa palavra, amar o semelhante, compartilhando, tanto de suas alegrias como de suas desventuras: daquelas, para engrandecer seu gozo; destas, para amenizar-lhe a dor. De tal conceito, ressalta a sabedoria incomparvel deste lema genuinamente evanglico: Fora da Caridade no h salvao. (2)

____________________
(1) KARDEC, Allan. Da Lei da Justia. O Livro dos Espritos. Traduo de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Parte 3a. Cap. XI. Perg. 886, 888. (2) VINCIUS. Quem o meu Prximo? Em torno do Mestre. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. Pg. 242-243.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 5 JOGO DIDTICO

O CAMINHO DO AMOR
Objetivos: fixar e avaliar o assunto da aula; desenvolver a observao e o raciocnio lgico; identificar hbitos e atitudes corretas. Material: gravuras (Ilustrao 1-10); cartes verdes e vermelhos; 20 suportes para os cartes (saquinhos, envelopes ou caixinhas); fita crepe. Confeco do material: colar as gravuras (Ilustrao 1 a 10) em papel mais grosso (cartolina ou similar); cartes em cartolina dupla-face nas cores verde e vermelha, em nmero igual ao de evangelizandos. Ex.: quinze evangelizandos, quinze cartes verdes e quinze cartes vermelhos para cada gravura, no tamanho que caibam dentro do envelope, saquinho ou caixinha. Desenvolvimento: Fixar as gravuras (Ilustrao 1 a 10) em uma parede, quadro negro ou mural, uma ao lado da outra, dando a idia de um caminho - O caminho do amor. Abaixo de cada gravura, fixar dois suportes contendo, respectivamente, cartes verdes e cartes vermelhos. Explicar ao evangelizando que ele dever percorrer O caminho do amor, tomando as atitudes que achar corretas. Ele dever retirar um carto vermelho se achar que a gravura representa uma atitude incorreta. Se a atitude ou cena representada na gravura estiver correta, dever retirar um carto verde. Um evangelizando, por vez, percorrer O caminho do amor, retirando o carto verde ou vermelho, de acordo com a sua opinio sobre a situao ilustrada. Aps todos percorrerem O caminho do amor, o evangelizador pedir que faam comentrios sobre cada gravura, fazendo uma breve recapitulao do assunto abordado e indicando as atitudes corretas e as incorretas. Em seguida, pedir que os alunos separem os cartes verdes, para que eles sejam relacionados com as gravuras de atitudes corretas. Parabenizar os evangelizandos que souberam discernir as atitudes corretas e incentiv-los para que sempre analisem as situaes, observando se elas demonstram amor ao prximo.

CONT. (1) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 1)

CONT. (2) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULAN 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 2)

CONT. (3) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULAN 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

CONT. (4) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 4)

CONT. (5) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 5)

CONT. (6) DOANEXO 4 - PLANO DE AULAN 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 6)

CONT. (7) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 7)

CONT. (8) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 8)

CONT. (9) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 9)

CONT. (10) DOANEXO 4 - PLANO DE AULAN 5 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 10)

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 5 MSICA

A CAMINHO DA LUZ
Letra e msica: Vilma de Macedo Souza.

Am

A CAMINHO DA LUZ EU VOU, FELIZ A CANTAR,


D D7 G

POIS J SEI QUE JESUS ENSINOU A TODOS DEVEMOS AMAR.


E7 Am

A CAMINHO DA LUZ EU VOU, NESTA ESCOLA DE JESUS,


E7 Am G D D7 G

ESTUDANDO O SEU EVANGELHO, SEGUIREI A CAMINHO DA LUZ! (BIS)

Esclarecer no discutir. auxilia r ,a t r a v sd oe s p r i t od es e r v i oed ab o a vontade, o entendimento daquele que ign o r a . Agenda Crist

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 6 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO
* Assim como zelamos pela nossa segurana, tambm devemos zelar pela segurana dos outros. * Devemos ter cuidado para que nada de mau acontea ao nosso semelhante, por nossa culpa. * Um dos mais belos exemplos de caridade foi apresentado por Jesus em A Parbola do Bom Samaritano, (Lucas, 10:30 - 37), onde se demonstra como deve ser nossa relao com o prximo. (Ref. 1) (19) * A vida uma ddiva sublime que merece respeito e nos oferecida com finalidade especfica, no cabendo ao homem o direito de arbtrio nem da sua ou da vida do prximo. O direito de viver universal e sem limite.

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: RESPEITO AO SEMELHANTE ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar as atividades fazendo uma breve reviso do assunto ministrado na aula anterior. Em seguida, pedir que as crianas relatem experincias vivenciadas durante a semana e que demonstrem amor ao prximo. * Aps o primeiro momento, convidar os alunos a participarem de uma brincadeira que tem como objetivo introduzir o assunto da aula. (Anexo 1) * Ao terminar a atividade, pedir a todos que retornem aos seus lugares, esperando que eles se acalmem. * Estando todos calmos e em seus lugares, perguntar: O que vocs fizeram para conseguir marcar pontos para a sua equipe? Para onde se dirigiam? Que comportamento vocs observaram na fila? * Ouvir as respostas e complement-

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Dizer quem o nosso semelhante.

* Participar com interesse, relatando suas experincias.

TCNICAS

* Exposio participativa. * Interrogatrio.

* Enumerar formas de demonstrar respeito ao nosso semelhante.

* Participar da brincadeira com alegria, disciplina e ordem.

RECURSOS

* Retornar ao seu lugar, procurando acalmar-se.

* Jogos didticos. * Bolas de meia. * Fichas. * Cesto. * Venda. * Quadro de pregos.

* Responder s perguntas formuladas.

* Ouvir com interesse e ateno.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS CITAREM MANEIRAS DE DEMONSTRAR RESPEITO VIDA; RESPONDEREM CORRETAMENTE S QUESTES DO JOGO DIDTICO E EVIDENCIAREM ATITUDES DE RESPEITO E CORTESIA PARA COM O COLEGA.

CONT. DO PLANO DE AULA N 6 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * A vida o bem maior que Deus nos deu. o tesouro precioso, que devemos proteger e zelar. * Respeitar a vida do nosso prximo no aborrec-lo com brincadeiras maldosas, ofensas ou agresses fsicas. termos o cuidado de no deixar espalhados objetos que possam causar acidentes, como: facas, lcool, gs, garrafas de vidro, cascas de frutas e brinquedos perigosos. * Tratando com respeito o nosso prximo; sendo gentis e educados; evitando-lhe todo o mal que estiver ao nosso alcance, estaremos sendo verdadeiros cristos, pois Jesus, nosso Irmo e Mestre, nos ensinou tambm o valor e o significado da vida. las, dizendo: o motivo principal da brincadeira orientar e ajudar o colega, facilitando o seu percurso, cuidando para que ele no esbarre ou tropece, impedindo-o de se machucar. * Prosseguir a aula dizendo que assim deveramos agir sempre, isto , cuidando para que o nosso prximo no se machuque nem sofra dano algum. * Dar continuidade, complementando o assunto da aula, baseando-se na coluna especfica e no texto de subsdios, procurando atender ao objetivo proposto. (Anexo 2) * Convidar os evangelizandos a participarem de um jogo didtico intitulado Segurana fsica. (Anexo 3) * Perguntar-lhes: Quem o nosso semelhante? * A seguir, pedir que as crianas digam de que maneira podemos demonstrar que respeitamos os nossos semelhantes. * Encerrar a aula proferindo uma prece de agradecimento a Deus por nos ter concedido o direito vida e a oportunidade de aprender a ser respeitosos para com todos. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir com ateno.

* Participar do jogo com disciplina e ordem.

* Dizer de que maneira podemos demonstrar respeito pela vida do nosso prximo e pela nossa prpria vida.

* Acompanhar a prece em atitude de respeito, consciente da importncia do ato de orar.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 6 JOGO DIDTICO

BOLA AO CESTO
Objetivos: introduzir o assunto da aula; incentivar o auxlio mtuo. Material: cesto ou caixa de papelo; duas bolas de meia ou de isopor; venda para os olhos (leno, fralda ou retalho de tecido); fichas pretas e brancas em nmero igual ao de evangelizandos. Formao: dividir a turma em duas equipes - branca e preta; em p, cada equipe formar um fila indiana no local determinado pelo evangelizador. Desenvolvimento: dividir a turma em duas equipes; determinar o local onde cada equipe, em fila, dever ficar; riscar no cho a linha que indicar o local de onde sero lanadas as bolinhas; colocar o cesto ou a caixa de papelo a uma distncia razovel da linha demarcada; explicar aos evangelizandos que ser vencedora a equipe que conseguir encestar mais vezes a bola; iniciar o jogo com o primeiro aluno de cada fila, vedando-lhe os olhos; o evangelizando dever se deslocar at a linha demarcada e dali lanar a bolinha, tentando acertar a cesta. os companheiros da sua equipe devero orient-lo no trajeto, dizendo: em frente, para a direita, para a esquerda, um passo para a frente, pare (ao chegar linha demarcada), jogue, etc; acertando o cesto, o evangelizando receber uma ficha da cor da sua equipe e vai para o final da fila; se errar, ele no recebe a ficha, simplesmente se dirige ao fim da fila; alternar as equipes, atentando para que todas as crianas participem e sejam incentivadas e orientadas pelo seu grupo; o jogo prossegue com o primeiro evangelizando de cada fila, repetindo a ao at todos terem tentado acertar o cesto; ser vencedora a equipe que, ao final, estiver de posse do maior nmero de fichas.

CONT. DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Variante: pode-se optar por distribuir uma bolinha para cada criana, na cor de sua equipe. Cada evangelizando tem uma em sua mo e, na sua vez, tentar coloc-la no cesto. vence a equipe que, ao final, tiver maior nmero de bolinhas da sua cor dentro do cesto.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 6 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

AJUDEMOS SEMPRE
E quem o meu prximo? (Lucas, 10:29)

O prximo a quem precisamos prestar imediata assistncia sempre a pessoa que se encontra mais perto de ns. Em suma, , por todos os modos, a criatura que se avizinha de nossos passos. E como a Lei Divina recomenda amemos o prximo como a ns mesmos, preparemo-nos para ajudar, infinitamente... Se temos pela frente um familiar, auxiliemo-lo com a nossa cooperao ativa. Se somos defrontados por um superior hierrquico, exercitemos o respeito e a boa vontade. Se um subordinado nos procura, ajudemo-lo com ateno e carinho. Se um malfeitor nos visita, pratiquemos a fraternidade, tentando, sem afetao, abrir-lhe rumos novos na direo do bem. Se o doente nos pede socorro, compadeamo-nos de sua posio, qualquer que ela seja. Se o bom se socorre de nossa palavra, estimulemo-lo a que se faa melhor. Se o mau nos busca a influncia, amparemo-lo, sem alarde, para que se corrija. Se h Cristianismo em nossa conscincia, o cultivo sistemtico da compreenso e da bondade tem fora de lei em nossos destinos. Um cristo sem atividade no bem um doente de mau aspecto, pesando na economia da coletividade. No Evangelho, a posio neutra significa menor esforo. Com Jesus, de perto, agindo intensivamente junto dele; ou com Jesus, de longe, retardando o avano da luz. E sabemos que o Divino Mestre amou e amparou, lutou em favor da luz e resistiu sombra, at a cruz. Diante, pois, do prximo, que se acerca do teu corao, cada dia, lembra-te sempre de que ests situado na Terra para aprender e auxiliar.

___________________ XAVIER, Francisco Cndido. Ajudemos sempre. Fonte Viva. 34. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 126.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 6 JOGO DIDTICO

SEGURANA FSICA

Objetivo: proceder fixao do assunto da aula. Material: quadro de pregas; retngulos de cartolina ou papel similar.

Formao: evangelizandos sentados, divididos em duas equipes. Desenvolvimento: colocar as fichas com as perguntas no quadro de pregas; cada equipe, na sua vez, pegar uma das fichas e a entregar ao evangelizador; o evangelizador far a leitura da afirmativa e ou do problema e as opes de resposta; a equipe ter um tempo para conversar e discutir em grupo a opo que julgar correta, citando-a ao final do prazo; nesse momento, o evangelizador ler as opes e suas correes, verificando, assim, se a equipe acertou; se a opo for correta, a equipe ganha um ponto; se a opo estiver errada, pode a outra equipe fazer sua opo e tentar ganhar os pontos; o jogo prossegue at que todos os evangelizandos tenham participado. Para isso, dever ser providenciado nmero suficiente de opes; vence a equipe que conquistar mais pontos.

CONT. (1) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

CARTAZ DE PREGAS

Material: papel craft, pardo ou de embrulho; papelo ou papel carto; cola; fita adesiva colorida, crepe ou gomada; retalhos de cartolina para confeccionar as fichas. (Ilust. 5)

Confeco: fazer um retngulo medindo 2.45mX0,50cm em papel craft (Ilust. 1). marcar as dobras seguindo o esquema (Ilust. 2). fazer as dobras conforme a ilustrao 3. colar o quadro de pregas no papelo ou no papel carto (Ilust. 4). recortar as bordas igualando o quadro de pregas com a base de papelo. Unir as pregas com fita adesiva; fichas de cartolina. (Ilust. 5)

0,50cm

2,45m Ilust. 1

CONT. (2) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Ilust. 2

10

10

10

10

Ilust. 3

CONT. (3) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Papelo (base)

Ilust. 4

Quadro de pregas

15
4,5 4,5

PERGUNTA

Fichas

PERGUNTA

RESPOSTA Cartaz de pregas

Ilust. 5

CONT. (4) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Sugestes para a confeco das fichas:

Convidaram voc para fazer e soltar um balo. Opes: a) Aceito. Correo: inadequada. Que pena! O balo caiu na casa do seu amigo e estragou o telhado. b) No aceito e conveno os meus amigos a no soltarem o balo. Correo: adequada. Voc evitou que o balo casse no telhado da casa do seu amigo. c) Rasguei o balo depois de pronto. Correo: inadequada. Ningum tem o direito de destruir o que dos outros.

Voc est andando de bicicleta em um lugar onde esto caminhando muitas pessoas. Opes: a) Fao questo de correr bastante. Correo: inadequada. Voc acaba de atropelar algum que estava andando naquele caminho. b) Ando bem devagar. Correo: inadequada. Voc acabou perdendo o equilbrio e caiu por cima de uma pessoa. c) No ando de bicicleta no meio de pessoas que caminham. Correo: adequada. Ningum corre o risco de ser atropelado por voc.

CONT. (5) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Voc foi convidado para atirar pedras com estilingue (bodoque, setra, atiradeira) numa lata em cima da cerca do quintal da sua casa. Opes: a) Aposto que serei o campeo. Correo: inadequada. Uma da pedras se perdeu e acertou a cabea da vizinha. b) No aceito esse tipo de brincadeira em locais por onde as pessoas passam. Correo: adequada. Assim evitar de machucar algum com uma pedra. c. Prefiro fazer isso na casa do meu amigo. Correo: inadequada. Uma pedra se perdeu e acertou o rosto do vizinho.

Voc est andando pela rua e se depara com cacos de vidro no cho. Opes: a) Deixa os cacos onde esto. Correo: inadequada. Uma criana descala cortou-se nos cacos.

b) Chuta os cacos para longe. Correo: inadequada. Um garotinho que brincava com bolinha de gude cortou-se com os cacos pequenos, espalhados, que no viu.

c) Coloco com cuidado os cacos em um lugar onde ningum v se ferir. Correo: adequada. Ningum ir se ferir.

CONT. (6) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 6 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE NFNCIA

Voc ganhou uma faca, de presente de seu tio. Opes: a) Dou para minha me usar na cozinha. Correo: adequada. Ningum sair ferido por descuido seu. b) Andarei com ela sempre em punho, s por brincadeira. Correo: inadequada. Voc feriu um colega, em uma briga tola.

Voc foi convidado a soltar bombinhas. Opes: a) Divido as despesas das bombinhas com os meus amigos. Correo: inadequada. No, porque perigoso brincar com bombinhas. b) No aceito e invento outra brincadeira. Correo: adequada. Ningum corre o risco de se machucar. c) Aceito s em comprar as bem fraquinhas. Correo: inadequada. No aconselhvel brincar com bombinhas.

Sua irmzinha saiu descala para brincar. Opes: a) Bato nela. Correo: inadequada. Batendo nela, voc no a ensinar a no sair descala. b) Chamo-a e coloco calado nela. Correo: adequada. Dessa maneira ela no machucar os ps em cacos de vidro, pregos, espinhos, etc. c) No me importo. Correo: inadequada. Nem bem ela saiu, pisou em um prego e se machucou bastante.

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 7 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Propriedade legtima s a que foi adquirida sem prejuzo de outrem. * O que, por meio de trabalho honesto, o homem junta constitui legtima propriedade sua, que ele tem o direito de defender, porque a propriedade que resulta do trabalho um direito natural (...) (9) * Quando algum nos empresta algo, devemos fazer todo o possvel para no danificar o objeto que nos foi emprestado, a fim de no prejudicar o seu legtimo proprietrio. * Respeitar: ter cuidado, no causar dano. * Nada justifica o desrespeito propriedade alheia. A ausncia do sentimento de respeito ao que no nos per* Dizer no que consiste a propriedade alheia. * Falar sobre a importncia de respeitar o que pertence aos outros. * Analisar situaes em que precisamos utilizar algo que pertence a outrem. * Dizer como devemos utilizar os bens pblicos. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula fazendo uma breve recapitulao do assunto abordado na anterior. * Apresentar, a seguir, figuras de propriedades depredadas, sujas, estragadas e perguntar: O que aconteceu com esta casa (ou escola ou muro)? Como voc classifica a atitude de quem faz isso? Como podemos demonstrar respeito pelo que pertence ao nosso prximo? * Ouvir as respostas explicando, se necessrio, o significado da palavra respeitar, conforme explicado na coluna de contedo. * Com base nos textos de subsdios (Anexo 1), complementar o assunto da aula, buscando atender ao objetivo proposto. * Deve o evangelizador utilizar-se de uma exposio participativa, empregando linguagem simples, clara e

MDULO III: CONDUTAESPRITA VIVNCIAEVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: RESPEITO PROPRIEDADE ALHEIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Relembrar a aula anterior.

TCNICAS

* Responder corretamente s perguntas formuladas pelo evangelizador.

* Observao e explorao de figuras. * Interrogatrio. * Exposio participativa.

* Exposio narrativa. * Dobradura.

RECURSOS

* Figuras. * Histria e gravuras.

* lbum seriado. * Jogo didtico.

* Catavento.

* Ouvir com ateno a exposio do assunto proposto nesta aula.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES COM INTERESSE; RESPONDEREM CORRETAMENTE S PERGUNTAS DO JOGO DIDTICO E DEMONSTRAREM HABILIDADES PSICOMOTORAS NA ATIVIDADE DE DOBRADURA.

CONT. DO PLANO DE AULA N 7 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO tence ocasiona a confuso e o caos. * Nas relaes humanas necessrio o reconhecimento desse limite, pois que ele responsvel pela ordem e pelo progresso gerais. (19) adequada, facilitando, assim, o entendimento do assunto ministrado. * Aps o trmino da exposio, narrar a histria O brinquedo novo (Anexo 2), utilizando-se de um lbum seriado. (Anexo 3) * Concluda a narrativa, incentivar as crianas a emitirem opinies e elaborarem perguntas, fazendo, assim, a interpretao da histria. * Confeccionar o catavento (Anexo 4) que ser utilizado na prxima atividade. * Prosseguir a aula aplicando o jogo didtico O catavento, que deve ter o objetivo de avaliar e fixar o assunto da aula. (Anexo 5) * Convidar as crianas a executarem uma tarefa de dobradura. (Anexo 6) * Encerrada a atividade, concluir a aula mostrando que to importante quanto respeitar a vida do nosso prximo, respeitar o que lhe pertence (brinquedos, roupas, objetos escolares, etc.), pois respeitando, seremos respeitado. * Em seguida, fazer a prece de encerramento. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir com interesse e em silncio.

* Emitir opinies e fazer perguntas.

* Participar do jogo com alegria e disciplina.

* Demonstrar habilidades psicomotoras.

* Ouvir a concluso da aula em silncio.

* Ouvir a prece em atitude de respeito.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 7 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

DIREITO DE PROPRIEDADE
O direito de viver d ao homem o de acumular bens que lhe permitam repousar quando no mais possa trabalhar? D, mas ele deve faz-lo em famlia, como a abelha, por meio de um trabalho honesto, e no como egosta. H mesmo animais que lhe do o exemplo de previdncia. Tem o homem o direito de defender os bens que haja conseguido juntar pelo seu trabalho? No disse Deus: No roubars? E Jesus no disse: Dai a Csar o que de Csar? O que, por meio do trabalho honesto, o homem junta constitui legtima propriedade sua, que ele tem o direito de defender, porque a propriedade que resulta do trabalho um direito natural, to sagrado quanto o de trabalhar e de viver. natural o desejo de possuir? Sim, mas quando o homem deseja possuir para si somente e para sua satisfao pessoal, o que h egosmo. No ser, entretanto, legtimo o desejo de possuir, uma vez que aquele que tem de que viver a ningum pesado? H homens insaciveis, que acumulam bens sem utilidade para ningum, ou apenas para saciar suas paixes. Julgas que Deus v isso com bons olhos? Aquele que, ao contrrio, junta pelo trabalho, tendo em vista socorrer os seus semelhantes, pratica a lei de amor e caridade, e Deus abenoa o seu trabalho. Qual o carter da legtima propriedade? Propriedade legtima s a que foi adquirida sem prejuzo de outrem. Proibindo-nos que faamos aos outros o que no desejramos que nos fizessem, a lei de amor e de justia nos probe, ipso facto, a aquisio de bens por quaisquer meios que lhe sejam contrrios. Ser ilimitado o direito de propriedade? fora de dvida que tudo o que legitimamente se adquire constitui uma propriedade. Mas, como havemos dito, a legislao dos homens, porque imperfeita, consagra muitos direitos convencionais, que a lei de justia reprova. Essa a razo por que eles reformam suas leis, medida que o progresso se efetua e que melhor compreendem a justia. O que num sculo parece perfeito, afigura-se brbaro no sculo seguinte. (1)

O DIREITO DE PROPRIEDADE
A Doutrina Esprita nos ensina que o direito de viver o primeiro de todos os direitos do homem, cabendo-lhe, subseqentemente, tambm o de acumular bens que lhe permitam repousar quando no mais possa trabalhar. Se todos os homens fssem previdentes e, ao invs de malgastar seus rendimentos no vcio e no luxo, tratassem de formar um peclio com que assegurar a tranqilidade de sua velhice, a Sociedade no

CONT. DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

teria que arcar, como hoje acontece, com o pesado nus da manuteno de tantas criaturas que chegam ao fim de seus dias na maior indigncia, precisadas de teto, alimento, agasalho, remdio, etc. O desejo de possuir, com o fim de resguardar-se das incertezas do futuro, no justifica, entretanto, os meios que certos homens soem empregar para conseguir bens de fortuna. Propriedade legtima di-lo o Espiritismo s aquela que foi conseguida por meio do trabalho honesto, sem prejuzo de ningum. (...) Neste mundo e no grau evolutivo em que nos encontramos, a aquisio e a defesa da propriedade individual devem e precisam ser consagradas, porque a ambio , e to cedo no deixar de s-lo, um dos mais fortes sentimentos humanos, constituindo-se, mesmo, em mola propulsora do progresso. (...) medida que se adianta espiritualmente, o homem passa a compreender que, em ltima anlise, ningum dono de nada, pois tudo pertence a Deus, sendo, todos ns, meros usufruturios dos bens terrenos, j que eles no podero seguir conosco, de forma alguma, alm das fronteiras da morte. Por conseguinte, se a Providncia no-los confia, por determinado perodo, no para que os utilizemos em proveito exclusivamente familiar, mas para que aprendamos a moviment-los em benefcio de todos, dando-lhes uma funo social. Filhos que somos do Pai Celestial e portanto co-herdeiros do Universo, dia vir se bem que assaz longnquo quando, libertos, por merecimento, do ciclo de reencarnaes em mundos grosseiros como o nosso, haveremos de tornar-nos puros espritos, tendo por morada as suaves e maravilhosas esferas siderais. Ser, ento, com imensa autopiedade que nos recordaremos desta fase de nossa evoluo em que to grande o nosso apego a uns pedacinhos de cho lamacento e to desesperada a nossa luta por uns papeizinhos coloridos, estampados na Casa da Moeda... (2) (Cap. XI, q. 880 e seguintes.)

_________________
(1) KARDEC, Allan. Da lei de justia. O Livro dos Espritos. Traduo de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Parte terceira. Cap. XI, perg. 881-885. (2)CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais. 12. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Pg. 173 a 176.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 7 HISTRIA

O BRINQUEDO NOVO
Chiquinho era um menino muito alegre que morava numa vila. Conquistava muitos amigos e vivia rodeado de crianas. Numa bela manh, quando ele ia para a escola, avistou seu amigo Dinho debruado na janela de sua casa, a segurar um brinquedo novo. Que brinquedo engraado! pensou Chiquinho. Quando terminar a aula, vou at a casa de Dinho para ver seu novo brinquedo pensava Chiquinho enquanto brincava com seus amigos no recreio. Assim que termina a aula, Chiquinho vai para casa, troca de roupa, almoa e correndo se dirige casa de Dinho, pois queria ver logo aquele brinquedo to diferente. Dinho!... Dinho! chamou Chiquinho. Dinho foi para a escola! respondeu a me do menino, aparecendo na janela. E agora!? Vou esperar pensava Chiquinho, que to curioso estava, que nem se lembrou que seu amigo ia escola na parte da tarde. Chiquinho sentou-se na soleira da porta da casa de Dinho e esperou... esperou... Ao cair da tarde, Dinho aparece na esquina. E... Vejam... Ele traz seu brinquedo novo nas mos! Chiquinho olhava encantado. Que coisa era aquela girando na ponta de uma varinha, parece que vai voar! E as cores... conforme girava, elas iam se alternando, num vai-e-vem de verde, amarelo, azul e vermelho. Que beleza! O que fazia aquele brinquedo girar? Veja, Chiquinho, que lindo brinquedo eu ganhei! exclamou Dinho, ao ver o amigo sentado porta de sua casa. Por longas horas os dois companheiros brincaram. Ora um, ora outro segurava o brinquedo. A noite chegou e Chiquinho precisava ir para sua casa. E, como havia gostado muito daquele brinquedo, pediu ao Dinho: Posso levar emprestado seu brinquedo novo? Amanh, antes de ir para a escola eu lhe devolvo! Apesar de Dinho tambm gostar muito de seu novo divertimento, atendeu ao pedido do colega. Chiquinho pulava de alegria, e quanto mais pulava e corria em direo sua casa, mais aquele brinquedo encantador girava. O que faz esse brinquedo girar? perguntava o menino. Ao chegar em casa, foi correndo mostrar sua me o brinquedo que Dinho lhe havia emprestado.

CONT. (1) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Papai ficava feliz em ver seu menino pulando e correndo, fazendo girar aquela nova diverso que arranjara. Chiquinho! disse o papai , cuidado para no estragar este brinquedo, ele no seu. O menino estava to encantado que no prestou muita ateno no que seu pai lhe dissera. Venham jantar! chamou a mame.No deixem a sopa esfriar! Lavem as mos. Chiquinho, sentindo o cheiro gostoso da sopa que a mame preparara, mais que depressa largou o brinquedo sobre a cadeira da sala e dirigiu-se cozinha para saborear a sopa quentinha. Por alguns instantes, esqueceu-se do brinquedo que gira... gira... Depois do jantar, ouviu sua me perguntar: J fez a tarefa da escola? Chiquinho, que havia passado a tarde esperando pelo amigo, no fez o dever escolar. Ento, imediatamente pegou seus cadernos, livros e lpis e ps-se a executar a tarefa. No se lembrava mais do precioso brinquedo que o amigo carinhosamente lhe emprestou. Terminada a tarefa, guardou seu material escolar, escovou os dentes e quando j ia se deitar... Ei... E o brinquedo de Dinho! Vou busc-lo pensou rapidamente o menino. Oh!... No est onde deixei! Onde estar o brinquedo? indagava preocupado. Mame, voc viu o brinquedo que gira? Papai, voc sabe onde est o brinquedo de Dinho que coloquei sobre a cadeira? Ningum havia visto... Como vou explicar ao meu amigo que no sei onde est seu brinquedo novo?... Mame lhe dizia: Procure direito. Voc sabe o quanto importante zelar pelos objetos que tomamos emprestado!... Chiquinho procurou... procurou... mas no encontrou. O menino foi para sua cama e desatou a chorar... Por que no guardei o brinquedo de Dinho! pensava. Chiquinho chorava... quando seu Pai chegou junto de sua cama trazendo o brinquedo nas mos. Num salto, o menino levantou-se e tomou o brinquedo das mos de seu pai. Ele estava debaixo da mesa. Voc no procurou direito. Amanh, poder devolv-lo ao Dinho. Veja, ele nem amassou! falou o pai do menino. Veja, papai, ele estragou! No est girando! observou Chiquinho. Papai pegou o brinquedo, levando-o at a janela e quando a abriu, um vento leve comeou a girar... girar... o brinquedo. Observe, papai, est girando! gritava de alegria o menino. o vento que o faz girar. Que beleza!

CONT. (2) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Isto um catavento, meu filho. Naquela noite, Chiquinho agradeceu a Deus pelo vento que fazia girar o brinquedo encantador e baixinho dizia: Hoje aprendi uma importante lio: vou ser mais cuidadoso com os objetos que tomo emprestado. E o menino adormeceu...

GLOSSRIO
Debruar inclinar, curvar-se. Desatar Soleira

comear de repente. pea de madeira ou de pedra que est no


nvel do piso.

CONT. (3) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 1)

CONT. (4) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 2)

CONT. (5) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 3)

CONT. (6) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 4)

CONT. (7) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 5)

CONT. (8) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 6)

CONT. (9) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 7)

CONT. (10) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 8)

CONT. (11) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 9)

CONT. (12 ) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(ILUSTRAO 10)

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 7 RECURSO DIDTICO

LBUM SERIADO
Material: madeira, isopor ou papelo; papel fantasia ou similar; argolas de metal; fita crepe; cola.

Confeco: cortar o papelo 2 partes no tamanho 30 x 40cm; forrar o papelo com papel, passando cola e alisando bem com as mos para no enrrugar; arrematar as bordas passando fita crepe; furar o papelo, unindo as duas partes com as argolas, na parte superior; furar a parte inferior, passando um barbante, que servir para fazer a abertura do lbum seriado; pintar as ilustraes com cores alegres para prender a ateno das crianas; prender as ilustraes da histria nas argolas, obedecendo seqncia da narrativa.

O lbum seriado est mais detalhadamente descrito quanto sua confeco e utilizao na apostila de recursos didticos da FEB (2006).

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 7 MATERIAL DIDTICO

CATAVENTO
Material: papel ofcio ou de rascunho; giz-de-cera; palito de madeira; percevejo, tachinha ou preguinho; retalho de cartolina; cola. Confeco: Recortar um quadrado de 40cm no papel (Ilust. 1). Marcar o centro. Marcar linhas de 30cm, partindo dos quatro cantos para o centro (Ilust. 2). Pintar cada ponta com uma cor diferente, usando o giz-de-cera. Recortar nas linhas marcadas. Pegar uma das pontas, dobrar sem amassar at o centro, fazendo o mesmo com as outras trs (Ilust. 3). Colar as pontas no centro do quadrado, fixando o catavento no palito de madeira, utilizando um percevejo. Antes de fixar o percevejo, intercalar a seta (Ilust. 4) entre o catavento e o percevejo. Escrever nas pontas do catavento um nmero: 10, 20, 30, 40 (Ilust. 3).

40cm

(Ilust. 1)

CONT. DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilust. 2)

(Ilust. 3)

(Ilust. 4)

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 7 JOGO DIDTICO

O CATAVENTO
Objetivos: fixar o assunto da aula; estimular a socializao; desenvolver o esprito de equipe. Material: catavento grande e colorido. (Anexo 4) Formao: alunos sentados em semicrculo.

Desenvolvimento: Dividir o grupo em quatro equipes, nominando-as de acordo com as cores usadas para pintar o catavento. (Anexo 4) Fixar o catavento de forma que ele possa girar livremente (no encosto de uma cadeira, por exemplo). Girar o catavento. Quando ele parar, a seta apontar para uma das cores, que indicar a equipe que ir responder pergunta. A equipe sorteada escolher uma criana diferente de cada vez, que a representar, respondendo pergunta formulada pelo evangelizador. Antes de responder pergunta, o evangelizando girar o catavento. Se acertar a resposta, a equipe ganhar o nmero de pontos correspondente ao indicado pela seta no catavento. (Anexo 4 / Ilust. 3) Se errar ou se a resposta estiver incompleta, passar a vez outra equipe. O jogo prosseguir at que todas as questes tenham sido respondidas. Ser vencedora a equipe que conquistar maior nmero de pontos. O evangelizador dever estimular a participao de todos, incentivando-os e parabenizando-os ao responderem acertadamente s perguntas.

CONT. (1) DOANEXO 5 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Sugestes de perguntas:
1 - Qual o nome do menino que mora numa vila e sempre muito alegre?

2 - Quem Chiquinho avistou debruado na janela?

3 - O que fazia Dinho debruado na janela?

4 - O que fez Chiquinho ao sair da escola?

5 - Onde estava Dinho?

6 - O que fez Chiquinho quando foi avisado de que Dinho estava na escola?

7 - O que Dinho trazia nas mos ao aparecer na esquina?

8 - O que observou Chiquinho no brinquedo novo de Dinho?

9 - O que voc tem a dizer da atitude de Dinho ao emprestar seu brinquedo novo para o amigo?

10 - Para quem Chiquinho mostrou o brinquedo quando chegou em casa?

11 - O que disse o papai para Chiquinho, quando o viu com o brinquedo que seu amigo lhe emprestara?

12 - O que serviu a mame para o jantar?

13 - O que foi fazer Chiquinho depois do jantar?

CONT. (2) DO ANEXO 5 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

14 - Quando Chiquinho se lembrou do brinquedo do Dinho?

15 - O que aconteceu com o brinquedo?

16 - Quem achou o brinquedo?

17 - Onde estava o brinquedo?

18 - Por que Chiquinho achou que o brinquedo havia estragado?

19 - O que aconteceu quando papai abriu a janela? O que descobriu Chiquinho nesse momento?

20 - Qual o nome desse brinquedo?

21- Que lio aprendeu o menino?

22 - O que respeitar?

23 - Por que devemos respeitar o que no nos pertence?

24 - Quando algum nos empresta algo, como devemos agir?

25 - Como devemos nos comportar ao utilizar os bens pblicos?

26 - Cuidando bem do objeto que pedimos emprestado, estamos respeitando o nosso prximo?

27 - Quando pedimos permisso para usar o apontador de lpis do nosso colega, estamos respeitando o nosso prximo?

28 - Por que precisamos cuidar das placas de sinalizao, dos nibus e das cadeiras da escola?

ANEXO 6
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 7 ATIVIDADE DIDTICO-RECREATIVA

O CATAVENTO

Objetivos: desenvolver habilidades psicomotoras; estimular a criatividade.

Material: papel de computador, ofcio ou similar; cola; giz-de-cera; palitos de madeira; percevejos, tachinhas ou preguinhos.

Confeco: preparar quadrados de papel branco de 15cm (Ilust. 1); marcar o centro do quadrado com uma cruz e marcar linhas de 8 cm, partindo dos quatro cantos. (Ilust. 2) distribuir os quadrados aos evangelizandos, pedindo que pintem, a seu gosto, usando o giz-de-cera; recortar nas linhas marcadas. Pegar uma das pontas, dobrar sem amassar at o centro (+); repetindo o mesmo com as outras trs (Ilust. 3); colocar as pontas juntas no centro do quadrado; prender o catavento a uma haste (palito de madeira) usando um percevejo, mas deixando espao entre o percevejo e a haste para que o catavento possa girar (Ilust. 4).

CONT. DO ANEXO 6 - PLANO DE AULA N 7 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

15cm

(Ilust. 1)

(Ilust. 2)

(Ilust. 3) (Ilust. 4)

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 8 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Obedecer aos pais ou aos responsveis confiar neles. * Quem obedece aos pais e aos mais experientes vive em segurana. * Quem no aprende a obedecer e a viver bem em famlia no tem bom relacionamento social. (19) * O homem que, voluntariamente, se imps o dever da obedincia, no um instrumento nem um boneco; , ao contrrio, a encarnao de uma pessoa virtuosa, abnegada e de respeito. * prefervel ficar sem nada fazer, a conquistar fama brilhante na ausncia do chefe a quem servimos. (William Shakespeare) * Conceituar obedincia, dizendo o que ser obediente. * Dizer qual a importncia de obedecer aos pais e aos responsveis. * Dizer quem e a que se deve obedecer. * Enumerar as consequncias da desobedincia. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula apresentando aos alunos algumas quadrinhas incompletas, pedindo-lhes que completem as lacunas e descubram o assunto da aula. (Anexo 1) * Depois, perguntar: O que ser obediente? Quem desta sala obediente? S criana deve obedecer? A que e a quem as pessoas precisam obedecer? * Ouvir as respostas e desenvolver o contedo da aula, tendo por base os subsdios para o evangelizador. (Anexos 2 e 3) * Em seguida, apresentar aos alunos algumas situaes de desobedincia, desenhadas em forma de quadrinhos, pedindo-lhes que desenhem uma cena que demonstre a consequncia da desobedincia. * Dividir os alunos em grupos para a atividade ou faz-la individualmente dando a cada aluno uma tira em quadrinhos.(Anexo 4)

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: OBEDINCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Completar as quadrinhas e descobrir o assunto da aula.

TCNICAS

* Responder s perguntas feitas pelo evangelizador.

* Interrogatrio. * Exposio participativa. * Trabalho em grupo, ou individual. * Desenho e pintura.

RECURSOS

* Participar, por meio do dilogo, da apresentao do contedo da aula.

* Quadrinhas. * Subsdios para o evangelizador. * Histria em quadrinhos. * Material de desenho e pintura. * Msica.

* Observar os quadrinhos desenhados e resolver a situao apresentada.

* Dividir-se em grupos ou realizar a tarefa individualmente.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; RESPONDEREM CORRETAMENTE S PERGUNTAS FORMULADAS, E DISSEREM POR QUE DEVEMOS SEMPRE OBEDECER .

CONT. DO PLANO DE AULA N 8 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Pessoas de bom carter, so bons cidados. Elas pensam nas outras pessoas e se comprometem com o bem-estar de sua vizinhana, cidade, estado, pas e planeta. * Jesus em sua vida demonstrou a mais alta considerao pela Lei de Deus. Jesus nunca deixou qualquer dvida quanto aos propsitos santos e imutveis da Lei de Deus. No sermo da montanha, Ele disse: No penseis que vim revogar a lei ou os profetas: no vim para revogar, vim para cumprir. (Mateus, 5:17) * Com este e outros testemunhos encontrados nos Evangelhos, a mensagem de Cristo sustentou firmemente a validade do Declogo e obedincia a ele. * Distribuir o material de desenho e pintura para que realizem a atividade. * Aps essa atividade, ver e ouvir as apresentaes dos alunos e organizar os trabalhos num mural intitulado: Obedecer um dever de todos * Fazer comentrios sobre as apresentaes feitas. * Em seguida, perguntar: Por que sempre temos algum para obedecer? O que acontece a quem no obedece leis, regras e pessoas? * Cantar a msica A criana de Jesus, do cd n 1 Evangelizao em notas musicais. (Anexo 5) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Apresentar seu trabalho ao grande grupo e auxiliar na organizao do mural.

* Responder s perguntas demonstrando conhecimento.

* Cantar a msica ensinada.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 8 QUADRINHA

Quando mame me fala: Paulinho, tome cuidado, no corra nem pule na escada voc pode ficar .............. Todo dia na escola, corro e brinco pra valer, mas quando estou dentro da sala trato logo de ........... Mame sempre orienta, quando a rua atravessar, olhe as cores, fique alerta espere o carro ............ Quando ando com cuidado, e obedeo sempre ao sinal, posso ficar sossegado, pois no vou sofrer nenhum ........... A lei de Deus de amor, e o amor tudo pode, tudo faz, quem no quer sofrer uma dor ............. as leis e vive em paz A criana que esperta, respeita s leis e aos pais obedece todos, fica alerta vive ............ e nada mais

Resoluo: machucado, aprender, passar, mal, obedece e feliz, respectivamente.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 8 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

JESUS, EXEMPLO DE OBEDINCIA

O que Jesus ensinou sobre a lei? Como Jesus se relacionou com a lei? Jesus, em sua vida, demonstrou a mais alta considerao pela Lei de Deus. Jesus nunca deixou qualquer dvida quanto aos propsitos santos e imutveis da Lei de Deus. No sermo da Montanha, Ele disse: No penseis que vim revogar a lei ou os profetas: no vim para revogar, vim para cumprir (Mateus, 5:17). Com este e outros testemunhos encontrados nos Evangelhos, a mensagem de Cristo sustentou firmemente a validade do Declogo. Podemos afirmar que Cristo veio no apenas redimir o homem, como tambm veio sustentar a autoridade da lei de Deus. O prprio Cristo cumpria a lei; no veio para anul-la, nem para detru-la, mas para vivenci-la. Jesus instruiu seus seguidores a observar os mandamentos. Certa vez um jovem prncipe rico, aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: Mestre, que farei eu de bom, para alcanar a vida eterna? E respondeu-lhe: (...) Se queres, porm, entrar na vida, guarda os mandamentos (Mateus, 19:16 e 17). Jesus advertiu seus seguidores contra o perigo de menosprezar a obedincia a seus mandamentos. Disse ele: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrar no reino do cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que est nos cus. (Mateus, 7:21) A verdadeira obedincia fruto do amor. Paulo assim afirmou: de sorte que o cumprimento da lei o amor (Romanos, 13:10). Jesus relacionou de forma muito clara a ligao do amor e da obedincia. Em suas orientaes finais aos discpulos, pouco antes de sua morte, Ele disse: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (Joo 14:15). Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneo (Joo 15:10). Com estas colocaes, Jesus no deixa dvida alguma com respeito a esse assunto. A obedincia tem como fonte geradora o amor. O amor verdadeiro se manifesta atravs de atos de amor, atravs da obedincia. Jesus o nosso melhor exemplo de obedincia. Em toda as sociedades humanas existem pessoas que agem segundo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, tambm existem pessoas que no reconhecem e atacam essas leis e normas para obter benefcio pessoal. Essas pessoas so reconhecidas sob o nome comum de criminosos. No crime de corrupo poltica, os criminosos ao invs de assassinatos, roubos e furtos utilizam posies de poder estabelecidos no jogo poltico normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo. A corrupo ocorre no s atravs de crimes subsidirios como, por exemplo, os crimes de suborno (para o acesso ilegal ao dinheiro cobrado na forma de impostos, taxas e tributos) e do nepotismo (colocao de parentes e amigos aos cargos importantes na administrao pblica). O ato de um poltico se beneficiar de fundos pblicos de uma maneira outra que a no prescrita em lei, isto , atravs de seus salrios, tambm corrupo.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 8 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

OBEDINCIA E RESIGNAO
A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obedincia e a resignao, duas virtudes companheiras da doura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negao do sentimento e da vontade. A obedincia o consentimento da razo; a resignao o consentimento do corao, foras ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provaes que a revolta insensata deixa cair. O pusilnime no pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egosta no podem ser obedientes. Jesus foi a encarnao dessas virtudes que a antigidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupo. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifcio e da renncia carnal. Cada poca marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vcio que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa gerao a atividade intelectual, seu vcio a indiferena moral. Digo, apenas, atividade, porque o gnio se eleva de repente e descobre, por si s, horizontes que a multido somente mais tarde ver, enquanto que a atividade a reunio dos esforos de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevao intelectual de uma poca. Submetei-vos impulso que vimos dar aos vossos espritos; obedecei grande lei do progresso, que a palavra da vossa gerao. Ai do esprito preguioso, daquele que serra o seu entendimento! Ai dele! porquanto ns, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe aplicaremos o ltego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da dupla ao do freio e da espora. Toda resistncia orgulhosa ter de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que so brandos, pois prestaro dcil ouvido aos ensinos. Lzaro. (Paris, 1863.) (*)

______________
(*) KARDEC, Allan. Bem-aventurados os que so brandos e pacficos. O Evangelho segundo o Espiritismo. 124. ed. Rio de Janeiro. FEB, 2005. Traduo de Guillon Ribeiro. Cap IX, item 8.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 8 ATIVIDADE DIDTICA

QUADRINHOS PARA COMPLETAR


Reproduza os quadrinhos, para cada aluno ou para um grupo de alunos. Os quadrinhos representam histrias onde aparece uma ao e suas conseqncias. Pea para os evangelizandos complementarem as histrias com desenhos que representem atos de obedincia ou de desobedincia e as aes decorrentes deles. O aluno pode desenhar quadrinhos nas tiras dadas, de modo que contenha uma nova histria que demonstre obedincia s leis sociais ou familiares.

CONT. (1) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 8 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 8 MSICA

A CRIANA DE JESUS

Letra: Casimiro Cunha (Esprito) Msica: Evany Medina

G Em G D7 A CRIANA DE JESUS UMA ALEGRIA NO LAR, G CULTIVANDO GENTILEZA SABE SERVIR E ESTUDAR. G Em G D7 NUNCA BRIGA NEM RESMUNGA, EM TUDO GUARDA ATENO, G E TEM SEMPRE BOA VONTADE, TEM SEMPRE BOM CORAO. D7 G D7 G OUVE AS PESSOAS MAIS VELHAS COM RESPEITO E COM CARINHO, Cm G D7 G E SABE DAR QUANTO PODE EM FAVOR DO POBREZINHO. D7 D7 G G GUARDA OS CADERNOS E A ROUPA COM CUIDADOS NATURAIS, G D7 G Cm E AJUDA BONDOSAMENTE AS PLANTAS E OS ANIMAIS. G Em D7 G TEM BONS MODOS PARA TODOS E NO SE IRRITA COM NINGUM, G FOGE MENTIRA E MALDADE, E EM TUDO PRATICA O BEM. G Em G D7 PODE BRINCAR, MAS TRABALHA, NO VIVE DE DU EM DU; G A CRIANA DE JESUS TRAZ CONSIGO A LUZ DO CU!

O conhecimento real no construo de alguns dias. obra do tempo. Agenda Crist

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 9 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO
* Ser gentil ser amvel, delicado. * Todas as pessoas gostam de ser bem tratadas. Devemos sempre ser gentis e delicados para com todos. Existem palavras e gestos que devem ser usados sempre para demonstrar nossa gentileza, carinho e ateno para com todos. * So formas de demonstrar gentileza: Cumprimentar alegremente as pessoas: Bom dia! Bom tarde! Boa noite! Agradecer o auxlio recebido: Obrigado. Sorrir, para todos que cruzam o nosso caminho. No empurrar o colega para ficar em primeiro lugar nas filas. Auxiliar algum (um idoso, um cego, uma criana) a atravessar a rua.

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: GENTILEZA ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR


* Iniciar a aula convidando as crianas a ouvirem a histria: Danilo e o passageiro do nibus utilizando-se de gravuras. (Anexo 1) * Narrar a histria, em linguagem simples e clara, utilizando-se dos recursos do lbum de gravuras. (Anexo 2) * Encerrada a narrativa, perguntar: O que fez Danilo aps pisar, sem querer, o p de um senhor? Por que todos no nibus admiraram Danilo? Quem ensinou Danilo a ser gentil? Como Danilo descobriu quem era o seu amigo do nibus? De que forma a gentileza de Danilo o ajudou? * Ouvir as respostas e, em seguida, utilizando-se da exposio participativa, complementar o assunto da aula com base na coluna especfica e no texto de subsdio. (Anexo 3)

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Explicar o que ser gentil.

* Ouvir com ateno e interesse a narrativa.

TCNICAS

* Dizer como a gentileza nos ajuda a conviver melhor com o nosso prximo. * Citar maneiras de demonstrar gentileza.

* Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Exposio participativa.

RECURSOS

* Responder corretamente s perguntas formuladas.

* Histria e gravuras. * lbum de gravuras. * Jogo didtico. * Garrafas plsticas. * Msica.

* Ouvir com ateno, formulando e respondendo perguntas.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DO JOGO DIDTICO E DAS DEMAIS ATIVIDADES PROPOSTAS, DEMONSTRANDO GENTILEZA PARA COM OS COLEGAS.

CONT. DO PLANO DE AULA N 9 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO Pedir desculpas ao fazer algo que desagrade a algum. E ainda, usar a expresso por favor quando solicitamos alguma coisa. * Dai gentileza e dar-se-vos carinho. (12) * Gentileza a caracterstica das pessoas que j aprenderam a conviver com o prximo de maneira simptica, harmnica e respeitosa. * A gentileza est revestida, em toda parte de glorioso poder. * Cada gesto uma semente que produz sempre, segundo a natureza que lhe prpria. Os gestos de gentileza so capazes de conquistar os coraes mais endurecidos. (19) * Finalizada a exposio, pedir que os evangelizandos relacionem algumas maneiras de demonstrar gentileza, atendendo ao objetivo especfico. * Em seguida, realizar o jogo didtico intitulado Garrafas ao cho com o objetivo de fixar o assunto da aula.(Anexo 4) * Encerrado o jogo, enfatizar a importncia de sermos gentis com todos: familiares, amigos, vizinhos, desconhecidos, concluindo, assim, o assunto da aula. * Encerrar a aula ensinando a msica Gentilmente (Cd n 2, faixa 2, da coleo Evangelizao em notas musicais). (Anexo 5) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Relacionar maneiras de se demonstrar gentileza, conforme solicitao do evangelizador.

* Participar do jogo com disciplina, ordem e respeito pelo colega.

Obs.:O evangelizador poder (como atividade alternativa) montar com as crianas o mural da gentileza, utilizando de recortes de revistas ou desenhos por elas feitos.

* Ouvir com ateno a concluso da aula, dirimindo dvidas.

* Cantar com alegria.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 9 HISTRIA

DANILO E O PASSAGEIRO DO NIBUS

Logo que o pequeno Danilo aprendeu a falar, sua me comeou a ensinar-lhe boas maneiras. Aos poucos, o menino foi se familiarizando com as expresses por favor, obrigado, com licena, desculpe e outras, que tornam a vida bem mais agradvel. Um dia a me de Danilo convidou-o para um passeio a um lugar muito bonito, que ele sempre quis conhecer. O menino ia fazer aniversrio dentro de alguns dias e esse passeio era o presente que ele queria ganhar. Entraram num nibus e ao caminharem pelo corredor procurando lugar, o motorista deu partida bruscamente, o que fez Danilo cambalear e pisar o p de um senhor. Imediatamente, o senhor puxou o p, contrariado. Desculpe, senhor... Foi sem querer... disse Danilo. O senhor logo sorriu. Os demais passageiros olharam para o garotinho e sorriram tambm. Todos estavam admirados de ver uma criana to pequena falar com tanta delicadeza. Ao vagar dois lugares, Danilo e o senhor se acomodaram. Como seu nome? perguntou, sorrindo. Danilo Monaro foi a resposta do menininho. Que idade voc tem? Cinco anos! Mas vou completar seis anos dentro de algumas semanas. Em que dia voc faz aniversrio? tornou o senhor. Danilo deu-lhe a data. Onde que voc mora? Danilo deu-lhe o endereo. Todos os passageiros do nibus prestavam ateno quela curiosa conversa e sorriam ao olhar aquele menininho educado e risonho. Alguns dias se passaram. No dia de seu aniversrio, Danilo recebeu, surpreendido, um pacote com um cartozinho escrito com letra forte: Do seu amigo do nibus. O pacote continha um presente, mas o carto no tinha nenhuma assinatura. Os anos se foram passando e, por incrvel que parea, Danilo continuou recebendo em cada ano um presente de aniversrio, De seu amigo do nibus, at completar 18 anos. Era ento um bonito jovem, muito gentil, mas continuava ainda sem saber quem era o amigo desconhecido, que havia conquistado num nibus, h quase doze anos. Foi nessa poca que houve grande escassez de leite na cidade onde morava Danilo. O jovem tinha de levantar muito cedo para comprar leite para a mamadeira do irmozinho e voltava, muitas vezes, de mos abanando. Naquele dia havia sido assim e preocupado com a situao, Danilo telefonou para a indstria de laticnios:

CONT. (1) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Por favor, tenho um irmozinho de colo que precisa de leite, com urgncia! O senhor pode fazer alguma coisa? Lamento muito respondeu , o leite est muito escasso. Nosso caminho entregar s dentro de trs dias. Trs dias?!... Meu irmozinho no pode esperar tanto, senhor. Lamento... tornou a voz est difcil... Em todo o caso, qual o seu nome? Danilo Monaro. Por favor, ajude-nos! Uma hora mais tarde, um automvel parou em frente casa de Danilo. O motorista bateu porta e perguntou: aqui que mora Danilo Monaro? Sim, sou eu mesmo. Trouxe-lhe trs litros de leite. Quem mandou? O motorista entregou-lhe um envelope. Danilo abriu-o rapidamente e encontrou um carto com as palavras: De seu amigo do nibus. Danilo quase no podia acreditar. Ento o seu desconhecido amigo de tantos anos era o dono da indstria de laticnios! E sorriu, feliz. Agora poderia agradecer-lhe todos os presentes que havia recebido, desde o dia em que, ainda garotinho, ao entrar em um nibus, havia dito ao senhor cujo o p pisara: Desculpe, senhor... Foi sem querer...

CONT. (2) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 1)

CONT. (3) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 2)

CONT. (4) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

CONT. (5) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 4)

CONT. (6) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 5)

CONT. (7) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 6)

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 9 RECURSO DIDTICO

LBUM DE GRAVURAS
Material: um caderno com espiral ou garra; ilustraes da histria - Danilo e o passageiro do nibus; cola; lpis-de-cor, giz-de-cera, caneta hidrocor, etc.

Confeco: dar um colorido atraente e sugestivo s ilustraes da histria; colar as ilustraes nas folhas do caderno.

Desenvolvimento: mostrar as ilustraes medida que for narrando a histria.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 9 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

JUVENTUDE E GENTILEZA
Por certo, no desconheces as conseqncias dessa onda de egosmo que recrudesce no seio social, toda vez em que os valores educativos no se fazem prezados. A bem da verdade, bem poucas tm sido as pessoas ocupadas em trabalhar essa dimenso da personalidade, qual seja a do altrusmo, tornando-se teis dinmica da vida planetria. Encharcados de personalismo, os indivduos falam somente de si, disputam nonadas para si, recorrem a favores diversos apenas para si, sufocando-se no esquife do egosmo, mais e mais. Nas atividades cotidianas, esses egostas aproveitam-se de todas as chances possveis para driblarem os outros, tendo a sensao de serem mais astutos, mais vivos, mais sabidos, dando vazo ao ntimo doente.

*
Se devem enfrentar as filas variadas, desse ou daquele tipo, para serem atendidos a seu tempo, tratam de descobrir pessoas conhecidas, localizadas frente, que lhes facilite passar para posies privilegiadas, quando no invadem abusivamente, elas mesmas, o espao dos que aguardam dignamente. Crem-se mais apressados ou com mais compromissos que os demais. Entretanto, para o egosta, tanto faz seja a fila bancria, ou dos cinemas e outras diverses, o que deseja passar frente dos outros, porque lhe impacienta a espera ou por vcio, sempre alimentado. Os males do carter, desenvolvidos e alicerados no egosmo, no se limitam. Nas condies populares, o acomodado egosta v pessoas idosas, mulheres gestantes, criaturas visivelmente enfermas, viajando de p, sob ingentes sacrifcios, sem qualquer sensibilizao, mantendo-se assentados, indiferentes. Em outros momentos, vemos crianas e moos assentados, ao lado de seus pais, que acompanham a tudo, fazendo de conta que no esto vendo ou entendendo o que se passa. A disputa generalizada por entrar ou sair primeiro dos lugares de muita gente, quantos acidentes h provocado? E os desentendimentos e guerras mentais que se somam, incontveis? A marca do egosmo, assim, mostra-se em toda parte, entre as mais diversas personalidades.

*
Avaliando esse quadro que se forja nos grupos sociais, percebe, meu jovem companheiro, quantas ocasies de conquista salutar para a alma tm sido postergadas. Verifica, desse modo, como tens agido, em relao gentileza. Se constatares que no tens estado sintonizado com ela, esfora-te para alcan-la. Se te encontrares em algum transporte coletivo, valendo-te do vigor da tua mocidade, no esperes que te solicitem. Oferece o teu assento para quem dele precise, demonstrando os valores que te lucilam no ntimo. E to pouca coisa. Evita que tombe uma gestante ou um velho; impede que se fira uma pessoa obesa ou doente, e sintas as alegrias de ser til. Diante das filas, enfrenta-as. Tu podes faz-lo. Se tiveres pressa, chega mais cedo. No sobrecarregues os amigos que encontres com teus pedidos, embora possas pedir a algum que te guarde o lugar e, quando chegues, esse algum, ento, sair.

CONT. DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 9 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

A virtude costuma parecer tolice, quando comeamos a exercit-la. Depois, transforma-se em luz to ampla que no mais a dispensamos. Ao atravessar a via pblica, v se por perto no haver um velhinho, um cego, algum a quem possas ajudar na travessia. Far-te- imenso bem essa atitude. Coopera com algum que sobe ou desce uma escada com fardos e bolsas pesados. D-lhes pequena ajuda e recolhas, nas vibraes agradecidas, verbalizadas ou no, as alegrias de servir. Abre uma porta para esse ou aquele, dando-lhe passagem, gentilmente, seja em tua casa, seja num elevador, seja onde for, e sintas a euforia de ser atencioso. princpio, ters que fazer esforos; com o tempo a gentileza ser parte de ti. Juventude, se pretendes influir no mundo para modificar-lhe as bases de vida social, que sabes to complexa e perturbadora, comea com teu empenho, com a tua contribuio. Na gentileza exemplificada por ti, vers que a postura egocntrica vai sendo transformada, e que, ao te sentires mais leve e feliz, no te preocupars com a gratido ou no dos beneficirios da tua solicitude, porque, para o teu corao, valer a cooperao que prestas Vida, a cooperao com a Obra de Deus. Segue, ento, adiante. Contagia os teus amigos e afetos com a tua atitude gentil, ajudando a extinguir o egosmo do mundo.

GLOSSRIO Altrusmo ......... amor ao prximo; filantropismo; desprendimento; abnegao. Euforia ............. alegria intensa; bem-estar. Lucilam ............ brilham; luzem. Nonadas .......... ninharias. Recrudesce ..... torna-se mais intenso; agrava-se; aumenta.

__________________ TEIXEIRA, Jos Raul. Juventude e gentileza. Cnticos da Juventude. Pelo Esprito Ivan de Albuquerque. 1. ed. Rio de Janeiro: FRTER, 1990. Cap. 17.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 9 JOGO DIDTICO

GARRAFAS AO CHO
Objetivos: fixar o assunto da aula; estimular e exemplificar atitudes de gentileza. Material: 10 garrafas plsticas de refrigerante, numeradas de 1 a 3; 1 bola (mdia) de meia ou de borracha. Desenvolvimento: Dividir a turma em duas equipes. Explicar o jogo: a equipe, a cada jogada, nomear um representante para executar a tarefa ordenada pelo evangelizador. se realizar corretamente a tarefa, lanar a bola de meia sobre as garrafas (como no jogo de boliche), derrubando-as. o evangelizador somar os nmeros das garrafas derrubadas obtendo assim o nmero de pontos ganhos para a equipe. se errar na execuo da tarefa, passa a vez outra equipe. vence a equipe que terminar o jogo com o maior nmero de pontos. encerrar o jogo quando todos tiverem participado. Sugestes de tarefas: Responder s perguntas: Por que Danilo conquistou o amigo do nibus? Quem ensinou Danilo a ser gentil e educado? Como podemos demonstrar gentileza algum na rua? Faa o que se pede: Cite uma atitude gentil com o colega de escola. Cumprimente um colega demonstrando gentileza. Faa mmicas representando uma maneira de ser gentil com a mame. Dramatize a parte da histria da qual voc mais gostou.

Ateno: O evangelizador poder variar o jogo, criando dificuldades ou facilitando as tarefas, de acordo com a capacidade de sua turma.

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 9 MSICA

GENTILMENTE
Letra e msica: Vilma de Macedo Souza

G OBRIGADO PARA AGRADECER, G#dim7 Am COM LICENA SE QUERO PASSAR D7 POR FAVOR DIGO SEMPRE PRA PEDIR, G G7 E DESCULPE-ME PRA ME DESCULPAR.

C D7 EU PRA VOC, VOC PRA MIM, G D7 E TODA GENTE, MAIS FELIZ, G SE SEMPRE SE LEMBRAR DE DIZER OBRIGADO.

Busque agir para o bem, enquanto voc dispe de tempo. perigoso guardar uma cabea cheia de sonhos, com as mos desocupadas. Agenda Crist

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 10 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * A caridade, segundo Jesus, no se restringe esmola, abrange todas as relaes em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. (10) * Caridade o bem que se faz ao nosso semelhante, com boa-vontade e desinteresse. a expresso mxima do ensinamento de Jesus, pois o amor em ao. * Todos temos condies de sermos caridosos, porque a caridade no depende de recursos amoedados. Expressa-se no sorriso amigo dado a quem se apresente triste; na palavra carinhosa a quem est sozinho; no calar o mal; no perdo das ofensas, mentiras e agresses; na oferta de uma flor * Conceituar caridade. * Citar situaes em que podemos ser caridosos. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula ensinando a msica Fazer o bem. (Anexo 1) * Em seguida, conversar com as crianas sobre a letra da msica, fazendo com que digam o que o bem e por que ficamos felizes em pratic-lo. * Ouvir as respostas, aproveitando as para introduzir o assunto da aula, tendo por base os textos de subsdios. (Anexo 2) * Encerrada a exposio participativa do assunto, convidar as crianas para ouvirem a histria O velhinho da gruta (Anexo 3), que ser narrada com o auxlio das gravuras. * Encerrada a narrativa, dividir a turma em grupos para que dramatizem a histria, apresentando as cenas de forma seqenciada. * Aps a dramatizao, pedir aos evangelizandos que dem um conceito simples de caridade.

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: CARIDADE

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Cantar a msica com alegria e entusiasmo.

TCNICAS

* Responder pergunta e fazer comentrios sobre a msica.

* Exposio participativa. * Exposio narrativa. * Dramatizao. * Interrogatrio.

* Ouvir com ateno e formular perguntas.

RECURSOS

* Ouvir a histria com ateno e interesse.

* Msica. * Histria e gravuras. * Atividade recreativa.

* Participar da dramatizao com disciplina e ordem.

* Dizer com suas palavras o significado de caridade.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DAS ATIVIDADES; CONCEITUAREM CARIDADE CORRETAMENTE E DEMONSTRAREM HABILIDADES PSICOMOTORAS E ATITUDES DE RESPEITO DURANTE A DRAMATIZAO.

CONT. DO PLANO DE AULA N 10 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO delicada; na prece singela ao lado de quem sofre dura enfermidade; na visita breve ao amigo detido no leito; na execuo de trabalhos que beneficiem a comunidade, quais sejam: a coleta de lixo; a retirada de objetos perigosos de locais de maior trnsito, isso, sem aguardar remunerao alguma, no exerccio da pacincia com as pessoas que conosco convivem. (Adaptao) (19) * Na manifestao da caridade extingue-se a chaga do egosmo e nos tornamos cooperadores valorosos de Jesus na tarefa do bem. * Caridade bondade, compaixo, , enfim, a prtica do bem ao prximo. * Pedir aos evangelizandos que respondam: Como eu posso fazer o bem? ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Atender solicitao do evangelizador com interesse.

* Em seguida, realizar a atividade recreativa intitulada Corrida gruta. (Anexo 4)

* Participar da atividade recreativa com disciplina e ateno.

* Encerrada a atividade, cantar novamente a msica Fazer o bem e, em seguida, proferir a prece final.

* Cantar com alegria e entusiasmo, ouvir a prece em atitude de quem reconhece o seu valor.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 10 MSICA

FAZER O BEM
Letra e msica: Leny Marilda B. de Carvalho - Niteri - RJ

Dm A7 Dm Fazer o bem bom, quanta alegria nos traz! Gm A7 Dm Quem faz o bem feliz, quem faz o bem vive em paz! (BIS)

Esta msica consta no relanamento da apostila de msica de 1984 com fitas demonstrativas nmeros: 1 e 2.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 10 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

A CARIDADE MATERIAL E A CARIDADE MORAL


Amemo-nos uns aos outros e faamos aos outros o que quereramos nos fizessem eles. Toda a religio, toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. Se fossem observados nesse mundo, todos sereis felizes: no mais a dios, nem ressentimentos. Direi ainda: no mais pobreza, porquanto, do suprfluo da mesa de cada rico, muitos pobres se alimentariam e no mais vereis, nos quarteires sombrios onde habitei durante a minha ltima encarnao, pobres mulheres arrastando consigo miserveis crianas a quem tudo faltava. Ricos! pensai nisto um pouco. Auxiliai os infelizes o melhor que puderdes. Dai, para que Deus, um dia, vos retribua o bem que houverdes feito, para que tenhais, ao sairdes do vosso invlucro terreno, um cortejo de Espritos agradecidos, a receber-vos no limiar de um mundo mais ditoso. Se pudsseis saber da alegria que experimentei ao encontrar no Alm aqueles a quem, na minha ltima existncia, me fora dado servir!... Amai, portanto, o vosso prximo; amai-o como a vs mesmos, pois j sabeis, agora, que, repelindo um desgraado, estareis, qui, afastando de vs um irmo, um pai, um amigo vosso de outrora. Se assim for, de que desespero no vos sentireis presa, ao reconhec-lo no mundo dos Espritos! Desejo compreendais bem o que seja a caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa, materialmente falando, porm, que a mais difcil de exercer-se. A caridade moral consiste em se suportarem umas s outras as criaturas e o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mrito h, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. um gnero de caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; no ver o sorriso de desdm com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supem acima de vs, quando na vida esprita a nica real, esto, no raro, muito abaixo, constitui merecimento, no do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto no dar ateno ao mau proceder de outrem caridade moral. Essa caridade, no entanto, no deve obstar outra. Tende, porm, cuidado, principalmente em no tratar com desprezo o vosso semelhante. Lembrai-vos de tudo o que j vos tenho dito: Tende presente sempre que, repelindo um pobre, talvez repilais um Esprito que vos foi caro e que, no momento, se encontra em posio inferior vossa. Encontrei aqui um dos pobres da Terra, a quem, por felicidade, eu pudera auxiliar algumas vezes, e ao qual, a meu turno, tenho agora de implorar auxlio. Lembrai-vos de que Jesus disse que todos somos irmos e pensai sempre nisso, antes de repelirdes o leproso ou o mendigo. Adeus: pensai nos que sofrem e orai. Irm Roslia. (Paris, 1860.) (1)

PRATICAS A CARIDADE?
Por meio de uma linha de pensamentos de enternecedora sensibilidade, nas pginas de luz de O Evangelho segundo o Espiritismo, o notvel Adolfo, bispo de Argel, trabalha eloqente reflexo sobre a prtica da beneficncia.

CONT. DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Enaltecendo os valores que esto enraizados na realizao beneficente, o nobre religioso desencarnado faz pensar todo aquele que passa pelo mundo, muitas vezes sem atinar para a importncia da sua atuao junto s dores e s dificuldades outras, que aturdem incontveis filhos de Deus. No so poucos os que afirmam que se as pessoas sofrem porque fizeram por merecer. Que no deveramos intervir para que no as impeamos de cumprir o seu resgate com as leis do Sempiterno. No caberia duvidar do fato de que os padecimentos de quaisquer ordens esto alicerados sobre necessidades provacionais ou expiatrias. Conviria, porm, cada um refletisse nas razes que levaram o Criador a situar esses necessitados exatamente prximos a ns. Sabemos que Deus no se equivoca, e, por no se equivocar, aproxima os que necessitam receber daqueles que necessitam aprender a dar. imprescindvel que cada alma reencarnada no planeta desenvolva a sensibilidade diante dos problemas alheios, tanto quanto gostaria de contar com a sensibilidade dos outros em suas quadras de sofrimentos morais ou de carncias materiais. Nessas atitudes de elaborar o bem do prximo que a caridade opera os milagres do amor, propiciando inabordveis estesias aos coraes que a operam. E tu que avanas na busca de Deus, pelos caminhos do mundo, praticas a caridade? Sabes que numa sociedade complexa como a em que vives, so infinitas as chances de realizares a caridade, pois no s de po, roupa ou medicao que se constituem as necessidades humanas. A caridade da boa palavra chega sempre em boa hora, para algum aflito, sem nobres perspectivas para os caminhos. A caridade do silncio ser auxlio eficaz na hora do tumulto, quando algum necessita de espao mental para pensar e meditar por si mesmo. A caridade da mensagem de esperana, para quem no v seno desalento e caos na prpria estrada. A caridade de dizer no a quem se apresta para mergulhar em pntanos de alucinaes contando com o teu aval. A caridade da presena cooperadora, que permita aos irmos saberem que podem contar conosco em tempos de abandono e indiferena. A caridade da oferta de um livro esprita a algum que procura caminhos, enovelado nos cipoais de concepes intelectuais desses tempos. Pra e pensa em tudo isso, e inicia ou prossegue o teu esforo por praticar a caridade, porque por meio dela que, consoante o bispo de Argel, o mundo encontrar a felicidade. (2)

* * *

___________________ (1) KARDEC, Allan. No saiba a vossa mo esquerda o que d a vossa mo direita. O Evangelho segundo o Espiritismo. Traduo de Guillon Ribeiro. 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. XIII. Item 9. (2) TEIXEIRA, Jos Raul. Praticas a caridade? Revelaes da Luz. Pelo Esprito Camilo. 2. ed. Rio de Janeiro: FRTER, 1995. Pg. 87 a 90.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 10 HISTRIA

O VELHINHO DA GRUTA
Era uma vez um velhinho que morava em uma gruta abandonada, l no mato. Tinha longas barbas brancas e caminhava curvado, apoiado em uma bengala. Ningum sabia de onde ele viera. Nem mesmo conheciam seu nome. E, quando aparecia no povoado, o que fazia raramente, todos o apontavam e diziam: L vai o velhinho da gruta! E a crianada corria assustada, pois andavam dizendo que ele carregava as crianas e as prendia na gruta. Certa vez, Anita e Lus dois irmozinhos vinham do colgio, quando encontraram o velhinho apoiado sua bengala. Coitado! exclamou a menina baixinho. Deve ser horrvel viver assim sozinho, longe de todos! mesmo! respondeu Lus. Ele parece to triste! E assim conversando, os irmozinhos chegaram em casa. Mame, disse Lus, Anita e eu gostaramos de fazer alguma coisa pelo velhinho da gruta. A me, muito admirada, perguntou: E o que querem vocs fazer? Pensamos em dar-lhe alguma esmola, quando ele passasse outra vez, respondeu Anita. Mas a me disse logo: Filhinhos, muitas vezes no s esmola que uma pessoa necessita. Talvez ele precise muito mais de amor e de carinho. J experimentaram conversar com ele? No! os dois se olharam espantados. Falar com ele? E Anita tratou de explicar: Dizem que ele carrega as crianas para a gruta! Mas a me falou sria: Isso no verdade! Nunca se soube de crianas que desaparecessem, no mesmo? , respondeu a menina, ainda na dvida. Pois ento decidiu-se Lus, cheio de coragem vou hoje tarde fazer-lhe uma visita l na gruta. Se voc vai, eu vou tambm, resolveu a irm. Mas a me, sorrindo, perguntou: Vocs vo sozinhos? Os dois se entreolharam, meio receosos, mas depois, Lus disse com firmeza: Sim, mame. Queremos que ele saiba que somos seus amigos. A me ficou feliz com a resoluo dos filhos, mas disse-lhes que o jardineiro os acompanharia de longe, pois no os queria sozinhos no mato. E assim, depois que almoaram, os irmozinhos puseram-se a caminho, levando lindas laranjas para dar de presente ao velhinho da gruta. Andaram, andaram... J estavam bem perto!... Ento, meio amedrontados, olharam para trs. L estava o jardineiro da me, encostado em uma rvore, vigiando-os, cuidadosamente. Anita e Lus, j animados, deram mais alguns passos e chegaram at a gruta. O velhinho, quando viu as crianas, espantou-se, pois ali nunca aparecera ningum. O que vocs querem? perguntou.

CONT. (1) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

No queremos nada! disse Anita timidamente. Estamos lhe fazendo uma visita adiantou Lus, valente e trouxemos estas laranjas que so muito gostosas! O velhinho ficou to comovido que as lgrimas lhe escorreram pelo rosto. E, muito feliz, convidou os irmozinhos a sentarem com ele em um tronco que havia em frente gruta. Logo, logo conversavam animadamente. E o velhinho contou que viera de muito longe e que no tinha ningum no mundo, nem filhos, nem netos... E por que o senhor mora aqui nesta gruta? perguntou Lus, curioso. Ento, o velhinho explicou que o dinheirinho que possua mal dava para se alimentar e que as casas eram muito caras. E, tristemente, concluiu: Ningum quer me empregar porque me acham velho demais! O senhor gosta de crianas? perguntou Anita com animao. Oh! Se gosto!... Mas elas fogem de mim! respondeu o velhinho com tristeza. Elas tm medo de mim!... Mas eu no tenho! exclamou Anita. Eu tambm no! disse Lus. E os dois abraaram o pobre velhinho, que chorava de emoo. J estava ficando tarde, por isso, as crianas despediram-se e voltaram para casa. Anita e Lus no paravam de falar no velhinho da gruta. Como ele ficou feliz, quando o abraamos! comentou Lus. mesmo! Ele at chorou! exclamou Anita. E, alisando os cabelos do pai, concluiu: Pena que ele no arruma nenhum emprego. Todos pensam que ele no pode trabalhar. Ento, o pai, pensando um pouco, falou, sorrindo: Pois vamos empregar o velhinho da gruta! Nosso jardineiro hoje me avisou que no pode mais trabalhar aqui. E o velhinho vem para c? perguntaram as crianas quase ao mesmo tempo. Sim... disse o pai feliz com a felicidade dos filhos. Ele pode morar no quarto l do quintal! completou a me tambm muito feliz. Que bom! Que bom! exclamavam as crianas dando pulos de alegria. E assim foi. O velhinho da gruta passou a ser o jardineiro da famlia. E era timo jardineiro! Tambm passou a ser o vov de Lus e Anita, aos quais amava muito e contava lindas histrias. No entanto, o que muito o deixava feliz era o fato de nenhuma criana mais fugir, quando ele se aproximava. E nunca se cansava de dizer: Foram duas crianas que me tornaram o homem mais feliz do mundo!

* * *
_______________ Contribuio do Centro de preparao de evangelizadores da cidade de Santa Maria - (RS)

CONT. (2) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 1)

CONT. (3) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 2)

CONT. (4) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

CONT. (5) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 4)

CONT. (6) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 5)

CONT. (7) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 6)

CONT. (8) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 7)

CONT. (9) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 10 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 8)

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 10 ATIVIDADE RECREATIVA

CORRIDA GRUTA
Objetivos: fixar e avaliar o assunto da aula; estimular a ateno e a disciplina; desenvolver o esprito de equipe. Material necessrio: 3 botes grandes em cores diferentes; cartes com perguntas relacionadas ao assunto da aula (ver sugesto no final deste anexo). Os cartes devem ser em nmero igual ao nmero de casas da trilha. Confeco: Trilha - reproduzir a trilha em papel carto, craft ou cartolina. Cartes - confeccionar os cartes num tamanho igual a 8x6cm, em cartolina dupla face. Escrever as perguntas e as atividades sugeridas de forma a atender os objetivos propostos na aula. Coloc-los um sobre o outro ao lado da trilha.

Ateno: a trilha feita no papel pode ser substituda por uma trilha riscada no cho, onde os marcadores podem ser as prprias crianas.

8 cm

O QUE CARIDADE?

6 cm

CONT. (1) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N10- MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Desenvolvimento: Dividir a turma em dois ou trs grupos. Dar aos grupos o nome correspondente cor de um dos botes que serviro de marcadores na trilha (boto azul equipe azul, por exemplo). Explicar que, a cada jogada, a equipe dever ser representada por um evangelizando, dando oportunidade para que todos participem. Determinar a ordem de jogada das equipes. Solicitar que a equipe iniciante retire um carto e atenda solicitao nele contida. Se atender corretamente, avana uma casa na trilha, se no, devolve o carto, colocando-o embaixo do ltimo. Vence a equipe que primeiro chegar gruta.

Observao: Ao organizar os cartes, o evangelizador dever colocar os que contm ordens como: avanar e voltar casas, de modo que eles s sejam retirados aps as equipes j terem alcanado a metade do caminho a ser percorrido.

Sugestes de perguntas e atividades para o desenvolvimento do jogo: 1. Qual o nome dos personagens da histria? 2. Descreva o personagem que Anita e Lus encontraram no caminho do colgio. 3. Por que as crianas tinham medo do velhinho? 4. Onde morava o referido velhinho? 5. Como Anita e Lus ajudaram-no? 6. Quem arranjou emprego para ele? 7. Onde foi trabalhar o velhinho? 8. Anita parou para colher flores, para levar ao velhinho. Fique uma vez sem jogar. 9. Lus deixou as laranjas carem. Volte duas casas. 10. Anita parou para falar com a professora sobre a visita que iria fazer. Fique uma vez sem jogar. 11. Anita e Lus correram pra valer. Ande duas casas. 12. Lus parou para descansar. Fique no mesmo lugar. 13. Lus e Anita pegaram carona em uma carroa que por ali passava. Ande trs casas. 14. Diga com suas palavras o que caridade. 15. Cite formas de se praticar a caridade. 16. Como podemos demonstrar amor ao prximo?

CONT. (2) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N10- MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Casa de Anita e Lus

Gruta

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 11 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Solidariedade o sentimento que nos faz participar das dificuldades, dos sofrimentos dos nossos semelhantes, buscando san-los ou mitig-los. * a solidariedade que motiva o homem a buscar o seu semelhante e a lhe estender a mo; esquecendo-se de si mesmo; repartindo o po e o agasalho; dando o seu sorriso e a sua companhia. * (...)O esprito solidrio empreende o salutar dever de edificar-se mediante a construo do bem geral, fomentando a distribuio equnime dos recursos, estimulado pelos resultados eficientes do progresso comum (...) (3) * Quando ocorrem grandes catstrofes, enchentes, * Conceituar solidariedade. * Enumerar situaes em que expressamos solidariedade. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula reapresentando a gravura n 6 (constante no anexo 3) da aula anterior e perguntar: O que as crianas esto fazendo? O que vocs acham dessa atitude? Quem j fez uma boa ao ou ajudou o prximo? * Estimular as crianas a relatarem as boas aes praticadas durante a semana com nfase solidariedade.

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: SOLIDARIEDADE

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Observar e comentar a ilustrao.

TCNICAS

* Responder as perguntas.

* Relatrio de experincias. * Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Mmica. * Dobradura.

* Relatar atitudes e aes relacionadas solidariedade que foram vivenciadas durante a semana.

RECURSOS

* Encerrado o relatrio de experincias dos alunos, convid-los a ouvir uma linda histria intitulada Isto ser solidrio. (Anexo 1) * Utilizando-se do teatro de varetas, o evangelizador narrar a histria, em linguagem simples e adequada. (Anexo 2)

* Ouvir com ateno e interesse.

* Gravura. * Histria. * Teatro de varetas. * Msica.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS CONCEITUAREM SOLIDARIEDADE; RELACIONAREM SITUAES EM QUE PODEMOS SER SOLIDRIOS E DEMONSTRAREM HABILIDADES PSICOMOTORAS NA ATIVIDADE DE DOBRADURA.

CONT.(1) DO PLANO DE AULA N 11 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO secas prolongadas, a solidariedade que motiva a que todos se ajudem. * Todos ns podemos ser solidrios com nossa famlia, com os vizinhos, com a comunidade, com os desconhecidos. A vida sempre nos convida a ajudar, onde estivermos, sem esperar recompensas, elogios ou homenagens. * (...) A solidariedade , desse modo, um compromisso interior assumido livre e espontaneamente, mediante o qual as pessoas se comprometem a ajudar-se reciprocamente na efetivao de esforos: todos por um e um por todos. (3) * Ao final da narrativa, permitir que os evangelizandos faam comentrios e, em seguida, interrogar-lhes: Por que Hlio e Jorge se encontraram? O que Hlio havia perdido? Onde caiu a bola de Hlio? Onde Jorge encontrou a cachorrinha? Como estava Tet quando Jorge a encontrou? Se Jorge no tivesse ajudado Hlio, teria achado Tet? * Ouvir as respostas dos evangelizandos. Depois, completar o assunto da aula com base nos textos de subsdios (Anexo 3) e na coluna especfica, usando a tcnica da exposio participativa. * A seguir, propor a realizao de um jogo de mmica intitulado Mmica da solidariedade. * Dividir a turma em grupos e dar a cada grupo uma tarefa para ser apresentada aos demais em forma de mmica. * As tarefas podem ser: ajudar algum a atravessar a rua; carregar os pacotes de compras da mame; dar ateno para um amigo; fazer uma visita para uma pessoa doente, etc... * Dar alguns minutos para que os grupos preparem a mmica e pedirlhes que apresentem aos demais. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Fazer comentrios sobre a histria e responder corretamente s perguntas formuladas.

* Participar ativamente da exposio do contedo, formulando perguntas e dirimindo dvidas.

* Fazer mmica de situaes que representem solidariedade.

* Participar com disciplina e alegria do jogo da mmica.

CONT.(2) DO PLANO DE AULA N 11 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Os alunos assistentes devero descobrir qual a atitude de solidariedade que est sendo representada. * Como atividade alternativa, confeccionar a personagem Tet utilizando-se de uma dobradura. (Anexo 4) * Em seguida, revisar o conceito de solidariedade, concluindo, assim, o assunto estudado. * Finalizar as atividades cantando a msica Fazer o bem, ensinada na aula anterior. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Realizar a atividade de dobradura, demonstrando habilidades psicomotoras e criatividade.

* Ouvir com interesse a concluso da aula.

* Cantar com alegria e entusiasmo.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 11 HISTRIA

ISTO SER SOLIDRIO


Jorge era um desses meninos bem eltricos. Em poca de frias escolares, o dia parecia curto para brincar de tudo quanto queria: jogar bola, empinar pipa (papagaio ou pandorga), brincar de esconde-esconde, jogar bolinha de gude. Haja energia costumava comentar sua me. Jorge tambm adorava animais, tanto que se fazia acompanhar sempre de sua cachorrinha Tet. Tet tinha plos belos e fartos e um olhar afetuoso. Certo dia, Jorge foi passear em uma feira de legumes, verduras e frutas que ficava um pouco distante do seu bairro, na inteno de ajudar alguma senhora a carregar sua sacola de compras. Em dado momento, sentiu falta de Tet. Tet! Tet! chamou apreensivo. Tet! Tet! continuou a chamar Jorge. Ningum a vira. Procurou o dia todo pelo seu animalzinho, sem resultado. A noite sobreveio, impedindo-o de continuar a busca. No dia seguinte, Jorge andou desolado pelas ruas, chamando por Tet. Em determinada hora, deu-se conta de ter chegado a uma rua que desconhecia. Foi ento que ouviu o choro de algum. Olhou a sua volta e viu um menino a chorar. Por que voc est chorando? perguntou Jorge. Minha bola novinha, que acabei de ganhar, caiu naquele buraco e no consigo peg-la!... Eu me chamo Jorge! Qual o seu nome? Meu nome Hlio, mas pode me chamar de Helinho. Helinho, no se preocupe, eu vou ajud-lo a recuperar sua bola! Mas o buraco estreito e parece muito fundo. escuro e vai ser impossvel descer at a bola. No se preocupe! Habilidoso e esperto, Jorge pediu uma corda comprida e resistente ao novo amigo, deu alguns ns em alturas eqidistantes, amarrou uma ponta a uma rvore e a outra jogou para dentro do buraco. Helinho compreendeu o plano: Jorge ia descer at o fundo em busca da bola do companheiro. Jorge pediu a Helinho que cuidasse da corda e ps-se a descer, com muita cautela. A bola foi imediatamente encontrada, pois o buraco no era to fundo quanto haviam imaginado. Ao se preparar para subir, Jorge ouviu um gemido. Dirigiu o olhar para o local de onde viera o som do gemido e pareceu vislumbrar um vulto. Tateou naquela direo e quase no coube em si de tanta alegria: era sua cachorrinha Tet! A cachorrinha, que se perdera no dia anterior, caiu no buraco e se machucou, a ponto de no poder latir ou se mexer. Por isso, ela gemia. Helinho ficou muito feliz com sua bola e agradeceu a ajuda de Jorge. E Jorge, no menos feliz, foi para casa levando sua Tet nos braos. E l chegando, tratou de sua cachorrinha com muito carinho e poucos dias depois os dois Jorge e a cachorrinha brincavam alegremente.

CONT. DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 11 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Glossrio Afetuoso .......... Apreensivo ...... Cautela ............ Desolado ......... Eqidistante .... Farto ................ Habilidoso ....... Sobrevir .......... Solidrio .......... dedicado, afeioado. preocupado. cuidado, precauo. triste, inconsolvel. que dista igualmente, a igual distncia. abundante. jeitoso, hbil. ocorrer em seguida. que partilha o problema do outro e se prope a mitig-lo.

* * *

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 11 RECURSO DIDTICO

TEATRO DE VARETAS
Material: cartolina; cola; giz-de-cera; varetas (palito de madeira); gravuras (Ilustraes de 2 a 5); fita crepe. Montagem das varetas: pinte as ilustraes 2, 3, 4 e 5. cole-as sobre cartolina ou papel grosso, recortando cuidadosamente. fixe as gravuras em varetas de madeira, com o auxlio de fita crepe ou adesiva (Ilust. 1) Movimente os personagens de acordo com a histria, utilizando como palco duas cadeiras deitadas e cobertas por um lenol, uma mesa deitada, igualmente coberta com lenol ou pano liso ou, ainda, um palco construdo para teatro de varetas.

(Ilustrao 1)

(Ilustrao 2)

CONT. (1) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 11 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 3)

HLIO

CONT. (2) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 11 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 4)

JORGE

CONT. (3) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 11 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

(Ilustrao 5)

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 11 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

HBITO DA SOLIDARIEDADE
Por mais te encontres cansado no te eximas de ser solidrio com algum. Talvez o problema do outro, aquele que te procura, seja menor do que o teu. Para ele, no entanto, por que se afigura muito grave, assim se faz. As tuas experincias de f do-te real dimenso de inmeras ocorrncias, e por isto podes ajudar mais com menos desgaste de foras e emoes. Quem percorre um trecho de estrada tem condies de apresentar notcias daquele caminho. Experincia rota que cada qual dever vencer mesmo que a grande esforo. A solidariedade, por isso mesmo, po de emprstimo, de que sempre o doador necessitar. Ningum a pode prescindir, por mais que se pretenda isolar do convvio com o seu prximo. Na vida de todas as criaturas um momento surge em que a solidariedade se faz imperiosa, como socorro salvador.

*
Fazer ou deixar de fazer o bem efeito natural da f que se mantm, definindo-lhe a qualidade, cuja ao se transforma em hbito, que se incorpora natureza, personalidade de cada um. Quem se no acostuma a doar, nunca dispe de oportunidade para auxiliar, encontrando motivos injustificveis para recusar-se. Aquele que se aclimata ao trabalho solidrio, sempre dispe de tempo e recursos para faz-lo. Os desocupados e indiferentes esto sempre muito cheios de horas vazias para tentar preencher algum espao, por isso no dispem de tempo para nada. Vivem extenuados pela inutilidade e pessimismo.

*
Apura a tua percepo e verificars que os lamentos demasiados nem sempre decorrem da enfermidade ou do problema que se tem, mas da necessidade de chamar a ateno, requerendo apoio e amizade. H muita carncia no mundo, sendo, entretanto, a mais grave e urgente, a de afeto, de interesse humano... A questo assume to grave proporo que, no raro, quando algum se preocupa com outrem e d-lhe assistncia, os sentimentos de um ou de ambos perturbam-se, dando origem a desvios da fraternidade, tombando-se em delquios morais, que mais agravam as circunstncias e as dificuldades. Mantm o hbito da solidariedade sem exigncia ou solicitao alguma. Ajuda, portanto, sem vinculao servil, a fim de permaneceres livre, no amor e na ao solidria, crescendo para Deus ao lado do teu prximo necessitado, necessitados que somos quase todos, da divina solidariedade. (1)

SOLIDARIEDADE
SOLIDARIEDADE E ESPIRITISMO Sendo o Espiritismo a Doutrina da Caridade e do esclarecimento por excelncia, a solidariedade a primeira iniciativa que o homem promove para atingir aquele ideal de auxlio superior. Cultivando o intercmbio entre os dois mundos, o Espiritismo mantm entre os seus discpulos o

CONT. DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 11 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ideal da ajuda mtua, desde que, inspirados pelos Espritos, os homens se encontram irmanados e imanados uns aos outros pelos liames do pretrito e atravs das aspiraes do futuro. Centralizando suas afirmaes nas leis de Causa e Efeito, mediante as quais se podem compreender as diferenas humanas, sociais e morais das criaturas, torna-se alavanca de propulso do servio pelo bem recproco, estimulando o labor no grupo social, sem desprestgio para o homem como clula individual. Doutrina dos Espritos, em sua generalidade abenoada, conjunto orquestral a modular divina sinfonia, na qual o solista apenas Jesus, e somente Ele, o Sublime Autor e Regente da partitura superior da vida, no orbe terreno. Nesse conjunto de harmonias, que so as lies preciosas que difunde, o homem no se pode ensoberbecer, marchando a ss, na aventura perigosa e egostica da dominao, por destacar-se negativamente no grupo. Seria, assim, semelhante a um cantor que, pretendendo apresentar o mavioso da sua voz, se fizesse distinguir no coral, produzindo imediato e chocante prejuzo na homogeneidade musical. Sentindo a dor do prximo como sua prpria dor e a queda do irmo como desfalecimento da sua aspirao, o esprita se renova, renovando, tambm, e no descorooa quando esto em jogo os interesses de todos, mesmo que em detrimento do prprio interesse. A solidariedade que o vitaliza faz-se-lhe a alma das aspiraes e engrandece-se pelo mtodo de fazer-se mvel do progresso da comunidade, que se liberta, ento, a penates, certo, porm, com segurana, do jugo do egosmo e do despotismo do orgulho.(2)

*
ESTUDO E MEDITAO: De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso? Destruindo o materialismo, que uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dvida, o homem perceber melhor que, por meio do presente, lhe dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuzos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os h de unir como irmos. (O Livro dos Espritos, Allan Kardec, questo 799.)

*
O Espiritismo dilata o pensamento e lhe rasga horizontes novos. Em vez dessa viso, acanhada e mesquinha, que o concentra na vida atual, que faz do instante que vivemos na Terra nico e frgil eixo do porvir eterno, ele, o Espiritismo, mostra que essa vida no passa de um elo no harmonioso e magnfico conjunto da obra do Criador. Mostra a solidariedade que conjuga todas as existncias de um mesmo ser, todos os seres de um mesmo mundo e os seres de todos os mundos. Faculta assim uma base e uma razo de ser fraternidade universal, enquanto a doutrina da criao da alma por ocasio do nascimento de cada corpo torna estranhos uns aos outros todos os seres. Essa solidariedade entre as partes de um mesmo todo explica o que inexplicvel se apresenta, desde que se considere apenas um ponto. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap. II, item 7.)

* * *
_______________________ (1) FRANCO, Divaldo Pereira. Alerta. Pelo Esprito Joanna de ngelis. 2. ed. Bahia: LEAL:1982. Cap. 18. (2) _______. Estudos Espritas. Pelo Esprito Joanna de ngelis, 8 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 12.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 11 ATIVIDADE RECREATIVA

DOBRADURA
Material: quadrados (10X10cm) de papel fantasia, ofcio, de computador ou similar; giz-de-cera. Confeco: dobrar o quadrado unindo suas pontas para formar um tringulo (Ilust. 1); dobrar uma das pontas do tringulo para cima (Ilust. 2); dobrar para baixo as outras duas pontas do tringulo (Ilust. 3); desenhar o focinho, os olhos e a boca do cachorrinho.

O evangelizador dever fazer a dobradura junto com as crianas, observando se todos venceram cada uma das etapas. Utilizar papel em tamanho 20x20cm para facilitar a visualizao durante a explicao. 10 cm

Ilust. 1

Ilust. 2

Ilust. 4 Ilust. 3

Acenda sua lmpada, enquanto h c l a r i d a d ee mt o r n od es e u sp a s s o s .V i a j o r algum fugir s surpresas da noite.

Agenda Crist

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 12 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Coloque ao alcance dos outros a fonte generosa da sua amizade, oferecendo as guas cantantes da simpatia fraterna. * (...) O verdadeiro amor surge na urna da amizade honesta como jia preciosa da verdadeira afeio. (4) * Jesus o Divino Amigo da Humanidade (16) * Os amigos so criaturas que Deus coloca em nosso caminho semelhana de irmos muito queridos, eleitos pelo corao, ao comando da simpatia e do afeto. * Amigo o que ajuda, ama, consola; o que se faz presente nas horas difceis e nas felizes. o que nos ampara na adversidade, sabendo alegrar-se conosco nos momentos de sadias * Falar sobre a importncia de conquistar e conservar amigos. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA

III UNIDADE: RELAES SOCIAIS

SUBUNIDADE: AMIZADE

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Iniciar a aula perguntando aos alu- * Responder pergunta. nos se eles tm amigos.

TCNICAS

* A seguir, propor a construo do * Montar o mural conforme a mural da amizade. orientao recebida. * Desenhar na folha de papel pardo, um jardim com vrios caules de flores, sem as flores.

* Exposio dialogada. * Exposio narrativa. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Histria com interferncia.

* Dar cada criana uma flor recorta- * Pintar a flor e escrever o noda; pedir que pintem a flor da cor me de um amigo da classe. desejada, e coloquem o nome do seu amigo na flor. * Depois, todos devem colar sua flor no mural. * A seguir, perguntar: bom ter amigo? Por que? * Ouvir as respostas dos alunos e dizer-lhes que no jardim da amizade havia uma cigarra que no tinha amigos. * Em seguida, dizer-lhes que ir narrar uma histria que fala da amiza-

RECURSOS

* Colar sua flor no mural.

* Mural, flores de cartolina. * Histria. * Flanelgrafo. * Flanelogravuras. * Msica. * Sucata.

* Responder pergunta.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DE TODAS AS

ATIVIDADES E DEMONSTRAREM CRIATIVIDADE E HABILIDADES PSICOMOTORAS NA CONFECO DOS INSTRUMENTOS.

CONT. (1) DO PLANO DE AULA N 12 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO conquistas e de felicidades. (19) * Para conservar um amigo, preciso empregar gentileza e lealdade, buscando compreend-lo nas suas dificuldades e problemas, respeitando sua maneira de ser. *As brincadeiras de mau gosto, as palavras rudes e agressivas, as reclamaes e exigncias constantes podem nos levar a perder amizades preciosas. de A cano da amizade com auxlio de um flanelgrafo (anexo 3) e de flanelogravuras (anexo 1). * Para a narrativa ficar mais interessante, pedir que todos colaborem por meio de uma tcnica narrativa chamada histria com interferncia. (Anexo 2) * Narrar, a seguir, a histria com o auxlio de um flanelgrafo. (Anexo 3) * Concluda a narrativa, estimular os evangelizandos a responderem s perguntas: Quais so as personagens da histria? Por que a cigarra havia deixado de cantar? Por que a cigarra no tinha mais amigos? Quais foram os convidados de honra da cigarra? Por que eles foram escolhidos como convidados especiais da Cigarra? O que fez a Cigarra para festejar a alegria de ter amigos? bom ter amigos? Por qu? Vocs tm amigos? Citem o nome de alguns deles. O que devemos fazer para ter amigos? * Com base nos textos de subsdios (Anexo 4), complementar o assunto da aula, empregando linguagem simples e adequada. * A seguir, ensinar a msica Vem. (Anexo 5) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Participar com alegria, disciplina e ordem.

* Ouvir com ateno a histria, respondendo corretamente s perguntas formuladas.

* Ouvir com ateno, questionando para dirimir dvidas.

* Cantar com alegria.

CONT. (2) DO PLANO DE AULA N 12 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Concluir o contedo da aula mostrando a importncia de termos amigos e o que devemos fazer para conserv-los. * Em seguida, convidar os evangelizandos para a confeccionarem instrumentos musicais. (Anexo 6) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir as explicaes do evangelizador.

* Demonstrar habilidades psicomotoras e criativas na confeco dos instrumentos.

* Encerrar a aula cantando novamente a msica ensinada, acompanhando o ritmo com os instrumentos musicais construdos.

* Cantar com alegria, utilizando, com disciplina e ordem, os instrumentos musicais confeccionados.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 12 HISTRIA

A CANO DA AMIZADE
Vivia numa linda floresta uma cigarra. Mas era uma cigarra diferente, pois raramente cantava. Ela dizia: Para que cantar? Quem vai me ouvir? perguntava-se. No tenho amigos para alegrar com minha msica... Certo dia, apareceu um coelho branco, de olhos vermelhos, que se aproximou como quem no quer nada e indagou: Ser que estou ficando surdo? Quem voc? perguntou a cigarra. Ah, surdo no estou; afinal, ouo a sua voz triste disse o coelho. Permita que me apresente, Coelho Maestro Feij, ao seu dispor. Coelho esquisito! Estar surdo ou louco? indagou a cigarra, com ironia e meio zangada. que esperava ouvi-la cantar... Conheo muitas histrias de cigarras cantoras. Cante! Cante! Deixe-me ouvir a sua voz! disse o coelho. Cantar? indagou a cigarra, surpreendendo-se. J no canto mais; nem sei se me lembro como cantar... Mas como se explica isso?! No pode ser! Uma cigarra que no se lembra mais como se canta? Tambm no sinto vontade! exclamou a cigarra, quase chorando. Perdoe-me, no queria ofend-la, que... Nesse momento, a cigarra comeou a chorar... Ora, ora, no precisa chorar! Sabe, senhor Coelho disse a cigarra, soluando para que cantar, se no tenho amigos? Amigo no problema explicou o coelho, afetuosamente. Para mim reclamou a cigarra. H tempos atrs eu tinha dois amigos: dona Sabi e o senhor Galo. Mas quem que pode agentar uma sabi que vive envaidecendo-se de ter uma voz doce e cristalina? E o senhor Galo! Era de deixar todo mundo surdo. Cantar comigo? No! Isso demais pra mim! Contudo aconselhou sabiamente o coelho , preciso aceitar os amigos do jeito que eles so, valorizando o que eles tm de bom, ajudando-os a reparar seus erros. Pense bem... Deus nosso maior amigo e Ele nos ama como somos. Ser? perguntou a cigarra, que no parecia aceitar muito o que havia dito o coelho. Devo-lhe confessar disse o coelho que estou h algum tempo procurando uma solista para o grupo de cantores que dirijo. Talvez voc pudesse se tornar nossa amiga e viesse completar o grupo! Eu at que poderia tentar! exclamou a cigarra com certo entusiasmo. No entanto, eu bem sei que foi esse meu jeito de ser que me afastou dos meus antigos amigos. Fico logo zangada por qualquer coisa.

CONT. (1) DOANEXO 1 - PLANO DE AULAN 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Tente de novo! Tenho a certeza de que dar tudo certo. Tente. Comece a cantar. Onde esto os seus amigos, o grupo musical que voc dirige? Venha comigo, disse o Coelho alegremente. Chegaram a um lugar muito bonito, na floresta, onde estavam ensaiando o senhor Ratinho, dona Abelha e dona Coruja. Amigos disse o Coelho, alteando a voz vejam a mais nova integrante do grupo: dona Cigarra! Viva! Viva! gritaram todos. Sim, disse a cigarra, eu aceito a proposta do amigo Coelho. Estou disposta a melhorar meu humor e a cantar com meus novos amigos. Assim, a cigarra soltou, emocionada, a sua voz melodiosa. Algum tempo depois, dona Sabi e o senhor Galo receberam um convite para a estria do grupo de cantores do Coelho Maestro Feij, tendo como solista dona Cigarra. Ela mesma fez questo de assinar o convite, manifestando a honra de ver de novo os amigos. A noite foi de muita festa. O senhor Coelho entrou no palco seguido dos cantores: senhor Ratinho, dona Coruja, dona Abelha e dona Cigarra. Dona Cigarra ofereceu a cano que iria cantar para todos os seus amigos, especialmente para os antigos amigos, dona Sabi e o senhor Galo. Doce msica foi ouvida em toda a floresta. Muitos abraos. Muita emoo. E at hoje, a melodia da amizade cantada por todos os bichinhos da floresta.

GLOSSRIO Integrante - que faz parte, que se rene. Ironia - zombaria. Solista - pessoa que executa um solo (trecho
musical) vocal ou instrumental.

Zangado - irritado, amolado.

CONT. (2) DOANEXO 1 - PLANO DE AULAN 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 1

CONT. (3) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 12 - MDULO III: O CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 2

CONT. (4) DO ANEXO 1 - PLANO DEAULA N 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 3

CONT. (5) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 12- MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 4

CONT. (6) DOANEXO 1 - PLANO DE AULAN 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 5

CONT. (7) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 6

CONT. (8) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 7

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA- VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 12 TCNICA NARRATIVA

HISTRIA COM INTERFERNCIA


Os evangelizandos participaro da narrativa imitando as personagens da histria. Dividir a turma em sete grupos, explicando-Ihes a participao de cada um. Os evangelizandos devero imitar o bicho, toda vez que ele for citado na histria, fazendo gestos e emitindo sons que lhe so caractersticos. Antes de iniciar a narrativa, fazer uma simulao, um ensaio do que as crianas faro, apresentando-Ihes as personagens da histria. (Ilustraes 1 a 7 do anexo 1)

Grupo 1. A cigarra (cri, cri, cri).


Agitar os braos imitando o movimento das asas.

Grupo 2. O coelho: movimento dos dedos indicador e mdio,


semelhana das orelhas do animal, podendo at saltar, se houver espao, porm sem exageros.

Grupo 3. O galo (cocoric, cocoric).


Movimentar os braos imitando as asas do galo.

Grupo 4. O sabi (assobio suave).

Grupo 5. O ratinho (rec, rec, rec).


Mexer o nariz como se estivessem cheirando tudo.

Grupo 6. A coruja (uh, uh, uh).


Arregalar bem os olhos como se fosse a coruja com seus olhos grandes.

Grupo 7. A abelha (zzi, zzi, zzi).

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 12 RECURSO DIDTICO

FLANELGRAFO

Confeccionar um quadro de, no mnimo, 1m x 60cm, em papelo grosso, madeira ou isopor e cobriIo com feltro ou flanela azul. Colar as gravuras (Anexo 1 / lIustr. 1 a 7) em cartolina, recortar e pintar com cores vivas. Pregar no verso de cada gravura um pedao de lixa grossa, flanela ou espuma, para que fiquem fixas no flanelgrafo. Narrar a histria colocando e retirando as personagens de acordo com o enredo. O flanelgrafo pode ser pendurado ou apoiado sobre cavaletes, ou sobre uma cadeira, devendo ficar ligeiramente inclinado. Para tornar a histria mais atrativa, o flanelgrafo pode ser enfeitado previamente com rvores, grama, flores, sol, dando caractersticas de uma floresta.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 12 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

GRANJEAI AMIGOS
Tambm vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustia. Jesus. (Lucas, 16: 9)

Se o homem conseguisse, desde a experincia humana, devassar o pretrito profundo, chegaria mais rapidamente concluso de que todas as possibilidades que o felicitam, em conhecimento e sade, provm da Bondade Divina e de que a maioria dos recursos materiais, disposio de seus caprichos, procede da injustia. No nos cabe particularizar e, sim, deduzir que as concepes do direito humano se originaram da influncia divina, porque, quanto a ns outros, somos compelidos a reconhecer nossa vagarosa evoluo individual do egosmo feroz para o amor universalista, da iniqidade para a justia real. Bastar recordar, nesse sentido, que quase todos os Estados terrestres se levantaram, h sculos, sobre conquistas cruis. Com excees, os homens tm sido servos dissipadores que, no momento do ajuste, no se mostram altura da mordomia. Eis por que Jesus nos legou a parbola do empregado infiel, convidando-nos fraternidade sincera para que, atravs dela, encontremos o caminho da reabilitao. O Mestre aconselhou-nos a granjear amigos, isto , a dilatar o crculo de simpatias em que nos sintamos cada vez mais intensivamente amparados pelo esprito de cooperao e pelos valores intercessrios. Se o nosso passado espiritual sombrio e doloroso, busquemos simplific-Io, adquirindo dedicaes verdadeiras, que nos auxiliem atravs da subida spera da redeno. Se no temos hoje determinadas ligaes com as riquezas da injustia, tivemo-Ias, ontem, e faz-se imprescindvel aproveitar o tempo para o nosso reajustamento individual perante a Justia Divina. (1)

AMIZADE E COMPREENSO
Muitos companheiros de luta exigem cooperadores esclarecidos para as tarefas que lhes dizem respeito, amigos valiosos que lhes entendam os propsitos e valorizem os trabalhos, esquecidos de que as afeies, quanto as plantas, reclamam cultivo adequado. Compreenso no se improvisa. obra de tempo, colaborao, harmonia. O prpio Cristo, primeiramente, semeou o ideal divino no corao dos continuadores, antes de recolher-lhes o entendimento. Sofreu-lhes as negaes, tolerou-lhes as fraquezas e desculpou-lhes as exigncias para formar, por fim, o colgio apostlico. Nesse particular, Paulo de Tarso fornece-nos judiciosa lio, declarando aos corntios que os criara com leite. To pequena afirmativa transborda sabedoria vastssima. O apstolo generoso, gigante no conhecimento e na f viva, edificara os companheiros de sua misso evanglica em Corinto, no com o alimento complexo das teses difceis, mas com os ensinamentos simples da verdade e as puras demonstraes de amor em Cristo Jesus. No lhes conquistara a confiana e a estima exibindo cultura ou impondo princpios, mas, sim, orando e servindo, trabalhando e amando. Existe uma cincia de cultivar a amizade e construir o entendimento. Como acontece ao trigo, no campo espiritual do amor, no ser possvel colher sem semear.

CONT. DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 12 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Examina, pois, diariamente, a tua lavoura afetiva. Observa se ests exigindo flores prematuras ou frutos antecipados. No te esqueas da ateno, do adubo, do irrigador. Coloca-te na posio da planta em jardim alheio e, reparando os cuidados que exiges, no desdenhes resgatar as tuas dvidas de amor para com os outros. Imita o lavrador prudente e devotado, se desejas atingir a colheita de grandes e precisos resultados. (2)

AFEIO
(...) Na gradao dos sentimentos humanos, a amizade sincera bem o osis de repouso para o caminheiro da vida, na sua jornada de aperfeioamento. Nos trmites da Terra, a amizade leal a mais formosa modalidade do amor fraterno, que santifica os impulsos do corao nas lutas mais dolorosas e inquietantes da existncia. Quem sabe ser amigo verdadeiro , sempre, o emissrio da ventura e da paz, alistando-se nas fileiras dos discpulos de Jesus, pela iluminao natural do esprito que, conquistando as mais vastas simpatias entre os encarnados e as entidades bondosas do Invisvel, sabe irradiar por toda parte as vibraes dos sentimentos purificadores. Ter amizade ter corao que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida. Jesus o Divino Amigo da Humanidade. Saibamos compreender a sua afeio sublime e transformaremos o nosso ambiente afetivo num oceano de paz e consolao perenes. (3)

__________________
(1) XAVIER, Francisco Cndido. Granjeai amigos. Po Nosso. Pelo Esprito Emmanuel. 27 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 111. (2) ______. Amizade e compreenso. Vinha de Luz. Pelo Esprito Emmanuel. 33 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 121. (3) ______. O Consolador. Pelo Esprito Emmanuel. 26 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Segunda parte. Perg. 174.

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 12 MSICA

VEM
Letra e msica: Wilma de Macedo Souza

A VEM! VEM! VEM! D A VEM! VEM, AMIGO! D A EU QUERO ESTAR CONTIGO, E7 VAMOS CAMINHAR?

A VEM! VEM! VEM! D A LONGA A ESTRADA, D A JESUS NOS AGUARDA, D A VAMOS HOJE! AGORA! J!!!

ANEXO 6
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 12 ATIVIDADE COM SUCATA

INSTRUMENTOS MUSICAIS
Objetivos: desenvolver a criatividade e habilidades psicomotoras. Material necessrio: tampinhas de garrafa; copos vazios de iogurte; pedrinhas; sementes; latas vazias de refrigerante; cascas de coco; arame; forquilhas de galhos de rvore; fita crepe; retalhos de papel. Guizo: tampinhas de garrafa enfiadas num arame grosso ou presas a uma forquilha de madeira produzem som quando agitadas.

Chocalho: Latas de qualquer tamanho com pedrinhas ou sementes dentro. Copos de iogurte com pedras ou sementes dentro. Unir a boca deste de outro copo, prendendo-os com fita crepe. Enfeitar com papel colorido.

Coquinhos: Cascas de coco (partido ao meio) para serem batidas uma contra a outra. Enfeitar com tiras de papel colorido.

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 13 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Como todos os seres vivos da Natureza, os animais tambm esto sujeitos lei de evoluo. Como ns, sentem, sofrem, se alegram. (19) * (...) recebei como obrigao sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posies variadas no planeta. Estendei at eles a vossa concepo de solidariedade, e o vosso corao compreender, mais profundamente, os grandes segredos da evoluo (...) (18) * Todos os seres vivos necessitam de respeito e proteo. * Os animais so criao Divina, necessrios natureza e ao homem. Eles tm sensibilidade, alegram-se, entristecem-se e sofrem; * Explicar como podemos demonstrar amor aos animais. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula com a brincadeira Onde est meu par? (Anexo 1), utilizando-se do material constante no anexo 2. * Finalizada a brincadeira, pedir a cada criana que diga o nome do animal do seu carto, imitando-o por meio de sons e movimentos. * Aps a identificao, dizer s crianas que alguns daqueles animais podem ser domesticados, como o cachorro e o gato, tornando-se nossos amigos. Explicar que o burro e o cavalo auxiliam o homem no transporte e na montaria. Comentar que os pssaros enfeitam nosso mundo com sua beleza e alegram-nos com seu canto. Dizer ainda que outros animais, por serem selvagens, vivem nas matas e nas florestas. * Complementar o assunto da aula enfatizando a importncia de se proteger os animais, cuidando deles. (Anexo 3)

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

IV UNIDADE: RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA

SUBUNIDADE:AMOR NATUREZA: RESPEITOAOS ANIMAIS

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Participar da brincadeira com alegria, disciplina e ordem.

TCNICAS

* Identificar e imitar o animal representado no carto e imit-lo.

* Interrogatrio. * Mmica. * Exposio participativa. * Exposio narrativa.

* Ouvir com ateno e interesse.

RECURSOS

* Jogo didtico. * Cartes com desenhos de animais. * Histria e gravuras. * Msica.

* Ouvir em silncio e com interesse.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DAS ATIVIDADES PRO-

POSTAS E DEMONSTRAREM ATITUDES DE CORTESIA E RESPEITO PARA COM OS COLEGAS.

CONT. DO PLANO DE AULA N 13 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO portanto, precisam de carinho, amor e proteo. * Os animais precisam de cuidados especiais, tais como: - aliment-los; - fornecer-lhes gua; - tratar suas doenas; - no maltrat-los com chutes, pedradas, pauladas; - no mant-los enjaulados ou encoleirados. * Como obra de Deus, todos os animais merecem nossa proteo e carinho. * Em seguida, narrar a histria: Cinta ou Carinho. (Anexo 4) * Encerrada a narrativa, deixar que as crianas faam perguntas, dirimindo dvidas. * Depois, pedir a cada evangelizando que diga uma maneira de demonstrar amor aos animais e, assim, concluir o assunto da aula. * Encerrar a aula ensinando a msica Olha o passarinho . (Anexo 5) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir em silncio e com ateno.

* Fazer perguntas e emitir opinies, dirimindo dvidas.

Obs.: O evangelizador poder realizar o jogo da memria, utilizando os desenhos usados no incio da aula.

* Dizer de que maneira podemos demonstrar amor aos animais.

* Cantar com alegria e entusiasmo.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 13 JOGO DIDTICO

ONDE EST MEU PAR?

Objetivos: introduzir o assunto da aula; estimular a observao. Material: gravuras (Anexo 2). Formao: dois grupos, um de frente para o outro. Desenvolvimento: Dividir a turma em duas equipes azul e vermelha. Distribuir os cartes (Anexo 2) para as equipes, devendo cada criana receber um carto da cor da equipe a qual pertence. Cada criana observar o seu carto, mantendo-o oculto dos colegas. Ao sinal do evangelizador (bater palmas uma vez), todas as crianas da mesma equipe, devero imitar o som e movimentos do animal desenhado em seu carto, enquanto a outra equipe observa para identificar o seu par. Ao segundo sinal do evangelizador (bater palmas duas vezes), as crianas devem cessar e aguardar a sua ordem. Em seguida, o evangelizador escolhe uma criana e pergunta: Onde est seu par? A criana dever apontar, na outra equipe, o colega que possui o carto igual ao seu, isto , com o mesmo animalzinho desenhado. A criana apontada se apresenta e os dois devero imitar o animal do respectivo carto. Se for identificado o par, a criana passa a pertencer equipe representada. Se errou na identificao, o evangelizando dever aguardar nova chance. O jogo prossegue, alternando-se as equipes e a cada identificao, os sons e movimentos devero ser repetidos. Encerrar o jogo quando todos os pares forem encontrados. Vencer a equipe que, ao final, possuir maior nmero de evangelizandos. O evangelizador deve incentivar a participao de todos, durante a brincadeira.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 13 MATERIAL DIDTICO

CARTES DE ANIMAIS

Material: gravuras (Ilust. 1 a 10); cartolina azul e vermelha; cola; fita crepe.

Confeco dos cartes: Recortar as gravuras (20 cartes) e colar as de identificao A na cartolina azul e as de identificao B na cartolina vermelha. Recortar novamente os 20 cartes. Reforar as bordas com fita crepe.

CONT. (1) DO ANEXO 2 - PLANO DEAULAN 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

1A

1B

Galo

2A

2B

Pato

CONT. (2) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

3A

3B

Porco

4A

4B

Ona

CONT. (3) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

5A

5B

Macaco

6A

6B

Co

CONT. (4) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

7A

7B

Gato

8A

8B

Burro

CONT. (5) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

9A

9B

Carneiro

10A

10B

Pssaro

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 13 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

OS ANIMAIS E O HOMEM
Pois que os animais possuem uma inteligncia que lhes faculta certa liberdade de ao, haver neles algum princpio independente da matria? H e que sobrevive ao corpo. Ser esse princpio uma alma semelhante do homem? tambm uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. , porm, inferior do homem. H entre a alma dos animais e a do homem distncia equivalente que medeia entre a alma do homem e Deus. Aps a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a conscincia de si mesma? Conserva sua individualidade; quanto conscincia do seu eu, no. A vida inteligente lhe permanece em estado latente. alma dos animais dado escolher a espcie de animal em que encarne? No, pois que lhe falta livre-arbtrio. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem? Fica numa espcie e erraticidade, pois que no mais se acha unida ao corpo, mas no um Esprito errante. O Esprito errante um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idntica faculdade no dispe o dos animais. A conscincia de si mesmo o que constitui o principal atributo do Esprito. O do animal, depois da morte, classificado pelos Espritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. No lhe dado tempo de entrar em relao com outras criaturas. Os animais esto sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva? Sim; e da vem que nos mundos superiores, onde os homens so mais adiantados, os animais tambm o so, dispondo de meios mais amplos de comunicao. So sempre, porm, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes. Nada h nisso de extraordinrio. Tomemos os nossos mais inteligentes animais, o co, o elefante, o cavalo, e imaginemo-los dotados de uma conformao apropriada a trabalhos manuais. Que no fariam sob a direo do homem? Os animais progridem, como o homem, por ato da prpria vontade, ou pela fora das coisas? Pela fora das coisas, razo por que no esto sujeitos expiao.

CONT. DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus? No. Para eles o homem um deus, como outrora os Espritos eram deuses para o homem. Pois que os animais, mesmo os aperfeioados, existentes nos mundos superiores, so sempre inferiores ao homem, segue-se que Deus criou seres intelectuais perpetuamente destinados inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que todas as suas obras revelam. Tudo em a Natureza se encadeia por elos que ainda no podeis apreender. Assim, as coisas aparentemente mais dspares tm pontos de contacto que o homem, no seu estado atual, nunca chegar a compreender. Por um esforo da inteligncia poder entrev-los; mas, somente quando essa inteligncia estiver no mximo grau de desenvolvimento e liberta dos preconceitos do orgulho e da ignorncia, lograr ver claro na obra de Deus. At l, suas muito restritas idias lhe faro observar as coisas por um mesquinho e acanhado prisma. Sabei no ser possvel que Deus se contradiga e que, na Natureza, tudo se harmoniza mediante leis gerais, que por nenhum de seus pontos deixam de corresponder sublime sabedoria do Criador. A inteligncia ento uma propriedade comum, um ponto de contacto entre a alma dos animais e a do homem? , porm os animais s possuem a inteligncia da vida material. No homem, a inteligncia proporciona a vida moral.

* * *

_____________________ KARDEC, Allan. Dos trs Reinos. O Livro dos Espritos. Traduo de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Parte 2a. Cap.XI, perg. 597- 604.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 13 HISTRIA

CINTA OU CARINHO
Carlos, um menino de dez anos mais ou menos, ganhara um lindo co policial. Apesar de novo, o menino quis amestr-lo. Acontece, porm, que o garoto usava a violncia. Cada vez que o co errava, era surrado com uma cinta. Mas, passado o tempo da lio, eram de novo bons amigos. Passeavam, pulavam, corriam... Enfim, fazia gosto v-los. Um dia, como por encanto, o co desapareceu. Carlos procurou-o por toda a parte. Mas nada! No o encontrou mais! Passados trs meses, Carlos viajou para uma cidade vizinha. Enquanto a me visitava uns parentes, o menino, como conhecia bem a cidade e costumasse andar sozinho, foi dar um passeio. Foi praa, andou por aqui e por ali, at que, j cansado, decidiu voltar para casa. Ento, teve uma grande surpresa: uma menina saa de uma loja, conduzindo um lindo co policial, preso a uma bela corrente. - Fiel! Fiel! O co reconheceu-o e quase arrastando a menina correu ao seu encontro. - meu este co disse o menino, triunfante. - No, voc est enganado, muito meu! Os dois disputaram o animal em altos brados. Resultado: logo ao redor de ambos juntaram-se vrios curiosos. Uns favorveis ao menino e outros menina. Foi a que o guarda interferiu e levou-os delegacia mais prxima. L, os dois apresentaram suas razes. - Bem, bem disse o delegado , ambos tm razo. O co ir decidir. Mandou, ento, que o guarda levasse o co para outra sala e que soltasse quando ele desse ordens. Colocou depois a menina e o menino em lugares opostos e distantes e mandou soltar o co. O animal chegou no meio da sala e parou, atnito. Olhava para o menino... Olhava para a menina... No tomava deciso alguma. As duas crianas, segundo as instrues do delegado, no se mexiam. Ambas naquela silenciosa expectativa, pareciam devorar-se com os olhos. Finalmente, o co decidiu. Saltou no garoto como quem quer matar uma velha saudade. A menina desatou a chorar. O co correu logo ao seu encontro. Farejou-a. Lambeu-lhe as mos. Ps as patas dianteiras sobre seus ombros e lambeu-lhe o rosto. Ento, ela, por entre lgrimas, deixou transparecer

CONT. DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

um sorriso de alegria. Abraou-o com ternura. Depois, virando-se para o delegado, falou meigamente: - Quer ver, senhor delegado, como ensinado o meu cachorro? E, dizendo isso, ordenou: - V, Pampeiro, prenda aquele menino! O co obedeceu. Dirigiu-se a Carlos e mordeu-lhe a ponta do casaco. Puxou depois o menino at onde estava a menina. Ento, ela o acariciou gentil, dizendo: - Muito bem, Pampeiro, muito bem! Voc maravilhoso! O cachorro feliz latia e aconchegava-se junto menina, buscando carinho. - dela o co disse Carlos com voz trmula , eu me enganei doutor... - No! falou a menina, emocionada. - Leve o co... Papai comprar outro. Porm, Carlos respondeu, decidido: - Obrigado! Mas vejo que ele prefere carinho a cinta. E Carlos, com lgrimas nos olhos, saiu correndo da loja. - Quando eu tiver outro co, saberei como amestr-lo, pensava ele. E foi, ligeiro, contar me a bela lio que havia recebido naquela cidade.

* * *

___________________ Coleo CONTE MAIS. Cinto ou Carinho. Organizadores: LOPES, Elona ALCALDE, Sonia. 3 ed. Porto Alegre: FERGS, 2003. Pg. 50-51.

CONT. (1) DO ANEXO 4 - PLANO DEAULAN 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 1

CONT. (2) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 2

CONT. (3) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 3

CONT. (4) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 4

CONT. (5) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 5

CONT. (6) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 6

CONT. (7) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 7

CONT. (8) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 8

CONT. (9) DO ANEXO 4 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 9

CONT. (10) DOANEXO 4 - PLANO DEAULAN 13 - MDULO III: CONDUTAESPRITA VIVNCIAEVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 10

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 13 MSICA

OLHA O PASSARINHO
Letra e msica: Cassi Salles

CONT. DO ANEXO 5 - PLANO DE AULA N 13 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Esta msica consta do relanamento da apostila de msica de 1984 com fitas demonstrativas.

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 14 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Deus, nosso Criador e de tudo o que nos rodeia, com seu imenso amor e sabedoria, presenteia-nos com belas e necessrias plantas. Elas enfeitam nossa vida e trazem muitos benefcios ao homem. Sem elas no seria possvel a vida em nosso planeta. * As plantas, como os animais, so seres criados por Deus e tambm merecem nosso amor, respeito e proteo. (19) * Diversas so as maneiras de respeitarmos as plantas, demonstrando nosso amor a elas, por exemplo: - no cortar rvores ou quebrar-lhes os galhos, sem extrema necessidade; - no jogar bola ou brincar em locais onde existem plantas em crescimento ou muito frgeis; * Relacionar diversas formas de respeitar a natureza. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula com uma exposio de gravuras ou fotografias de plantas, frutas, verduras, flores e rvores que sejam conhecidas das crianas, como por exemplo: Mangueiras. Cajueiros. Batatas. Laranjas. Margaridas. * Pedir que os evangelizandos observem e descrevam as gravuras, fazendo perguntas da seguinte forma: Que fruta esta? Quem gosta de...? Que bela rvore! Quem sabe o seu nome? Que fruto ela nos oferece? Que legume este? Quem gosta de sopa de...? Que flor colorida e bela! Como ela se chama? Ser que perfumada? Que rvore frondosa! O que ela pode nos oferecer?

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

IV UNIDADE: RELAES DO HOMEM COM ANATUREZA

SUBUNIDADE:AMOR NATUREZA: RESPEITO S PLANTAS

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Observar com ateno a exposio de gravuras.

TCNICAS

* Observao e explorao das gravuras. * Interrogatrio. * Exposio participativa. * Colagem.

RECURSOS

* Participar dos comentrios sobre as gravuras, descrevendo-as.

* Responder s perguntas com interesse e acertadamente.

* Gravuras e/ou fotografias. * Jogo didtico. * Painel: sementes, folhas, gravetos, recortes de revistas, etc. * Msica.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS CITAREM FORMAS CORRETAS DE RESPEITAR A NATUREZA; RESPONDEREM COM INTERESSE E ACERTADAMENTE AO INTERROGATRIO E DEMONSTRAREM HABILIDADES PSICOMOTORAS DURANTE A ATIVIDADE DE COLAGEM.

CONT. DO PLANO DE AULA N 14 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO - no dependurar-se em galhos de rvores novas, evitando quebr-los; - no brincar com fogo, pois uma fagulha poder ocasionar um incndio que destruir rvores e vegetaes; - no arrancar flores ou frutos verdes, sem condies de servirem de alimento; - plantar, sempre que possvel, rvores, flores e verduras, regando-as com carinho e amor. * As plantas auxiliam a purificao do ar que respiramos. Quem criou tudo isso para ns? * Encerrada a explorao das gravuras, desenvolver o assunto da aula, baseando-se na coluna especfica e no texto de subsdios (Anexo 1), utilizando linguagem simples, clara e adequada aos alunos. * Em seguida, propor a realizao de um jogo didtico Jogo das frutas. (Anexo 2) * Aps o jogo, pedir a cada criana que cite uma forma de respeitar as plantas e a natureza em geral, atendendo, assim, ao objetivo proposto. * Finalizar a aula convidando as crianas para a confeco de um painel, utilizando a colagem de sementes, de folhas e de flores. Uma outra opo o uso de recortes de revistas para a montagem do painel. * Ensinar a msica As rvores. (Anexo 3) ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir atenciosamente a exposio da aula, formulando perguntas.

* Participar do jogo com alegria e disciplina.

* Citar maneiras de respeitar a natureza.

* Participar da confeco do painel, demonstrando habilidades psicomotoras e atitudes de respeito e cortesia.

* Cantar com alegria.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 14 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

OS MINERAIS E AS PLANTAS
Que pensais da diviso da Natureza em trs reinos, ou melhor, em duas classes: a dos seres orgnicos e a dos inorgnicos? Segundo alguns, a espcie humana forma uma quarta classe. Qual destas divises prefervel? Todas so boas, conforme o ponto de vista. Do ponto de vista material, apenas h seres orgnicos e inorgnicos. Do ponto de vista moral, h evidentemente quatro graus. Esses quatro graus apresentam, com efeito, caracteres determinados, muito embora paream confundir-se nos seus limites extremos. A matria inerte, que constitui o reino mineral, s tem em si uma fora mecnica. As plantas, ainda que compostas de matria inerte, so dotadas de vitalidade. Os animais, tambm compostos de matria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem, alm disso, uma espcie de inteligncia instintiva, limitada, e a conscincia de sua existncia e de suas individualidades. O homem, tendo tudo o que h nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligncia especial, indefinida, que lhe d a conscincia do seu futuro, a percepo das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus. Tm as plantas conscincia de que existem? No, pois que no pensam; s tm vida orgnica. Experimentam sensaes? Sofrem quando as mutilam? Recebem impresses fsicas que atuam sobre a matria, mas no tm percepes. Conseguintemente, no tm a sensao da dor. Independe da vontade delas a fora que as atrai umas para as outras? Certo, porquanto no pensam. uma fora mecnica da matria, que atua sobre a matria, sem que elas possam a isso opor-se. Algumas plantas, como a sensitiva e a dionia, por exemplo, executam movimentos que denotam grande sensibilidade e, em certos casos, uma espcie de vontade, conforme se observa na segunda, cujos lbulos apanham a mosca que sobre ela pousa para sug-la, parecendo que urde uma armadilha com o fim de capturar e matar aquele inseto. So dotadas essas plantas da faculdade de pensar? Tm vontade e formam uma classe intermediria entre a Natureza vegetal e a Natureza animal? Constituem a transio de uma para outra? Tudo em a Natureza transio, por isso mesmo que uma coisa no se assemelha a outra e, no entanto, todas se prendem umas s outras. As plantas no pensam; por conseguinte carecem de vontade. Nem a ostra que se abre, nem os zofitos pensam: tm apenas um instinto cego e natural. O organismo humano nos proporciona exemplo de movimentos anlogos, sem participao da vontade, nas funes digestivas e circulatrias. O piloro se contrai, ao contacto de certos corpos, para lhes negar passagem. O mesmo provavelmente se d na sensitiva, cujos movimentos de nenhum

CONT. (1) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

modo implicam a necessidade de percepo e, ainda menos, da vontade. No haver nas plantas, como nos animais, um instinto de conservao, que as induza a procurar o que lhes possa ser til e a evitar o que lhes possa ser nocivo? H, se quiserdes, uma espcie de instinto, dependendo isso da extenso que se d ao significado desta palavra. , porm, um instinto puramente mecnico. Quando, nas operaes qumicas, observais que dois corpos se renem, que um ao outro convm; quer dizer: que h entre eles afinidade. Ora, a isto no dais o nome de instinto. Nos mundos superiores, as plantas so de natureza mais perfeita, como os outros seres? Tudo mais perfeito. As plantas, porm, so sempre plantas, como os animais sempre animais e os homens sempre homens.(1)

A LENDA DA RVORE
No princpio do mundo, quando os vrios reinos da Natureza j se achavam apaziguados e enquanto o ouro e o ferro repousavam no subsolo, o homem, os animais de grande porte, os passarinhos, as borboletas, as ervas e as guas viviam na superfcie da Terra... E o Supremo Senhor, notando que os servios planetrios se desdobravam regularmente, chamou-os ao seu Trono de Luz, a fim de ouvi-los. A importante audincia do Todo-Poderoso comeou pelo Homem, que se aproximou do Altssimo e informou: Meu Pai, o globo terrestre nossa gloriosa oficina. Minha esposa, tanto quanto eu, se sente muito feliz; entretanto, experimentamos falta de algum que nos faa companhia, em torno do lar, e nos auxilie a criar os filhinhos. O Todo-Misericordioso mandou anotar a referncia do Homem e continuou a ouvir as outras criaturas. Veio o Boi e falou: Senhor, estou muito bem; contudo, vagueio sem descanso durante as horas de sol. Grande a minha fadiga e a resistncia cada vez menor... Veio o Cavalo e reclamou: Eu tambm, Grande Rei, sinto aflitivo calor cada dia... Aproximou-se a Cora e rogou: Poderoso, estou exposta perseguio de toda gente. No terei a graa de um ser amigo que me proteja e defenda? Logo aps, surgiu gracioso passarinho e suplicou: Celeste Monarca, recebi a bno da vida, mas no tenho recursos para fazer meu ninho. Nas pastagens rasteiras, no posso construir a casa... Adiantou-se a Borboleta e implorou: Meu Deus, tudo belo no mundo; todavia, onde repousarei? Em ltimo lugar, chegou o Rio e disse: Grande Senhor, venho cumprindo os meus deveres na Terra, escrupulosamente, mas preciso de algum que me ajude a conservar as guas...

CONT. (2) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

O Supremo Soberano ficou pensativo e prometeu providenciar. No dia imediato, toda a Terra apareceu diferente. As rvores robustas e acolhedoras haviam surgido, representando a sublime resposta de Deus. (2)

_________________
(1) KARDEC, Allan. Dos Trs Reinos. O Livro dos Espritos. Traduo de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Parte 2a. Cap. XI, perg. 585 - 591. (2) XAVIER, Francisco Cndido. A lenda da rvore. Alvorada Crist. Pelo Esprito Neio Lcio. 13. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 40.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 14 JOGO DIDTICO

JOGO DAS FRUTAS

Objetivo: fixar o assunto da aula. Material: frutas diversas, prprias da regio (Ilust. 1 a 10), confeccionadas em cartolina dupla-face.

Posio: evangelizandos sentados em semicrculo.

Desenvolvimento: Dividir o grupo em duas equipes: A e B. As frutas, numeradas no verso e em nmero igual ao de perguntas, devero ser fixadas no quadrode-giz, mural ou parede. Iniciar o jogo pedindo que um dos evangelizandos da equipe A escolha uma fruta, retire-a do mural, identifique-a e entregue ao evangelizador. O evangelizador verifica o nmero no verso da fruta e l em voz alta a pergunta correspondente. O aluno pode ir ao grupo e consult-lo, para, em seguida, responder questo formulada. Se a resposta estiver correta, a equipe ficar com a fruta. Se a resposta estiver errada, ou incompleta, a mesma pergunta ser feita outra equipe, que ficar com a fruta, se responder acertadamente. O jogo prossegue alternando-se as equipes na escolha das frutas, sendo finalizado quando todas as opes forem atendidas. Ser vencedora a equipe que detiver, ao final, o maior nmero de frutas.

CONT. (1) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Sugestes de perguntas

Quem criou as plantas? Para que usamos as plantas? O que podemos fazer pelas plantas? Como demonstrar amor natureza? O que aconteceria se desaparecessem todas as plantas do planeta? Quem criou a natureza e tudo o que nela existe? Diga o nome de: uma planta que serve para fazer remdio; uma fruta; uma planta que serve de alimento.

CONT. (2) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

CAJU

UVA

MORANGO

MAMO

BANANA

CONT. (3) DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

LARANJA

LIMO

MELANCIA

PRA

MA

CONT. (4) DO ANEXO 2 - PLANO DEAULAN 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

MANGA

ABACAXI

CEREJA

ABACATE

PSSEGO

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 14 MSICA

AS RVORES

Letra e msica: Vilma de Macedo Souza e Wilson de Souza.

CONT. DO ANEXO 3- PLANO DE AULA N 14 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

AS RVORES
Letra e msica: Wilson de Souza e Vilma de Macedo Souza.

C GOSTO DE V-LAS ASSIM TO BELAS, TO GRACIOSAS A7 Dm SEMPRE A BAILAR.

PRESAS NA TERRA, G SERES ALADOS, AO SOM DO VENTO G7 C SONHAM VOAR.

SO MIL MATIZES, FORMAS SEM FIM, RENOVAM SEMPRE A7 Dm SUA FEIO.

FONTES DA VIDA, G TRAZEM ALEGRIA, BENOS DE DEUS G7 C AS RVORES SO!

* * *

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITABRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 15 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * A cidade onde vivemos o nosso abrigo e o local onde temos a oportunidade de fazer muitos aprendizados. A, estamos vivenciando experincias variadas de estudo, trabalho, da busca do sustento para a nossa vida e da convivncia com amigos e vizinhos. * Respeitar a cidade em que vivemos colaborar com a manuteno da higiene nas vias pblicas, no atirando lixo nas caladas e bueiros, zelar pela integridade e conservao das placas de sinalizao e conservando as casas bem pintadas e arrumadas. * Tambm sinal de respeito conservar os parques e jardins da cidade, os locais pblicos de diverso e lazer, pois eles foram criados para melhorar a vida de seus habitantes. (19) * Dizer por que a cidade onde vivemos importante. * Relacionar atitudes que demonstram respeito pelos logradouros da nossa cidade. * Enumerar formas de colaborar para a conservao da cidade. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula propondo a montagem de um grande quebra-cabea com a ilustrao de uma cidade. (Anexo 1) * Realizar essa atividade em conjunto se forem poucos alunos. Se a turma for bem grande, dividi-la em dois ou mais grupos. * A seguir, conversar com os alunos sobre a figura montada, perguntando: O que mais chamou ateno de vocs nessa figura? O que temos de importante nessa cidade? Vocs utilizam os servios e espaos de uma cidade? O que vocs fazem para que a sua cidade fique limpa e bem conservada? * Desenvolver o contedo da aula por meio de uma exposio dialogada, servindo-se dos subsdios para o evangelizador. (Anexos 2 e 3).

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

IV UNIDADE: RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA

SUBUNIDADE: A CIDADE ONDE VIVEMOS

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Montar o quebra-cabea da cidade.

TCNICAS

* Trabalho em grupo. * Interrogatrio. * Exposio participativa.

* Trabalhar em grupos de maneira harmnica e disciplinada.

RECURSOS

* Responder s perguntas do evangelizador.

* Quebra-cabea. * Atividade didtica. * Material de sucata para a maquete. * Quadrinha.

* Participar do dilogo com o evangelizador sobre o contedo da aula.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS EVANGELIZANDOS PARTICIPAREM COM INTERESSE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; RESPONDEREM CORRETAMENTE S PERGUNTAS FORMULADAS E APONTAREM AS SITUAES EM QUE PODEMOS COLABORAR PARA A CONSERVAO DA CIDADE EM QUE VIVEMOS.

CONT. DO PLANO DE AULA N 15 DO MDULO IV: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Colaborar na manuteno da limpeza e da organizao da nossa cidade obrigao de todos os cidados e mais ainda dos espritas. (19) * Em seqncia, colocar os alunos em crculo e realizar uma atividade de perguntas e respostas intitulada: A caixinha musical. (Anexo 4) * Aps todos terem respondido s perguntas, propor a elaborao de maquetes da cidade em que vivemos. * Distribuir os alunos em dois grupos e oferecer aos grupos materiais de sucata para que construam as maquetes. Orientar os grupos dando sugestes, se necessrio. * Encerrar a aula pedindo aos alunos que apresentem o trabalho feito, explicando-o. * Complementar o contedo da aula ressaltando o respeito que devemos ter pela nossa cidade, distribuindo a quadrinha do anexo 5. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Responder s perguntas formuladas durante a atividade.

* Dividir-se em grupos e realizar a tarefa de maneira colaborativa e disciplinada.

* Apresentar o seu trabalho, explicando-o.

* Ouvir as consideraes finais e receber a quadrinha distribuda.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 15 QUEBRA-CABEA

Amplie as gravuras abaixo, cole-as em cartolina, recorte separando as peas para formar o quebra-cabea. Cada grupo formado ir montar um quebra-cabea.

CONT. (1) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 15 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

CONT. (2) DO ANEXO 1 - PLANO DE AULA N 15 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 15 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

MEIOS DE CONSERVAO
Tendo dado ao homem a necessidade de viver, Deus lhe facultou, em todos os tempos, os meios de o conseguir? Certo, e se ele os no encontra, que no os compreende. No fora possvel que Deus criasse para o homem a necessidade de viver, sem lhe dar os meios de consegui-lo. Essa a razo por que faz que a Terra produza de modo a proporcionar o necessrio aos que habitam, visto que s o necessrio till. O suprfluo nunca o . Por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessrio? que, ingrato, o homem a despreza! Ela, no entanto, excelente me. Muitas vezes, tambm, ele acusa a Natureza do que s resultado da sua impercia ou da sua imprevidncia. A terra produziria sempre o necessrio, se com o necessrio soubesse o homem contentar-se. Se o que ela produz no lhe basta a todas as necessidades, que ele emprega no suprfluo o que poderia ser aplicado no necessrio. Olha o rabe no deserto. Acha sempre de que viver, porque no cria para si necessidades factcias. Desde que haja desperdiado a metade dos produtos em satisfazer a fantasias, que motivo tem o homem para se espantar de nada encontrar no dia seguinte e para se queixar de estar desprovido de tudo, quando chegam os dias de penria? Em verdade vos digo, imprevidente no a Natureza, o homem, que no sabe regrar o seu viver. Por bens da Terra unicamente se devem entender os produtos do solo? O solo a fonte primacial donde dimanam todos os outros recursos, pois que, em definitiva, estes recursos so simples transformaes dos produtos do solo. Por bens da Terra se deve, pois, entender tudo de que o homem pode gozar neste mundo. freqente a certos indivduos faltarem os meios de subsistncia, ainda quando os cerca a abundncia. A que se deve atribuir isso? Ao egosmo dos homens, que nem sempre fazem o que lhes cumpre. Depois e as mais das vezes, devem-no a si mesmos. Buscai e achareis; estas palavras no querem dizer que, para achar o que deseje, basta que o homem olhe para a terra, mas que lhe preciso procur-lo, no com indolncia, e sim com ardor e perseverana, sem desanimar ante os obstculos, que muito amide so simples meios de que se utiliza a Providncia, para lhe experimentar a constncia, a pacincia e a firmeza. (534) Se certo que a Civilizao multiplica as necessidades, tambm o que multiplica as fontes de trabalho e os meios de viver. Foroso, porm, convir em que, a tal respeito, muito ainda lhe resta por fazer. Quando ela houver concludo a sua obra, ningum dever haver que possa queixar-se de lhe faltar o necessrio, a no ser por sua prpria culpa. A desgraa, para muitos, provm de enveredarem por uma senda diversa da que a Natureza lhes traa. ento que lhes falece a inteligncia para o bom xito. Para todos h lugar ao Sol, mas com a condio de que cada um ocupe o seu e no o dos outros. A Natureza no pode ser responsvel pelos defeitos da organizao social, nem pelas conseqncias da ambio e do amor-prprio. Fora preciso, entretanto, ser-se cego, para se no reconhecer o progresso que, por esse lado, tm feito os povos mais adiantados. Graas aos louvveis esforos que, juntas, a Filantropia e a Cincia no cessam de despender para melhorar a condio material dos homens e mau grado ao crescimento incessante das populaes, a insuficincia da produo se acha atenuada, pelo menos em grande parte, e os anos mais calamitosos do presente no se podem de modo algum comparar aos de outrora. A higiene pblica, elemento

CONT. DO ANEXO 2 - PLANO DE AULA N 15 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

to essencial da fora e da sade, a higiene pblica, que nossos pais no conheceram, objeto de esclarecida solicitude. O infortnio e o sofrimento encontram onde se refugiem. Por toda parte a Cincia contribui para acrescer o bem-estar. Poder-se- dizer que j se haja chegado a perfeio? Oh! no, certamente; mas, o que j se fez deixa prever o que, com perseverana, se lograr conseguir, se o homem se mostrar bastante avisado para procurar a sua felicidade nas coisas positivas e srias e no em utopias que o levam a recuar em vez de faz-lo avanar. No h situaes em as quais os meios de subsistncia de maneira alguma dependem da vontade do homem, sendo-lhe a privao do de que mais imperiosamente necessita uma conseqncia da fora mesma das coisas? isso uma prova, muitas vezes cruel, que lhe compete sofrer e qual sabia ele de antemo que viria a estar exposto. Seu mrito ento consiste em submeter-se vontade de Deus, desde que a sua inteligncia nenhum meio lhe faculta de sair da dificuldade. Se a morte vier colh-lo, cumpre-lhe receb-la sem murmurar, ponderando que a hora da verdadeira libertao soou e que o desespero no derradeiro momento pode ocasionar-lhe a perda do fruto de toda a sua resignao. Tero cometido crime os que, em certas situaes crticas, se viram na contingncia de sacrificar seus semelhantes, para matar a fome? Se houve crime, no teve este a atenu-lo a necessidade de viver, que resulta do instinto de conservao? J respondi, quando disse que h mais merecimento em sofrer todas as provaes da vida com coragem e abnegao. Em tal caso, h homicdio e crime de lesa-natureza, falta que duplamente punida. Nos mundos de mais apurada organizao, tm os seres vivos necessidade de alimentar-se? Tem, mas seus alimentos esto em relao com a sua natureza. Tais alimentos no seriam bastante substanciosos para os vossos estmagos grosseiros; assim como os deles no poderiam digerir os vossos alimentos. O uso dos bens da Terra um direito de todos os homens? Esse direito conseqente da necessidade de viver. Deus no imporia um dever sem dar ao homem o meio de cumpri-lo. Com que fim ps Deus atrativos no gozo dos bens materiais? Para instigar o homem ao cumprimento da sua misso e para experiment-lo por meio da tentao. Qual o objetivo dessa tentao? Desenvolver-lhe a razo, que deve preserv-lo dos excessos. Se o homem s fosse instigado a usar dos bens terrenos pela utilidade que tm, sua indiferena houvera talvez comprometido a harmonia do Universo. Deus imprimiu a esse uso atrativo do prazer, porque assim o homem impelido ao cumprimento dos desgnios providenciais. Mas, alm disso, dando quele uso esse atrativo, quis Deus tambm experimentar o homem por meio da tentao, que o arrasta para o abuso, de que deve a razo defend-lo. Traou a Natureza limites aos gozos? Traou, para vos indicar o limite do necessrio. Mas, pelos vossos excessos, chegais saciedade e vos punis a vs mesmos.
________________ KARDEC, Allan. Da lei de conservao. O Livro dos Espritos. 86 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Parte 3a. Cap. V. Perg. 704 - 713.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 15 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

CIDADANIA
Pessoas de carter so bons cidados. Elas pensam nas outras pessoas e se comprometem com o bem estar de sua vizinhana, cidade, estado, pas e planeta. No ignoram a sua participao na sociedade. O sentido da cidadania pode se expressar de vrias maneiras, desde assumir um posto no governo, escolhido por seus concidados, ou simplesmente na obedincia s leis. Ou ter um emprego e pagar devidamente os impostos. Bons cidados so normalmente pessoas muito ocupadas e at crianas de 4 a 6 anos podem ver que isto verdade. Voc, conscientemente no escolhe a famlia, comunidade ou nao em que voc nasce. Mas voc pode escolher ser um bom membro de sua famlia e de sua comunidade, ou seja, ser um bom cidado. Para ser o melhor possvel e encorajar os outros a fazer o melhor possvel, comece localmente. Antecipe-se s necessidades dos membros de sua famlia. Mesmo crianas conseguem entender isso. Vamos agora pensar em algumas necessidades da comunidade e que podem ser resolvidas pela ao dos cidados. Talvez um grupo que se dedique alfabetizao ou que lute contra a fome esteja precisando de voluntrios. Bons cidados trabalham juntos para melhorar as coisas para todos.

Cidade: paulistanos desrespeitam o lugar em que vivem. Felizmente, a cidade ainda apresenta exemplos de parcerias entre rgos pblicos, iniciativa privada e a prpria populao. O resultado no poderia ser diferente: reas limpas, confortveis e de alta qualidade em sua prestao de servios. Uma boa relao entre o indivduo e a cidade baseia-se, principalmente, no fato de a limpeza e a conservao agirem como fatores atraentes de comportamentos igualmente civilizados. Realidade como a do metr so exemplos dessa mentalidade. Ns entendemos que a limpeza gera um comportamento positivo por parte do usurio, explica Paulo Celso, diretor de operaes do metr. Qualquer pessoa se comporta melhor em um ambiente limpo, por se sentir mais confortvel, analisa. O Metr investe alto na questo da conservao de suas instalaes, desde a limpeza das estaes at a manuteno dos trens, apostando em campanhas de conscientizao dos usurios, sendo rigoroso na contratao das empresas encarregadas da limpeza e treinando seus funcionrios para identificarem a presena de possveis vndalos. Recentemente houve um caso de flagrante de uma pichao, conta o diretor. A pessoa foi condenada e o juiz determinou que o infrator prestasse servio de limpeza em uma de nossas estaes. Esse clima de constante vigilncia causa uma intimidao que contribui para a diminuio de tais atos de agresso. Os 500 mil metros quadrados da unidade interlagos do Sesc so outro exemplo de espao aberto ao pblico, conservado e com manuteno rotineira de seus equipamentos. Segundo Jurandir Raimundo da Silva, responsvel pelo setor de manuteno da unidade, h uma equipe que circula pela unidade diariamente e se encarrega de fazer uma manuteno preventiva e, quando necessrio, corretiva das instalaes. um trabalho de colaborao entre ns e os usurios que visa o bem-estar dos funcionrios e freqentadores, explica Jurandir.

CONT. (1) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 15 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

So 100 pessoas responsveis pela limpeza, que fica permanentemente vistoriada por nossos prprios funcionrios, conta Gilberto Carlos Martins, coordenador da rea de servios. Com isso, ns acabamos despertando nos freqentadores e em nosso pessoal o conceito de ao educativa que ultrapassa os limites da unidade e elevado a outros lugares que essas pessoas venham a freqentar, garante. TODOS TM DIREITO A SE LOCOMOVER (Publicado originalmente como DICAS n 26 em 1994) Facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficincia a transporte e locais pblicos um primeiro passo para que elas possam assumir seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade. As pessoas portadoras de deficincia (PPD) encontram dificuldades para o deslocamento em todas as cidades brasileiras. As ruas, praas e edifcios pblicos e sistema de transporte geralmente no consideram as necessidades especiais de milhes de cidados. (A OMS - Organizao Mundial de Sade, estima que pelo menos 10% da populao seja portadora de alguma deficincia) A necessidade de subsistncia gera no homem a exigncia do trabalho, que no deve ser escravo nem explorador. E qualquer tipo de malefcio e crime que se cometa contra o prximo sempre gerar uma falta do tipo lesa-natureza com as conseqncias decorrentes. Muitas PPD, apesar de suas capacidades, no podem trabalhar. As dificuldades causadas pela falta de acessibi-lidade estendem-se tambm queles que, por precisarem assistir as PPD de sua famlia, no podem ocupar posies no mercado de trabalho. O QUE FAZER? O municpio pode intervir no aumento da acessibilidade por trs formas: intervenes diretas no espao construdo, oferecimento de servios de transporte e modificaes na legislao. A sade, a felicidade e a prpria sobrevivncia dos nossos filhos, amanh, dependero das nossas atividades de hoje. A espcie humana sobreviver se soubermos ensinar criana a respeitar a natureza e a conservar o ambiente propcio vida. (ANI) Cada dia a natureza produz o suficiente para nossas necessidades. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessrio, no haveria pobreza no mundo e ningum morreria de inanio. (Mohandas Karamchand Ganhi) nosso dever proteger o maior patrimnio nacional, pois a nao que destri o seu solo, destri a si mesma. (Theodoro Roosevelt) Nenhuma abundncia de recursos resiste ao impacto de uma explorao sem retorno. (Paulo Nogueira Neto) O homem, com ajuda da natureza, consegue tudo o que quer. (Luther Burbank) Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo para as presentes e futuras geraes. (Artigo 225 da Constituio) A natureza trabalha em silncio e no se defende, mas se vinga. (ANI)

CONT. (2) DO ANEXO 3 - PLANO DEAULAN 15 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Eu respeito o patrimnio pblico Praas, monumentos, postes, bancos, etc. fazem parte da histria e riqueza de um povo. Quando deteriorada, uma obra perde seu valor e polui visualmente. D sua opinio. Sugestes podem contribuir para diminuir o vandalismo. Eu jogo no lixo Bituca de cigarro jogada de longe. Papel de bala fora do alcance dos meus olhos. H algo mais chocante do que ver uma lata de refigerante voar pela janela do carro? D sua opinio. importante saber quanta gente se importa com estas pequenas coisas. No deixo meu cachorro sujar a calada. A vida nos apartamentos exige que nossos cachorros saiam s ruas para fazer suas necessidades. Em respeito s outras pessoas, que tal levar um saquinho e uma pazinha para limpar a calada? D sua opinio. Ela pode melhorar nossa cidade. Eu dirijo com respeito e educao. As pessoas so diferentes, tiveram formaes diferentes e suas urgncias so distintas. Respeitar outros motoristas evita o estresse e melhora a qualidade de vida de todos ns. D sua opinio. Ela pode nos ajudar a melhorar nossa cidade. O que voc pode fazer para evitar enchentes e inundaes? Vamos enumerar algumas coisas que podem estar ao nosso alcance. Primeiramente, em nossa prpria casa e depois vamos tambm pensar em nosso bairro e na cidade em que vivemos. Evitar fazer grandes ptios cimentados. Um quintal mantido com grama, horta ou rvores facilita a infiltrao da gua das chuvas no solo ou mesmo a reteno desta gua nas folhas das plantas. Se em nosso ptio existe um crrego, devemos mant-lo aberto e limpo. Quando canalizamos um crrego com um bueiro ou construmos sobre ele, estamos dificultando a passagem da gua. Os esgotos domsticos no devem ser ligados s galerias pluviais. Se no existe rede de esgoto em nosso bairro, devemos buscar os rgos responsveis para que faam a sua parte. Enquanto isso, podemos tratar os esgotos de nossa casa com uma fossa. No jogar papis ou lixo nas ruas porque as bocas de lobo ficaro entupidas e no podero dar entrada para a gua nas galerias pluviais. Um lote na margem de um crrego no um bom local para se construir uma casa. Mais cedo ou tarde, este crrego vai transbordar e poder causar srios prejuzos. As margens dos crregos e rios devem ser conservados sem construes. Os loteamentos devem ter a rea verde nas partes mais baixas e prximas dos crregos. As reas verdes ajudam a infiltrao e a reteno da guas das chuvas.

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 15 ATIVIDADE DIDTICA

A CAIXINHA MUSICAL
Objetivo: responder perguntas sobre o assunto da aula de modo alegre e divertido. Material: Uma caixa pequena, bem enfeitada; cartes com perguntas escritas com letras grandes; um aparelho de tocar cd e um CD de msicas infantis. Posio: alunos sentados em crculo. Desenvolvimento: Colocar no som uma msica bem alegre. Na caixa, colocar os cartes com as perguntas abaixo sugeridas. Ao som da msica, passar a caixinha de mo em mo. Quando a msica parar, a criana que est com a caixa na mo retira um carto, o l em voz alta e responde a pergunta. Se no souber a resposta, outro aluno ser designado para responder ou, se desejar, coloca o carto outra vez na caixa e recomea a msica. A atividade continua at que todos tenham participado, avaliando, assim, o entendimento dos alunos sobre a aula. Sugesto de perguntas: 1. Como a cidade em que voc vive? 2. Quais as belezas e quais as coisas feias de sua cidade? 3. Qual a maneira que temos de manter a cidade limpa? 4. Quem responsvel por manter a cidade limpa? 5. Quem faz pichao na cidade? 6. Como devem ser conservadas as placas de orientao nas ruas? 7. Como devem ser conservados os jardins? 8. O que devemos fazer com lixo? 9. Quem deve cuidar das caladas que ficam em frente sua casa? 10. Como voc considera as casas com pinturas estragadas e sujas? 11. O que cidadania? 12. Por que devemos cuidar da nossa cidade? 13. Quando voc anda na rua e come um doce, o que faz com o papel? 14. Julgue a atitude das pessoas que riscam e arranham o transporte pblico.

Como a cidade em que voc vive?

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 15 QUADRINHA

O LIXO
Casimiro Cunha Cada dia, a residncia Que a higiene ensine e ajude, Lana fora todo o lixo Na defesa da sade Grandes cestos, grandes latas, Guardando detrito escuro, Enchem grandes carroadas Que seguem para o monturo Contemplando o movimento, Lembremos que a sujidade, Muita vez foi qualquer coisa Em plano de utilidade Roupa usada, vestes rotas, Velhas peas carunchosas, Em outros tempos j foram Queridas e preciosas Ornatos apodrecidos, Tristes lmpadas sem lume, Conheceram muitas vezes Festa e luz, vida e perfume. Resumem, contudo, agora P lixo que no convm, Escuro e pernicioso, Contrrio sade e ao bem. Para ele, em todo o mundo, A casa nobre e educada Reserva, cada manh, A bno da vassourada.

CONT. (1) DOANEXO 5 - PLANO DEAULAN 15 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA - VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

Se no tem funo de esterco, Junto terra menos rica, Vai ao fogo generoso, Que renova e purifica. Na esfera de ensinamento Da verdade sempre igual, O lixo personifica A estranha expresso do mal. * Escuta! se o bem de ontem Hoje mal e sofrimento, No deixes de procurar Os cestos do esquecimento.

* * *

________________________
XAVIER, Francisco Cndido. O lixo. Cartilha da natureza. Pelo Esprito Casimiro Cunha. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Pg. 17.

PLANO DE AULA
FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA DEPARTAMENTO DE INFNCIA E JUVENTUDE SETOR DE PLANEJAMENTO PLANO DE AULA N. 16 1 CICLO DE INFNCIA (7 e 8 ANOS) OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Demonstramos nosso amor a Deus quando ajudamos ao prximo e amamos a sua criao. Devemos a Deus gratido por tudo o que nos tem dado. Percebendo a presena de Deus na criao o homem se conscientiza do seu papel na natureza e trabalha para a conservao do planeta que lhe serve de moradia. (19) * Toda natureza serve ao homem. * Quem ajuda s plantas e aos animais revela respeito e carinho na Criao de Nosso Pai Celestial. (...) (14) * A natureza diariamente glorifica a Divina Bondade, na luz do Sol, na suavidade do vento, no canto das aves e no perfume das flores. (14) * Citar diversas formas de demonstrar amor a Deus, atravs de sua criao. * Agradecer a Deus pelas o-bras da Natureza que podem servir ao homem. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR * Iniciar a aula propondo aos alunos a atividade chamada Ba das surpresas. O ba dever conter: animais de plstico ou de borracha, plantas e gravuras. (Anexo 1) * Solicitar s crianas que retirem do ba um objeto de sua preferncia. * A seguir, perguntar-lhes: O que ele representa? O que significa a natureza? Como devemos tratar as coisas da natureza? * Atravs do dilogo, dizer-lhes da importncia da Criao de Deus, desenvolvendo o contedo da aula, com o auxlio dos subsdios para o evangelizador. (Anexo 2)
* A seguir, narrar a histria intitulada Glorificando o Santo Nome (Anexo 3), com auxlio de flanelogravuras e de um flanelgrafo de parede. (Anexo 4)

MDULO III: CONDUTA ESPRITAVIVNCIA EVANGLICA

IV UNIDADE: RELAES DO HOMEM COM A NATUREZA

SUBUNIDADE: A NATUREZA COMO OBRA DE DEUS

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ver e manusear o material apresentado.

TCNICAS

* Exposio participativa.

* Interrogatrio.

* Exposio narrativa.

* Dramatizao.

* Retirar do ba um objeto de sua preferncia.

RECURSOS

* Responder s perguntas feitas.

* Caixa de papelo, gravuras, objetos variados, etc.

* Histria.

* Participar com interesse do dilogo.

* Flanelgrafo e flanelogravuras.

* Mscaras.

* Sacos de papel.

* Ouvir com ateno a exposio narrativa.

* Lpis de cor, pincel atmico.

* Jogo recreativo.

AVALIAO: A AULA SER CONSIDERADA SATISFATRIA SE OS ALUNOS CITAREM MANEIRAS DE AMAR A DEUS DEMONSTRANDO-AS POR MEIO DA DRAMATIZAO; PARTICIPAREM COM INTERESSE DA ATIVIDADE DE CONFECO DAS MSCARAS E AGRADECEREM A DEUS, EM UMA PRECE, A SUA CRIAO.

CONT. DO PLANO DE AULA N 16 DO MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA OBJETIVOS ESPECFICOS PARA O EVANGELIZANDO CONTEDO * Devemos recordar que O mundo em que vivemos propriedade de Deus. (...) (14) e que os animais e as plantas, so, como ns, criao Dele, que sentem necessidades especficas tais como, sede, fome, etc. * Cabe ao homem cuidar dos animais e das plantas, evitando a depredao da natureza. * Deus tem sido infinitamente bom em todas as ocasies. * Amando a Criao Divina, amamos tambm o Criador. * Vamos juntos permitir que os pssaros continuem cantando, as plantas continuem abenoando a vida, o homem prossiga em harmonia com a natureza, consigo mesmo e com o Pai. * Ao final, salientar que os animais e as plantas so Criaes de Deus, que tm necessidades especficas que precisam ser atendidas. Dizer-lhes que demonstramos nosso amor a Deus cuidando com carinho da sua obra (ver coluna de contedo). * A seguir, distribuir, aos alunos, sacos de papel usados em supermercados e orient-los na confeco de mscaras que representem a Criao de Deus animais e plantas. (Anexo 5) * Ao trmino, solicitar-lhes que, utilizando as mscaras confeccionadas, dramatizem situaes que demonstrem maneiras de amar a Deus tendo respeito pela sua Criao. Sugestes: plantar uma rvore; molhar as plantas; alimentar os animais. * Como atividade optativa, sugerimos o jogo recreativo Animais na toca. (Anexo 6) * Encerrar a aula com uma prece espontnea de agradecimento por toda a Criao Divina. ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR

1 CICLO DE INFNCIA

ATIVIDADES DO EVANGELIZANDO

TCNICAS E RECURSOS

* Ouvir a exposio do contedo, dirimindo dvidas atravs de perguntas.

* Recomenda-se ao evangelizador que, aps cada atividade, refira-se ao ensinamento que deseja fixar; faa sempre uma ligao entre as atividades propostas, a fim de que a aula resulte num todo harmonioso.

* Confeccionar as mscaras para a dramatizao.

* Dramatizar as situaes escolhidas.

* Acatar a sugesto do evangelizador, se for necessrio.

* Participar do jogo recreativo com disciplina e alegria.

* Ouvir em silncio.

ANEXO 1
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 16 ATIVIDADE DIDTICO-RECREATIVA

BA DAS SURPRESAS
1. Material necessrio: * caixa de papelo, tamanho mdio; * pedaos de elstico; * boto grande; * cola; * objetos variados; * 1/2 metro de papel fantasia, tecido ou contact.

2. Confeco: De acordo com o modelo abaixo ou adaptado ao seu gosto criativo, fazer um bazinho onde sero colocados os objetos, indicados nas atividades do evangelizador, para realizar a brincadeira.

3. Possibilidade de utilizao: Colocar algumas peas no ba e abrir a janela lateral da caixa para a criana enfiar a mo, apalpar o que est dentro e tentar adivinhar o que . Depois, abrir a tampa do ba, para que a criana pegue o objeto j identificado. Obs.: Este procedimento desenvolve o pensamento lgico, a imaginao e a memria.

ANEXO 2
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 16 SUBSDIOS PARA O EVANGELIZADOR

SOMENTE ASSIM
Nisto glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discpulos. Jesus. (Joo,15:18)

Em nossas aflies, o Pai invocado. Nas alegrias, adorado. Na noite tempestuosa, esperado com nsia. No dia festivo, reverenciado solenemente. Louvado pelos filhos reconhecidos e olvidado pelos ingratos, o Pai d sempre, espalhando as bnos de sua bondade infinita entre bons e maus, justos e injustos. Ensina o verme a rastejar, o arbusto a desenvolver-se e o homem a raciocinar. Ningum duvide, porm, quanto expectativa do Supremo Senhor a nosso respeito. De existncia em existncia, ajuda-nos a crescer e a serv-lo, para que, um dia, nos integremos, vitoriosos, em seu Divino Amor e possamos glorific-lo Nunca chegaremos, contudo, a semelhante condio, simplesmente atravs dos mil modos de colorao brilhante dos nossos sentimentos e raciocnios. Nossos ideais superiores so imprescindveis, mas, no fundo, assemelham-se s flores mais belas e perfumosas da rvore. Nossa cultura , sem dvida, indispensvel, todavia, em essncia, constitui a robustez do tronco respeitvel. Nossas aspiraes elevadas so preciosas e necessrias, contudo, representam as folhas vivas e promissoras. Todos esses requisitos so imperativos da colheita. Assim tambm ocorre nos domnios da alma. Somente possvel glorificar o Pai quando nos abrimos aos seus decretos de amor universal, produzindo para o bem eterno. Por isso mesmo, o Mestre foi claro em sua afirmao. Que nossa atividade, dentro da vida, produza muito fruto de paz e sabedoria, amor e esperana, f e alegria, justia e misericrdia, em trabalho pessoal digno e constante, porquanto somente assim o Pai ser por ns glorificado e s nessa condio seremos discpulos do Mestre Crucificado e Redivivo.

*** _____________________
XAVIER, Francisco Cndido. Somente assim. Segue-me. Pelo Esprito Emmanuel. 7. ed. So Paulo: O CLARIM, 1992. Pg. 57 - 58.

ANEXO 3
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 16 HISTRIA

O AGRADECIMENTO DA FLOR
Em um jardim morava uma linda flor que era muito feliz, porque tinha nascido num lugar especial do jardim, debaixo das rvores, num lugar sombreado onde os raios do sol no machucavam as suas ptalas. Durante o dia ela olhava o sol e o cu e as noite as estrelas, atravs das folhas das copas das rvores, e ficava sempre pensando em quem teria construdo todas aquelas maravilhas. Ela era muito feliz at que uma grande seca atingiu seu lindo jardim. Por muitos dias no havia chovido e, por esse motivo, a terra estava seca e dura. A flor comeou a sentir muita sede e foi se curvando tristemente para o cho. Vrias vezes a florzinha tinha olhado para o cu, a fim de ver se vinha alguma gota de chuva para alimentar suas razes. Mas, em vo... No havia nenhuma nuvem no cu que pudesse transformar-se em chuva. Por isso, estava, agora, a pobre flor curvada para o solo, espera de seu triste fim: morrer de sede. De repente, uma nuvem passou e tapou o sol. Os passarinhos pararam de cantar e foram para seus ninhos. At as folhas deixaram de movimentarse para receber a chuva que, enfim, parecia no tardar. A flor agonizante esperava ansiosamente. Ento, duas gotas de chuva caram no cho, perto da raiz da pobre plantinha, como se quisesse aliment-la e faz-la viosa outra vez. Poucos minutos depois chovia copiosamente. Aps sentir o solo mido e sentir que no estava mais fraca, a flor, disse, emocionada: - Muito obrigada, gotas de chuva, boas gotas vocs salvaram minha vida. Mas as gotas responderam logo: - No agradea a ns. Agradea ao sol, ao vento e as arvores suas amigas. As rvores e o sol viram que todo o jardim estava agonizante e nos chamaram. O vento viu voc soluando e, por isso, trouxe-nos aqui. A flor ento olhou para cima para agradecer ao sol, as rvores e ao vento e todos silenciaram para ouvi-la. E a flor falou novamente: - Muito obrigado vento, bom vento, muito obrigado sol, bom sol, muito obrigado minhas amigas rvores. Vocs salvaram minha vida! Mas o vento e o sol responderam:

CONT. DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

- No agradea a ns. Agradea e glorifique o nome de Deus. Pois ele viu o sofrimento dos moradores desse jardim e teve piedade de vocs. Ns somos, apenas, seus servos. A flor ficou pensativa e triste, e perguntou para a rvore. - Eu sei como agradecer a bondade de vocs que me protegem do sol. A bondade dos homens ao arrancar as erva daninhas que querem me sufocar. Sei que devemos tudo a Deus e por isso precisamos agradecer-lhe todos os dias. Mas como santificar o Seu Nome? A rvore bondosamente respondeu. - Mas muito fcil. Quando ns cumprimos os desgnios do Senhor, estamos santificando-O. - Como assim? - Perguntou a flor. - As rvores santificam o Senhor, dando frutos, lenha e fazendo sombra. Vocs, as flores, embelezam o mundo e o enchem de perfume. Cada ser na criao faz a sua parte, pode ser vegetal, animal ou mineral. E a flor rapidamente perguntou: - E os homens? A rvore pensativa respondeu: - Nem todos os homens aprendem rapidamente as lies da vida, mas aqueles que procuram a verdade sabem que cultivando a verdade e fugindo do mal, esto glorificando Deus. As pessoas que se consagram s tarefas de fraternidade, compreendendo os semelhantes e auxiliando a todos, so as almas acordadas para a luz e que louvam realmente o nome do nosso Pai Celeste. E, a flor muito contente concluiu. - Acho que agora entendi! O Senhor deseja a felicidade de todos e, por isso, aqueles que colaboram pelo bem-estar dos outros so os que santificam na Terra a sua Divina Bondade. E a partir daquele dia o jardim passou a se enfeitar cada vez mais para Glorificar o nome do Criador.

* * *

_________________________ Adaptao das histrias: Coleo CONTE MAIS. O Agradecimento da Flor. Organizadoras: LOPES, Elona ALCALDE, Sonia. 3 ed. Porto Alegre: FERGS, 2003. Pg. 90-91. XAVIER, Francisco Cndido. Glorificando o santo nome. Pai Nosso. Pelo Esprito Meimei. 27. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Pg. 24 - 25.

CONT. (1) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 1

CONT. (2) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 2

CONT. (3) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 3

CONT. (4) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 4

CONT. (5) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 5

CONT. (6) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 6

CONT. (7) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 7

CONT. (8) DO ANEXO 3 - PLANO DE AULA N 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 8

CONT. (9) DOANEXO 3 - PLANO DEAULAN 16 - MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA - 1 CICLO DE INFNCIA

ILUSTRAO 9

ANEXO 4
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 16 RECURSO DIDTICO

Confeccionar as mscaras para as crianas em saco de supermercado ou em cartolina, representando animais, flores, estrelas, Sol, nuvens ou personagens da histria.

FLOR TRISTE

FLOR ALEGRE

RVORE

SOL

NUVEM E GOTAS DE CHUVA

CASA

CRIANA

ANEXO 5
MDULO III: CONDUTA ESPRITA VIVNCIA EVANGLICA 1 CICLO DE INFNCIA PLANO DE AULA N 16 JOGO RECREATIVO

ANIMAIS NA TOCA
Objetivos: Desenvolver a coordenao motora, a socializao e a ateno das crianas. Posio: crianas em roda. Desenvolvimento: Formar uma grande roda com as crianas, colocando quatro delas, as quais sero o tigre, o leo, a ona e a raposa.

Designar as demais crianas da roda com o nome desses quatro animais. Assim,
haver vrios animais de cada espcie.

Quando o orientador falar leo, todas as crianas que foram denominadas leo
devero trocar de lugar entre si enquanto o aluno que est no centro da roda (tambm denominado leo), tentar tomar um dos lugares. Se conseguir, troca de lugar com uma criana, esta passa ento a fazer o papel do leo no centro da rodinha.

Repetir a brincadeira chamando o nome dos demais animais. Variar a ordem de chamada dos animais para que no haja previso do prximo a ser
nomeado.

Manter o jogo enquanto houver interesse por parte da turma.

Вам также может понравиться