Вы находитесь на странице: 1из 8

Homens, gnero e feminismo. ST 9 Edilane Bertelli Unochapec/SC Palavras-chave: Gnero, Masculinidades, Servio Social.

Os no ditos e os vividos: trajetrias masculinas numa profisso feminina

As reflexes de que trata este estudo partiram de trajetrias masculinas no campo profissional do Servio Social que se constituiu, em solo brasileiro, na dcada de 1930, associado ao feminino e, tambm, ao social da Igreja Catlica. Centramo-nos nas narrativas de cinco assistentes sociais que ingressaram na formao profissional entre fins da dcada de 1930 e meados da dcada de 1950, nas instituies de ensino da cidade de So Paulo espao da institucionalizao tanto da primeira Escola (1936), a Escola de Servio Social de So Paulo (ESS/SP), quanto da primeira Escola masculina (1940), o Instituto de Servio Social de So Paulo (ISS/SP), no Brasil. Percorrendo essas trajetrias masculinas buscamos confrontar e problematizar a imagem feminina de que se revestiu, historicamente, a profisso de assistente social. A partir da posio de que gnero (como lugar e categoria analtica) constitui e atravessa as relaes e instituies sociais; que demarca fronteiras, disputas e tenses entre os campos profissionais e, no menos, entre os sujeitos no interior de um mesmo campo, permitiram-nos re-construir algumas configuraes de gnero e de masculinidades, especficas desse campo profissional, nas primeiras dcadas de sua constituio no contexto paulista e brasileiro. As reflexes trazidas tona so frutos da tese de doutorado em Servio Social (PUC/SP, 2004), cuja pesquisa seguiu uma dmarche qualitativa.

Os ditos O Servio Social emergiu no Brasil como formao tcnica especializada nos marcos da expanso urbana e industrial nos anos de 1930, quando foram fundadas as primeiras instituies de ensino com esse propsito em So Paulo (1936) e no Rio de Janeiro (1937). Na literatura do Servio Social, ou em parte dela pelo menos, incontestes so as referncias ao feminino em sua gnese. Tornou-se, em certa medida, uma espcie de mito fundador que, conforme Marilena Chau (2000, p.9), concebido como um evento tido como instante originrio que se mantm vivo e presente no curso do tempo. No caso de So Paulo, locus do estudo em tela, inevitvel a referncia ao desencadeada pela Ordem das Cnegas de Santo Agostinho, que realizaram, entre 1 de abril e 15 de maio de 1932, o Curso Intensivo de formao social para moas, ministrado pela belga Mlle Adle de Loneaux, da Escola Catlica de Servio Social de Bruxelas. Ao trmino desse curso, as

alunas constituram uma comisso encarregada de estudar a organizao de um plano de ao social. O trabalho dessa comisso, sob a orientao do Vigrio Geral da Arquidiocese de So Paulo, colimou a fundao do Centro de Estudos e Ao Social CEAS, em 16 de setembro de 1932 associao que, em fevereiro de 1936, criou a ESS/SP. Conforme Cerqueira (1944, p.151), integrante da primeira diretoria, pela primeira vez em So Paulo e mesmo no Brasil, fundava-se uma associao feminina, cujo lema era promover a formao de seus membros pelo estudo da doutrina social da Igreja e fundamentar sua ao nessa formao doutrinria e no conhecimento aprofundado dos problemas sociais. A formao social e moral no se restringiram s integrantes do CEAS, tendo se estendido para as mulheres de segmentos da classe trabalhadora, com a criao, logo de incio, de centros operrios em quatro bairros populares. Atravs de uma atividade associada e apropriada ao feminino daquele contexto, aulas de tric, o grande interesse do momento, como assinalou Cerqueira (1944, p.153), as scias do Centro entravam em contato com as classes trabalhadoras, adquirindo o conhecimento de seus problemas e necessidades e procurando fazer sua formao social e religiosa, por meio de aulas, crculos de estudos, reunies festivas, etc.. Conforme se depreende desses passos iniciais, no foi por acaso que a primeira turma, formada em maro de 1938, compunha-se exclusivamente de jovens do sexo feminino. H que se ter presente a influncia do repertrio valorativo da Igreja Catlica, que, em relao educao, por exemplo, no admitia a formao conjunta entre os sexos embora excees houvesse, como se ver adiante. O discurso da oradora dessa turma, Lucy Pestana da Silva (1938, p. 29-30), j manifestava ateno em relao determinada condio de mulher e a implicao desta no campo do Servio Social naquele perodo.
Nesse contacto, porm, um aspecto bom veio juntar-se: a mulher aprendeu a tomar uma atitude mais definida em face da vida. Uma corrente, procurando igualar o papel social feminino ao masculino, definiu-se de modo falso e errneo. Ao seu lado, porm, outra mentalidade surgiu: a de formar a personalidade feminina, dando-lhe pleno desenvolvimento, tornando-a apta a cumprir de modo eficaz o seu papel no lar e fora dele. (...) Costuma-se, j disse algum, ver o padro da civilizao de um povo, pelo nvel da formao feminina. A a sua grande responsabilidade social, ainda mais quando chamada a diversos cargos, tendo como hoje acesso a quase todas as posies e profisses. desse aspecto que falo em segundo lugar. Se so muitas hoje as carreiras que se nos oferecem no me parece feminino torn-las indistintamente. De acordo com sua natureza a mulher s poder ser profissional numa carreira em que suas qualidades se desenvolvam, em que sua capacidade de dedicao e de devotamento seja exercida. (...) Como educadora conhecida a sua misso. Abre-se-nos agora tambm com o movimento atual, mais um aspecto de atividade: o de servio social, que apresenta alguns setores especiais de atividade feminina.

A qualificao em Servio Social, portanto, nem sempre era condio suficiente para o exerccio da profisso, pois se havia alguns setores especiais de atividade apropriadas s assistentes

sociais femininas, outros se constituiriam apropriados ao masculino, o que evidencia como as relaes de gnero foram constituintes desse campo profissional e esboroa, em parte, a imagem feminina de que foi revestido.

Os no ditos Em maro de 1938, na cidade de So Paulo, mesma poca que se realizava a solenidade de colao de grau das primeiras assistentes sociais diplomadas no Brasil, iniciava-se o ano letivo da primeira turma mista da ESS/SP. Os cursos mistos foram criados para atender a uma solicitao do Departamento de Servio Social do Estado de So Paulo que necessitava para alguns de seus servios de assistentes sociais masculinos, conforme a narrativa oral de Luis Carlos Mancini, assistente social que fizera parte dessa primeira turma. Ao mesmo tempo que se delineia o campo institucionalizado da assistncia social, constitui-se uma poltica institucional de gnero tanto na formao como na atuao profissional. Durante a formao dos assistentes sociais masculinos na ESS/SP foi sendo gestada a constituio de um espao de formao exclusivamente masculino, o Instituto de Servio Social de So Paulo, fundado em maro de 1940 primeira unidade de ensino, desse campo profissional, masculina da Amrica Latina. Embora essa diviso na formao profissional seja referida em estudos publicados ainda no comeo da dcada de 1980 (Iamamoto & Carvalho, 1982; Lima, 1982), a marca do feminino na profisso de ordem tal que a obscurece. Talvez, por isso, o espanto causado quando nos deparamos com essa clivagem, que traduz as relaes de gnero e produzida tambm por elas. Ao contrastar os dados relativos aos diplomados assistentes sociais pelas duas escolas nas trs primeiras dcadas desde suas fundaes (lembrando que a formao especializada se concentrava na capital paulista at 1949, quando foi criada a terceira Escola de Servio Social no interior do Estado de So Paulo, no municpio de Campinas) observamos, conforme o quadro abaixo, que a composio segundo as categorias sexo masculino e feminino nesse contexto especfico no fora, a princpio, to feminino quanto se pensava.
Relao do total de formandos da ESS/SP e do ISS/SP por sexo (1938 a 1965) SEXO PERODO N 19381945 19461950 19511955 19561960 19611965 156 52,2 143 47,8 99 125 57,3 93 42,7 18 2 00,0 131 60,1 87 39,9 18 2 00,0 1 88 48,9 92 51,1 80 2 00,0 1 105 Feminino % 75,5 N 34 Masculino % 24,5 39 1 00,0 1 1 00,0 1 1 N TOTAL %

TOTAL

605

57,4

449

42,6 054

1 00,0

Fonte dos dados absolutos: Lima (1991, p.135) e arquivos da ESS/SP e do ISS/SP. Obs.: os dados relativos aos anos de 1940 e 1941 referem-se, exclusivamente, queles que se formaram na ESS/SP, pois, o ISS/SP formou a sua primeira turma em 1942. A partir deste ano, devido segregao de gnero na formao, os dados masculino so relativos ao ISS/SP e os dados feminino referem-se ESS/SP.

A insero masculina nesse novo campo profissional aparece, nas narrativas orais e escritas, relacionada a demandas institucionais (mas no apenas) e, como tal, expressa, de acordo com Scott (1995) configuraes de gnero, conforme verificamos mais detalhadamente em artigo de Francisco de Paula Ferreira (1941) aluno da primeira turma mista da ESS/SP; assistente social fundador, secretrio e professor do ISS/SP.
Longe de representar uma ciso, uma disperso de esforos, o Instituto de Servio Social, fundado h um ano nesta Capital e j no seu 2 ano letivo, trabalha na mesma linha em que a Escola de Servio Social; em sentido convergente, pois. Sua criao foi a resultante de vrios fatores. De um lado, tanto as dirigentes daquela como os alunos que compunham a 2 turma de assistentes sociais verificaram a existncia de certos inconvenientes em curso destinado indiferentemente a moas e a rapazes. Paralelamente s carreiras de acesso comum a jovens de ambos os sexos, outras carreiras existem mais indicadas, quando no privativas, para a mulher, como as existem para o homem. Este, o ponto de partida que levou fundao do Instituto. De outra parte, cada vez mais se fazia sentir a urgente necessidade de formao de trabalhadores sociais especializados para o Servio Social do Trabalhador, em suas mais variadas modalidades: fiscalizao do trabalho, organizaes de previdncia (mutualismo, seguro social), orientadores sindicais e de obras operrias em geral (clubes operrios, colnia de frias, lazeres, cooperativas, bibliotecas), educao popular, alfabetizao de adultos e tantas outras, ressalvadas a competncia da A.S. para a fiscalizao do Trabalho feminino, os sindicatos femininos, etc. Isto sem falar das possibilidades comuns ao Assistente Social de um e outro sexo, tais como: o Assistente Social junto a uma obra social, uma empresa comercial ou industrial, uma escola, um peridico, uma Secretaria de Estado, um consulado ou uma colnia estrangeira; um servio social para menores, um estabelecimento correcional ou penal em ambos estes casos, segundo o sexo do necessitado, o A.S. deve ser homem ou mulher; um tribunal, uma comunidade rural, etc., etc.

Mesmo no se tratando de uma disperso de esforos entre a Escola e o Instituto, evidenciava-se a necessidade de uma formao profissional separada de acordo com o sexo, que estruturou tambm o campo da prtica profissional. Interessante notar que, para algumas atividades, o sexo do assistente social no tem importncia na definio de lugares e espaos.

Os vividos A demanda por assistentes sociais masculinos no poderia, todavia, ser suprida por qualquer homem. O ingresso nessa formao profissional, que era uma novidade para a poca independentemente do sexo, pressupunha atributos especiais para os sujeitos masculinos. Nas falas dos assistentes sociais entrevistados algumas expresses utilizadas para qualificar a insero no Servio Social so elucidativas, tais como: inclinao, sensibilidade, gosto pelo social. Os depoimentos evidenciam que no existem formas exclusivas de construo do masculino. Nesse campo profissional apresenta-se, em certa medida, a configurao de masculinidades diferenciadas do padro socialmente dominante (Connell, 1995; Almeida, 1995), que sustentava a

razo como precpua e natural aos homens e a sensibilidade, prpria da natureza feminina. Percebemos o agenciamento da sensibilidade social pelos assistentes sociais masculinos como uma qualidade importante nessa rea profissional. Sob esta tica, proporcionava para os sujeitos masculinos, que puderam ter acesso e concluir o ensino secundrio, uma profisso nova, para almas grandes. Ao mesmo tempo, percebemos, quando tratam do ingresso no Servio Social, o seu sentido no trabalho, em consonncia com determinada socializao masculina que atribua aos homens a responsabilidade de profissionalizao e de participao no mercado de trabalho. O campo profissional, entretanto, caracterizava-se, segundo algumas falas masculinas, pelo carter desinteressado em relao remunerao do trabalho, tornando-o pouco atrativo para os homens, ou, dito noutros termos, pesava negativamente entre as alternativas disponveis e possveis de carreira profissional. H narrativas que atribuem esse desprendimento material a presena feminina. Alguns argumentos trazem tona a idia de que as mulheres no tinham (nem deveriam ter) o trabalho profissional e remunerado como necessidade: acreditava-se que as assistentes sociais podiam exercer a profisso sem se preocupar com a remunerao porque eram sustentadas por suas famlias, contrariamente aos homens que tinham a incumbncia de sustent-las. Outras narrativas destacam a posio secundria e inferiorizada das mulheres na estruturao social de gnero como um dos principais agentes na relao desinteressada com a paga do trabalho. Em linhas gerais, o pertencimento ao gnero feminino apresentava-se como determinante baixa remunerao e s posies inferiores ocupadas nas hierarquias institucionais que, apesar de alguns avanos, ainda persistem nos dias atuais. Nessa relao no estava em cena, pelo menos diretamente, a formao profissional especializada, porque, como frisou um dos assistentes sociais entrevistados, em geral as mulheres eram melhor qualificadas. As trajetrias narradas revelaram demarcaes de classe entre os assistentes sociais e que imprimiam significados distintos a escolha pela profisso. As oportunidades de profissionalizao e ou de acesso ao ensino superior, por exemplo, no eram as mesmas entre esses assistentes sociais ainda que fossem maiores para os homens naquele contexto histrico se comparadas s mulheres. Num dos relatos, quando se refere ao seu ingresso no curso de Servio Social, expressa as opes limitadas de formao profissional naquele momento uma delas, o ensino comercial decorrentes da necessidade de trabalhar para manter a si e sua famlia. Condio social que, mesmo morando na capital paulista onde as oportunidades eram maiores e diversificadas, excluamno do acesso carreiras de nvel superior de ensino com maior prestgio social e econmico, e que eram tradicionalmente almejadas para os filhos homens das famlias de classes mdias e altas da sociedade, como eram a Medicina e o Direito. Assim, o curso do ISS/SP representava uma das poucas alternativas de profissionalizao.

Nas narrativas dos assistentes sociais masculinos, quando correlacionamos os espaos e lugares ocupados nas e entre as hierarquias institucionais com os significados atribudos profisso, percebemos que se delineia uma valorao positiva ao Servio Social para aqueles que alcanaram e ocuparam posies e espaos hierarquicamente superiores no mundo do trabalho. Ou seja, a formao nessa rea era considerada importante para e em suas trajetrias profissionais, a despeito das ponderaes relativas a baixa remunerao e ao desconhecimento social desse fazer profissional. Contrastando, em parte, com esse significado da profisso, na ponderao de um dos sujeitos entrevistados, os assistentes sociais masculinos que tiveram oportunidade abandonaram o Servio Social para galgar outras carreiras, mais reconhecidas socialmente e rentveis economicamente. A relevncia dessa formao para o social no representava a permanncia dos sujeitos no campo profissional, fossem masculinos ou femininos. A distino, porm, se revela nas explicaes. Para os homens que no prosseguiram no Servio Social as justificativas indicam, em geral, a busca de outras carreiras de maior prestgio e ou de espaos institucionais que os permitissem ascender profissional e socialmente, enquanto que para as mulheres postulam, no raro, o casamento e a maternidade. Alis, os estudos desenvolvidos por Cristina Bruschini (2000) afirmam que a maternidade ainda permanece como um dos fatores que mais interfere na participao feminina no mercado de trabalho. H que se considerar, porm, que essa interseco nas trajetrias profissionais e de trabalho no se manifesta de forma idntica e nem adquire igual significado para e no cotidiano das mulheres. Do contrrio, estaramos incorrendo num dos problemas identificados e criticados pelo pensamento feminista contemporneo nos estudos sobre mulheres, qual seja, o de no pensar as diferenas entre as e nas mulheres o mesmo podemos afirmar em relao aos homens e a masculinidade, pois a forma como so vividas suas experincias concretas no cotidiano tampouco so homogneas, lineares e coerentes. Os espaos e lugares ocupados pelos assistentes sociais masculinos levam-nos a inferir, num primeiro momento, que se re-produz nas relaes de trabalho desse campo profissional uma configurao de gnero em que aos homens competem as posies de chefia. Algumas narrativas mostram que esta posio de poder era exercida tambm simbolicamente. Sob esta perspectiva reitera-se aos homens os postos de direo mesmo quando as mulheres so maioria na profisso. A validade dessa interpretao, qui a mais recorrente, no exclui outras narrativas de gnero. Pouco comum quando se pensa historicamente esse campo profissional, uma delas desloca e desestabiliza as noes do poder centrado no masculino e, por conseguinte, da subalternidade no feminino. Na descrio e anlise de Raul Leoni, no Servio Social a ordem era matriarcal, porque eram as mulheres que mandavam e imprimiam os rumos profisso. Essa condio gerava tenses

e inflexes nas tradicionais hierarquias de gnero no trabalho, pois como disse: antigamente, no tinha chefia de mulher em lugar nenhum, mas no Servio Social tinha mulher chefe. As narrativas dos assistentes sociais informam o direcionamento dos homens para o campo empresarial, associado no ordenamento social ao masculino e a masculinidade dominante, porm, no significa que no houvesse a participao de homens em instituies de assistncia social e ou em atividades filantrpicas que constituam o campo do Servio Social, e que no fosse em posies de chefia. A posio dos homens na estrutura das relaes de gnero nesse campo profissional no era nica e extensiva aos assistentes sociais indistintamente, posto que a prpria masculinidade se constitui de assimetrias e hierarquias internas.

Referncias ALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de si: uma interpretao antropolgica da masculinidade. Lisboa: Fim de Sculo, 1995. BRUSCHINI, Cristina. Gnero e trabalho no Brasil: novas conquistas ou persistncia da discriminao?. In: ROCHA, Maria Isabel Baltar da (Org.). Trabalho e gnero. Campinas: Abep, Nepo/Unicamp; Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG; So Paulo: Ed.34, 2000. CERQUEIRA, Eugnia da Gama. O Centro de Estudos e Ao Social de So Paulo. Servio Social, So Paulo, n.33, p.149-173, jun. 1944. CHAU, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo, Ed. Fundao Perseu Abramo, 2000. CONNELL, Robert W. Masculinities: knowledge, power and social change. California, University of California, 1995. FERREIRA, Francisco de Paula. O Servio Social em So Paulo. Servio Social, So Paulo, n.29-30, p.12-19, mai./jun. 1941. IAMAMOTO, Marilda & CARVALHO, Raul de. Relaes sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. So Paulo, Cortez; Lima/Peru, Celats, 1982. KOFES, Suely. Categoria analtica e emprica: gnero e mulher disjunes, conjunes e mediaes. Cadernos Pagu, Campinas/SP, Unicamp, n.1, p.19-30, 1993. ______. Uma trajetria, em narrativas. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. LIMA, Arlette Alves. Servio Social no Brasil: a ideologia de uma dcada. So Paulo: Cortez, 1982. LIMA, Vera Lcia Alvarenga Freire Moreira. O incio do Servio Social no Brasil: um feminismo cristo. So Paulo, 1991. (Dissertao de Mestrado em Servio Social, PUC/SP). PEDRO, Joana Maria & GROSSI, Miriam Pillar. Masculino, feminino, plural: gnero na interdisciplinaridade. Florianpolis/SC: Ed. Mulheres, 1998.

SILVA, Lucy Pestana da. Discurso proferido na solenidade de colao de grau das diplomandas de 1937 da Escola de Servio Social. In: LEBEIS, Carlos Magalhes. O sentido do Servio Social. So Paulo, Typographia Paulista, 1938. SCOTT, Joan W. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao & Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p.71-99, jul./dez. 1995.

Вам также может понравиться