Вы находитесь на странице: 1из 15

CASTELLS, Manuel, Internet e Sociedade em Rede. In: MORAES, Denis de. (org.

) Por uma outra comunicao: mdia, mundializao cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 255-287.

Introduo Internet o tecido de nossas vidas neste momento. No futuro. presente. Internet um meio para tudo, que interage com o conjunto da sociedade e, de fato, apesar de to recente em sua forma societria(...)no precisa de explicao, pois j sabemos o que Internet. (p. 255) (...) se trata si.(p.255) de uma rede de redes de computadores capazes de se comunicar entre

um meio de comunicao, de interao e organizao social. (p. 255) A internet - e ser mais o meio de comunicao e de relao essencial sobre o qual se baseia uma nova forma de sociedade que ns j vivemos- aquela que eu chamo de sociedade em rede(p.255) 1. Lies da histria da Internet A lio acerca da internet que ela se desenvolve a partir da interao entre a cincia, pesquisa universitria fundamental, os programas de pesquisa militar nos Estados Unidos (...) e a contracultura radical libertria. As trs coisas ao mesmo tempo. (p. 257) (...) a Internet desenvolve-se a partir de uma arquitetura informtica aberta e de livre acesso desde o incio. (p. 258) (...) os produtores da tecnologia da Internet foram fundamentalmente seus usurios, ou seja, houve uma relao direta entre produo da tecnologia por parte dos inovadores e, depois, uma modificao constante de aplicaes e novos desenvolvimentos tecnolgicos por parte dos usurios, em processo de feedback, de retroao constante, que est na base do dinamismo e do desenvolvimento da Internet. (p. 258-259) (...) ao contrrio da mui difundida opinio de que uma criao norte-americana, a Internet desenvolveu-se desde o incio a partir de uma rede internacional de cientistas que compartilhavam e desenvolviam tecnologias em cooperao, inclusive quando a Internet estava dentro do Departamento de Estado dos EUA. (p. 259-260) (...) a Internet est sob um regime de autogesto, informalmente, atravs de uma srie de personalidades que se ocupam de seu desenvolvimento sem que o governo intervenha demasiadamente. (p. 261) (...) o acesso a seus cdigos (...) foi e segue sendo aberto, e isto est na base da capacidade de inovao tecnolgica constante que se desenvolveu na Internet. (p. 261)

Tais reflexes sobre a histria da Internet servem para indicar at que ponto se trata de um tipo novo de tecnologia em sua forma de organizao.(p.262) A famosa idia de que a Internet algo de incontrolvel, libertrio, etc. est na tecnologia, mas porque ela foi desenhada, no curso de sua histria, com esta inteno. (p. 262) 2. A Geografia da internet (...) qual a geografia da Internet? A Internet tem dois tipos: a dos usurios e a dos provedores de contedo.(p.262) No que se refere geografia dos provedores de contedo h um fato que convm ressaltar. Supunha-se que, em principio as tecnologias de informao e de telecomunicao permitiriam que qualquer um pudesse localizar-se em qualquer lugar (...) (p.263) O que se observa empiricamente o contrrio.Verifica-se uma concentrao maior na indstria provedora de contedos de Internet, assim como de tecnologia de Internet, do que em qualquer outro tipo de indstria e concentra-se fundamentalmente nas grandes reas metropolitanas dos principais pases do mundo. (p. 263) Tambm no aspecto proprietariamente geogrfico, (...) a relao existente entre o desenvolvimento da Internet e as formas de telecomunicao interativa e desenvolvimento das formas urbanas.(...) pensava-se que a internet e as tecnologias de informao poderiam contribuir para o desaparecimento das cidades e para o fato de (...) trabalhar no interior, nas montanhas(...)(p.264) 3. A divisria digital (...) a Internet est criando um mundo dividido entre os que tm e os que no tm Internet. (...) observamos que as pessoas sem acesso a Internet apresentam uma fragilidade cada vez mais considervel no mercado de trabalho. (...) os territrios no conectados a Internet perdem competitividade econmica internacional (...). (p. 265) O que se observa (...) que aparece um segundo elemento de diviso social mais importante que a conectividade tcnica: a capacidade educativa e cultural de utilizar a Internet.(p.266) Essa capacidade de aprender a aprender; essa capacidade de saber o que fazer com o que se aprende; essa capacidade socialmente desigual e est ligada origem social, origem familiar, ao nvel cultural, ao nvel de educao. a que est, empiricamente falando, a divisria digital do momento. (p. 267) 4. A internet e a nova economia (...) a relao entre a Internet e a nova economia.(p.267) (...) a nova economia no das empresas que produzem ou desenham a Internet, mas das empresas que funcionam com e atravs da Internet. Esta a nova economia e isso o que est ocorrendo no mundo todo. (p. 267)

A (...) mudana que a Internet produz (...) a transformao do funcionamento do capital. (...) o centro da economia mundial so os mercados financeiros globalizados que funcionam mediante conexes entre computadores.(p.270) (...) a economia Internet est mudando os mtodos de valorao econmica. O desenvolvimento das empresas de Internet e das que de maneira mais inovadora se lanaram por esta via baseia-se sobretudo na existncia de capital de risco, o que permite financiar idias antes que se produzam. (p. 271) Passamos de uma economia na qual a expectativa de gerao de benefcios atravs da empresa substituda pela expectativa de gerao de novo valor no mercado financeiro. E isso depende fundamentalmente da capacidade de relao com esse clculo das empresas Internet, ou seja, o exemplo da indstria Internet est sendo seguido no conjunto dos outros ramos industriais. (p. 271-272) 5. A Sociabilidade na Internet (...) A sociabilidade est se transformando atravs daquilo que alguns chamam de privatizao da sociabilidade, que a sociabilidade entre pessoas que constroem laos eletivos, que no so os que trabalham ou vivem no mesmo lugar (...). (p. 274) A tendncia que se desenvolve vai em direo a diminuio da sociabilidade de base comunitria tradicional (...) a diminuio da relao baseada no bairro. (...) da vida scia dentro do trabalho, em geral, no mundo.(p.274) Portanto, mais que ver a emergncia de uma nova sociedade, totalmente on line, o que vemos a apropriao da Internet por redes sociais, por formas de organizao do trabalho, por tarefas, ao mesmo tempo que muitos laos fracos, que seriam demasiadamente complicados de manter off line, podem ser mantidos on line. (p. 276) 6. Os Movimentos Sociais na Internet A maior parte dos movimentos sociais e polticos do mundo, de todas as tendncias, usa a Internet como forma privilegiada de ao e organizao. (p. 276) (...) assistimos na sociedade, fora da Internet, a uma crise das organizaes tradicionais estruturadas, consolidadas, tipo partidos, associaes de orientao diretamente poltica. (p. 277) Os movimentos sociais em nossa sociedade desenvolvem-se cada vez mais em torno de cdigos culturais de valores.(p.277) (...) cada vez mais, o poder funciona em redes globais e as pessoas tm vivencias e constroem seus valores, suas trincheiras de residncias e de alternativa em sociedades locais.(278)

A Internet permite a articulao dos projetos alternativos locais atravs de protestos globais (...). A Internet a conexo global-local, que a nova forma de controle e de mobilizao social em sociedade. (p. 278-279) A relao direta da Internet com a atividade poltica Em princpio a Internet poderia ser um instrumento de participao cidad extraordinrio; de informao da classe poltica, dos governos e dos partidos aos cidados em seu conjunto, e de relao interativa. Poderia ser uma gora poltica (...). (p. 279) Em geral, temos escassssimos exemplos de prtica interativa cotidiana do sistema poltico com os cidados. (p. 279)

7. A relao direta da Internet com a atividade poltica (...) a internet tambm mantm uma relao direta com a atividade poltica organizada, tanto nos partidos como nos governos de diversos tipos.(p.279) Nesse sentido o problema no da Internet, e sim o sistema poltico.(p.280) preciso mudar a poltica para mudar a Internet e, ento, o uso poltico da Internet pode converter-se em uma mudana da poltica em si mesma. (p. 280) 8. A privacidade na Internet Muitos debates sobre a Internet hoje discutem a idia de seu efeito sobre a privacidade e sobre a capacidade de controle de nossa vida ntima. Temos aqui dois elementos: a relao governos-cidados e a relao privacidade-Internet. (p. 280) (...) Alem do fato de que os governos no controlam a Internet (...), as pessoas esto se dando conta de que existe um problema mais profundo do que o controle dos governos sobre a liberdade de expresso: o desaparecimento da privacidade atravs de um mundo em que vivemos conectado a rede. (p. 282) 9. A Internet e os meios de comunicao (...) a Internet est fazendo converter-se no corao articulador dos distintos meios, da multimdia. Em outras palavras, transforma-se no sistema operativo que permite interconectar e canalizar a informao sobre o que acontece. Onde acontece, o que podemos ver, o que no podemos ver, e torna-se o sistema conector interativo do conjunto do sistema multimdia. Isso o que a Internet est configurando. (p. 284-285) 10. Concluso: A sociedade em rede Neste sentido, a Internet no simplesmente tecnologia (...) o corao de um novo paradigma sociotcnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relao, de trabalho e de comunicao. O que a Internet faz processar a

virtualidade e transform-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que a sociedade em que vivemos. (p. 287)

VAZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Prxis. So Paulo: Expresso Popular, 2007. P. 239-264. UNIDADE DA TEORIA E DA PRTICA Ao afirmar-se que a atividade terica por si s no prxis, afirma-se, tambm, que enquanto a teoria permanece em estado puramente terico no se transita dela prxis e, portanto, esta de certa forma negada. Temos, assim, uma contraposio entre teoria e prtica que tem sua raiz no fato de que a primeira, em si, no prtica, isto , no se realiza no se plasma, no produz nenhuma mudana real. Para produzi-la, no basta desenvolver uma atividade terica, preciso atuar praticamente. (...) no se trata de pensar um fato e sim, de revolucion-lo (oposto filosofia especulativa)1 os produtos da conscincia tm de se materializar para que a transformao ideal penetre no prprio fato. (...) a atividade terica apenas transforma nossa conscincia dos fatos, nossas idias sobre as coisas, mas no as prprias coisas. Nesse sentido, cabe falar de uma oposio entre o terico e o prtico.(p.239) O PONTO DE VISTA DO SENSO COMUM. O PRAGMATISMO Sendo assim, essa oposio tem um carter relativo, pois, quando se formulam com justeza as relaes entre teoria e prtica, vemos que se trata mais de uma diferena do que de uma oposio.(p.240) Na verdade s se pode falar de oposio e, sobretudo, de oposio absoluta quando as relaes entre teoria e prtica so estabelecidas em uma base falsa, seja porque esta ltima tende a desligar-se da teoria, seja porque a teoria se nega a vincular-se conscientemente com a prtica. (...) Em vez de formulaes tericas, temos, assim, o ponto de vistas do senso comum que docilmente se dobra aos ditames ou exigncias de uma prtica esvaziada de ingredientes tericos. No lugar destes, temos toda uma rede de preconceitos, verdades estereotipadas e, em alguns casos, as supersties de uma concepo irracional (mgica ou religiosa) do mundo. (...) A conscincia simples se v a si mesma em oposio teoria, j que a intromisso desta no processo prtico lhe parece perturbadora. (...) Por isso o ponto de vista do senso comum o praticismo; prtica sem teoria, ou com um mnimo dela.2 (p.241)

1 2

Nota do autor deste resumo. Nota do autor do Texto: Gramsci buscou determinar o tipo de vinculao entre o senso comum e a religio, por um lado, e entre aquele e a filosofia, por outro, e se esforou por mostrar o tipo de relao que o marxismo mantm como filosofia da prxis, com o senso comum1. (...) A filosofia, para Gramsci, uma ordem intelectual e, desse ngulo, implica a superao da religio e do senso comum. (...) no tende a manter os simples em sua filosofia primitiva do senso comum, mas sim ao contrrio, a lev-los para uma concepo superior de vida. (...) Isso preciso porque o homem ativo, de massa, age praticamente, mas no tem clara conscincia terica de sua ao. A importncia que Gramsci atribui crtica do senso comum, em nome da prxis, evidencia-se em seu exame do livro de Bukhrin, A teoria do materialismo histrico. Manual popular de sociologia marxista, Gramsci o critica pelo fato de no ter analisado criticamente a filosofia do senso comum, ou filosofia dos no filsofos, e de ter reduzido sua crtica s das filosofias sistemticas. Por outro lado, Gramsci no se aferra a um conceito nico e supra-histrico do senso comum, j que este para ele um produto histrico. Por isso fala da necessidade de criar um novo senso comum e, remetendo a Marx, afirma: Em Marx encontram-se freqentemente aluses ao senso comum e solidez das suas crenas... Em suas referncias se encontra, de fato, implcita a afirmao da necessidade de novas crenas populares, de um novo senso comum e, portanto de uma nova cultura e de uma nova filosofia que se arraiguem na conscincia popular coma mesma solidez e imperatividade das crenas tradicionais.

Mas no s a conscincia simples que estabelece uma oposio radical entre teoria e prtica. A histria do pensamento filosfico mostra tambm um modo de conceber as relaes entre teoria e prtica sob uma forma que no passa do ponto de vista do senso comum, depurado de seu aspecto rudimentar, e elevado ao nvel de doutrina filosfica; tal o ponto de vista do pragmatismo. (...) do fato de nosso conhecimento estar vinculado a necessidades prticas, o pragmatismo deduz que o verdadeiro se reduz ao til, com o que solapa a essncia do conhecimento como reproduo na conscincia cognoscitiva de uma realidade, ainda que s possamos conhecer essa realidade reproduzi-la idealmente em nosso trato terico e prtico com ela. (...) Essa tese da utilidade poderia confundir algumas pessoas se se levar em conta que o marxismo no v o conhecimento um fim em si, mas sim uma atividade do homem vinculada a suas necessidades s quais serve de forma mais ou menos direta, e em relao com as quais se desenvolve incessantemente. (...) Mas isso que o pragmatismo pensa? Verdadeiro diz W. James o que para ns seria melhor crer. A verdade aqui posta em relao com nossas crenas e, alm disso, com as crenas que nos so mais vantajosas. A verdade fica subordinada, portanto, a nossos interesses, ao interesse de cada um de ns. Em conseqncia, no se manifesta na concordncia com uma realidade que nosso conhecimento reproduz, mas corresponde a nossos interesses, quilo em que seria para ns melhor, mais vantajoso ou mais til acreditar.(p.241) (...) evidente que quando o marxismo fala de utilidade ou funo prtico-social da cincia coloca-se num plano muito diferente, pois no se trata da utilidade nesse sentimento estritamente egosta, mas sim da utilidade social. (...) O verdadeiro implica uma reproduo espiritual da realidade, reproduo que no um reflexo inerte, mas sim um processo ativo que Marx definiu como ascenso do abstrato em e pelo pensamento, e em estreita vinculao com a prtica social. O conhecimento til na medida em que verdadeiro, e no verdadeiro porque til, como sustenta o pragmatismo. Enquanto para o marxismo a utilidade conseqncia da verdade, e no seu fundamento ou essncia, para o pragmatismo a verdade fica subordinada utilidade, entendida esta como a eficcia ou xito da ao do homem, concebida esta ltima, por sua vez, como ao subjetiva, individual, e no atividade material, objetiva, transformadora. (...) Onde encontrar o critrio da verdade? H uma aparente coincidncia quando um e outro respondem: na prtica. Mas essa aparncia desaparece de imediato se levarmos em conta que o pragmatismo e o marxismo do um significado muito diferente prtica: em um caso, ao subjetiva do indivduo destinada a satisfazer seus interesses; em outro, ao material, objetiva, transformadora, que corresponde a interesses sociais e que, considerada do ponto de vista histrico-social, no s produo de uma realidade material, mas sim criao e desenvolvimento incessantes da realidade humana.(p.242) (...) Dessa maneira, ao longo da histria da filosofia, a contraposio de teoria e prtica apresenta-se melhor em outras formas. Nelas, reveste-se de um carter absoluto, seja porque a teoria se v a si mesma to onipotente em suas relaes com a realidade que se concebe a si mesma como prxis (posio caracterstica, sobretudo, do idealismo e muito particularmente dos jovens hegelianos), seja porque a prtica considerada como mera aplicao ou degradao da teoria (ponto de vista do pensamento grego antigo), e no se reconhece,

portanto, que a prxis pode enriquecer a teoria. No entanto, no existe tal posio absoluta, e sim relativa ou melhor, trata-se de uma diferena no seio de uma unidade indissolvel. Por isso, devemos falar, sobretudo, de unidade entre teoria e prtica e, nesse marco, da autonomia e dependncia de uma com relao outra.(p. p 242-243) (...) O problema das relaes entre a teoria e a prtica e, portanto, o de sua autonomia e dependncia mtuas pode ser formulado em dois planos: a) em um plano histrico-social como formas peculiares de comportamento do homem, enquanto ser histrico-social, com respeito natureza e sociedade; b) em determinadas atividades prticas (produzir um objeto til, criar uma obra de arte, transformar o Estado ou instaurar novas relaes sociais).(p. 243) A PRTICA COMO FUNDAMENTO DA TEORIA Consideradas as relaes entre teoria e prtica no primeiro plano, dizemos que a primeira depende da segunda na medida em que a prtica fundamento da teoria, j que determina o horizonte de desenvolvimento e progresso do desenvolvimento. A esse respeito Engels diz justamente:
At agora, tanto as cincias naturais como a filosofia menosprezaram completamente a influncia qua a atividade do homem exerce sobre seu pensamento e conhecem apenas, de um lado, a natureza e do outro, o pensamento. Mas o fundamento mais essencial e mais prximo do pensamento humano , precisamente, a transformao da natureza pelo homem, e no a natureza por si s, a natureza enquanto tal, e inteligncia humana foi crescendo na mesma proporo em que o homem ia aprendendo a transformar a natureza.

O conhecimento cientfico-natural avana no processo de transformao do mundo natural em virtude de que a relao prtica que o homem estabelece com ele, mediante a produo material, coloca-lhe exigncias que contribuem para ampliar tanto o horizonte dos problemas como das solues.(p. 243) As origens do conhecimento das foras naturais esto vinculadas ao comeo de seu domnio sobre elas nas primeiras etapas da produo material.(p.243-244) (...) A existncia de uma concepo pr-terica (mgica ou estreitamente empirista) da natureza est associada a uma prtica estreita e limitada, vazia de elementos tericos. Uma prtica desse gnero, justamente por sua limitao, pelo baixo nvel de desenvolvimento das foras produtivas e, portanto, de pouco domnio do homem sobre a natureza, podia se dar sem um conhecimento cientfico das foras naturais e, em vez de buscar relaes causais entre os fenmenos podia contentar-se em atribu-los ao de foras sobrenaturais. Quando as foras da natureza no eram integradas na produo, o conhecimento pr-terico, emprico, bastava para as necessidades prticas do homem. Com base nos conhecimentos empricos acumulados durante milnios surgem os germens de um conhecimento terico e formam-se as categorias lgicas indispensveis para isso: as de qualidade, quantidade, espao, tempo e causalidade. Essa fase inicial do conhecimento humano est vinculada

necessidade de construir os primeiros instrumentos de trabalho, assim como s exigncias das primeiras prticas produtivas: caa, agricultura e pecuria. exatamente na sociedade escravista que tem lugar a diviso social do trabalho que impulsiona a atividade terica ao assegurar a esta, dentro da sua estreita vinculao com as necessidades prticas, uma relativa autonomia. Nas condies prprias da sociedade escravista teve lugar um desenvolvimento sucessivo das foras produtivas e, particularmente, um aperfeioamento dos instrumentos de produo que no podiam deixar de colocar tarefas tericas intimamente relacionadas, por essa razo, com sua atividade produtiva. Desde ento at nossos dias, o progresso do conhecimento terico, e inclusive as formas mais elevadas da atividade cientfica, aparece vinculada s necessidades prticas dos homens.(p.244) A CINCIA E A PRODUO A relao entre a produo, a tcnica exigida por esta e a cincia varia de uma formao econmico-social a outra, e tambm muda de acordo com o carter e objeto da cincia de que se trate. Pode-se, porm, estabelecer historicamente que a um baixo nvel de desenvolvimento das foras produtivas sero menores as exigncias que se apresentam cincia, e, por conseguinte, esta se desenvolver mais dbil e lentamente. Na realidade essas exigncias s adquirem grande amplitude e um carter mais rigoroso na poca moderna, isto , quando se incrementa a produo material em estreita conexo com o nascimento e ascenso de uma nova classe social a burguesia interessada em transformar a natureza. (p. 244) Nessas condies histrico-sociais, o progresso do conhecimento cientfico-natural, que se traduz na constituio da cincia moderna, converte-se em uma necessidade prtica social de primeira ordem. A passagem a uma teoria cientfica firme e coerente v-se impulsionada, por sua vez, pela experincia, seja a oferecida diretamente pela produo, seja a oferecida pela experincia organizada e controlada, ou experimento.( p 245) Uma das cincias que mais se beneficiam com as exigncias da produo a fsica. (...) A cincia fsica surge na Idade Moderna com Galileu, correspondendo s necessidades prticas da indstria nascente. ( p 245) A relao da teoria com a prtica que lhe serve de fundamento aparece com clareza em outra cincia que surge ainda mais tardiamente que a fsica a qumica. Como se sabe, sua existncia cientfica data apenas dos sculos XVIII e XIX. O que at ento existia no era seno, um prolongamento da velha alquimia com seu carter fantstico e mstico. Essa pseudocincia aparecia vinculada a uma atividade prtica experimental que, por ser vazia de teoria, carecia de importncia terica e de verdadeiro carter prtico. A adoo de princpios e mtodos j descobertos pela fsica moderna e a necessidade de responder s exigncias da produo (metalurgia, indstria de corantes, indstria txtil, farmacutica, etc.) contriburam poderosamente para o seu desenvolvimento. ( p 245)

As cincias que progridem mais rapidamente so aquelas cujo desenvolvimento constitui uma condio necessria do progresso tcnico imposto pela produo, progresso que serve de mediao indispensvel entre esta ltima e as cincias. ( p 245) A matemtica est ligada menos diretamente produo, e isso poderia explicar que seu nvel na sociedade grega antiga o de geometria euclidiana estivesse situado muito acima da fsica meramente especulativa de Aristteles. Para que a matemtica se coloque a servio da produo e tenha de atender a necessidades prticas, preciso que a prtica produtiva lhe apresente seus problemas no diretamente, mas por meio das exigncias da tcnica a ela vinculada e, sobretudo, por meio da cincia mais estreitamente vinculada a essas necessidades tcnico-produtivas: a fsica. ( p. 245) Em suas origens, as matemticas estiveram vinculadas diretamente s necessidades prticas e s prprias coisas. A geometria nasceu no Egito atendendo a necessidade prtica de delimitar as terras cobertas periodicamente pelo hmus que as guas do Nilo deixavam; a geometria euclidiana teve como premissa a observao direta das propriedades geomtricas dos corpos reais com os quais os homens mantinham uma relao prtica. S mais tarde que se chegou a abstrair as formas geomtricas do seu contedo e a expressar as propriedades geomtricas por proposies abstratas que, finalmente, com ajuda da lgica formal, foram integradas em um nico sistema dedutivo: o sistema de Euclides. (p .246) (...) a teoria goza da suficiente autonomia, ainda que esta no seja absoluta, para constituir-se em relao direta, seja como prolongamento ou negao dela, com uma teoria existente. Assim, enquanto a geometria euclidiana teve como ponto de partida a observao das propriedades geomtricas dos corpos reais mais ligadas s necessidades prticas, a geometria no-euclidiana surgiu de acordo com I. Toth como uma verdadeira criao intelectual pela negao da geometria existente.( p. 247) A prtica em seu mais amplo sentido e, particularmente, a produo, manifesta seu carter de fundamento da teoria na medida em que esta se encontra vinculada s necessidades prticas do homem social.( p. 248) J h um sculo Marx assinalava essa unidade essencial entre a cincia e a produo, em virtude da qual a primeira entra necessariamente na atividade produtiva na medida em que se objetiva e materializa nos instrumentos de trabalho criados pelos homens.
A natureza no constri nem mquinas, nem locomotivas, nem estradas de ferro, nem telgrafos eltricos, nem tear automtico, etc. so produtos da atividade humana, do material natural humano transformado em rgos da vontade do homem que age sobre a natureza, ou rgos do exerccio dessa vontade na natureza. So rgos do crebro humano criados pela mo do homem; energia cientfica objetivada.

Na medida em que a cincia, como forma terica do conhecimento da realidade, entra necessariamente na prpria produo como um fator ideal que nela se objetiva e materializa,

converte-se atravs dessa objetivao e materializao em uma fora produtiva direta. A nosso ver, assim que se deve interpretar essa caracterizao da cincia por parte de Marx na passagem que segue imediatamente ao trecho citado:
O desenvolvimento do capital fixo ndice de at que ponto os conhecimentos sociais gerais a cincia se converteram em uma fora produtiva direta e, em conseqncia, at que ponto caram as condies do processo da vida social sob o controle do intelecto geral, amoldadas de tal modo que se adaptem a ele. At que ponto as foras produtivas sociais se produzem no s em forma de conhecimentos, como de rgos imediatos da prtica social, do processo da vida real.

Vemos, portanto, que ao chegar a sociedade a certo grau de desenvolvimento, a produo no s determina a cincia, como esta se integra na prpria produo, como sua potncia espiritual, ou como uma fora produtiva direta. Desse modo, a teoria e a prtica se unem e se fundem mutuamente.( p. 249) UNIDADE DA TEORIA E DA PRTICA REVOLUCIONRIA O que vlido no terreno das relaes entre a prtica material produtiva e a atividade cientfica se evidencia com no menor clareza no campo da vida social, particularmente quando se trata das relaes entre a teoria e a prtica revolucionria. (...) O Manifesto reflete a prxis revolucionria daquele tempo, e no podia ir muito alm do nvel alcanado por ela sem descer pela ladeira da utopia. Lnin, que enfatiza agudamente em O Estado e a revoluo a vinculao da teoria e da prtica na elaborao por parte de Marx e Engels de sua doutrina de Estado e da revoluo proletria, explica as limitaes tericas do Manifesto em virtude das insuficincias da prpria prtica que lhe servia de fundamento, e da necessidade de esperar novos aportes da atividade revolucionria da classe operria para responder a questes que o Manifesto no podia responder.(p. 249-250) Desse modo, a teoria que nos trabalhos posteriores s revolues de 1848-1851 se nutria da prtica refletida em tais trabalhos, em O Capital como teoria cientfica condio indispensvel de uma nova prxis. (...) Da que Marx, absorvido por uma tarefa cientfica que s cessar com sua morte, volte novamente a um estudo desse gnero cada vez que a prtica traz experincias novas que ultrapassam o limite terico estabelecido com base na atividade revolucionria anterior. (p. 253) Esse mtodo que Marx e Lnin propuseram e aplicaram o nico que pode assegurar hoje a unidade entre a teoria e a prtica nas questes de ordem terica e prtica que, no movimento comunista mundial marxista, do lugar s mais graves divergncias. Nenhum desses problemas poder ser resolvido com simples referncia s teses de Marx ou de Lnin; suas teses no valem por si mesmas, a no ser quando respondem a situaes concretas de amplitude histrica maior ou menor e so confirmadas pela prtica. (...) A atividade terica dos marxistas apenas s pode ser fecunda se no perde seus nexos com a realidade que deve

ser objeto de interpretao e transformao, e com a prpria atividade prtica que sua fonte inesgotvel.( p .255)

A PRTICA COMO FIM DA TEORIA Desse modo, a teoria no s responde s exigncias e necessidades de uma prtica j existente. Fosse assim, no poderia adiantar-se a ela e, portanto influir inclusive decisivamente em seu desenvolvimento. (...) Assim, o que significa essa determinao por algo que ainda no existe, ou que s existe de modo ideal? a determinao pelo que anteriormente chamamos fim, antecipao ideal do que, no existindo ainda, queremos que exista. A prtica aqui o fim que determina a teoria. (...) Nesse sentido, desenvolvem-se hoje ramos cientficos novos com vistas a uma prtica que ainda no existe ou que se encontra apenas em seu incio (a prxis csmica). O fato de que a prtica determina a teoria no s como sua fonte prtica que amplia com suas exigncias o horizonte de problemas e solues da teoria mas tambm como fim como antecipao ideal de uma prtica que ainda no existe -, demonstra, por sua vez, que as relaes entre teoria e prtica no podem ser vistas de um modo simplista ou mecnico, a saber: como se toda teoria se baseasse de um modo direto e imediato na prtica. (...) Na verdade, a histria da teoria (do saber humano em seu conjunto) e da prxis (das atividades prticas do homem) so abstraes de uma nica e verdadeira histria: a histria humana.( p 256) Essa relao no direta e imediata, mas sim por meio de um processo complexo no qual algumas vezes se transita da prtica teoria, e outras desta prtica. (...) A dependncia da teoria com respeito prtica, e a existncia desta: como fundamento e fim ltimos da teoria, evidenciam que a prtica concebida como uma prxis humana total tem a primazia sobre a teoria; mas esse primado, longe de implicar uma contraposio absoluta teoria, pressupe uma ntima vinculao com ela.( p. 257) PRXIS E COMPREENSO DA PRXIS Em primeiro lugar, preciso esclarecer que o problema da unidade entre teoria e prtica s pode ser justamente formulado quando temos presente a prtica como atividade objetiva e transformadora da realidade natural e social, e no qualquer atividade subjetiva, ainda que se oculte sob seu nome, como faz o pragmatismo.( p. 257) Referimo-nos, portanto, atividade prtica social e transformadora, que responde a necessidade prtica e implica em certo grau de conhecimento da realidade que transforma e das necessidades que satisfaz. Mas, mesmo assim, a prtica no fala por si mesma, isto , no diretamente terica. Como Marx observa em sua tese (VIII) sobre Feuerbach, existe a prtica e a compreenso da prtica. Sem a sua compreenso, a prtica tem a sua racionalidade, mas esta permanece oculta. Isto , sua racionalidade no transparece diretamente, e sim, apenas para quem tem olhos para ela. Assim, por exemplo, a prtica

experimental cientfica s reveladora para o homem de cincia que a pode ler conhecendo a linguagem conceitual correspondente. (...) A prtica econmica a produo um fato de todos os dias; mas sua verdade, sua racionalidade, apenas s se manifesta a quem a pode ler com a ajuda das categorias econmicas correspondentes . As mercadorias no se apresentam imediatamente como corporificao de uma relao social, como produto de um trabalho social, mas sim como fetiches, segundo a feliz expresso de Marx em O Capital. As lutas do proletariado no permitem por si ss que se alcance a compreenso da necessidade histrico-social da revoluo proletria e da misso histrico-universal da classe operria. S a transformao do socialismo de utopia em cincia e o manejo do instrumental terico correspondente permitiram ao proletariado e, particularmente, sua vanguarda mais consciente, alcanar a compreenso de sua prpria prxis revolucionria . Pode-se pensar, contudo, que a prtica se esclarece a si mesma, tornando desnecessria a teoria, quando as relaes entre os homens perdem seu carter mistificado, de relaes entre coisas, para tornar-se claras e transparentes, e que a prtica ento tornaria suprflua sua teoria. Essa a situao que deveria ocorrer com o desaparecimento do modo de produo capitalista, e a criao se uma nova sociedade, sobretudo em sua fase superior, o comunismo. Livres de toda mistificao, as relaes sociais perderiam a sua opacidade. (...) a realizao da filosofia significaria a sua supresso ou transformao em cincia positiva que, por sua vez, se reduziria a uma tcnica terica. A cincia no seria mais do que o reflexo da prtica, e esta a fundamentaria sem que a cincia fundamentasse, por sua vez, a prpria prtica. Prxis humana e compreenso da prxis coincidiriam. Careceria de sentido, portanto, falar em filosofia no comunismo, ou de produo espiritual, j que teriam desaparecido as diferenas entre a produo espiritual e material. (...) haveria um primado do prtico to absoluto que o terico se dissolveria ao reduzir-se ao prtico. Em poucas palavras, a prxis seria terica por si mesma. Desse modo, por mais claras e transparentes que sejam as relaes sociais e por mais elevado que seja o grau de conscincia e a criao da atividade prtica dos homens, essa atividade, longe de excluir, pressupe necessariamente a necessidade da teoria e sua relativa autonomia. Teoria e prtica se vinculam, e nessa vinculao seus limites so relativos, mas sem que desapaream por completo. Do papel determinante da prtica como fundamento, fim e critrio de conhecimento verdadeiro no se pode extrair a concluso de que a teoria e a prtica se identifiquem, ou de que a atividade terica se transforme em prtica. Impede chegar a essa concluso o fato de que a prtica no fala por si mesma e exige, por sua vez, uma relao terica com ela: a compreenso da prxis. ( p. 257) A PRXIS COMO CRITRIO DE VERDADE Mas devemos tomar cuidado para no cair, por meio dessas concluses, em outra tese igualmente falsa, e que sempre foi caracterstica da teoria idealista do conhecimento. Referimo-nos negao da prtica como critrio da verdade ... (...) J dissemos anteriormente que a prtica no fala por si mesma, e que sua condio de fundamento da teoria ou do critrio de sua verdade no se verifica de um modo direto e imediato. Devemos rechaar essa concepo empirista da prtica, j que no se pode utilizar esta como critrio de verdade sem uma relao terica com a prpria atividade prpria.

Certamente, cada cincia dispe dos conceitos e mtodos que lhe permitem utilizar a prtica correspondente como critrio de verdade. Mas essa impossibilidade de a prtica determinar por si s se algo verdadeiro ou falso, isto , sem a mediao da teoria, no significa que ela no seja em ltima instancia, o critrio de verdade, nem que devamos buscar esse critrio em uma comprovao com os procedimentos tericos, internos ou lgicos oferecidos exclusivamente pela atividade terica. Foi a prtica do movimento operrio e das revolues de nosso sculo que confirmou, por exemplo, os aspectos essenciais da teoria marxista da misso histrico-universal do proletariado, ainda que para estabelecer essa confirmao tenha sido necessria uma relao terica (anlise, interpretao adequada) dessa prtica. Renunciar a uma concepo empirista da prtica como critrio de verdade perfeitamente justo; mas renunciar, por isso, prtica como critrio de validade para ir busclo exclusivamente na atividade terica, ainda que esta seja chamada de prxis terica ou cientfica, abandonar uma tese fundamental do marxismo para substitu-la pela velha tese idealista dom que Marx desde suas Teses sobre Feuerbach rompeu radicalmente.( p 259) AUTONOMIA RELATIVA DA TEORIA A prtica mantm a sua primazia com respeito teoria, sem que essa primazia dissolva a teoria na prtica nem a prtica na teoria. Por manterem relaes de unidade e no de identidade, a teoria pode gozar de certa autonomia em relao s necessidades prticas, mas trata-se de uma autonomia relativa, uma vez que, como vimos insistindo, o papel determinante corresponde prtica como fundamento, critrio de verdade e fim da teoria.( p. 260) "Essa autonomia, por sua vez, condio indispensvel para que a teoria sirva prtica, j que implica a exigncia de que a teoria no se limite ir a reboque dela, e sim que, em maior ou menor grau, se antecipe prpria prtica. (...) Ao produzir esse modelo ideal, a teoria evidencia sua relativa autonomia, j que sem esperar que se opere um desenvolvimento real, efetivo, pode propiciar uma prtica inexistente ao antecipar-se idealmente a ela. Sem esse desenvolvimento autnomo de seu prprio contedo, a teoria seria, no mximo, mera expresso de uma prtica existente, e no poderia cumprir, ela mesma, como instrumento terico, uma funo prtica. (p. 260) A PRTICA COMO ATIVIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA J sabemos que a prxis , na verdade, atividade terico-prtica; (...) tem um lado ideal, terico, e um lado material propriamente prtico (...) de que s artificialmente, por um processo de abstrao, podemos separar, isolar um do outro. (p. 262) Da ser to unilateral reduzir a prxis ao elemento terico, e falar inclusive de uma prxis terica(...)como reduzi-la a seu lado material, vendo nela uma atividade exclusivamente material.(p.262)

preciso por isso, uma matria, ou um objeto da ao que exista independentemente da conscincia do sujeito. (p..262) O objetivo (o produto) o resultado real de um processo que tem seu ponro de partida no resultado ideal(fim).(p.263) O fim preside (...) as modalidades de atuao mas na medida em que entram em jogo elementos propriamente ideais (...) j se est em uma esfera imprevisvel na qual seu prprio domnio tambm est constantemente em jogo.(p.263) Por conseguinte, a conscincia tem de permanecer ativa ao longo de todo esse processo, no s buscando impor o fim original, mas tambm modificando-o em prol de sua realizao.(p.263) O que s pode ser assegurado se a conscincia se mostrar ativa ao longo de todo o processo prtico.(p.263) (...) e isso seria a expresso mais perfeita da unidade entre teoria e prtica- na medida em que ela mesma se guia ou se orienta pela prpria realizao de seus fins.(p.264)

Вам также может понравиться