Вы находитесь на странице: 1из 2

CONCEITO

O DIREITO, visa na sua funo de meio de disciplina social, realizar determinados valores, fundamentalmente a certeza dessa disciplina e a segurana da vida dos homens, por um lado, e a rectido ou razoabilidade das solues, por outro. Abrange com estes termos (rectido e razoabilidade), a justia, a utilidade, a oportunidade e a exequibilidade prtica. Em suma, o Direito o sistema de normas de conduta social, assistido de proteco coactiva. Podemos definir igualmente o Direito como: o conjunto de norma jurdicas gerais, abstratas, criadas e impostas coactivamente pelo Estado, e que tem em vista regulamenetar a convivncia social.

SENTIDOS DO TERMO DIREITO


Existem vrios sentidos do termo Direito. Todavia, iremos nos referir, a ttulo exemplificativo, aos mais comuns. 1 - Sentido Comum, tomado em termos genricos, sem se atender o seu alcance. Qualquer leigo em Direito, ao menos conhece alguns dos seus direitos, o que lhe devido e o que deve aos outros, menciona os juzes, advogados; pensa em tribunais, prises, mas sem ter a conscincia da realidade abstracta e transcendente que o Direito. 2 - Sentido Fiscal, ser o conjunto de normas que regulamentaro a incidncia, recolha, tributao e pagamento de imposto. O Estado para puder fazer face das suas inmeras despesas, no interesse da colectividade, carece de obter receitas para tal. 3 - Sentido Real, teremos os Direitos Reais como direitos absolutos e inerentes a uma coisa e funcionalmente dirigidos afectao desta aos interesses do sujeito; ou por outras palavras, o poder de exigir de todos os outros indivduos uma atitude de respeito pelo exerccio de determinados poderes sobre uma coisa. De entre os direitos reais existentes, os principais so: A Propriedade, o Usufruto e a Servido. 4 - Sentido Epistimolgico ou Cientfico que ser o estudo das melhores formas de conseguir tecnicamente a atribuio a cada um o que seu. 5 - Sentido Objectivo, como conjunto ou sistema de normas, gerais, abstractas e hipotticas, emanadas pelo Estado e dotadas de proteco coactiva. Por

outras palavras, o corpo ou complexo de regras gerais e abstractas que organizam a vida em Sociedade sob os mais diversos aspectos e que designadamente definem o estatuto das pessoas e regulam as relaes entre elas. 6 - Sentido Subjectivo, o poder ou faculdade atribudo ao titular de um Direito Objectivo, de agir ou no de acordo com o contedo daquele, ou de exercer ou no um direito juridicamente relevante, por outras palavras, o poder jurdico atribuido pela ordem jurdica a uma pessoa, de livremente exigir ou pretender de outrm um comportamento positivo (aco) ou negativo (omisso) ou por um acto de vontade, s de por si ou integrado por um acto de uma autoridade pblica, produzir determinados efeitos jurdicos que incontestavelmente se impem a outra pessoa - contraparte ou adversrio. S se nos depara um Direito Subjectivo quando o exerccio do poder jurdico respectivo est dependente da vontade do seu titular. 7 - Direito Natural, so certas normas de conduta que por serem inerentes prpria natureza do homem, so anteriores e superiores ao Estado. uma designao prxima da de Direitos do Homem, e com significado afim. 8 - Direito Positivo, constitudo pelas leis, com existncia efectiva e que se formam na sociedade em vista da organizao desta e da pacfica convivncia dos indivduos. Ele provm da vontade mais ou menos arbitrria dos homens que normalmente procuram cri-lo to perfeito quanto possvel, mas que pela fraqueza e contigncias das suas foras fazem quase obra precria. o direito que a sociedade cria, com uma expresso exterior, sensvel e tangvel.

Вам также может понравиться