Вы находитесь на странице: 1из 10

MANUAL DE INSTALAO E FUNCIONAMENTO

KIT DE IGNIO IGNIFLEX


EDIO 07/2011

AVISOS IMPORTANTES

LEIA O MANUAL COMPLETO ANTES DE INICIAR A INSTALAO! OBRIGATRIA A UTILIZAO DE VELAS RESISTIVAS PARA EVITAR O MAU FUNCIONAMENTO DO KIT; ANTES DE RETIRAR O DISTRIBUIDOR DO VECULO, VERIFICAR SE O MESMO RESPONSAVEL POR ACIONAR A BOMBA DE LEO. SE SIM, MANTENHA O DISTRIBUIDOR INSTALADO PARA MANTER O FUNCIONAMENTO DA BOMBA QUE FAZ A LUBRIFICAO DO MOTOR.

IGNIFLEX SISTEMA DIGITAL DE IGNIO ESTTICO AUTOMOTIVO

Este sistema foi desenvolvido para substituir as funes do distribuidor de ignio convencional platinado ou eletrnico. O sistema possui a funo de gerao, distribuio e controle da centelha, responsvel pela queima da mistura de combustvel nos motores lcool, gasolina, GNV e GLP.

Conhea todas as vantagens do Sistema IGNIFLEX comparado ao sistema convencional: Voc receber um kit completo para adaptao (mdulo, bobina, cabos de vela, suportes, sensor de rotao, flange, roda fnica e todos os reparos necessrios); No existe desgaste: elimina tampa, rotor, platinado, avanos, desgastes mecnicos e etc; Dispensa regulagens peridicas; No h riscos de falha do motor mesmo na presena de gua, lama, etc *; Curva de avano programada eletronicamente; Controle totalmente digital, resultando em preciso de funcionamento; Potncia da centelha (fasca) at 75% maior do que os sistemas convencionais; Flexvel e Verstil: podendo ser instalado em motores de 01 08 cilindros, lcool, gasolina, GNV e GLP. (exceto para motores de 05 e 07 cilindros); Excelente custo e beneficio: este sistema dispensa manuteno. (recomendamos verificao das velas e cabos de vela).

* Provenientes do sistema de ignio Observao: Em alguns motores ser necessrio manter o distribuidor instalado ou apenas seu eixo para acionamento da bomba de leo e/ou combustvel. Exemplos: GM Opala 04 e 06 cilindros, Ford OHC 04 cilindros, VW com motor AP, entre outros.

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO A IGNIFLEX funciona baseada nos sistemas de ignio dos veculos injetados sem distribuidor. A partir de uma roda fnica em movimento e um sensor de rotao fixo, instalado na extremidade do virabrequim (ver figura 01, pgina 06), gerado um sinal de tenso e enviado ao modulo de ignio IGNIFLEX. Este sinal utilizado para acionamento da bobina (tipo transformador), chaveando-a em sincronia com o PMS de cada par de cilindro. Este tipo de funcionamento caracteriza a IGNIFLEX um sistema de ignio esttico de fasca mltipla dispensando a utilizao do distribuidor convencional. 3

ANTES DA INSTALAO DO KIT Para obter melhor desempenho do produto, certifique-se que as condies mecnicas estejam adequadas, como: Compresso e vedao dos cilindros; Necessidade de regulagem de vlvulas; Correo de possveis falhas de alimentao (carburador ou injeo); OBRIGATRIA substituio velas comuns por velas resistivas.

INSTRUES PARA INSTALAO

1) Instalao da roda fnica e flange: KIT COM SUBSTITUIO DE POLIA Remover a polia original do virabrequim. Se necessrio, substituir o retentor (no fornecido no kit). Modelos: IGD2000, IGD2016 e IGD2017. KIT COM FLANGE Motores AP, Opala com polia estampada: retire os parafusos de fixao da polia original e substitua pelos parafusos que acompanham o kit+flange+roda fnica e aplique-os novamente. Demais modelos: sobrepor a flange na polia do virabrequim utilizando os parafusos inclusos no kit. Exemplos: Ford 2.3 OHC com polia dupla (ver em fotos, pgina 08) Modelos: IGD2001, IGD2002, IGD2003, IGD2004, IGD2005, IGD2006, IGD2007, IGD2008, IGD2009, IGD2010, IGD2011, IGD2012, IGD2013, IGD2014, IGD2015, IGD2018, IGD2019, IGD2020, IGD2021, IGD2022, IGD2023, IGD2025, IGD2026 e IGD2029. KIT COM SENSOR DE ROTAO NO DISTRIBUIDOR Nesses kits, um rotor e tampa de alumnio com sensor substituir rotor e tampa original. Modelos: IGD2024 e IGD2027. Importante: durante o funcionamento no dever haver oscilaes na polia. Estas oscilaes podem interferir no sinal gerado pelo sensor. Portanto, certifique-se de que o eixo virabrequim e o seu encosto esto livres de impurezas, tintas, etc. Utilize a ferramenta adequada para instalao da polia.

2) Instale o suporte e o sensor de rotao de acordo com cada tipo de motor (ver em fotos conforme modelo do veculo). Em seguida ajuste a posio do sensor de forma que este aponte no centro da polia virabrequim e mantenha uma folga entre o sensor e a roda fnica de 0,6 1,00mm;

3) Fixao do mdulo e bobina de ignio: recomendamos fixar estes componentes em bases planas observando o comprimento do chicote e dos cabos de vela, caso acompanhem o kit. Ao fixar o mdulo no cofre do motor, no fixe muito prximo, mantenha uma distncia mnima de 30 cm dos componentes de alta tenso como bobinas e cabos de ignio para evitar interferncia e mau funcionamento. Veja ilustraes abaixo:

O chicote de ignio no deve ser fixado na bobina ou no cabo de vela para evitar interferncia ou mau funcionamento. Veja ilustrao abaixo:

No instalar o mdulo prximo coletores, sadas de escapamento e motor para evitar as altas temperaturas. Se preferir instale-o dentro do veculo. O mdulo pode ser instalado no cofre do motor ou dentro do veculo.

4) Conexo do chicote: - Conector de 02 vias: ligar ao sensor de rotao; - Conector da bobina de ignio: 03 vias para motor 04 cilindros; 5

04 vias para motor de 06 cilindros; 02 x 03 vias para motor de 08 cilindros. - Fio Roxo: ligar positivo ps chave ignio, linha 15; - Fio Amarelo: sinal digital (tipo sistema hall que simula o sinal do distribuidor); - Par de fios vermelho e preto: ligar somente na bateria; Vermelho: positivo da bateria Preto: negativo da bateria - Fio amarelo e preto: sinal para contagiro convencional; - Fio azul: ligar a eletro vlvula do sistema GNV. Variador de ponto (para opcionais com GNV e GLP).

5) Ajuste do ponto de ignio (COM MOTOR DESLIGADO): girar o virabrequim at que o pisto do primeiro cilindro esteja em PMS, em tempo de exploso. Com os parafusos da roda fnica soltos gire-a em sentido horrio at que o ultimo dente antes da falha fique embaixo do centro do sensor (ver figura seguir). Esta posio fornecer aproximadamente 10 de ponto inicial, o que permitir o funcionamento do motor e em seguida aperte os parafusos da roda fnica e estar pronto para funcionamento. ESTE AJUSTE DE 10 GRAUS SOMENTE PARA O PRIMEIRO FUNCIONAMENTO, OU SEJA, UTILIZA-LO SOMENTE A INSTALAO DO SISTEMA IGNIFLEX.

Fig.01: Sensor com roda fnica O ajuste do ponto definitivo dever ser feito obedecendo a tabela de regulagem do fabricante do motor para seu melhor rendimento, se houver necessidade de atrasar ou avanar o ponto de ignio, basta afrouxar os parafusos da roda fnica para deix-la livre e movimenta-la para frente ou para trs de acordo com a necessidade. NOTA IMPORTANTE 01: ao conferir o ajuste com pistola convencional, o profissional dever estar atento que se trata de um sistema com dupla centelha, ou seja, durante a leitura do ponto o valor se mostrar em dobro, semelhante aos veculos injetados sem distribuidor.

NOTA IMPORTANTE 02 - PARA POLIA MOTOR WILLYS IGD2000: o parafuso e as arruelas que acompanham o kit devero ser montadas de acordo com a figura abaixo.

IGN IGD2000.

GARANTIA O sistema de ignio IGNIFLEX garantido contra defeitos de fabricao com inicio na data de emisso da nota fiscal ao consumidor. A garantia abrange exclusivamente a substituio e/ou conserto apenas das peas que apresentarem comprovadamente defeitos de fabricao ou de material. Excluem-se defeitos provenientes do uso e/ou instalao inadequados. obrigatria a apresentao da nota fiscal de compra. No caso de solicitao de garantia, s enviaremos um novo produto ou reparo no mesmo adquirido aps o kit que apresentou problemas ter sido enviado para analise e reposio. Prazo de garantia: - 01 (um) ano: mdulo IGNIFLEX, Polia, Flange e Cabos de Vela; - 06 (seis) meses: restante dos componentes.

DVIDAS E SUGESTES Entre em contato atravs do site www.igniflex.com.br ou pelo telefone (41)2106-3232. CNPJ: 05.439.391/0001-69

FOTOS WILLYS RURAL F75 06 CILINDROS

VOLKSWAGEN AP

GM OPALA 04 E 06 CILINDROS

FORD V8 COM MOTOR 302

FORD F1000 3.6 06 CILINDROS

VOLKSWAGEN COM MOTOR AR (FUSCA E KOMBI)

FORD OHC 2.3 04 CILINDROS

www.igniflex.com.br
10

Вам также может понравиться