Вы находитесь на странице: 1из 28

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BSICOS E INSTRUMENTAIS DEBI ARTIGO TCNICO

Anlise terico-experimental da disperso de poluentes lquidos em solos


Eng. Sanit. Ambiental. vol.12 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2007 Autores: Jovani Luiz Fave Andr Rodrigues Munizro Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos
Por : Mariana Aguiar dos Santos

Introduo

Frequentemente

noticia na TV algum acidente envolvendo derramamento de substncias qumicas, geralmente txicas aos seres vivos.
combustveis, solventes industriais, matria-prima para a indstria qumica e outros produtos qumicos orgnicos e/ou inorgnicos.

Exemplos disso so:

At que esta substncia seja removida da superfcie ou evapore, a mesma passa muito tempo em contato com a superfcie do solo, provocando a sua contaminao (Rajasekaran et al, 2005).

Dependendo da extenso do derramamento de algum poluente e das propriedades fsicas do solo e do prprio poluente deve-se considerar tambm o problema da contaminao das guas subterrneas.

As duas maiores fontes abastecedoras de gua para indstrias e cidades so as chamadas guas de superfcie (rios, lagos, etc.) e aquferos subterrneos. Este ltimo, principalmente, tem sido contaminado frequentemente devido a acidentes envolvendo petrleo e seus derivados.

As espcies benzeno, tolueno e xilenos (BTXs) so freqentemente encontradas em guas subterrneas, por causa de vazamentos em tanques de estocagem.

O relatrio da comisso mista para analisar o acidente na Petrobrs/Repar cita 33 acidentes ocorridos com derramamento de petrleo e seus derivados, no Brasil, no perodo de 1975 a 2001, somando milhes de litros que contaminaram solos, rios e mar.
Em 2000, a refinaria de Auracria ocorreu um acidente ,no qual cerca de 4 milhes de petrleo atingiram os rios Barigi e Iguau.

Segundo a Agncia Ambiental Norte Americana (EPA) so encontrados semanalmente nos Estados Unidos, mais de mil novos vazamentos nos tanques de armazenamento de gasolina.

No Brasil existem, aproximadamente, 27.000 postos de gasolina (Petrobrs, 1995), dos quais a grande maioria surgiu na dcada de 70, quando houve um grande aumento do nmero de postos no pas.

O processo de contaminao do solo e das guas subterrneas

As tcnicas de remediao de stios contaminados so consideradas caras e, portanto ainda pouco praticadas (Lee e Lin, 2000). Em alguns casos a remediao desnecessria, ou ainda, as atividades de remediao de solos e aquferos podem ser realizadas em posies e tempos inapropriados devido falta de conhecimento da distribuio espacial do poluente.

Por isso surge a necessidade de ferramentas que auxiliem na tomada de decises, quanto a aes corretivas em face de vazamentos iminentes.
prever : a profundidade atingida pela substncia no solo; distribuio da concentrao da substncia . permitiria : estimar o dano ambiental; estudar o tempo de residncia no solo; ajudar no desenvolvimento e implementao de tcnicas de remediao do solo e guas; entre outras possibilidades.

Desenvolveu-se assim, um cdigo computacional para resolver o modelo matemtico de transporte de poluentes bidimensional em meios porosos com a finalidade de se fazer simulaes da disperso de poluentes em solos, permitindo assim, fazer as predies citadas anteriormente.

Metodologia
MODELO MATEMTICO Os principais processos de transporte de poluentes em solos: Adveco Disperso ( Disperso hidrodinmica + difuso molecular)
Adveco o movimento pelo qual o soluto carregado pelo fluido em movimento atravs do meio poroso, com concentrao constante. A velocidade de transporte funo da velocidade de [LT-1] .

A velocidade intersticial Vi [LT-1] no meio poroso, representada pela Equao 2, igual a velocidade de Darcy (V) dividida pela porosidade efetiva n [-].

K =condutividade hidrulica [LT-1] = viscosidade do fluido [ML-1T-1] P = presso [ML-1T-2] xi = distncia longitudinal nesta direo[L].

O fluxo advectivo de massa dado pela Equao 3:

fax = fluxo advectivo [MT-1L-2]


C = concentrao do poluente [ML-3]

Difuso um processo de transporte molecular de massa no qual o soluto move-se de regies de maior concentrao para regies de menor concentrao. descrito pela Lei de Fick (4):

fdx = fluxo difusivo de massa na direo i [MT-1L-2] D= coeficiente de disperso[L2T-1] dC/dxi = gradiente de concentrao nesta mesma direo [ML-4]

Fluxo de massa que entra no volume

Fluxo de massa que sai do volume

Perda ou ganho de massa por reaes

Taxa de variao de massa no volume

Neste trabalho no foram considerados os processos de perda e ganho de massa. Desse modo o modelo representa os processos de transporte por adveco e disperso. Equao diferencial (6 ) que descreve o transporte de poluentes em um meio poroso .

Contribuio difusiva

Contribuio advectiva

Diferentes tipos de solos influenciam os parmetros coeficiente de disperso (D) e a velocidade intersticial (Vi). Assim, solos heterogneos tambm podem ser representados por este modelo, porm devem-se usar esses parmetros de forma coerente para cada camada de solo.

Metodologia numrica O mtodo adotado para a discretizao da equao diferencial do modelo foi o dos volumes finitos (Maliska, 1995), com interpolao de segunda ordem usando diferenas centrais.

Portanto, integrando a Equao 6 no volume em duas dimenses (x e y) obtida a Equao 7.

Ao integrar a equao de conservao chega-se na Equao 8, em termos dos fluxos difusivos e advectivos em cada face do volume:

Estes fluxos podem ser calculados em termos dos valores da varivel avaliados nos centros dos volumes. Para a aproximao dos fluxos difusivos foram utilizadas diferenas centrais de 2 ordem.

Para os fluxos advectivos nas faces dos volumes, usando tambm diferenas centrais:

Desta forma, aps substituir as expresses para os fluxos difusivos e advectivos (Equaes 9 e 10) na Equao de conservao (Equao 8), tem-se:

A velocidade (Vi) e o coeficiente de disperso (D) so parmetros de entrada caractersticos do poluente e do tipo de solo em questo. O sistema de equaes diferencias ordinrias resultante resolvido pelo mtodo das linhas (Davis, 1984). Para cada simulao necessrio, portanto, definir as propriedades de transporte e a concentrao inicial do poluente ao longo do domnio.

Implementao computacional

O cdigo computacional usou a linguagem C. Foi usado um pacote numrico de cdigo aberto, chamado Dasslc (Dasslc, 1997), para resoluo do sistema de equaes diferenciais ordinrias resultantes da discretizao espacial da equao do modelo. As outras ferramentas usadas no trabalho foi o software lcc-win32 como Editor/compilador (Lcc-win32, 2005) e os softwares Mayavi (Mayavi, 2005) e Gnuplot (Gnuplot, 1993) para visualizao dos resultados simulados. Desse modo, todos os softwares utilizados neste trabalho so livres.

Resultado e Discusso
Validao numrica
Para validar o cdigo numrico, utilizaram-se comparaes com a soluo analtica unidimensional com difuso pura( Figura3) e bidimensional (Figura 4) para difuso e adveco. Assim, foram utilizados diferentes tipos de malhas com modificao no nmero de volumes (Nx) : Para difuso pura:
Nx = 50 L= 70 m D = 0.1 m2/s. C(0) = 0.0 Fronteira C = 1 Difuso/ adveco: Nx= 70 V i = 1,0 m/s

Resultado numrico versus experimental Os experimentos consistiram em acompanhar de forma visual o avano do poluente no meio em funo do tempo de contato.Buscou-se um experimento simples e de baixo custo que permitisse investigar a validade das predies trazidas pelas simulaes numricas. Situao Poluente analisado: gasolina Solo : Foi utilizada areia como meio de transporte do poluente pelo fato de facilitar a visualizao da regio na qual o poluente est se propagando.

Difuso e adveco unidimensional


Simulao do experimento da disperso de poluentes unidimensional foi efetuada sob as condies em que foram feitos os experimentos. As condies foram as seguintes: L = 0,34m (comprimento da coluna); Nx = 50 (nmero de volumes na direo analisada); D = 5.6x10-6[m2/s] (coeficiente de disperso); V = 2,2x10-4[m/s] (velocidade intersticial); C(x,0) = 0.0 (concentrao inicial). Como condio de contorno usou-se fluxo nulo em uma extremidade e concentrao adimensional igual a um (C(0,t) = 1.0) em outra extremidade. Uma importante observao a se fazer que a presso de lquido sob a coluna de areia foi mantida constante a fim de no interferir nos resultados experimentais.

Difuso e adveco bidimensional


Para a simulao da disperso de poluentes bidimensional tambm se buscou entrar com as condies em que o experimento ocorreu. Assim os seguintes parmetros foram usados:
L = 0,28m (comprimento da cuba); M = 0,385m (largura da cuba); Nx = 30 (nmero de volumes na direo x); Ny= 30 (nmero de volumes na direo y); D = 5.6x10-6[m2/s] (coeficiente de disperso); Vy = 2,2x10-4[m/s] (velocidade intersticial em y); Vx = 0.0 (velocidade intersticial em x); C(x,0) = 0.0 (concentrao inicial).

Concluso
Observou-se que os resultados obtidos numericamente tm boa concordncia com os resultados experimentais. Pode-se dizer que as simulaes levaram a boas predies do fenmeno em questo, representando de forma adequada a evoluo da frente de avano tanto para o caso unidimensional quanto para o caso bidimensional. A partir desses dados seria possvel prever a dimenso da rea contaminada por algum acidente e elaborar estratgias de remediao do local.

Deve-se salientar que resultados mais precisos poderiam ser obtidos, contudo, seria necessrio conhecer/estimar melhor as propriedades de transporte do meio. O cdigo pode ser utilizado tambm na estimao de propriedades de transporte de diferentes poluentes em diferentes tipos de solos, parmetros difceis de serem encontrados na literatura.

Consideraes

1. O autor fez a seguinte considerao : Os principais processos de transporte de poluentes em solos: Adveco e Disperso ( Disperso hidrodinmica + difuso molecular) Quando na verdade : Disperso = disperso hidrodinmica e disperso hidrodinmica = disperso mecnica + difuso molecular

Consideraes
2. Os principais mecanismos de transporte no solo so : Adveco Disperso mecnica Difuso Reaes qumicas Disperso mecnica + difuso = Disperso hidrodinmica

Consideraes
3. Coeficiente de disperso : Se o autor realmente considerasse a disperso hidrodinmica o D seria a soma do coeficiente de disperso mecnica com o de difuso molecular .

vi = velocidade de percolao na direo i (cm/sec);

Consideraes
4. Melhorias : Considerar o escoamento das guas subterrneas ( zonas saturadas) Considerar as reaes qumicas Adsoro-desadsoro (soro-dessor Biodegradao ou sntese microbiana

Obrigada !

Вам также может понравиться