Вы находитесь на странице: 1из 3

LISTA 2: REVISO Mquinas Trmicas Resposta: 1.

Na transformao isotrmica, a variao de energia interna zero, pois no h variao de temperatura, sendo que a variao de energia interna e diretamente ligada temperatura. U=Q-W -> 0=Q-W -> Q=W=80J.
2. Tem-se pela expresso da 1a Lei da Termodinmica: Q = W + U Em que: Q = calor W = trabalho U = variao de energia interna Q = W + U 100 = 70 + U U = 100 - 70 U = 30J Logo, a energia interna do gs aumentou 30J. Explicao: Quando um gs recebe calor, sua temperatura aumenta.

3. W = - 200 J, negativo porque o trabalho sobre o gs. Q = - 70cal vezes 4,19J= - 293 J, negativo porque o calor liberado. U=Q-W -> U= -70 + (-200) -> U = - 93 J 4. W= 300J, Q= 50cal x 4,2J= 210J, logo U=Q-W -> U= 210-300 -> U= - 90J.

5. a) 200 calorias vezes 4J = 800J b) U=Q-W -> U= 800-150 -> U= 650J 6. Como transformao adiabtica, no h troca de calor com o meio externo, ento Q=0. Ficando a frmula assim U=-W, logo U= - (-1,5kJ) -> U= 1,5kJ. Resposta certa a letra C. 7. CORREO I CERTO. A mquina retira calor 2, usa parte no trabalho W e rejeita o calor 1. II ERRADO. Nem todo o calor pode ser aproveitado como trabalho. III CERTO. Com a ajuda de trabalho W, o refrigerador retira calor 1 e rejeita para o meio externo o calor 2. OPO: 4 a certa. 8. CORREO De fato, a geladeira uma mquina trmica ao contrrio, como diz a letra B. As outras opes no tm nenhum fundamento fsico. OPO: B. 9. CORREO Uma mquina trmica retira calor da chamada fonte quente (Q2) temperatura T2, utiliza parte para realizar trabalho W (alguma aplicao tecnolgica) e rejeita para fonte fria temperatura T1 uma quantidade de calor Q1 (desperdcio). Notar que os ndices 1 e 2 esto trocados em relao maioria dos livros, mas o esquema literalmente idntico. 10. A energia interna de um ciclo termodinmico a energia trmica recebida pelo sistema em forma de calor menos a energia correspondente cedida pelo sistema em forma de trabalh o. (U=Q-W). Ocorre porque em um ciclo termodinmico h variaes de temperatura, pois a energia interna diretamente ligada a temperatura, se no h variao de temperatura a energia interna ser zero. 11. Quando o ciclo completo percorrido no sentido horrio, o sistema recebe calor e realiza trabalho (o trabalho W e o calor Q totais so ambos positivos); no sentido anti-horrio o sistema cede calor e recebe trabalho (o trabalho W e o calor Q totais so ambos negativos). Basicamente isso.

12. Ciclo de Carnot


At meados do sculo XIX, acreditava-se ser possvel a construo de uma mquina trmica ideal, que seria capaz de transformar toda a energia fornecida em trabalho, obtendo um rendimento total (100%).

Para demonstrar que no seria possvel, o engenheiro francs Nicolas Carnot (1796-1832) props uma mquina trmica terica que se comportava como uma mquina de rendimento total, estabelecendo um ciclo de rendimento mximo, que mais tarde passou a ser chamado Ciclo de Carnot. Este ciclo seria composto de quatro processos, independente da substncia:

Uma Uma Uma Uma

expanso isotrmica reversvel. O sistema recebe uma quantidade de calor da fonte de aquecimento (L-M) expanso adiabtica reversvel. O sistema no troca calor com as fontes trmicas (M-N) compresso isotrmica reversvel. O sistema cede calor para a fonte de resfriamento (N-O) compresso adiabtica reversvel. O sistema no troca calor com as fontes trmicas (O-L)

Numa mquina de Carnot, a quantidade de calor que fornecida pela fonte de aquecimento e a quantidade cedida fonte de resfriamento so proporcionais s suas temperaturas absolutas, assim:

Assim, o rendimento de uma mquina de Carnot :

e Logo:

Sendo: = temperatura absoluta da fonte de resfriamento = temperatura absoluta da fonte de aquecimento

Com isto se conclui que para que haja 100% de rendimento, todo o calor vindo da fonte de aquecimento dever ser transformado em trabalho, pois a temperatura absoluta da fonte de resfriamento dever ser 0K. Partindo da conclui-se que o zero absoluto no possvel para um sistema fsico.

13. Compressores de deslocamento positivo (ou Estticos): Estes so subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos. Compressores de Dinmicos: Estes so subdivididos ainda em centrfugos ou axiais. 14. Compressores Alternativos de Pisto Simples Efeito Nesse compressor o pisto com movimento descendente aspira o ar por meio da vlvula de admisso, preenchendo o cilindro, este ar com o movimento de subida do pisto e comprimido e descarregado para o sistema. Compressores Alternativos de Pisto Duplo Efeito Esse tipo de compressor, o mbolo efetua o movimento descendente e o ar admitido na cmara superior, enquanto que o ar contido na cmara inferior comprimido e expelido. Procedendo-se o movimento oposto, a cmara que havia efetuado a admisso do ar realiza a sua compresso e a que havia comprimido efetua a admisso.

15. o espao livre entre o final do curso do pisto e cabeote (fundo do cilindro). Sua funo dar segurana a estrutura, pois em caso de falha na vlvula de descarga, ainda h espao para o gs se acomodar. 16. Tm na apostila pgina 66. 17. Apostila pgina 72. 18. Pgina 73. 19. Pgina 73 e 74.

Вам также может понравиться