Вы находитесь на странице: 1из 4

CAUSAS E CONSEQUNCIAS DO DESMATAMENTO O desmatamento causado pelo homem, e na maioria das vezes ilegal.

l. O desmatamento o assunto que mais preocupa as autoridades mundiais, mas a populao ainda no tem uma boa conscientizao sobre esse isso. Em relao ao desmatamento as consequncias so muito graves Introduo A desmatamento da Floresta Amaznica um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em funo de sua grande importncia para o meio ambiente. Este desmatamento causa extino de espcies vegetais e animais, trazendo danos irreparveis para o ecossistema amaznico. Principais causas: - Degradao provocada pelo corte ilegal de rvores, destinadas ao comrcio ilegal de madeira; - Queimadas ilegais para abertura de pastagens para o gado ou reas agrcolas (principalmente para a cultura de soja); - Assentamentos humanos em funo do crescimento populacional na regio. Principais consequncias: - Extino de espcies vegetais e animais; - Desequilbrio no ecossistema da regio; - Aumento da poluio do ar nos casos de queimadas; - Aumento de casos de eroso do solo. Problemas de fiscalizao Em funo da gigantesca extenso territorial da Floresta Amaznica, a fiscalizao extremamente complicada. Alm disso, o governo brasileiro coloca poucos fiscais atuando na regio, fato que dificulta ainda mais a fiscalizao. A diminuio do desmatamento De acordo com dados (estimados) divulgados em novembro de 2012 pelo Ministrio do Meio Ambiente, o desmatamento na Amaznia diminuiu entre agosto de 2011 e julho de 2012. Neste perodo, foram desmatados 4.656 km de floresta. Foi o menor ndice de desmatamento desde 1988 e representou uma reduo de 27% em relao ao perodo anterior. Embora estes dados apontem para a queda no desmatamento, os nmeros ainda mostram o tamanho do problema ambiental e o risco que ele gera na biodiversidade amaznica. Voc sabia?

- O ano em que ocorreu maior desmatamento na Floresta Amaznica foi 1995 com 29.059 km desmatados (desde 1988, ano em que comeou a medio oficial feita pelo INPE). - De acordo com dados de 2012, o estado do Par o recordista em desmatamento na Amaznia.

As conseqncias do desmatamento Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura Desmatamento de florestas As principais conseqncias do desmatamento so: Destruio da biodiversidade; Genocdio e etnocdio das naes indgenas; Eroso e empobrecimento dos solos; Enchente e assoreamento dos rios; Diminuio dos ndices pluviomtricos; Elevao das temperaturas; Desertificao; Proliferao de pragas e doenas.

Uma das conseqncias do desmatamento a destruio e extino de diferentes espcies. Muitas espcies podem ajudar na cura de doenas, usadas na alimentao ou como novas matrias-primas, so desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destrudas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse bem natural muito conhecido pelos ndio que vivem nas florestas. Mas esse povo indgeno tambm

esto sofrendo um processo que tem levado perda de seu patrimnio cultural, dificultando, o acesso aos seus conhecimentos. Um consequncia agravante do desmatamento o progresso dos processos de eroso. As rvores de uma floresta tm a funo de proteger o solo, para que a gua da chuva no passe pelo tronco e infiltre no subsolo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial, e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas razes ajudam a ret-lo, evitando a sua desagregao. A retirada da cobertura vegetal expe o solo ao impacto das chuvas. As conseqncias dessa interferncia humana so vrias: - aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial e, muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura; - assoreamento de rios e lagos, como resultado da elevao da sedimentao, que provoca desequilbrios nesses ecossistemas aquticos, alm de causar enchentes e, muitas vezes, trazer dificuldades para a navegao; - extino de nascentes: o rebaixamento do lenol fretico, resultante da menor infiltrao da gua das chuvas no subsolo, muitas vezes pode provocar problemas de abastecimento de gua nas cidades e na agricultura; - diminuio dos ndices pluviomtricos, em conseqncia do fenmeno descrito acima, mas tambm do fim da evapotranspirao. Estima-se que metade das chuvas cadas sobre as florestas tropicais so resultantes da evapotranspirao, ou seja, da troca de gua da floresta com a atmosfera; - elevao das temperaturas locais e regionais, como conseqncia da maior irradiao de calor para a atmosfera a partir do solo exposto. Boa parte da energia solar absorvida pela floresta para o processo de fotossntese e evapotranspirao. Sem a floresta, quase toda essa energia devolvida para a atmosfera em forma de calor, elevando as temperaturas mdias;

- agravamento dos processos de desertificao, devido combinao de todos os fenmenos at agora descritos: diminuio das chuvas, elevao das temperaturas, empobrecimento dos solos e, portanto, acentuada diminuio da biodiversidade; - ou fim das atividades extrativas vegetais, muitas vezes de alto valor socioeconmico. importante perceber que, muitas vezes, compensa mais, em termos sociais, ambientais e mesmo econmicos, a preservao da floresta, que pode ser explorada de forma sustentvel, do que sua substituio por outra atividade qualquer; - proliferao de pragas e doenas, como resultado de desequilbrios nas cadeias alimentares. Algumas espcies, geralmente insetos, antes em nenhuma nocividade, passam a proliferar exponencialmente com a eliminao de seus predadores, causando graves prejuzos, principalmente para a agricultura. Alm desses impactos locais e regionais da devastao das florestas, h tambm um perigoso impacto em escala global. A queima das florestas, seja em incndios criminosos, seja na forma de lenha ou carvo vegetal para vrios fins (alis, a queima de carvo vegetal vem aumentando muito na Amaznia brasileira, como resultado da disseminao de usinas de produo de ferro gusa, principalmente no Par), tem colaborado para aumentar para aumentar a concentrao de gs carbnico na atmosfera. importante lembrar que esse gs um dos principais responsveis pelo efeito estufa.

Вам также может понравиться