Вы находитесь на странице: 1из 7

GESTO DA QUALIDADE

GESTO DA QUALIDADE

SEMANA 3

GESTO DA QUALIDADE
Sumrio
Brainstorming .........................................................................................................3 Brainwriting .............................................................................................................4 Diagrama de Pareto ...............................................................................................5 Diagrama de causa e efeito ................................................................................... 5 Plano de ao 5W2H .............................................................................................6 Fluxograma .............................................................................................................6

GESTO DA QUALIDADE
Brainstorming
O brainstorming visto como uma interessante e eficaz maneira de gerar muitas ideias sobre um problema ou tema foco, e ento identificar qual ou quais so as ideias mais apropriadas para a soluo ou concretizao deste, onde as pessoas participam dizendo as suas ideias ao facilitador. Veja agora, algumas dicas para rodar o brainstorming:

GESTO DA QUALIDADE
Brainwriting
Assim, como no brainstorming, tambm no brainwriting todos os participantes tm um problema ou tema foco em comum. A diferena que no brainwriting cada participante escreve as suas ideias em uma folha em branco, individualmente, sem qualquer interao verbal com outros participantes ou com o facilitador. Isso permite que o participante tenha maior liberdade e segurana na proposio de suas contribuies, deixando-os mais a vontade. Segue abaixo, algumas dicas para uma boa sesso de brainwriting:

GESTO DA QUALIDADE
Diagrama de Pareto
20% das causas so responsveis por 80% dos resultados O que o Diagrama de Pareto? uma representao grfica que apresenta de forma decrescente a incidncia das causas de um problema ou de um resultado em anlise. Esta ferramenta recebe este nome devido a Vilfredo Pareto, economista italiano, que descobriu que 80% das riquezas tendem a ficar nas mos de 20% da populao. Dicas para utilizar o Diagrama de Pareto:

Colete dados relativos frequncia com que ocorre cada uma das principais causas do problema ou do resultado em anlise. Se estas causas no forem conhecidas, pode-se utilizar a ferramenta brainstorming ou brainwritting; Faa um grfico ordenando da esquerda para a direita com as causas de maior incidncia; Identifique aquelas poucas causas que juntas representam 80% da frequncia de falhas.

Diagrama de causa e efeito


O diagrama de causa e efeito, tambm conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, uma tcnica grfica que permite representar, identificar e arranjar as causas de um problema ou um resultado. Voc pode, ainda, agrupar as causas por categorias de ocorrncia e/ou pela ferramenta 6M. Vejamos os itens que compem este diagrama e como ele se forma. Para isso, clique sobre cada palavra e veja o diagrama se formando:

GESTO DA QUALIDADE
Este diagrama foi elaborado por Kaoru Ishikawa na dcada de 40.

Plano de ao 5W2H
O 5W2H a representao de 7 palavras que caracterizam os campos a serem preenchidos para a elaborao de um plano de ao. Simples e til, o 5W2H imprescindvel no mundo corporativo para facilitar a implementao das aes necessrias s mudanas e a boa performance. Veja abaixo, o modelo de tabela e o que significa o 5W2H: WHAT
O que ser feito? (etapas)

WHY
Por que ser feito? (razes da implementao)

WHERE
Onde ser feito? (local)

WHEN QUANDO
Quando ser feito? (prazo)

WHO
Por quem ser feito? (responsabilidade)

HOW
Como ser feito? (passo a passo)

HOW MUCH
Quanto custar fazer? (oramento).

O QUE

POR QUE

ONDE

QUEM

COMO

QUANTO

Fluxograma
O fluxograma a representao grfica que adota uma simbologia previamente convencionada, para ilustrar a sequncia de atividades de um processo ou rotina. As suas aplicaes so muitas e o nvel de detalhamento e sofisticao da simbologia pode variar em funo de seus propsitos e usurios. Atualmente, o fluxograma tem

GESTO DA QUALIDADE
sido utilizado em grande escala para estudo e anlise de processos, com o objetivo de registr-lo, analisar gargalos, limitadores e/ou pontos de melhoria. Vejamos como se forma um fluxograma:

Вам также может понравиться