Вы находитесь на странице: 1из 4

[ F S I A D E A LTA S E N E R G I A S ]

COLABORAO ENVOLVE SETE INSTITUIES


O projeto do Detector de Prtons Espalhados a Pequenos ngulos (FPD) conta com a colaborao do Laboratrio Nacional de Luz Sncrotron, sediado em Campinas (SP), onde os sistemas mecnicos e de vcuo foram construdos. Alm de fsicos e engenheiros do CBPF, esse projeto envolve a participao de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Campinas e do Instituto de Fsica Terica (Universidade Estadual Paulista).

GRUPO DE COSMOLOGIA E GRAVITAO: Mrio Novello vano Damio Soares Jos Martins Salim Luiz Alberto Oliveira Nelson Pinto Neto Bartolomeu Figueiredo COLABORADORES: Herman Julio Mosquera Cuesta (pesquisador visitante) Sandra Liliana Sautu (pesquisadora visitante) Santiago Esteban Perez Bergliaffa (pesquisador visitante) Eduardo Sergio Santini (ps-doutorando) Alexandre da Fonseca Velasco (ps-doutorando) Martin Makler (doutorando) Paulo Israel Trajtenberg (doutorando) Ronaldo Penna Neves (doutorando)

NASA EDUCATION SERVICE

Os detectores so construdos de fibras pticas e requereram a construo de estruturas de plstico que atendessem s exigncias de preciso do projeto. O projeto do FPD utiliza mecnica de preciso, tcnicas de ultravcuo, eletrnica de controle, software de simulao e controle, bem como a capacidade de gerenciamento de um projeto cientifico de grande porte. A descoberta de novas partculas e o detalhamento das propriedades das j conhecidas so a etapa final dos experimentos em fsica de partculas. Porm, antes de se chegar a esses resultados, preciso juntar cincia e tecnologia de fronteira para construir os prprios aceleradores, bem como detectores que devem captar mais e mais detalhes das colises. O objetivo final buscar nos menores constituintes da matria o caminho para revelar os segredos da maior estrutura conhecida: o universo. n

Estaramos prestes a presenciar uma autntica revoluo paradigmtica na cosmologia, com a substituio da atual cosmoviso por uma mais ampla e aperfeioada? A resposta a esta pergunta pode vir j na prxima dcada, com inaugurao de novos detectores e telescpios.

Sentados (esq. para dir.): Hlio da Motta e Alberto Santoro; em p (esq. para dir.): Gilvan Alves e Francisco Caruso.

62 REVISTA DO CBPF

[ C O S M O L O G I A E G R AV I TA O ]

Uma nova cosmoviso


O objetivo maior da cincia o de gerar uma
representao racional do mundo. Essa atividade ganha dimenso mxima quando essa representao se prope a englobar a totalidade do que existe, isto , o universo considerado como uma estrutura nica e solidria. O ramo da cincia que se prope a analisar essa estrutura nica a cosmologia, que se desenvolve atravs da aplicao do conhecimento global das leis fsicas ao universo como um todo. Portanto, essa rea do conhecimento , na prtica, o maior teste de coerncia dessas leis. Em particular, a cosmologia assume o carter de um grande e nico laboratrio capaz de testar efetivamente fenmenos do microcosmos na rea de altas energias que esto longe de poderem ser testados em laboratrios terrestres, pois temperaturas extremamente elevadas, inatingveis no atual estado de desenvolvimento cientfico e tecnolgico, poderiam ser alcanadas nos primeiros instantes do universo. Desse modo, o microcosmo, representado pela teoria das partculas elementares, e o macrocosmo a estrutura global do universo esto se fundindo em um nico e ambicioso projeto de pesquisa.
Figura 1. Ainda na dcada de 1920, a descoberta extraordinria do astrnomo Edwin Hubble mostrou que as galxias encontram-se em um estado dinmico de afastamento mtuo ou expanso. Com isso, abriu-se caminho para a popularizao da imagem da Grande Exploso Primordial (em ingls Big Bang) como origem do cosmos atual.

EXPLOSO QUENTE. A moderna cosmologia relativstica tem


como suporte observacional as evidncias produzidas pela chamada astronomia profunda e, como quadro conceitual de fundo, a teoria da relatividade geral, que permite caracterizar o cenrio global em que ocorrem os acontecimentos fsicos. Na linguagem tcnica da cosmologia, d-se a esse cenrio o nome contnuo espao-tempo, que formado pela unificao das trs dimenses espaciais (x, y e z) e da dimenso temporal (t). nele que acontecem os processos fsicos relevantes em escala csmica. Em 1917, o fsico alemo Albert Einstein (1879-1955) promoveu, em sua teoria da relatividade geral, uma fecunda e imprevista combinao entre a interao gravitacional a fora universal de atrao entre as massas, descoberta pelo f-

sico e matemtico ingls Isaac Newton (1642-1727) e a estrutura geomtrica do contnuo espao-tempo, que permite aos observadores estabelecer o conceito fundamental de intervalo (ou separao) entre eventos. Deformaes ou tenses na tessitura do espao-tempo passam a ser equivalentes atuao de foras gravitacionais: geometria torna-se fora ou, em outras palavras, a massa de um corpo deforma o espao e essa deformao determina como as outras massas devem se movimentar. Os notveis sucessos da teoria no que toca a fenmenos gravitacionais e eletromagnticos na escala de nosso Sistema Solar a estabeleceram como o quadro conceitual de fundo no qual se pde assimilar a extraordinria observao do astrnomo norte-americano Edwin Hubble (1889-1953), na dcada de 1920, de que o universo astronmico se encontraria, como um todo, em um estado dinmico de expanso (o chamado afastamento uniforme das galxias). Mais tarde, os estudos do fsico russo George Gamow (19041968) sobre o comportamento da matria em um estdio primordial muito denso e quente iriam servir para consolidar, j na dcada de 1970, o chamado modelo padro da Grande Exploso Quente (ou, em ingls, Hot Big Bang).

UMA DISCIPLINA DA FSICA. Hoje, as observaes de que dispomos nos delineiam o panorama de um universo muitssimo vasto, bem como expansivo ou seja, transiente, dinmico, evolutivo e notavelmente homogneo mais liso, ou >>> uniforme, que a superfcie de uma bola de bilhar.

REVISTA DO REVISTA CBPF 63 DO CBPF 63

[ C O S M O L O G I A E G R AV I TA O ]

SPACE TELESCOPE SCIENCE INSTITUTE

Figura 2. A imagem mais penetrante que jamais se obteve do cosmos, feita pela cmara de campo profundo (Deep Field Camera) do telescpio espacial norte-americano Hubble, entre 18 e 30 de dezembro de 1995, mostrando milhares e milhares de galxias que jamais haviam sido vistas, cada uma composta por bilhes de estrelas, estendendo-se ao longo da inimaginvel distncia de dez bilhes de anos-luz.

Em conjugao com as teorias de unificao da fsica de partculas elementares, os modelos cosmolgicos que tratam o universo como homogneo permitiram a elaborao de uma histria trmica da matria presente no cosmos, constituindo um quadro descritivo bem aproximado que abrange desde um prodigioso disparo inicial (Big Bang), que assinalaria a entrada em existncia do prprio universo, at a fase homognea, pouco densa e moderadamente expansiva que testemunhamos hoje.

Esses elementos fundamentaram a instalao, na dcada passada, do modelo da Grande Exploso Quente como o paradigma do conhecimento cosmolgico contemporneo. O Modelo Padro, de fato, foi bem-sucedido em incorporar as evidncias da expanso cosmolgica e da presena de uma radiao trmica fssil a chamada radiao csmica de fundo de 2,7 kelvin, temperatura equivalente a cerca de 270 graus celsius negativos , bem como em reproduzir adequadamente as abundncias globais observadas dos elementos qumicos. Assim, pela primeira vez, foi produzida uma cosmogonia legitimamente cientfica, por ser verificvel pela observao. A cosmologia tornou-se assim uma disciplina prpria da fsica.

MODELO EM DIFICULDADES. Apesar desses sucessos, o Modelo Padro apresenta uma srie de graves dificuldades tcnicas e filosficas que podemos agrupar genericamente sob dois ttulos: 1. problemas das condies iniciais: origem da homogeneidade hoje verificada; natureza da matria escura que comporia

PROGRAMA DE PESQUISA TEM VASTO NMERO DE TEMAS


Desde sua criao, na primeira metade da dcada de 1970, o Grupo de Cosmologia e Gravitao, ligado ao Laboratrio de Cosmologia e Fsica Experimental de Altas Energias (Lafex), do CBPF, tem participado ativamente da produo cientfica do pas. Alguns dados atestam de forma inequvoca essa contribuio: realizao de 32 teses de mestrado e 18 de doutorado; publicao de mais de 200 artigos cientficos em revistas cientficas brasileiras e internacionais de prestgio; a apresentao de aproximadamente uma centena de trabalhos em vrios eventos cientficos no Brasil e no exterior; produo de uma dezena de livros e mais 40 captulos em outras obras entre esses livros esto os Anais das Escolas de Cosmologia e Gravitao, encontro organizado e sediado no CBPF que vem se realizando, sem interrupo, nos ltimos 20 anos. Alm disso, nosso grupo tem mantido um intenso intercmbio com institutos e universidades brasileiras e estrangeiras, recebendo recentemente convite para ingressar na prestigiosa rede ICRA (International Center for Relativistic Astrophysics) ver nesta edio a seo Tome Nota. A seguir, apresentamos um breve resumo das principais linhas de pesquisa seguidas pelo Grupo de Cosmologia e Gravitao do CBPF, ressaltando que os temas mencionados so interligados e formam um nico e abrangente programa de pesquisas: Exame de uma alternativa competitiva teoria da relatividade geral; estudo da interao gravitacional em curto alcance; investigao das propriedades do universo em sua fase extremamente densa, mas no singular (nesse tema, nosso grupo desenvolveu um trabalho de anlise de questes cosmolgicas denominado Programa do Universo Eterno); estudo sobre a formao de galxias e aglomerados de galxias; exame da estabilidade dos modelos cosmolgicos (do tipo homogneos e isotrpicos); estudo das definies, ainda incompletas, do conceito de energia gravitacional; construo terica de uma cpsula causal, onde seriam possveis curvas temporais fechadas (ou viagens no tempo); formulao de um modelo

64 REVISTA DO CBPF

[ C O S M O L O G I A E G R AV I TA O ]
BOOMERANG COLLABORATION

Figura 3. Ao final de 2000, um balo flutuando sobre a glida superfcie da Antrdida proporcionou a melhor viso j obtida sobre o universo primordial. Medindo as irregularidades da radiao csmica de fundo de 2,7 kelvin, o experimento Boomerang mostrou que, em seus primrdios, o cosmos era extremamente homogneo e regular na verdade, cem vezes mais liso que uma bola de bilhar.

a maior parte do contedo material do cosmos; problema da formao de estruturas como aglomerados e galxias; 2. problemas da singularidade: valores infinitos que as grandezas fsicas adquirem na origem explosiva do universo; provenincia inescrutvel das leis fsicas, dado que a singularidade inicial uma fronteira absoluta para todo o conhecimento. Esses aspectos incmodos, bem como a escassez de observaes definitivas sobre o comportamento dos campos fsicos sob condies extremas (ou seja, no-solares) conduziram ao surgimento, nos ltimos anos, de uma srie de propostas alternativas visando eliminar ou ao menos atenuar as caractersticas problemticas exibidas pelo Modelo Padro, atravs da alterao ou substituio de alguns dos ingredientes bsicos em jogo (ver Programa de pesquisa tem vasto nmero de temas).

aplicvel ao universo em seus primeiros instantes, com base na unificao da teoria da relatividade geral e da mecnica quntica; aplicao da teoria quntica a espaos curvos; verificao terica da existncia de sistemas puramente eletromagnticos semelhantes a sistemas gravitacionais (por exemplo, a possibilidade de haver buracos negros eletromagnticos); investigao de sistemas macroscpicos em interao com o campo gravitacional; busca de evidncias sobre a mudana da estrutura (topologia) do espao nos primrdios da evoluo do universo; e aplicao do conceito de caos ao problema de formao de estruturas como galxias e aglomerados de galxias.

parece crescer entre os cosmlogos o entendimento de que a cosmogonia associada ao Modelo Padro singular, que prev toda a massa do universo compactada em um ponto adimensional antes da detonao inicial, representaria um estgio preliminar de uma teoria cosmolgica mais completa, ainda por ser estabelecida. Por exemplo, diferentes abordagens, clssicas e qunticas, tm coincidido na obteno de cenrios homogneos, porm no singulares, compatveis com modelos de universos eternos, sem princpio nem fim. Caberia, ento, indagar: estaramos a ponto de presenciar uma autntica transio ou revoluo paradigmtica na cosmologia? A resposta a essa pergunta s vir com a obteno de novas evidncias csmicas que podero regular a seleo entre as variadas abordagens em curso hoje em dia e definir as linhas gerais de uma cosmoviso reconhecidamente mais aperfeioada. A inaugurao, na presente dcada, de aparatos de medida inovadores detectores de ondas gravitacionais e de neutrinos csmicos, bem como de novos telescpios terrestres e espaciais permitir pr em teste muitas de nossas atuais concepes fundamentais sobre o universo em larga escala inclusive sobre a prpria teoria da relatividade geral , permitindo antecipar a excitante perspectiva de importantes inovaes em curto e mdio prazos. n

PERSPECTIVA EXCITANTE. Assim,

Sentados (esq. para dir.): Jos Martins Salim, Mrio Novello e vano Damio Soares; em p (esq. para dir.): Nelson Pinto Neto, Santiago Esteban Perez Bergliaffa, Herman Julio Mosquera Cuesta e Eduardo V. Tonini.

REVISTA DO CBPF 65

Вам также может понравиться