Вы находитесь на странице: 1из 39

Captulo 6 Estabilidade de Sistemas de Potncia

6.1 Introduo

Este captulo trata do problema de estabilidade de Sistemas Eltricos de Potncia. Dois tipos de estudos de estabilidade so abordados. A anlise da estabilidade transitria diz respeito aos fenmenos que se seguem ocorrncia de uma grande e sbita perturbao em um sistema de potncia. Para sistemas que podem ser aproximados por um modelo mquina-barra infinita ou por um modelo de duas mquinas pode-se utilizar um mtodo grfico conhecido como critrio das reas iguais, enquanto para sistemas multimquinas a soluo obtida no domnio do tempo. O perodo de tempo sob estudo pode variar de uma frao de segundo, quando a estabilidade da primeira oscilao determinada, para perodos superiores a 10 segundos, nos casos em que a estabilidade para mltiplos oscilaes deve ser examinada. Segundo a definio do IEEE4 , diz-se que um sistema de potncia estvel do ponto de vista da estabilidade transitria para uma condio de operao particular e para uma dada grande perturbao se, aps a ocorrncia da perturbao, o sistema capaz de alcanar uma condio de operao aceitvel. O termo Estabilidade em Regime Permanente (ou Estabilidade a Pequenos Sinais) empregado para descrever a resposta de um sistema a pequenas perturbaes. Ainda segundo o IEEE, diz-se que um sistema de potncia estvel em regime permanente para uma dada condio de operao se, aps uma pequena perturbao, o sistema atinge uma condio de operao que idntica ou prxima condio de operao anterior perturbao. Os mtodos de anlise correspondentes baseiam-se tanto em ferramentas no domnio do tempo quanto no domnio da freqncia. Aps uma reviso do modelo mquina-barra infinita, este captulo aborda inicialmente o problema da estabilidade a pequenos sinais. Em seguida, introduzido o critrio das reas iguais para anlise de estabilidade transitria e clculo dos ngulos crticos de chaveamento. As sees finais do captulo descrevem em detalhes as etapas do mtodo de anlise no domnio do tempo para sistemas multimquinas baseada no uso do modelo clssico de mquina.

6.2 6.2.1

Sistema Mquina-Barra Infinita O Conceito de Barra Infinita

Um tipo de anlise frequente em estudos de estabilidade envolve o comportamento de um gerador sncrono conectado atravs de um sistema de transmisso a grande sistema de potnA IEEE Task Force on Terms & Definitions, Proposed Terms & Definitions for Power System Stability, IEEE Transactions on Power Apparatus and Systems, Vol. PAS-101, No. 7, Julho de 1982, pgs. 1894-1898.

126

Seo 6.2

Sistema Mquina-Barra Infinita

cia, face a perturbaes na carga do gerador ou do grande sistema, ou a contingncias/faltas no sistema de transmisso. Nestes casos, o grande sistema custumeiramente representado por uma barra infinita. Este termo corresponde ao modelo de um sistema cujo porte to maior que o da mquina sob estudo que se justifica adotar a hiptese de que pode ser representado por uma barra cuja freqncia (ou, equivalentemente, g @ gw) e cuja tenso permanecem substancialmente constantes independentemente da potncia que o sistema gera ou absorve ou das perturbaes aplicadas. Supor que g @ gw no varia equivalente a considerar que a inrcia da mquina equivalente ao grande sistema infinita face ao da mquina ou mquinas a que ele est conectado. Por outro lado, tenso constante na barra infinita corresponde a considerar nula a impedncia interna da mquina equivalente.

6.2.2

Modelo de Mquina Conectada a Barra Infinita

O modelo de mquina conectada a barra infinita pode ser facilmente derivado a partir da equao de oscilao e da Eq. (1.3), que representa a potncia transferida entre 2 barras. Supondo que o gerador da Seo 1 entrega potncia a uma barra infinita ao invs de a um motor sncrono, devemos introduzir as seguintes consideraes adicionais:
 A reatncia [P deve ser suposta nula;  A inrcia do motor deve ser suposta infinita, isto , sua velocidade deve ser constante.

Adicionalmente, consideraremos agora que, ao invs do gerador estar conectado barra infinita por uma nica linha de transmisso de reatncia [O , tal conexo poder se dar atravs de um sistema de transmisso mais complexo, cuja reatncia equivalente {h . Finalmente, a tenso da barra infinita ser tomada como referncia angular e seu mdulo ser denotado por Y (ver Fig. 89). m{! m{

G3 ?9


m{h

H 

B ! 
g


B ! 

Y

_!3

Barra 4 Figura 89: Sistema mquina-barra infinita e seu circuito equivalente Definindo:

 { .{ {ht @ h g
!

e levando em conta as consideraes acima, concluimos que a potncia entregue pelo gerador 127

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

sncrono barra infinita ser dada por:

Sh @

HY {ht

vhq 

(6.200)

6.2.3

Equao de Oscilao para o Caso Mquina-Barra Infinita

A partir das equaes (2.11) e (6.200), possvel escrever a equao de oscilao para o caso mquina-barra infinita como:

HY 5K vhq   @ Sp  zv {ht

(6.201)

6.3

Anlise de Pequenas Perturbaes - Estabilidade em Regime Permanente

Suponha que a potncia mecnica de entrada do gerador sofre uma pequena perturbao 3 , ou seja: em relao ao seu valor de regime permanente Sp

Sp

3 . Sp Sp @ Sp

(6.202)

Em conseqncia, o ngulo do rotor sofrer uma perturbao  , o que provocar por sua vez 3. Esta uma variao na potncia eltrica em relao ao seu valor de regime permanente, Sh variao pode ser determinada via expanso em srie de Taylor da Eq. (6.200) truncada no termo linear da srie:

3. Sh  Sh

CSh   C @!

 @ Sh3 .

HY {ht

frv 3 

O coeficiente entre parnteses na segunda parcela da expresso acima conhecido como Coeficiente de Potncia de Sincronizao (ou Sincronizante) e denotado por Sv =Assim:

Sv @
e

HY {ht

frv 3
(6.203)

3 . Sv  Sh @ Sh

Considerando as Eqs. (6.202) e (6.203) e a variao do ngulo de torque com respeito ao valor de regime permanente, a equao (6.201) para pequenas perturbaes pode ser escrita como:

5K

g5 +, . Sv  @ Sp zv gw5


128

(6.204)

Seo 6.3

Anlise de Pequenas Perturbaes - Estabilidade em Regime Permanente

3 onde se levou em conta o fato de que, na condio pr-perturbao, Sp


P
 

K @5 z
v

@ Sh3= Re-definindo:

e aplicando a transformada de Laplace Eq. (6.204), obtemos:

+v, @ Sp+v, . P v +3., . P  +3., As razes da equao caracterstica P v5 . Sv @ 3 so:


!

P v5 . Sv

v4>5 @

Quando Sv ? , o sistema ter plos reais e simtricos em relao origem. A presena de um plo com parte real positiva implica em que o sistema ser monotonicamente instvel. Se, por outro lado, o coeficiente de potncia de sincronizao Sv maior que zero, ambas as razes so imaginrias, o que implica que o comportamento do sistema oscilatrio sem amortecimento, com freqncia natural igual a:

Sv P

zq @

Sv P

HY frv  3 udg@v {ht P

(6.205)

Nossa anlise at agora ignorou o efeito amortecedor devido variao dos enlaces de fluxo com o rotor do gerador e s cargas (este ltimo est normalmente presente devido principalmente ao efeito dos motores de induo). As cargas reais so normalmente sensveis freqncia e, para pequenas perturbaes, esta sensibilidade pode ser representada por um efeito aproximadamente linear: quando a freqncia aumenta (isto , quando g @ gw A ), a potncia exigida pela carga aumenta proporcionalmente. Se g @ gw ? > a potncia da carga se reduz na mesma proporo. Assim, se representarmos por G A (em sx @ udg@v ) o coeficiente de amortecimento que representa o efeito combinado do amortecimento intrnseco da prpria mquina e a sensibilidade da carga freqncia, a equao (6.204) ser modificada da seguinte forma:

P
cuja equao caracterstica :

g5 +, . G g gw5 gw

. Sv  @ Sp

(6.206)

P v5 . G v . Sv @ 3
Como sabemos da Teoria do Controle Linear, este sistema s ser estvel se todos os coeficientes da equao caracterstica forem positivos. Assim, mais uma vez Sv tem que ser maior que zero para estabilidade. No caso em que as condies para estabilidade se aplicam, a resposta do sistema no tempo 129

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

a um degrau de potncia mecnica de amplitude




4 hzGw vhq+zqw . , +w, @ s 4  


onde a razo de amortecimento  dada por

s ser dada por:

(6.207)


e

@ 5sG SP
v

 @ 4  5  @ wj4 +@ ,

0.018

0.016

0.014

0.012

0.01 0.008

0.006

0.004

0.002

0 0 0.5 1 1.5 2 2.5 3

Figura 90: ngulo de torque de um gerador sncrono ligado a barra infinita sujeito a uma perturbao em degrau de potncia mecnica. A figura 90 mostra a resposta de um gerador sncrono ligado a barra infinita a um degrau de > pu. Considera-se que zq > K} e que a razo de amortecimento  > . Em sistemas de potncia, a razode amortecimento costuma ter um valor bastante baixo, de s   5 muito aproximadamente modo que a freqncia no-amortecida zs zq  zq

3 34

@4 3

@ 3 48

130

Seo 6.3

Anlise de Pequenas Perturbaes - Estabilidade em Regime Permanente

igual freqncia natural zq = Valores tpicos para o caso mquina-barra infinita situam-se no entorno de K} (esta freqncia caracteriza o chamado modo local de oscilao, que envolve uma mquina oscilando contra o resto do sistema eltrico). Para o caso de oscilaes de um grande sistema contra outro ao qual est conectado (por exemplo, o Sistema Sul do Brasil oscilando contra o Sistema Sudeste), temos o chamado modo inter-rea, cuja freqncia caracterstica s substancialmente menor, na faixa de > K} (observe que zq inversamente proporcional a P !).

38

6.3.1

Interpretao Fsica do Coeficiente de Potncia Sincronizante

Como vimos, um requisito para a estabilidade em regime permanente que o coeficiente de potncia de sincronizao seja positivo, isto :

Sv @

HY {ht

frv 3 A 3

Em outras palavras, isto significa que, se o ngulo do gerador sofre uma perturbao positiva  em relao ao ponto de operao corrente (isto , no sentido do aumento de  ), ento a potncia eltrica gerada deve aumentar, de modo que o rotor da mquina desacelere e portanto  tenda a diminuir. Por outro lado, se a perturbao de ngulo for negativa ( no sentido da reduo de  ), ento Sh deve diminuir, para que o rotor acelere e o ngulo de torque tenda a aumentar. Isto ilustrado na Fig. 91, na qual o ponto de operao D estvel (pois ?  3 ? @ , e portanto Sv A ), enquanto o ponto E instvel (verifique!). Os pontos D! e E ! correspondem a variaes positivas de ngulo com relao a D e E , respectivamente, !! !! enquanto que para D e E as variaes de  so negativas.

6.3.2

O Torque de Amortecimento

Embora os mtodos clssicos de avaliao da estabilidade em regime permanente concentrem sua ateno nos torques de sincronizao (isto , nos torques proporcionais ao ngulo de torque  ), o papel dos torques de amortecimento (ou seja, os torques proporcionais velocidade  ) para a estabilidade tem assumido importncia cada vez mais relevante em anos recentes. Isto se deve principalmente utilizao da tecnologia de eletrnica de potncia nos sistemas de excitao de geradores sncronos. O uso de tiristores permitiu a reduo acentuada dos tempos de resposta das excitatrizes, o que benfico para auxiliar a manuteno da estabilidade transitria, porm tem o efeito colateral de praticamente cancelar o chamado torque de amortecimento intrnseco da mquina. Em sistemas cuja gerao predominantemente de origem hidrulica, que consequentemente contm linhas de transmisso longas, como o caso do Sistema Brasileiro, situaes de baixo amortecimento tendem a se manifestar em condies de operao de carga pesada, provocando oscilaes significativas dos fluxos de potncia nas linhas. Tais oscilaes podem levar atuao da proteo e sada de operao de componentes importantes do sistema de transmisso. Para manter os benefcios dos modernos sistemas de excitao rpidos e ainda dispor de amortecimento suficiente para operao segura em regime permanente, a soluo encontrada

131

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Pe

Pmx

B" B A' B' A

Pm,A

Pm,B A"

Figura 91: Interpretao do coeficiente de potncia de sincronizao. foi a sofisticao dos controles ligados ao sistema de excitao. Os modernos hidrogeradores destinados operao nas condies descritas acima so dotados de malhas de controle e dispositivos adicionais, cuja principal finalidade a produo de torque de amortecimento capaz de assegurar uma rpida absoro das oscilaes de ngulo que sucedem s variaes normais de carga. Tais dispositivos so chamados estabilizadores de sistemas de potncia. O projeto integrado destes estabilizadores para sistemas de grande porte um problema importante e atual para os engenheiros de controle das empresas geradoras de energia eltrica.

6.4

Anlise de Estabilidade Transitria

O problema de estabilidade de sistemas de potncia abordado na seo anterior relacionavase aos efeitos de perturbaes de pequena amplitude. Conseqentemente, o estudo destes problemas pode ser feito a partir do uso de modelos linearizados, o que permite a utilizao de ferramentas da teoria de sistemas lineares. Nesta seo concentraremos nossa ateno nos problemas resultantes da ocorrncia de grandes perturbaes em sistemas de potncia, tais como curtos-circuitos, sbito desligamento de linhas de transmisso, etc. A magnitude destas perturbaes no mais permite a utilizao de modelos linearizados. Em outras palavras, faz-se necessrio agora o uso de modelos no-lineares para as mquinas e outros equipamentos presentes no sistema na anlise dos 132

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

problemas de estabilidade transitria. No caso de sistemas formados por um gerador conectado a barra infinita, podemos lanar mo de um mtodo derivado da interpretao grfica do problema de estabilidade transitria, chamado de Critrio das reas Iguais. Trata-se de uma tcnica grfica de anlise que permite um excelente entendimento dos fenmenos fsicos envolvidos nos problemas de estabilidade transitria. O Critrio das reas Iguais ser abordado nas prximas subsees. Para a situao mais geral do estudo dos efeitos de grandes perturbaes em sistemas de vrias mquinas, entretanto, a aplicao do Critrio das reas Iguais no se mostra mais vivel. Nestes casos necessrio que sejam utilizados mtodos quantitativos para a anlise do problema. Estes mtodos so baseados na integrao numrica das equaes diferenciais no-lineares que modelam o sistema. Sero vistos no final desta seo alguns aspectos relacionados ao uso do modelo clssico para estudos de estabilidade transitria. Especificamente, daremos ateno representao das cargas, ao clculo das tenses internas das mquinas e reduo da rede eltrica s barras internas das mquinas.

6.5 6.5.1

O Critrio das reas Iguais Introduo e Hipteses Bsicas

A anlise da estabilidade transitria no caso geral de um sistema multimquinas feita com o auxlio de programas que simulam o modelo matemtico do sistema para cada contingncia selecionada. Em outras palavras, a anlise da estabilidade baseia-se na integrao numrica das equaes matemticas que representam as mquinas e os demais componentes do sistema de potncia. Se for verificado que o ngulo entre quaisquer duas mquinas do sistema, determinado via integrao numrica, tende a aumentar sem limites aps o instante de aplicao da perturbao, conclui-se que o sistema instvel. Se, por outro lado, as diferenas angulares entre as mquinas atingem um valor mximo e depois decrescem, conclui-se que a tendncia que o sistema permanea estvel. A concluso definitiva sobre a estabilidade requer todavia a observao das oscilaes subseqentes primeira, j que, em sistemas multimquinas, possvel que uma mquina permanea em sincronismo com as demais na primeira oscilao e perca esta condio nas oscilaes seguintes, em razo das interaes dinmicas com as outras mquinas. Para o caso de um sistema formado por duas mquinas ou por uma mquina conectada a uma barra infinita, entretanto, possvel se concluir sobre a estabilidade transitria a partir do comportamento das mquinas aps a primeira oscilao. Neste caso, pode ser aplicado um mtodo grfico que, apesar de sua simplicidade, propicia uma excelente interpretao fsica dos fenmenos dinmicos envolvidos no problema de estabilidade transitria. Este mtodo chamado, por razes que ficaro claras mais adiante, de Critrio das reas Iguais. No que diz respeito representao das mquinas, o Critrio das reas Iguais baseia-se nas seguintes hipteses: a) A potncia mecnica de entrada das mquinas suposta constante; 133

Captulo 6 b)

Estabilidade de Sistemas de Potncia

As mquinas sncronas so representadas por uma tenso constante atrs de sua reatncia transitria; c) O Amortecimento das mquinas, assim como outras fontes de amortecimento (resistncia da armadura, resistncia das linhas de transmisso) so desconsiderados. A seguintes observaes podem ser feitas para justificar a adoo das hipteses simplificadoras acima. Potncia Mecnica Constante As variaes de potncia mecnica so devidas ao dos reguladores de velocidade dos geradores. Todavia, esta ao no se faz sentir, em geral, na primeira oscilao, j que as constantes de tempo dos reguladores de velocidade e das turbinas so muito altas para permitir a variao de potncia mecnica em to curto espao de tempo. Amortecimento 

Esta uma hiptese conservadora, j que o amortecimento tende a reduzir a amplitude das oscilaes eletromecnicas. Assim, se a aplicao do critrio das reas iguais indicar que o sistema permanece estvel aps a primeira oscilao, considera-se que os torques de amortecimento devidos aos enrolamentos amortecedores, sinais estabilizadores, resistncias, etc., provocar a reduo da amplitude das oscilaes subsequentes, favorecendo portanto a manuteno da estabilidade. Tenso Constante atrs de Reatncia Transitria Logo aps a ocorrncia de um curto-circuito, a corrente de campo do gerador aumenta, para contrabalanar o efeito desmagnetizante da reao da armadura decorrente do curto, ou seja, de modo a garantir que os enlaces de fluxo com o enrolamento do campo permaneam aproximadamente constantes logo aps a falta. Decorridos alguns intantes, o fluxo tende de fato a cair (o mesmo acontecendo com a tenso atrs da reatncia transitria), mas ento o regulador de tenso j estar iniciando sua atuao, em resposta queda da tenso terminal da mquina que se segue ao curto. A combinao dos dois efeitos (aumento da corrente de campo e ao do regulador de tenso) justifica a hiptese durante os primeiros momentos aps a falta. O critrio das reas iguais se aplica portanto anlise da estabilidade transitria baseada no comportamento da primeira oscilao, com as 3 hipteses simplificadoras acima, para sistemas mquina-barra infinita. O mtodo pode ser estendido para o caso de duas mquinas finitas.

6.5.2

Critrio das reas Iguais Para Sistema Mquina - Barra Infinita

A Fig. (92) representa um sistema mquina-barra infinita e seu circuito equivalente. Considerando as hipteses discutidas na seo anterior, a equao de oscilao para o sistema dada por:

g5  gw5

Sd

(6.208)

134

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

Figura 92: Sistema mquina-barra infinita e circuito equivalente. onde: P : Constante de inrcia da mquina;  : ngulo entre a tenso interna da mquina e a tenso da barra infinita; Sd Sp  Sh : Potncia de acelerao da mquina. A potncia eltrica fornecida pela mquina barra infinita dada por:

Sh @

H !  H" vhq {ht

(6.209)

onde {ht a reatncia equivalente entre a barra interna da mquina e a barra infinita. 5 g , obtm-se: Multiplicando-se a Eq. (6.208) por P gw

Sd  g @ 5  5 g 5 gw gw P
Entretanto, j que:

g gw

(6.210)

g g 5 + , @ gw gw
a Eq. (6.210) pode ser re-escrita como:
 

5  g g gw gw5
(6.211)

d ,5 @ 5 S g + g gw P

Integrando-se a Eq. (6.211), obtm-se:

5 + g ,5 @ P gw
ou ainda 135

] 
!

Sd g

(6.212)

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

g gw

@ $! @

] 
!

Sd g

(6.213)

Para estabilidade, a mquina deve atingir o repouso com respeito barra infinita, isto :

$!

@3

o que implica em que:

] 
!

Sd g @ 3 ,

] 
!

+Sp  Sh, g @ 3

(6.214)

A integral da Eq. (6.214) pode ser interpretada como a rea entre as curvas Sp   e Sh   . A primeira destas curvas representada por uma reta horizontal, j que a potncia mecnica suposta constante. A segunda a senide dada pela Eq. (6.209). A Fig. (93) representa as reas entre as curvas de Sp e Sh . A rea D4 corresponde ao intervalo em que a potncia eltrica menor que a potncia mecnica, enquanto que D5 diz respeito situao inversa. A rea D4 corresponde ao ganho de energia cintica resultante da acelerao da mquina. A partir do ngulo  4 , a mquina comea a sofrer desacelerao, com o aumento de energia cintica sendo cedido barra infinita; quando a rea D4 se torna igual rea D5 , a derivada do ngulo torna-se nula (pela Eq. (6.214)), o que significa que todo o ganho de energia cintica inicial foi entregue barra infinita e que a velocidade da mquina torna-se momentaneamente igual sua velocidade original. 136

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

Figura 93: Curvas potncia-ngulo para ilustrar o critrio das reas iguais.

6.5.3

Aplicaes do Critrio das reas Iguais

6.5.3.1 Curto-Circuito Mantido sobre o Sistema de Transmisso Seja o sistema de potncia representado na Fig. (94). Deseja-se analisar a estabilidade transitria do sistema face ocorrncia de um curto-circuito em um dos circuitos de transmisso entre o gerador e a barra infinita, conforme indicado na figura. Supe-se inicialmente que o sistema de proteo no desconecta a linha atingida pelo curto em tempo, de modo que h apenas duas situaes a se considerar, a saber, antes da falta (af) e durante a falta (df).

Figura 94: Sistema mquina-barra infinita com curto mantido em um dos circuitos de transmisso.

137

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 95: Curvas potncia-ngulo para ilustrar o critrio das reas iguais. A Fig. (95) mostra as curvas potncia-ngulo para as condies antes da falta (curva

falta, a potncia eltrica gerada passa instantaneamente a ser dada pelo valor correspondente ao ponto e, de modo que surge uma potncia de acelerao inicial dada pelo segmento de. Em conseqncia, o ngulo aumenta e passa pelo ponto f, no qual a potncia de acelerao nula; contudo, neste ponto a velocidade do gerador ainda maior que a da barra infinita, de modo que o ngulo  continua a crescer. Alm do ponto f, a acelerao passa a ser negativa, e portanto a velocidade diminui. No ponto g, a rea D5 fgh torna-se igual rea D4 def; pelo critrio das reas iguais, a velocidade $! neste ponto nula, o que significa que o mximo deslocamento angular foi atingido em g. Como o torque resultante ainda de desacelerao, a velocidade do gerador torna-se menor que a da barra infinita, levando ao decrscimo de  . O sistema portanto estvel e, com os torques de amortecimento existentes (embora no considerados at ento na anlise) o novo ponto de operao a ser finalmente atingido ser o ponto f. Ainda a partir da Fig. (95), observa-se que se a carga inicial do gerador for aumentada (isto , se Sp for maior), as reas D4 e D5 e o ngulo  p correspondente ao ponto g sero maiores. O maior valor possvel para Sp sem que se perca a estabilidade seria aquele para o qual  p corresponderia ao ponto h! , no qual a acelerao e a velocidade $ ! tornam-se simultaneamente nulas. O valor de Sp correspondente chamado Limite de Estabilidade Transitria para estes tipo e localizao de perturbao. Para carregamentos iniciais maiores, a rea D5 seria sempre menor do que a rea D4 . O gerador atingiria o ponto h! , onde a acelerao nula, com velocidade acima da velocidade

Sh>di ) e durante a falta (curva Sh>gi ). O ponto de operao inicial o ponto d, sendo portanto  3 o ngulo inicial entre a tenso interna da mquina e a barra infinita. Com a ocorrncia da

138

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

normal. A velocidade continuaria a aumentar e assim a potncia de acelerao tornar-se-ia novamente positiva. O sistema seria portanto instvel, a despeito da desacelerao existente entre os pontos f e h! da figura, insuficiente para evitar a perda de sincronismo. Finalmente, se a potncia mecnica for maior do que a potncia eltrica mxima durante a falta (isto , se Sp A Spd {>gi ), o sistema ser monotonicamente instvel, isto , o ngulo  crescer monotonicamente em decorrncia do defeito. 6.5.3.2 Curto-Circuito em uma Linha de Transmisso com Subsequente Abertura da Falta Consideremos agora uma situao similar anterior, com a diferena contudo de que, aps alguns ciclos, ocorre a abertura dos disjuntores terminais da linha sob falta atravs da ao do sistema de proteo. Neste caso, h uma terceira condio de operao alm das duas anteriores, isto , a condio ps-falta (pf), qual corresponde uma terceira curva potnciangulo, conforme indicado na Fig. (96). Esta curva diz respeito a uma reatncia equivalente entre gerador e barra infinita calculada com a linha que sofreu a falta fora de operao. Supese que a abertura da falta ocorre no instante em que   f .

Figura 96: Curvas potncia-ngulo supondo abertura da linha aps a falta. Da Fig. (96), observa-se que o ponto i pode ser movido para a direita como conseqncia dos seguintes motivos:

 

Maior carregamento inicial da mquina, isto , Sp maior; Aumento no tempo de abertura do defeito, acarretando um maior valor para o ngulo de abertura  f .

Das observaes acima, possvel se concluir que, para qualquer carregamento inicial dado, existe um ngulo crtico de abertura  fulw alm do qual no ser mais possvel se obter 139

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

uma rea D5 igual rea D4 . Para ngulos de abertura real do defeito menores que  fulw o sistema ser estvel. Se, por outro lado,  f A  fulw , o sistema instvel. Em geral, no se est interessado diretamente no ngulo crtico de abertura do defeito, mas sim no tempo crtico de abertura da falta, que igual soma do tempo de atuao dos rels de proteo e do tempo de abertura do disjuntor. Estes tempos crticos so utilizados, por exemplo, pelos engenheiros de proteo para especificao de rels e disjuntores. Em geral, o clculo do tempo crtico a partir do conhecimento de  fulw requer a integrao numrica das equaes de oscilao da mquina. Na situao ilustrada na seo seguinte, entretanto, possvel se obter uma expresso fechada para o tempo crtico em funo do ngulo  fulw . 6.5.3.3 Clculo do ngulo Crtico e do Tempo Crtico de Abertura Nesta seo, concentraremos nossa ateno no sistema formado por uma mquina conectada a uma barra infinita atravs de um circuito de transmisso simples, conforme indicado na Fig. (97). Neste caso particular, conforme veremos, possvel se obter uma relao analtica entre o tempo crtico e o ngulo crtico de abertura do defeito. A curva potncia-ngulo para o sistema da Fig. (97) correspondente a um curto-circuito trifsico na linha conforme indicado, est mostrada na Fig. (98), para a situao em que  f  fulw . Note que, durante o intervalo em que o curto mantido, a capacidade de transmisso de potncia entre gerador e barra infinita nula, isto , a amplitude da curva potncia-ngulo zero. Supe-se que a abertura da falta e o posterior religamento do disjuntor (supostos instantneos) limpam a falta, de modo que para ngulos superiores a  fulw a capacidade de transmisso inicial recobrada.

Figura 97: Sistema mquina-barra infinita com circuito de transmisso simples. Calculemos inicialmente  fulw . Para isto, devemos considerar:
D4

D5

Da Fig. (98) fcil observar que:


D4

@ Sp  +fulw  3,
140

(6.215)

e que

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

Figura 98: Curva potncia-ngulo para o sistema da figura anterior.

D5

]  pd{

fulw

+Spd{ vhq  Sp, g @

]   !

fulw

+Spd{ vhq   Sp, g


(6.216)

o que fornece:
D5

@ Spd{+frv fulw . frv 3,  Sp+  3  fulw,


Sp

Igualando-se as reas e considerando que

@ Spd{ vhq 3
(6.217)

obtm-se:
 fulw

@ frv4^+  53,vhq 3  frv 3` @3

A partir do conhecimento de  fulw , possvel se calcular o tempo crtico de abertura da durante falta integrando-se analiticamente a equao de oscilao, j que neste caso Sh o defeito. A equao de oscilao com o ngulo  expresso em radianos pode ser escrita (ver Captulo 2):
K  @ Sp g gw5

 i3

(6.218)

Integrando-se a Eq. (6.218) sucessivamente, obtm-se:


g gw

 i3 Sp K

w

141

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

] 

Para 

@ fulw, fcil se concluir que:  i3 Sp 5  fulw @  3 . 5K  wfulw


wfulw

!

g

 i3 Sp K

] w

wgw

de onde:

 i3 Sp

5K  +fulw  3,

(6.219)

Exemplo Seja o sistema representado na Fig. (99). Sabe-se que a tenso interna do gerador igual a 1,05 pu, a tenso da barra infinita de 1,0 pu e que a potncia entregue pela mquina barra infinita de 1,0 pu. Alm disso, so dadas as reatncias transitria da mquina (=0,2 pu), do transformador (=0,1 pu) e da linha de transmisso (=0,2 pu), e a constante de inrcia do gerador (H=5,0 seg). Calcular o ngulo crtico e o tempo crtico de abertura de uma falta trifsica na linha de transmisso.

Figura 99: Sistema mquina-barra infinito para exemplo. Soluo a potncia eltrica mxima dada por:
Spd{

!  H" 4> 38  4> 3 @H { @ 3> 8 @ 5> 4 sx


ht

O ngulo inicial  3 pode ser obtido portanto a partir de:

5> 4 vhq 3 @ 4> 3 ,

3

@ 3> 7<9 udg +@ 5;> 77r,

142

Seo 6.5 Portanto:


 fulw

O Critrio das reas Iguais

@ frv4^+  5  3> 7<9, vhq 5;> 77r  frv 5;> 77r`  fulw @ ;4> :r @ 4> 759 udg

Finalmente:
wfulw

 8> 3 @ 93 5    4> 3 +4> 759  3> 7<9, @ 3> 555 v + 46> 6 flforv,
u

6.5.4 Curto-Circuito com Eliminao da Falta pela Abertura da Linha Afetada


6.5.4.1 Potncia Eltrica antes, durante e ps-falta.

Figura 100: Sistema mquina-barra infinita para anlise de estabilidade com abertura da falta. Considere o sistema mquina-barra infinita da Fig. 100. Desejamos investigar o efeito sobre a estabilidade transitria de um curto-circuito trifsico slido no centro de um dos circuitos de transmisso em paralelo, mantido durante alguns ciclos porm logo eliminado atravs da abertura da linha sob falta. Como a potncia eltrica uma funo da reatncia equivalente {ht entre a barra interna da mquina e a barra infinita, isto :
Sh

" vhq  @ +Sh,pd{ vhq  @ H{Y ht

(6.220)

e a topologia da rede varia de acordo com a situao considerada, temos trs casos a investigar: a) Antes da falta O circuito correspondente a esta situao est mostrado na Fig. (101). Facilmente verificamos que a reatncia equivalente neste caso dada por:
{ht>di

@ {!g . 5 {w . {OW @ 5
143

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 101: Circuito equivalente para a condio antes da falta. b) Durante a falta Neste caso, necessitamos inicialmente operar sobre o circuito equivalente para obter a reatncia equivalente. A Fig. 102 representa o efeito do curto-circuito sobre a topologia da rede. V erificamos que, em conseqncia do curto, surge no circuito o tringulo formado pelas impedncias j{OW , m{OW @ e m{OW @ . Aplicando uma transformao  \ , obtemos as impedncias m{4, m{5 e m{6. As duas primeiras podem ser combinadas em srie com as demais impedncias do circuito, fornecendo as impedncias m[4 , m[5 e m[6 , da Fig. 103. Conforme indicado na mesma figura, o circuito em estrela formado por estas impedncias pode por sua vez ser convertido em tringulo. Note que as duas impedncias em derivao resultantes esto em paralelo com as fontes, e portanto no afetam o fluxo de potncia ativa entre a mquina e a barra infinita. Concluimos portanto que a reatncia equivalente durante a falta obtida a partir da impedncia srie resultante das transformaes, conforme mostrado na Fig. 103. Realizando cada etapa das transformaes acima descritas, fcil concluir que:

{ht>gi

{! g . {w , @ ; {w+{ . 6 {! g . 9{w . {OW OW

c) Ps-Falta Este caso se distingue da condio antes da falta unicamente pela abertura da linha sob curto. Conclui-se portanto que a reatncia equivalente ps-falta dada por:
{ht>si

@ {!g . 5 {w . {OW

A cada uma das reatncias equivalentes acima corresponde uma expresso do tipo da Eq. (6.220). V erificamos por inspeo que
{ht>gi A {ht>si A {ht>di

144

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

Figura 102: Primeira etapa da reduo do circuito para a condio durante a falta. o que implica em:

+Sh>gi ,pd{ ? +Sh>si ,pd{ ? +Sh>di ,pd{


Em palavras: a amplitude da curva potncia-ngulo durante a falta menor que na condio ps-falta, que por sua vez menor que na condio pr-falta. ( importante lembrar que, de acordo com nossas hipteses preliminares, estamos considerando que a tenso interna da mquina, assim como Y" , so constantes). No que se segue, dedicaremos nossa ateno ao clculo do ngulo crtico de abertura da linha, de modo que o sistema ainda mantenha a estabilidade. Para tal, conveniente escrever as potncias mximas durante e ps-falta em funo da potncia antes da falta. Esta ltima dada por:
H Y" +Sh>di ,pd{ @ { ht>di

Por sua vez, potncia eltrica durante a falta :


H Y" +Sh>gi ,pd{ @ { ht>gi

Facilmente verificamos que Sh>gi pode ser re-escrita como:

+Sh>gi ,pd{ @ ugi +Sh>di ,pd{


onde, por definio:
ugi

(6.221)

 {ht>di @ {ht>gi
145

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 103: Segunda etapa da reduo do circuito para a condio durante a falta. Similarmente, para a condio ps-falta:

+Sh>si ,pd{ @ usi +Sh>di ,pd{


onde:
usi

(6.222)

 {ht>di @ {ht>si

Destas definies e das concluses anteriores sobre os valores relativos das reatncias equivalentes, imediatamente concluimos que usi A ugi . 6.5.4.2 ngulo Crtico de Abertura da Linha Aplicaremos o critrio das reas iguais para determinar o ngulo crtico de abertura da falta, isto , o mximo ngulo para eliminao do defeito sem que o sistema perca a estabilidade. Para isso, considere inicialmente a situao mostrada na Fig. 96, na qual esto mostradas as curvas potncia-ngulo para as situaes de antes, durante e ps-falta. No caso ali representado, o ngulo de abertura da linha no crtico: note que, sobre a curva de Sp , alm da rea hachurada ainda h rea de desacelerao disponvel. Isto significa que o ngulo  f al indicado menor que o ngulo crtico de abertura da linha. A situao limite para estabilidade transitria est indicada na Fig. 104. Observe que no possvel aumentar o ngulo de abertura da linha e ainda ter uma rea de desacelerao capaz 146

Seo 6.5

O Critrio das reas Iguais

Figura 104: Critrio das reas iguais para clculo do ngulo crtico para remoo da falta. de compensar a rea de acelerao indicada na figura. Portanto:
f

@ fulw ,
Ddfho

 pd {

@ x

Na situao crtica da Fig. 104 temos, para estabilidade:

@ Dghvdf ^Sp  Sh>gi +,` g ^Sh>si +,  Sp` g

onde
Ddfho

]  fulw

!

e
Dghvdf

]  x

fulw

Resolvendo as integrais definidas usando as Eqs. (6.221) e (6.222) e equacionando as duas reas, obtemos:
Sp  fulw

 3, .


ugi Spd{>di +frv  fulw  frv  3 , @ usi Spd{>di +frv x  frv fulw , 

Sp  x

+  fulw,


o que fornece
 fulw

3 , . usi frv x  ugi frv 3 @ frv4 +Sp@Spd{>di ,+x usi  ugi


147

(6.223)

Captulo 6 onde:

Estabilidade de Sistemas de Potncia

3

@ vhq4 +Sp @Spd{, ? @5  x @ vhq4 +Sp @usi Spd{ , A @5

6.5.4.3 Determinao do Tempo Crtico de Abertura Diferentemente do que foi visto na Subseo 3, neste caso a potncia de acelerao no constante aps a abertura da linha sob falta. Em conseqncia, no possvel a determinao exata do tempo crtico de forma fechada como naquele caso. H entretanto duas possibilidades para para determin-lo: a) Integrar numericamente as equaes do sistema para a condio durante a falta, at que   fulw (este ltimo determinado pela Eq. (6.223). O tempo crtico ser o tempo correspondente, isto :

, @ fulw b) Atravs da expanso em srie de Taylor de  +w, em torno de w @ 3. Esta segunda alternativa ser detalhada a seguir. Expandindo  +w, em srie de Taylor em torno de w @ 3 e truncando a srie no termo de 4d ordem, obtemos: +w  3,6 . ==== +w  3,7 +3, +w  3,5 .  b +3, +w  3, .   +w,   +3, .   +3,  +3, 4$ 5$ 6$ 7$
 wfulw

Os dois primeiros coeficientes da srie so facilmente obtidos como:


 

+3, @ 3 b +3, @ 3>


3

j que o sistema est em regime permanente no momento da ocorrncia da falta. O coeficiente seguinte pode ser obtido da equao de oscilao:

 +3, @

e
====

Sp

 Sh>gi m@3 @ Sp  +Sh>gi ,pd{ vhq 3 @ D


P P
   

Os coeficientes dos dois termos restantes so dados por:

4 g ^Sp  Sh>gi ` @  4 +Sh=gi ,pd{ frv    b  +3, @  @3 P gw P


k l

@3

@3

g 4 +Sh=gi ,pd{ frv    b P +3, @ gw @3 E 4# ^+Sh=gi ,pd{ frv 3  +Sp  +Sh>gi ,pd{ vhq 3,` @ @ P 3 d Finalmente, podemos escrever a seguinte aproximao de 4 ordem para  +w,:

 w

3 w5 . E3 w7 + , @ 3 . D 5 57
148

Seo 6.6 Levando em conta que  determinao de wfulw :

Mquina Ligada a Barra Infinita com Carga Local

@ fulw quando w @ wfulw, chegamos seguinte equao para a


E3

57 wfulw . 5

D3

w5 fulw

 + fulw  3, @ 3

(6.224)

importante ressalvar que, devido aproximao inerente ao truncamento da srie no termo de 4d ordem, a Eq. (6.224) s fornecer uma boa aproximao para wfulw se wfulw no for muito maior que w3 (tipicamente, resultados aceitveis so obtidos para wfulw ? > v).

3 48

6.6

Mquina Ligada a Barra Infinita com Carga Local

Seja o sistema mquina-barra infinita em que se considera que a mquina alimenta uma carga local em sua barra terminal, conforme mostrado na Fig. 105.

Figura 105: Sistema mquina-barra infinita com carga local. A questo em que temos interesse nesta seo a definio de uma expresso para a potncia eltrica quando a mquina, alm de entregar potncia barra infinita, alimenta tambm uma carga local. Para isso, faremos as seguintes hipteses simplificadoras:

    

A potncia mecnica da mquina suposta constante; O amortecimento e torques assncronos so desprezados; A mquina sncrona representada por uma fonte de tenso em srie com {! g; O ngulo mecnico do rotor da mquina coincide com o ngulo de fase de 0 com respeito a ;". A carga local pode ser representada por impedncia constante.

A Fig. 106 mostra o circuito equivalente para o sistema. Como primeiro passo para derivar a expresso da potncia eltrica, aplicaremos uma transformao \  conforme indicado na figura.

149

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 106: Circuito equivalente para sistema mquina-barra infinita com carga local. Usando a formulao nodal para representar o circuito, podemos escrever:


L4 L5

 
@

\44 \45 \54 \55


\44_44 \45_45 \55_55



H Y"

onde:

\44 \45 @ \54 \55

@ @ @

@ @ @

|43 . |45 |45 |53 . |45

Com estas definies, a potncia eltrica ser dada por:


 Sh @ UhiH L 4 j @ UhiH _ ^\44 H . \45Y"` j

Aps algumas manipulaes algbricas, chegamos a:

Sh @ H 5 \44 frv 44 . H Y" \45 frv+  45 ,


Definindo:

 \ frv  J44 @ 44 44   @  45  @5

temos, finalmente:

Sh @ H 5J44 . H Y" \45 vhq +  , O termo constante Sf @ H Y" \45 representa a dissipa o de potncia no circuito equivalente, e produz um deslocamento vertical da curva potncia-ngulo. O ngulo , por sua
vez, produz um deslocamente horizontal da curva potncia-ngulo e depende to somente do 150

Seo 6.7 ngulo de local.

Aplicao do Critrio das reas Iguais a um Sistema de Duas Mquinas Finitas

\45 A Fig.

107 mostra a forma da curva potncia-ngulo na presena de carga

Figura 107: Curva potncia-ngulo quando o gerador alimenta carga local.

6.7

Aplicao do Critrio das reas Iguais a um Sistema de Duas Mquinas Finitas

At agora temos aplicado o critrio das reas iguais a um sistema mquina-barra infinita, que representa tipicamente o caso de um gerador (possivelmente equivalente a uma usina) conectado a um grande sistema de potncia. Entretanto, na prtica frequentemente h interesse em se investigar a estabilidade entre dois sistemas interconectados cujas inrcias so comparveis, ou pelo menos so tais que a aproximao de se considerar uma delas como mquina de inrcia infinita no mais realstica. Nestes casos, o problema pode ser formulado como o de duas mquinas de inrcias finitas. Mostraremos em seguida que este problema equivalente ao de um sistema mquina-barra infinita, e pode portanto ser estudado atravs do critrio das reas iguais na forma descrita nas sees anteriores. O sistema de 2 mquinas finitas est representado na Fig. 108. Supe-se que as duas mquinas esto conectadas atravs de um sistema de transmisso cuja reatncia equivalente {ht , conforme mostrado na figura. O circuito equivalente correspondente est mostrado na Fig. 109. Note que nenhuma das fontes equivalentes suposta ideal. As reatncias {! g4 e {!g5 so as reatncias transitrias e H4 e H5 so as magnitudes das tenses internas das duas mquinas, respectivamente. Supe-se que os ngulos das tenses internas,  4 e  5 , so medidos com respeito a um eixo de referncia comum que gira velocidade sncrona, conforme mostrado na Fig. 110. Como j sabemos, a potncia de sincronizao entre as duas mquinas depende apenas da 151

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 108: Sistema formado por duas mquinas de inrcia finita. diferena entre os ngulos dos rotores das duas mquinas, isto ,  4   5 , e no dos ngulos absolutos. Assim, o que de fato importa verificar se esta diferena no aumenta indefinidamente (embora os ngulos  4 e  5 possam crescer indefinidamente). As equaes de oscilao das duas mquinas so dadas por:

P4 4 P4 5 Sd4 Sd5
@ @

@ @

Sd4 Sd5

(6.225)

onde as potncias de acelarao so dadas por:

Sp4  Sh4+4  5, Sp5  Sh5+4  5,

(6.226)

e a notao usada para as potncias eltricas enfatiza o fato de as mesmas serem funes da diferena entre os ngulos das mquinas. Podemos escrever as Eqs. (6.225) como:

4 5

@ @

Sd4 @ P4 Sd5 @ P5

Definindo:

   45 @ 4 5

facilmente verificamos que:

S S 45 @ d4  d5 P4 P5

(6.227)

que a acelerao existente entre as duas mquinas sncronas. Multiplicando-se a Eq. (6.227) por P4 P5 @+P4 . P5 ,, obtemos:

P4P5 P4P5 4  P4Sd5  @  P5Sd P4 . P5 45 P4 . P5 P4P5 P 4 P5 PS PS  45 @ 5 d4  4 d5 P4 . P5 P4 . P5 P4 . P5


152

ou

Seo 6.8

O Modelo Clssico para Estudos de Estabilidade Transitria

Figura 109: Circuito equivalente para sistema de duas mquinas finitas. ou ainda, usando as definies das potncias de acelerao dadas nas Eqs. (6.226):

P5 Sp4 P4P5  @  P4Sp5 P4 . P5 45 P4 . P5 P4 . P5


Definindo:

  PS  P4Sh5 5 h 4  P .P  P .P 4 5 4 5

(6.228)

 P"P# P @ P .P  P"#SF"#  P"SF# SP @ P" .P# P" .P#  P P" SD# # SD" SH @ P" .P#  P" .P#

(6.229)

verificamos que a Eq. (6.228) apresenta uma forma idntica do caso mquina-barra infinita, em que a inrcia da mquina equivalente, P , menor que a menor dentre as inrcias das duas mquinas. Se trocarmos os sinais de Sp5 e Sh5 nas Eqs. (6.229) para refletir o fato de que uma das mquinas est operando como motor sncrono, verificamos que SH e SP podem ser vistas como mdias ponderadas das potncias eltricas de sada e potncias mecnicas de entrada das duas mquinas, respectivamente, em que os pesos individuais associados potncia de uma das mquinas a inrcia da outra mquina. Tendo obtido o modelo equivalente dado pelas Eqs. (6.228) e (6.229), podemos agora investigar a estabilidade do sistema de duas mquinas finitas utilizando o critrio das reas iguais desenvolvido para o caso mquina-barra infinita.

6.8 6.8.1

O Modelo Clssico para Estudos de Estabilidade Transitria Hipteses para o Desenvolvimento do Modelo

Apresenta-se nesta seo o modelo clssico utilizado em estudos de estabilidade de sistemas multimquinas. O modelo baseia-se nas seguintes hipteses simplificadoras: 153

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 110: Diagrama fasorial para sistema de duas mquinas finitas.

1. 2. 3. 4.

A potncia mecnica das mquinas suposta constante; Os torques de amortecimento so considerados atravs de um termo proporcional velocidade das mquinas, incluido nas equaes de oscilao; As mquinas so representadas por uma tenso constante atrs da reatncia transitria; As cargas so representadas por impedncias constantes.

A Fig.(111) representa uma rede eltrica de p barras e q mquinas p  q. O n de referncia o n 3 (neutro). As barras 4> 5> ===> q so as barras internas das mquinas, que so adicionadas rede original aps ter sido executada uma rotina de fluxo de potncia para a condio de operao de interesse. As tenses atrs das reatncias transitrias das mquinas so aplicadas s barras internas. As cargas so representadas por impedncias constantes, e as linhas e transformadores so representados por seus modelos  -equivalentes. b = 4> ===> q, so determinados em funo das condies Os valores das tenses internas H l de antes do defeito, a partir do estudo de fluxo de potncia previamente realizado. De acordo b , l @ 4> ===> q, percom as suposies do modelo clssico, o mdulo das tenses internas H l manecem constantes durante o transitrio. As impedncias que representam as cargas tambm so determinadas a partir do estudo prvio de fluxo de potncia para a condio de operao em que se tem interesse.

6.8.2

Representao de Cargas por Impedncias Constantes

A partir do estudo de fluxo de potncia para a condio de antes da perturbao, que fornece b , e as potncias ativa e reativa da carga, S e T , tm-se: a tenso na barra de carga, Y O O O
bL b SO . mTO @ Y O b a corrente que flui para a carga. Ento, onde L O

(6.230)

 +J  mE ,` @ Y 5 +J  mE , b ^Y SO . mTO @ Y O bO O O O O O

De modo que 154

Seo 6.8

O Modelo Clssico para Estudos de Estabilidade Transitria

Figura 111: Representao clssica de um sistema multimquinas.

155

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

SO TO  b @ \ O JO . mEO @ Y 5  m Y 5 O O
6.8.3 Clculo das Tenses Internas das Mquinas

(6.231)

Suponhamos que as grandezas S , T, Y e  da Fig.(112) so conhecidas como resultado de b , calculada a partir de Y b um estudo de fluxo de potncia. A tenso interna da mquina, H l como segue.

Figura 112: Clculo das tenses internas das mquinas. Considere por enquanto que  @
3, b @ L . mL . Ento: e que L u p

bL b S . mT @ Y

Logo:

Lu . mLp @
Por outro lado:
b @Y b H .

S  mT Y S {!g T{!g , . m+ , Y Y

(6.232)

m{!gLb @ +Y

(6.233)

De modo que:

mH m
e

K
+

b @

T{!g 5 S {!g 5 , . , Y Y

(6.234)


@ dufwdq

 S {!  S{C  g Y @ dufwdq 5 . T{!g C Y Y . T{ Y


! !

(6.235)

156

Seo 6.8

O Modelo Clssico para Estudos de Estabilidade Transitria

O ngulo  3 obtido como:

3 @ ! . 
6.8.4 Reduo de Rede

(6.236)

Depois do clculo das admitncias das cargas e das tenses internas das mquinas, os seguintes passos so seguidos com vistas modelagem da rede:

  

As admitncias que representam as cargas so conectadas entre as respectivas barras de carga e o n de referncia; Criam-se ns adicionais para representar as barras internas das mquinas, e os valores das respectivas reatncias transitrias so conectados entre as novas barras e as barras terminais das mquinas. Considera-se que todas as barras so re-numeradas, de modo que as q primeiras so agora as barras internas das mquinas; Todas as reatncias do sistema aumentado resultante so convertidas para admitncias.

O alvo de reduo um modelo da rede em termos da matriz de admitncia das barras, da forma
b Lbq @ \uhg H q

(6.237)

onde

Para se modelar o sistema de acordo com a Eq.(6.237), considere-se a equao nodal para o sistema aumentado (pelas barras internas e admitncias das cargas):
b Lb @ \ Y

Lbq: vetor das correntes injetadas nas barras internas. b : vetor das tenses nas barras internas. H q \uhg : matriz de admitncia das barras reduzida.

(6.238)

onde Lb: vetor das correntes injetadas nas barras; b : vetor das tenses nas barras; Y \ : matriz da admitncia das barras. Aps a adio das barras internas, estas so as nicas cujas injees so diferentes de zero. Assim, a Eq.(6.238) pode ser escrita como: . 6 5 . \ . \ 9 7  8 @ 9        7

b L q 3

qq

qu

\uq

. . .

\uu

6 5 6 b H : : 8 @ 7  b  8
q

(6.239)

Yu

157

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

onde o ndice q indica as quantidades referentes s barras internas das mquinas e o ndice u indica quantidades referentes ao restante do sistema. Note-se que as admitncias das cargas contribuem para os elementos diagonais de \uu . Se as barras terminais das mquinas forem numeradas de q . 4 a 5q, e a barra q . l corresponder barra terminal da barra interna l, a Eq. (6.239) poder ser escrita como:

5 | 4 9 9 .. 5 b 6 9 . 9 L4 9 : 9 9 . | . 9 9 . : 9 : 9 9 9 b : L    9 : 9 9 : 9    9 : 9 | 4 9 9 3 : 9 : 9 .. : 9 9 . . . 9 9 . : @9 : 9 9 : 9 3 : 9 9 | 9 9  : 9 : 9 9 9    3 : 9 : 9 9 : 9 3 : 9 9 : 9 . 9 . 7 . 8 9 9 9 3 9 9 7


!

gq

gq

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

| 4
!

..

.
!

|       


gq

. . . . . . . . .

^3`

\uu

6 : : 5 b 6 : H4 : : 9 : . : . 9 : . : 9 : : 9 : b : H 9 : : 9 : :     9 : : 9 : b : Y 9 : 4 : 9 : : . 9 : . : . : 9 : 9 : : b 9 : Y : 9 : : 9 :    : 9 : : b .4 : 9 Y : 9 : : b 9 : Y : .5 9 : : 9 : . : . 7 . 8 : : b : Y . : 8
!

q q

onde | , e q . u @ p. g Da Eq. (6.239), tm-se que:


! !

 @ m@{

(6.240)

b L q 3

@ @

b .\ Y b \qq H q qu u b .\ Y b \uq H q uu u

(6.241) (6.242)

b na Eq. (6.242), obtm-se: Eliminando-se Y u b b @\ L q uhg Hq @ +\qq

\
qu

qu

4\uq,H b \uu q

(6.243)

Ou seja,
\uhg @ \qq

\

4\uq \uu

(6.244)

A reduo da rede traduzida pelas Equaes (6.243) e (6.244) muito conveniente, porque em geral o nmero de barras de gerao consideravelmente menor que o nmero total de barras. Contudo, a reduo s pode ser realizada da maneira descrita quando as cargas forem 158

Seo 6.8

O Modelo Clssico para Estudos de Estabilidade Transitria

tratadas como admitncias constantes. Se este no for o caso, a identidade das barras de carga tem que ser preservada. Em estudos de estabilidade, a reduo deve ser efetuada para trs perodos distintos, a saber: antes da falta, af, durante a falta, df, e ps-falta, pf. Usam-se solues numricas das equaes diferenciais de oscilao das mquinas para a simulao completa do sistema. A potncia eltrica entregue pela l-sima mquina dada por:

5Jll . Sh>l @ Hl
m

[
q

@4 '@
>m

Hl Hm \lm frv+lm



.  m ,> l @ 4> 5>

   > q=

(6.245)

b @ \ _ . Se os elementos da matriz de admitncia das barras da rede reduzida onde \ lm lm lm so expressos na forma retangular, isto :

\lm

@ Jlm . mElm

ento a expresso para a potncia eltrica torna-se:

5Jll . Sh>l @ Hl
m

[
q

@4 '@
>m

Hl Hm ^Jlm frv+ l

 ,.E
m

lm

vhq+ l

  ,` > l @ 4> 5>    > q=


m

(6.246)

As equaes de oscilao so ento dadas por:


5Kl $ b l . Gl $ l @ @

Sp>l $l

g l gw

S

h>l

(6.247) (6.248)

As potncias mecnicas de entrada, supostas constantes, so determinadas a partir das condies de antes da falta, isto :
Sp>l @ Sh>l

m @3@ S 3
w

h>l

(6.249)

6.8.5
1.

Etapas para Realizar um Estudo de Estabilidade

2. 3. 4.

Executar um fluxo de potncia para a condio de antes da falta. Isto necessrio para calcular as potncias mecnicas Sp>l dos geradores e tambm suas tenses internas, H _ 3 . Igualmente, as impedncias equivalentes para representao das cargas so obtidas do estudo de fluxo de potncia; Calcular impedncias (ou admitncias) equivalentes para as cargas; Calcular tenses internas dos geradores; Calcular a matriz \EDUUD para cada condio da rede (antes de falta, durante a falta e ps-falta); 159

Captulo 6 5. 6.

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Eliminar todos os ns, exceto as barras internas de gerador, e obter a matriz \uhg para cada condio da rede; As equaes diferenciais (6.247) e (6.248) so ento integradas usando-se um mtodo numrico (Euler modificado, Runge-Kutta de quarta ordem, regra trapezoidal,etc), com o adequado chaveamento da matriz \uhg para cada condio da falta.

6.9
1.

Exerccios

2.

Um gerador cuja a reatncia transitria igual a 3> 6: s=x= est entregando uma corrente de 4> 3 s=x= a frv* @ 3> <4 (atrasado) a uma barra inifinita, atravs de um disjuntor. Se o disjuntor subitamente aberto, quanto tempo ele pode ser mantido nesta situao antes do religamento sem que ocorra perda de sincronismo? Despreze o amortecimento, e considere K @ 5> 8 v para a mquina sendo a tenso da barra infinita igual a 4> 3 s=x= Considere o sistema de energia eltrica da figura 113. Os parmetros e valores nominais so: V @ 748 P Y D> frv * @ 3> <3> {O @ 3> :3 sx> {w @ 3> 45 sx> {! @ 3> 63 sx e g K @ 8> 3 v. Todas as retncias esto em p.u. da potncia nominal da mquina. Suponha que o sistema esteja operando em regime permanente com Yw @ 4> 35 sx> Y" @ 4> 3 sx e fornecendo 676 P Z barra infinita. O que acontecer com o comportamento dinmico do sistema se a linha de transmisso C for subitamente desconectada nestas condies de operao?

Figura 113: Sistema para Exerccios 3 e 4. 3. Considere novamente o sistema da figura 113. Suponha agora que a capacidade nominal do gerador de 798 P Y D, sendo os demais parmetros do sistema iguais ao do problema anterior. Quanto condio de operao, supe-se que, em regime permanente, o sistema est fornecendo 5<3 P Z barra infinita, sendo os valores das tenses terminal da mquina e na barra infinita iguais aos do problema anterior. Um curto-circuito trifsico slido ocorre na linha A prximo barra 4>sendo eliminado pelo desligamento temporrio da linha A aps 3> 38 v de permanncia do defeito. possvel 160

Seo 6.9

Exerccios

4.

que o sistema permanea estvel aps o curto-circuito sem religamento da linha A? Caso isto no seja possvel, qual o mximo ngulo de religamento da linha para que a estabilidade seja mantida? Repita o problema anterior supondo agora tempos de permanncia do defeito de: a) 3> 43 v> b) 3> 48 v= Deseja-se fazer um estudo clssico de estabilidade para o sistema cujo diagrama unifilar, parmetros e resultados de um caso base de fluxo de potncia so mostrados nas figuras 114e 115. Os dados dos geradores esto na Tabela 1. Pede-se: (a) Calcular as admitncias shunt equivalentes para as cargas D,E e F ; (b) Os mdulos das tenses internas das mquinas do sistema e seus ngulos iniciais; (c) Supondo que a falta a ser estudada um curto-circuito trifsico slido no extremo da linha 8  :, prximo barra :, obtenha a matriz de admitncia das barras para as condies antes da falta, durante e ps-falta (esta ltima considerando que a falta eliminada pela abertura dos disjuntores da linha 8  :); (d) Supondo que, para as condies antes da falta, durante a falta e ps-falta, as matrizes de admitncia das barras aps a reduo s barras internas so dadas conforme abaixo, calcular as potncias mecnicas para as trs mquinas do sistema, que sero utilizadas na integrao das equaes de oscilao;
uhg \dqwhv gd i dowd

5.

5 @7

3> ;79

3> 5;: . m 4> 846 3> 543 . m 4> 559

 m 5> <;;  m6> ;49

3> 5;: . m 4> 846 3> 753 3> 546 . m 4> 3;;

 m 5> :57

3> 543 . m 4> 559 3> 546 . m 4> 3;; 3> 5::

uhg \gxudqwh d i dowd

5 @7

 m 5> 69;
6 8

6 8

3> 98:

3 . m3

3> 3: . m 3> 964 4> 4;4

 m 8> 7;9
3 . m3

3 . m3

3> 3: . m 3> 964 3 . m3 3> 4:7

uhg \s r vi dowd

5 @7

 m 5> :<9

3> 46; . m 3> :59 3> 4<4 . m 4> 3:<

 m 5> 55<

3> 46; . m 3> :59 3> 6;< 3> 4<< . m 4> 55<

 m 4> <86

3> 4<4 . m 4> 3:< 3> 4<< . m 4> 55< 3> 5:6

 m 5> 675

6 8

(e) Desprezando-se os amortecimentos, escrever as equaes de oscilao das trs mquinas, a serem integradas para se obter as curvas(ngulos de troque) x tempo, para cada uma das condies: I. Antes da falta; II. Durante a falta; III.Ps-falta. Especificar os valores numricos de cada um dos parmetros e quantidades mantidas constantes (isto , as potncias mecnicas e tenses internas), deixando indicadas apenas as variveis a serem integradas ( l e $ l ). Lembrar de tambm especificar as condies iniciais. 161

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Tabela 1: Dados dos Geradores Dados MV A KV Ger. 2 Ger. 3 192 128 18 13,8 frv * 0,85 0,85 Tipo Vapor Vapor V eloc. (rpm) 3600 3600 +  , {! 0,1198 0,1813 g K (s) +, 3,33 2,35 +, Base de 433 P Y D e NY da mquina +, Deve ser convertido para base comum OBS: Para todos os itens, considerar uma base de 100 MV A. Todas as impedncias de linhas e transformadores so especificadas nesta base. Ger. 1 247,5 16,5 1,0 Hidro 180 0,0608 9,55

162

Seo 6.9

Exerccios

Figura 114: Diagrama unifilar para sistema do Problema 6.

163

Captulo 6

Estabilidade de Sistemas de Potncia

Figura 115: Resultados do estudo de fluxo de potncia para sistema do Problema 6.

164

Вам также может понравиться