Вы находитесь на странице: 1из 20

O trabalho, busca de sentido

Guy Bajoit Abraham Franssen


Universidade Catlica de Louvain

Traduo de Denice Barbara Catani Publicado em: Les Jeunes dans la comptition et la mutation culturalle, Rapport de recherche au Fonds de la Recherche Fondamentale Collective, Univ. Catholique de Louvain. Cap.VIII: Le travail, qute de sens.

As expectativas e as atitudes com relao ao trabalho, ao emprego e ao desemprego so uma dimenso privilegiada para apreender a crise e a mutao das referncias culturais entre os jovens. O modelo cultural da sociedade industrial se caracteriza pela centralidade da tica do trabalho. Alm disso, o mercado de trabalho o campo em que se exercem mais diretamente as coeres materiais e simblicas da competio. Examinando os modos de gesto de si, pudemos constatar que para numerosos jovens, a experincia ou inexperincia do mercado de trabalho constitui um momento decisivo da sua redefinio identitria. Alis, caracterizado o modelo central de trabalho da sociedade industrial, a tica do rendimento que est no cerne desse modelo contm vrias idias: > o trabalho deve contribuir para um projeto coletivo: deve ser socialmente til para a coletividade (donde a ociosidade sempre mais ou menos vergonhosa); > a contribuio e a retribuio devem se equivaler: a tal contribuio deve corresponder uma justa retribuio;

> a retribuio sempre postergada: h, inicialmente, o esforo, o sacrifcio que preciso fazer a fim de preparar-se para o trabalho e em seguida para execut-lo e ento como uma conseqncia, a retribuio legtima; > a contribuio medida pelo esforo que preciso dispender a fim de se preparar para o trabalho e para realiz-lo; > enfim, no modelo tradicional de trabalho, o trabalhador participa do mundo do trabalho por intermdio de instncias coletivas: o sindicato, a classe de origem, a comunidade. Sua participao no exclusivamente individual: ele no est s face ao seu empregador, faz parte de um grupo, mais ou menos estruturado, de trabalhadores. Nossas interrogaes remetem s formas de desagregao do modelo cultural do trabalho, e emergncia de novas orientaes com relao ao trabalho. Examinamos tambm quais so as representaes e as atitudes dos jovens com relao ao

76

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

desemprego. Mas, antes, vamos apresentar Herv, cuja histria ilustra esse conjunto de questes. Herv Ele oriundo de uma famlia numerosa. Seus pais, operrios, lhe prometiam um futuro que realizaria seu projeto de promoo social, caracterizado por uma forte preocupao com o status.
Meus pais diziam, uma boa, um belo ofcio, de muito futuro. Olha o senhor e a senhora Fulano de Tal, que moram aqui nos fundos. Eles tm uma grfica h no sei quantos anos, olha que belos carros eles tm, olha que bela oficina, olha isso, olha aquilo, e era assim o tempo todo...

Depois de duas reprovaes no primrio, Herv comea a escola profissional tcnica de tipografia, em seguida orientado para a joalheria o que lhe agrada muito, tanto mais que na poca ele era meio hippie. Contudo, interrompe seus estudos aos dezoito anos para fazer o servio militar. A interrupo dos estudos motivada pela vontade de adquirir independncia financeira, mas tambm, de maneira mais expressiva, de realizar seus sonhos de adolescncia. Se ele se engajou no exrcito por dinheiro, escolheu a marinha para realizar um sonho: Eu s via realmente uma coisa, os barcos... eu via os barcos vela partir pelos oceanos. A experincia cotidiana nas foras armadas, a maior parte do tempo confinado a tarefas subalternas, destri seu sonho. No isso que eu queria fazer, queria era viajar, mas no ficar a bordo de um pequeno barco com a misso de dragar, ao que parece, dragar minas no mar belga...1 . A dificuldade de concretizar suas expectativas de auto-realizao explica a justificativa puramente instrumental que ele oferece para o prolongamento do seu contrato. Estava cheio, mas tudo bem, vou ficar

dois anos, ganho a vida durante esse tempo e depois procurarei outra coisa. Em seguida a essa experincia, conheceu um perodo de desemprego de mais de um ano. Viveu essa experincia com um forte sentimento de degradao social e pessoal. O tempo do desemprego foi um tempo socialmente intil: O dia de um desempregado leva cinco minutos. Insiste bastante sobre as limitaes de dinheiro. Depois de pagar o que deve aos seus pais, restam-lhe-talvez 1000 francos por ms para sair um pouco do mofo onde se est metido; Quando voc est desempregado, uma semana, duro, voc v o tempo passar, voc aprende a contar os minutos. A coisa do desempregado terrvel, verdade que enquanto jovem voc realmente carrega um rtulo; quando fui rebaixado para 8.500 francos, isso foi o mais difcil, entrei em pnico, noites inteiras eu no conseguia dormir... Nessa poca, a nica fonte de ganhos ocasionais de que dispunha era a venda de bijouterias de sua confeco, nos mercados. para a prtica da moto que Herv reporta ento seus sonhos de evaso e suas necessidades de relaes sociais. A moto um prazer solitrio ( a nica coisa que me faz sair de mim mesmo): ela sua companhia, ele lhe fala e ela o compreende, mas ela tambm um fator de sociabilidade importante, especialmente pelos clubes de motociclistas que ele freqenta.
Meu objetivo a viagem, a comunicao... alis, minha moto me permite viajar, conhecer gente nova, e me comunicar com outras pessoas. Quando visto meu casaco de couro, ele minha segunda pele, quase uma carapaa como se diz. A gente quase como as tartaruga nas estradas, mas tartarugas que se movem rpido. As pessoas tm medo de ns... no sei por que. Bluses negros, o couro negro.

Trata-se de minas militares submersas, abandonadas pelos alemes ao fim da II Guerra Mundial. (Nota de reviso.)

Por interferncia de amigos, ele obtm um contrato temporrio de seis meses para um mutiro de desobstruo de stios histricos. Dessa experincia ele guarda sobretudo a lembrana das ms relaes de trabalho. Diante do chefete que o provoca, Herv reage referindo-se aos seus direitos: Se voc continuar tentando me botar pr fora, eu cha-

Revista Brasileira de Educao

77

Guy Bajoit, Abraham Franssen

mo a inspeo do trabalho. De maneira geral, Herv se afirma resistente a toda autoridade, pelo menos quando exercida de uma forma arbitrria ou absurda. Como na cano de Renaud em que se escuta: ele tinha vontade de arrebentar o crnio do chefete que no sabia suport-lo. Segue-se um breve perodo de desemprego, um emprego interrompido trs dias depois de ele haver sido contratado, por causa de um acidente de moto (que serve de pretexto para seu empregador no recontrat-lo) e um novo perodo de desemprego com durao de quinze meses com prestaes do seguro-desemprego que vo sendo reduzidas progressivamente.
Caro senhor, sentimos muito, o senhor tem 25 anos, e apenas um ano de experincia, que podemos fazer pelo senhor? No d para contrat-lo, no mesmo...?

Nos ltimos meses de desemprego, no suportando mais o tdio e o vazio de seus dias, Herv trabalhar voluntariamente um dia por semana numa associao cultural. Depois ele ser contratado para um cargo de servios gerais no quadro dos programas de reinsero para desempregados. Se seu emprego tem muito pouco de contedo prprio, ele valoriza muito, no entanto, o novo tipo de relaes que experimenta ( jia, voc encontra pessoas ) e o carter expressivo das atividades que o constituem.
No d nem para dizer que meu patro, porque no um cara como os meus patres de antes. outra coisa. um cara muito legal, muito agradvel trabalhar com ele. Desde que estou aqui, eu me esforo muito, at um pouco demais, acredito, para que a gente faa alguma coisa que valha a pena. Bom, o que se chegou a fazer foi um mini-festival com os hard-rockers que foi muito bom.

que a gente encontra aqui tm outra mentalidade. A comunicao, sobretudo, um eixo central de suas orientaes no trabalho. Alm do ganho financeiro e da ocupao, o trabalho antes de mais nada valorizado pelos contatos sociais que favorece, o contedo desses contatos sendo menos importante do que a prpria comunicao. Embora encontre nessa cultura da comunicao e da convivialidade um substitutivo para a identidade profissional no realizada pelos canais tradicionais, Herv no considera, entretanto, seu emprego como um verdadeiro trabalho, isto , como aquele que lhe traria status e estabilidade. Para ele, realizar-se : eles tm uma casinha, filhos, um carrinho e... Bom, eles chegaram a um ponto onde eu gostaria de chegar. Eu no cheguei a, mas isso vai acontecer um dia... de qualquer forma, eu poder ter o que quero. Enquanto isso, num futuro previsvel, seu horizonte inelutvel o desemprego e uma nova busca para encontrar um emprego.
Agora estou bem porque tenho um trabalho, mas dentro de trs anos terei de recomear, e isso vai ser o qu, recomear? Vai ser, talvez, dois anos de desemprego ou dois meses, como podem ser dois dias.

A precariedade constitui seu universo de referncia, desencadeando efeitos de ruptura, de fragmentao ou de desarticulao que impedem a formao de uma relao estvel com o trabalho. No plano profissional, Herv aspira de modo impreciso e flutuante a um trabalho, ao mesmo tempo cooperativo e independente (ser meu prprio patro), que lhe assegure um status social condizente com suas expectativas iniciais e uma auto-realizao atravs de uma atividade criativa.
Se eu tivesse podido ser joalheiro, a eu teria uma loja... eu gostaria de ter feito dessa loja ou desse atelier, um atelier de criao, do gnero Van Cleef e Arpels. Teria sido Van... Herv. Seria meu prprio patro e faria uma associao cooperativa. Acho normal beneficiar outros operrios como eu... que seria operrio tambm, j que fao a criao... Nesse pequeno meio da criao, faria s um modelo de jia por pessoa...
Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

Essa insero profissional lhe d ocasio de se abrir, de ter acesso a um novo universo cultural e relacional suscetvel de lhe proporcionar novos pontos de referncia: eu me sinto crescer com esse trabalho cultural, eu evoluo, acredito nisso, as pessoas

78

O trabalho, busca de sentido

Eu acredito que as pessoas teriam mais vontade de vir comprar comigo do que com qualquer outro. Alm disso, seria legal de fazer...

chega a um ponto sem volta. Se voc no acha trabalho nos prximos seis meses, voc embarca pro hospital, como alcolatra ou ento como... louco.

As afirmaes de Herv so assim constantemente divididas entre uma aspirao normalidade e conformidade social ( se eu conseguisse entrar na pequena burguesia ) e uma busca de evaso e de encontros (Meu objetivo a viagem e a comunicao). Alis, se ele fosse joalheiro, compraria um barco. Suas condies atuais de existncia tornam hipottica a realizao de seus projetos e Herv tende a refugiar-se numa situao de moratria, entre sonhos malogrados e projetos indefinidos: No momento estou aqui, daqui a trs anos, vamos ver. Essa situao de moratria acentuada pela dependncia financeira que o obriga, aos vinte e cinco anos, a continuar morando na casa dos pais. Ao todo, no momento da entrevista, fazia seis anos que Herv havia sado da escola. Os dois anos no exrcito, os trinta meses de desemprego e os empregos precrios que ele conheceu no lhe permitiram investir em tarefas de contedo importante. Ele o exemplo banal de um jovem cuja socializao de trabalho foi, desde o incio, fragmentada e precria. Longe de constituir uma etapa inicial, a precariedade de sua insero profissional a constante em sua trajetria no mercado de trabalho. Essa fragmentao e essa heterogeneidade, impedindo a realizao das expectativas ligadas ao projeto familiar inicial, so fontes de desestruturao profunda e de ameaas de anomia. O modelo de trabalho ao qual ele se refere bastante impraticvel. Para Herv, face sociedade fechada e desorganizada, os indivduos ficam reduzidos impotncia existencial e vivem uma ameaa de desagregao psquica. Ele evoca assim o horizonte negativo de uma desorientao pessoal, que ele teme.
No fim das contas, so os nervos que sofrem e eu no sei se a maioria dos desempregados que so assim, e os jovens, porque muitos jovens... depois de um ano, um ano e meio de desemprego, a bebida comea a chegar... A bebida faz com que bom, voc

O trabalho na vida Contra as apreciaes lapidares ( os jovens perderam o sentido do valor do trabalho) preciso sublinhar que o trabalho continua sendo uma fonte importante de normatividade e uma experincia central de socializao. Trabalhar quer dizer, exercer uma atividade produtiva com carter social assegurando uma independncia financeira permanece, para todos os jovens que entrevistamos, uma expectativa bsica, por vezes essencial, sempre importante. Entretanto, por trs da aparente homogeneidade das expectativas um trabalho de que se gosta num ambiente positivo, que assegure ganho e reconhecimento social as experincias vividas e as significaes atribudas ao trabalho so mltiplas. As palavras so as mesmas (trabalho-emprego-desemprego), mas as significaes so diversas. A crise do modelo tradicional do trabalho O modelo tradicional de trabalho ainda bem presente e desejvel para muitos jovens, mesmo tendo-se tornado mais ou menos difcil de praticar. Para Patrick, encarregado numa pequena empresa metalrgica da regio de Lige, como para Bernard, torneiro-fresador numa empresa metalrgica prxima de Bertrix, o trabalho ao mesmo tempo uma necessidade vital, uma obrigao social e um dever moral, cuja contrapartida o status social que ele confere e a satisfao pessoal que proporciona. O trabalho tem uma dimenso instrumental (ganhar a vida) mas, apesar de seu carter penoso, ele comporta tambm uma forte dimenso expressiva (realizar-se social e pessoalmente). Ao lado do salrio, que um critrio importante que justifica as mudanas de empresa, trata-se gostar do trabalho, de se sentir bem e de estar num bom ambiente.

Revista Brasileira de Educao

79

Guy Bajoit, Abraham Franssen

Uma grande parte do discurso espontaneamente voltado para a descrio do processo de trabalho no qual esto engajados, com sua rotina e seus incidentes. Sua identidade orgulhosa est ligada ao contedo tcnico do trabalho (trabalhar com uma mquina de tipo digital), sua dificuldade, at mesmo sua sujeira, e s competncias mobilizadas. A valorizao est igualmente ligada ao nvel de responsabilidade exercida, importncia de seu papel. Patrick, como Bernard que detalha longamente o funcionamento de sua mquina: uma mquina sua de 39 que trabalha com micron so reveladores de uma cultura do ofcio, com seus cdigos, seu ritmo, suas relaes, e que ocupa um lugar central nas suas existncias. As etapas e os mecanismos de sua entrada no mundo do trabalho, e de sua carreira operria so claramente balizados. o tempo do trabalho que determina o ritmo de vida, distinguindo claramente tempo de trabalho e de lazer. (o domingo sagrado). O tempo do trabalho vem primeiro, e o da recuperao secundrio. Nem um nem outro reclamam por efetuar horas suplementares em funo das exigncias da produo. Se esse modelo tradicional ainda bastante desejvel, sua impraticabilidade relativa o leva a entrar em crise. 2 Hoje, para muitos jovens, como para Herv, a experincia do desemprego e da instabilidade, o confinamento em tarefas pouco qualificadas, a conscincia das exigncias dos contratos e a ausncia de perspectivas profissionais destruram a maior parte de suas referncias ao modelo tradicional do trabalho. Ameaado e obrigado a

recuar, este aparece como uma referncia longnqua. Alm disso, o prolongamento da escolaridade obrigatria at os dezoito anos e o esgotamento das fontes tradicionais de empregos operrios, tem contribudo para manter muitos jovens num espao relativamente indeterminado, impedindo a socializao precoce no mundo do trabalho, tal como geralmente foi vivida por seus pais. O garantismo Ao fim de um longo perodo de desemprego sem estar registrado no organismo competente, Pierre, cujo pai chofer caminhoneiro, est disposto a encarar qualquer trabalho: A pessoa que vai bater ponto (no organismo de registro dos desempregados) acaba tomando gosto nisso, e o trabalho... ela est pouco ligando, se lixa, isso no para mim; Se me dissessem para ser desentupidor de privadas, eu seria desentupidor de privadas... o que eu precisava era de uma entrada mensal de dinheiro.; Eu pedi para ser varredor de rua. Mas isso no deu porque era preciso ser bilnge. Pierre acabou sendo engajado no Governo belga: Eu tive de me fazer de criana nessa hora... eu tive quase que chorar para conseguir o lugar. verdade que eu era casado, que meu filho havia acabado de nascer, eu tinha necessidade absoluta de dinheiro3 . Ao fim de seus estudos de auxiliar de enfermagem Solange experimentou um longo perodo de desemprego, que significou, para ela, o tdio, o desnimo, o sentimento de inutilidade, os dias em que se est s, sem nada para fazer: eu procurei muito, muito trabalho, respondi aos anncios, escrevi... no comeo procurei no meu ramo, mas depois, qual-

Esse pargrafo apia-se bastante numa pesquisa anterior levada a efeito sobre as orientaes de trabalho dos jovens e apoiando-se na anlise aprofundada de uma dzia de entrevistas com jovens em situao precria no mercado de trabalho. preciso observar que algumas das entrevistas evocadas aqui (Pierre, Solange, Laura, Herv) foram realizadas em 1985 e 1986, num contexto fortemente marcado pela crise do empego indusrial. Ver Molitor, M. e A. de Ronge Jeune et identit au travail, rapport de recherche, departement de Sociologie UCL, 1987.

Essa atitude de implorar emprego, na qual o registro afetivo (Tenho necessidade de um trabalho. Obrigado...) prevalece sobre a transao mercantil, pode ser igualmente encontrada, de quando em quando, na pgina jovens que procuram emprego do jornal Le Soir, no qual uma vez por semana uns trinta jovens dispe de 12 centmetros quadrados para atrair a ateno de um empregador.

80

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

quer coisa, cheguei at a pedir numa usina de fabricao de plstico... como empregada domstica... bab e tudo. Por fim, teve a sorte de encontrar um primeiro emprego, temporrio, como auxiliar de enfermagem num lar para pessoas idosas, substituindo outra pessoa: Eu gosto de trabalhar, tenho medo de ficar desempregada de novo. Para esses jovens cuja experincia da precariedade origina-se freqentemente numa socializao familiar que oferece recursos frgeis ou inadequados e confirmada pelo veredito do sistema escolar, as dificuldades prolongadas de insero no mercado de trabalho impedem a estabilizao no modelo de trabalho ao qual aspiram e se traduz por uma desestruturao de suas referncias identitrias. Contrariamente a Bernard ou a Patrick, h aqui a ausncia de uma cultura do trabalho estvel e constituda. Nessas condies, as preocupaes econmicas (um trabalho a qualquer preo ) ou de status (no estou contente de ter um emprego provisrio remunerado pelo Estado) prevalecem sobre as caractersticas prprias do trabalho. O percurso no mercado de trabalho descrito mais em termos administrativos (fiz um estgio para desempregados...; naquele momento, estava fazendo um estgio de espera; obtive meu certificado 4) mais do que em termos de ofcios, de contedos. As expectativas com relao ao trabalho so reduzidas sua dimenso instrumental: uma fonte de ganhos, uma ocupao do tempo, um status social. Nesse sentido, para esses jovens em situao precria, a dimenso expressiva do trabalho desaparece: o sentimento de participar de um processo de produo global, de ser til, de se realizar pessoalmente. A organizao do trabalho ento sentida como heternoma. Ela tende a ser reduzida ao organograma que lhe assinala um lugar, na falta de um status real e de uma funo. A ocupao no percebida em termos de ofcio, mas de tarefas a realizar (arrumo as prateleiras) ou de uma definio institucional (Trabalho como estagirio) ou ainda, permanece indefinida e marginal (sou pau mandado). Para esses jovens cuja insero se efetua, fre-

qentemente, atravs de empregos pouco qualificados no setor dos servios ou no quadro de sub-status do setor no-mercantil, as relaes de trabalho no so mais vividas como relaes de produo, mas como estritamente hierrquicas e burocrticas (vazias de contedo) ou, inversamente, como relaes interpessoais, ligadas s categorias do afetivo (simpticos, legais...); O GB uma famlia; para mim, o GB , como diria, um lugar pblico, a gente est entre amigos, a gente discute, se diverte, isso mesmo. (Pierre) A dimenso coletiva e conflitual das relaes de trabalho desaparece aqui completamente, substituda seja por um sentimento de isolamento e de impotncia, seja por uma identificao total empresa: No GB, eles so boa gente...A prova: eu fui uma vez surpreendido fumando nos banheiros, o que proibido pelo regulamento, fui chamado pelo gerente, discutimos e ele, vendo minhas possibilidades de trabalho, me disse: bom, vamos deixar passar. (Pierre) A ausncia de mediao pelo trabalho e, de maneira geral, a fragilidade de suas redes sociais, reforam o sentimento de vulnerabilidade social com relao s diferentes instituies (Ofcio para os desempregados, sindicatos, administraes) ao arbtrio das quais eles sentem-se particularmente expostos, na medida que elas constituem seu elo com o sistema social. Pode-se, com Michel Molitor, falar da figura do garantismo para caracterizar a degradao das referncias de trabalho que se observa entre os jovens confrontados com o fracasso relativo de seu projeto de integrao. A cultura do trabalho, capaz de proporcionar uma identidade digna e positiva ao trabalho, torna-se uma referncia distante, mas sempre desejada. A dimenso expressiva do trabalho como locus da realizao de si progressivamente abandonada em favor unicamente da lgica do emprego, o tema da retribuio prevalece sobre o da contribuio, as categorias administrativas ou afetivas substituem as categorias sociais e profissionais. Pierre, Solange, Stphane, Luc, Herv, Didier e tantos outros agarram-se aos farrapos da norma-

Revista Brasileira de Educao

81

Guy Bajoit, Abraham Franssen

lidade do trabalho, sem realmente question-la, nem dela distanciarem-se. Trata-se, por certo, de uma lgica de crise no sentido de que a impraticabilidade das normas adquiridas vivida dolorosamente e d lugar a diversas estratgias de compensao e de racionalizao, sem alternativa positiva. a lgica do gato escaldado e da nostalgia que melhor caracterizam a atitude desses jovens no mercado de trabalho e, de maneira mais geral, face a uma sociedade da qual eles se sentem marginalizados e qual se agarram. Experimentando a precariedade, eles se retraem sobre as referncias de que dispem, sem contar com recursos culturais e sociais que lhes permitiriam viver diferentemente sua situao. O transitrio Ao mesmo tempo, por freqentarem a diversos meios, por fora da necessidade de uma aventura sempre recomeada, a prpria heterogeneidade de sua experincia propicia uma socializao indita e a aquisio de novas referncias e orientaes com relao ao trabalho. No caso de Herv, como no de muitos outros jovens, essa modificao das orientaes com relao ao trabalho est ligada experincia de empregos alternativos do setor no mercantil no quadro de sub-status (diversos mecanismos institucionais especialmente criados pelo governo para atend-los...), onde eles tm a oportunidade de experimentar outros tipos de relaes de trabalho. De uma maneira mais global, podemos nos interrogar com relao aos efeitos, em termos de socializao, da experincia de trabalho, decorrentes de polticas de emprego destinadas aos jovens. Com relao experincia de Herv, possvel formular a hiptese de que esses empregos de substituio no permitem uma integrao real no mundo do trabalho, mas induzem uma socializao que, com Michel Molitor, se poderia qualificar de socializao do transitrio, fortemente marcada pela lgica da precariedade. O exemplo de Herv esclarece a lgica interna dos jovens que galeram no mercado de trabalho, que

se mantm bem ou mal, provisoriamente, mas sem esperanas realistas de encontrar uma sada, nessa zona brumosa que separa as exigncias do mercado de trabalho dos seus recursos e das suas aspiraes. Por exemplo, nas conversas de Herv ele evoca o grupo dos irredutveis com o qual se vem confrontadas as instituies de reinsero profissional que se habituaram a distinguir, no seu pblico, os jovens aptos formao para o trabalho e os jovens que preciso antes ressocializar. Esses jovens maciamente encontrados nas diferentes iniciativas pblicas e privadas de formao atravs do trabalho (escolas de aprendizado, formao em alternncia), onde se insiste em faz-los adquirir uma qualificao de base (construo civil) so tambm os mais conscientes das imposies do mercado de trabalho e sem iluses sobre suas prprias possibilidades de exercer um trabalho interessante. Para aqueles que, decididamente, resistem socializao pelo trabalho (e tanto mais na medida em que esta se efetua sob a forma de estgios mal remunerados no quadro de pequenas e mdias empresas marcadas pelo autoritarismo das relaes de trabalho), a apatia apenas a distncia que os salva. Verifica-se, nesse caso, ao mesmo tempo, uma desestruturao das referncias tradicionais de trabalho tornadas completamente impraticveis e a manifestao de orientaes novas, particularmente em torno da temtica da comunicao e da auto-realizao expressiva. Essas aspiraes, na medida em que no podem se realizar no mbito do mercado de trabalho, transformam-se em atitude de auto-preservao, entre desestruturao psquica e o distanciamento lcido. s ofertas tradicionais de formao, ainda amplamente elaboradas com base nas normas do modelo tradicional de trabalho, esses jovens respondem freqentemente com indiferena, manifestando em contrapartida mais interesse por atividades com forte dimenso expressiva (teatro). Novas Aspiraes ao Trabalho Na tica tradicional, o trabalho considerado como um dever moral e social. atravs de sua parti-

82

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

cipao no processo de produo que o indivduo pode pretender a uma auto-realizao, tanto no plano da satisfao pessoal quanto do status social. Acabamos de ver que para um certo nmero de jovens, esta referncia tornou-se longnqua e impraticvel e que esta degradao vivida sob a forma da crise. Ao mesmo tempo, paralelamente, a crise de praticabilidade e de legitimidade das normas tradicionais de trabalho d tambm ocasio a uma mutao estrutural das orientaes com relao ao trabalho. O que muda no tanto a importncia do trabalho, mas sim a relao com ele. Enquanto no modelo tradicional a realizao pessoal estava subordinada ao trabalho, hoje o trabalho que tende a estar subordinado realizao pessoal, permanecendo entretanto como um elemento e um locus essencial, embora no exclusivo. Nesse sentido, no se trata tanto de uma rejeio do trabalho, mas sim da reivindicao de um trabalho que tenha sentido para o prprio indivduo e/ou que lhe deixe tempo para uma vida prpria. Em outras palavras, o trabalho continua sendo importante, mas diferentemente. Enquanto antes ele era importante em si, pela participao que assegurava ao projeto coletivo da sociedade industrial, agora ele se torna importante para o prprio indivduo, na medida que pode contribuir para o seu projeto singular. O valor do trabalho tende a no ser mais sacralizado, mas autoreferido, isto , a ser submetido s aspiraes e crtica do indivduo. No mais o indivduo que referido ao trabalho, o trabalho referido ao indivduo.
Para mim, importante ter sucesso no plano profissional, mas mantendo um distanciamento com relao a isso. No esquecer que o resto tambm tem importncia e que o fundamental estar bem na prpria pele. A melhor profisso , antes de tudo, aquela de que a gente gosta, (posto que representa uma grande parte da nossa vida) (Jean Pierre).

A recusa do trabalho-alienao De maneira defensiva, negativamente, essa aspirao exprime-se por uma rejeio ao trabalho assalariado na fbrica e por uma recusa do trabalho-alienao. Muitos jovens manifestam assim sua rejeio a uma carreira operria normal tal como a que foi vivida por seus pais. Assim, Christian, 22 anos, interrompeu a escola aos dezoito para ir trabalhar.
Eu trabalhava numa usina qumica. Rompi meu contrato. O ambiente no me agradava. Tinha muito barulho. Era meio que trabalho em cadeia. No comeo para guardar o lugar, voc tem que trabalhar. E com isso os outros operrios aproveitam. Eles vem que voc o otrio... Havia relaes entre os operrios, mas para mim no dava. Eu no teria conseguido continuar ali. V-los todos os dias, no dava. o tempo todo a mesma coisa, e depois, no final do ano, vamos todos ao restaurante e voc tem a impresso de que o carrossel encantado. No, eu no quero... Eu prefiro achar alguma coisa melhor, que eu esteja seguro de gostar mais...

Essa reivindicao se exprime muito nitidamente na vontade de no se deixar consumir pelo trabalho e de realizar um trabalho que tenha sentido, no qual o indivduo possa realizar-se.

Christian encontra-se agora desempregado h seis meses (com o desemprego eu posso aproveitar melhor a vida), situao que ele sabe que provisria sem que por isso seus projetos estejam claramente definidos (Eu no sei, a gente v, a gente v). Embora faa rock com um grupo de colegas, no tem iluses quanto s exigncias do mercado musical e no imagina que vai poder viver disso. De qualquer forma, sabe que no voltar fbrica. E quando lhe perguntam se est interessado numa formao em trabalho com madeira, organizada em sua regio no quadro de uma AID (ao integrada de desenvolvimento) destinada aos jovens excludos, sua resposta inequvoca: No, a poeira, eu no suporto, sou alrgico a isso. Essa coisa de poeira, eu j conheo. Esta experincia de sujeio mquina e agressividade nas relaes de trabalho, Silvana tambm j viveu. Para ela, o choque da entrada no mundo do trabalho foi tanto mais violento quanto sua

Revista Brasileira de Educao

83

Guy Bajoit, Abraham Franssen

socializao anterior, no universo protegido da famlia e no quadro convivial da escola, no a tinha preparado de maneira alguma para isso: Quando voc est na escola, voc tem a impresso que mimada... voc protegida. Da fbrica onde Silvana trabalhou trs anos, ela guarda uma experincia heternoma, sem contedo prprio, sujeita ao ritmo da mquina, confrontada com a vulgaridade e com as rivalidades de suas colegas mais velhas:
Numa fbrica, preciso sempre andar rpido. A mquina gira todo o tempo, voc no pode parar a mquina... depressa demais, rpido demais. Ali, oito horas, voc s pode ir (ao banheiro) duas vezes. Cinco minutos... Porque nas fbricas, freqentemente, a briga essa: os banheiros. Eu emagreci cinco quilos, porque no conseguia comer em vinte minutos... Ento eu no comia nada. Com isso voc fica sonolenta e isso mau porque... voc pode meter os dedos na mquina. As antigas se aproveitavam das mais jovens... te deixam o tempo todo no mesmo lugar... fazer o trabalho mais duro e o mais chato, o dia inteiro.

seno submeter-se, interiorizando as coeres. precisamente essa perspectiva que rejeitada de forma explcita por Christian, Silvana ou Isabelle (que trabalha como secretria): no terminar como eles, rotinizados, escravizados e aviltados pelo ritmo de trabalho e suas relaes convencionais. Para esses jovens, a primeira experincia de trabalho s vezes depois de muitos anos longe de conduzir a uma confirmao do modelo de trabalho (como no exemplo de Patrick que est recomeando tudo de novo) conduz a uma rejeio total ou parcial. Passado o primeiro choque de entrada no mundo do trabalho, eles tentam se acomodar: Eu no queria dizer aos meus pais que estava infeliz nessa fbrica (Silvana) verdade, eles tm razo, vou fazer como todo mundo (Isabelle). Mas acabam desistindo, antes de se perderem como sujeitos:
Faz mais ou menos 6 meses que estou desempregada, no comeo eu fiquei, admito, feliz, porque passei cinco anos de minha vida numa fbrica abominvel onde o patro era o patro e a operria um instrumento de trabalho. Fiquei to horrorizada com esse cara que me arrependi realmente de ter parado de estudar. Mas o fato de ter trabalhado como um co me ajudou a pensar. Por isso, quando me registrei no Ofcio do desemprego, me senti em frias e foi depois de dois, trs meses que comecei a refletir e disse a mim mesma que no queria mais voltar a trabalhar numa fbrica. Eu penso que os desempregados no devem se deixar abater, porque, ainda que se duvide, os desempregados no so necessariamente pessoas que no prestam para nada, ou pessoas parte. Eles tambm tm sua vida, mesmo se eles no tm os meios financeiros como os outros. Quanto a mim, verdade que eu no gasto mais tanto como antes, mas por enquanto estou vivendo muito bem e espero poder achar um trabalho, mas desta vez um trabalho que me agrade (agncia de viagem) porque gosto de estar em contato com as pessoas. S agora me dou conta disso, foi primeiro preciso que eu tivesse uma experincia ruim para adquirir vontade e carter. Eu no voltarei jamais a uma fbrica (Gabriella, 23 anos, atelier de escrita).

Desempregada h quinze dias (eu mereci) Silvana no voltar a trabalhar na fbrica para no perder a sua humanidade:
Se eu trabalhar toda a minha vida num lugar assim, vou ficar como elas, vou me tornar ruim.. No, isso eu no quero. (...) Para mim, o trabalho ideal o de me de famlia...criar os filhos... cuidar das pessoas...permanecer humana.

A dimenso alienante do trabalho assalariado, o sentimento de monotonia e de vazio que o acompanha no so novos. Toda a literatura sociolgica sobre a condio operria, e em particular as pesquisas junto s operrias, ressaltaram abundantemente essa escravizao da pessoa mquina e as micro-estratgias individuais ou coletivas acionadas para escapar a isso (psicossomatizao, fuga atravs do sonho, greve tartaruga...).No obstante, apesar de seu carter penoso, o trabalho determinava uma condio operria vivida como uma razo social, com relao qual no havia outra escolha

84

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

O trabalho desinvestido e o trabalho sonhado... Tudo se passa como se a experincia de trabalho de numerosos jovens fosse caracterizada por uma distncia importante, sentida e expressa, entre suas aspiraes e a realidade (contedo e ambiente) do seu trabalho. Freqentemente a decepo os espera na entrada do mundo do trabalho: Na realidade, de incio, voc imagina muita coisa com relao ao trabalho..., h um certo desencantamento. Numa pesquisa realizada com jovens de camadas populares, Daniel Ruquoy e Jean-Pierre Hiernaux mostraram bem a defasagem entre a importncia atribuda a priori ao trabalho e a satisfao advinda da experincia concreta com o mesmo. Uma maioria de jovens vo, assim, lamentar a falta de interesse qualitativo de seu trabalho, estimando-se, ao contrrio, mais satisfeitos com suas caractersticas extrnsecas (ganhos, status...)4.
Bem, eu procuro emprego com contrato indeterminado, um pouco o que me cai nas mos. Raramente so coisas que eu gosto (Ana).

como eu j ca na armadilha, me envolvo um mnimo... Para mim, o trabalho como um negcio. E vejo famlia como realizao... Eu no sou diretor de empresa, ento no vejo como poderia... Se eu fosse chefe de empresa, seria milionrio, talvez fosse desse jeito. No o meu caso.

Quanto a Ana, recepcionista de uma agncia de viagens,


Isso depende do trabalho. Se eu tivesse um trabalho de que gostasse muito, no me incomodaria de trabalhar dez horas por dia. De bom grado eu trabalharia, mas... Quando um trabalho de que voc no gosta muito, 4 horas bastam... S para ganhar a vida, s isso.

A conscincia e a gesto desse descompasso d lugar a diferentes estratgias, atitudes e representaes, que permitem ao indivduo existir como sujeito dissociando-se de sua situao, ou mesmo de sua condio profissional. A figura mais clssica dessa gesto da insatisfao a do trabalho desinvestido. O trabalho , no mximo, reduzido sua funo instrumental (pelo dinheiro) enquanto toda a dimenso da autorealizao reportada esfera privada e sociabilidade escolhida. Mathieu, que ao fim de um contrato de aprendizagem de 6.000 francos belgas por ms durante dois anos, acabou de ser contratado como reparador de caixas registradoras, precisa bem o alcance de seu investimento no trabalho:

Travail Ras-le-bol? Jouissance? Ed. Vie Ouvrire, Bruxelles, 1986.

4 Hiernaux, J.P., Ruquoy, D.

Essa recusa de um trabalho que impe suas limitaes ao conjunto da existncia (o trabalho que absorve vida inteira) expressa, de maneira mais ou menos aberta e declarada, pela maior parte dos jovens, qualquer que seja seu nvel scio-profissional: No quero uma vida em que voc se sacrifica pela empresa (Joy). O trabalho no quadro de um emprego no considerado como o nico modo de autorealizao. Na medida em que no seja realizador, ele tende a ser minimizado, para justificar uma auto-redefinio, na esfera familiar para alguns, ou a partir de uma atividade pessoal para outros. Eu no me definiria pelo trabalho, eu me definiria principalmente pelo que fao paralelamente (Isabelle). O trabalho ento apenas um bico, o trabalhinho, o contrato, temporrio, enquanto o verdadeiro trabalho a atividade autnoma. Esta lgica particularmente presente entre os jovens que seguiram estudos do tipo artstico ou literrio e que experimentam sua frgil rentabilidade no mercado de trabalho. na medida que no encontram um trabalho que corresponda a suas aspiraes profundas e no qual eles possam investir, que alguns adotam uma atitude estritamente minimalista e instrumental com relao ao emprego. Inclusive para Mike e Antoine, aparentemente os mais alrgicos ao trabalho, a minimizao s vezes desdenhosa da implicao de si no trabalho (um trabalho, mas era s para ter direito ao de-

Revista Brasileira de Educao

85

Guy Bajoit, Abraham Franssen

semprego, fao questo de deixar claro, um trabalho tranqilo, sem chateao...) aparece como a contrapartida das aspiraes no concretizadas de autorealizao num trabalho que no seja mais um trabalho.
Eu quero fazer alguma coisa interessante, estudei fotografia, e gostaria muito de me fixar na fotografia, no teatro, numa coisa artstica, ou pelo menos cultural. Eu me sentiria til bea e faria uma coisa que gosto (Antoine). Da se eu pudesse achar outra coisa, qualquer coisa mais como dizer ... onde eu me envolvesse mais, por assim dizer... Assistente social, isso um treco que eu bem que gostaria de fazer (Mike).

de de ter os ps no cho e uma conscincia lcida das obrigaes. A maior parte dos jovens no procura enfeitar, nem assumir com orgulho sua prpria situao: ao contrrio, eles depreciam seu trabalho de paus mandados para dele melhor se distanciarem. ( uma questo de lucidez). Tempo de trabalho e tempo de vida Essa aspirao autorealizao e essa relao dessacralizada com o trabalho se traduzem tambm em uma outra relao com o tempo, quer se trate do tempo cotidiano ou da diviso das etapas da vida. No modelo tradicional de trabalho, o trabalho um dado indiscutvel que determina o ritmo da existncia. A norma a do emprego em tempo integral e para toda a vida. A estabilidade do emprego uma dimenso importante e o modelo progressivo e cumulativo da carreira que constitui a norma (sancionada por uma medalha depois de 25 anos de fidelidade). Trata-se de ter um bom lugar que permita efetuar toda uma carreira os papis profissionais so papis para toda a vida, com a possibilidade de reconverso sob o imprio da necessidade, mas o termo mesmo de reconversosugere a amplitude da reorientao que isso significa. Se ainda se encontra entre os jovens esta aspirao a uma segurana na existncia, foroso constatar que h menos empregos estveis e que a norma do emprego em tempo integral e para toda a vida tende a aparecer como um contra-modelo. O receio da monotonia supera o desejo de segurana e de retorno financeiro (o dinheiro, a gente precisa, mas para gastar). Muitos jovens reivindicam assim o carter temporrio da sua ocupao atual: eu vou sair logo, no vou envelhecer l dentro. Jovens com maiores recursos inquietam-se s vezes de se verem confinados em um lugar confortvel (estabilidade, bom salrio, mas pouco interesse intrnseco) que no se teria mais coragem de deixar. Os jovens executivos tendem a afirmar seu desprendimento e sua capacidade de ruptura no somente com relao ao emprego, mas tambm com

No horizonte, subsiste freqentemente o sonho de um trabalho que propiciasse a auto-realizao pela realizao de um projeto prprio. Joy atualmente desempregada e que, desde que parou de estudar com dezessete anos, s trabalhou em secretariado, uma pura explorao ou pequenos servios ingratos tenta lanar as bases que a aproximariam de seu sonho:
Meu grande sonho e minha grande ambio seria trabalhar um pouco mais na rea do espetculo ou do canto, tudo o que um pouco pblico, isso a minha grande ambio. Mas evidente que preciso viver de coisas que no somente sejam sonhos, e da, por isso, eu gostaria muito de ter uma formao como vitrinista, isso seria minha base...

Ana, que sofre no balco de uma agncia de viagens, gostaria de viajar organizar viagens para as pessoas e tudo isso ou ento fazer fotografia. Isabelle que fica lendo atrs de sua mquina de escrever enquanto o chefe no est l, gostaria de escrever ou ento ir para o Terceiro Mundo. E para Didier, amarrado h muitos anos entre uma situao de desemprego e um status indeterminado, o emprego ideal seria trabalhar em postes de eletricidade, um trabalho perigoso e ao ar livre, l no alto. A impreciso e a grandeza do projeto puramente virtual permitem a evaso. O que no impe-

86

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

relao carreira. (parar, fazer qualquer outra coisa ). Mesmo que isso no venha a ser feito.
Eu me vejo muito mal num escritrio sempre com o mesmo patro, sempre com as mesmas ordens o dia todo. isso que me d muito medo no trabalho, de fato a rotina que para mim vai um pouco de encontro vida, que desgasta, que constrangedora, que te imobiliza e enfadonha (Joy).

Numerosos jovens falam assim do trabalho manifestando um sentimento de isolamento como se fossem os nicos a conservar uma distncia crtica, em meio a colegas rotinizados. O mau ambiente e o carter hierrquico e competitivo das relaes de trabalho so freqentemente evocados como o primeiro fator de desgaste e de rejeio ao trabalho assalariado.
Bom, eu diria que entre os colegas aqui embaixo na agncia, no h problemas, entre os quatro, no h problemas, principalmente no nvel da hierarquia enfim porque eles se acreditam talvez um pouco superiores pelo fato de serem secretrias ou contadores, tendem a te rebaixar um pouco (Ana).

Quanto ao tempo cotidiano, a motivao pelo salrio aqui secundria com relao ao desejo de ter tempo para a prpria vida, de que o tempo todo no seja consagrado recuperao da fora de trabalho.
O trabalho, na verdade, toma espao demais. Quando voc pra, termina o trabalho s duas horas, chega em casa so duas e meia, voc faz o qu? Voc descansa no sof porque voc no agenta mais. E, s vezes, no comeo, nos primeiros meses, eu ficava no sof e dormia, s vezes at 7, 8 horas. Depois voc no tem mais vontade de fazer nada no comeo. Voc fica meio abatida porque voc acha que horrvel, horrvel mesmo o que voc faz (Silvana). Voc vive s pra isso (Christian). Eu acho que isso toma um tempo enorme, e energia tambm... Freqentemente, no final da semana eu estou realmente a nocaute....completamente exausta, liquidada (Isabelle).

O trabalho: uma experincia individual Esta vontade de considerar o trabalho a partir das categorias da experincia manifesta-se, enfim, nas expectativas de comunicao e de convivialidade nas relaes de trabalho. A maioria dos jovens no viveram as condies de constituio de uma identidade coletiva a partir do trabalho. Para a maior parte dos jovens, a individualizao das trajetrias profissionais e a precariedade dos diferentes empregos ocupados fazem da experincia do trabalho uma experincia vivida individualmente, sem referncia a um coletivo (a um ns).

Positivamente os jovens so sensveis qualidade das relaes de trabalho, s quais eles tendem a aplicar as exigncias da comunicao, da autenticidade, da reciprocidade das relaes pessoais. Essa importao de categorias do afetivo pode ser ambga, a relao social empregador-empregado diluindo-se, por vezes, atrs da relao interpessoal legal, jia ou da personalidade simptica do empregador. Quanto s instncias de mediao e defesa dos interesses coletivos dos trabalhadores, elas so, com freqncia, julgadas pouco legtimas e inoperantes para responder s situaes particulares dos jovens. O recurso ao sindicato tende, a partir da, a ser estritamente instrumentalizado ou rejeitado em proveito de um protesto individual que se traduz mais diretamente pela desimplicao e a sada expressiva do que pela reivindicao e a negociao. Eu rompi com esse sistema que assegurava vantagens demais para o patro, eu acumulo toda a minha raiva, depois me desabafo e vou-me embora... (Ana). O trabalho-paixo Como antpodas do trabalho alimentar, e sem envolvimento, um nmero reduzido de jovens chegam a conciliar, isto , a confundir sua atividade profissional e seu projeto de auto-realizao. Trata-se, com freqncia, de jovens com grandes recur-

Revista Brasileira de Educao

87

Guy Bajoit, Abraham Franssen

sos sociais, culturais, econmicos, cujo percurso caracterizado pelo controle de suas escolhas. Esse modelo do trabalho como paixo encontra-se entre os jovens executivos e entre as profisses criativas, que incluem um forte componente tecnolgico (informtica) e/ou artstico (msica, desenho, engenharia de som): eu desejo que meu trabalho seja um hobby, de fato (Martial). Na imagem desse jovem executivo que indica em ps-scriptum de seu curriculum vitae: Uma paixo: O trabalho uma paixo se envolvente. Os critrios de medida, de equilbrio entre a prestao e a retribuio, de estabilidade, de separao entre tempo de trabalho e tempo de lazer apagamse aqui em proveito total de um modelo hiper-profissional, sem concesso ao diletantismo. Melhor do que outros, Sophie resume as caractersticas desse modelo. Deixemos, de incio, que ela defina suas funes numa agncia de comunicao para cuja fundao ela contribuiu:
Eu tenho uma funo de coordenao que me permite, ao mesmo tempo, bancar a jornalista quando tenho vontade, e escrever; que permite bancar a mulher de marketing quando tenho vontade e organizar as campanhas de promoo; que me permite ter o luxo universitrio de pensar e elaborar projetos, mesmo que eles no se concretizem nunca; ter um papel de diretor de projetos e obter subsdios junto CEE para um caderno complementar; que um papel de RP quando nos convidam nas conferncias da imprensa, para uma viagem para jornalistas.

E eu me dei conta de que o que me interessava era justamente... justamente esse aspecto total: gesto de uma equipe e criao de um produto. E ter todos os elementos nas mos.

Alm disso, importa ser confrontado, incessantemente, com novos desafios, colocar-se em questo, evoluir, fazer o tempo todo coisas excitantes e apaixonantes escapar rotina.
Penso que meu trabalho no evolui mais na medida que sou obrigada a refazer a mesma coisa que j foi feita... depois de dois anos, trata-se de ver outras pessoas.

As gratificaes material, de status e simblica no so o mais importante: elas no so buscadas enquanto tais, e sim consideradas como a contrapartida normal do investimento.
E que para mim importante ter o reconhecimento dos outros, isso claro. Meu salrio, minha funo, eu os mereo.

Assiste-se assim a um reinvestimento e a uma relegitimao, s vezes ambgua, das normas tradicionais da tica do esforo, em nome de uma busca do sujeito e de uma vontade de auto-realizao. A retribuio do esforo no postergada, mas imediata pela auto-realizao para a qual ela contribui.
Isso no me incomoda, estar sob stress dez horas por dia, se os projetos me interessam.

O critrio fundamental do xito a satisfao que se experimenta. um critrio que deve se aplicar permanentemente.
Eu tenho necessidade de um trabalho no qual possa me envolver, com o qual eu me divirta todos os dias. Porque no dia em que levanto dizendo: merda, no tenho vontade de ir trabalhar, ento devo refletir e ver como reconstruir alguma coisa.

O grau de satisfao ele prprio ligado ao fato de poder envolver-se totalmente, fazer alguma coisa de que se gosta.

A intensidade do investimento liga-se tambm vontade de vencer no jogo da competio plenamente assumida. O registro de Sophie o da administrao de empresas, com termos como investimento, competio, performance, ser hiperrentvel, ela recruta seus colaboradoresem funo do seu potencial, de sua propenso a integrar-se numa equipee como h um turn-over importante (o tempo de se fazer um nome no mundo da publicidade), preciso que sejam pessoas que aprendam rpido. Todo mundo na casa sabe que est permanentemente sobre um assento ejetvel, inclusive ela mesma. Sophie integra totalmente a lei

88

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

da empresa, da concorrncia, da performance. A norma estar sob stress dez horas por dia e aqueles que no sabem acompanhar no h lugar para eles. No se cria uma estrutura para agradar s pessoas com quem se trabalha. Sobretudo, quando se est em condies econmicas to difceis, s se paga pessoas que sejam hiper-rentveis:
Chega um momento em que se tem que tomar a devida atitude com uma srie de colegas e isso realmente duro. ... a grande limpeza. Da equipe do incio, sobram apenas trs. Todos os outros cairam, cairam antes. A partir do momento em que viram que no tinham a responsabilidade que deles se esperava, procuraram outro rumo (...) E... desapareceram. E verdade que eu estou consciente de que estou sentada em um assento ejetvel.

Uma segunda figura do modelo de trabalhopaixo encontra-se nas conversas dos jovens artistas. Para Bill, o desenhista, para Pascal, o fotgrafo, ou para Yves, o engenheiro de som, o trabalho , antes de tudo, apreendido como lugar de realizao e de expresso de uma essncia pessoal qualquer coisa que est neles, em sua natureza. Isso uma vocao: eles no so chamados de fora, mas de dentro. No mais um papel socialmente reconhecido como til: eles no pretendem seguir caminhos batidos e balizados por outros. Mesmo quando eles vinculam seu projeto a um papel, no sua concretizao enquanto tal o que eles buscam, mas a sua auto-realizao atravs dele. E pretendem tambm ser os nicos juzes de seu xito ou fracasso. O trabalho encontra seu sentido a servio desse projeto, que vivido como singular, nico, pessoal. E eles consagram todo o seu tempo a ele, confundindo trabalho e lazer e envolvendo-se muito intensamente. Aos 22 anos, ao terminar seus estudos de engenheiro de som no IAD, Yves j tinha muitas realizaes profissionais a seu favor: jingles para a televiso, msicas de filmes publicitrios, arranjos em estdios... preciso dizer que desde a idade de 15 anos, encorajado por um ambiente familiar em que todo mundo se interessava pela msica foi ten-

tado a inserir-se nesse meio, trabalhando muito, no se incomodando de se deixar explorar um pouquinho desde que isso lhe permitisse encontrar pessoas interessantes. Sua famlia teria preferido que fizesse estudos mais clssicos, como engenheiro, mas para terminar isso deu certo, sem problema. Encontrase aqui uma forte vontade estratgica em proveito de um projeto-paixo clara e precocemente definido: era realmente aquilo que me interessava, eu gostaria de ir fundo, me comprometi bem antes de largar os estudos, eu tinha comeado bem afiado o trabalho l dentro. Para os jovens que rejeitam resolutamente a perspectiva de um trabalho alimentar, h a combinao, em propores variveis, de um projeto de auto-realizao e de um modelo competitivo. A sociedade apreendida como um mercado que oferece recursos a serem mobilizados e que impe obstculos a serem ultrapassados. Esta atitude estratgica a servio de um projeto de auto-realizao supe uma forte confiana em si mesmo, apoiandose sobre uma facilidade natural de classe ou sobre a convico de um fogo sagrado interior. Os jovens independentes Esta figura do trabalho-paixo deve distinguir-se das orientaes para o trabalho dos jovens independentes. Se esses no cedem nada aos primeiros quanto intensidade e ao volume horrio de seu investimento pessoal, a finalidade visada e a significao atribuda ao trabalho so outras. Assim, Eric, que ao fim de uma aprendizagem em marcenaria de luxo lanou-se na restaurao de mveis antigos, ou Stphanie, que acabou de abrir um snack, esto mais prximos da tica protestante de trabalho do que de um projeto pour le fun. O xito de sua empresa confunde-se com o seu xito pessoal do qual eles so a encarnao e a expresso. A importncia do envolvimento vivida como forma de sacrifcio, mais do que como forma de prazer ou de alegria.
Digo que preciso um mnimo de sacrifcios durante alguns anos e depois... No momento, impos-

Revista Brasileira de Educao

89

Guy Bajoit, Abraham Franssen

svel economizar porque o que se pega realmente o que sobra no fim do ms. Isto realmente o mnimo para viver. Apesar de tudo preciso no ceder, ser forte, poderoso... e no se desesperar (Eric).

Nesse sentido, trata-se mesmo de um prazer postergado: temos a riqueza de nossas obrigaes Vence-se graas ao trabalho, partindo do nada ( eu tinha 600 francos na minha conta), com a fora de vontade, superando todas as limitaes, sendo feliz com o que se realiza. O desemprego As representaes e as vivncias do desemprego so o oposto do trabalho. A insatisfao expressa com relao ao emprego e ao trabalho no implica de modo algum uma valorizao positiva da situao de desemprego. Longe disso, impressiona ao contrrio, a intensidade negativa da experincia de desemprego entre os jovens. Na melhor das hipteses, ele considerado como um perodo de moratria, que permite tomar flego ou autoriza uma redefinio de projetos. Se as expectativas e as aspiraes com relao ao trabalho so, com freqncia, frustradas, o desemprego quase sempre vivido negativamente e isso, inclusive para os jovens que se definem mais diretamente por um projeto de auto-realizao. Num artigo, j antigo, sobre a vivncia do desemprego, Dominique Schnapper 5 distingue trs tipos de experincias de desemprego. O desemprego total caracterizado pela humilhao, o tdio e a dessocializao, designa a experincia do desemprego vivida como um tempo vazio, desfeito, sem atividade de substituio e com o sentimento de sua prpria inutilidade. O desemprego invertido indica uma vivncia do desemprego totalmente desdramatizada, isto , valorizada pelo tempo libe-

rado para atividades pessoais que desemprego permite. O perodo do desemprego considerado como transitrio e apreendido sob o ngulo dos recursos (tempo-dinheiro) assim colocados disposio pela busca de um projeto pessoal. O desemprego postergado o desemprego vivido na forma de como se. A situao de desemprego no verdadeiramente apreendida como tal, porm mais como um perodo ativo de busca de emprego e de formao profissional. As diferentes lgicas assim distinguidas podem nos ajudar a dar conta das experincias vividas pelos jovens de nossa amostra desde que sejam entendidas como simultneas. O desemprego: o tdio e a desvalorizao Apesar da banalizao objetiva do fato mais de 25% dos menores de vinte e cinco anos esto desempregados: e se levarmos em conta o fluxo contnuo dos que entram e dos que saem, isso faz do desemprego uma experincia comum a situao de desemprego, quando se prolonga, alm de alguns meses, certamente uma experincia muito negativa, isto , traumatizante para a maior parte dos jovens que encontramos. Para eles, o emprego continua sendo o lugar privilegiado da participao social, e um elemento essencial de sua identidade. No ter emprego ser excludo. A preocupao financeira, que no geralmente citada nas motivaes principais do emprego, torna-se aqui a primeira. Um emprego satisfatrio, que assegure um ganho e se possvel que permita fazer um trabalho que se gosta, num bom ambiente sentido pela maior parte dos jovens desempregados como a condio necessria da participao social. A maioria vive o desemprego sob a forma de culpabilidade ou da vergonha: duro com relao aos outros da famlia que trabalham, e eu estou desempregado e no fao nada dos meus dias. (Dominique). Difcil nessa situao , principalmente o sentimento de desvalorizao social que da provm. Os jovens desempregados no se reconhecem na imagem que a sociedade cria deles. O status do de-

Schnapper, D. Crise Economique, chmage, anomie in La crise dans touts ses tats : ouvrage collectif, CIACO, Louvain-La-Neuve, 1984.

90

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

sempregado est, freqentemente, engasgado, afetando sempre a identidade social e s vezes a identidade pessoal. o caso de Dominique:
O desemprego, foi um horror, o inferno da minha vida, eu penso (risos). Psicologicamente, para mim, foi muito difcil aceitar estar desempregado, aceitar esse status, foi terrvel. No era nada do que eu tinha vontade de fazer, eu nem sonhava com uma coisa semelhante. Para me colocar, foram precisos meses e meses e somente agora comeo a... Acho que eu valho mais que isso, tenho realmente uma imagem negativa do desemprego e acho que isso no vai comigo mesmo. Para mim, uma pessoa que ganha 50.000 francos vale 50.000 francos e uma pessoa que ganha 10.000 francos vale 10.000... Meu problema que me sinto diminudo. Dizem que os desempregados no servem para nada, mas so pessoas como as outras. Ter o rtulo de desempregada, de mulher que no faz nada, que no tem vontade de fazer, que no sabe fazer mais nada, isso me deixa doente.

go. s vezes tenho a impresso de que todas as pessoas que encontro sabem que estou nesse lugar horrvel. Tenho um pouco de vergonha (Solange). Tambm me refugio no sono, quanto mais eu durmo, menos eu penso. Entretanto sei que covardia, o aborrecimento vem, com freqncia, me visitar e tenho dificuldade em venc-lo (Texto de Florence, 22 anos, esteticista).

Inclusive para os jovens que escolheram voluntariamente a situao de desemprego ou que o aproveitam para realizar um projeto pessoal, o tempo no desemprego uma varivel fugaz cujo controle requer uma auto-disciplina forte: por isso, eu tenho um pouco de medo de ficar desempregado, porque no sei se teria a disciplina para fazer tudo que tenho vontade. O desemprego sempre visto como uma armadilha, com o risco para a pessoa de se instalar a confortavelmente e o prprio Bill, que est tenso com relao ao seu futuro profissional fica apreensivo com o prolongamento de sua situao.
O desemprego tambm horrvel porque a gente se sente muito isolado. Mas tambm isso tranqiliza, porque a gente tem alguma coisa no fim do ms. Me vejo acabar mal, desempregado: de qualquer forma isso acaba sendo insuportvel. E de toda forma no h... nada de interessante nisso (Bill).

Outras caractersticas do desemprego total esto presentes nas conversas dos jovens desempregados. Passado o primeiro ms, o tdio e o sentimento de desestruturao do tempo so freqentemente evocados para caracterizar a experincia do desemprego.
Quando estou sem trabalho, a tendncia me deprimir. Fico com raiva, vou perturbar minha me e meu pai... vou estar atrapalhando algum. Ou ento destruo minha sade. E o caso, no momento. Depois de um tempinho, minha sade no vai to bem (Luc). O tempo me parece longo, os dias no passam, o tdio ocupa a maior parte dos dias. No chego a me interessar pelo que quer que seja, tanto a leitura quanto a limpeza da casa. No tenho mais conversa com meu pessoal que j est restrito. s vezes tenho a impresso de no ter nada para comunicar, mesmo com meu companheiro. Eu me deixo viver sem reagir, de verdade, s vezes eu me repreendo, me esforo para no me afundar e depois o tdio de novo. Meus deslocamentos dirios se limitam ao ofcio do desempre-

O sentimento de desvalorizao social, a vivncia de desestruturao do tempo, o mal estar ligado ao carter provisrio da situao so, alm da diversidade de situaes, os traos comuns e generalizados da experincia do desemprego. O desemprego moratrio e o projeto de auto-realizao6 Ao lado dos jovens que vivem o desemprego como uma verdadeira doena, um certo nmero dentre eles vo manifestar com relao a ele um ponto
Le Movel, Jacques. Le chmage des jeunes: des vcus trs differents.
5

Revista Brasileira de Educao

91

Guy Bajoit, Abraham Franssen

de vista mais desenvolto e banalizado em relao a ele (sem, no entanto, transform-lo numa experincia positiva). Trata-se geralmente de jovens com maiores recursos escolares e culturais, isto , que se beneficiam de ajuda econmica familiar, para quem o desemprego , antes de tudo, compreendido como forma de redefinio de projetos pessoais. Os auxlios de desemprego permitem destinar um momento para tomar flego ou para buscar uma atividade considerada como um verdadeiro trabalho, isto , como uma vocao pessoal (escrever, fazer fotografia...), no reconhecida pela sociedade mercantil...
Agora eu me dou uma chance no desemprego (Bill). O desemprego vai bem alguns meses, quando voc tem necessidade de se situar, de fazer outra coisa que no trabalhar. H momentos em que a gente tem necessidade de uma vida mais calma para se encontrar um pouco (Isabelle).

nem do ponto de vista financeiro, na medida em que a situao um pouco delicada... eu levo uma vida da qual aproveito cada instante... estou meio na expectativa de uma boa idia (Joy).

O desemprego postergado O desemprego postergado aquele que encontramos principalmente entre os jovens executivos de nossa amostra, de modo geral aqueles que dispe de diploma negocivel no mercado de trabalho. Jacques, 23 anos, casado h cinco meses, terminou uma graduao em informtica como analista programador. Perseguindo um objetivo de estabilidade, no respeito s normas tradicionais, ele considera o trabalho como um elemento estruturante de sua existncia: um lugar que seja estvel e que me traga ao menos alguma coisa; a informtica apesar de tudo, uma paixo. Desempregado h seis meses, ele tende a viver esta experincia sob a forma da negao. Trata de fazer como se no houvesse nada, fazendo do tempo do desemprego um tempo ativo. (no incomodar em casa, ocupar ativamente seus dias, manter-se construtivo: buscar emprego sistematicamente, fazer cursos complementares, consertar coisas em casa). O tempo de desemprego vivido como o do exerccio de um ofcio em tempo integral, o daquele que procura. Essa atividade torna-se objeto de uma verdadeira cultura profissional, necessitando da aquisio de competncias ad-hoc.
Dizem que eu deveria aprender por mim mesmo a ver as cartas que do resultado e as cartas de candidatura que no do resultado (...) Observei que alguns empregadores respondiam, outros no respondiam nunca; ento passei a ficar atento aos termos da minha carta, a fim de redigi-la com a clareza em relao aos problemas que ela poderia ter.

Como os jovens que vivem um desempregodoena, esses jovens que se definem freqentemente a partir de uma sensibilidade artstica, exprimem um ideal profissional que assegura tal projeto de auto-realizao, mas diferentemente dos primeiros, manifestam geralmente uma capacidade de concretizar seu projeto, instrumentalizando suas relaes com diversas instituies sociais (ONEM, sindicato, academia...) e ao preo de uma auto-disciplina incessantemente ameaada de relaxamento. Entre a vivncia do desemprego-doena e aquela do desemprego-projeto pessoal, alguns jovens querem essencialmente experimentar o desemprego como um perodo de expectativa, um prolongamento da moratria da adolescncia, com sada indeterminada (a gente v), cuja durao est ligada coero financeira.
Vou me dar um ano tranqilo no desemprego (Antoine). Tanto melhor, aquele que no tem vontade de trabalhar, que pode ter dinheiro assim, apesar de tudo. Se o sistema feito assim, tanto melhor (Julie). No uma situao sustentvel a longo prazo,

O critrio de validade da atitude aqui a adequao forma esperada pelos empregadores, qual preciso conformar-se: escrever um bom curriculum, apresentar-se bem, dar boas respostas na entrevista.

92

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

Agora, encontrei um livrinho que se chama: como achar um emprego e ser contratado?O subttulo : voc sabe se vender? Explicam como se apresentar bem e prope respostas para questes que funcionam como armadilhas.

Jacques dirigiu-se igualmente ao CRAE - Clube de Busca Ativa de Emprego, uma diviso do Frum de Arlon que organiza sesses intensivas de busca de emprego, via um mtodo ativo, eficaz e dinmico, oito horas por dia durante trs semanas. O CRAE j fez muito sucesso na Frana e em outros lugares: Canad, Sucia, ustria. Essa organizao reivindica 80% de colocaes bem sucedidas, ao preo, verdade, de uma seleo prvia de candidatos... e com grande pesar para Jacques que no foi selecionado! curioso esse fetichismo do curriculum ou da entrevista para contratao, tanto para Jacques, quanto para outros executivos desempregados que ns encontramos. O essencial negar ao mximo a situao de desemprego na tica do como se e desenvolver uma atitude positiva e internalizante, que lhe permite viver como ator o seu prprio desemprego. Esse modo de gesto da situao de desemprego s sustentvel a mdio prazo. Com o prolongamento da situao, esse sistema de defesa progressivamente, se esboroa.
Digamos que eu me fixe como objetivo que espero trabalhar daqui... digamos, o mais cedo possvel... No entanto, no fim no trabalhar torna a gente embrutecido. Se eu tiver que continuar... a no fazer nada, ainda durante um ano ou dois, acho que vou ficar como um verdadeiro leo na jaula (Jacques).

felizes que resplandecem e de outro, desempregados doentes que se deprimem. Trata-se de uma experincia multidimensional e que evolui ao longo do tempo. Ceclia um pouco parte. Ao cursar a universidade conforme as expectativas da sua me, ela cumpriu seu contrato at o fim. Optou por estudar filosofia (a rever, eu deveria estudado marketing) ela est frustrada de no rentabilizar o diploma e queria trabalhar. Mas, por outro lado, constata que a agrada estar desempregada, ela se realiza: ela prpria faz o po, retomou o curso de guitarra que havia abandonado por causa dos estudos, (uma bobagem), restaura mveis velhos e ocupa-se de seu companheiro que lhe diz que ela deve aproveitar enquanto pode e que a situao financeira deles no crtica.
Na prtica, se voc olhar bem, sou um pouco diferente. De um lado, verdade que fao uma poro de coisas, aprendo muitas coisas que me agradam. Aprendo a bordar, fao montanhas de coisas. Queria aprender a fazer po. Mas por outro lado, estou angustiada e descontente com os empregadores que nem sempre so muito honestos e o mercado de trabalho que uma verdadeira porcaria. Bom, depois... no sei... quando tiver que fazer minhas oito horas de trabalho, se ainda vou me divertir amassando o po.

Sobre a mesa de carvalho do apartamento, acaba de ser instalado um computador e os arquivos: cartas expedidas, respostas... Uma experincia multidimensional preciso insistir na simultaneidade das diferentes lgicas presentes na experincia concreta do desemprego. No h de um lado, desempregados

O que concluir? A diversidade das experincias dos jovens no trabalho e no desemprego revelam a fragmentao das diferentes dimenses do modelo tradicional do trabalho. Enquanto no passado articulavam-se trabalho e emprego, participao social e realizao pessoal, dimenso instrumental e dimenso expressiva, as entrevistas dos jovens ilustram a dissociao dessas diferentes dimenses. O trabalho no corresponde mais necessariamente ao emprego: para um certo nmero de jovens, o trabalho sentido como um obstculo realizao pessoal, quando antes constitua a condio; o superinvestimento de alguns no trabalho coincide com a desimplicao de outros, o elo entre a contribuio e a retribuio se atenua numa atitude garan-

Revista Brasileira de Educao

93

Guy Bajoit, Abraham Franssen

tista, quer dizer se investe em nome da auto-realizao pessoal. Esta modificao de orientaes com relao ao trabalho pode estar ligada experincia da instabilidade. Para os jovens de meio popular, o mundo do trabalho organizado a partir do processo de produo cede lugar a mltiplos servios, empregos cujos prprios titulares no sabem se devem qualificar de trabalho ou design-los em termos administrativos: TCT, estgio, substituio... Esta ruptura da normalidade esperada das trajetrias profissionais vivida sob a forma de crise por um certo nmero de jovens. As preocupaes com o emprego, a sobrevivncia econmica, o acesso a um salrio, trazem sobretudo outra considerao, particularmente, no que se refere a afirmao de uma cultura do trabalho e do ofcio que se tornaram bastante inviveis. Atravs das formas degradadas do antigo modelo e as atitudes de distanciamento com relao aos contedos e ao ambiente tradicional do trabalho assalariado manifestam-se, tambm ora sob a forma de recusa (eu no voltarei jamais fbrica) ora sob a da alternativa, uma srie de atitudes novas com relao ao trabalho. Pode-se resumi-las, falando de uma orientao de fundo com relao ao trabalho que tende a ser apreendido a partir das exigncias de auto-realizao. Estas j no se definem pelo fato do indivduo conformar-se s exigncias de um trabalho at dele adquirir ethos e a cultura, e sim est no trabalho de levar em conta as aspiraes individuais. , especialmente, atravs de uma modificao da relao com o tempo e com o ambiente de trabalho que se pode apreender essa exigncia. O tempo de trabalho, quando no se est envolvido, tende a ser oposto e subordinado ao tempo de vida para si. As identidades coletivas e a cultura do ofcio do lugar a uma sensibilidade comunicao e ao carter convivial, isto , interpessoal das relaes de trabalho. Com respeito a essas diferentes dimenses, o mercado de trabalho freqentemente o lugar da decepo e do desencantamento, aps o espao pro-

tegido da escolaridade. A maior parte dos jovens experimentam um fosso entre suas aspiraes e a realidade concreta do mercado de trabalho. A gesto dessa defasagem d lugar a diversas estratgias de minimizao do envolvimento no trabalho e de reinvestimento na esfera privada, em proveito do trabalho autnomo. exceo dos jovens que dispem de meios para concretizar um projeto de auto-realizao no campo profissional, a maioria no encontra mais num emprego assalariado um modo satisfatrio de auto-realizao. Se o emprego continua sendo uma dimenso central da identidade e a base da normalidade social, o trabalho no mais considerado como o nico modo de auto-realizao de si, ele tende a entrar em concorrncia com outras experincias que lhe impem seus prprios critrios. Quanto experincia do desemprego, apesar de sua banalizao objetiva, ela continua muito problemtica e negativa a mdio prazo. Se se pode opor duas maneiras distintas de viver e de se representar o desemprego, distinguindo o desemprego vivido sob a forma do tdio e da desestruturao de alguns, e o desemprego-moratria ou projeto pessoal de outros, preciso entretanto sublinhar a simultaneidade dessas lgicas e a permanncia do sentimento de desvalorizao social que acompanha sempre o rtulo de desempregado. Em suma, a diversidade e a fragmentao das experincias de trabalho e de desemprego dos jovens ocupam os cenrios desenvolvidos por Andr Gorz7 quando se inquieta com a ciso crescente entre uma minoria fortemente qualificada, que dispe de empregos com altos ganhos e nos quais se realiza e uma maioria confinada a tarefas subalternas. O uso do tempo um bom indicador dessa distncia. Entre Robert que afirma que seu tempo precioso, e que permanece preso ao trabalho at nos engarrafamentos, e Enzo para quem os dias decorrem, longos

Gorz, Andr Mtamorphoses du Travail: qute du sens, Ed. Galile, Paris, 1988.

94

Mai/Jun/Jul/Ago 1997 N 5 Set/Out/Nov/Dez 1997 N 6

O trabalho, busca de sentido

como uma jornada sem trabalho, h a distncia que separa aqueles que tm recursos para participar do jogo da competio e aqueles que so obrigados a suportar a mutao do mercado de trabalho. Enfim, preciso considerar que as diferentes experincias e representaes do trabalho e do desemprego aparecem como socialmente diferenciadas. Globalmente os jovens do meio popular continuam mais ligados s normas tradicionais do trabalho e sua vivncia do desemprego se aproxima da figura do desemprego total. Os jovens das classes mdias tem, com freqncia, mais recursos para redefinir seu projeto existencial e marginalizam o lugar do trabalho assalariado em proveito de um projeto de auto-realizao.

Revista Brasileira de Educao

95

Вам также может понравиться