Вы находитесь на странице: 1из 10

PADRONIZAO DA COMUNICAO ATRAVS DA TECNOLOGIA OPC

Adriano Pedroso Puda adriano@softbrasil.com.br SoftBrasil Automao Ltda.

Abstract
Focusing on OPC technology, this article objectives clarify the main concepts from this communication standard, giving details about its main uses and benefits, finally showing that actually OPC can be much more than a simple connection tool between softwares and equipments.

Resumo
Tendo como foco principal a tecnologia OPC, este trabalho tem por objetivo esclarecer os principais conceitos deste padro de comunicao, detalhando seus principais usos e benefcios, mostrando que atualmente o OPC pode ser muito mais do que um simples meio de interligao entre softwares e equipamentos. Tambm so abordadas algumas de suas limitaes e as solues mais utilizadas para resolver tais problemas. Palavras chave: OPC, comunicao, driver, rede, ethernet, COM, DCOM, supervisrio, equipamento, controlador, padro, DA, HDA, AE, UA.

1 - INTRODUO
Tipicamente existem inmeros sistemas nas reas de produo, incluindo sistemas SCADA/IHMs, SDCDs, LIMS (Laboratory Information Management Systems), MES (Manufacturing Execution System) alm dos sistemas de manuteno e historiadores. Muitos destes sistemas tendem a ser aplicaes isoladas umas das outras, ou em alguns casos - como os sistemas historiadores possuem algum tipo de interface, mas no geral existe uma pequena integrao entre eles. Dcadas de protocolos de comunicao proprietrios resultaram em sistemas desconexos dentro do prprio cho de fbrica. Ao expandir um sistema, tradicionalmente o usurio toma o caminho mais fcil e acaba agregando ferramentas do mesmo fornecedor inicial, mesmo que outro fornecedor possua solues mais interessantes para sua necessidade. Somente assim se tem a garantia de total compatibilidade e possibilidade de troca de dados entre o sistema antigo e o novo.

Figura 1: A falta de conectividade dos sistemas tradicionais

J no ambiente corporativo existem vrios outros softwares que preenchem necessidades especficas como planejamento de produo, gerenciamento de custos, contabilidade, entre outros. Estes softwares podem ser fornecidos por um nico fabricante ou ento adquiridos separadamente. No entanto, de um modo geral, estes softwares tendem a possuir uma maior integrao do que a existente nas reas de produo. Devido a aspectos culturais e de negcios da organizao, as pessoas e sistemas envolvidos nestas reas corporativa e fabril - freqentemente tm pouca interao, criando uma lacuna de comunicao. Como resultado desta lacuna as informaes se tornam indisponveis atravs da organizao. Porm, em um ambiente competitivo como o encontrado atualmente, as informaes tornaram-se essenciais, uma espcie de vantagem estratgica: sai na frente a organizao que melhor conhece a si mesma e a seus clientes. As tecnologias do padro OPC (OLE for Process Control) permitem a integrao dos dados de toda a empresa, sejam provenientes do cho de fbrica ou dos setores corporativos. Sendo um padro aberto, o OPC separa os sistemas das dificuldades de comunicao, criando uma camada nica e padronizada que permite a fcil integrao de diversos sistemas, desde um simples instrumento de campo at os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e de Gesto Corporativa.

Figura 2: A camada de comunicao padronizada OPC No item 2 (dois) deste trabalho apresentado o conceito de OPC, explicando tambm sua evoluo desde seu surgimento at os dias atuais. J o item 3 (trs) aborda algumas dificuldades quando se utiliza o OPC e apresenta solues simples para se chegar soluo ideal, bem como a utilizao do OPC para integrao do cho de fbrica aos sistemas corporativos da empresa.

2 O PADRO OPC
2.1 Introduo ao OPC O OPC um padro de comunicao aberto, que tem por principal objetivo permitir a interoperabilidade vertical entre sistemas dentro de uma organizao. A primeira verso funcional do OPC foi desenvolvida por volta de 1996, resultado do trabalho conjunto entre fornecedores de sistemas para automao industrial. Deste esforo conjunto surgiu a OPC Foundation, organizao que define os padres do OPC e que busca constantemente sua melhoria e evoluo. Desde seu

surgimento h mais de 10 anos, novas especificaes so elaboradas com o objetivo de agregar mais funcionalidades ao padro OPC. A sigla OPC significa OLE for Process Control ou OLE para Controle de Processos. Baseado nas tecnologias Microsoft OLE COM (Component Objetc Model) e DCOM (Distributed Component Object Model), o OPC um conjunto comum de interfaces, mtodos e propriedades de comunicao, agregados dentro de uma especificao padronizada e aberta para acesso pblico. Teoricamente qualquer pessoa com conhecimentos de programao pode desenvolver seus aplicativos OPC, basta acessar as especificaes contidas no web site da OPC Foundation e desenvolver uma interface compatvel. Para ficar mais claro o que o OPC podemos fazer uma analogia com um driver comum de impressora. Na poca do MS-DOS, o desenvolvedor de um software como um editor de textos precisava desenvolver um driver de comunicao para cada uma das impressoras existentes no mercado: um para a Epson-FX, um para a HP LaserJet, entre outras impressoras. No mercado de automao industrial isso fica evidente at hoje. Se tomarmos como exemplo um software de superviso, veremos que ele tem seus prprios drivers para cada um dos CLPs (Controladores Lgico Programveis) existentes no mercado. No entanto estes drivers no podem ser utilizados em outro software de superviso: este outro deve possuir seus prprios drivers, para os mesmos CLPs. O Windows resolveu o problema dos drivers de impressoras ao incluir o suporte para impresso no prprio sistema operacional. A partir de ento a impressora deveria possuir somente um driver para Windows, e no mais para cada um dos aplicativos utilizados. Este fato possibilitou uma reduo de custos considervel para as empresas de software, que agora podiam manter o foco realmente no que interessa, ou seja, em sua soluo. Ao basear o OPC na tecnologia OLE, nativa do Windows, este mesmo benefcio chegou rea industrial. Com o surgimento do OPC os desenvolvedores de sistemas de automao podem escrever servidores OPC para seus equipamentos, e os demais softwares (como os supervisrios) passam a ser clientes OPC. Desaparece a necessidade de se desenvolver inmeros drivers de comunicao. Enquanto o OPC permitiu aos fornecedores de automao reduzir seus custos de conectividade e assim manter o foco nas funcionalidades de sua soluo, para os clientes o benefcio foi a flexibilidade. Agora o usurio poderia escolher seus softwares com base nas funcionalidades, e no mais ficar dependente da dvida Este supervisrio tem driver para meu equipamento?. 2.2 A arquitetura cliente-servidor do OPC O funcionamento do OPC baseado na tradicional arquitetura cliente-servidor, conforme a figura abaixo:

Figura 3: Arquitetura cliente-servidor do OPC

O funcionamento desta soluo simples: um ou mais servidores fornecem dados para uma ou mais aplicaes cliente. Para melhor entender esta arquitetura tome-se como exemplo um cliente em um bar. O cliente solicita uma bebida ao garom, que atende a esta solicitao e lhe serve uma bebida. O OPC funciona de maneira semelhante: uma aplicao cliente (como um software de superviso) solicita um dado ao servidor OPC, que lhe atende e retorna com o dado solicitado. O interessante do OPC que uma aplicao cliente pode solicitar dados a um ou mais servidores OPC, e o inverso tambm verdadeiro, um servidor OPC pode transferir dados a um ou mais clientes OPC. Portanto fica claro que o OPC possibilita uma variedade enorme de comunicaes, basta que os aplicativos sejam compatveis com OPC. importante ressaltar que o OPC no elimina o protocolo proprietrio nativo do CLP ou equipamento de campo. O que acontece que o servidor OPC traduz este protocolo proprietrio para o padro OPC. Portanto necessrio o desenvolvimento de um servidor OPC especfico para cada um dos diferentes protocolos de comunicao existentes. Algumas empresas como a canadense Matrikon OPC se especializaram neste desenvolvimento, escrevendo servidores OPC h muitos anos e possuindo em seu portflio solues para a grande maioria dos sistemas de automao conhecidos. 2.3 A evoluo do OPC Inicialmente o OPC foi desenvolvido com o objetivo de solucionar o problema dos drivers de comunicao proprietrios, trazendo um padro para onde antes s existiam solues customizadas. A primeira especificao OPC posteriormente veio a se chamar Data Access e, como o nome sugere, permitia somente a troca de dados em tempo real. O OPC Data Access largamente utilizado em todo o mundo, o mais comum de ser encontrado. O OPC Data Access permite a resposta a perguntas como: Qual o valor da varivel X agora?, Qual o valor do setpoint de meu controlador agora? Porm logo surgiram outras necessidades, como o acesso a dados histricos (Qual foi o valor da varivel x ontem?) e o acesso a alarmes e eventos gerados no sistema. Novas especificaes surgiram para suprir estas e outras demandas 2.3.1 OPC HDA Historical Data Access A especificao OPC Historical Data Access, ou OPC HDA, trata do acesso a dados histricos atravs do OPC. Com ele possvel acessar dados armazenados na memria de um equipamento como o CLP, ou ento transferir dados de um software historiador para um software de superviso ou at mesmo para uma planilha em Excel. O OPC HDA permite a utilizao do padro OPC em aplicaes onde necessria uma anlise dos dados, com o objetivo de melhorar o processo. A vantagem de se utilizar o OPC em solues deste tipo que se torna fcil coletar dados de diversos equipamentos e sistemas diferentes, e consolid-los em uma aplicao cliente nica.

Figura 4: Exemplos de utilizao do OPC HDA 2.3.2 OPC AE Alarms & Events J o OPC Alarms & Events ou simplesmente OPC AE permite a transmisso de alarmes e eventos, incluindo parmetros como severidade do alarme, classificao, rea de ocorrncia, intervenes do operador, comentrios, entre outros. Atravs do OPC AE possvel, por exemplo, alimentar uma base de dados centralizada contendo informaes de alarmes e eventos de diversos sistemas

espalhado pelo cho de fbrica. Desta maneira o usurio pode entender melhor o comportamento anormal da planta e como certas anomalias se originam. Outra utilizao do OPC AE a gerao de um banco de dados com informaes sobre a operao e principais eventos dos processos, assim atendendo normas exigidas em diversos setores como alimentos, bebidas, farmacutico e energia eltrica. 2.3.3 OPC UA Unified Architeture A maior evoluo do OPC est surgindo agora, com a especificao OPC Unified Architeture ou OPC UA. Este novo modelo OPC comeou a ser desenvolvido em 2004 e as primeiras partes da especificao comearam a ser disponibilizadas em 2006. Esta nova especificao quer levar o OPC definitivamente alm do ambiente industrial, tornando-se o padro para sistemas to distintos quanto um software de contabilidade e um controlador de campo. Confirmando seu nome, o OPC UA ir unificar todas as especificaes OPC, principalmente as OPC DA, HDA e AE. Ou seja, caso um equipamento ou sistema seja compatvel com OPC UA, ser possvel a troca de quaisquer tipos de dados, sejam eles dados em tempo real, histricos ou alarmes. O OPC UA tambm vem de encontro constante evoluo da informtica e da Internet e alm de ser multi-plataforma, tambm baseado em tecnologias orientadas para a web como TCP/IP, HTTP, SOAP e XML, deixando o COM em segundo plano assim como a prpria Microsoft j o fez. Isto significa que ser possvel utilizar o OPC no s em computadores com Windows, mas tambm em solues baseadas em outros sistemas operacionais como o Linux. Ou seja, o OPC poder estar presente tanto em equipamentos compactos como computadores de mo, quanto em sistemas de grande porte como mainframes. A especificao OPC UA est sendo gerada por partes, sendo que muitas delas j tm sua primeira verso finalizada. Dentro de poucos meses poderemos ver uma especificao OPC UA completa, levando o OPC a um novo patamar. O objetivo do OPC UA ser o padro dominante no mnimo pelos prximos dez anos.

OPC UA: Integrao vertical de todos os sistemas da empresa

3 OTIMIZAAO DO OPC
O OPC vem passando por constante avano ao longo dos anos, preenchendo cada vez mais espao nas indstrias. No entanto algumas de suas caractersticas principais, que facilitaram seu surgimento e evoluo, ironicamente hoje tambm so fatores limitantes ao seu pleno funcionamento. Alguns desenvolvedores acabaram pro criar solues que complementam o OPC, possibilitando ultrapassar algumas barreiras inerentes sua tecnologia.

3.1 DCOM, OPC e Tunneling Como vimos anterioremente, o OPC baseado nas tenologias Microsoft OLE COM (Component Object Model) e DCOM (Distributed COM). Quando o servidor e o cliente OPC esto instalados no mesmo computador, o OPC utiliza o COM para estabelecer a comunicaao entre ambos. Geralemnte nao h problemas nesta configuraao, o COM de fcil configurao, envia e recebe dados a altas velocidades e raramente apresenta probemas.

Figura 6: OPC e COM Porm quando o servidor e cliente OPC esto instalados em computadores diferentes dentro de uma rede, o OPC passa a utilizar o DCOM. Surgido em 1996, com foco no ambiente de TI, o DCOM uma extenso do COM, com foco na comunicao entre objetos em sistemas distribudos. O DCOM atendia bem aos requisitos daquela poca, basicamente o funcionamento dentro de LANs (Local Area Networks).

Figura 7: Funcionamento do OPC com DCOM Com o surgimento e popularizaao da Internet na dcada de 90, as demais tecnologias acabaram por evoluir rapidamente a fim de atender uma infinidade de novas demandas. A prpria Microsoft acabou desenvolvendo uma nova pltaforma de desenvolvimento, o .Net, em resposa ao Java da Sun Microsystems e tambm como forma de combater a onda de vrus e invases remotas que acompamharam a evoluo da Internet. O DCOM deixava a desejar frente s novas demandas da tecnologia, e ainda por cima no estava acessvel aos programadores para que os mesmos pudessem melhorar superar tais deficincias.

Dentre as limitaes do DCOM podemos mencionar: Dificuldade de se trabalhar em WANs (Wide Area Network): redes com diferentes usurios, senhas e domnios so um problema para o DCOM, que exige configuraes detalhadas a fim de funcionar corretamente. Timeout demasiadamente longo: em caso de simples oscilaes na rede, o DCOM pode levar vrios minutos at reestabelecer a conexo. Dificuldade de se trabalhar com firewalls: O DCOM inicia a comunicao atravs de uma porta TCP/IP e em caso de encontrar algum impedimento, utiliza outras portas aleatoriamente at conseguir estabelecer a conexo. Em uma poca em que o prprio Windows j vem com firewall instalado para aumentar a segurana, a utilizao do DCOM acaba obrigando o usurio a manter diversas portas TCP/IP abertas, ou at mesmo a desativar o firewall por completo, prejudicando criticamente a segurana do sistema. Tais limitaes so um grande empecilho em aplicaes industriais onde, por exemplo, alguns sistemas obrigatoriamente devem ser instalados em domnios diferentes, a velocidade de comunicao fator essencial e a segurana contra hackers e invases aumenta a cada dia. Algumas vezes os problemas do DCOM podem ser solucionados com muitas horas de trabalho e polticas corporativas que respeitem o ambiente industrial. Outra abordagem para eliminar estes problemas por inteiro utilizar a tecnologia de Tunneling. Neste caso, um software chamado OPC Tunneler colocado em cada uma das pontas da comunicao OPC, por exemplo, um no computador do servidor e outro na estao cliente OPC. Os dois objetos Tunneler se comunicam com seus OPC locais atravs do COM, confivel e rpido. Aps isto os dois OPC Tunneler esto livres para trocar dados entre si atravs de outras tecnologias mais apropriadas para as necessidades da aplicao, como o TCP/IP, HTTP, HTTPS, XML, etc. Problemas com usurios, senhas e domnios diferentes so automaticamente anulados. O desempenho da rede j no tem tanta intereferncia sobre o OPC, uma vez que o timeout configurvel no OPC Tunneler. E o problema mais comum encontrado atualmente que o de se trabalhar com OPC e firewalls ao mesmo tempo passa a ser resolvido, uma vez que o OPC Tunneler utiliza sempre a mesma porta de comunicao TCP/IP. Esta porta configurvel pelo usurio, portanto basta escolher a mais adequada e liber-la no firewall.

Figura 8: Substituindo o DCOM pelo OPC Tunneler Em resumo o OPC Tunneler tem duas funes bsicas: trasferir data da maneira mais fcil, segura e confivel possvel para o outro componente OPC Tunneler, e traduzir todos os dados para o padro OPC novamente, tornando a comunicao mais consistente. Todas as dores de cabea geralmente associadas ao DCOM so aliviadas. Basta especificar um endereo IP e uma porta de comunicao e assim estabelecer a comunicao em rede utilizando OPC.

3.2 Redundncia e OPC Em muitos processos a segurana e confiabilidade so fundamentais. Os motivos para tanto podem ser diversos, tais como: Preveno contra acidentes e fatalidades em sistemas crticos. Exemplos: indstrias qumicas e petroqumicas Minimizar paradas de produo e/ou quebras de equipamentos caros e que damandam muito tempo para reparo. Exemplos: indstrias siderrgicas e de minerao Impossibilide de se interromper a prestao de servios sob a penalidade de sofrer multas e prejuzos na imagem. Exemplos: empresas de gerao, transimisso e distribuiao de energia eltrica Necessidade de se manter um histrico de dados confivel para facilitar a reastreabilidade e identificao de falhas. Exemplos: indstria automobilstica. Uma soluo bastanta utilizada na indstria para o aumento da confiabilidade e segurana a redundncia, que basicamente consiste na utilizao de dois ou mais sistemas iguais. Desta maneira, caso um dos sistemas apresente problemas, o outro estar pronto para entrar em operao e assumir suas funes. A redundncia pode ser utiilizada em diversos nveis dentro de um sistema de automao industrial, ou seja, pode-se encontrar CLPs com CPUs redundantes, softwares de superviso em redundncia, redes redundantes, etc. No entanto, apesar da grande importncia da redundncia para aumento da segurana e confiabilidade dos sistemas, a especificao OPC no aborda este tema de maneira satisfatrio, abrindo uma grande lacuna na utilizao do OPC. Para um sistema ser redundante no basta instalar dois softwares e/ou equipamentos iguais, necessrio um gerenciamento entre os mesmos com o objetivo de no aumentar o fluxo de dados na rede e ao mesmo tempo manter uma base de dados completa e confivel, sem duplicaes que podem levar dvida. Muitas vezes tenta-se instalar dois servidores OPC em paralelo como objetivo de aumentar a segurana. No entanto o resultado que ambos passam a funcionar em paralelo, aumentando o fluxo de dados na rede e deixando dvidas sobre qual deles tem o dado de melhor qualidade. Solues de terceiros foram desenvolvidas para preencher a lacuna da redundncia no OPC. Tambm conhecido com OPC Redundancy Broker, este gerenciador de redundncia sempre escolhe somente um OPC Server para realizar a comunicao, mantendo o outro em estado de espera. O OPC Server backup somente entra em cena em caso de falha no OPC Server primrio, assumindo suas funes e garantindo a continuidade e confiabilidade da comunicao OPC.

Figura 9: Redundncia em OPC atravs do OPC Redundancy Broker

3.3 OPC e Sistemas Corporativos Inicialmente o OPC foi desenvolvido para o ambiente de cho de fbrica. Porm a evoluo trouxe novas necessidades, como a troca de informaes com sistemas de gesto. Atravs disso possvel, por exemplo, que uma ordem de produo gerada em um sistema de planejamento de produo seja levada diretamente aos sistemas de automao, permitindo uma agilidade muito maior nas operaes. Conforme o andamento da produo, os sistemas de automao devolvem os dados de processo aos softwares de gesto, dando aos gestores informaes em tempo real. Assim uma equipe de vendas pode saber, em tempo teal, se pode aceitar determinado pedido ou no, dependendo do andamento da produo. A contabilidade pode calcular os custos de produo em tempo real. O departamento de compras pode saber qual fornecedor tem a melhor relao custo/benefcio, em funo do rendimento da matria-prima no processo. Apesar de ainda no abordado em detalhes na especificao OPC DA o que deve ocorrer na nova especificao OPC UA, existem solues customizadas para a integrao do OPC com sistemas corporativos. Um exemplo o OPC Generic Data Access da empresa Matrikon OPC, que permite a troca de dados bidirecional com bancos de dados relacionais. Um sistema de automao de cho de fbrica pode enviar dados diretamento para um ERP baseado em um banco de dados como Oracle ou SQL Server, e este sistema pode devolver dados aos sistemas de produo. J o Nlink OPC to SAP da Junot Systems uma interface direta entre o OPC e o ERP mais famoso mundialmente, o R/3 da SAP. uma soluo pronta e que minimiza a criao de cdigos em linguagens de programao.

Figura 10: Integrao do OPC com SAP R/3

4 CONCLUSO
O OPC surgiu como uma simples resposta aos drivers de comunicao proprietrios e em pouco mais de 10 anos acabou por se tornar um padro altamente difundido na indstria. Com o OPC possvel criar uma camada de comunicao padronizada, que integra facilmente todas as informaes industriais. Com o avano da especificao OPC UA o OPC quer estar presente em sistemas muito alm do cho de fbrica, levando a comunicao de dados a um nvel de integrao sem precedentes.

Agradecimentos
Agradecemos s empresas e organizaes que tm auxiliado na difuso e melhoria das solues OPC, principalmente a Matrikon OPC Inc. e a OPC Foundation.

Referncias Bibliogrficas
www.matrikonopc.com www.opcfoundation.com www.kepware.com www.opc-to-sap.com www.pt.wikipedia.org www.softbrasil.com.br

Dados do Autor
Adriano Pedroso Puda Gerente de Produtos SoftBrasi Automao Ltda. Av. Dr. Cardoso de Melo n 1.855, cj. 32 bloco 2 CEP 04548-903 So Paulo SP Telefone (11) 3488-8787 e-mail: Adriano@softbrasil.com.br

Вам также может понравиться